17/11/2014 BLOCO I - cnsg-pi.com.br · a) a cidadania não é conquistada através de um vale. b) a...

18
BLOCO I Disciplinas Questões Língua Portuguesa 01 a 10 Língua Espanhola 11 a 20 História Geral 21 a 30 História do Brasil 31 a 40 Biologia I 41 a 50 Química Orgânica 51 a 60 Geometria 61 a 70 Física I 71 a 80 Filosofia 81 a 90 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 17/11/2014 Horário: 7h às 11h30 Nº de questões: 90 2º Ano Ensino Médio Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Transcript of 17/11/2014 BLOCO I - cnsg-pi.com.br · a) a cidadania não é conquistada através de um vale. b) a...

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 1/18 Data: 17/11/2014

BLOCO I Disciplinas Questões

Língua Portuguesa 01 a 10

Língua Espanhola 11 a 20

História Geral 21 a 30

História do Brasil 31 a 40

Biologia I 41 a 50

Química Orgânica 51 a 60

Geometria 61 a 70

Física I 71 a 80

Filosofia 81 a 90

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 17/11/2014

Horário: 7h às 11h30

Nº de questões: 90

2º Ano – Ensino Médio

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 2/18 Data: 17/11/2014

LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. Francisco Carvalho

MODERNIDADE É HUMANIDADE

Pensar qual o processo de desenvolvimento que queremos é um dos pontos fundamentais da Ação pelo Emprego e o Desenvolvimento. Temos uma massa de desempregados de “quarto mundo” enquanto a classe empresarial, ao pensar em emprego, pensa em um mercado para país de “primeiro mundo”. Quando pensamos em emprego pensamos em crescimento, em integração no processo produtivo? O que passa exatamente pela cabeça da sociedade e dos empresários que convivem com a fantástica situação dos países do primeiro mundo que têm um PIB sensacional... e o desemprego igual?

O grande desafio colocado hoje, principalmente para a ciência e a tecnologia, é: como podemos pensar uma sociedade onde haja lugar, espaço e ocupação para todos os seus membros? Um processo capaz de incorporar e não de excluir e marginalizar, até porque não inventamos ainda uma sociedade onde 5% trabalham e 95% vivem de bolsa de estudo, ou de bolsa de consumo. Seria uma forma de distribuir a riqueza, dar “vale cidadania” pra todo mundo. O sujeito iria com o seu vale e teria saúde, educação, bolsa de alimentação. Sem dúvida, um quadro formidável, mas totalmente irreal.

O problema imediato é pensar primeiro o desenvolvimento humano. É essa a grande questão que desafia a ciência e, portanto, as pesquisas e a tecnologia a terem como principal parâmetro a sociedade. Na verdade, estamos diante de uma questão ética. A quem serve nosso conhecimento? A quem serve a economia? Para quem exatamente pensamos o desenvolvimento? Para darmos respostas a estes problemas, fica impossível olhar pelo retrovisor. É preciso pensar o futuro, em como reinventar a sociedade, isto é, as relações culturais e econômicas e as relações de poder. Com essa visão, a ciência e a tecnologia podem perfeitamente questionar o mundo atual e contribuir para criar um novo, porque este, definitivamente, não está dando certo.

O que é importante perceber é que estamos hoje diante da consciência de que o desenvolvimento humano se constitui no grande desafio moderno. Modernidade é humanidade. E essa visão só é possível para quem pensa a sociedade do ponto de vista ético. (...)

Ironias à parte, entendo que, deste ponto de vista, a contribuição das universidade e também do mundo empresarial, apesar de sua visão imediatista e muito ligada ao primeiro mundo, é da maior importância, porque, quando qualquer setor coloca como questão central a estabilização da economia, faz aterrissar no centro de nossa agenda um problema, quando a questão central é: como eliminar, num prazo digno, a miséria, a indigência e a fome? E é para isso que inteligências e vontades têm que se dirigir.

Quando colocamos o emprego como arma contra a miséria, apontamos caminhos e saímos Brasil afora cobrando essa resposta, porque não temos mais tempo. Estamos correndo contra o tempo, contra esta tragédia que se estabeleceu no país. O Brasil não pode mais aumentar a sua taxa de indigência, sua massa de indigentes. Não falamos mais de pobreza e sim de indigência - o estado extremo da miséria.

A Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida e a Ação pelo Emprego e o Desenvolvimento existem, crescem e ecoam hoje em milhares de comitês, na mais densa corrente de solidariedade já construída nos últimos tempos, porque - mesmo sabendo que está fazendo o caminho da história pela contramão - a sociedade brasileira confia na mudança.

(HERBERT DE SOUZA - Adaptado)

01. Pode-se depreender da leitura do primeiro parágrafo que:

a) há, no país, uma massa de desempregados de “quarto mundo” aguardando uma oportunidade de se incorporar à classe empresarial.

b) há um descompasso entre as expectativas dos empresários quanto ao mercado e o nível dos desempregados.

c) para o autor, é a massa de desempregados de “quarto mundo” que fará subir o PIB nacional.

d) ao pensar em mercado de primeiro mundo, a classe empresarial demonstra ignorar o problema do desemprego.

e) a Ação pelo Emprego e o Desenvolvimento foi criada para que pudesse haver a estabilização da moeda.

02. Em “Seria uma forma de distribuir a riqueza, dar ’vale cidadania’ pra todo mundo”. (L. 20/21), a expressão sublinhada reflete uma ironia do autor porque:

a) a cidadania não é conquistada através de um vale.

b) a riqueza, num país, distribui-se por meio de donativos.

c) a distribuição de vales não admite a exclusão social.

d) as bolsas de consumo propiciam as transformações sociais.

e) os subsídios desfazem a desigualdade social.

03. No quarto parágrafo o autor afirma: “Modernidade é humanidade. E essa visão só é possível para quem pensa a sociedade do ponto de vista ético.” Assinale a opção que NÃO confirma essa ideia.

a) Um país avança e se desenvolve satisfatoriamente quando há a adequada integração da sociedade ao processo produtivo.

b) Ciência e tecnologia constituem fatores indispensáveis ao desenvolvimento, se tiverem como parâmetro a sociedade.

c) O crescimento de um país se dá à medida que há a prioridade para o desenvolvimento humano.

d) O emprego deve ser sempre planejado em função do tipo de desenvolvimento que se quer para o país.

e) O crescimento de um país mede-se pelo comportamento de primeiro mundo, demonstrado pela sociedade.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 3/18 Data: 17/11/2014

04. Em “...e também do mundo empresarial, apesar de sua visão imediatista e muito ligada ao primeiro mundo...” (5º parágrafo), a parte sublinhada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) quanto à sua visão imediatista

b) caso seja sua visão imediatista

c) em razão da sua visão imediatista

d) enquanto sua visão é imediatista

e) ainda que considerando sua visão imediatista

05. Leia atentamente a afirmativa:

A exclusão social poderá ser afastada pela...

( ) possibilidade de ocupação para todos os membros da sociedade

( ) distribuição equânime da riqueza

( ) alienação do indivíduo do processo produtivo

( ) eliminação da taxa de indigência

( ) volta aos processos de desenvolvimento do passado

Analise os trechos acima, preenchendo os parênteses com (V) ou (F), conforme completem a afirmativa dada de modo verdadeiro ou falso, segundo o sentido geral do texto.

A sequência correta é:

a) F-V-V-V-F

b) F-F-V-F-F

c) V-V-F-V-F

d) V-V-F-V-V

e) V-V-V-F-V

COMPADRISMO

O compadrismo é uma autêntica instituição nacional, nascida dessa nossa tendência para a aproximação e a camaradagem. Também a nossa política anda impregnada desses mesmos sentimentos, que têm levado o Brasil à beira do abismo, porque o governo tem de ser muito pessoal e individualista, cheio de vantagens e proteções, de abraços e intimidades.

(A. da Silva Mello)

06. Deduz-se da leitura do texto que:

a) o compadrismo deve ser abolido para que a política brasileira tenha atuação positiva.

b) o compadrismo é uma instituição nacional que se limita à política.

c) os governos devem ser pessoais e individualistas para que não se contaminem pelo compadrismo.

d) as vantagens e as proteções governamentais são frutos da recusa do compadrismo em nossa política.

e) o compadrismo é uma instituição americana e tem feito a desgraça política de muitas nações do continente.

07. Ao dizer que o compadrismo é uma autêntica instituição nacional, o autor não indica a que nação se refere, mas os leitores sabem que ele se refere ao Brasil; esse conhecimento deriva do fato de que:

a) o autor é brasileiro.

b) o texto foi produzido no Brasil e para ser lido aqui.

c) a língua utilizada no texto é a portuguesa.

d) só o Brasil possui o compadrismo.

e) as informações do texto se referem ao Brasil.

08. Ao dizer que o compadrismo nasce da nossa tendência para a aproximação e a camaradagem, o autor do texto comete um erro argumentativo, que é:

a) atribuir a um efeito a posição de causa.

b) partir de uma inferência para o seu raciocínio.

c) misturar método dedutivo e indutivo.

d) formular inadequadamente um silogismo.

e) partir do geral para o particular.

09. O autor empregou a palavra impregnada a fim de:

a) mostrar a enorme participação do compadrismo em nossas decisões políticas.

b) indicar uma visão negativa do compadrismo em nosso governo.

c) melhorar o nível de linguagem empregada em texto destinado a leitores cultos.

d) demonstrar sua preocupação com a clareza da linguagem utilizada.

e) contaminar o texto com a linguagem médica, a fim de implicitamente dar a conhecer a sua profissão.

10. “...porque o governo tem de ser muito pessoal e individualista,...”; nesse caso, o autor:

a) indica um caminho a ser seguido pelos bons governos.

b) mostra como deveria ser a realidade política nacional.

c) condena a ausência do compadrismo na política.

d) mostra uma tendência derivada do compadrismo.

e) elogia a atitude de um governo democrático.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 4/18 Data: 17/11/2014

LÍNGUA ESPANHOLA – Profª. Luciana Mara

TEXTO I

11. En el primer párrafo la expresión “poner la casa de cabeza” significa

a) buscar algo de valor dentro de toda la casa.

b) ordenar todas las habitaciones de la casa.

c) ser la primera persona en adquirir una casa.

d) tener la fortuna de encontrar una buena casa.

12. Un empleado de una empresa de Nueva York se fue de compras a una tienda de antigüedades para

a) adquirir unos muebles y un cuadro.

b) comprar una pintura con magnolias.

c) conseguir unos buenos micrófonos.

d) descubrir unos tesoros escondidos.

13. En el texto la expresión época de “vacas flacas” corresponde a un período en el que

a) alguien ha encontrado un objeto de mucho valor económico pero no ha conseguido venderlo a buen precio.

b) las personas dedican muchas horas del día a explorar posibilidades de ganar dinero jugando juegos de mesa.

c) los coleccionistas venden sus aparatos de antaño y obras de arte por varios miles de dólares en internet.

d) uno que tiene muchas dificultades financieras se las arregla para encontrar la solución a ese problema.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 5/18 Data: 17/11/2014

TEXTO II

14. Según el texto, Dakota Rose es una

a) bella actriz de 18 años.

b) fan de la muñeca Barbie.

c) joven usuaria de Internet.

d) muñeca anime japonesa.

15. Según el texto, los fans de Kota Koti se concentran más en China y Japón porque en esos dos países

a) algunos jóvenes preservan sus datos personales del dominio público.

b) hay miles de personas a las que les encanta la conocida muñeca Barbie.

c) las muñecas anime son una gran tendencia.

d) muchos jóvenes son seguidores de redes sociales.

16. “Algunos de ellos ya superan las 430.000 visitas.” El pronombre destacado en ese fragmento se refiere a los

a) pasos para maquillarse o peinarse.

b) seguidores de la niña Kota Koti.

c) subtítulos explicativos de los vídeos.

d) vídeos colgados por Dakota Rose.

17. El verbo “conocen” sufre la irregularidad

a) adición d) propia

b) supresión e) funcional

c) diptongación

18. El verbo “demuestran” (l.6) se refiere al pronombre

a) yo d) vos

b) tú e) ellos

c) ello

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 6/18 Data: 17/11/2014

19. La opción en que todos los verbos sufren la misma irregularidad es

a) dormir – poder – sufrir – comer

b) perder – contar – salir – pedir

c) tener – salir – poner – dormir

d) poner – salir – tener – vivir

e) conocer – obedecer – producir – conducir

20. “… si tiene dieciséis años…” (l.2) el verbo tiene está conjugado en presente de indicativo,

La opción en que todos los verbo están conjugados en el mismo tiempo es

a) tengo – tienes – tenemos – tenéis – tienen

b) tenga – tengas – tengamos – tengáis tengan

c) tengo – tenés – tengamos – tenéis – tengan

d) tengo – tienes – tenemos - tengáis – tenen

e) tenga – tienes – tenemos – tengáis – tienen

HISTÓRIA GERAL – Prof. Lucivaldo Quixaba

21. (VUNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiram características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcaram o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas:

a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, era algo inimaginável para os ocidentais.

b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.

c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.

d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.

e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.

22. (UNITAU) O Império Chinês, sofrendo pressões de vários países, foi obrigado a ceder algumas partes de seu território a países europeus. Um desses territórios, em poder do Reino Unido, foi devolvido ao governo chinês no século passado (1997). Trata-se do território de:

a) Cingapura

b) Macau

c) Taiwan

d) Hong Kong

e) Saigon

23. (FUVEST) No século XIX, a história inglesa foi marcada pelo longo reinado da rainha Vitória. Seu governo caracterizou-se:

a) pela grande popularidade da rainha, apesar dos poderes que lhe concedia o regime monárquico absolutista vigente;

b) pela expansão do Império Colonial Britânico na América, explorado através do monopólio comercial e do tráfico de escravos;

c) pelo início da Revolução Industrial, que levou a Inglaterra a tornar-se a maior produtora de tecidos de seda;

d) por sucessivas crises políticas internas, que contribuíram para a estagnação econômica e empobrecimento da população;

e) por grande prosperidade econômica e estabilidade política, em contraste com uma acentuada desigualdade social.

24. A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):

a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional;

b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados;

c) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas conquistadas;

d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa;

e) transferência de tecnologia, estimulada por uma política não-intervencionista.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 7/18 Data: 17/11/2014

25. (FEI) De 1815 a 1891, a Inglaterra viveu um período de grande estabilidade política interna, combinada com acentuado desenvolvimento econômico, o que possibilitou aos ingleses o domínio dos mares e a expansão colonialista. As principais realizações desse período se deram durante:

a) a Era Vitoriana

b) a Revolução Gloriosa

c) o governo de Henrique VIII

d) o governo de Elizabeth I

e) a instalação do anglicanismo

26. (VUNESP) O mundo europeu escandalizou-se com a rebelião dos Boxers (1900) e se surpreendeu, depois, com sua consequências, as quais, de certo modo, antecipavam os movimentos nacionalistas que iriam revolucionar a China no século XX. As relações entre os europeus e o governo imperial chinês, no entanto, contribuíram para alimentar reações e ressentimentos populares contra:

I. os privilégios comerciais concedidos aos comerciantes estrangeiros;

II. os navios a vapor, as estradas de ferro e os telégrafos;

III. os missionários europeus que desfrutavam do direito de residência e de pregação;

IV. a luta de boxe, patrocinada diariamente pelos membros das comunidades diplomáticas estabelecidas em Pequim;

V. a intervenção dos missionários estrangeiros na administração dos governos.

Consideradas as proposições anteriores, assinale:

a) se apenas a proposição IV estiver correta;

b) se todas estiverem corretas;

c) se apenas as proposições I, II, III e V estiverem corretas;

d) se apenas as proposições I e V estiverem incorretas;

e) se apenas as proposições II e III estiverem incorretas.

27. (UDESC) A China desponta nos dias de hoje como uma das possíveis grandes potências do nosso século. Todavia, até meados do século XIX, ela era um país em grande parte isolado do restante do mundo e que, apesar de apresentar uma economia enfraquecida, resistia à voracidade dos interesses ocidentais. Naquela época, os primeiros a quebrar esse isolamento foram os ingleses.

Assinale a única alternativa que corresponde aos meios empregados pelos ingleses para impor à China o comércio e outras influências ocidentais:

a) O monopólio do comércio da região pela Companhia das Índias Ocidentais.

b) A guerra do Ópio, com ataques às cidades portuárias chinesas.

c) A assinatura de tratados de livre comercialização do chá inglês.

d) A Guerra dos Boxers, que levou ao extermínio os nativos da região.

e) A imposição à China de uma nova forma de governo com feições ocidentais.

28. (FATEC) Ata Geral da Conferência de Berlim, em 26 de fevereiro de 1885:

"Capítulo I: Declaração referente à liberdade de comércio na Bacia do Congo...

Artigo 6° - Todas as Potências que exercem direitos de soberania ou uma influência nos referidos territórios comprometem-se a velar pela conservação dos aborígines e pela melhoria de suas condições morais e materiais de existência e a cooperar na supressão da escravatura e principalmente do tráfico de negros; elas protegerão e favorecerão, sem distinção de nacionalidade ou de culto, todas as instituições e empresas religiosas, científicas ou de caridade, criadas e organizadas para esses fins ou que tendam a instruir os indígenas e a lhes fazer compreender e apreciar as vantagens da Civilização."

Pela leitura do texto acima, podemos deduzir que ele:

a) demonstra que os interesses capitalistas voltados para investimentos financeiros eram a tônica do tratado;

b) caracteriza a atração exercida pela abundância de recursos minerais, notadamente na região subsaariana;

c) explicita as intenções de natureza religiosa do imperialismo, através da proteção à ação dos missionários;

d) revela a própria ideologia do colonialismo europeu ao se referir às "vantagens da Civilização";

e) reflete a preocupação das potências capitalistas em manter a escravidão negra.

29. "O comércio do ópio é feito pelos ingleses. este povo, não tendo do que viver na sua terra, procura escravizar os outros países." (Memorial elaborado por um chinês e dirigido ao imperador Tao-Kwang em 1838, antes da Guerra do Ópio).

Com base no trecho apresentado, assinale a alternativa que identifica a posição do autor:

a) Evidencia a atuação do colonizador no processo da colonização.

b) Reflete o inconformismo do colonizado diante da opressão neocolonialista.

c) Mostra uma opinião ambígua, ao ver o Oriente como "invenção" do Ocidente.

d) Admite melhorias nas condições materiais da população.

e) Revela uma atitude racista perante os povos colonizados.

30. (PUCC) A expansão neocolonialista do século XIX foi acelerada, essencialmente:

a) pela disputa de mercados consumidores para produtos industrializados e de investimentos de capitais para novos projetos, além da busca de matérias-primas;

b) pelo crescimento incontrolado da população europeia, gerando a necessidade de migração para África e Ásia;

c) pela necessidade de irradiar a superioridade da cultura europeia pelo mundo;

d) pelo desenvolvimento do capitalismo comercial e das práticas do mercantilismo;

e) pela distribuição igualitária dos monopólios de capitais e pelo decréscimo da produção industrial.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 8/18 Data: 17/11/2014

HISTÓRIA DO BRASIL – Prof. Hélcio Mesquita

31. Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica:

a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.

b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.

c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.

d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.

e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

32. O Estado Novo, período que se seguiu ao golpe de Getúlio Vargas (10/11/1937 até 29/10/1945) caracterizou-se:

a) pela centralização político-administrativa, eliminação da autonomia dos estados e extinção dos partidos políticos;

b) pela proliferação de partidos políticos, revogação da censura, descentralização político-administrativa;

c) pelo apoio ao comunismo internacional;

d) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos de esquerda e estabelecimento das eleições diretas;

e) pela formação de uma Assembleia Constituinte que votaria a Constituição de 1937, conhecida como a mais liberal da República.

33. A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?

a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.

b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.

c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.

d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.

e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

34. No Brasil, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que procurou arregimentar os Sindicatos e os trabalhadores, e o PSD (Partido Social Democrático) que reunia os setores mais conservadores da sociedade foram criados

a) por decreto, durante a vigência do Regime controlado pelos militares.

b) após a decretação da anistia política no final do Governo de João Figueiredo.

c) no período em que vigorou o Regime Parlamentarista após a renúncia de Jânio Quadros.

d) pelos trabalhadores, logo após o movimento popular pelas eleições diretas.

e) nos momentos finais do Estado Novo sob a inspiração direta de Getúlio Vargas.

35. Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subsequente (que aconteceu depois) e relacionada com a referida insurreição:

a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.

b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.

c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.

d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.

e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

36. A Revolução de 1932 pode ser explicada pela:

a) tentativa de recuperação do poder pela oligarquia paulista.

b) frustração dos tenentes que foram afastados do poder.

c) manipulação política das oligarquias nordestinas.

d) luta exclusiva em torno de uma nova Constituição.

e) insatisfação contra a ditadura de Getúlio Vargas.

37. Entre as alternativas a seguir apenas uma não se relaciona com a Era Vargas (1930/1945). Assinale-a:

a) Censura à imprensa e violenta repressão política durante o Estado Novo.

b) Construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda e fundação da Petrobrás.

c) Centralização de poderes e Revolução Constitucionalista de 1932.

d) Atendimento aos interesses das elites agrária e industrial e às reivindicações dos trabalhadores, atenuando o conflito entre o capital e o trabalho.

e) Alinhamento aos EUA/OTAN no contexto da Guerra Fria e abertura às multinacionais.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 9/18 Data: 17/11/2014

38. Getúlio Vargas demorou para definir a sua posição em relação à II Guerra Mundial, mas soube tirar proveito da situação. O seu apoio aos Aliados rendeu ao Brasil:

a) as honras prestadas à F.E.B. (Força Expedicionária Brasileira);

b) a construção da Transamazônica;

c) a perseguição dos submarinos alemães que, comprovadamente, afundaram cinco navios brasileiros;

d) o financiamento para a construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, Vale do Rio Doce e CHESF;

e) o retorno imediato à democracia.

39. O governo instalado com a Revolução de 1930 diferenciou-se do Estado Oligárquico por promover:

a) o modelo liberal defendido pelo Partido Democrático, porta-voz da classe média paulista.

b) uma economia exclusivamente agro-exportadora e a descentralização das decisões econômico-financeiras.

c) as reformas preconizadas pelos Tenentes, sobretudo a partir de 1932.

d) a industrialização, tendo como suporte o aparelho do Estado, as forças armadas e a aliança entre burguesia e setores do operariado.

e) o declínio do projeto de industrialização, devido aos conflitos entre capital e trabalho não mediados pelo governo.

40. Dentre as causas que levaram ao fim do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas, destacam-se:

a) o atentado da Rua Toneleiros contra o líder de oposição, Carlos Lacerda, que levou Vargas ao suicídio.

b) a insatisfação popular contra Getúlio Vargas, expressa no movimento queremista, e a privatização da Petrobrás.

c) a formação da Aliança Liberal e o Golpe Militar promovido pelo General Góes Monteiro.

d) a aliança entre U.D.N. e militares contra o queremismo (Movimento Queremos Getúlio) e o golpe militar que levou Vargas à renúncia.

e) a recusa de Getúlio Vargas em sancionar a Lei Antitruste, aprovada pelo Congresso e o Golpe dos Tenentes.

BIOLOGIA I – Prof. Mário Cristiano

41. Baseado nas propriedades ondulatórias de transmissão e reflexão, as ondas de ultrassom podem ser empregadas para medir a espessura de vasos sanguíneos. A figura a seguir representa um exame de ultrassonografia obtido de um homem adulto, onde os pulsos representam os ecos provenientes das reflexões nas paredes anterior e posterior da artéria carótida.

Nesse sentido, responda a função da artéria em questão:

a) transportar sangue arterial da aorta para a cabeça.

b) transportar sangue arterial dos pulmões para o coração.

c) transportar sangue venoso dos pulmões para o coração.

d) transportar sangue arterial da cabeça para o pulmão.

e) transportar sangue venoso da aorta para a cabeça.

42. A circulação sanguínea obedece aos mesmos princípios físicos da movimentação de fluidos em tubos. Para garantir as necessidades do organismo, esse mecanismo tem que possuir algumas características essenciais. Considerando essas características, assinale a afirmativa incorreta.

a) A movimentação do sangue ocorre principalmente pela diferença de pressão entre o sistema arterial e o venoso.

b) Os vasos arteriais são menos musculosos e deformam mais que os venosos. Isso permite maiores resistência e pressão no sistema arterial.

c) Nem sempre o sistema circulatório nos animais é fechado, podendo existir vasos abertos nas extremidades para alguns tipos de animais.

d) No homem, a circulação pode ser dividida em sistêmica e pulmonar.

e) Vasos venosos diferem dos arteriais, entre outras coisas, por possuírem válvulas que facilitam o retorno do sangue ao coração.

43. Você já pensou o que acontecerá com o seu corpo sem a realização de atividades físicas? Segundo as informações do IBGE, 80% da população brasileira vive nas cidades e mais de 60% dos adultos que vivem nessas áreas não praticam exercícios físicos com a frequência adequada. Por esse motivo, é necessário combater um problema que vem assumindo grande importância em áreas urbanas, o sedentarismo. Pesquisas comprovam que o sedentarismo afeta aproximadamente 70% da população brasileira, o que corresponde a uma porcentagem maior do que a da obesidade, da hipertensão, do tabagismo, do diabetes e do colesterol alto; sendo assim, praticar atividades físicas é hoje uma questão de saúde pública.

Pensando nisso, pode-se afirmar que uma consequência do sedentarismo é a

a) ocorrência de acidentes vasculares que provocam a mistura de sangue arterial e venoso nos ventrículos, resultando em deficiência de oxigenação nos tecidos do corpo.

b) ocorrência constante de processos inflamatórios que resultam no aumento de tamanho dos gânglios linfáticos, o que se conhece popularmente como cãibras.

c) redução do volume de ar que cabe nos pulmões e da capacidade de o coração bombear sangue para todo o corpo, o que afeta a oxigenação celular.

d) alteração do material genético ocasionando diminuição da mineralização óssea, o que aumenta a osteoporose e os problemas nas articulações.

e) incidência de infarto agudo do miocárdio, devido ao aumento da irrigação do músculo cardíaco pelo sangue contido no interior do coração.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 10/18 Data: 17/11/2014

44. A formação de varizes deve-se, entre outros fatores, ao acumulo de sangue nas veias, as quais ficam comprometidas na função de

a) impedir o refluxo do sangue.

b) reforçar as paredes dos vasos.

c) retardar as pulsações cardíacas.

d) acelerar as contrações sistêmicas.

e) aumentar o fluxo de sangue.

45. Em condições normais de saúde e repouso, o número de pulsações de um homem adulto é da ordem de 70 por minuto. Após um abundante almoço ou jantar, em que se ingerem carnes, conservas, pães e doces, o que se espera em relação ao número de pulsações por minuto é que

a) haja aumento desse número, devido à atividade cardíaca que se acelera em razão da diminuição da temperatura interna do corpo.

b) haja aumento desse número devido à maior necessidade de irrigação sanguínea dos tecidos do trato digestivo.

c) haja redução desse número, uma vez que a temperatura do corpo sofrerá pequena redução e, com isso, a atividade cardíaca diminui.

d) não haja qualquer alteração, uma vez que os alimentos ingeridos sofrerão digestão no estômago e intestino, sem qualquer interferência com a atividade cardíaca.

e) não haja qualquer alteração desse número, mas que haja aumento da pressão sanguínea em decorrência da quantidade de sal ingerida.

46. Para facilitação de seu estudo, muitas vezes o corpo humano é dividido em sistemas. Entretanto as funções fisiológicas desempenhadas pelo corpo não estão dissociadas e ocorrem através da integração desses diferentes sistemas. Sobre os sistemas circulatório, respiratório e imunológico, considere as seguintes afirmativas:

1. O oxigênio (O2), assimilado pelo corpo através das trocas gasosas realizadas pelo sistema respiratório, é distribuído pelas hemácias presentes no sangue, ligado a moléculas de hemoglobinas, desempenhando papel importante no processo de produção de energia da maioria das células do corpo.

2. As artérias são vasos que transportam o sangue proveniente do coração, podendo inclusive transportar sangue venoso, como no caso das artérias pulmonares.

3. O timo, o baço e os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que, entre outras funções, desempenha papel importante no sistema de defesa do corpo humano.

4. O sistema circulatório é composto pelos sistemas sanguíneo, que transporta o oxigênio, e pelo linfático, responsável pelo transporte de CO2.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

47. Esta passagem foi retirada de A mão e a luva, de Machado de Assis:

“... Guiomar curvou a cabeça e esteve alguns instantes a perpassar os dedos pelas teclas, enquanto Luís Alves, tirando de cima do piano outra música, dizia-lhe:

- Podia dar-nos este pedaço de Bellini, se quisesse.

Guiomar pegou maquinalmente na música e abriu-a na estante.

- Era então vontade sua? perguntou ela continuando o assunto interrompido do diálogo.

- Vontade certamente, porque era necessidade.

- Necessidade - tornou ela começando a tocar, menos por tocar que por encobrir a voz; mas necessidade por quê?

- Por uma razão muito simples, porque a amo. (...)

Guiomar sentou-se outra vez muda, despeitada, a bater-lhe o coração como nunca lhe batera em nenhuma outra ocasião da vida, nem de susto, nem de cólera, nem... de amor, ia eu a dizer, sem que ela o houvesse sentido jamais. Não se demorou muito tempo ali; com a mão trêmula folheou a música que estava aberta na estante, deixou-a logo e levantou-se.”

A reação de Guiomar à segunda resposta de Luís Alves está diretamente ligada aos efeitos da

a) epinefrina.

b) insulina.

c) somatotrofina.

d) acetilcolina.

e) paratormônios

48. O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 11/18 Data: 17/11/2014

Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis:

I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue.

II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua.

III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I. c) III. e) I e III.

b) II. d) I e II.

49. A figura a seguir representa a estrutura renal de um néfron de mamífero. Os números indicam os processos básicos que ocorrem para a formação da urina.

Assinale a alternativa que contém a ordem sequencial dos números correspondentes aos processos indicados.

a) 1 - reabsorção passiva de água; 2 - secreção ativa de íons H+ e K+; 3 - reabsorção ativa de sais e glicose; 4 - filtração.

b) 1 - filtração; 2 - reabsorção ativa de sais e glicose; 3 – reabsorção passiva de água; 4 - secreção ativa de íons H+ e K+.

c) 1 - filtração; 2 - reabsorção passiva de água; 3 - secreção ativa de íons H+ e K+; 4 - reabsorção ativa de sais e glicose.

d) 1 - reabsorção passiva de água; 2 - reabsorção ativa de sais e glicose; 3 - filtração; 4 - secreção ativa de íons H+ e K+.

e) 1 - reabsorção ativa de sais e glicose; 2 - filtração; 3 – reabsorção ativa de água; 4 - secreção ativa de íons H+ e K+.

50. O teste antidoping realizado em atletas, através do exame de urina, torna-se possível porque, no néfron, unidade funcional dos rins, é executada a tarefa de

a) absorver glicose.

b) eliminar catabólitos.

c) secretar aminoácidos.

d) filtrar glóbulos sanguíneos.

e) produzir hormônios.

QUÍMICA – Prof. Edson Barros

51. (Unisa-SP) A oxidação do metilpropeno na presença de solução de KMnO4 em meio H2SO4 produz:

a) propanona, gás carbônico e água.

b) propanona e aldeído fórmico.

c) ácido propanóico e aldeído fórmico.

d) ácido propanóico e ácido fórmico.

e) somente gás carbônico e vapor d’água.

52. (UFMG) A ozonólise e posterior hidrólise, em presença de zinco do 2-metil-3-etil-2-penteno, produz:

a) cetona e aldeído.

b) cetona, aldeído e álcool.

c) somente cetonas.

d) aldeído e álcool.

e) cetona, aldeído e ácido carboxílico

53. (Cesupa) O alceno que produz 2-metilbutanal e propanona, por ozonólise, é:

a) 2,4-dimetil-2-hepteno.

b) 2,3-dimetil-3-hepteno.

c) 2-hepteno.

d) 2,4-dimetil-2-hexeno.

e) 2,2-dimetil-3-hexeno.

54. (Unicentro-PR) Quando submetido a uma oxidação enérgica (KMnO4/H2SO4), um composto orgânico fornece os produtos: ácido etanóico, gás carbônico e água. O reagente considerado é o:

a) propeno. d) 2-penteno.

b) 2-metil-2-buteno. e) 2-buteno.

c) 2-metil-1-buteno.

55. (UFSM-RS) Os principais produtos obtidos pela oxidação do bu-teno-2 com KMnO4 em meio ácido e em meio básico são, respectivamente:

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 12/18 Data: 17/11/2014

56. (Unipa-MG) A ação de bactérias aeróbicas em garrafas de vinho mantidas abertas transforma o vinho em vinagre, segundo a sequência de reações descrita abaixo:

C2H5OH → CH3CHO → CH3CO2H

Podemos afirmar corretamente que:

a) ocorre uma oxidação de ácido acético a álcool, passando por aldeído etanóico como intermediário.

b) ocorre uma redução de álcool a ácido, passando por aldeído etanóico como intermediário.

c) ocorre uma redução do ácido acético a álcool, passando por aldeído etanóico como intermediário.

d) ocorre uma oxidação do álcool a aldeído etanóico, passando por ácido acético como intermediário.

e) ocorre uma oxidação do álcool a ácido acético, passando por acetaldeído como intermediário.

57. (PUC-SP) Em dois balões distintos, as substâncias A e B foram colocadas em contato com dicromato de potássio (K2Cr2O7) em meio ácido, à temperatura ambiente.

Nessas condições, o dicromato é um oxidante brando.

No balão, contendo a substância A, foi observada a formação do ácido propiônico (ácido propanóico), enquanto no balão que continha a substância B formou-se acetona (propanona).

As substâncias A e B são, respectivamente:

a) ácido acético e etanal.

b) propanal e 2-propanol.

c) butano e metil-propano.

d) propanal e 1-propanol.

e) propano e propanal.

58. (UCDB-MS) O manitol, que é usado como substituto do açúcar em alimentos dietéticos, pode ser obtido a partir da manose pela seguinte reação:

É correto afirmar que:

a) a manose apresenta 4 carbonos quirais e o manitol 5, e a reação é uma oxidação.

b) ambos apresentam 4 carbonos quirais, e a reação é uma oxidação.

c) ambos apresentam 4 carbonos quirais, e a reação é uma redução.

d) a manose apresenta 5 carbonos quirais e o manitol 6, e a reação é uma redução.

e) ambos apresentam 4 carbonos quirais, e a reação é uma hidrólise.

59. (Unipa-MG) Os produtos de oxidação a fundo do 2-metil-2-penteno com permanganato de potássio são:

a) propanona.

b) ácido propanóico.

c) propanona e ácido acético.

d) propanona e ácido propanóico.

e) ácido propanóico e ácido acético.

60. (PUC-MG) Dada a sequência de reações:

São etapas em que há ocorrência de reação de oxidação:

a) I e II apenas.

b) II e III apenas.

c) III e IV apenas.

d) I e IV apenas.

e) I, III e IV.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 13/18 Data: 17/11/2014

GEOMETRIA – Prof. Renílson Rodrigues

61. (Uneb-BA) Um investidor fez uma aplicação a juros simples de 10% mensal. Depois de dois meses, retirou capital e juros e os reaplicou a juros compostos de 20% mensal, por mais dois meses e, no final do prazo, recebeu R$1728,00. Pode-se afirmar que o capital inicial aplicado foi de

a) R$1000,00

b) R$1100,00

c) R$1120,00

d) R$1200,00

e) R$1144,00

62. (Uespi) Um artigo é vendido à vista com 15% de desconto ou em duas parcelas iguais, sem desconto, uma paga no ato da compra e a outra após um mês. Quais os juros mensais embutidos na compra a prazo? Indique o inteiro mais próximo.

a) 41%

b) 42%

c) 43%

d) 44%

e) 45%

63. (Fuvest-SP) 95% da massa de uma melancia de 10 kg é constituída por água. A fruta é submetida a um processo de desidratação (que elimina apenas água), até a participação da água na melancia ser reduzida a 90%. A massa da melancia, após este processo de desidratação, será igual a:

a) 5/9kg

b) 9/5kg

c) 5 kg

d) 9 kg

e) 9,5 kg

64. Uma pessoa aplica 60% do seu capital a uma taxa de 20% ao ano. A que taxa ao ano essa pessoa deve aplicar a outra parte do seu capital para que, após um ano, os montantes obtidos sejam iguais?

a) 30%

b) 40%

c) 60%

d) 80%

e) 120%

65. (Fuvest SP) Um reservatório, com 40 litros de capacidade, já contém 30 litros de uma mistura gasolina/álcool com 18% de álcool. Deseja-se completar o tanque com uma nova mistura gasolina/álcool de modo que a mistura resultante tenha 20% de álcool. A porcentagem de álcool nessa nova mistura deve ser de:

a) 20%

b) 22%

c) 24%

d) 26%

66. (Uepb) Dado 2

y cos 2arcsen ,3

temos que

a) y 3

b) 4

y3

c) 1

y9

d) 3

y2

e) 1

y3

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 14/18 Data: 17/11/2014

67. (Esc. Naval) Qual o valor da expressão

2 xcossec x cotg 2,

2

ππ onde x é a solução da

equação trigonométrica x

arctg x arctgx 1 4

π

definida no conjunto IR 1 ?

a) 3

b) 1

c) 6 2

2

d) 2

e) 4 2

2

68. (Fgv) Sendo p = 1/2 e (p + 1) . (q + 1) = 2, então a medida de arctg p + arctg q , em radianos, é

a) π/2

b) π/3

c) π/4

d) π/5

e) π/6

69. (Ita) Sendo [-π/2, π/2] o contradomínio da função arcoseno e [0, π] o contradomínio da função arcocosseno, assinale o valor de cos [arcsen (3/5) + arccos (4/5)]

a) 1

12

b) 7

25

c) 4

15

d) 1

15

e) 1

2 5

70. (Pucpr) O conjunto domínio de f(x) = arcsen (2x - 3) está contido no intervalo:

a) [2/3, 3/4]

b) [–1, 1]

c) [0, 1]

d) [1, 2]

e) [–1/2, 3/2]

FÍSICA – Prof. Joel Silva

71. O som é uma onda longitudinal porque não apresenta:

a) reflexão

b) polarização

c) refração

d) interferência

e) difração

72. As ondas eletromagnéticas geradas pela fonte de um forno de micro-ondas têm uma frequência bem característica, e, ao serem refletidas pelas paredes internas do forno, criam um ambiente de ondas estacionárias. O cozimento (ou esquentamento) ocorre devido ao fato de as moléculas constituintes do alimento, sendo a de água a principal delas, absorverem energia dessas ondas e passarem a vibrar com a mesma frequência das ondas emitidas pelo tubo gerador do forno. O fenômeno físico que explica o funcionamento do forno de micro-ondas é a

a) ressonância.

b) interferência.

c) difração.

d) polarização.

e) absorção.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 15/18 Data: 17/11/2014

73. (UFF-RJ) Sabe-se que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio em que a mesma se propaga. Assim sendo, pode-se afirmar que uma onda eletromagnética na região do visível, ao mudar de um meio para outro:

a) tem a velocidade de propagação alterada, bem como a sua frequência.

b) tem a sua cor alterada, permanecendo com a mesma frequência.

c) tem a velocidade de propagação alterada, bem como a frequência e o comprimento de onda.

d) tem a velocidade de propagação alterada, bem como o seu comprimento de onda.

e) tem a sua cor inalterada, permanecendo com o mesmo comprimento de onda.

74. (UFRN-RN) Paulo está trabalhando no alto de um barranco e pede uma ferramenta a Pedro, que está na parte de baixo (figura).

Além do barranco, não existe, nas proximidades, nenhum outro obstáculo. Do local onde está, Pedro não vê Paulo, mas escuta-o muito bem porque, ao atingirem a quina do barranco, as ondas sonoras sofrem:

a) convecção

b) reflexão

c) polarização

d) difração

75. Fornos de micro-ondas usam ondas de rádio de comprimento de onda aproximadamente 12 cm para aquecer os alimentos.

Considerando a velocidade da luz igual a 300 000 km/s a frequência das ondas utilizadas é

a) 360 Hz.

b) 250 kHz.

c) 3,6 MHz.

d) 2,5 GHz.

76. O fone de ouvido tem se tornado cada vez mais um acessório indispensável para os adolescentes que curtem suas músicas em todos os ambientes e horários. Antes do advento do iPod e outros congêneres, para ouvir as músicas da parada de sucessos, os jovens tinham que carregar seu radinho portátil sintonizado em FM (frequência modulada).

Observando o painel de um desses rádios, calcule a razão aproximada entre o maior e o menor comprimento de onda para a faixa de valores correspondentes a FM.

a) 0,81

b) 0,29

c) 1,65

d) 0,36

e) 1,23

77. (PUC-PR) Numa certa guitarra, o comprimento das cordas (entre suas extremidades fixas) é de 0,6 m. Ao ser dedilhada, uma das cordas emite um som de frequência fundamental igual a 220 Hz.

Marque a proposição verdadeira:

a) Se somente a tensão aplicada na corda for alterada, a frequência fundamental não se altera.

b) A distância entre dois nós consecutivos é igual ao comprimento de onda.

c) O comprimento de onda do primeiro harmônico é de 0,6 m.

d) A velocidade das ondas transversais na corda é de 264 m/s.

e) As ondas que se formam na corda não são ondas estacionárias.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 16/18 Data: 17/11/2014

78. (PUC-MG) Analise as afirmações a seguir.

I. Dois instrumentos musicais diferentes são acionados e emitem uma mesma nota musical.

II. Dois instrumentos iguais estão emitindo uma mesma nota musical, porém, com volumes (intensidades) diferentes.

III. Um mesmo instrumento é utilizado para emitir duas notas musicais diferentes.

Assinale a principal característica que difere cada um dos dois sons emitidos nas situações I, II e III respectivamente.

a) Amplitude, comprimento de onda e frequência.

b) Frequência, comprimento de onda e amplitude.

c) Timbre, amplitude e frequência.

d) Amplitude, timbre e frequência.

79. (UEPA) Durante um show musical numa casa de espetáculos, dois amigos, Antônio e Paulo, conseguem lugares diferentes na plateia. Antônio senta-se em uma posição situada a 20m das caixas de som, enquanto Paulo a 60m das mesmas.Com relação ao som produzido por um violão, podemos afirmar que:

a) o som ouvido por Antônio possui timbre diferente do ouvido por Paulo.

b) o som ouvido por Antônio possui intensidade menor que o ouvido por Paulo.

c) o som ouvido por Paulo possui altura maior do que o ouvido por Antônio.

d) o som ouvido por Antônio possui intensidade maior do que o ouvido por Paulo.

e) Antônio e Paulo ouvem o som com mesmo timbre, porém com alturas diferentes.

80. (PUC-RS) Quando uma ambulância se aproxima ou se afasta de um observador, este percebe uma variação na altura do som emitido pela sirene (o som percebido fica mais grave ou mais agudo).

Esse fenômeno é denominado Efeito Doppler. Considerando o observador parado,

a) o som PERCEBIDO fica mais agudo à medida que a ambulância se afasta.

b) o som PERCEBIDO fica mais agudo à medida que a ambulância se aproxima.

c) a frequência do som EMITIDO aumenta à medida que a ambulância se aproxima.

d) o comprimento de onda do som PERCEBIDO aumenta à medida que a ambulância se aproxima.

e) o comprimento de onda do som PERCEBIDO é constante, quer a ambulância se aproxime ou se afaste do observador, mas a frequência do som EMITIDO varia..

FILOSOFIA – Profª. Kelly Vaz

81. Para Santo Tomás, filosofia e teologia são ciências distintas porque:

a) A filosofia se funda no exercício da razão humana e a teologia na revelação divina.

b) A filosofia é uma ciência complementar à teologia.

c) A filosofia nos traz a compreensão da verdade que será comprovada pela teologia.

d) A revelação é critério de verdade, por isso não se pode filosofar.

e) A teologia é a mãe de todas as ciências e a filosofia serve apenas para explicar pontos de menor importância.

82. Santo Tómas de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.

1. Pelo movimento.

2. Pela causa eficiente.

3. Pelo contingente e pelo necessário.

4. Pelos graus da perfeição.

5. Pelo ontologia.

6. Pela finalidade do ser.

7. Pela contingência dos entes.

Os argumentos que pertencem à prova apresentada por São Tómas de Aquino são:

a) Apenas os argumentos 1,2,3,4 e 5.

b) Apenas os argumentos 1,2,3,5 e 6.

c) Apenas os argumentos 1,2,3,4 e 6.

d) Apenas os argumentos 2,3,4,5 e 6

e) Apenas os argumentos 3,4,5,6 e 7.

83. O trecho que segue foi extraído das Confissões, de Santo Agostinho: "Quem nos mostrará o Bem? Ouçam a resposta: está gravada dentro de nós a luz do vosso rosto Senhor. Nós não somos a luz que ilumina a todo homem, mas somos iluminados por Vós." A partir dos seus conhecimentos sobre as filosofias de Santo Agostinho e Tomás de Aquino, identifique qual das afirmações abaixo está CORRETA:

a) As cinco vias de Tomás de Aquino são argumentos diretos e evidentes da existência de Deus. Partem de afirmações gerais e racionais sobre a existência, para chegar a conclusões sobre as coisas sensíveis, particulares e verificáveis sobre o mundo natural.

b) Os argumentos de Santo Agostinho que provam a existência de Deus denotam a influência direta que ele teve do pensamento de Aristóteles, principalmente da Metafísica.

c) Para Santo Agostinho, a irradiação da luz divina faz com que conheçamos imediatamente as verdades eternas em Deus. Essas verdades eternas e necessárias não estão no interior do homem, porque seu intelecto é mutável e contingente.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 17/18 Data: 17/11/2014

d) Tomás de Aquino construiu uma argumentação para provar a existência de Deus à luz das ideias de Platão e de vários fragmentos da Bíblia.

e) Para Santo Agostinho, a irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o intelecto humano, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas. Essas verdades, necessárias e imutáveis, estão no interior do homem.

84. Durante a Idade Média, a questão dos universais foi um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época. Realismo, conceitualismo e nominalismo foram as soluções típicas do problema. Outra preocupação da época foi o da possibilidade ou impossibilidade de conciliar fé e razão. Santo Agostinho, sobre a relação fé e razão, protagonizou uma tese que se pode resumir na frase: "Credo ut intelligam" (Creio para entender). A partir dos seus conhecimentos sobre a questão dos universais e da filosofia medieval, identifique as proposições verdadeiras:

I. O apogeu da patrística aconteceu no século XIII com Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que, retomando o pensamento de Platão, fez a síntese mais bem elaborada da filosofia com o cristianismo durante a Idade Média.

II. O pensamento filosófico medieval, a partir do século IX, é chamado de escolástica. A filosofia escolástica tinha por problema fundamental levar o homem a compreender a verdade revelada pelo exercício da razão, contudo apoiado na Auctoritas, seja da Bíblia, seja de um padre da Igreja.

III. Para os nominalistas, o universal é apenas um conteúdo da nossa mente, expresso por um nome. O que significa dizer que os universais são apenas palavras, sem nenhuma realidade específica correspondente.

IV. No conceitualismo de Pedro Abelardo, os universais são conceitos, entidades mentais, que não existem na realidade, nem são meros nomes.

V. De acordo com a teoria da iluminação de Santo Agostinho, o ser humano recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Tal como o sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensa r correto. Em verdade, Santo Agostinho não conflita a fé com a razão, sendo esta última auxiliar e subordinada da fé.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas VERDADEIRAS:

a) I, II e III

b) I, III e V

c) II e V

d) I, II e IV

e) II, III, IV e V

85. O filosofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tómas de Aquino foi:

a) Platão.

b) Aristóteles.

c) Sócrates.

d) Heráclito.

e) Parmênides.

86. A Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, leia as seguintes afirmativas:

I. A Patrística é um movimento de pensadores cristãos que procura justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida e de mundo depreendida da Bíblia.

II. Boécio não é considerado um pensador da Patrística.

III. Plotino é um pensador considerado como participante da patrística.

IV. A Patrística sempre rejeitou a filosofia Greco-romana em seu todo.

V. Santo Agostinho é considerado o maior pensador da Patrística latina.

VI. Um dos temas fundamentais da Patrística é a discussão do sentido da Santíssima Trindade.

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Somente as afirmativas I,II e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas I,II,V e VI são corretas.

c) Somente as afirmativas III, V e VI são corretas.

d) Somente as afirmativas I,V e VI são corretas.

e) Somente as afirmativas II, V e VI são corretas.

87. Apesar de apresentar uma nova concepção para a época, a filosofia escolástica não será promotora de um distanciamento das questões religiosas e, muito menos, se afastou das mesmas.

Nesse contexto, observe as afirmativas abaixo:

I. A Escolástica reconhece o valor positivo do livre-arbítrio do homem.

II. A Escolástica defende o papel central que a Igreja teria na definição dos caminhos e atitudes que poderiam levar o homem à salvação.

III. Os escolásticos evitaram o combate às heresias e não preservaram as funções primordiais da Igreja.

IV. A Escolástica evitou entrar em polêmica com os cientistas da época.

Estão corretas, segundo o texto consultado:

a) Somente II e III.

b) Somente I e II.

c) Somente III e IV.

d) Somente I e III.

e) Somente II e IV.

Simulado/2014 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Bloco I – 4ª Etapa Pág. 18/18 Data: 17/11/2014

88. Em relação à ciência no período medieval é válido afirmar:

I. A ciência medieval continuou voltada para a discussão racional e permaneceu desligada da técnica e da pesquisa empírica.

II. Era valorizado o conhecimento teórico em detrimento das atividades práticas.

III. A retomada do pensamento aristotélico reforçou a concepção reforçou a concepção qualitativa da física e manteve a astronomia geocêntrica.

IV. Não era valorizado o conhecimento teórico em detrimento das atividades práticas.

a) I, II, III.

b) II, III, IV

c) III e IV

d) I e IV

e) II e IV

89. As questões religiosas afastavam os filósofos das discussões referentes à natureza, mas algumas posições divergentes indicam pontos de ruptura que prenunciam de certo modo a crise do modelo científico medieval. Essas divergências podem ser compreendidas pelo renascimento das cidades e pela expansão do comércio: a economia capitalista emergente iria necessitar de outro saber, mais prático e menos contemplativo. Nesse processo destacam-se o trabalho dos alquimistas e a atuação de frades franciscanos na Inglaterra. Com base nas afirmativas abaixo assinale a sentença incorreta.

a) As práticas alquimistas surgiram com artesãos metalúrgicos e constituíram o prelúdio da ciência química.

b) As técnicas de laboratório eram depreciadas pela ciência oficial, por estarem vinculadas à atividade manual.

c) A Igreja Católica perseguiu os alquimistas sob acusação de bruxaria. Uma vez que essas práticas tinham um caráter herético.

d) A alquimia foi responsável pelo o desenvolvimento de noções sobre ácidos e seus derivados, pela descoberta de novas substâncias químicas, pelo o processo para a extração do mercúrio e pelas fórmulas para preparar vidro e esmalte, procedimentos que constituíram o prelúdio da química.

e) A Igreja Católica apoiou os alquimistas devido à ascensão de bruxaria. Uma vez que essas práticas tinham um caráter completamente religioso.

90. O tema do confronto entre o poder papal e o poder do imperador esteve presente nas polêmicas do final do século XIII e durante o século XIV. Analise as sentenças abaixo e considere as verdadeiras.

I. A natureza do estado é secular, temporal, voltada para as necessidades mundanas, e sua atuação é exercida pela força física.

II. A igreja é de natureza espiritual, voltada para os interesses da salvação da alma, e deve encaminhar o rebanho para a religião por meio da educação e da persuasão.

III. No período medieval, com a ampliação do poder da Igreja, disseminou-se a convicção de que, se toda autoridade vem de Deus, também o Estado deveria se sujeitar aos valores cristãos, além de apoiar a Igreja no cumprimento de sua missão.

a) I e II

b) I

c) III

d) I, II e III

e) II