14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

36
Um exemplo chamado Anselmo Luigi Piccoli Escola estadual é considerada a melhor da Região Sul e está entre as cinco melhores do Brasil BENTO GONÇALVES Sábado 14 DE NOVEMBRO DE 2015 ANO 48 N°3182 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Segurança Policiamento comunitário perde identidade Defasagem no efetivo afasta policiais militares e ausência é sentida nos núcleos dos bairros e interior Gestão Escolar Página 25 Páginas 34 e 35 VITÓRIA LOVAT

description

14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Page 1: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Um exemplo chamado Anselmo Luigi Piccoli

Escola estadual é considerada a melhor da Região Sul e está entre as cinco melhores do Brasil

BENTO GONÇALVESSábado14 DE NOVEMBRO DE 2015ANO 48 N°3182

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Segurança

Policiamento comunitário perde identidadeDefasagem no efetivo afasta policiais militares e ausência é sentida nos núcleos dos bairros e interior

Gestão Escolar

Página 25

Páginas 34 e 35

VITÓRIA

LOVAT

Page 2: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Terceirização e parcerias, alternativas que o governo desprezaO governo, envolvido em crises e priorizando arranjos polí-

ticos para se sustentar, esquece ou relega programas que efeti-vamente ajudariam esta administração carente de tudo, prin-cipalmente recursos para investir no desenvolvimento e obras sociais. Deveria já ter colocado em ação um bem elaborado projeto de terceirização e de retomada das Parcerias Público--Privadas (PPPs).

Terceirização é alternativa legal desde 1967 (Decreto-Lei 200/67) e possui elenco de leis regulamentadoras permitindo ao governo melhor desincumbir-se das tarefas de planejamento, coordenação, supervisão e controle. Outro objetivo é impedir o crescimento desmensurado da máquina administrativa, transfe-rindo a empresas privadas as atribuições em áreas de atividades meio. Além de oferecer serviço público de melhor qualidade, o governo economizaria com a exoneração de recursos humanos ociosos ou deslocamento para setores carentes de pessoal.

As PPPs representam escala mais elevada, transferindo a empresas privadas a responsabilidade pela execução de pro-jetos e obras que o governo não tem como realizar, por mais prioritárias que sejam. Ao não fazer nem uma coisa nem outra, o poder público se mostra inerte, não resolve carências que se avolumam a cada dia e os projetos ficam mais caros e inexequí-veis, agravando os problemas. O país enfrenta graves dificul-dades em infraestrutura e logística que emperram o desenvol-vimento, elevam o custo Brasil e prejudicam o setor produtivo.

As Parcerias Público-Privadas, temporária e timidamente adotadas aqui, foram criadas no Reino Unido, na década de 1990. Na Europa, além da Inglaterra, países como França, Portugal, Itália, Irlanda, Alemanha e Holanda, já adotaram com sucesso tal modalidade. Na América do Norte, o Canadá também faz esse tipo de parcerias. Porém, as PPPs não são exclusividade de países desenvolvidos, constituindo realidade importante nos países da Europa Central e na própria América Latina, onde se destacam México e Chile.

Portanto, países que possuem infraestrutura consolidada e moderna logística adotam o sistema por entenderem que investimentos nessas áreas geram crescimento econômico e bem-estar social. O Brasil não tem essa visão e isso explica por que os indicadores são muito menores, inclusive na compara-ção com países também em desenvolvimento. Então, para vol-tar a crescer, será necessário incrementar o setor de infraestru-tura a fim de alavancar o crescimento econômico e melhorar a competitividade do setor privado.

O Brasil tem características diferentes e por isso mais cuida-do e atenção deve ter. É um país em crescimento e há regiões em que parece que tudo está por fazer, diante do rápido cresci-mento urbano que naturalmente pressiona a demanda por ser-viços públicos e logística. Exemplo disso é a região Centro Oes-te. A expansão da fronteira agrícola, principalmente, levou em sua esteira a formação de cidades e médias concentrações ur-banas a ritmo impressionante, com estabelecimento de comér-cio diversificado, indústrias de apoio e prestadoras de serviços. Isso requer energia, estradas, ferrovias, escolas, saúde pública, comunicação moderna, etc. O governo não consegue acompa-nhar esse ritmo e acaba inibindo investimentos em prejuízo do desenvolvimento. Nossa agropecuária é moderna, de alto rendimento, o agronegócio sustenta a balança comercial, mas escoamento de safras e transporte do produto industrializado é o nó górdio, o gargalo responsável por perdas incalculáveis.

No governo Lula alguns contratos de PPPs foram iniciados, porém sem muito êxito junto ao empresariado nacional que considera as exigências demasiadamente rígidas. Para atrair o interesse em novos projetos é necessário promover a flexibili-zação das normas e estabelecer marco regulatório com regras claras e definidas, pois somente vontade política não promove-rá a concretização de programa dessa importância.

Se o governo é impotente, se não consegue suprir a deman-da, por que não delegar, fazer parcerias e concessões? O ideal é um país enxuto, leve, não gastador e cuidando daquilo que lhe é obrigação institucional e constitucional, como saúde pública, educação, segurança, etc. Isso, todavia, deve ser buscado com seriedade, isto é, terceirização e parcerias com contratos perfei-tos, isentos de brechas para corrupção.

Enfim, é incompreensível que os governos sejam parcos de visão sobre tão evidente alternativa para agilizar soluções em favor da sociedade. Essa obtusidade torna o Estado sobrecar-regado, lento e gastador sem resolver questões importantes em favor do povo. E, sabe-se, governo que não serve ao seu povo não tem objetivo algum e razão nenhuma.

Artigo

O texto para esta seção deve conter aproximadamente 2.500 caracteres, incluindo os espaços, e ser enviado para o endereço de e-mail [email protected]

LUIZ CARLOS BORGES DA SILVEIRA Professor

Um projeto sem pessoasEditorial

Apontado como um dos melhores formatos de segurança pública, o policiamento comunitário está perdendo sua identi-dade em Bento Gonçalves. Não por culpa de A ou B, mas pelo principal problema que afeta a Brigada Militar: a falta de efe-tivo. Mesmo que queiram, os policiais não conseguem fazer o mesmo trabalho que realizavam nas ruas quando o projeto iniciou em 2013.

A comunidade dos bairros e também do in-terior já sente a falta dos policiais, das viaturas passando nas ruas. Estes são fatores prepon-derantes para que a sensação de segurança se mantenha entre os moradores dos oito núcle-os existentes no município. Além disso, o tráfego constante de viaturas inibe a ação da criminalidade.

Não estamos fazendo a teoria do caos, mas, assim como a co-munidade não enxerga mais a atuação do policiamento comuni-

Mesmo com a falta de efetivo, contamos com um dos melho-res grupamentos da

Brigada Militar

tário, os bandidos também a percebem. Recentemente, foi acer-tado com a Prefeitura Municipal que mais 10 brigadianos irão atuar no projeto local, aumentando o número para 34. Porém, não são novos policiais que chegam no 3º BPAT, pois aumenta--se os PMs no projeto, mas o efetivo continua o mesmo.

Apesar de tudo isso, não são registrados au-mentos consideráveis nos índices de crimina-lidade do município, graças, principalmente, a resposta rápida e atuante do BPAT. Infelizmen-te, a falta de efetivo faz com que algumas ocor-rências policiais, como a acontecida no distrito de São Pedro, onde nove turistas foram feitos re-

féns, ganhem notoriedade e aumentem a sensação de insegurança.Mesmo assim, não temos do que reclamar, pois contamos

com um dos melhores grupamentos da Brigada Militar. E que continue sendo assim.

Sábado, 14 de novembro de 2015 2 Opinião

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Noi - 3455.4513 ou 9923.1411

Atendimento ao assinante: 3055.3073 ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

[email protected]

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brwww.revistanoi.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

CirculaçãoQuartas-feiras e sábados

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fanpage:fb.com/jornalsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGRE Grupo de Diários

Rua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595

e-mail: [email protected]

FAZ PARTE DA SUA VIDA

Page 3: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Painel

Palmito ilegal

XII Confaser

Semana das Diferenças na FTEC

Concurso para o MP

Sábado, 14 de novembro de 2015 3

CURTI!

NÃO CURTI...

O retorno do Bento Vôlei à elite do voleibol nacional após seis anos de ausência. A estreia foi com derrota para o Taubaté, mas o time busca a recuperação hoje, contra o São José.

O grande número de ruas com problemas em sua pavimentação, cheia de buracos e pedras soltas, colocando em risco a segu-rança dos motoristas.

Painel

Neste ano, Bento Gonçalves sediará a 12ª edição do Con-gresso Nacional dos Trabalha-dores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (XII Confaser). O evento acontecerá de 23 a 26 deste mês no Hotel Dall’Onder e deverá reunir cer-ca de 800 participantes entre agrônomos, veterinários, técni-cos agrícolas, técnicos em eco-nomia doméstica, assistentes sociais, pesquisadores, entre outros profissionais de mais de 20 Estados brasileiros.

Com o objetivo de propor, de-bater e aprovar teses que orien-tarão as ações setor, o congres-so é realizado pela Federação dos Trabalhadores da Assistên-cia Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) a cada três anos.

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) foi in-formada nesta quinta-feira (12), por meio de ofício assinado pela Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saú-de, para que o setor supermer-cadista gaúcho suspenda pre-

ventivamente a comercialização de todos os lotes de quatro mar-cas de palmito investigadas na Operação Ju$$ara, deflagrada pelo Ministério Público para coibir a extração e comerciali-zação ilegal de palmito no Esta-do. As marcas que deverão ser

retiradas imediatamente das gôndolas são: Três Forquilhas, Brehm, Conservas Serra Azul e Conservas Manzan.

A Agas já encaminhou o ofício aos supermercados gaúchos, solicitando a cessão imediata da venda destas quatro marcas.

A FTEC Faculdades, unidade de Bento Gonçalves, irá promover, entre os dias 17 e 20 deste mês, a Semana das Diferenças.

Na terça-feira, 17, acontece uma palestra abordando o tema “Violência doméstica e familiar”, com Regina Zanetti. Ela é vice--presidente do Conselho da Co-munidade nas Execuções Penais da Comarca de Bento Gonçalves e Coordenadora da Rede de En-frentamento a Violência contra a Mulher.

“Celebrando a diversidade LGB-TI” será a palestra abordada por Ana Raquel Grandi e Filipe Roloff, na quinta-feira, 19. Ana é forma-da em direito pela UCS, pós-gra-duada em Sociologia Jurídica e Direitos Humanos pela Unisinos e coordenadora da Comissão Espe-

cial da Diversidade Sexual da OAB de São Leopoldo. Filipe Roloff é membro do grupo de diversidade LGBTI Pride SAP e pós-graduado em gestão de processos de negó-cio.

Daniela Padilha irá ministrar a palestra “A mulher negra na atua-lidade”, na sexta-feira, 20. Daniela é formada em Licenciatura Plena em Letras pela UCS, pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior pela FTEC Caxias do Sul, além de atuar como vice-presiden-te da escola de samba Protegidos da Princesa de Caxias do Sul.

Todas as atividades da Semana das Diferenças têm entrada gratui-ta e aberta à comunidade. A FTEC Bento fica na Rua Rua Osvaldo Ara-nha, 419 – Centro. Mais informações 0800-6060-606.

A leitora Jaqueline Milani compartilhou sua foto com a legenda: “Seja qual for o caminho que eu escolher, um poeta já passou por ele antes de mim”.

Use a hashtag #jornalsemanario no Instagram e compartilhe suas fotos conosco

Foto do Leitor

Bento Gonçalves está sendo construída para investir ou para viver?Envie sua sugestão de pergunta no e-mail: [email protected]

A pergunta que não quer calar

HUMOR Moacir Arlan

O Diário Eletrônico do Minis-tério Público do Rio Grande do Sul publicou o edital que marca a abertura de um novo concurso para o cargo de agente adminis-trativo do Quadro de Pessoal da Procuradoria-Geral de Justiça. A remuneração básica é de R$ R$ 4.356,85 e a escolaridade exigida é o Ensino Médio Com-pleto ou equivalente.

As inscrições estarão abertas a partir de 1º de dezembro até 17 do mesmo mês, exclusivamente

pela internet. O valor necessário para se inscrever no certame é de R$ 116,41.De acordo com o Ministério Público, o concurso tem por objetivo a formação de cadastro reserva para provimen-to das vagas que vierem a surgir durante o período de validade, fixado pelo edital de abertura em dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual perí-odo. A aplicação da prova está prevista para ocorrer no dia 15 de maio de 2016.

Page 4: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 4 Geral

Liberdade de expressão?

Liberdade de expressão? II

Tenho ouvido, lido e visto tanta gente falando so-bre “liberdade de expressão”, notadamente a partir de 2003, com uma intensidade fantástica. Impres-sionante é o que é considerado por muitos como “liberdade de expressão”. Nas redes sociais, por exemplo, confundem-na com “pode e vale tudo”. Pouco importa a imagem, a honorabilidade das pes-soas. Se surge um imbecil postando que “ o Pedro das Quebradas está sendo investigado”, deu, né? É o suficiente para surgirem outros imbecis compar-tilhando de dando suas “abalizadas opiniões” sobre o Pedro. Verdade? Mentira? Pouco importa! Basta não ser pessoa por quem o ou os imbecis nutrem simpatia e “ferro nele”. Vale o mesmo para WhatsA-pp e similares.

Saindo das redes sociais, compartilhamentos e afins, nos deparamos com os chamados “meios de comunicação”. Há algum tempo atrás eram “fontes de informações”. Quando alguém queria saber so-bre os acontecimentos lia jornais e/ou revistas, ou-via rádio, assistia televisão. O que chegava nas pes-soas eram “informações”. Tudo mudou. As antigas fontes de informações se tornaram meros agentes a serviço de entidades, empresas, partidos políticos ou a serviço de si próprios. Dá para acreditar numa “informação” divulgada por essas fontes, atualmen-te? Sim, até dá, desde que a gente se pergunte “o que há, que “interésses” existem por trás da infor-mação? ” E, claro, as receba com todas as ressalvas possíveis. São essas “fontes” que lutam pela “liber-dade de expressão”.

ÚLTIMASPrimeira: Não seria hora de começar a co-

brar pelo atendimento de doenças originárias de vontade própria? Li vários artigos mencio-nando isso. Exemplificando, fuma, se droga e adquire cirrose só quem quer. Ou não?

Segunda: E há outras doenças evitáveis que são adquiridas por descaso. Diante des-sa crise financeira da saúde no Brasil, algum estudo neste sentido deverá ser feito;

Terceira: A informação de que mais de 20% das pessoas que marcam consultas ou procedimentos pelo SUS não compare-cem, bem como mais de 40% não buscam exames realizados é gravíssima. E faz com que os governantes tenham que repensar o sistema de saúde totalmente gratuito;

Quarta: O Conselho Municipal da Saú-de é composto por vinte membros, sendo constituído por formação paritária, sendo usuários (50%), trabalhadores de saúde (25%), representantes do governo e pres-tadores de serviços (25%);

Quinta: Pois, mesmo com a vital im-portância que tem, o Conselho Municipal da Saúde não recebe a devida atenção de parte de alguns de seus membros. Na reu-nião da segunda-feira, apenas nove – dos vinte – conselheiros estavam presentes;

Sexta: Detalhe: Todos recebem o cro-nograma das reuniões para o ano todo em janeiro. Antes de cada reunião, a secretá-ria do CMS informa a pauta e convoca por e-mail a todos. E é bom saber que existem vinte suplentes. É para ver como alguns se importam com a saúde e cumprem com as obrigações assumidas;

Sétima: Ainda sobre a “liberdade de expressão”, os meios de comunicação podem continuar a exercê-la livremente. Só que agora sabendo que se injuriarem, caluniarem ou difamarem responderão logo, muito rápido, por isso;

Oitava: Com isso, provavelmente aca-barão as “condicionais” como “teriam”, “poderiam”, “fontes ligadas a...”, “amigos próximos de....dizem que...” muito usadas na imprensa sem compromissos com a ver-dade;

Nona: Responder por isso com idêntico es-paço e, possivelmente, indenizando a quem atingiu me parece tão óbvio, tão ululante, tão cristalino que o inacreditável é não ter sido sempre assim. E sem que a vítima tenha que desembolsar muito para sua defesa;

Décima: Sempre foi assim de minha par-te. Disponibilizei meus espaços a qualquer pessoa que quisesse contestar minhas opi-niões. Portanto, essa nova lei não me afeta, pelo contrário, me anima a continuar traba-lhando na imprensa que, agora, deverá ser – espera-se - obrigatoriamente séria, infor-mativa, apartidária, como sempre deveria ter sido.

Antô[email protected]

Valorizar ações desenvolvi-das nos 17 campi do Ins-

tituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e promover uma troca de ex-periências. Com estes obje-tivos, o Instituto promoverá cinco eventos paralelos entre segunda-feira, 16, e quarta--feira, 18, nas dependências do Dall’Onder Grande Hotel. Os eventos são o 4º Seminá-rio de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), o 3º Semi-nário de Extensão (Semex), o 2º Seminário de Ensino (Se-mept), a 3ª Mostra de Robó-tica e a 2ª Mostra Cultural. As atividades devem receber mais de 800 estudantes e ser-vidores de todas as unidades do instituto educacional.

As atividades reunirão aproximadamente 500 traba-lhos, apresentados oralmen-te e em pôsteres. Dentro da programação estão previstas também atrações culturais e palestras.

A cerimônia de abertura ocorrerá na segunda-feira, 16, às 14h, no Auditório Malbec, seguida da palestra “Apren-dizagem e Memória: Desa-

Atividades acontecem a partir de segunda-feirae envolvem 800 estudantes e servidores

IFRS promove cinco eventos simultâneos

Educação

E agora, o que farão?

Apenas um direito

Pois é, prenuncia-se novos tempos. Diante da nova lei sancionada esta semana a “liberdade de expres-são” tem um novo e importantíssimo enfoque: as pessoas que se julgarem atingidas, difamadas, calu-niadas, injuriadas têm a possibilidade de exigirem o “direito de resposta”, em espaço idêntico ao que foi utilizado para a atacá-la. Até agora, qualquer jornal, revista, rádio ou TV podia falar o que bem entendes-se de qualquer um e o atingido, se quisesse se de-fender, precisa buscar meios judiciais. Jornalistas, comentaristas e afins deitaram e rolaram agredindo pessoas, tudo a seu bel prazer. Pois a partir de agora deverão ter fundamentadas, documentadas e prova-das razões para atingir a moral, a honestidade, a ho-norabilidade de qualquer pessoa ou entidade. Já não era sem tempo.

Os meios de comunicação têm a seu favor o “jus esperniandi”. Podem se valer dele à vontade, des-de que não injuriando, caluniando ou difamando “moda diabo”. Deverão revisar as tais “informações” antes de levá-las a público. A verdade está sendo re-posta no seu devido lugar. Já não era sem tempo, repito. O artigo 5º da Constituição é claríssimo: “ X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decor-rente de sua violação. ” Mas, o atingido precisava gastar muito para exercer esse direito. Agora tudo vai mudar. Ainda bem!

fios do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, ministrada pelo professor Tadeu Mello de Souza, do Departamento de Bioquímica e do Programa de Pós-graduação em Neuro-ciências da Universidade Fe-deral do Rio Grande do Sul (UFRGS). No mesmo dia, às 16h30min, será realizada a palestra “Inovação pedagógi-ca na Educação Profissional e Tecnológica: limites e pos-sibilidades”, proferida pelo professor Valdo José Caval-let, da Universidade Federal do Paraná (UFPR – Litoral).

Outro destaque da progra-mação é a 3ª Mostra de Ro-bótica, com a apresentação de cinco trabalhos desenvolvidos por alunos do IFRS. Ocorre-rá na terça-feira, 17, das 9h às 11h. A 2ª Mostra Cultural terá exposições artísticas, ofi-cinas, teatros, apresentações musicais e de dança, todas com a participação de alunos e servidores.

Os melhores trabalhos de cada um dos eventos recebe-rão certificados de destaque na cerimônia de encerramen-to, às 15h de quarta-feira, 18, no Auditório Malbec.

Page 5: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 5

COMPRA • VENDA • LOCAÇÃO

Segunda a Sexta: 8h30 às 18h30.NÃO FECHAMOS AO MEIO-DIA.Sábados: 8h30 às 12 horas.

atendimentoplantõespermanentes

[email protected] | /zattimoveis | www.zattimoveis.com.br

RUA SENADOR SALGADO FILHO, 144 - SALA 101 - CIDADE ALTA - BENTO GONÇALVES

COLINALICORSUL

2 dormitórios a partir deR$ 177.000

3 dormitórios a partir deR$ 283.000

Pequena entrada e saldo direto com a construtora

ou via banco.

Rua Joana Guindani Tonello, 120 e Rua Rubens Reali, 127.

PRONTO PARA MORAR POSITANO

CIDADE ALTA

Apartamentos de 2 e 3 dormitórios,todos com 1 suíte. CONSULTE VALOR

Av. Osvaldo Aranha, 303.

NO ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DA ZATT Imóveis QUEM GANHA

PRESENTES É VOCÊ!

Comprando 1 apartamento no Positanocom a ZATT Imóveis e indicando1 novo comprador,que efetivar acompra nesteprédio, vocêganha depresente umcarro PALIO FIRE 1.0 - 4P - 0 km

PLANTÃO DE VENDAS NO LOCALSegunda a Sexta:

8h30 às 11h e das 16h às 18h30Sábados e Domingos: 9 às 12 horas

Pro

moç

ão v

álid

a at

é 3

1/1

2/2

01

5.

com a ZATT Imóveis e indicando1 novo comprador,

IMPERIUMCIDADE ALTA

Travessa Antônio Ducatti esquina Rua Dom José Barea,próximo ao L’América Shopping.

• Somente 2 aptos. p/ andar.

• Áreas sociais mobiliadas e decoradas.

• Paredes duplas entre as unidades (maior conforto acústico).

• Unidades com 100% de rebaixo de gesso.

• Churrasqueira c/ bifeira.

• Medidores individuais de gás, água e energia.

• Sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

• Aquecimento de água por energia solar para todos os apartamentos.

• Com uma nova atitude em relação à cidade, para cada apartamento será entregue uma bicicleta.

TERRACE GARDENSSÃO BENTO

Apenas 2 apartamentos por andar com 3 suítes, todascom vestir. Até 3 box na garagem. CONSULTE VALOR

Rua Olavo Bilac esquina Rua Tietê.

• 228,90 m² de área privativa.• 3 suítes com vestir, uma delas máster com

banheira de hidromassagem e sacada.• Sala para 2 ambientes com sacada.• Cozinha americana, lareira, churrasqueira,

home offi ce, lavabo, área de serviço com sacada fechada.

• Opção para até 4 box na garagem e depósito.• Piso porcelanato na área social e laminado na área

íntima.• Espera para split e água quente.• Vidros duplos em todo o apartamento.• Rebaixo em gesso em todos os

ambientes. • Salão de festas e hall de entrada

mobiliados. • Captação de água da chuva. • Gerador.

LANÇAMENTO

CASA

TERRENO TERRENO

CASASÃO BENTO

SANTO ANTÃO LICORSUL

SANTO ANTÃO

Casa de alvenaria com 2 pavimentos,3 dormitórios sendo 1 suíte master com hidromassagem e vestir, 2 box

na garagem. CONSULTE VALOR

Terreno em excelente localização da Rua

Nelson Carraro, em frente a Móveis Carraro,

medindo 5.941 m². Projeto aprovado aonde

é possível construiraté 3.542 m².

Amplamente negociável.CONSULTE VALOR

Terreno medindo1.064 m²

(20,87 m de frente x 51,50 m de fundos).

Possibilidade de adquirir 2 terrenos juntos.

Estudamos propostas.CONSULTE VALOR

Casa de alvenaria semimobiliada,3 dormitórios sendo 1 suíte

com banheira, 2 box na garagem.CONSULTE VALOR

Av. Planalto, 1587

Av. Nelson Carraroesquina Rua Ângelo Egino

Dalla ColetaLoteamento Industrial

São Francisco

Rua Amadeu Postal, 136

• Terreno com área de 438 m².• Dependência de empregada.• Sala de estar.• Sala de jantar.• Banho Social.• Lavabo.• Cozinha.• Área de Serviço.• Churrasqueira. • Aquecimento solar.• Água quente.• Split.

• Terreno de 13 x 29 m.• Posição solar frente norte.• 265 m² de área privativa.• Cozinha.• 3 banheiros.• Área de serviço.• Sala de estar.• Amplo sótão.• Quiosque com churrasqueira

nos fundos do terreno.

OPORTUNIDADE

IMPERDÍVEL

Comprouganhou!

Ganhe um valepresente no valorde R$ 5.000,00 nacompra de 1 apto.

no Colina. Prom

oção

vál

ida

de 1

°/11

a 3

1/12

/201

5.

ComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprouComprou

Aptos. de 3 dormitórios sendo 1 suíte.Opção de até 3 suítes. Até 3 box na garagem.

CONSULTE VALOR

Page 6: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 6 Geral

Itacyr Luiz Giacomello | [email protected] | n° 2.002

IGVariedades

A FRASE Você sabia que nem tudo que é

velho é descartável? (.)

Simmme – em nova casa...Emoção, brilho, luzes e cores, autoridades, lideranças empresa-

riais, associados, convidados e imprensa marcaram de forma expres-siva e histórica os atos inaugurais de um sonho acalentado há muitos anos, que tornou-se realidade ao entardecer de 29 de outubro 2015 fruto de muito trabalho de equipe. Na realidade das lutas, desafios e conquistas surge a nova, ampla e moderna sede do Simmme - Sin-dicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétri-co de Bento Gonçalves, com extensão nos municípios de Santa Te-reza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira. - É a integração de forças abrindo caminhos para o setor!

O investimento

Trabalho de equipe

Festival do chopp - Amabento

O giro do Quero-Quero

Laço Velho – Festa Campeira

Um investimento de porte e com todos os detalhes de seguran-ça que contempla uma entidade - o Simmme - onde mais de 350 empresas ligadas ao setor, área de 1.705 m², cinco pavimentos Rua Domingos Rubechini - Bairro Fenavinho - podem usufruir das ins-talações propiciando cursos profissionalizantes, palestras, eventos, negócios e uma série de atividades, segundo o presidente Juarez José Piva. Tudo isso alinhado com o crescimento, qualificação e tec-nologia como participação expressiva do empresariado no mercado gerando empregos e riqueza para o município.

Coroando um trabalho de equipe o presidente do Simmme, Juarez José Piva, destacou em seu pronunciamento o empenho e determina-ção da Comissão de Obras liderada pela empresária Fabiana Geremia Bucco, Clóvis Ferri, engenheiro Rafael De Toni, arquiteto Gilberto Do-natti, secretário Executivo Luiz Antonio Bettoni e Deise Ghelen. Des-tacou a semente lançada pelo fundador e presidente em 1976 Emyr Farina e seguida pelos demais presidentes de cada gestão, Ayrton Luiz Giovannini, Darvin João Geremia (In Memorian), Ivanir Foresti, Car-los Bertuol e Vanius De Bacco merecedores do reconhecimento e ho-menageados por seus feitos engrandecendo a entidade.Com as bênçãos do vigário da Paróquia de Santo Antônio, padre Ricardo Fontana e após as emocionadas palavras do presidente, Juarez José Piva, entregando à comunidade a nova sede do Simmme, fizeram-se ouvir congratulando--se com a inauguração do belo investimento, Maristela Cusin Longhi vi-ce-presidente da Ciergs e representando o presidente da Fiergs, Heitor Müller e Silvio Bertolini Pasin, secretário de Desenvolvimento Econô-mico representando o prefeito Guilherme Pasin. Um show inesquecível abrilhantou o evento! Parabéns Simmme! O trabalho vence!

Neste sábado, às 21h30min, CTG Laço Velho a Amabento lidera-da pelo presidente Zeferino Pastore e equipe promove o 7º Festival do Chopp animado pela Banda Guarujá. O 7º Festival do Chopp Amabento- terá cardápio variado, prato surpresa, caneco especial e chopp à vontade. Alegria... alegria! participe!

Promoção beneficente o Rotary Clube Bento Gonçal-ves Planalto, presidido por André Alves dos Santos convidando para o Churrasco Solidário - Churrasco Campeiro, neste domingo, às 12h, Salão Santa Helena. Coordenação dos rotarianos Ivanir Foresti e Livio Rizzi em parceria com o Rotary Clube de Nova Roma do Sul Ingressos à R$ 60 individual. É o Rotary Planalto em ação! Cardápio especial, música e recordações o Circolo Vêneto promove a Secon-da Notte Vêneto, 140 anos da imigração Italiana, neste sábado, às 20h30min, no Ginásio da Sociedade Educativa Barracão. Prestigie!

Com intensa programação o CTG Laço Velho, liderado pelo pa-trão Antenor Rizzi e equipe, promove dias 20, 21 e 22 de novembro 2015, a 11ª Festa Campeira Estadual a ter lugar no Parque da ABC-TG de Bento Gonçalves. Fica o convite e participe!

Três projetos de lei e um re-curso ao arquivamento de

projeto estão na pauta de vo-tação da próxima Sessão Ordi-nária da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, que acontece nesta segunda-feira 16, a partir das 18h. Duas matérias foram protocoladas pelo Poder Exe-cutivo, enquanto outras duas são de autoria parlamentar.

A primeira proposição pre-sente na Ordem do Dia é o Pro-jeto de Lei Ordinária (PLO) nº 136/2015, de autoria do Execu-tivo municipal. A proposta visa criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdebento), além de regu-lamentar sua composição, fun-cionamento e competências. O colegiado já existe desde a pro-mulgação da Lei Municipal nº 5.400/2011, que dispõe sobre a política de incentivo ao de-senvolvimento econômico do município de Bento Gonçalves e dá outras providências. No entanto, segundo a justificati-va do projeto, é necessário que a regulação do conselho seja disposta em uma lei específica para tal.

Outro projeto protocola-do pelo Poder Executivo, que deve ser apreciado em ple-nário, é o PLO nº 156/2015, que pretende autorizar um convênio entre o município e a Sociedade Educativa, Cul-tural e Poliesportiva Bento Gonçalves, responsável pelo Bento Vôlei. Caso aprovado, o acordo permitirá o repasse de R$ 200 mil em verbas mu-nicipais para a entidade, que, em contrapartida e confor-me a justificativa do projeto, compromete-se em engrande-cer a marca Bento Gonçalves, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, vinculan-do a marca com o Bento Vôlei, nome construído a base de

Projeto visa regimentar funcionamento do Conselho de Desenvolvimento

Serão votados dois projetos de lei do Executivo e dois do Legislativo

Criação do Comdebento será votada na sessão do dia 16

Câmara de Vereadores

muitas conquistas e que gerou diversos ídolos nacionais do esporte.Ambos os projetos de autoria do Executivo munici-pal tramitam em regime de ur-gência e devem ser apreciados em votação única.

Em seguida, deve ser apre-ciado em primeira votação o PLO nº 152/2015, de autoria da vereadora Neilene Lunelli (PT). A proposta objetiva obri-gar todas as construtoras a entregarem aos compradores de cada unidade autônoma e ao condomínio, representa-do pelo síndico, dos edifícios localizados no município de Bento Gonçalves, manual com-pleto sobre as instalações e partes estruturais dos prédios, incluindo-se no mesmo infor-mações sobre as redes telefô-nica, hidráulica, elétrica, de TV a cabo, de internet e sobre o posicionamento de vigas e pa-redes estruturais da edificação. De acordo com a justificativa do projeto, a medida evitaria desde problemas corriqueiros, como danos elétricos e vaza-mentos, até problemas mais graves, como incêndios, sen-do que a disponibilização dos manuais, algo que seria rara-

mente feito pelas empreiteiras, permitiria maior agilidade ao trabalho de manutenção.

Por fim, os vereadores de-vem apreciar o Recurso nº 7/2015, protocolado pelo líder da bancada do PT na Câmara, vereador Moacir Camerini. A matéria, que deve ser votada em turno único, pede o reexa-me dos fundamentos que le-varam o PLO nº 85/2015 a ter sua tramitação rejeitada pela Mesa Diretora da Câmara. A proposta, que visava obrigar o Executivo municipal a divulgar informações sobre os direitos das pessoas com câncer, foi arquivada pela Presidência da Casa, conforme o que determi-na o parágrafo único do artigo 91 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. Segundo o texto, toda a proposição que receber parecer contrário à sua apro-vação pela Comissão Técnica Permanente de Constituição e Justiça, pela maioria de seus membros, e pela Assessoria Jurídica do Poder Legislativo, por não atender os princípios constitucionais, será automa-ticamente arquivada pelo Pre-sidente da Câmara Municipal.

Page 7: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 7Geral

Page 8: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 8 Geral

[email protected]

DenisedaRé

O jovem saía do bar com seu lanche na mão, quando sentiu o olhar reprovador de um menino, cinco anos no máximo. Ele era o último da fila de uma turma de alu-ninhos que iam em direção ao ônibus que os aguardava após visita à Casa das Artes.

-E aí, cara? – disse o jovem, sorrindo para o garoto.-Tu não tem vergonha? – foi o retorno imediato do

baixinho.-Vergonha de quê? – perguntou, entre surpreso e di-

vertido, o nosso amigo.-Com essa barba e esse cabelo comprido? Relaxado! –

xingou, com indignação, o pedacinho de gente. -Yago! A professora tentou corrigir a situação, mas o “estra-

go” já fora feito.

Pois é! A onda começou há alguns anos, mas agora até parece que se abriram as comportas das histórias in-fantis. Um tsunami de personagens vikings, piratas, le-nhadores e papais-noéis saíram dos livros, povoando as ruas, escritórios, universidades..., cada qual com seu en-redo, mas todos com o mesmo objetivo: estar na moda.

Ok, Ok! Alguns barbudos convictos figuravam na pai-sagem bem antes desta epidemia. Ou eles tinham um gosto exótico ou eram admiradores de Charles Darwin – que ostentava uma barba de dar inveja ao Black Beard, por acreditar ser ela mostra de maturidade sexual.

Mas a coisa é muito mais antiga do que se supõe. Há alguns milênios antes de Jesus Cristo, os gregos culti-vavam barba para exibir sua condição social e sua co-ragem. Barbudos tinham status; pobres e covardes ti-nham o rosto raspado.

A barba ia de vento em popa até que Alexandre Magno instituiu o “A.I. 5... mil”, que determinou a total elimi-nação dos pelos faciais dos seus exércitos. O imperador temia que, no embate corpo a corpo, os soldados barbu-dos perdessem força, diferentemente do mito de Sansão.

E veio J. C. com seus longos cabelos e... barba. A par-tir daí, os pelos recuperaram seu prestígio, significando macheza entre os nobres. Logo, os que andavam de cara limpa, ou eram padres – com votos de castidade – ou eram pessoas não muito afeitas ao sexo. Supostamente.

Conta-se que, há 200 ou 300 anos, alguns reis barbados não gostavam dos seus súditos barbudos e, para obrigá-los a raspar a cara e/ou para faturar, instituíram a taxa da bar-ba... Rússia e Inglaterra teriam tido essa inspiração...

Opa! Olhaí a solução para nossos problemas. Vamos imaginar que do total da população brasileira, uns 10 mi-lhões sejam de homens com barba. Instituindo-se um tri-buto variável de acordo com o tipo dos pelos – compactos ou ralos, lisos ou encaracolados – estaremos arrecadando bilhões de reais e salvando nossa Pátria amada, Brasil.

A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mo-

bilidade Urbana informa que os cessionários do serviço de táxi deverão realizar a aferi-ção dos taxímetros no perío-do entre o dia 30 deste mês e 4 de dezembro. A aferição do equipamento será realizada no Parque de Eventos e está prevista na Portaria nº 201 de 21 de outubro de 2002 do Ins-tituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade In-dustrial (Inmetro).

Antes de comparecer ao local, o taxista deverá adotar os se-guintes procedimentos: compa-recer no Setor de Fiscalização da Secretaria, retirar o boleto de recolhimento da Taxa de Aferição de R$ 51,96, instituída pelo Inmetro, e realizar o paga-mento até, no máximo, dia 30 de novembro, exclusivamente, no Banco do Brasil.

O próximo passo é o com-parecimento no local da afe-rição. O atendimento será das 9h30min às 11h45min e

Aferição será realizada entre o dia 30 deste mês e 4 de dezembro

Equipamento utilizado nos táxis da cidade vai ser inspecionado

Inmetro irá conferir a situação dos taxímetros

Táxis

Deu a louca nos homens

LEON

ARD

O LO

PES

das 13h15min às 15h30min. Entretanto, foi montado um cronograma para a realização do serviço, conforme expli-ca o secretário Mauro Moro. “No momento da retirada do boleto na secretaria, o taxis-ta será informado do dia e da hora agendada para a aferição do taxímetro. O processo está sendo divulgado pela impren-

sa local e site da Prefeitura e montamos uma estratégia de informação direta aos taxistas. Quem perder o prazo está su-jeito à multa estipulada pelo Inmetro e terá que se deslo-car a Caxias do Sul para fazer a aferição do equipamento”. Mais informações no Setor de Fiscalização da Secretaria ou pelo fone (54)3055-7399.

Page 9: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 9Geral

Page 10: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 10 Geral

AssuntaDeParis

Região do Vêneto – Itália – 140 anosAs províncias da Região do Vêneto foram as que so-

maram mais emigrantes para a colonização Italiana no Rio Grande do Sul, nos seguintes percentuais: Vicenza 32%, Beluno 30%, Treviso 24%, Pádua 8%, Verona 4%, Veneza 1,5%, Rovigo 0,5%.

Os emigrantes vicentinos que chegaram no Rio Grande do Sul provieram, em sua maioria, da região de monta-nha. Os Beluneses deixaram as zonas pobres e possuídas por grandes proprietários, desde Beluno até o extremo dessa Província. Os trevisanos que deixaram a pátria eram originários das montanhas e das regiões baixas circunvizinhas. É interessante notar que as montanhas, conhecida pelo nome de Monte Grappa, confluem as três Províncias supra-mencionadas ou seja, Beluno, Vicen-za e Treviso. Precisamente dessa região é que proveio a maioria dos emigrantes vicentinos, beluneses e trevisa-nos. Alguns povoados tiveram, na época da emigração que se destinava ao Brasil, um decréscimo de até 50% da população. Não se quer excluir a emigração da planí-cie; é certo que as terras de planície ofereciam melhores condições de trabalho aos agricultores, mas estavam em condições econômicas semelhantes às dos habitantes das regiões montanhosas. A situação de instabilidade político-econômica do norte da Itália, no século dezeno-ve, fez com que habitantes de terras de planície também aderissem ao movimento emigratório.

A capital do Vêneto é a “Rainha dos Mares”, a cidade portuária Veneza. Durante novecentos anos de glória e história de Veneza, as cidades de Pádua, Rovena, Vero-na, Treviso, Rovigo, Ferrara, Údine, Trento, Bassano, Modena, Ádria, Trieste, com suas regiões, em determi-nados tempos estiveram unidas a Veneza; em outras ocasiões, separadas. Essas cidades, que também estive-ram independentes e viveram sob o domínio de outros povos, como os Bizantinos, os Lombardos, os Francos, o Sacro Império Romano germânico, os austríacos, os Franceses. Quando se encontravam autônomas, eram governadas por um magistrado que detinha os poderes executivo e judiciário. Durante duzentos anos a região do Vêneto foi governada pela dinastia dos Ezzelinos. Essa família governou de uma maneira bárbara e tirana.

A convergência ou divergência dos limites políticos--administrativos com os eclesiásticos, permitiam um relacionamento comunitário múltiplo, tendo acarretado interinfluência no fenômeno da emigração.

Em se tratando da Província de Verona, nota-se a pre-dominância do emigrante que habitava áreas situadas ao pé das montanhas e áreas de planície. O fato de os Veronenses terem emigrado em menor número, explica--se por ser Verona habitada, na parte oeste, por pesca-dores do lago de Garda; por outro lado, as montanhas de Verona não eram densamente povoadas como as outras Províncias Vênetas. Seus habitantes viviam em melho-res condições econômicas que os montanheses de Belu-no, Vicenza e Treviso.

Não esqueçam: hoje à noite, na Sociedade Educati-va Barracão, jantar festivo Segonda Note Vêneta – às 20h30min – 14-11-2015

Page 11: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 11Geral

Com o feriado da Proclama-ção da República amanhã, 15, órgãos de trânsito esperam maior movimentação nas es-tradas e preparam mais uma Operação Viagem Segura. A 51ª edição da operação come-çou à zero hora de ontem e vai até a meia-noite de amanhã.

Nos últimos oito anos, a média de mortes nas estradas no feriado de Proclamação da República foi de 6,2 por dia, menor que a média diária dos feriados (6,6) e também me-nor que a média geral dos fi-nais de semana, que é de 7,6 mortes por dia. Contabilizan-do o acompanhamento das vítimas até 30 dias após o aci-dente, os acidentes do feriado de Proclamação da República

Operação nas rodovias gaúchas vai até amanhã

Fiscalização nas estradas será intensificada pelos policiais rodoviários

Viagem Segura

DIVU

LGA

ÇÃO

no ano passado deixaram 22 mortos. Em 2013, foram 30 vítimas fatais.

A análise dos acidentes dos feriados de Proclamação da República (2007-2014) aponta que 65% ocorreram em rodo-vias. As mortes concentraram--se nos dias intermediários e no turno da noite, de modo que se recomenda cuidado re-dobrado nesses dias e horários. Os municípios que registraram maior número de vítimas fatais foram Porto Alegre (16), Santa Vitória do Palmar, Viamão e Passo Fundo (7). A BR-383, a RSC-453 e a BR-116 represen-tam 22% do número de vítimas fatais em rodovias no feriado de Proclamação da República no período analisado.

Page 12: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201512 Geral

A comunidade do bairro Fátima recebe hoje à tar-

de, o Projeto Livro na Praça. Itinerante, o evento chega a sua quarta edição e conta com diferentes atividades de incentivo à leitura. As ativi-dades ocorrem na praça Chi-co Mendes, das 14h30min às 17h30min.

O projeto Livro na Praça é financiado pelo Fundo Muni-cipal de Cultura e foi desen-volvido por Cristina Rasera, com o objetivo de disseminar a prática da leitura no muni-cípio. No evento de hoje, está programado a realização de contações de histórias, ani-mação cultural, sessão de au-tógrafos com a escritora San-dra Zeni Carli, apresentações musicais, pintura artística em rosto, arte em balões e comer-cialização de livros. Também a Biblioteca Pública Castro Alves estará realizando a ofi-cina de pequenos reparos em livros, o troca-troca e ainda contará com um espaço ex-

Evento de incentivo à leitura será hoje, das 14h30min às 17h30min

Atividade literária deve reunir várias famílias na praça Chico Mendes

Projeto Livro na Praça ocorre no bairro Fátima

Cultura

WAG

NER M

ENEG

UZZI, D

IVULG

AÇÃ

O

clusivo de leitura.A quinta e última edição do

Livro Na Praça ocorrerá no dia 5 de dezembro, no bair-ro Cohab II, com a presença da escritora Helô Bacchet-te. Desde a primeira edição, o projeto conta com um fo-

tógrafo que registra os mo-mentos de leitura em família e, após o encerramento do projeto, será elaborado um painel com o nome “Família Leitora”, que será entregue a Biblioteca Pública Castro Al-ves, onde será exposto.

Page 13: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 13Geral

Zilda convive com a diabetes há 10 anos e afirma se sentir segura com a assistência da equipe do SUS

Saiba mais sobre a Diabetes Mellitus

A Diabetes Mellitus está entre as cinco doenças que mais matam. É caracterizada pelo aumento anormal de glicose no sangue. Embora não haja cura definitiva, há tratamentos que melhoram a qualidade de vida.

Fatores de RiscoTer mais de 45 anosSedentarismo e obesidade Antecedente familiarHipertensão arterial Colesterol e triglicerídeos al-terados

PrevençãoMudanças no estilo de vida Redução de peso Manutenção do peso perdido Aumento da ingestão de fibrasRestrição de gordurasFazer mais atividades físicas

ConsequênciasAumento do risco de doenças cardiovasculares e AVCAmputações de membros infe-riores não traumáticas Cegueira irreversível Doença renal crônica

CLEUN

ICE PELLENZDefinido pela Federação In-

ternacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial do Dia-betes é lembrado desde 1991, nascimento do cientista Fre-derick Banting, ele descobriu a insulina em 1921 junto de Charles Best. Desde a data, o medicamento ajuda no trata-mento dos diabéticos e torna a vida dos portadores da doen-ça mais tranquila. Nesta data, o objetivo é alertar as pessoas para a prevenção e tratamento adequado para reduzir os im-pactos da doença nas pessoas.

A enfermeira da Secretaria de Saúde, Raquel Sanseverino, destaca que há mais de 12 mi-lhões de brasileiros portadores da doença e, em 2015, o tema da campanha é “Qualidade de Vida & o Diabetes” que tem foco na alimentação correta, glice-mia, atividade física e lembran-ça sobre os medicamentos e a insulina. “Diabetes é uma do-ença silenciosa e, por este mo-tivo, diagnosticada mais tardia-mente. A incidência da doença, especialmente o tipo II, vem au-mentado em Bento Gonçalves e no Brasil. Isso está relacionado ao aumento do sobrepeso e do sedentarismo”, afirma.

No município, a maioria dos diabéticos tem acima de 40 anos, são diabéticos do tipo II, que podem ou não fazer uso de insulina, eles estão acima do peso recomendado e são se-dentários. Raquel lembra que além dos adultos, há também incidência de crianças e ado-lescentes diabéticos, estes são do tipo I, os que necessitam do uso de insulina e recebem tra-

Hoje é lembrado o Dia Mundial do Diabetes, a patologia que atinge e muda a rotina de mais de 12 milhões de brasileiros

Um alerta para a doença silenciosaDiabetes

Vitória [email protected]

tamento com endocrinologis-ta do Sistema Único de Saúde (SUS). “O atendimento inicial ocorre nas UBSs, consultas médicas diagnosticam o pro-blema e, há o posterior acom-panhamento de enfermeiras, nutricionistas e psicólogas de

acordo com a necessidade de cada usuário”, explica.

Para os que precisam de insulina, o SUS disponibiliza seringas descartáveis de uso único, as insulinas, glicosíme-tros (aparelhos que medem a taxa de açúcar no sangue) e

tiras reagentes, isso além das medicações orais para Diabe-tes. Tudo pode ser utilizado em casa. “As Unidades ofere-cem também encontros para diabéticos e seus familiares com profissionais da área da saúde. Cada unidade tem seu

cronograma anual e informa-ções sobre as datas devem ser obtidas diretamente na unida-de mais próxima do bairro de domicílio”, completa.

“É possível viver com a doença”

Zilda Ribeiro Rodrigues é aposentada e convive há 10 anos com o diabetes. Ela descobriu a doença durante a gestação e lembra ter fi-cado triste já que teria uma dificuldade em um momen-to onde precisava cuidar do filho pequeno. “Qualquer um fica triste, mas logo eu perce-bi que seria mais tranquilo do que eu imaginava. Comecei academia e com muito exercí-cio físico melhorei os índices de açúcar. Acontece que eu parei tudo, voltei ao seden-tarismo e, junto com ele uma diabetes ainda mais agressi-va”, relata.

A aposentada fala sobre as mudanças na sua rotina, mas lembra que a adaptação foi tranquila e que é possível viver bem diante da doença. “Quem é diabético precisa se alimen-tar melhor e praticar exercícios físicos. Além disso, eu também tomo bastante cuidado para não me machucar porque a ci-catrização é mais difícil para os diabéticos”, destaca.

Zilda diz que a assistência do SUS foi determinante para que ela se sentisse bem na nova etapa da vida. “Eu participo dos grupos de apoio, converso com outras pessoas. Eles me dão todas as informações so-bre como usar e transportar a insulina. Me sinto segura com eles, porque sei que são bons profissionais”, finaliza.

FONTE: DANTS – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Page 14: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201514 Geral

lhada pela dona de casa Yeda Rafaelo, que se diz indignada por uma obra recente já apre-sentar problemas. “Isso é di-nheiro público que foi mal apli-cado, a empresa que realizou a obra devia ter mais cuidado com projetos que utilizem ver-bas do Município”, critica.

O coordenador da reforma no local, Ademir Prulhous, afirma que o trabalho realizado

é paliativo, e que não sabe se a situação pode voltar a ocor-rer. “Estamos desentupindo a malha que faz o escoamento e substituindo quando necessá-rio, porém, se voltar a chover como o registrado no último mês, provavelmente a situação se repetirá”, afirma. De acordo com o funcionário, o mesmo cenário foi registrado em ou-tras obras nos últimos dias.

Uma situação que preocu-pava o bairro Vila Nova está prestes a ter desfecho. Após as fortes tempestades registradas na cidade no mês de setembro, a quadra de areia construída ao lado da Escola Professora Maria Margarida Zambon Be-nini, na rua Arlindo Menego-to, não conseguiu dar vazão a toda água da chuva, criando assim poças no local. A empre-sa responsável pela construção já deu início às obras de escoa-mento no local.

Segundo a moradora Mari-nez Loss Wendorff, a situação trazia preocupação a quem reside nas proximidades, pela facilitação na proliferação de mosquitos. Outro ponto preo-cupante destacado por ela é a utilização da água por crian-ças durante brincadeiras. De acordo com Marinez, a prefei-tura já havia sido informada sobre a situação, contudo, ha-via desentendimento entre as secretarias sobre quem seria o responsável pela manuten-ção do local.

A preocupação é comparti-

Água empoçada preocupa moradoresVila Nova

Empresa responsável pela obra está realizando a manutenção no local

Page 15: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 15Geral

O calendário de ações do Projeto Orchestra Brasil em 2015 encerra-se com o Pro-jeto Comprador Orchestra Brasil Experience, de 16 a 20 de novembro, em Bento Gonçalves. Serão rodadas de negócios entre 20 impor-tadores latino-americanos e empresas brasileiras do segmento de insumos, com-ponentes, matérias-primas, acessórios, químicos e tec-nologia para a indústria mo-veleira. A agenda também inclui visitação à vinícolas e atrativos turísticos locais. Os convidados são, principal-mente, de países como Chile, Peru e Colômbia.

O Projeto Orchestra Brasil, uma parceria entre o Sindi-cato das Indústrias do Mo-biliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimen-

Será a maior ação de relacionamento do ano entre importadores estrangeiros e empresas brasileiras fornecedoras

Projeto Orchestra Brasil traz 20 importadores

Recentemente foram recebidos importadores do Peru e da Colômbia

Negócios

IMPERDÍVEL

Primeira

s unidad

es já fo

ram ve

ndidas!

tos (Apex-Brasil), promove a inserção competitiva de for-necedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. A edição especial do Projeto Comprador deve gerar US$ 6 milhões em exportações para as empresas participantes.

O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, destaca que essa é uma ação importan-te focada na manutenção dos mercados e na continuidade das exportações. “Temos atu-ado fortemente com foco na agregação de valor ao produ-to nacional, na diversificação de mercados e participação de novos exportadores nas vendas externas brasileiras”, pontua.

Para essa ação, a Serra Gaú-cha recebe também empresas associadas ao Lux Brasil, pro-jeto de promoção de exporta-ções do setor de Iluminação da Apex-Brasil e Abilux (Associa-

ção Brasileira da Indústria de Iluminação). A entidade terá seis importadores con-vidados para negociar com os segmentos de Iluminação Decorativa, Técnica, Comer-cial e Fabricantes de Compo-nentes e Reatores. Ao todo, portanto, serão 26 importa-dores e 45 empresas brasi-leiras envolvidas nessa ação que promove todo o poten-cial das indústrias brasileiras e estimula o fechamento de negócios em curto prazo.

Atualmente, o Projeto Or-chestra Brasil conta com a participação de 63 indústrias, que têm acesso a estudos de mercado; missões prospecti-vas; ações individuais; Pro-jetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Em 2016, essa inicia-tiva completa 10 anos de fo-mento às exportações.

AN

A CA

ROLIN

A A

ZEVEDO, D

IVULG

AÇÃ

O

Page 16: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201516 Geral

Prefeitura, CDL e Trade Turístico divulgam agenda de eventos para o período que antecede as festas de final de ano

Guilherme da Silva Facchini e a cantora Luciane Oliveira de Bairros Vicente fizeram a abertura do evento

Lançada programação do Natal BentoFinal de Ano

Programação de NatalPasseio Temático Natal sobre TrilhosLuzes, canções e surpresas despertarão o clima natalinoDatas: 21 e 28 de novembro - 5 e 12 de dezembro (sábado)Horário: 19h30min Local: Estação Férrea Rua Duque de Caxias, s/ nº, Cidade Alta Contato: (54) 3455.2788

Abertura do Natal BentoSolenidade de abertura do Natal Bento 2015Apresentação da Orquestra de Brinquedos. Espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedo. Papai Noel radical visita as crianças na Via del VinoData: 4 de dezembro (sexta-feira)Horário: 18h30min Local: Via del Vino Contato: (54) 3055 7141On the Floor - Espetáculo de Patinação

O ritmo contagiante da música pop e a agilidade dos patinadoresData: 22 de novembro (domingo)Horário: 20h30minLocal: Ginásio Municipal de Esportes Contato: (54)9695.1308, (54)9625.2101

Chegada do Papai Noel de Helicóptero. Distribuição de brinquedos e lanches para as crianças. Muita diversão com brinquedos infláveis. Data: 5 de dezembro (sábado)Horário: 16hLocal: Estádio da Montanha – Avenida Osvaldo Aranha Contato: (54) 9143 8662

CRISTIAN

E GRO

HE A

RROYO

Cristiane Grohe [email protected]

Mais uma edição do Na-tal Bento foi lançada,

em solenidade no Salão No-bre do Palácio Municipal, na quarta-feira, 11 de novembro. A realização é da Prefeitura por meio da Secretaria Muni-cipal de Turismo e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio das Secretarias Municipais e entidades do Trade Turístico. O Natal Ben-to ocorre de 4 de dezembro a 6 de janeiro. Durante este período, vários eventos estão programados para a cidade e interior.

O secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, apresentou a relação de even-tos do período, destacando a importância da parceria entre o poder público e o trade tu-rístico. “Serão dias marcados por atividades encantadoras, que poderão ser prestigia-das pela comunidade e pelos turistas”, afirma. Entre as atrações estão o Natal so-bre os trilhos, On the Floor

- Espetáculo de Patinação, apresentação da Orquestra de Brinquedos, Chegada do Pa-pai Noel, Concerto Natalino e Desfile Cênico.

Além da série de eventos, a prefeitura e apoiadores mon-tarão a tradicional decoração de Natal nas principais regi-ões da cidade. A partir do dia

26 de novembro, já devem es-tar enfeitadas a Via del Vino, as avenidas Planalto e Herny Hugo Dreher , além da Pipa--Pórtico. A população tam-

bém é convidada a decorar as residências e os comerciantes a enfeitarem as lojas.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), entidade par-ceira na promoção do Natal Bento, apresentou o Bento Natal Premiado. O presiden-te da CDL, Marcos Carbone, ressaltou a parceria entre os diversos setores para a cons-trução do Natal Bento. “É uma programação construída a várias mãos. Queremos que este espírito, essa magia que deixa nossa cidade mais bela nesta época continue nos pró-ximos anos”, comemora.

Para o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o período será muito especial. “Que possamos por meio da união do nosso povo, das mãos dadas da nossa gente garantir um Município cada dia mais harmônico e de caráter desen-volvimentista. Que possamos em ações compartilhadas pelo poder público, setor privado e entidades de classe ser refe-rência em atrações, eventos, destinos, fraternidade e soli-dariedade”, salienta.

Natale Del Gesú BambinApresentação do Coral, Banda e danças dos Caminhos de Pedra. Missa comemo-rativa e show de fogos de artifício. Data: 11 de dezembro (sexta-feira) Horário: 19h Local: Salão da Comunidade Santo Antônio - Linha Palmeiro Distrito de São Pedro Realização: Associação Caminhos de Pedra Contato: (54) 3455.6333 Gratuito * Confira a programação completa do site do Jornal Semanário: jornal-semanario.com.br

Page 17: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 17Geral

ção e controle de projetos.A cidade já havia recebido

o prêmio em outras ocasiões. Em 2014 o projeto “Um olhar atento: Ciência Para Vida - Alimentação Saudável”, reali-zado pela Secretaria Munici-pal de Educação (SMED) com apoio da Secretaria Munici-pal de Desenvolvimento da

Concorrendo contra outros 170 programas na cate-

goria, o projeto “Bento Gon-çalves Conectada: Tecnologia de informação integrada à Gestão pública” foi premiado com o troféu na categoria Tec-nologia da Informação, em solenidade realizada na noite desta terça-feira,10, no Tea-tro Dante Barone da Assem-bleia Legislativa do RS. Rea-lizado pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), o pro-jeto integra ações para pro-mover melhorias e agilidade no acesso à informação, nos processos administrativos e redução de custos, através da implantação de sistemas próprios, de equipamentos tecnológicos e de qualificação para os servidores públicos. Com a premiação, a cidade receberá um telecentro digi-tal, doado pelo Serviço Fede-ral de Processamento de Da-dos (Serpro).

O prêmio, concedido pelo Sindicato dos Servidores Pú-blicos da Administração Tri-butária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), valoriza projetos da administração pública mu-nicipal que são inovadores, criativos e que trazem desen-volvimento para a sociedade com aplicação de metodolo-gias de planejamento, execu-

Programa foi vencedor na categoria Tecnologia da Informação, na terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Estado

Com a premiação, a cidade receberá um telecentro doado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados

Projeto Bento Conectada é premiadoD

IVULG

AÇÃ

O

Cristiano [email protected]

Reconhecimento

Sobre o projeto

Realizado pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), o projeto in-tegra ações para promover melhorias e agilidade no acesso à informação, nos processos adminis-trativos e redução de custos, através da implantação de sistemas próprios, de equipamentos tecno-lógicos e de qualificação para os servidores públicos. Os softwares desenvolvidos pela CETEC para secretarias e órgãos do governo proporcionam melhor gerenciamento das informações, economia e agilizam as tomadas de decisões por parte do gestor.

Agricultura (SMDA) recebeu o troféu “Prêmio Gestor Pú-blico” e o projeto “Aplicativo para Mobile Turismo Bento”, implantado pela Secretaria Municipal de Turismo (SE-MTUR) recebeu o Certificado de Reconhecimento Público. “O reconhecimento do tra-balho que estamos fazendo,

a implantação de programas que estão melhorando a vida das pessoas, e do serviço pú-blico é nossa maior satisfa-ção. A população de Bento é que está de parabéns”, afirma o prefeito Guilherme Pasin.

Este ano o tema em desta-que foi Proteção à Infância e Adolescência e, neste aspecto,

Bento Gonçalves se sobressai com o projeto Contraturno Escolar, onde mais de nove mil crianças participam de atividades que englobam áre-as essenciais da formação de um cidadão, como educação, arte, cultura, esporte e assis-tência social.

Durante a entrega do reco-nhecimento, o presidente da Assembleia Legislativa, De-putado Edson Brum (PMDB), destacou em seu pronuncia-mento o municipalismo, por meio da representação de ex--prefeitos no parlamento. O parlamentar ressaltou suas origens interioranas e a im-portância do reconhecimento para a cidade.

Já o presidente do Sindifisco, Celso Malhani de Souza, enal-teceu os projetos dos gestores públicos que foram inscritos para serem avaliados. De Souza revelou que os projetos inscri-tos são cada vez mais qualifica-dos e amparam no crescimento e na melhora da qualidade de vida de sua comunidade.

Os softwares desenvolvidos pela CETEC para secretarias e órgãos do governo proporcio-nam melhor gerenciamento das informações, economia e agilizam as tomadas de deci-sões por parte do gestor. Na área de capacitação, por meio da Escola de Gestão Públi-ca, somente em 2014 foram realizados 33 cursos de ca-pacitação para os servidores públicos totalizando 709 ho-ras-aula.

Page 18: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201518 Geral

Cotas raciais ainda gera polêmica

Escola Imperadores do Samba, de Porto Alegre, se apresenta no dia 20, às 18h30min, na Via del Vino

Oscar e Sílvio falaram sobre a primeira edição do evento na cidade

Pela primeira vez, Bento Gonçalves dedica uma pro-

gramação especial voltada à Se-mana da Consciência Negra. A abertura oficial ocorreu ontem, dia 13, e se estende até sába-do, 21 de novembro. Ao longo de nove dias serão realizados mostras de danças, apresenta-ções teatrais, seminário e pales-tras, todas as atividades estão abertas à comunidade e são desenvolvidas pela Sociedade Educativa Cultural 20 de No-vembro, em parceria com a Se-cretaria Municipal de Educação (SMED) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novem-bro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do pe-ríodo colonial, o Quilombo dos Palmares. Festejado há mais de 30 anos por ativistas do movi-mento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu ofi-cialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Momento serve para informar e refletir sobre a importância da cultura e do povo africano na história brasileira

Data é para festejar ou reivindicar?Dia da Consciência Negra

AN

DRÉ G

OM

ES, DIVU

LGA

ÇÃO

Juliana [email protected]

A população negra brasilei-ra ainda enfrenta um abismo de desigualdade. O racismo sempre foi negado dentro e fora do Brasil, no entanto ele existe, muitas vezes de forma velada. Para o vice-presidente da Sociedade 20 de Novembro, Oscar Gonçalves, o preconcei-

to existe, mas a questão é social em Bento Gonçalves. “Estamos brigando pelo nosso espaço. Queremos resgatar a história dos negros e mostrar que to-dos tiveram problemas, assim como o negro”, explica.

Conforme o diretor de Co-municação da Sociedade, Sílvio

dos Santos, é preciso que a so-ciedade veja com outros olhos a questão dos negros. “Estamos caminhando a passos lentos. O preconceito também existe pela falta de informação das origens da humanidade”, avalia.

Em Bento Gonçalves existem negros de referência , como o

professor Augusto Bouças, na-tural de Salvador, Bahia, e que reside há seis anos no municí-pio. Antes passou por diversos países, como a Alemanha, em nenhuma ocasião sofreu pre-conceito. “Se sofresse estaria pronto para responder a altura. Sinto pena destas pessoas que tendem a se diminuir por causa da sua cor”, revela. Proprietário de uma escola de idiomas, Bou-ças acredita que na Serra a resis-tência seja mais social e cultural. “Não acredito muito neste racis-mo brasileiro, embora aqui seja mais cruel. Se quisessem acabar com racismo, teria que acabar com a mídia, pois esse é o pior dos racismos, afinal sempre co-locam o negro em papéis secun-dários”, diz.

Entidade

A Sociedade 20 de Novem-bro defende os direitos e a igualdade dos negros, mas enfrenta um obstáculo: ter a sede própria para promover mais atividades à comunida-de. “Queremos trazer a criança carente para participar de ati-vidades, mas não conseguimos implantar porque está tudo no papel”, diz Silvio dos Santos.

Programação

Hoje, 14 9h30min - Capoeira - Gru-

po Capoerança, Via Del Vino10h - Skema Vip (Pagode),

Via del VinoAmanhã, 15 16h - Capoeira - Grupo

Abadá - Via Del VinoSegunda, 1619h - Seminário Relações

Étnicas - IFRSTerça, 17 19h - Teatro Eu não sou

macaco - IFRSPalestra Rio Grande Negro:

Uma história com as cores do silêncio com o professor Jo-vani Scherer (Unisinos)- IFRS

Quarta, 18 17h30min - Dança de

Rua - Via Del Vino18h - CQ Sabe (Grupo de

Pagode) - Via Del VinoQuinta, 1910h - Teatro Qual a dife-

rença entre o Charme e o Funk - Casa das Artes

Sexta, 20 17h30min - Banda Bom

Balanço - Via Del Vino18h30min - Imperadores

do Samba - Via Del VinoSábado, 2120h30min - 3º Costelão da

Sociedade 20 de Novembro - CTG Laços da Amizade, bair-ro Borgo

Outra polêmica nos últimos anos tem sido a questão das cotas raciais, que reserva va-gas em instituições públicas ou privadas para grupos espe-cíficos classificados por “raça” ou etnia, na maioria das ve-zes, negros e indígenas. Oscar Gonçalves já foi contra, mas hoje pensa diferente. “Achava que o sistema de cota social seria mais interessante, mas mudei de visão. Na história sempre existiram cotas, por isso acho que atualmente seria melhor a cota racial combina-da à social”, diz.

Já Silvio dos Santos é a fa-vor. “As cotas não dão direito de uma formação, dão direito a uma inclusão nos estudos e no mercado de trabalho”, explica.

O professor Augusto acredita que a questão da legislação das cotas é um pouco deturpada e a própria mídia é responsável

por fazer isso. Na opinião dele deveria ser uma cota social e não para negros.

Mudança pedagógica

A Lei Federal 10.639/2013 torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de

ensino fundamental e médio. Em Bento Gonçalves, os estu-dantes da rede municipal tem acesso a este conteúdo na dis-ciplina de História, segundo a secretária de Educação, Iraci Vasques. “Com o auxílio dos coordenadores pedagógicos preparamos os professores”, finaliza.

CRISTIAN

O M

IGO

N

Page 19: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 19Geral

Ainda há uma esperança para a obra do entronca-

mento entre as rodovias RSC-453 e BR-470, entre os municí-pios de Garibaldi e Farroupilha, conhecido como o Trevo da Te-lasul. O superintendente regio-nal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpor-tes (DNIT), Alberto Jurach, informou que está tramitando em Brasília um aditivo ao con-trato de conservação da 470, no valor de R$ 6 milhões, para a construção de uma rotatória no trecho. A medida está sendo adotada devido à urgência da obra para melhorar as condi-ções de trafegabilidade.

A notícia é considerada mui-to importante para os usuários do entroncamento, responsável por muitos acidentes e vítimas fatais ao longo dos anos. Ape-sar dos cortes de investimentos da União, Jurach acredita que a obra possa iniciar ainda no primeiro semestre do ano que vem. O projeto da rotatória foi elaborado pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra

Superintendente regional, Adalberto Jurach, acredita que projeto pode ser viabilizado devido à urgência da obra na região

Cosntrução de uma rotatória seria a alternativa imediata para evitar que problemas maiores aconteçam

DNIT sinaliza possibilidade de rotatóriaREPRO

DU

ÇÃO

Trevo da Telasul

Gaúcha (CICs Serra), em par-ceria com prefeituras da região.

Todos entendem que a cons-trução será uma obra emer-

gencial e que não irá resolver o problema de forma definitiva, devido ao grande fluxo de veí-culos que circulam pela rodo-

via. Mesmo assim, é consenso de que a medida paliativa irá reduzir de forma significativa o número de acidentes no trecho.

Esta é uma demanda que há vários anos vem sendo tema de debate entre políticos, em-presários e lideranças comu-nitárias da região. O superin-tendente entende que, assim como explanou o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o ideal era que fos-sem construídos viadutos para melhorar de forma definitiva o fluxo de veículos, porém a es-cassez de recursos faz com que o departamento não encontre alternativa de investimento na infraestrutura.

Segundo a Polícia Rodovi-ária Federal (PRF), cerca de 15 mil veículos passam dia-riamente pelo trevo, que faz a ligação de cidades como Far-roupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Em agosto, a construtora Cen-tro-Leste iniciou os trabalhos na BR-470, com roçada, sina-lização e tapa-buracos. Uma usina de asfalto está sendo instalada em Barão e, nos pró-ximos 15 dias, deve iniciar o recapeamento a partir de Ba-rão até Carlos Barbosa.

Page 20: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201520 Geral

Mais enriquecedor do que ganhar brinquedos de

presente de Natal é ganhar algo que faça diferença na sua vida. E melhor ainda se este presente puder ser compar-tilhado com outras pessoas e que, em conjunto, uma comu-nidade inteira possa evoluir. Rudimar Zini é empresário do ramo imobiliário, mas faz pausas no expediente para receber as doações de livros que amigos e simpatizantes deixam em seu escritório. As pilhas estão cada vez maiores e antes de seguirem para seu destino final devem formar um pinheiro de Natal para simbolizar o momento.

Zini faz ações de solidarieda-de há sete anos e, há seis, au-xilia os moradores de São Luiz das Antas. Nos anos anteriores, o empresário fazia doações de brinquedos para as crianças, isso além da ajuda com roupas e alimentos no restante do ano. Quando começou a planejar a sua ação de Natal, Zini deci-diu que as crianças não rece-beriam mais brinquedos, mas sim livros, um objeto que não serviria apenas para passar o tempo, mas sim para ajudar a educar, fomentar o gosto pela leitura e, consequentemente, tornar pessoas melhores.

Em dezembro, comunidade São Luiz das Antas receberá biblioteca formada por livros arrecadados por empresário

Comunidade em vulnerabilidade social precisa de ajuda

Há sete anos, Rudimar Zini desenvolve ações para localidade, mas em 2015 trocou brinquedos por livros

Literatura como presente de Natal

Vitória [email protected]

Ação social

“Ao invés de ter apenas um brinquedo, as crianças terão dezenas de livros que pode-rão ser compartilhados com todos. Formaremos uma lin-da biblioteca que também deve servir como um espaço de estudo para os pequenos e até uma maior participação dos pais nos seus estudos”, salienta. Zini afirma que está

negociando com a Prefeitura a possibilidade de utilização da escola desativada que fica nas proximidades da comuni-dade. Além disso, ele também deve contar com a ajuda de pessoas da comunidade para manter o local organizado e fiscalizado.

Para a montagem da sala, o empresário conta também

As crianças da comunidade de São Luiz das Antas vão até Tuiuty para estudar. O local onde eles moram não conta com escola ou Unidade Básica de Saúde (UBS), e as famílias, em sua maioria, moram nas an-tigas casas pertencentes ao 1º Batalhão Ferroviário. A secre-tária de Habitação e Assistência social, Rosali Fornazier, afirma que os moradores da localidade precisam constantemente de auxílio com doações e assistên-cia e que visitas da equipe da Secretaria são frequentes para monitorar a saúde e educação no local, principalmente dos pequenos. “É uma comunida-

de que está muito afastada, eles têm mais dificuldade de acesso aos serviços básicos do que as outras pessoas da cida-de, por isso precisamos nos deslocar até lá para levar um pouco mais de qualidade de vida para eles”, explica.

A secretária alega que os que moram nas antigas residên-cias do Batalhão, invadiram para ter um local para ficar. “Nós sabemos que eles inva-diram, mas aquelas casas es-tariam lá abandonadas e sem utilidade. Como é que vamos pedir para que eles saiam? Além disso, precisaríamos en-contrar outro lugar para eles,

tarefa difícil”, argumenta.Segundo Rosali, os profissio-

nais do Centro de Referência em Assistência Social I (Cras I) atendem a comunidade com doações de alimentos, roupas e outros itens que, por vezes, são solicitados. Além disso, psicólogas, nutricionistas e assistentes sociais orientam as famílias para que as crian-ças estejam sempre saudáveis e estudando. “É um local que precisa ser monitorado cons-tantemente e ajuda para que todos tenham o mínimo de qualidade de vida”, salienta.

A secretária lembra que re-centemente foi feito um traba-

lho no local para que as famí-lias passassem a participar da agricultura familiar, projeto em que o Poder Público com-pra os produtos gerados para a merenda escolar. “Poucos se interessaram em participar. Alguns aderiram ao progra-ma, mas não foram muitos”, lamenta. As demais famílias atuam nas propriedades rurais em épocas de safra, ou seja, não há trabalho o ano inteiro.

Rosali lamenta também a falta de conhecimento de algumas famílias, já que a maioria não sabia que pode-ria solicitar o Bolsa Família para ter uma ajuda a mais du-

rante o mês. A Secretaria de Assistência Social, no entan-to, foi até o local para reali-zar o cadastro único de todos. Com isso, a solicitação pode ser feita e uma renda extra mensal garantida. “O proje-to federal serve para essas pessoas, mas elas não sabem disso. Eu fiquei muito triste ao saber que eles não sabiam que podiam ser ajudados. É nosso dever prestar assistên-cia a eles, mas qualquer tipo de doação é bem-vinda. As pessoas que quiserem ajudar podem procurar o Cras I que lá eles organizam as formas de doação”, completa.

com doações de classes, cadei-ras e mesas de estudo do Se-nai. Empresas estão fazendo campanhas paralelas com fun-cionários para entregar os vo-lumes para Zini. O empresário destaca a importância de en-treter as crianças com coisas que são válidas e destinadas às suas idades e o incentivo aos estudos. “Se eles tiverem um

espaço que os incentive a fazer isso, eles estarão mais dispos-tos a fazer”, lembra.

Zini comenta a gratificação de ver uma biblioteca monta-da e a possibilidade de melho-rar a vida de outras pessoas. “Eu sou uma pessoa realizada na minha profissão e na vida pessoal. Não preciso de mui-tas outras coisas. Poder dar alegrias ou mais qualidade de vida para crianças é uma gra-tificação sem tamanho. Saber que o espaço estará idealiza-do já me deixa muito feliz. Se eu souber de alguma que teve mudanças em sua vida devido a nossa iniciativa, então a re-alização será por completo”, revela.

Apesar do grande número de livros que o empresário já acu-mula, ele destaca que doações são sempre bem-vindas, já que outras unidades da biblioteca infantil serão montadas em di-ferentes comunidades depois que a primeira foi idealizada. “Com o número de livros que temos, podemos montar ou-tras bibliotecas e reabastecer as existentes com frequência para que as crianças sempre tenham volumes novos”, com-pleta. A primeira iniciativa dos livros está dando tão certo que Zini garante não parar mais. “De agora em diante será as-sim todo o ano. Estou feliz com isso”, completa.

VITÓRIA

LOVAT

Page 21: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Maior parte das ações judiciais é complexa e não tem a dinâmica desejada pelo promotor e pela comunidade de Bento

Novo presídio e casos com idosos preocupam promotor

Promotor Alécio trabalha com centenas de processos complexos e explica que precisa de mais pessoas

Casos envolvendo maus tratos com idosos aumentou no município

Justiça precisa ser mais rápida e eficazPromotor

Sábado, 14 de novembro de 2015 21Geral

CRISTIAN

E GRO

HE A

RROYO

Cristiane Grohe [email protected]

O 1º promotor de Justiça, Alécio da Silveira Noguei-

ra, exerce a profissão há 19 anos, sendo 16 deles em Bento Gonçalves, onde atualmente acumula também a função de substituto da 2ª Promotoria Cível. De acordo com Nogueira não existe a previsão para o Es-tado nomear outro profissio-nal para ocupar o cargo na 2ª Promotoria Civil. “Há outros lugares do Estado que também estão com falta de pessoas e em Bento estou conseguindo aten-der dentro do mínimo de razo-abilidade”, explica.

Ele reconhece que está so-brecarregado e a equipe atual é competente e dedicada, porém pequena para a quantidade de trabalho. “São três Varas Cíveis e cada uma delas tem mais de oito mil processos, sem contar as centenas de processos extra-judiciais - que abrangem casos de idosos, saúde pública, defi-cientes físicos, consumidor e improbidade administrativa”, frisa. O promotor explica que os procedimentos são comple-xos e acabam não tendo a agi-lidade que ele considera ideal.

Improbidade Administrativa

O promotor também traba-lha com a Operação Cobertura. No Estado um grupo de sete empresas agia como um cartel. Elas combinavam e revezavam quem ganharia cada licitação, em um sistema de rodízio. A empresa escolhida para vencer a licitação era ajudada pelas demais, que faziam propostas piores para garantir a escolha.

Segundo o Promotor, o Insti-tuto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IDRH), de São Leopoldo, que realizou o certame para a Prefeitura de Bento Gonçalves, não tem con-trato social para a realização de concursos públicos.

A investigação conta, ainda, com um e-mail anônimo en-viado para o Ministério Públi-co do município, indicando os nomes de pessoas que seriam aprovadas no processo. Con-forme informações do pro-motor, a Prefeitura de Bento suspendeu o concurso ao to-mar conhecimento de irregu-laridades. “O IDRH também realizou o concurso da Câmara de Vereadores do município e apresentou irregularidades

consideradas sérias”, comenta.Em 2014 os promotores Alé-

cio e Eduardo Lumertz tam-bém apresentaram denúncia contra os vereadores Adelino Cainelli (PP), Marcos Rodri-gues Barbosa (PRB), Marlen Lucilene Pelicioli (PPS) e Van-derlei Santos (PP) por impro-bidade administrativa e ex-torsão de dinheiro. “Antes da juíza receber a petição inicial todos envolvidos são ouvidos e depois se analisa se tem ele-mentos para gerar uma ação. Essa fase já foi completada e foi recebida em junho deste ano pela Justiça”, relata. Se-gundo o representante do Mi-nistério Público, a fase agora é de novas defesas, porém como são muitas pessoas envolvidas

na ação acaba gerando de-mora no processo. “O tempo independe da nossa vontade, tentamos dar a maior agili-dade possível, mas a Lei tem mecanismos que precisam ser respeitados sob pena de nuli-dade”, completa.

Mudança nas Leis

Nogueira afirma que precisa haver mudanças nas Leis hoje existentes no país. “A legislação que trata da improbidade admi-nistrativa prevê um ritual que naturalmente dobra o tempo do processo”, relata. Outra al-teração sugerida pelo represen-tante do Ministério Público é mais efetividade nas liminares na área de combate àcorrupção.

“Precisamos colocar os instru-mentos de investigação plenos também na esfera da impro-bidade administrativa”. Outro ponto citado pelo Promotor é a necessidade de aumento das penas e celeridade no combate à corrupção. “A resposta para a sociedade muitas vezes acaba sendo tardia. O início da ação e o resultado prático dela é difícil de compreender, principalmen-te para quem é leigo nas ques-tões de Justiça”, complementa.

O promotor também parti-cipou da denúncia feita pelo Ministério Público (MP), sobre o ex-prefeito Roberto Lunelli, que exerceu o cargo de 2009 a 2012. A denúncia apontou a dispensa de licitação fora das hipóteses legais (artigo 89 da Lei de Licitações), fraude (ar-tigo 90 da mesma legislação) e prevaricação (artigo 319 do Código Penal). Testemunhas e outras provas apontaram para a participação direta de Lunelli no direcionamento da licitação, “mediante ajuste e combinação”, que contratou uma empresa, no fim de 2011, para prestar serviços adminis-trativos e de limpeza urbana do município. Conforme a de-núncia, “interesses políticos” estariam por trás da contra-tação. Antes disso, a mesma empresa e outra da mesma área foram contratadas, sem licitação, para prestar os mes-mos serviços à prefeitura. “O objetivo das ações não é gerar ‘ficha limpa ou ficha suja’, isso é uma consequência. Sabemos que muitas pessoas reclamam do tempo para gerar a ficha suja, mas mais uma vez o que precisa ser levado em conta é o tempo do processo e as etapas da Lei”, diz o Promotor.

Em maio do ano passado um pedido de liminar para a cons-trução de uma nova casa pri-sional em Bento Gonçalves foi expedido pelo Promotor. Ela ser-viria para dar o passo inicial ao processo, que depois teria toda a tramitação natural deste tipo de obra. Porém, para a surpresa do promotor, o Tribunal extin-guiu a ação. “Precisamos de um presídio que atenda as condições

mínimas de humanidade para os detentos e que não ofereça ris-co para a população”, avalia. De acordo com ele, a casa prisional que existe hoje no centro de Ben-to não atende a nenhuma dessas condições. “O espaço é mínimo e é no centro da cidade. Qualquer eventual rebelião ou fuga pode por em risco à população em tor-no do presídio”.

Segundo Nogueira, situações

que envolvem os idosos preocu-pam a promotoria. O abandono, negligência e maus tratos têm sido mais comuns. “As denún-cias chegam por vizinhos ou por parentes e amigos”, conta. O Conselho Municipal do Idoso e a Assistência Social também en-caminham casos.“É indignante muitas situações que chegam para nós e nos preocupa o cres-cimento desses casos”, finaliza.

Page 22: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201522 Geral

Estudo mostra que o Rio Grande do Sul tem o segundo maior número de pessoas no país com mais de 60 anos

Idosos estão cada vez mais familiarizados com as novas tecnologias e se comunicando pela internet

População está mais velha e conectadaPNAD 2014

DIVU

LGA

ÇÃO

Não é porque a população gaúcha está mais velha

que ela está menos tecnológi-ca. Conforme a Pesquisa Na-cional por Amostra de Domicí-lios (Pnad) 2014, divulgada na manhã de ontem, 13, pelo Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o prota-gonismo do Rio Grande do Sul, quando o assunto é o envelhe-cimento da população, segue se confirmando — é o segundo Estado com maior porcenta-gem de pessoas acima dos 60 anos. Mas o RS ocupa, tam-bém, as primeiras colocações quando o tema é tecnologia.

Itens como televisão, com-putador e geladeira têm ocu-pado cada vez mais um espaço central na casa dos gaúchos. E quando se fala em celular e internet, os números são mais significativos ainda. Se no iní-cio do século apenas 17,6% das casas no Rio Grande do Sul tinham computador, em 2014 esse número ultrapassa a me-tade da população, chegando a 54,6% — uma porcentagem acima da média nacional que ficou em 48,5%.

E quando a avalição chega

no universo virtual, a evolução dos gaúchos é mais evidente ainda. Em 2011, 11,92% dos gaúchos tinham acesso à inter-net em casa, hoje são 47,5%.

Entretanto, entre os itens de bens duráveis avaliados na pesquisa, a liderança exclusiva do Rio Grande do Sul aparece pelas ondas do rádio. Disposi-tivo antes considerado fadado ao esquecimento — pela intro-dução das novas tecnologias — o rádio ainda está presente em mais de 85% das casas do Estado.

Este dado chama a atenção quando comparado a outros estados do país, que registram uma queda brusca no número de famílias que alegaram ter um rádio dentro de casa. Em 2001, 88% brasileiros tinham o dispositivo. Em 2014, são apenas 72%.

População gaúcha é a segunda mais velha

O aumento na expectativa de vida da população brasilei-ra coloca o Rio Grande do Sul no segundo lugar em percentu-al de pessoas com 60 anos ou

mais — que somam 17,3% — O Estado aparece logo abaixo do Rio de Janeiro, que lidera com 17,4%.

E as principais responsáveis por isso são as mulheres. Os dados da Região Sul do país apontam que, em 2014, 16,4% delas possuíam 60 anos ou mais, contra 13,6% dos ho-mens. Essa tendência chama a atenção, principalmente se colocada ao lado do Relatório Mundial de Saúde e Envelhe-cimento, divulgado em setem-bro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o documento, o número de pes-soas com mais de 60 anos no país cresce muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de ido-sos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase tripli-cará no Brasil.

Ao mesmo tempo em que envelhece, o RS é o Estado que possui a menor porcentagem de crianças entre 0 a 4 anos, que somavam apenas 5,7% da população. Rio de Janeiro e Santa Catarina apareceram lado a lado com o RS, regis-trando o mesmo percentual.

O RS conforme o PNAD 2014

Tecnologia em foco

Os gaúchos estão envelhecendo... E rápido

No início do século, menos de 20% dos gaúchos tinham computador em casa. Hoje, este número

supora os 50%, ficando um pouco acima da média nacional, que é de 48,5%.

0 a 4 anos

5 a 9 anos

10 a 14 anos

15 a 19 anos

20 a 24 anos

25 a 39 anos

40 a 59 anos

60 anos ou mais

8,49

8,49

8,91

9,19

8,31

22,59

23,06

10,97

5,7

5,9

7

7,7

7,4

21,4

27,6

17,3

20012014

2003

17,6

54,6

2014

Page 23: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

cia da troca de liderança por permitir que vários colegas participem ativamente como representantes da classe tra-balhista, e da tomada de de-cisões em favor da categoria, Possamai avalia sua gestão como produtiva. “Podemos dizer que várias atividades foram realizadas ao longo do mandato, tanto na represen-

tação institucional, como na melhoria dos serviços pres-tados ao profissional da ad-vocacia e também uma maior divulgação do órgão de classe e participação na sociedade”, afirma.

De acordo com o presidente, pela seriedade da instituição, a Ordem dos Advogados aca-ba se envolvendo em várias

atividades, isoladamente, ou em conjunto com outras ins-tituições, e nos parece que a maior dificuldade do cargo é a representação institucional, e poder participar de todas estas atividades, juntamente com o necessário atendimen-to aos colegas e pessoas que procuram a OAB, o que acaba consumindo algum tempo por

vezes considerável, enquanto também é necessário manter as atividades profissionais do escritório de advocacia.

A coordenadora da subco-missão eleitoral, Francine Krüger Lavandoski, ressalta a relevância do pleito: “A par-ticipação dos colegas advoga-dos nas eleições da Ordem é essencial para o fortalecimen-to da classe. O pleito eleitoral possui importância funda-mental para o contínuo apri-moramento de uma entidade que não só defende as prerro-gativas profissionais da advo-cacia, mas que também parti-cipa ativamente na defesa da democracia, da constituição e da cidadania”, enfatiza.

A votação é obrigatória para todos os advogados regular-mente inscritos na OAB, sob pena de multa. Para votar basta comparecer à subseção, localizada à Avenida Presi-dente Costa e Silva, 484, das 9h às 17h, munido da identi-dade profissional vigente. É necessário também estar em dia com a contribuição das anuidades.

Após três anos à frente da Ordem Brasileira dos

Advogados, o atual presiden-te, Felipe Possamai deixará o posto, sendo substituído por Cleber Dalla Colletta. A alte-ração é referente à realização da eleição para líderes das sec-cionais e subseções da entida-de, que em 2015, conta com apenas uma chapa inscrita na cidade. A votação ocorre no dia 17 de novembro.

Atuando há seis anos como membro da atual diretoria, Dalla Colletta está à frente da “Chapa 10 – OAB Mais Forte”, e na sua primeira gestão atuou como tesoureiro e na segunda como vice-presidente da Or-dem. O candidato afirma ter como objetivo trabalhar por uma maior aproximação da classe com a entidade e a valo-rização do advogado, além de manter o trabalho de defesa das prerrogativas dos juristas e finalizar imediatamente a reforma da sede.

Ressaltando a importân-

Subseção da cidade será comandada pelo advogado Cleber Dalla Colletta, que atua há seis anos como membro da diretoria

Jurista pretende trabalhar pela aproximação da classe com a entidade e finalizar a reforma da sede

Troca de presidência ocorre na terça, 17OAB

Sábado, 14 de novembro de 2015 23Geral

REPROD

UÇÃ

O

Cristiano [email protected]

Page 24: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201524 Geral

FOTO

S VITÓRIA

LOVATNo início da tarde da quin-

ta-feira, lideranças e em-presários de Bento Gonçalves vestiram a camiseta azul e foram à Via Del Vino falar so-bre o câncer de próstata e as suas formas de prevenção. O objetivo é conscientizar a co-munidade de um assunto tão importante que ainda é tabu. Liderados pela equipe da Liga de Combate ao Câncer, os ho-mens participam da campanha “Eu Cuido do que é Meu” e até o fim de novembro há progra-mação com atividades voltadas à saúde do homem em diversos pontos do município.

Os homens mais vulnerá-veis ao câncer de próstata são aqueles com mais de 45 anos, representantes de 14% da po-pulação de Bento Gonçalves. Os números da doença se agravam a cada ano e, prin-cipalmente no Rio Grande do Sul, há uma incidência alta da doença. Desde o início de 2015 foram realizados mais de 2,2 mil exames de PSA, mais conhecido como exame de to-que. Destes, 10% tiveram o re-sultado alterado.

Caminhada na Via del Vino reuniu lideranças da cidade que vestiram a camiseta da campanha “Eu Cuido do que é Meu”

Coordenados pela Liga de Combate ao Câncer, o grupo falou sobre a importância do exame preventivo

Homens contra o câncer de próstataNovembro Azul

Vitória [email protected]

“Para reduzir os índices do câncer de próstata, não so-mente em Bento Gonçalves, mas em todos os outros luga-res, precisamos erradicar de vez o preconceito. O exame preventivo, ainda gera receio em muitos homens, mas isso não pode impedir algo que é tão importante para a nossa saúde. Como a campanha diz “eu cuido do que é meu”, nós precisamos ter cuidado com o que é nosso e garan-tir que se houver alguma incidência da doença, ela será descoberta no início e as chances de um tratamento mais eficaz serão maiores.” Guilherme Pasin, prefeito.

“Eu estou participando da campanha porque sei o quanto é doloroso perder alguém da família para uma doença que é tão fácil de ser identificada. Meu pai descobriu o câncer de próstata quando ele já estava muito agressivo e o trata-mento já não poderia salvá-lo com facilidade. Os homens precisam entender que exames devem ser feitos sempre, não apenas quando houver sintomas. Se meu pai tivesse uma rotina de exames, teríamos descoberto antes e, quem sabe, ele estaria aqui hoje.” Moacir Sonaglio, perdeu o pai para o câncer de próstata.

“Eu ouvi falar sobre esse tal de câncer de próstata quan-do tinha 50 anos, comecei a fazer exames periódicos, todos os anos. Eis que depois de 10 anos, já aos 60, veio o diag-nóstico de que algo estava fora do normal. Comecei as ra-dioterapias e hoje estou muito bem. Se eu tivesse descober-to mais tarde, talvez precisasse também de quimioterapias ou até cirurgia, mas não foi necessário. Depois do fim das sessões, faço os exames a cada seis meses e, ainda bem, tudo está normal.” Ângelo Frizzo, superou o câncer de próstata há mais de um ano.

“Um evento como esse, no Centro da cidade, chama aten-ção não somente para os participantes, mas também para as pessoas que estão na rua, eles ficam curiosos do que se trata e, no fim, saem informados também. O exame ainda é um tabu e nós precisamos falar sobre ele porque é uma questão social que interfere na vida das pessoas. Precisamos naturalizar essa questão do exame e fazer com que ele se torne normal, assim mais pessoas descobrem o problema antes e as possibilidades de cura aumentam.” Felipe Pos-samai, Presidente da OAB Bento Gonçalves

O que pensam os homens sobre a prevenção da doença

Ao longo do ano, os funcio-nários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberam capacitações para tratar o assunto de uma forma mais tranquila, além disso, empre-sas também receberam pales-tras sobre os tabus do exame de prevenção na tentativa de conscientizar cada vez mais

homens. O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o segun-do que mais ocorre entre os homens, ele é considerado de terceira idade, já que a maio-ria ocorre a partir dos 65 anos.

A presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Seve-

ra, destaca a importância de se falar sobre o câncer de prósta-ta independente da época do ano. Segundo ela, apesar de o novembro azul intensificar a relevância dos exames pre-ventivos, o trabalho deve ser feito de forma contínua. “Nós precisamos falar sobre este exame que ainda é visto com

preconceito entre os homens. É preciso que se entenda que não há nada errado em cuidar da própria saúde, não é pre-ciso vergonha nem nada do gênero. O importante é estar saudável e tranquilo. Com os exames, se o diagnóstico for precoce a chance de cura é maior”, salienta.

Para a presidente da enti-dade, os projetos realizados em datas específicas, como o Novembro Azul ou o Outubro Rosa, servem para intensificar os assuntos e quando as ações são realizadas, o objetivo é provocar mudança. “As cam-panhas tem que provocar mu-dança, tem que fazer as pesso-as pensarem, caso contrário de nada adianta”, lembra.

Os altos índices da doença preocupam a Liga. Maria Lú-cia ressalta a diferença que pode fazer na vida de uma pessoa a descoberta preco-ce da doença. “Nós estamos cientes de que os números de câncer estão aumentando, as pessoas que têm acesso à in-formação precisam se cons-cientizar que a saúde é uma das coisas mais importantes que temos. Porque não se prevenir?”, argumenta.

Page 25: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

A Escola Estadual Anselmo Luigi Piccoli é, mais uma

vez, destaque na educação. A instituição, depois de superar a etapa regional e estadual, está entre as cinco finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2015 e representa os três estados da Região Sul. A iniciativa é pro-moção do Ministério da Edu-cação e Conselho Nacional de Secretários de Estado da Edu-cação (Consed) que escolherão o vencedor no dia 3 de dezem-bro, em cerimônia em Brasília. No total, 7,8 mil escolhas parti-ciparam da seleção.

A diretora da Escola Ansel-mo, Tânia Ducatti, lembra que o objetivo do prêmio é buscar diferentes processos envolvi-dos na gestão escolar. Segun-do ela, a gestão na escola onde trabalha há mais de 20 anos é baseada no planejamento es-tratégico e participativo com foco na aprendizagem dos alunos. “Estamos muito feli-zes de estar entre as cinco do Brasil, nós trabalhamos muito e continuamente, este prêmio é um reflexo disso. Eu lembro sempre que o reconhecimento é devido ao que fazemos du-rante todo o ano na escola, há práticas em sala de aula que tratam cada aluno de forma

Para Tânia, a escola é par-te da comunidade e é com ela que são discutidas as decisões da instituição. Segundo a dire-tora, este é o principal ponto forte da Anselmo Luigi Piccoli, a integração em uma sociedade que também se importa com o desempenho dos alunos. “Os processos e ações são sociali-zadas com a comunidade esco-lar que se sente à vontade para participar da gestão e decisões Aqui nada vem de cima para baixo. Desenvolvemos também um projeto de monitoramento da aprendizagem e acompa-nhamento familiar, envolven-do a família na vida escolar dos filhos”, relata.

Outro diferencial apontado

Instituição estadual é destaque na Região Sul e está entre as finalistas do País no Prêmio Gestão Escolar 2015

“O trabalho é contínuo e a escola é parte da comunidade”

A diretora Tânia com a professora Denize De Toni e a turma do quatro ano junto dos projetos entregues

Entre as cinco melhores do BrasilAnselmo Luigi Piccoli

Dimensões avaliadas e projetos apresentadosDimensão

Gestão Pedagógica: análise de resultados edu-cacionais

Gestão Pedagógica: planejamento de ações pe-dagógicas

Gestão Participativa: processos coletivos de de-cisões e ações

Gestão de infraestrutura: administração de ser-viços e recursos

Projetos da Escola AnselmoMonitoramento de sala de aula com atas descri-

tivas; escolha dos destaques da escola como forma de competição saudável; apresentação de boletins e taxas de evasão; portfólios e projetos dos alunos.

Ações de formação de professores, cursos e pales-tras; sessões de estudos com os profissionais; provas entre direção e alunos para avaliar os professores.

Participação dos pais, alunos , professores e con-selho escolar nas decisões; atenção aos desejos da comunidade escolar; acompanhamento familiar; parcerias com a comunidade.

Registros em imagens da estrutura da escola; divulgação e transparência; alimentação escolar; autonomia financeira; escrituração contábil.

Sábado, 14 de novembro de 2015 25Geral

VITÓRIA

LOVAT

Vitória [email protected]

por Tânia são os grupos de trabalho formados por pro-fessores e colaboradores que dividem a experiência de de-senvolver projetos e exercer funções de apoio. “A escola também trabalha com a me-diação de conflitos no espaço escolar, por meio da aplica-ção da Justiça Restaurativa e da Cipave. Nós identifica-mos onde há problemas ou dificuldades de aprendizado e atuamos especificamente para a solução daquele confli-to”, determina. Tânia finaliza lembrando que a taxa de eva-são escola é quase nula, já que apenas dois casos foram con-tabilizados em 2015 dentre os mais de 300 estudantes.

especial. Isso não é algo mo-mentâneo”, salienta.

Tânia, no entanto, afirma que estava confiante com os projetos da instituição, já que a qualidade dos alunos é mui-to boa e tudo é controlado e arquivado. “É claro que não esperávamos atingir um nível tão alto, mas sabemos do nosso potencial, do trabalho que rea-lizamos aqui”, enfatiza.

Um dos fatores determinan-tes é a autoavaliação. Todas as pessoas envolvidas com a An-selmo Luigi Piccoli realizaram a avaliação desde a direção até os alunos e, inclusive os pais. Todos responderam questio-nários sobre a escola, uma forma de avaliar o local não so-mente pelos olhos da direção. “Cada resposta de cada aluno ou pai foi para o Prêmio. Nós

enviamos tudo, tudo o que tí-nhamos aqui, desde documen-tos que comprovam os investi-mentos feitos na escola, até os destaques dos estudantes que conquistaram premiações e tí-tulos fora da escola”, justifica.

A diretora não se refere aos alunos somente como estu-dantes que farão uma passa-gem pelo local, mas sim como pessoas especiais os quais ela

conhece um a um pelo nome, suas famílias, habilidades e di-ficuldades. Tânia lembra que tratar os alunos de forma espe-cial faz com que eles observem na escola também um lugar es-pecial e se dediquem a ela não somente pelo resultado numé-rico no fim de cada trimestre, mas sim pela importância que ela conquistou na vida de cada um deles. “Quando tratamos eles como pessoas especiais, eles também se referem à es-cola como um lugar acolhedor, bom de se estar e prazeroso. Acredito que, no fim das con-tas, esse é o nosso maior prê-mio”, acrescenta.

Se for vencedora, a escola também receberá um prêmio em dinheiro, são R$ 30 mil para a instituição e mais R$ 6 mil para a diretora. Caso, ela não seja a campeã ainda fica com o prêmio de R$ 10 mil. Tânia diz que o desejo é inves-tir no ginásio de esportes, que é um dos locais mais queridos pelos alunos. “Nosso ginásio precisa de um sistema de som e ainda há outras melhorias que podemos fazer. Porém quero consultar os professo-res para verificar quais são as necessidades de material pe-dagógico e de manutenção. Aí dividimos a verba e destina-mos para as principais neces-sidades” adianta.

Page 26: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201526 Geral

Solenidade de formatura, entrega de medalhas e diploma de Amigo do Batalhão marcaram o evento realizado na quarta-feira

Um pouco da vida de quem participou da história

Evento foi marcado por emoção, agradecimentos e homenagens a quem fez parte da história da instituição

Francisco Pértile, aos 95 anos, acompanhou a celebração do 6º B Com

6º B Com celebra 40 anos de existênciaBatalhão

FOTO

S CRISTIAN

E GRO

HE A

RROYO

Cristiane Grohe [email protected]

O 6º Batalhão de Comunica-ções (6º B Com) comple-

tou 40 anos na última quarta--feira, 11, e reuniu autoridades civis e militares para celebrar a data. O Batalhão foi criado por decreto do presidente da Re-pública, o bento-gonçalvense, Ernesto Geisel, em 11 novem-bro de 1975. As instalações ocupadas pelo 6º B Com re-montam às do 1° Batalhão Fer-roviário que, vindo de Santiago (RS), permaneceu no municí-pio no período de 25 fevereiro de 1943 a 28 fevereiro de 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações do Exército que, vindo de Rio Negro (PR), ocupou proviso-riamente o aquartelamento entre 16 de março de 1971 e 22 fevereiro de 1976. O Batalhão conta com um efetivo aproxi-mado de 450 pessoas. Cerca de trinta oficiais, 120 subtenentes e sargentos e trezentos cabos e soldados. Os soldados que incorporam anualmente são recrutados integralmente no município de Bento Gonçalves.

Durante a solenidade o coman-dante do 6º B Com, Coronel Ale-xander Vicente Ferreira, agrade-ceu a todos que participaram do evento, aos 27 municípios que o Batalhão se relaciona e ao ve-terano do Exército, Francisco Pértile, 95 anos. “Hoje contamos também com o herói de guerra, o soldado Francisco Pértile, inte-grante da Força Expedicionária Brasileira. Ele esteve em Mon-te Castelo, combateu na Itália e trouxe a vitória nos ombros e

representou toda nossa nação, em um dos mais duros combates da nossa história”, lembra Fer-reira. O comandante enfatizou que a relação com a sociedade faz com ele tenha certeza de que hoje Bento faz parte do Batalhão e o Batalhão faz parte de Bento. “Agradeço aos militares que fa-zem parte da nossa organização militar, vocês são a força motriz e a razão de ser desta unidade”, enfatiza o Coronel.

Ferreira falou que o evento marca a história de uma das mais tradicionais organizações militares que o Exército tem. “Estamos reverenciando a data magna do nascimento do ‘Ber-rante da Serra’”. O comandante também afirmou que a unidade de Bento acompanha o Exército em seu processo de transforma-

ção. “A partir de janeiro serão criadas a 8ª Companhia de Co-municações e da 15ª Compa-nhia de Comunicações Meca-nizada, junto com o 6º B Com, compondo o efetivo das organi-zações militares de Bento Gon-çalves”. A mudança faz parte da transformação do exército e está ligada ao Sistema Inte-grado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). A peculia-ridade é que cada unidade terá um comando diferente e será subordinada a um general ou Brigada diferente.

Para Ferreira, o evento de co-memoração aos 40 anos é mar-cante porque pode ser a última vez que o Batalhão está com todo seu efetivo completo, já que a partir do próximo ano ele existirá de forma desmembra-

da. “Acredito que o presidente Geisel jamais poderia imaginar que o seu decreto geraria tan-tos frutos”, enfatiza. De acordo com Ferreira, caminha no âm-bito do Exército uma proposta de denominação histórica ao 6º Batalhão de Comunicações, que poderá passar a se chamar ‘Ba-talhão Presidente Ernesto’ Gei-sel, numa homenagem ao presi-dente nascido no município. O coronel passa o comando para o Tenente-Coronel Lucio Mau-ro Villote Moreira Guerra em 15 de janeiro. Ferreira foi trans-ferido para Brasília (DF), onde ficará num órgão de direção se-torial, chamado Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).

O prefeito Guilherme Pasin também salientou a importân-cia do 6º B Com para o municí-

pio. “Essa organização militar nos traz muita alegria e orgu-lho”, salienta. Para o prefeito, os militares fazem por meio da manutenção de princípios e valores a garantia da demo-cracia e a segurança da Pátria. “A aproximação do 6º B Com o nosso povo, a parceria em pro-jetos comunitários, sendo pre-sente, ativo e participando dos rumos da nossa sociedade é mérito do Coronel Alexander”, destaca o prefeito.

Durante a solenidade de co-memoração, o coronel entregou diplomas de Amigo do Bata-lhão para pessoas que presta-ram serviços e pela amizade dispensada à organização mi-litar. Entre os agraciados esta-va a colunista Social do Jornal Semanário, Caroline Pandolfo. “Alegria imensurável: assim defino a manhã desta quarta--feira, quando recebi o diplo-ma”, revela Caroline. Para a co-lunista, foi uma honra receber a homenagem ao lado de pessoas que marcaram a história de crescimento e desenvolvimento de Bento Gonçalves.

O professor e artista Moacir Corrêa, 53 anos, serviu no quar-tel de Bento no período 1980 a 1985 e fala que a estrutura mu-dou muito daquela época para hoje. “O Batalhão mudou a dis-posição dos prédios e evoluiu muito”, avalia Corrêa. Para ele o tempo em que foi soldado e Cabo fez com que aprendesse muito e que hoje aplica no tra-balho. “Comandar uma tropa dá uma experiência e uma au-toconfiança muito grande, que é importante para todas as car-reiras”, analisa.

Francisco Pértile foi um dos homenageados da solenidade e muitas vezes citado na ceri-mônia. Não é pra menos. Ele fez parte da história do Exército Brasileiro, pois acompanhou de perto um dos principais confli-tos da história, a Segunda Guer-ra Mundial. Ele foi atirador do 11º Regimento de Infantaria.

Pértile nasceu em 1920 e quando completou 22 anos foi convocado para o serviço mili-tar. Ele entrou para o 5º Regi-

mento da Cavalaria, em Quaraí (RS) e, mais tarde, recebeu o treinamento especial em Minas Gerais. Em 4 de setembro de 1944 partiu de navio e passou nove meses em combate.

O ex-combatente da For-ça Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial lembra que quando estava no Exército não acreditava de que algum dia seria mesmo neces-sário atuar. “Entre entrar no Exército e servir a Pátria tinha

uma diferença muito grande”, lembra. Ele fez o treinamento especial, mas afirma que tudo era incerto.

Foi na chegada à Itália que ele se deu conta do que o aguarda-va. “Você ouvir falar da guerra é uma coisa, você vivenciar ela é outra”, conta. O veterando atuou nas batalhas de Monte Castelo, uma das principais conquistas da FEB. “Os combates de Monte Castelo eram os mais difíceis e nós fomos para lá”, relata.

Page 27: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Orgulho de quem serviu o Exército Brasileiro

Troca de comando será em janeiro

Pelotão Curumim proporciona atividades aos jovens

O comandante Alexander Eduardo Vicente Ferreira irá para Brasília

José Antônio Borges da Silva com a esposa Sandra Dorneles da Silva

Cassiano Bassorici da Silva (c) integra o Pelotão há cerca de quatro meses e pensa na carreira militar

Sábado, 14 de novembro de 2015 27Geral

O Projeto Esperança – Pe-lotão Curumim foi fundado em 1996 por iniciativa do 6º B Com, da prefeitura de Ben-to Gonçalves, da Associação Amigos da Criança, do Con-selho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), do Rotary e do Conselho Tutelar. O programa tem o compro-misso de receber crianças e adolescentes com idade entre 13 e 16 anos e em situação de risco social, proporcionan-do melhores condições de enfrentamento da realidade afastando riscos inerentes à ociosidade das ruas.

O integrante do projeto Pelotão Curumim, Cassiano Bassorici da Silva, 13, está no pelotão faz cerca de qua-tro meses e já aprova o pro-grama. “Gosto muito de fazer parte deste grupo, aprendo muitas coisas e repasso inclu-sive para minha família”, fala. Com a experiência no projeto, o adolescente, que cursa a sétima série do Ensino Fun-damental, já pensa em seguir carreira no Exército. “É um sonho que pretendo realizar no futuro”, planeja.

Além de atividades como reforço escolar, assistência educacional, cursos e oficinas

profissionalizantes, espor-te e dança, os integrantes do projeto recebem, assim como seus familiares, atendimento psicológico. Os alunos tam-bém são beneficiados com al-

moço todos os dias, uniforme completo e transporte até o batalhão.

O coordenador do projeto desde 2012, Sargento Gelson Aquino, revela que são aten-

didos em média 40 adoles-centes por ano, de diferentes bairros da cidade. Desde o ano da criação mais de 800 bento-gonçalvenses já forma atendidos pelo projeto.

Além de atividades como reforço escolar, assistência educacional, cursos e oficinas profissionalizantes, espor-te e dança, os integrantes do projeto recebem, assim como seus familiares, atendimento psicológico. Os alunos tam-bém são beneficiados com almoço, uniforme completo e transporte até o batalhão. “É notável que eles têm uma melhora na autoestima, no desempenho na escola, na disciplina em suas casas, en-fim, uma mudança de com-portamento positiva. Muitos saem daqui prontos para o mercado de trabalho ou com o objetivo de buscar seu es-paço como militar. E isso é motivo de muito orgulho para nós”, comenta.

Aquino afirma que o con-tato com as atividades dos militares faz com que eles se inspirem em bons exemplos e saibam que é possível realizar os sonhos e que é importante ter objetivos. “Muitos pais co-mentam que o comportamen-to deles mudou em casa, que se tornaram mais colaboradores e organizados”, complemen-ta. Ele diz ainda que o Pelotão Curumim está em constante evolução e crescimento.

O comandante 6º BCom, co-ronel Alexander Eduardo Vi-cente Ferreira, passa o coman-do para o Tenente-Coronel Lucio Mauro Villote Moreira Guerra em 15 de janeiro. “O novo comando dará continui-dade ao trabalho já realizado, principalmente de aproxima-ção com a comunidade”, re-vela Ferreira. Ele explica que a partir de 2016 o batalhão do município vai ser dividi-do em três. “O capitão Bruno Fernandes de Magalhães co-mandará a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada e o capitão Leandro Silva Nery assume a 8ª Companhia de Comunicações”.

Ferreira considera que foi um desafio comandar a unidade de Bento Gonçalves. “Tivemos bons resultados e a reputação dos soldados repercutiu positi-vamente em Bento Gonçalves, tanto que aumentou a adesão voluntária de jovens ao Exér-cito”, comenta. Além disso, ele avalia que a relação que ele e a família tiveram com a comu-nidade de Bento foi única em

toda carreira. “Fui muito bem recebido pela comunidade. É uma realização profissional”, analisa.

Para o capitão Magalhães, que hoje está em Campo Gran-de (MS), a nova tarefa será im-portante para a carreira militar que ele exerce. “Fui voluntário para comandar e fiquei muito feliz quando fui nomeado. Es-tou muito motivado”, diz.

O capitão Nery, que hoje é instrutor do Centro de Prepa-ração de Oficiais da Reserva do Recife, está preparado para a nova função. “O Exército tem a característica de unir as pesso-as e culturas de todo o Brasil”, avalia. Ele completa dizendo que um dos objetivos é dar se-quência no trabalho de aproxi-mação com a comunidade, que hoje é muito forte.

O aposentado José Antô-nio Borges da Silva, 65 anos, foi soldado em Bento Gonçal-ves de 1970 a 1971. Até hoje ele sente saudades da época e mantém o grupo de amigos da-quela época. “Hoje o 6º B Com é um grande batalhão dentro da logística de comunicações e o batalhão Ferroviário, que

fiz parte, era de construção”, lembra.

Silva aconselha os jovens a servirem o Exército, especial-mente em Bento Gonçalves. “É uma carreira importante para o desenvolvimento da nação. O Exército é uma grande forma-ção para a vida. É uma grande faculdade”, justifica.

FOTO

S CRISTIAN

E GRO

HE A

RROYO

Page 28: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201528 Regional

As inscrições para o servi-ço terceirizado com máquinas agrícolas já iniciaram na Secre-taria Municipal de Desenvolvi-mento da Agricultura de Bento Gonçalves. As máquinas dispo-níveis para o período de 2016 são: minitrator, escavadeira hidráulica, trator de esteira e retroescavadeira.

O subsídio será de R$ 900 por talão. Os produtores rurais interessados devem procurar a subprefeitura do seu distrito, apresentando o Talão do Agri-cultor e CPF. O prazo encerra no dia 18 de dezembro.

A comitiva de prefeitos cum-priu uma agenda extensa da Missão Técnica em Israel, esta semana. Na quarta-feira, 11, o grupo de gestores esteve no Instituto de Cooperação In-ternacional e Exportação. No local, assistiram a sete apre-sentações de representantes de entidades e empresas interes-sadas em realizar negociações ou que já têm parcerias e/ou unidades no Brasil.

A primeira apresentação foi efetuada pelo coordenador do Departamento de Águas, Agri-cultura e Meio Ambiente do Instituto, Gilad Pened. Na sequ-ência apresentou-se a coorde-nadora Geral do Departamento de Laticínios de Israel, Michal Kraus. Após, foi a vez do diretor

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos estudantes da Escola Es-tadual de Ensino Médio Pedro Migliorini, em Monte Belo do Sul, puderam ser conferidos durante a Feira de Ciências. O evento que chegou a sua ter-ceira edição foi realizado na sexta-feira, 6, nas dependên-cias da escola.

Os alunos desenvolveram ex-periências a partir da temática proposta “Qualidade de Vida”. Durante a manhã e a tarde, os pais, colegas e a comunidade conheceram as pesquisas rea-lizadas a partir dos conteúdos trabalhados durante o ano leti-vo. As crianças e adolescentes explicaram e demonstraram as atividades que começaram a ser elaborados desde o mês de agosto, com a coordenação dos

O filme Senhores da Guerra, dirigido por Tabajara Ruas, será apresentado no auditó-rio da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) na próxima terça-feira, 17, às 19h30min. A produção apresenta cenas gravadas na Estação Férrea em Garibaldi, ainda em 2013, e a entrada é franca.

Mais um passo foi dado na construção do Parque de

Eventos encabeçada pela Asso-ciação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI). Na noite desta terça-fei-ra, 10, durante Assembleia Ex-traordinária, foi aprovada por aclamação a compra da área de 48 mil metros quadrados, localizada no bairro Triângu-lo, como local pretendido pela entidade para a construção do centro. A votação, que contou com a presença de cerca de 250 associados, abre as portas para o início imediato de escritura-ção e concepção do projeto.

A previsão é de que em 2018, quando a quitação da área for completa, a obra co-mece a evoluir. A ideia ini-cial é construir um pavilhão e também um espaço para eventos “in company” em prol do associado da entida-de, que será customizado de acordo com a necessidade de cada ocasião. Estima-se que a estrutura possua 30 mil me-tros quadrados, uma área sete vezes maior que o Salão Paro-quial, onde ocorre a maioria dos eventos da cidade. Além disso, um estacionamento para mais de mil veículos será

Associados assinalaram positivamente, em assembleia, o projeto do centro de eventos

Filme Senhores da Guerra será apresentado

Inscrições para serviço estão abertas

Missão Técnica cumpre cronograma em Israel

Estudantes apresentaram os trabalhos realizados em sala de aula

Presidente da ACI, Fabiano Paloschi Ferrari, fez a apresentação da área

Construção de Parque é aprovadaCarlos Barbosa

Escola promove Feira de Ciências

DIVU

LGA

ÇÃO

RAQU

EL PIEGA

S/CON

CEITOCO

M BRA

SIL, DIVU

LGA

ÇÃO

Interior

AmesneMonte Belo do Sul

Garibaldiprojetado, dando acessibili-dade, conforto e segurança aos frequentadores. “Será um parque médio, muito rentá-vel, com um impacto positivo para a região, que passará a contar com investimentos de suma importância nas áreas de turismo, comércio e servi-ços”, prevê presidente da ACI, Fabiano Paloschi Ferrari.

As negociações do terreno, localizado ao longo da rua Padre Arlindo Marcon, ini-ciaram há seis meses. Uma comissão integrada por mem-bros da diretoria e do Conse-

lho Deliberativo da Associa-ção foi formada para tratar do assunto, que foi aprovado por unanimidade pelo Con-selho. Quanto à concepção e execução da obra, Ferrari adianta que será prioridade de vários diretores que assu-mirão a frente da entidade daqui em diante. “Os próxi-mos presidentes deverão as-sumir o compromisso e levar adiante a evolução do nosso Parque de Eventos. Precisa-mos trabalhar para ter uma infraestrutura moderna, que atenderá não somente a nossa

cidade, mas também os muni-cípios do entorno. Será moti-vo de grande orgulho para os barbosenses”, ressalta.

Durante a Assembleia, o pre-sidente da entidade apresentou todas as etapas, desde a identi-ficação da necessidade da cons-trução de um Parque de Even-tos no município até os estudos ambientais e avaliações imobi-liárias que levaram à negocia-ção final da área, no valor de R$ 4,4 milhões. Após a explanação foi aberto espaço para dúvidas e sugestões dos presentes.

Homenagem

O novo empreendimento receberá o nome de Parque de Eventos Guido Sganderla. A denominação é uma homena-gem ao proprietário anterior do terreno, Guido Pascoal Sganderla, ex-diretor da Tra-montina Cutelaria e da Multi, falecido em 2014. O sucesso nas negociações e a flexibili-dade da família na tratativa de valores e formas de paga-mento fizeram com que a en-tidade entrasse em um acor-do para denominar a área em homenagem ao patriarca da família Sganderla.

professores áreas das Ciências de Natureza, Matemática e Se-minário Integrado.

Os estudantes tiveram uma preparação especial antes da Feira de Ciências. Ele apre-

sentaram primeiramente as experiências para os colegas. Também neste momento, os professores passaram as úl-timas orientações para que o evento fosse um sucesso.

da Hi-Cap Formulations (de-fensivos agrícolas), engenheiro Mordechai Granet, seguido pelo CEO da Cattle Watch (gado de corte), Ilan Arbel, pelo enge-nheiro da EMS Mekorot (tec-nologias para tratamento de águas), Itzhak Tzoran, pelo dire-tor Geral da Biofarm (desenvol-vimento, manufatura e impor-tação de fertilizantes agrícolas), Nadaav Lev e finalizando com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da MTR (comunicação entre águas, eletricidade, gás e agricultura), Oren Arazi.

O cronograma contou com a visita “Moshav” próximo à Fai-xa de Gaza e tiveram encontro com representantes da Embai-xada do Brasil na Palestina. A Missão se encerra amanhã.

Page 29: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 29Regional

A Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi promove amanhã a 2ª Feira de Negócios. O evento, que teve sua primeira edição no ano passado aprovada pelos par-ticipantes, teve ampliado seu número de atrações.

A ação, que acontece das 10h às 20h, vai reunir espaços para imobiliárias, construtoras, re-venda de veículos e agências bancárias. O estacionamento da sede e o salão de eventos serão utilizados para as ativi-dades. O objetivo da Feira é proporcionar à comunidade um evento que reúna negócios e lazer, com o oferecimento de diversas atrações e atividades que envolvam toda a família.

João Chagas Leite, Joce Sampaio e a banda Maria Sem Vergonha serão algumas das atrações. A entrada é franca, sendo que haverá estaciona-mento gratuito na Associação

A Administração Municipal de Monte Belo do Sul, por

meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação, organizou uma programação especial desti-nada à terceira idade. O even-to ocorre no próximo sábado, 21, das 13h30min, às 17h, no Ginásio da Escola Estadual Pedro Migliorini.

A festa contará com muita animação, brincadeiras, atra-ções musicais e danças. A ter-ceira idade poderá se divertir com as apresentações artísti-cas do Projeto Canto e Dança Monte Belo Encanta, que en-globa os corais adulto e juvenil; os grupos de dança gaúcha e italiana; e as oficinas de violão.

A atividade vai contar com a presença da Ótica Vízia, reali-zando teste de visão gratuita-mente aos idosos, e com pro-fissionais da Unidade Básica de Saúde do município, forne-

Feira de Negócios movimenta o município

Grupo de Danças Gaúchas é uma das atrações da programação

Haverá espaço para imobiliárias, construtoras, bancos e revendas

Evento irá reunir idosos para celebrar o seu dia

Monte Belo do Sul

Atividade ocorre no dia 21, sábado, no ginásio da Escola Pedro Migliorini

CASSIU

S AN

DRÉ FA

NTI, A

RQU

IVO

DIVU

LGA

ÇÃO

Estefania V. [email protected]

Garibaldi

O aparecimento de mufa nos cachos de uva tem sido a prin-cipal preocupação dos viticul-tores do município. O longo período de chuvas e poucos dias de sol contribuíram para o aparecimento da doença.

Para que a safra não fique ainda mais prejudicada, os produtores têm realizado tra-tamentos. O viticultor Cleimar Petroli, no Vale Aurora, escla-rece que a umidade está mui-to alta o que é propício para o aparecimento de doenças. Ele relata que alguns produtores de Monte Belo do Sul, consta-taram a mufa direto no cacho na variedade Seibel.

Cuidado redobrado para tratar a mufa nas parreiras

Cleimar Petroli tem ampliado a área de cultivo de uvas de mesas

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Vale Aurora

Petroli tem se dedicado ao cultivo de uvas de mesas e está realizando a poda verde. O viticultor lembra que com os calores registrados no mês de agosto a expectativa é que o início da safra fosse adian-tado, porém com as condições climáticas deve começar den-tro do prazo normal, ou até mesmo um pouco mais tarde. No entanto, na localidade onde reside, a variedade Vênus, que uma das mais precoces, come-çou a surgir. Em relação à qua-lidade, ele acredita que vai se definir a partir de agora depen-dendo da quantidade de calor e de chuva.

dos Motoristas de Garibaldi (AMG) com acesso direto ao pátio da CIC. Uma praça de ali-mentação externa, em área co-berta vai proporcionar grande variedade gastronômica.

A presidente da CIC, Alexan-dra Nicolini Brufatto, destaca que a iniciativa busca movi-

mentar setores importantes da economia, além de proporcio-nar um momento de integra-ção e contato entre empreen-dedores de diversos setores e a comunidade. “Neste momento delicado da economia é funda-mental estar atento à realidade e às mudanças que o merca-

do vem impondo nos últimos anos. Vemos o Município bem em meio a um panorama tris-te, tanto no Estado como na União. Temos que manter isso e, para que seja possível, preci-samos nos conhecer e saber o que somos para progredirmos no futuro”, enfatiza.

A feira também vai oferecer diversas opções de lazer e sho-ws para toda a comunidade. Assim como no ano passado haverá espaços de recreação infantil e mateada Ximango. Além disso, os visitantes tam-bém poderão conferir feira de artesanato e apresentação da Cão C4 Nutrire. Durante o dia, consultores do Sebrae estarão à disposição para atendimen-to. Os associados da entidade, que possuem outras áreas de atuação, também terão um lo-cal para a divulgação de seus produtos e serviços, através de material impresso.

Obra de pista de caminhada entra na 2ª fase

Farroupilha

As obras da segunda etapa da pista de caminhada em Cara-vaggio já estão em andamento. A ordem de serviço para a em-presa responsável foi assinada pelo prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves.

Nessa fase, serão investi-dos R$ 265 mil, sendo R$ 243.750,00 provenientes de emenda da senadora Ana Amé-lia Lemos e R$ 21.250,00 de contrapartida do Município. A pavimentação de 400 metros será executada na avenida 26 de Maio, completando toda a extensão da via.

A primeira etapa do proje-to, na avenida 26 de Maio, e a terceira, na RSC-453, estão em andamento. Para a 4ª etapa, na Rodovia dos Romeiros, a Prefeitura aguarda a liberação de emenda parlamentar.

cendo orientação sobre diver-sos assuntos. O encontro será regado com um lanche muito especial tornando o momento ainda mais saboroso.

A secretária de Assistência Social, Claudia Spagnolo, ex-plica que a ação é alusiva ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, porém o evento será agora em virtu-de da agenda do Município. “O objetivo dessa festa de comemoração é o de mostrar

para esses idosos o quanto eles são especiais para nossa sociedade e merecem o nosso respeito e admiração, a fim de reforçar também o convívio deles no meio social”, desta-ca. Para ela, a confraterniza-ção é um momento muito im-portante para a socialização dos idosos. “Traz alegria, di-versão, envolvimento e tudo isso reflete positivamente na qualidade de vida dos partici-pantes”, conclui.

Page 30: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201530 Esporte

O Bento Vôlei está em São José dos Campos, para enfren-tar os donos da casa hoje, às 19h, pela Superliga. O adver-sário também vem de derrota, após ser batido pelo Voleisul, em casa, por 3 sets a 1.

No interior de São Paulo, o Bento Vôlei fez sua estreia na Superliga diante do Funvic/Taubaté na noite de quinta-fei-ra, 12, e acabou derrotado por 3 sets a zero. As parciais foram 27 a 25, 25 a 21 e 25 a 19.

A partida marcava o reencon-tro entre o Bento Vôlei e a Su-perliga, pois a equipe da Serra Gaúcha ficou seis temporadas sem disputar a elite do voleibol nacional. No set inicial, o atual campeão paulista saiu na frente e chegou a estar vencendo por 19 a 16. Os gaúchos consegui-ram a virada, mas no fim, aca-baram derrotados por 27 a 25.

A etapa seguinte foi parecida, com o Bento Vôlei na frente até a metade do set, porém, novamen-te os donos da casa viraram e fe-

O 20º Campeonato Muni-cipal de Futebol de Campo de Monte Belo do Sul irá co-nhecer os dois finalistas ama-nhã. As partidas de volta da semifinal serão disputadas no campo da Comunidade de Santo Isidoro.

O primeiro confronto da tarde ocorre às 14h45min, e o Santa Bárbara precisa apenas

O Bento Gonçalves Futsal (BGF) está eliminado da se-gunda fase da Série Ouro 2015. O clube cumpre tabela hoje, às 20h, contra a Alaf em Lajeado.

As chances de classificação foram anuladas após a derrota diante da Assoeva na terça-feira, 10, em Garibaldi, pelo placar de 2 a 0. O BGF teve que jogar

Acabou o mistério. Badico Costa é o novo treinador do

Clube Esportivo para a tempo-rada 2016. Ele foi apresentado no final da tarde de ontem, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. Será dele a res-ponsabilidade pela montagem do time para a disputa da Divi-são de Acesso e a busca pelo re-torno à elite do futebol gaúcho. Badico tem 47 anos e na atual temporada comandou o Far-roupilha, de Pelotas, que com-petiu na Segundona Gaúcha.

Badico Costa estava em Ben-to Gonçalves desde a tarde de quinta-feira, 12, hospedado em um hotel da cidade. Ele foi o es-colhido após a direção conver-sar também com os treinadores Leco e Celso Freitas. Segundo o presidente Guilherme Salton,

Treinador chega como aposta para levar clube à elite do Gauchão

Bento Vôlei enfrenta o São José hoje à noite

Finalistas serão definidos amanhã em Monte Belo

Clube foi derrotado na estreia pelos paulistas do Taubaté por 3 a 0

Diretoria eleita apresentou o novo comandante e a comissão técnica que irão trabalhar no próximo ano

Badico é apresentado como técnico do Clube Esportivo

Futebol

BGF cumpre tabela contra a Alaf

ResultadosEquipe P J

1º Volei Brasil Kirin 6 22º Voleisul 6 23º Montes Claros 4 24º Sesi-SP 4 25º Taubaté 4 26º Sada Cruzeiro 3 17º São José 3 28º Maringá Vôlei 2 29º Juiz de Fora 1 210º Minas Tênis 0 211º Canoas 0 212º Bento Vôlei 0 1

RAFIN

HA

OLIVEIRA

/FUN

VIC TAUBATÉ, D

IVULG

AÇÃ

O

Superliga

Série Ouro

Campeonato Municipal

Badico tem o perfil procurado pela diretoria, um técnico que joga junto com o time e com capacidade para mobilizar e formar um grupo forte para a disputa da Divisão de Acesso.O técnico terá ao seu lado uma comissão técnica permanente, decisão tomada pela atual di-retoria. Ela será formada por Fernando Agostini, ex-técnico do Barracão e que será o auxi-liar de Badico, Cristiano Fron-za, que era treinador da equipe Sub-17 e assumirá como prepa-rador físico, e Fábio Tuchê, que atuará como preparador de go-leiros. Após a apresentação do novo treinador, o grupo começa a trabalhar na formatação da equipe para as competições.

Quem é Badico Costa

Rinaldo Lopes Costa, o Badi-co, tem 47 anos e é considera-

na cidade vizinha em virtude da perda de mando de campo. Apesar do bom desempenho em quadra, a equipe comandada pelo técnico Vaner Flores não conseguiu vencer o grupo de Ve-nâncio Aires, que é líder isolado da competição. Com o resulta-do, o time bento-gonçalvense ficou com a lanterna da Chave 3

de um empate com o São José para garantir a vaga, pois no jogo de ida venceu pelo placar de 7 a 0.

A outra decisão será às 16h45min entre Cruzeiro e 24 de Maio. Este jogo promete ser mais acirrado em virtude do jogo de ida ter tido como placar Cruzeiro 1 a 2 para o 24 de Maio.

com apenas um ponto marcado.Segundo o comandante, o clu-

be cumpriu o objetivo de chegar entre as 8 equipes da segunda fase. Após o final da participação na competição, Vaner Flores de-verá aguardar a eleição da próxi-ma diretoria do clube, e analisar o projeto que deverá ser apre-sentado na próxima temporada.

charam em 25 a 21. No set final, o técnico Paulão fez três mudan-ças na equipe. Saíram os centrais Giovanni e Henrique, substituí-dos por Zé Ricardo e Renato. O ponteiro Lucas Ocampo também deu lugar à Reffatti. Mesmo com as mudanças, a equipe foi supe-rada, perdendo por 25 a 19.

do um dos bons treinadores da nova geração de técnicos que surgiu na última década no Rio Grande do Sul. Artilheiro em diversos clubes que atuou como jogador, Badico atuou como treinador em equipes como Grêmio Bagé, São José de Porto Alegre, Inter de Santa Maria e Farroupilha de Pelotas, seu úl-timo clube, que comandou du-rante as competições estaduais do segundo semestre. O treina-dor afirma que será uma honra e um grande desafio comandar o Esportivo. “Será gratificante trabalhar na Serra. Estou eufó-rico com esta oportunidade e a confiança que a diretoria está depositando no meu trabalho. Conto com o apoio da imprensa para trazer o torcedor de volta aos jogos do clube. Vocês são imprescindíveis para o sucesso do trabalho”, afirmou o novo técnico Alviazul.

Marcelo [email protected]

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Page 31: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

A sétima rodada do Citadi-no Feminino será disputado amanhã, no Ginásio de Faria Lemos. Os confrontos irão definir as equipes que pas-sam à semifinal.

O primeiro jogo da tar-de inicia às 14h30min, e será entre Damas de Ferro F.C e Abala F.C. As equipes do Ascóra F.C e Garra Fut-sal entram em quadra às 15h30min. A terceira parti-da ocorre às 16h30min com

Diva´s F.C e A.B.A. B.G.. Os times Paulina – BGF e Au-dácia F.C. encerram os con-frontos às 17h30min.

A sexta rodada foi marcada por goleadas no domingo, 8. O Garra Futsal venceu a Diva´s F.C pelo placar de 5 a 2. Já as Damas de Ferro F.C fizeram 7 a 1 na Audácia F.C. As meni-nas da Paulina – BGF assina-laram 10 a 0 na A.B.A. B.G.. A Abala F.C foi derrotado por 4 a 2 para a Ascóra F.C.

O Campeonato Distrital de Futebol de Campo na ca-

tegoria Livre irá definir os ou-tros dois semifinalistas ama-nhã. As equipes do Flamengo de São Valentim e o Barracão já garantiram a vaga na próxi-ma fase. São quatro times que avançam na competição.

Na briga estão o Lagoa Azul e Ypiranga da Paulina com 10 pontos; Ouro Verde com sete pontos; o Inter da Eulália com seis pontos. O Cruzeiro da Ser-torina com três pontos e o San-ta Tereza que marcou apenas um ponto não têm mais chan-ces de classificação.

Os jogos da última rodada da primeira fase da competição serão disputados às 16h30min. Na Sertorina, a Sociedade Cru-zeiro recebe o Ouro Verde. O Barracão já classificado vai à Paulina enfrentar o Ypiranga. Em Tamandaré, o Lago Azul recebe o São Valentim. Fe-chando as partidas da tarde, o Santa Tereza joga em casa con-tra o Internacional da Eulália. Os jogos da segunda fase ini-ciam no domingo, 22.

Em confronto atrasado da segunda rodada, o Ypiranga da Paulina venceu o Cruzeiro da Sertorina pelo placar 1 a 0. O jogo foi disputado na noite de quarta-feira, 11, no Estádio da Montanha.

Classificados serão definidos em jogos que iniciam às 16h30min

Classificação Equipe P J

1º Paulina - BGF 18 62º Ascóra F.C 15 63º Damas de Ferro 12 64º Garra Futsal 10 65º Abala F.C 9 66º Audácia F.C 7 67º Diva´s F.C 0 68º A.B.A B.G 0 6

Sábado, 14 de novembro de 2015 31EsporteESTEFA

NIA

V. LINH

ARES, A

RQU

IVO

Citadino

Rodada decisiva do campeonato ocorre amanhã para quatro equipes

Restam duas vagas para a semifinal na categoria Livre

Distrital

Estefania V. [email protected]

Próxima fase será definida amanhã

O 24º Encontro Sul Bra-sileiro de Veículos Antigos ocorre até amanhã, no Parque de Eventos, em Bento Gon-çalves. O público poderá con-ferir as unidades expostas. O estacionamento é gratuito e a entrada é R$ 10.

Segundo o presidente do Veteran Car Club dos Vinhe-dos, Leandro Mazzoccato, são aguardados mais de 650 veí-culos de todo o país e mais de 10 mil visitantes. A organiza-ção esteve desde quarta-feira, 11, nos pavilhões acertando os últimos detalhes da exposição.

A programação conta com

Encontro Sul Brasileiro reúne mais de 650 veículos

Público poderá conferir as unidades hoje e amanhã na Fundaparque

Carros antigos

ProgramaçãoHoje9h – Abertura das inscrições para expositores de carros e da bi-

lheteria para visitantes;10h – Reunião FBVA (Sala Reuniões Movelsul-Fimma 2º andar

na entrada principal);17h – Premiação carros destaque;18h30min – Fechamento da bilheteria;19h – Fechamento dos pavilhões;20h – Jantar do Antigomobilista no Hotel Dall’Onder, por ade-

são (convite R$ 45, sem bebida inclusa);22h – Show banda;24h – Encerramento do jantar.

Amanhã8h – Abertura das inscrições dos expositores no Parque de

Eventos;9h – Abertura da bilheteria para visitantes;10h – Treino livre Lambretas e Vespas, no Kartodromo Aristides

Bertuol no Parque de Eventos;14h – Corrida de Lambretas e Vespas, no Kartodromo Aristides

Bertuol no Parque de Eventos;17h – Encerramento do Sul Brasileiro;22h – Fechamento dos pavilhões.

LETICIA M

ATTIA, REPRO

DU

ÇÃO

um jantar por adesão, sho-ws de bandas, a presença do presidente da FBVA Roberto Suga, e corrida de lambretas e vespas, no Kartodromo Aris-tides Bertuol. Também have-rá expositores para venda de itens de carros e acessórios. O encontro iniciou ontem na Fundaparque.

O evento é promovido pelo Veteran Car Club dos Vinhe-dos e conta com o apoio da Federação Brasileira de Veí-culos Antigos. O público pode-rá conferir os carros expostos hoje, das 10h às 19h, e neste domingo, das 9h às 15h.

Sub-18

As quatro equipes classificadas para a semifinal do Distrital de Campo categoria Sub-18 já es-tão definidas: Internacional da Leopoldina, Ypiranga da Pauli-na, Flamengo de São Valentim e Estrela da Serra. A última rodada da primeira fase ocorre amanhã às 14h30min. Na Paulina, o Ypi-ranga pega o Internacional da Leopoldina. Em Tamandaré, o Estrela da Serra enfrenta o Fla-mengo de São Valentim.

Veteranos

O Distrital de Campo na ca-tegoria Veteranos terá a última rodada da primeira fase dispu-

tada hoje à tarde. No entanto, as oitos equipes classificadas para a fase estão definidas: Internacional da Eulália, Cru-zeiro da Leopoldina, Ypiranga da Paulina, Sociedade Barra-cão, Floresta, Estrela da Serra, Ouro Verde e Grêmio Tuiuty.

No Barracão, o Grêmio de Tuiuty encara o Ypiranga da Paulina, às 14h30min. Após, às 16h30min, os donos da casa joga com o Ouro Verde. Na Le-opoldina, às 14h30min, é a vez do confronto entre Floresta e Cruzeiro. Fechando os jogos do sábado, às 16h30min, acontece a partida entre Estrela da Serra e o Cruzeiro da Sertorina. O In-ternacional da Eulália folga no final de semana.

Page 32: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201532 ObituárioFalecimentos

WALDIR BOARO, no dia 04 de Novembro de 2015. Natural de Muçum, RS, era filho de Herminio Boaro e Rosalinda Grassi Boaro e tinha 78 anos.

ANITA DE SOUZA, no dia 06 de Novembro de 2015. Natural de Caseiros, Lagoa Vermelha, RS, era filha de Adélia Lisboa e tinha 67 anos.

IDA SOSTÉR TONÚS, no dia 07 de Novembro de 2015. Natural de Nova Prata, RS, era filha de Silvio Sostér e Angela Meneguini e tinha 88 anos.

JOSEFINA BIESCK, no dia 07 de Novembro de 2015. Natural de Erechim, RS, era filha de Francisco Moginski e Helena Moginski e tinha 80 anos.

MARIA APARECIDA DA COSTA, no dia 07 de Novembro de 2015. Natural de Entre-Ijuís, RS, era filha de Antonio da Silva Costa e tinha 42 anos

ALCEO JOSÉ SOMENSI, no dia 07 de Novembro de 2015. Natural de Charrua, RS, era filho de Olivio Somensi e Irma Romana Somensi e tinha 51 anos.

CELESTE ZARDO, no dia 08 de Novembro de 2015. Natural de Cotiporã, RS, era filha de José Zardo e Amabile Marinello e tinha 87 anos.

LUIZE DE SOUZA JAHN, no dia 09 de Novembro de 2015. Natural de Farroupilha, RS, era filha de Fabio Andre Jahn e Carina Werich de Souza e tinha 08 meses.

NELIO ROSLANIEC, no dia 09 de Novembro de 2015. Natural de Guarani das Missões, RS, era filho de Delfino Roslaniec e Natalia Novakowski Roslaniec e tinha 39 anos.

OLIVIA MARIA CARBONERA PIVATO, no dia 10 de Novembro de 2015. Natural de Veranópolis, RS, era filha de José Carbonera e Dosolina Guzzo Carbonera e tinha 88 anos.

ODILA CORRÊA DORNELES, no dia 10 de Novembro de 2015. Natural de Santiago , RS, era filha de Selvino Corrêa e Rosa Geovana Cossentino Corrêa e tinha 70 anos.

VILMA ARTUS SORDI, no dia 10 de Novembro de 2015. Natural de Vila Fão, Lajeado, RS, era filha de Carlos Artus e Italia Borges e tinha 82 anos.

Page 33: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 33Segurança

Investigação

Exame confirma homicídio no bairro Santa HelenaAlceo Somensi foi morto com diversos golpes contundentes no rosto

Leonardo [email protected]

O delegado Álvaro Pacheco Becker, titular da 2ª Dele-

gacia de Polícia (2ª DP), con-firmou que Alceo José Somen-si, 51 anos, foi assassinado. A vítima foi encontrada caída em sua residência, no bairro Santa Helena, na manhã de sábado, 7 de novembro. Este é o 18º ho-micídio registrado em Bento Gonçalves neste ano.

A conclusão é resultado do exame de corpo delito realiza-do pelo Instituto Geral de Perí-cias (IGP). Foram constatados diversos ferimentos no rosto, possivelmente de um espanca-mento. “Não há mais dúvidas. Foi homicídio. A vítima levou pancadas na face por uma arma contundente. Os próxi-mos laudos devem afirmar se foram por socos ou por alguma pedra ou outro objeto”, afirma o delegado Álvaro.

Durante a perícia na cena do crime foi levantada a hipótese de uma queda ter ocasionado os ferimentos e a consequente morte. Um dos argumentos é que a vítima estaria embriaga-

da após retornar de uma festa. Outro ponto é não ter sido de-tectado nenhum sinal de ar-rombamento na residência da rua Pedro Koff.

A partir deste resultado, o foco do setor de investigação da 2ª DP será a busca pelo autor do homicídio. “Estamos procurando quem esteve com a vítima naquela noite. A hora do crime ainda não está clara. Parece ter ocorrido entre 22h e 6h (quando o corpo foi en-

contrado). Aguardamos um laudo provisório para ter uma melhor noção”, acrescenta o delegado.

Os primeiros relatos à polícia apontam que Somensi seguida-mente se envolvia em confusões. Sua ficha criminal corrobora com esta versão, apresentando diversos termos circunstancia-dos por lesão corporal. Porém, a 2ª DP não tem conhecimento de nenhuma ameaça de morte contra a vítima.

No sábado, Somensi foi encontrado desacordado na sala de sua casa

MA

RCELO DA

RGELIO

Após denúncia

BM flagra suspeito com revólver no Tancredo Neves

Um indivíduo de 28 anos foi preso com revólver calibre .38 no bairro Tancredo Neves na tarde desta quinta-feira, 12 de novembro. A abordagem ocor-reu após denúncia anônima de que um homem estaria armado na rua Adelaide Basso Pasquali.

O suspeito foi localizado em frente a uma residência. O re-vólver estava em sua cintura.

Um cartucho foi encontrado no tambor da arma. Outras quatro munições foram encontradas no bolso da bermuda. Todos os estojos estavam deflagradas.

O acusado possui antece-dentes criminais por ameaça, dano, furto em estabelecimen-to comercial, furto qualificado, roubo a pedestre, estelionato e furto em veículo.

Três indivíduos foram presos du-rante uma operação conjunta da Polícia Civil em Carlos Barbosa e Garibaldi, na manhã de quinta-feira, 12. De acordo com o delegado Thia-go Vicentini, a operação é referente a um duplo homicídio ocorrido na Linha Paese, no interior de Farrou-pilha, em 12 de setembro. Simul-taneamente, os mesmos indivíduos são suspeitos de roubos ocorridos em seus respectivos municípios. Em Carlos Barbosa, dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos

no bairro Planalto. Um revólver cali-bre .38 com numeração raspada foi apreendido durantes as buscas. Os acusados foram identificados como G.R., de 29 anos, com anteceden-tes por homicídio, assédio sexual e ameaça, e G.R.A., de 18 anos, com antecedentes por ameaça. Em Ga-ribaldi, a ação policial ocorreu no bairro Bela Vista II e resultou na prisão de C.J.S, de 31 anos, com an-tecedentes por homicídio, porte de arma de fogo, roubos, furto de arma e furto de veículo.

Carlos Barbosa

Morre motorista que colidiu em viadutoVítima de um acidente em

Carlos Barbosa, na tarde se-gunda-feira, 9 de novembro, o metalúrgico Vinícius Munghol Baggio, 20 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu dois dias depois. O jovem estava internado na UTI do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul.

O acidente ocorreu na estrada Prefeito José Chies, sob um via-duto da BR-470. Baggio perdeu o controle da Parati que condu-zia e colidiu contra a parede de concreto do viaduto. O motoris-ta ficou preso nas ferragens do veículo destruído.

Os Bombeiros Voluntários realizaram o resgate e o Ser-viço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) encami-nhou Baggio para o hospital de Carlos Barbosa. A vítima

Vinícius Munghol Baggio, 20 anos, estava internado em Caxias do Sul

foi transferida para Caxias do Sul ainda no mesmo dia.

Baggio era metalúrgico e mo-rava com os pais no bairro Tri-

ângulo. Ele foi sepultado no final da tarde de quinta-feira, 12, no cemitério da localidade de Tori-no, no interior de Carlos Barbosa.

ALTA

MIR O

LIVEIRA/ESTA

ÇÃO

FM, D

IVULG

AÇÃ

O

Acusado estava com um revólver 38 e cinco cartuchos deflagrados

LEON

ARD

O LO

PES

Operação prende três em Garibaldi e Barbosa

Page 34: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 201534 Segurança

Para piorar a situação, está atrasado o pagamento do au-xílio-moradia, pago pela Pre-feitura para os policiais civis e militares que participam do programa de Policiamento Comunitário. A falta de re-passe de verbas por parte dos governos Estadual e Federal seriam os responsáveis pela falta de fluxo no caixa muni-cipal. Responsáveis garantem que o policiamento não está sendo prejudicado.

De acordo com presidente da Fundação Consepro, Ge-raldo Leite, diante da atual

conjuntura, esta dificuldade era previsível. “Como já ti-vemos atrasos em outro mo-mentos e, diante da atual con-juntura da União, do Estado e Município, sabíamos que teria reflexo em Bento Gonçalves. Fizemos o pessoal do Policia-mento Comunitário entender e eles foram compreensivos em aguardar”, aponta.

Leite ainda ressalta os es-forços e compromissos de to-dos os envolvidos para solu-cionar a questão. “Estava um mês atrasado. Chegou a ficar atrasado dois meses no dia

10 de novembro, porém nesta quinta-feira (12) foi realizado o pagamento de um mês, em virtude de um grande esforço da Prefeitura. Pretendemos até o fim do mês colocar tudo em dia”, garante.

O secretário municipal de Finanças, Marcos Fracalossi, explica que este investimento tem duas fontes de recursos. “Uma parte é vinculada a ar-recadação do estacionamento rotativo e esta foi repassada normalmente. O restante é pago com o recurso livre da Prefeitura e, para este, de-

pendemos da entrada de re-cursos. O que está atrasado é apenas uma parcela deste subsídio”, afirma.

Apesar de não ser a situ-ação ideal, o capitão Zdrui-koski ressalta o comprome-timento e garante que as atividades seguem normal-mente. “Não vemos um gran-de problema em receber com atraso. Nesta época de crise não podemos considerar o fim de mundo. Precisamos nos planejar. Claro que o efetivo reclama, e com razão, pois precisa desse dinheiro

para pagar o aluguel. Porém, há compreensão e o trabalho não foi afetado”, garante o oficial da BM.

Porém, o subcomandante do 3º BPAT é categórico para afirmar o que é necessário para reestabelecer o funcio-namento e colher os bons re-sultados do Policiamento Co-munitário, como a população tanto “Precisam ocorrer, no minímo, duas coisas. Regula-rizar o pagamento deste sub-sídio e a inclusão de novos po-liciais para cobrir esta evasão de policiais”, finaliza.

Policiamento Comunitário

Pouco efetivo inibe presença nos bairrosDefasagem de servidores exige que 3º BPAT mobilize forças e moradores percebem ausência dos policiais destinados

Leonardo [email protected]

Aproximar policiais milita-res de suas comunidades é

a forma mais efetiva de restau-rar a sensação de segurança aos moradores. Por isso o programa de Policiamento Comunitário, pioneiro em Bento Gonçalves, é tão exaltado. Porém, a crescen-te defasagem no efetivo obriga o comando do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turís-ticas (3º BPAT) a convocar os policiais dos oito núcleos para atendimento de ocorrências. Os moradores sentem falta da pre-sença constante.

O Policiamento Comunitário foi construído a partir de expe-riências executadas em Bento Gonçalves em 1999 e adotado em outros locais no Estado. O modelo atual foi implementa-do em abril de 2013. O convê-nio estabelece que o Município invista em um auxílio-moradia para que o policial atue em um bairro específico, aproximando da comunidade e desenvolven-do ações de prevenção. Atual-mente, existem oito núcleos que atuam em 22 bairros.

Porém, os moradores recla-mam que o serviço já não é o mesmo. “Os policiais têm um itinerário e nós os vemos. Só que sabemos que a nossa via-tura tem sido deslocada até o Cidade Alta e o Centro para dar apoio. Gostaríamos que fi-cassem em nosso bairro direto.

Auxílio recebido por policiais comunitários está atrasado

CRISTIAN

O M

IGO

N

Comunidade lamenta a redução das rondas e da convivência dos policiais em seus respectivos núcleos

A cada reunião temos pedidos por uma frequência maior”, ex-plica Sergio Pereira, presiden-te da Associação de Moradores do bairro Santa Helena.

No interior esta ausência é ainda mais sentida. “Antes a polícia comunitária passava todo dia, de manhã e de tarde. Só que, não sei por qual motivo, esta viatura não passou mais. Agora vemos uma ou duas ve-zes por semana”, relata Ailor José Mario Bertarello, morador dos Caminhos de Pedra.

Núcleos irão receber novos policiais

O subcomandante do (3º BPAT), capitão Reni Onírio Zdruikoski, confirma que os po-liciais estão cada vez menos em seus núcleos, porém afirma que esta não é uma opção desejada. “Esta percepção de que o Poli-ciamento Comunitário não está mais tão presente é verdadeira. É reflexo do que estamos vi-venciando. Quando o convênio começou, tínhamos uma reali-

dade de contingente policial em todo o Batalhão. O Policiamen-to Comunitário não é uma ilha, ele atua em uma relação íntima a todas as demais atividades da Brigada Militar. Tivemos uma evasão de efetivo muito grande em outras áreas e o Comunitário teve que cobrir”, aponta.

O oficial garante que os oito núcleos continuam com os respectivos policiais e desem-penham suas tarefas. O que di-minuiu foi o tempo de atuação. “Se antes tínhamos um planeja-

mento de presença policial seis horas por dia no bairro. Hoje, reduziu para três. São forças das circunstâncias. Nosso atual número de recursos humanos não é suficiente para atender as demandas. Assim, precisamos priorizar”, argumenta.

Sem previsão de contratação de novos policiais militares pelo Governo Estadual, o que demoraria no mínimo até o fi-nal do ano que vem, o capitão Zdruikoski admite que a situ-ação não tem solução. Porém, a ampliação do convênio com a Prefeitura deve amenizar a situação. “Na semana passada, o prefeito (Guilherme) Pasin assinou um termo aditivo. Os nossos núcleos estavam atuan-do com três policiais e o decre-to estadual determinava qua-tro. Fizemos esta proposta de complementação dos núcleos e foi aceito. Isto irá representar uma melhora neste aspecto de visualização (dos policiais nos bairros)”, acrescenta o oficial.

Entusiasta do Policiamento Comunitário, o presidente da Fudanção Consepro, Geraldo Leite, lamenta que novamente a mesma carência prejudique a comunidade. “Só temos um problema de segurança públi-ca em Bento Gonçalves, a fal-ta de efetivo. Mas é em todo o estado. O dia que um Governo Estadual se preocupar em se-gurança pública e der mais efe-tivo iremos melhorar. Até lá, só irá piorar”, sentencia.

Page 35: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Sábado, 14 de novembro de 2015 35Segurança

Comunidade acuada

Interior também sofre com assaltosApesar de pouco comentado, temor diante da criminalidade crescente já faz parte do cotidiano nos roteiros turísticos

Leonardo [email protected]

Com belas paisagens e di-versas atrações turísticas,

as rotas pelo interior de Bento Gonçalves atraem pessoas de todos os cantos. Porém, o au-mento da criminalidade, que pode ser verificado por todo o estado, preocupa os morado-res e empresários. Apesar dos casos serem tratados em sigilo, por medo de uma repercussão negativa, a ousadia crescen-te dos bandidos gera temor. No último final de semana de outubro, nove pessoas, entre turistas, moradores e o pro-prietário do Moinho Bertarello ficaram reféns de assaltantes por quase uma hora.

O assalto ocorreu por volta das 18h30min de 31 de ou-tubro, um sábado, quando o movimento de visitantes diminuía. Ailor José Mario Bertarello, 75 anos, conta que trabalhava no moinho de martelo, uma das atrações históricas do Caminhos de Pe-dra, quando foi surpreendido por um indivíduo encapuza-do e armado. “Ele apontou a arma para a minha cabeça, me mandou ficar quietinho e não olhar para ele. Ele ficava cuidando se entrava algum veículo. Ele pegou o dinhei-ro que estava no meu bolso, perguntou onde eu morava e mandou eu ir para minha casa”, relembra.

Porém, neste momento um caminhoneiro chegava com sua filha. Ambos foram rendi-dos pelo assaltante. Ao perce-ber que o celular do motorista era do tipo com rastreador, o bandido arremessou o apare-lho na direção do rio Buratti.

As três vítimas foram or-denadas para subir até a casa no mesmo terreno. “Subimos quietos e com as mãos na ca-beça. Tinha outro bandido nos esperando lá. Quando entra-

Há 75 anos nos Caminhos de Pedra, Ailor Bertarello acredita que insegurança chegou a um ponto crítico

CRISTIAN

O M

IGO

N

mos tinha mais gente (de re-fém), a minha irmã, meu filho, um pedreiro que me ajuda, uma professora que estava de visita, ficamos em nove”, pros-segue Bertarello.

Após revirarem a residência atrás de valores, os bandidos ordenaram que os reféns en-trassem em uma dispensa e os trancaram. As vítimas aguar-daram cerca de 20 minutos até arrombar uma janela nos fun-dos e acionar a Brigada Militar.

Os quatro assaltantes, to-dos encapuzados e armados, roubaram dinheiro, celulares, um televisor, um aparelho de DVD e documentos pessoais, além de oito pernas de salame e quatro formas de queijo. Um automóvel Gol, de propriedade da professora que visitava os Caminhos de Pedra, também foi levado. Ele seria localizado abandonado em São Marcos no dia seguinte.

Bertarello relata que o temor é crescente na região e procura

por apoio das autoridades. Em sua opinião, já passou da hora de reagir. “Eu recebo turistas, colégios, até uma faculdade de Porto Alegre. Eles querem conhecer o moinho de pedra, esta nossa estrutura. Mas não dá mais assim. Estamos com medo. A minha irmã não está abrindo o restaurante. Eu con-tinuo trabalhando, mas ten-to ficar com a porta fechada. Apesar que sei que isso não vai adiantar”, lamenta.

O moinho já havia sido assal-tado em 2010. No ano passado, roubos teriam acontecido em duas cantinas e um restau-rante do roteiro turístico, pelo que Bertarello soube. Assaltos e furtos contra turistas descui-dados também seriam comuns.

O problema, na opinião do empresário, é que a maioria prefere esconder os casos. “Com medo ou sem medo não adianta, precisamos chamar atenção, fazer as autoridades verem que a coisa não está fá-

cil. Pelo que escuto, o pessoal não quer fazer esta propagan-da negativa. Mas precisamos alertar. Viver neste drama não dá”, argumenta Bertarello.

Criminalidade está difundida

O capitão Reni Onírio Zdruikoski, subcomandante do 3º Batalhão de Policia-mento de Áreas Turísticas (3º BPAT), confirma o aumento nas ocorrências no interior, seja nos Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos ou na Li-nha Eulália, porém descarta a ação de alguma quadrilha es-pecializada. “É um reflexo da criminalidade como um todo. O crime está difundido. Se é área urbana ou interior já não vem mais ao caso. O crimino-so procura por situações que o favoreça”, aponta.

O oficial da Brigada Militar (BM) ressalta que, infelizmen-te, esta não é uma situação atí-

pica. “Piorou como um todo. Não só em Bento Gonçalves. Há um aumento proporcional em todos os crimes e em to-dos lugares. É uma tendência nacional. Estamos com o siste-ma todo de segurança bastante fragilizado. Basta ver a questão dos presídios, dos tempos de processos, da sensação de im-punidade e do descrédito das pessoas”, analisa.

O secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, acredita que a preocupação é natural diante do cenário es-tadual, porém ressalta que a Capital do Vinho também é privilegiada nesta questão. “Em nossos encontros, duas demandas costumam ser prin-cipais: a conservação das rodo-vias e melhoria de segurança pública. Ambos são responsa-bilidades de órgãos estaduais. O que podemos fazer é cobrar e buscar soluções pela união. Inclusive o prefeito Pasin con-seguiu mais policiais para o Policiamento Comunitário, onde tem uma contrapartida do Município”, comenta.

Sobre esta cultura de es-conder os problemas de se-gurança nas áreas turísticas, o secretário Durante entende que este é um comportamento comum de empresários deste ramo em qualquer lugar. O ca-pitão Zdruikoski admite que, neste momento de temor ge-neralizado e descrença na se-gurança pública, esta postura é compreensível, porém res-salta a importância dos relatos para o planejamento do poli-ciamento ostensivo. “Quem é vítima precisa trazer à polícia estas informações. Isto pode fazer com que evitemos novos crimes. Os organismos poli-ciais precisam saber, mesmo que seja apenas por uma de-núncia. Assim, planejaremos nossas ações para direcionar policiais onde estão ocorrendo mais crimes”, explica.

Page 36: 14/11/2015 - Jornal Semanário - Edição 3182

Alimentação Saudável

Coma bem e tenha mais qualidade de vida

Saúde & Beleza

27ª Festuris

Giordani Turismo lança revista na feira

Empresas & Empresários

Hora de se prevenir contra o câncer

A Edição www.jornalsemanario.com.br56 páginas

BENTO GONÇALVESSábado14 DE NOVEMBRO DE 2015ANO 48 N°3182

R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Sábado

min 11º max 21º

Domingo

min 13º max 24º

Segunda

min 17º max 26º

Terça

min 18º max 25º

Fonte

: G

oogle

Reprodução

Bento Gonçalves

Sábado | 14 de novembro de 2015

Seu corpo é seu bem mais precioso,

cuide dele! Página 3

Alimentação saudável

Bento Gonçalves

Sábado | 14 de novembro de 2015Caderno

Texto: Caroline Pandolfo

Foto: Estúdio Pavan, capturando a essência e a força da mulher

Leandra Piccin

A quarta filha de uma família de mulheres. Uma pessoa forte,

destemida, inteligente, amorosa e paciente. Ao mesmo tempo diz ser carente,

medrosa, atrapalhada e revoltada. Desta forma se descreve a executiva

Leandra Piccin. “Serve aquele jargão: às vezes sou tudo, às vezes sou nada”,

explica. Ela fala com muito carinho sobre a união da família e o exemplo de

superação que vê em seus pais. “Passamos por muitas dificuldades, e assim

nos tornamos uma família muito unida, todos muito fortes e amorosos”,

afirma.Casada com Rodrigo Biasi há 13 anos, desta união nasceu o pequeno

Luiz Matheus. Leandra é filha de Herminio José Piccin e Maria Joaninha

Moschini Piccin. Na maior parte da infância Leandra estava ao lado do pai,

que a levava junto para o seu trabalho, desta forma ele ensinou a ela o seu

oficio. “Fiquei ajudando meu pai até os 16 anos, quando fui buscar realizar as

minhas próprias metas. Foi um tempo de muito aprendizado, sem dúvida, este

período foi o mais importante na formação no meu caráter”, relembra.

Formada em Negócios Internacionais, hoje atua como Gerente de

Exportação na empresa Multimóveis. Leandra expõe o quanto seu trabalho lhe

traz satisfação, pois além de propiciar seu sustento, é a profissão que escolheu

para sua vida. “O trabalho me permite conhecer pessoas, novos lugares,

novas experiências e diferentes culturas. Por isso gosto muito do que

faço”, expõe. O hobby favorito dela é cultivar flores, vê os amigos como

irmãos de coração e o seu ídolo é Airton Senna. Uma mulher

realizada pessoalmente e profissionalmente, a executiva revela

que um dos sonhos que ainda falta realizar é fazer o Caminho

da Compostela ao lado de sua família. Uma trilha sonora que

inspira Leandra é “O que é O que é”, de Gonzaguinha. “Fala de

viver com alegria, com superação, com amor, sem preconceito,

mas com a certeza que a vida não é nada fácil e manter o

equilíbrio é um grande desafio”, garante.

“ A Vida pode não ser o que sonhamos,

mas vivê-la com otimismo e alegria

fará de suas dificuldades um

momento de aprendizado e de suas

vitórias um momento de plenitude “

Da esquerda para a direita: Bruna Souza, Cátia Melo, Gabrielle S. Rodrigues, Andréia Zucchi, Susana Giordani, Angélica Dorneles, Cristiane Sonza e Evandra Stringhini

CAIANI MARTINS

Os morros cobertos por

parreirais são uma das grandes

atrações da região de Bento

Gonçalves. A cada nova esta-

ção, os vales e os vinhedos mu-

dam suas cores, embelezando

não só com as diferentes tona-

lidades, mas com os aromas e

sabores das uvas. A culinária

típica italiana é farta e atente

ao mais exigente paladar, as-

sim como os ótimos vinhos e

espumantes produzidos aqui.

Todas as belezas e atrativos

turísticos da Região da Uva

e Vinho foram retratados no

‘Giornale Giordani’, a revista

anual da Giordani Turismo.

A Giordani Turismo, em-

presa que opera o passeio de

Maria Fumaça na região da

Serra Gaúcha, lançou a primei-

ra edição da revista durante o

Festuris 2015. Entre os temas

abordados está os 140 anos

da Imigração Italiana, Vinho,

Maria Fumaça, Epopeia Italia-

na, Espumante, Gastronomia,

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 14 de novembro de 2015

Empresas Empresários&

Giordani Turismo lança revista na Festuris

Região Uva e Vinho, Faces da

Serra, Vale dos Vinhedos, Ca-

minhos de Pedra, Vale do Rio

das Antas, Pinto Bandeira, Ro-

teiros Alternativos, Eventos e

Agenda da Região. A revista

traz na capa o ator e diretor

Selton Mello, que concedeu

uma entrevista especial onde

fala sobre a escolha da região

para gravação de seu longa-

-metragem, acompanhado de

fotos do período de filmagem.

De acordo com a Analista de

Marketing da Giordani, Bruna

de Souza, o principal objetivo

da revista é promover e forta-

lecer as vendas da região. “O

Grupo Giordani Turismo lan-

çou a revista “Giornale Gior-

dani” como ferramenta que

será utilizada por agentes de

viagem para apresentar de for-

ma interessante e agradável a

Região Uva e Vinho”, explica.

Para a gerente da Giordani,

Andreia Zucchi a revista é um

sonho que a empresa está re-

alizando em uma data signifi-

cativa, quando completam 23

anos. “Ela conta um pouco a

nossa história, assim como os

atrativos do nosso município e

região, não focamos só a Gior-

dani Turismo, fala das nossas

rotas turísticas e junto com a

oportunidade que Bento teve

de mostrar suas paisagens atra-

vés do filme ‘A História da Mi-

nha Vida’, dirigido por Selton

Melo”, afirma.

27ª Festuris

A Feira de Turismo de Gra-

mado é uma feira de negócios

e turismo voltado exclusiva-

mente a profissionais do trade

turístico, recebendo empresas,

delegações oficiais e profis-

sionais com poder de decisão

de mais de 30 países. Por seus

corredores, circulam mais de

13 mil profissionais. Vitrine

privilegiada para cerca de duas

mil marcas. Essa edição ocor-

reu nos dias 6 e 7 de novembro

no Centro de Feiras e Eventos

Serra Park.

Para a gerente da Giordani

Andreia Zucchi, a Festuris é a

principal feira de turismo que

acontece no Rio Grande do

Sul. “É uma maneira mais fácil

e mais econômica de apresen-

tarmos nosso destino e nossos

produtos turísticos para o Bra-

sil e também para o mundo,

pois aqui vêm todos os agentes

de viagem de todos os lugares.

Então nos organizamos e fi-

zemos um stand bonito para

os nossos lançamentos dessa

época do ano”, destaca.

Para complementar, Bruna

afirma que a Festuris propor-

cionou para a agência novos

contatos e prospecção de ne-

gócios. “É a oportunidade em

que apresentamos o destino

e nossos serviços para agen-

tes de viagens e operadoras,

que utilizam deste momento

para buscar algo novo e atra-

tivo. Esta participação vem ao

encontro de um trabalho que

a empresa realiza há tempos,

capacitando-os para comercia-

lizar a Região Uva e Vinho”,

salienta. Um belo e simples exemplo

do crescimento e evolução da

Giordani Turismo é a visibili-

dade que a empresa alcançou

nesta edição da feira, esse ano

a empresa esteve em um stand

exclusivo. “Nas edições an-

teriores participávamos com

um stand cooperado com

a Secretaria de Turismo de

Bento, devido ao crescimento

da Giordani Turismo como

setor receptivo, sentimos a

necessidade de ter um espa-

ço próprio, onde tivemos a

oportunidade de apresentar e

reforçar nossos serviços junto

aos agentes de viagens, ofe-

recendo um atendimento di-

ferenciado e mais completo”,

finaliza a Supervisora Comer-

cial Gabrielle S. Rodrigues

Primeiro Caderno ......................36 páginasCaderno S ................................12 páginas Saúde & Beleza ........................4 páginasEmpresas & Empresários......... .4 páginas

Novembro Azul

Página 24

VITÓRIA

LOVAT