14 bienal jornal final 31 8 web

7
O jornal da Bienal do Livro TUDO JUNTO E MISTURADO LAURENTINO GOMES FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA O AUTOR DE UM DOS MAIORES FENÔMENOS EDITORIAIS DO BRASIL A TRILOGIA HISTÓRICA “1808”, “1822” E “1889” FALA SOBRE SUA OBRA AGENDA A arquiteta Lina Bo Bardi, uma das renovadoras da arquitetura brasileira, completaria cem anos em 2014. Sua trajetória será o tema do debate entre o arquiteto Marcelo Ferraz e a professora da Unicamp Silvana Barbosa Rufino, com mediação de Abílio Guerra. Às 18h. SALÃO DE IDEIAS L298, ALAMEDA L As quadrinistas Bianca Pinheiro e Fernanda “Nia” Ferreira falam sobre a presença das mulheres no universo das histórias em quadrinhos. Bianca é autora da webcomic “BEAR” e Fernanda, da webcomic “Como Eu Realmente” – ambas lançadas em livro. Às 16h. ESPAÇO IMAGINÁRIO F500, ALAMEDA F PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO DIA Prepare-se: Laurentino Gomes vem aí! Autor da empolgante trilogia “1808”, “1822” e “1889”, sobre a história do Brasil, o jornalista e escritor estará hoje na Arena Cultural para conversar sobre sua obra e revelar episódios pitorescos descobertos durante a pesquisa. Gomes conseguiu despertar o interesse dos brasileiros por sua própria história – um tema considerado chato por muita gente. Ele é responsável pelo maior fenômeno editorial de livros de história do Brasil. Os dois volumes iniciais da trilogia, “1808” e “1822”, superaram a marca de 1,5 milhão de exemplares vendidos e receberam vários prêmios. O último volume, “1889”, foi lançado em 2013. Laurentino Gomes tinha uma carreira sólida no jornalismo antes de se dedicar à literatura. O sucesso de seu primeiro livro lhe deu a coragem necessária para abandonar o emprego na revista Veja e mergulhar de cabeça na escrita de livros. O encontro com o autor será na Arena Cultural, H201, Alameda H. Às 11h. ANFITEATRO L700, ALAMEDA L Uma nova ordem mundial se instalou. A atmosfera é instável, há toque de recolher, prisão por suspeita, desaparecimento, telefones desativados. Este é o cenário da peça “A hora errada”, do escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli. Na casa simples de Dolores e Horácio, o casal precisa lidar com essas mudanças e com as questões de consciência. A direção do espetáculo é de Tomás Rezende. Às 20h. *Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis. DOMINGO, 31 DE AGOSTO DE 2014

description

 

Transcript of 14 bienal jornal final 31 8 web

Page 1: 14 bienal jornal final 31 8 web

O jornal da Bienal do Livro

tudO juntO E misturadO

LaurEntinO GOmEs faLa sOBrE

sua trajEtóriaO autOr dE um dOs

maiOrEs fEnômEnOs EditOriais dO BrasiL a triLOGia histórica “1808”, “1822” E “1889”

faLa sOBrE sua OBra

aGEnda

A arquiteta Lina Bo Bardi, uma das renovadoras da arquitetura brasileira, completaria cem anos em 2014. Sua trajetória será o tema do debate entre o arquiteto Marcelo Ferraz e a professora da Unicamp Silvana Barbosa Rufino, com mediação de Abílio Guerra. Às 18h.

saLÃO dE idEiasL298, aLamEda L

As quadrinistas Bianca Pinheiro e Fernanda “Nia” Ferreira falam sobre a presença das mulheres no universo das histórias em quadrinhos. Bianca é autora da webcomic “BEAR” e Fernanda, da webcomic “Como Eu Realmente” – ambas lançadas em livro. Às 16h.

EsPaÇO imaGinÁriO f500, aLamEda f

PrinciPais atraÇõEs

dO dia

Prepare-se: Laurentino Gomes vem aí! Autor da empolgante trilogia “1808”, “1822” e “1889”, sobre a história do Brasil, o jornalista e escritor estará hoje na Arena Cultural para conversar

sobre sua obra e revelar episódios pitorescos descobertos durante a pesquisa. Gomes conseguiu despertar o interesse dos brasileiros por sua própria história – um tema considerado chato por muita gente.

Ele é responsável pelo maior fenômeno editorial de livros de história do Brasil. Os dois volumes iniciais da trilogia, “1808” e “1822”, superaram a marca de 1,5 milhão de exemplares vendidos e receberam vários prêmios. O último volume, “1889”, foi lançado em 2013.

Laurentino Gomes tinha uma carreira sólida no jornalismo antes de se dedicar à literatura. O sucesso de seu primeiro livro lhe deu a coragem necessária para abandonar o emprego na revista Veja e mergulhar de cabeça na escrita de livros. O encontro com o autor será na Arena Cultural, H201, Alameda H. Às 11h.

anfitEatrOL700, aLamEda L

Uma nova ordem mundial se instalou. A atmosfera é instável, há toque de recolher, prisão por suspeita, desaparecimento, telefones desativados. Este é o cenário da peça “A hora errada”, do escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli. Na casa simples de Dolores e Horácio, o casal precisa lidar com essas mudanças e com as questões de consciência. A direção do espetáculo é de Tomás Rezende. Às 20h.

*Impresso em papel offset Chambril da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

domingo, 31 de agosto de 2014

Page 2: 14 bienal jornal final 31 8 web

EditOriaL

Blogueiras, escritoras e especialistas no que diz respeito às jovens brasileiras, Thalita Rebouças e Luiza Trigo, estarão presentes em um bate-papo descontraído com as fãs, para falar sobre suas obras e sobre a paixão pela escrita.

Carismática e amada por 10 entre 10 meninas adolescentes, a escritora Thalita Rebouças trata em seus livros sobre o dia-a-dia do universo adolescente. Dona do blog Lulytrigo.com, Luiza é também autora de “15 Anos” e “Carnaval”.

O “Papo de Garotas” acontece, hoje, na Arena Cultural H201, alameda H. Às 15h.

Chegamos na reta final da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e só tenho a agradecer imensamente por você vivenciar conosco esse importante evento cultural.

Passaram por aqui cerca de 700 mil pessoas e, entre elas, os jovens tiveram participação especial comparecendo para ver de pertinho seus autores favoritos ou curtir as muitas atrações que aconteceram durante os 10 dias.

Nós da Câmara Brasileira do Livro, realizadora do evento, e nossos parceiros sentimos imenso orgulho por ter oferecido aos visitantes não apenas um acontecimento

literário, mas um verdadeiro evento multicultural, colocando no centro da experiência o livro e, claro, você!

Nossa parceria com o Sesc São Paulo foi fundamental nesse sentido e agregou valor cultural ao evento. Graças a essa união de sucesso, tivemos este ano atrações inéditas e novos espaços. O Anfiteatro, por exemplo, ofereceu espetáculos e shows musicais – uma programação sem precedentes na história da Bienal do Livro.

O sentimento é de promessa cumprida - cultivar e prolongar o contato com o livro para além dos dias de evento. Os professores que nos visitaram reforçaram a importância da Bienal do Livro como agente de incentivo à leitura. No que se refere aos negócios, estamos extremamente animados com os resultados finais.

Diversão, Cultura e Interatividade – Tudo Junto e Misturado foi o tema desta edição e, assim, terminamos, já de olho na edição de 2016.

Mais uma vez, nosso muito obrigado! Nos vemos em breve.

Karine Pansa | Presidente da Câmara Brasileira do Livro

2 • tudojuntoemisturado | 31 de agosto de 2014

“ParcEria cOm O sEsc sP

fOi fundamEntaL”

#tudOjuntOEmisturadO

a Bicharada dOs Grimm E a chEf mirim

31 de agosto de 2014 | tudojuntoemisturado • 3

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

No último dia da Bienal do Livro, a programação infantil conta com espetáculo e aula de gastronomia.

Com trava-línguas, versos, adivinhas e canções, os arte-educadores Lili Flor e Paulo Pixu recontam hoje na Praça de Histórias os fantásticos contos de fadas e de bichos dos irmãos Grimm, no espetáculo “A Bicharada dos Grimm”. O evento é uma ótima oportunidade para a criançada se divertir e se aproximar do universo literário dos famosos escritores alemães, responsáveis pela recuperação dos contos de fadas e do folclore na Alemanha. A proposta da dupla é interagir com o público por meio de relíquias da tradição oral e do exercício da memória afetiva. Os dois utilizam a música, as brincadeiras e a narração de histórias para despertar o gosto pela leitura e a sensibilização para a música. Em 2013, representaram o Brasil no Festival Internacional Cuento a Cuento, Mano a Mano, no México. Eles se apresentam na Praça de Histórias, C800, Alameda C, 11h.

E para quem curte as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, a dica é acompanhar o encontro especial no Espaço Cozinhando com Palavras – organizado para comemorar os 50 anos da Magali. Conhecida por ser uma grande comilona, ela é um dos personagens principais das HQs do cartunista e não poderia receber uma homenagem mais apropriada: dentro da cozinha. A chef mirim Rebeca Chamma, de 11 anos, é quem está no comando das panelas. Autodidata, ela já lançou dois livros de culinária e prepara uma surpresa para o público. Cozinhando com Palavras, N500, Alameda N, 17h.

autOras Para adOLEscEntEs cOnVErsam cOm fÃs

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Flor

es S

tudi

o

Div

ulga

ção

Page 3: 14 bienal jornal final 31 8 web

PrOGramaÇÃO

4 • tudojuntoemisturado

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

31 de agosto de 2014 | tudojuntoemisturado • 5

samsunG

4 • tudojuntoemisturado | 31 de agosto de 2014

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com suas ideias e tecnologias transformadoras, dando às pessoas o poder de descobrir novas experiências e expressar sua visão do mundo.

Seu apoio na realização da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, é a materialização da importância da leitura, que assim como a tecnologia, permite a criação de mudanças positivas, ajudando as pessoas a viver uma vida melhor e cheia de possibilidades.

Nesse contexto, a Samsung está dando um passo além e nessa Bienal do livro, uniu a inovação à leitura, lançando dois serviços exclusivos para os seus consumidores:

O Kindle Para Samsung, seu novo serviço de e-books, está disponível na Galaxy Apps, e é resultado da parceria com a Amazon. Com ele, os usuários Samsung têm o benefício exclusivo de fazer o download gratuito de um livro por mês. São milhões de títulos nacionais e internacionais à disposição.

O segundo é o Samsung Papergarden, serviço de revistas digitais, disponível em Tablets Samsung. Inicialmente oferecido em parceria com a Editora Globo, possui a melhor experiência de revistas para Android – simples e fácil de comprar e ler.

Os clientes Samsung podem ter acesso gratuito de uma edição em mais de 20 revistas em seu tablet.Com estes lançamentos, a Samsung identifica uma perfeita associação entre o hábito da leitura e sua filosofia corporativa. Ao associar sua marca à Bienal do livro, confirma seu ideal: ‘acelerar descobertas e possibilidades’. 

Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

dominGo 31/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

10:00 às 11:00 Palestra Amazon - os autores na era digital Escola do Livro

10:00 às 20:00 Palavras mediadas Mediação de leitura A Cor da Letra Praça da Palavra

10:00 às 20:00 Histórias mediadas Mediação de leitura Cia. Circo de Trapo Praça de Histórias

11:00 Para crianças - teatro O pato, a morte e a tulipa Cia. de Feitos Anfiteatro

11:00 Bate-papo com o público Por que estudar história Laurentino Gomes Arena Cultural

11:00 Aula-show Gastronomia nas telenovelas Mauro Alencar Cozinhando com Palavras

11:00 Ateliê Bolonha Laurent Cardon Laurent Cardon Espaço Imaginário

11:00 Palavras para pequeninos e grandões

Achados e perdidos Os Tapetes Contadores de História Praça da Palavra

11:00 Histórias para grandes e pequenos

A Bicharada dos Grimm Lili Flor e Paulo Pixu Praça de Histórias

12:00 Quem faz, conta Flávia Savary Flávia Savary Espaço Imaginário

12:00 Autores com a palavra Ilan Brenman Ilan Brenman Praça da Palavra

12:00 Historíolas em diversos formatos

Trio Mandando Bala Trio Mandando Bala Praça de Histórias

12:00 às 13:30 Palestra Contos de fadas e bruxas Regina Drummond Escola do Livro

13:00 Criação ilustrada Laura Teixeira Laura Teixeira Espaço Imaginário

14:00 Quem faz, conta Carles Sala i Vila Carles Sala i Vila Espaço Imaginário

14:00 #F5 - autores Edson Cruz Edson Cruz Praça da Palavra

14:00 Para crianças - música Com a corda toda Grupo Gangorra Anfiteatro

14:00 Aula-show Sabores do mundo Edu Guedes Cozinhando com Palavras

14:00 Contação de histórias “As Mil e Uma Noites” Teatro das Senhoritas Estande Edições Sesc

14:00 Historietas compartilhadas entre pais e filhos

Vou ler para o meu filho, e agora? Lili Flor e Paulo Pixu Praça de Histórias

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

Page 4: 14 bienal jornal final 31 8 web

Brazilian PublishersArena CulturalEspaço de Autógrafos

Espaço ImaginárioAnfiteatroCozinhando com Palavras

Salão de IdeiasPraça de HistóriasPraça da Palavra

Suporte

Escola do Livro

Guarda-volumes

realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação cultural

vale-cultura oficial patrocínio masterpatrocínio

captação apoio papel oficialcia aérea oficial

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãográfica oficial vermelho

branco

apoio cultural

Page 5: 14 bienal jornal final 31 8 web

PrOGramaÇÃO

tudojuntoemisturado • 5

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloReunimos todo o universo da Bienal em um blog, que conta com muita diversão, cultura e interatividade, tudo junto e misturado. Lá, você também pode conferir o que há de novo no evento, além das nossas indicações e da programação completa da Bienal.

Acesse e comece a viver essa experiência: blog.bienaldolivrosp.com.br

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de aGosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural

o BLoG da 23ª BienaL intErnaciOnaL dO LiVrO

EstÁ nO ar.

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

8 • tudojuntoemisturado | 31 de agosto de 2014

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Programação sujeita a alteração. Siga cobertura completa em tempo real nas redes sociais: twitter: @bienaldolivrosp • facebook: fb/bienaldolivrosp • instagram: @bienaldolivrosp

dominGo 31/08

HORÁRIO PROGRAMA TEMA PARTICIPANTES ESPAÇO

15:00 Bate-papo com o público Papo de garotas Thalita Rebouças e Luiza Trigo Arena Cultural

15:00 Ateliê Bolonha Manu Maltez Manu Maltez Espaço Imaginário

15:00 às 18:00 Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Microrroteiros da cidade, histórias urbanas

Laura Guimarães, Mozart Fernandes e Mônica Fernanda Rodrigues

Praça de Histórias

16:00 Intervenções literárias O bruxo do Cosme Velho Joana e Jean Garfunkel Estande Edições Sesc

16:00 Mesa A reinvenção da linguagem João Anzanello Carrascoza, Ricardo Lísias e Evandro Affonso Ferreira. Mediação de Manuel da Costa Pinto

Salão de Ideias

16:00 Fala sério! #sqn Meninas nos quadrinhos Bianca Pinheiro e Fernanda Nia Espaço Imaginário

16:00 às 19:00 Construindo narrativas Construindo narrativas Coletivo Zebra 5 Praça da Palavra

17:00 Criação ilustrada Marcelo d’Salete Marcelo d’Salete Espaço Imaginário

17:00 Dança Livro De Margô Assis e Eugênio Paccelli Horta

Anfiteatro

17:00 Aula-show Magali 50 anos Cozinhando com Palavras

18:00 Bate-papo com o público Momento Jabuti - o escritor e sua obra Miriam Leitão Arena Cultural

18:00 Intervenção Palhaçaria no mundo dos palhaços Thiago Sales Estande Edições Sesc

18:00 Griô e mestre Toumani Koiaté Toumani Koiaté Praça de Histórias

18:00 Mesa Lina Bo Bardi: além das cidadelas Marcelo Ferraz. Mediação de Abílio Guerra

Salão de Ideias

20:00 Teatro “A Hora Errada” Direção: Tomás Rezende. Com Magali Biff

Anfiteatro

distribuição de ingressos 30 min antes da atividade

Page 6: 14 bienal jornal final 31 8 web

*Impresso em papel offset Chambril 90g/m2 da International Paper. Os papéis da International Paper são produzidos a partir de plantações de eucalipto 100% renováveis.

Div

ulga

ção

arEna cuLturaLEspecializada em economia, a jornalista Miriam Leitão venceu o Prêmio Jabuti de 2012 na categoria Melhor Livro do Ano de Não ficção, com a obra “Saga Brasileira. A longa luta de um Povo por sua Moeda” (Editora Record). Ela conversa com os leitores sobre a importância que a premiação trouxe para sua vida e o prazer de escrever livros. Além do título mencionado acima, Miriam Leitão já lançou quatro obras: a coletânea de colunas e crônicas publicadas na imprensa “Convém Sonhar”, os infantis “A perigosa vida dos passarinhos pequenos” e “A menina do rosto enfeitado”, e “Tempos Extremos”, uma ficção para adultos. O encontro com Miriam Leitão é na Arena Cultural, H201, Alameda H. Às 18h.

#PanOramacuLturaL mELhOrEs mOmEntOs da 23ª BienaL internacionaL do Livro de são PauLosaLÃO dE idEias

Os escritores João Anzanello Carrascoza, Ricardo Lísias e Evandro Affonso Ferreira conversam com o crítico de literatura Manuel da Costa Pinto sobre experimentações e recursos literários nas novas narrativas brasileiras. Autores premiados, os três têm publicado obras inventivas e líricas. Eles também abordam o atual momento da literatura do Brasil, marcado por eventos, concursos e premiações literárias. Salão de Ideias, L298, Alameda L. Às 16h.

Ren

ata

Mas

setti

Div

ulga

ção

Pau

la J

ohas

Page 7: 14 bienal jornal final 31 8 web

Edel

man

Sig

nific

a A

rte: D

idiu

Rio

Bra

nco

23ª Bienal internacional do Livro de são PauloSe você só pensou em livros, errou. O que começa com uma simples leitura é o começo de uma grande aventura. Literatura, música, cultura, gastronomia, cinema, debates, autores conhecidos, lançamentos, shows, brincadeiras e, claro, livros e mais livros. Visitar a Bienal do Livro é fazer parte de um dos maiores eventos culturais da cidade.Venha viver uma experiência que vai além das páginas de um livro.

diVErsÃO, cuLtura E intEratiVidadE.

tudO juntO E misturadO.

Livros transformam o mundowww.bienaldolivrosp.com.br – #bienaldolivrosp

Pavilhão de exposições – Parque anhembiav. olavo Fontoura, 1.209 – santana – são Paulo – sP

de 22 a 31 de aGosto de 2014

vale-cultura oficial realizaçãoapresentação organização e promoçãoprogramação culturalpatrocínio masterpatrocínio

patrocinador e-commerceparceiro de divulgaçãocaptação apoio gráfica oficialpapel oficialcia aérea oficial vermelho

branco

apoio cultural