140ª Edição Onze emendas ao Estatuto vão à decisão dos ... · Todos os 650 sócios titulares,...

11
N° 21.17/140 A 08 de dezembro de 2017 140ª Edição Onze emendas ao Estatuto vão à decisão dos sócios em Assembléia Geral segunda-feira, 11 dequar o estatuto para que o Athletic se candidate a benefícios concedidos A pelas leis estadual e federal de incentivo ao esporte é a razão de cinco das onze emendas propostas pelo Conselho Deliberativo e pela Presidência Executiva do clube que serão apreciadas e submetidas à votação – aprovação ou rejeição – na Assembléia Geral Extraordinária convocada para segunda-feira, 11 de dezembro, às 18 horas em primeira chamada e às 18h30 em segunda chamada, no Salão do Meio da sede social. As demais seis emendas dizem respeito a necessidades práticas e preenchimento de lacunas no estatuto atual. São elas: antecipação do período (mês) de reunião dos dois mais importantes órgãos deliberativos do clube no fim de cada gestão da Presidência Executiva e posse da próxima; redução do mandato da Presidência Executiva e norma de substituição de diretores executivos em caso de vacância de cargo; criação de um novo cargo na diretoria auxiliar; ampliação de tempo de filiação mínima para sócios se candidatarem à presidência e vice-presidências. Todos os 650 sócios titulares, quites, estão convocados. Assinam a proposta o presidente do Conselho Deliberativo, Aluizio Antônio de Barros, e o presidente executivo Cláudio Luiz Silva Gonçalves. A alteração de cinco passagens do estatuto possibilitará ao Athletic recorrer a políticas de fomento dos governos municipal, estadual e federal, mediante projetos de formação esportiva de categorias de base, apoio a torneios e outros iniciativas na área. Com sua aprovação no estatuto, o Athletic recebe Atestado de Entidade de Caráter Amador e renova seu cadastro na Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais e no Ministério dos Esportes, possibilitando-o apresentar projetos a leis de incentivo ao esporte e assim receber recursos provenientes do ICMS de empresas que resolvam patrocinar projetos do Athletic. Recorrer a políticas de fomento governamental é agora possível ao Athletic porque o clube sanou pendências de impostos.

Transcript of 140ª Edição Onze emendas ao Estatuto vão à decisão dos ... · Todos os 650 sócios titulares,...

N° 21.17/140 A 08 de dezembro de 2017140ª Edição

Onze emendas ao Estatuto vão à decisão dos sócios em Assembléia Geral segunda-feira, 11

dequar o estatuto para que o Athletic se candidate a benefícios concedidos

Apelas leis estadual e federal de incentivo ao esporte é a razão de cinco das onze emendas propostas pelo Conselho Deliberativo e pela Presidência Executiva do

clube que serão apreciadas e submetidas à votação – aprovação ou rejeição – na Assembléia Geral Extraordinária convocada para segunda-feira, 11 de dezembro, às 18 horas em primeira chamada e às 18h30 em segunda chamada, no Salão do Meio da sede social.

As demais seis emendas dizem respeito a necessidades práticas e preenchimento de lacunas no estatuto atual. São elas: antecipação do período (mês) de reunião dos dois mais importantes órgãos deliberativos do clube no fim de cada gestão da Presidência Executiva e posse da próxima; redução do mandato da Presidência Executiva e norma de substituição de diretores executivos em caso de vacância de cargo; criação de um novo cargo na diretoria auxiliar; ampliação de tempo de filiação mínima para sócios se candidatarem à presidência e vice-presidências. Todos os 650 sócios titulares, quites, estão convocados. Assinam a proposta o presidente do Conselho Deliberativo, Aluizio Antônio de Barros, e o presidente executivo Cláudio Luiz Silva Gonçalves.

A alteração de cinco passagens do estatuto possibilitará ao Athletic recorrer a políticas de fomento dos governos municipal, estadual e federal, mediante projetos de formação esportiva de categorias de base, apoio a torneios e outros iniciativas na área. Com sua aprovação no estatuto, o Athletic recebe Atestado de Entidade de Caráter Amador e renova seu cadastro na Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais e no Ministério dos Esportes, possibilitando-o apresentar projetos a leis de incentivo ao esporte e assim receber recursos provenientes do ICMS de empresas que resolvam patrocinar projetos do Athletic. Recorrer a políticas de fomento governamental é agora possível ao Athletic porque o clube sanou pendências de impostos.

3371-8590

N° 21.17/140 B 08 de dezembro de 2017140ª Edição

1ª EMENDA (Parágrafo 1º do Artigo 57) – A Assembléia Geral passará a reunir-se em sessão ordinária na primeira quinzena do mês de novembro, no final de cada gestão da Presidência Executiva, em vez de na primeira quinzena do mês de dezembro.

2ª EMENDA (Inciso II do Artigo 67º) – O Conselho Deliberativo reunir-se-á para dar posse à Presidência Executiva do Clube – quando ocorre a transmissão do cargo do Presidente Executivo no exercício do cargo para o Presidente Executivo eleito – na primeira quinzena de dezembro, em vez de na primeira quinzena de janeiro.

3ª EMENDA (Caput do Artigo 74º) – Amplia de dois para cinco anos o tempo de ingresso no quadro social para ser candidato à Presidência Executiva (presidente e vice-presidentes). Reduz o mandato de três para dois anos, com direito à reeleição.

7ª EMENDA (Alteração no Inciso II do Artigo 83º) – Passa de dois anos para cinco anos o tempo de filiação do sócio proprietário para ser candidato às eleições para Presidente Executivo, vice-presidente de uma das seis áreas, conselheiro deliberativo ou fiscal.

4ª EMENDA (Criação de Inciso XVIII no Artigo 75º) – Cria cargo de Diretor Financeiro (que se soma aos 19 auxiliares indicados pela Presidência Executiva para exercerem cargos de confiança).

5ª EMENDA (Acréscimo de um Parágrafo 3º, com Incisos I e II, no Artigo 77º) – “Parágrafo 3º – No caso de vacância, impedimento ou renúncia de qualquer Vice Presidente, o Presidente Executivo proporá novo nome que deverá ser, em 30 dias, empossado ou rejeitado pelo Conselho Deliberativo; Inciso I – Durante os 30 de vacância do cargo de qualquer vice presidência, o Presidente Executivo acumulará as funções do Vice Presidente ausente, até a homologação do nome do novo Vice Presidente pelo Conselho Deliberativo; Inciso II – Em caso de rejeição do nome escolhido, será aberto novo prazo de 30 dias para que seja escolhido pelo Presidente novo nome, que novamente passará pelo crivo do Conselho Deliberativo, nos termos do inciso I deste parágrafo”.

RESUMO DAS PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES AO ESTATUTO

DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO INTERNOS DO CLUBE

N° 21.17/140 C 08 de dezembro de 2017140ª Edição

EMENDAS NECESSÁRIAS PARA PARTICIPAR DE LEIS DE FOMENTO AO ESPORTE

6ª EMENDA (altera inciso XXIII e acrescenta alínea 'a' ao artigo 79º): Art. 79 – Compete ao Presidente Executivo do clube; (...);XXIII – Assinar com o secretário os documentos de natureza administrativa e, com vice-presidente de finanças, os documentos de natureza financeira. Na falta do presidente executivo deverão o secretário e/ou vice-presidente de finanças assinar tais documentos, juntamente com o vice-presidente de patrimônio. - (a) Deve o Presidente Executivo assinar documentos de natureza administrativa e financeira juntamente com o vice-presidente de patrimônio, quando ausente o vice-presidente de finanças.

8ª EMENDA – O artigo 4 – 'A Associação tem por objeto:' – ganha novo item I: 'Desenvolver a prática esportiva não formal'.

9ª EMENDA (acréscimo do Inciso I ao Parágrafo 3º do Artigo 5º): Art. 5º - O Athletic Club não tem finalidade lucrativa. (...); Parágrafo 3.º - Qualquer que seja a receita do Athletic Club, eventual resultado superavitário não será distribuído entre os associados, mas será reaproveitado no orçamento do exercício financeiro seguinte;Inciso I. O Athletic Club aplica integralmente suas rendas e recursos na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais no território nacional. Qualquer que seja a receita do Athletic Club, eventual resultado, dividendo, bonificação, participação ou parcelas de seu patrimônio, não será distribuído sob nenhuma forma ou pretexto entre os associados, mas será reaproveitado no orçamento do exercício financeiro seguinte.

10ª EMENDA (acréscimo de Parágrafo 2º ao Artigo 80º): “A escrituração contábil do Athletic Club está de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade”.

11ª EMENDA (artigo 94º ganha nova redação): “O Athletic Club só poderá ser dissolvido por deliberação da Assembléia Geral extraordinária específica e exclusivamente convocada para esse fim, mediante deliberação de, no mínimo, ¾ (três quartos) dos associados quites, pelo exercício de seus direitos sociais, ressalvados;Parágrafo único: Em caso de dissolução da associação, satisfeitos os ônus e obrigações perante terceiros, o resíduo patrimonial livre será revertido em favor de entidades congêneres, legalmente constituídas, a juízo da Assembléia Geral.

N° 21.17/140 D 08 de dezembro de 2017140ª Edição

No início do mês natalino, 66 se presentearam com bom futsal

As equipes Sub-12 e Sub-14 de futsal do Athletic festejaram o

bom ano do clube na modalidade às vésperas do 304º aniversário de São João del-Rei, vencendo a II Copa Athletic de Futsal dias 2 e 3 de dezembro, na Praça de Esportes, contra outras cinco equipes – quatro de três municípios vizinhos: Barbacena, Barroso e Madre de Deus de Minas.

Os times alvinegros fizeram o artilheiro e o goleiro menos vazado nas duas categorias, que congregaram 66 atletas em 12 partidas com 87 gols. O outro finalista nas duas categorias foi o Super Craque. Muitos familiares e amigos dos jovens atletas prestigiaram os jogos.

Equipes Sub-12: D'Paula (SJDR), Super Craque (Barbacena) e Athletic Club.

Equipes Sub-14: Super Craque (Barbacena), Clube Recreativo Barroso (Barroso), Gladyatus (Madre de Deus) e Athletic Club.

Equipes finalistas Sub-12: Athletic e Super Craque

Athletic Sub-14 campeão

O capitão Sub-14 Yuri ladeado por sua mãe Shirley e pelo edil Rodrigo Deusdeth, que realizou a entrega da premiação

O artilheiro Sub-14 HenriqueGreick (9 gols) e seu avô Bené

3371-8590

N° 21.17/140 E 08 de dezembro de 2017140ª Edição

O Departamento de Futebol do Athletic rolou bema bola em 2017? O que tem em vista para 2018?

DESTAQUES DESTE ANO:

- A escolinha de futebol, dos 5 aos 16 anos, alcançou 157 alunos – 15 mulheres – pagantes da menor mensalidade das instituições locais, alguns com bolsas (passaram 305 alunos ao longo do ano pela escolinha).

- As equipes competitivas Sub-7 a Sub-17 chegaram às semifinais ou finais em todas as seis categorias do Campeonato Municipal de Base. O feminino foi campeão do Campeonato Regional de Futebol Feminino. Todos organizados pelo Departamento de Esportes da Prefeitura.

- Realizamos com total sucesso de público, em maio, o 1º Torneio Quadrangular Sub-20, com a participação do Atlético, Cruzeiro, Botafogo e Athletic (3º lugar).

- Por apenas um ponto não chegamos às semifinais do

Campeonato Mineiro Sub-20, mas tivemos quatro jogadores contratados pelo Cruzeiro (veja parte inferior do quadro 'Do Athletic para grandes Clubes').

- Participamos pela primeira vez do Campeonato Mineiro Feminino Profissional. Chegamos invictos às semifinais, perdendo apenas para o campeão 2016-2017.

- Encerramos o ano com caixa, a ser investido na modalidade em 2018.

ALGUNS PLANOS PARA 2018:

Como é ano de Copa do Mundo, cujo calendário altera campeonatos e atividades, anunciaremos iniciativas aos poucos ao longo do ano.

Adiantamos:

- Já no segundo dia de janeiro começa a escolinha de futebol. Pela primeira vez o Athletic não fechará sua escolinha de futebol nas férias de verão.

- Voltaremos a participar do Campeonato Mineiro nas categorias Sub-15 e Sub-17, promovido pela Federação Mineira de Futebol. Além, claro, do Sub-20 e Feminino Profissional.

Do Athletic Sub20 para grandes clubes em 2016

N° 21.17/140 F 08 de dezembro de 2017140ª Edição

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

Outras iniciativas realizadas em 2017Escolinha – Meninos e meninas fizeram um 'treino' conjunto com o Sub-20 que disputou o Campeonato Estadual, o que deixou a gurizada ainda mais esperta, e os marmanjos, brincalhões! Instalamos um ponto de hidratação à beira do campo, sinalizado por bonita bandeira, que refresca a garotada durante as aulas.

Investimentos no patrimônio – Reformamos vestiários e instalamos a nova secretaria do estádio. Agora, 10 de dezembro, iniciaremos a reforma da rouparia.

Apresentação de camisas – Lançamos em bonita noite, em Tiradentes, nosso uniforme 2017, com a presença dos ex Big Brother Brasil (BBB) Adriana e Rodrigão.

Amistosos – Nosso Sub-20 fez treinos na Toca da Raposa e no Centro de Treinamento do Atlético com o time da casa. Participamos em maio de jogo beneficente para ajudar a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barroso, vencendo seleção local composta pelos melhores jogadores dos seus clubes.

Do Athletic para grandes Clubes

– Dois jogadores que passaram pelo Athletic em 2015-2016 se sagraram nos dois maiores torneios nacionais da categoria em 2017 (foto página anterior). Márcio Adriano representará o Brasil no Sul Americano Sub-20. O Athletic está se marcando como um trampolim para bons jogadores! Estamos orgulhosos.

Agradecemos – Ao público torcedor que chegou a 1.700 presentes em uma tarde no Quadrangular e que a cada jogo ao longo do ano prestigiou nossas equipes; - Aos nossos mais de setenta patrocinadores, apoiadores, investidores e parceiros, sem os quais a marca do Athletic não conseguiria a projeção que alcançou no ano, com cobertura e destaque nos meios de comunicação da região e de grandes centros. - Aos professores, equipes técnicas, estagiários, funcionários da lavanderia e rouparia, mantenedores do gramado, secretária administrativa, gerência do futebol, nosso muito sincero obrigado.

Vamos juntos em 2018!

Atividade festiva encerra as aulas da escolinha dia 21 de

dezembro, quinta-feira, com muitas atrações. Compareça, confira e desperte em seu filho a vontade de entrar

2018 conosco brincando com a bola

com arte e técnica!

N° 21.17/140 F 08 de dezembro de 2017140ª Edição

ENTREVISTA NATAÇÃO

'Nada de modo corrido' tem duplo sentido, para o bem!“Dei um grito, mesmo!”, conta Gabriela Pugliese, 10 anos, sua reação ao chegar a São João del-Rei de volta de teste de natação feito no Mackenzie Esporte Clube (BH) dia 4 e receber mensagem no smartphone materno de que tinha passado e poderia freqüentar a escola mineira de referência na formação de atletas da modalidade e, paulatinamente, disputar competições do regional ao nacional.

“Do Athletic, mais duas foram aprovadas: Amanda Canaan, 11 anos (categoria Petiz 1), e Maria Eduarda Parreira, 12 anos (Petiz 2). Aí foi uma série de ligações do Mackenzie para nossos pais. Ficamos animadas com a chamada e a oportunidade de sermos atletas. Mas os treinos começam já no fim de janeiro, ocorrem todos os

dias da semana menos domingo, teríamos que morar em BH e nossas mães nos acompanharem, e o custo disso é alto – escola particular triplicaria de preço, mais aluguel e viagens para casa nos fins de semana etc. Assim, nossos pais disseram: 'Essa decisão não pode ser nada de modo corrido, apesar de vocês nadarem de modo corrido...'. Conversaram e resolveram que tentaremos novo teste

em outubro de 2018, que concede bolsa de estudo. Aí, sim, iríamos morar em BH já no início de 2019”.

A longilínea menina de 10 anos, tez morena, cabelos compridos, na 5ª série escolar e que nada desde os 3 anos e há três no Athletic, com 23 medalhas entre ouro, prata e bronze mais as de 'participação', diz ter ficado “muito feliz” com o resultado do teste. “O responsável pela prova babou com o estilo borboleta da Amanda . Ficou (LINK 1)de olho em nós desde o início, pois fomos das primeiras a mergulhar. Ele viu que tínhamos potencial para passar. Minha dedicação é a natação. A parte que mais gosto é 'tiro' [prova de velocidade]. Já fiz 50 metros crawl em 40 segundos, e costas em 44 segundos. Adoro competir”.

3371-8590

N° 21.17/140 G 08 de dezembro de 2017140ª Edição

ENTREVISTA NATAÇÃO

Além de movimentar braços, pernas e todo o corpo desde os 3 anos com a prática contínua de natação, Gabriela tem o mesmo tempo de balé. “Minha mãe Antonieta me pôs desde pequena”. Fez três anos de ginástica olímpica no clube, mas teve que abandonar pelo horário da aula ter mudado e não coincidir com seu tempo disponível. Começou a escolinha de vôlei, mas não se empolgou. Integrou em 2015 o elenco do filme infantil amador 'Bonecos de Pano' ( ), LINK 2feito na sua ex-escola Caminhos do Sol pelo Studio JPV. Desde então pensa em ser atriz. “Já frequentei oficina de teatro e oficina de interpretação para TV na cidade. O ruim é que ator de TV só recebe quando faz novela... Não gosto de youtuber”.

Gabriela diz gostar de ler biografias. De quem? “De atrizes, nadadoras profissionais, chefs de cozinha. Se não der para ser nadadora profissional ou atriz, penso estudar gastronomia. Já fiz meu almoço e até uma bacalhoada. Ainda não fiz daqueles pratos com

enfeitezinhos, mas ainda vou fazer. Só não gosto de berinjela. Nem de lavar utensílios da cozinha!”.

Tem aulas de violão no Conservatório e de inglês na Cultura Inglesa. Mas quer mesmo, no momento, seguir a trilha de ex-colegas da equipe de natação do Athletic que se tornaram nadadores profissionais no Mackenzie Esporte Clube e disputam competições no país organizadas pela Confederação Nacional de Desportos Aquáticos. “Os irmãos Isabella e Gabriel Zanetti ( ) estão hoje LINK 3entre os melhores da sua categoria no Brasil”.

Faz questão de citar sua atual professora de natação Simone Passarelli, bem como as anteriores Lilian e Fernanda, todas do Athletic.

Multigostos coexistem bem no presente

Gabriela, Maria Eduarda e Amanda,aprovadas no teste no Mackenzie

,

N° 21.17/140 H 08 de dezembro de 2017140ª Edição

Ato involuntário? – Até o próximo dia 15 dá tempo para reverter o descuido, caro sócio e freqüentador! Materiais esquecidos nas dependências da Praça de Esportes e não procurados até a data acima serão doados para instituições de caridade.

Domingo, 17, a Praça de Esportes fecha às 12 horas

Para confraternização dos mais de 40 funcionários, professores, diretoria e prestadores de serviços do clube, no salão da churrasqueira.

EXPEDIENTE INFORMATIVO DO ATHLETIC CLUB

DIRETORIA DE MARKETING

RedatorEDSON PAZ

Jornalista responsável DERMEVAL FILHO

Diretor JOÃO RAMALHO NETO

3371-8590

N° 21.17/140 H 08 de dezembro de 2017140ª Edição

Buffet: J & MFestas

Bebidas: whisky Red Label, Espumante, cervejas Brahma e Skol, refrigerantes diet e comum, água mineral (inclusos no ingresso).

Cerimonial: Cláudia Simões.

Local: Salão do Meio da sede socialLocal: Salão do Meio da sede socialMúsica ao vivo: Banda Magnatas Show e Mário.

Capacidade: 50 mesas com 4 lugares Ingresso: R$ 150 sócio e R$ 170 não sócio.

Menu: tradicional mesa mineira, salgados volantes, 'Penne aos quatro queijos' e muito mais (inclusos no ingresso).

3371-8590

N° 21.17/140 J 08 de dezembro de 2017140ª Edição