18 DE AGOSTO DE 2013 -...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos O refrão desta velha canção é inspirado no texto bíblico de 2 Coríntios 5:7, no qual o Apóstolo Paulo orienta e desafia a comunidade a pautar sua caminhada não por aquilo que podem observar e ver, mas pela fé no Deus que nos sustenta e orienta. A música nos apresenta algumas situações adversas. Seja na escassez, na tri- bulação ou na guerra, devemos continuar a caminhar e a viver confiando no Senhor. Em vez de olhar para as circunstâncias, devemos olhar para o gran- de amor de Deus, porque é o Seu amor que lança fora todo medo (1 Jo 4:8). Não há quem não passe por lutas ou até esteja enfrentando uma agora. Como a Palavra também nos afirma, “porque ele [o Senhor] faz nascer o seu sol so- bre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5:45), todas as pes- soas estão suscetíveis a enfrentar situações adversas, vivam ou não com Deus. A grande diferença é como cada um desses grupos reage. Ao colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, passamos a confiar em Sua graça e sustentação e a depender exclusivamente do Seu cuidado e amor. Por isso, ainda que tudo à nossa volta esteja desfavorável, conseguimos con- tinuar firmes. O que nossos olhos e percepção são capazes de observar não é uma constatação final de co- mo estamos, pois nossa esperan- ça, confiança e fé estão firmadas no agir de Deus, que, além de estar no controle de todas as coisas, pode reverter quaisquer circunstâncias. Já quem não vive com Deus e na confiança do Seu poder diante de situações adversas perde a espe- rança, e essa desesperança leva Pastoral Não olhe as circunstâncias! BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 479 | 18 DE AGOSTO DE 2013 Esta paz que sinto em minh’alma Não é porque tudo em mim vai bem; Esta paz que sinto em minh’alma É porque eu amo ao meu Senhor. Não olho as circunstâncias, Não, não, não! Só olho seu amor, seu grande amor. Não me guio por vistas, Alegre estou. Este gozo que sinto em minh’alma Não é porque olho ao meu redor; Este gozo que sinto em minh’alma É porque eu amo ao meu Senhor. Ainda que a terra não floresça, E a vide não dê o seu fruto; Ainda que os montes se lancem ao mar, E a terra trema, hei de confiar.

Transcript of 18 DE AGOSTO DE 2013 -...

Page 1: 18 DE AGOSTO DE 2013 - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-08... · Ainda que a terra não fl oresça, E a vide não dê o seu

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

O refrão desta velha canção é inspirado no texto bíblico de 2 Coríntios 5:7, no qual o Apóstolo Paulo orienta e desafi a a comunidade a pautar sua caminhada não por aquilo que podem observar e ver, mas pela fé no

Deus que nos sustenta e orienta.

A música nos apresenta algumas situações adversas. Seja na escassez, na tri-bulação ou na guerra, devemos continuar a caminhar e a viver confi ando no Senhor. Em vez de olhar para as circunstâncias, devemos olhar para o gran-de amor de Deus, porque é o Seu amor que lança fora todo medo (1 Jo 4:8).

Não há quem não passe por lutas ou até esteja enfrentando uma agora. Como a Palavra também nos afi rma, “porque ele [o Senhor] faz nascer o seu sol so-bre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5:45), todas as pes-soas estão suscetíveis a enfrentar situações adversas, vivam ou não com Deus. A grande diferença é como cada um desses grupos reage.

Ao colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, passamos a confi ar em Sua graça e sustentação e a depender exclusivamente do Seu cuidado e amor. Por isso, ainda que tudo à nossa volta esteja desfavorável, conseguimos con-tinuar fi rmes. O que nossos olhos e percepção são capazes de observar não é uma constatação fi nal de co-mo estamos, pois nossa esperan-ça, confi ança e fé estão fi rmadas no agir de Deus, que, além de estar no controle de todas as coisas, pode reverter quaisquer circunstâncias.

Já quem não vive com Deus e na confi ança do Seu poder diante de situações adversas perde a espe-rança, e essa desesperança leva

Pastoral

Não olhe as circunstâncias!

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 479 | 18 DE AGOSTO DE 2013

Esta paz que sinto em minh’almaNão é porque tudo em mim vai bem;Esta paz que sinto em minh’almaÉ porque eu amo ao meu Senhor.

Não olho as circunstâncias,Não, não, não!Só olho seu amor, seu grande amor.Não me guio por vistas,Alegre estou.

Este gozo que sinto em minh’almaNão é porque olho ao meu redor;Este gozo que sinto em minh’almaÉ porque eu amo ao meu Senhor.

Ainda que a terra não fl oresça,E a vide não dê o seu fruto;Ainda que os montes se lancem ao mar,E a terra trema, hei de confi ar.

Page 2: 18 DE AGOSTO DE 2013 - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-08... · Ainda que a terra não fl oresça, E a vide não dê o seu

muitos a pensar em desistir de viver. Por isso, não há vida fora do Evangelho. Num mundo conturbado, injusto e pecaminoso, viver sem Deus torna-se uma tarefa impraticável.

Minha irmã, meu irmão, não sei como está sua caminhada hoje, mas sei que, se Deus está ao seu lado, seja o caminho árduo ou tranquilo, Ele te sustenta e sinaliza que é soberano, estejam as coisas positivas ou negativas, e que o amor que Ele tem por sua vida te fortalece e anula o seu medo.

Sim, é um milagre sentir paz em meio à guerra. Quando vivemos com Deus, Ele promove em nós uma serenidade e uma confi ança sobrenaturais, que nos

levam a viver com alegria, de glória em glória e de vitória em vitória.

Cante a canção, ainda que seja só pela fé. Deus escutará seu clamor e te sustentará na caminhada.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ O Senhor proverá Sua presença orientadora ao esperarmos pacientemente que Ele execute a Sua vontade.

Marvin Williams, pastor batista norte-americano

Refl exãoNeutralizando a calúnia!“Antes, santifi cai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre pre-parados para responder com mansi-dão e temor a qualquer que vos pe-dir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fi quem confundi-dos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo” (1 Pe 3:15-16).

Katalaleo é o termo grego empregado no texto acima para “falam mal” e signi-fi ca “difamar”, “caluniar”. Caluniar é acusar alguém falsamente ou falar contra-riamente à pessoa, semear inverdades sobre alguém.

A calúnia é sutil, pois o caluniador sempre age às escondidas, ou mesmo pe-las costas, como dizemos no popular, não permitindo assim que a vítima se defenda.

A Bíblia trata a calúnia como pecado. Aliás, trata-se de um pecado de caráter básico, que recebe um tratamento claro e objetivo do Senhor. Podemos per-ceber isso em Êxodo 20:16, quando o dedo de Deus deixou registrado naque-las tábuas de pedra: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. Lo-go, seu efeito é devastador, pois é algo contra a retidão e a sabedoria divinas, contra a natureza de Deus!

Page 3: 18 DE AGOSTO DE 2013 - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-08... · Ainda que a terra não fl oresça, E a vide não dê o seu

A caluniador-mor é o diabo, pois diabolos, em grego, significa “acusador”, lo-go, “caluniador”. Assim, quem pratica a calúnia tem o diabo como seu mentor.

Agora, e quando alguém é vítima de calúnia? A bem da verdade, creio que to-dos já passamos por esse tipo de constrangimento. Pelo menos alguma vez na vida alguém já foi vítima de calúnia. E neste caso? O que fazer?

Bem, guardadas as devidas análises sobre o peso da calúnia (há casos que chegam aos tribunais), a Palavra nos orienta acerca de como nos posicionar-mos diante do iminente fato de sermos vítimas de calúnia. Diz a Bíblia: “Você está sendo vítima de calúnia? Então santifique ao Senhor Deus em seu cora-ção e esteja sempre preparado para responder com mansidão e temor a qual-quer que lhe pedir a razão da esperança que há em você. Tenha boa consci-ência (ou consciência limpa) para que, naquilo em que estão caluniando você, fiquem confundidos.

Se nosso posicionamento é seguir o que a Palavra orienta, então o Senhor Deus, que mantém o diabo com rédeas curtas, igualmente agirá sobre a vida do caluniador, confundindo-o de maneira tal que o opróbrio e a vergonha de ser um caluniador será o seu quinhão.

Por Vilson Ferro Martins (www.vozdotrono.com.br)

“ Saber resistir à violência é forte, mas vulgar; saber resistir à calúnia e aos motejos é maior esforço e mais raro.

Alexandre Herculano, escritos e poeta protuguês (1810-1877)

Experiência com Deus

Vinde a mim!“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11:28).

Havia um rapaz muito infeliz. Seu nome: João. Ele era uma pessoa re-almente triste, do tipo de gente que ninguém que-ria ter por perto. Era um jovem ranzinza e mal-humorado. Nem amigos tinha.

Mas ele, como todo mundo, buscava a felicidade. Ah, como ele a procurava!

Certa vez, quando pedia conselhos, alguém lhe disse: “Ei, coloque esta más-cara. As pessoas olharão pra você e verão um rapaz simpático!”.

João respondeu que não queria fazer aquilo. Mas a pessoa insistiu: “Não es-quenta, cara. É assim que todo mundo faz!”

E João acabou cedendo. “Desenhou” um belo sorriso no rosto e, enfim, pas-sou a usar uma máscara.

Page 4: 18 DE AGOSTO DE 2013 - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-08... · Ainda que a terra não fl oresça, E a vide não dê o seu

Todos se encantaram com o novo João. Agora, aonde ele ia era benquisto. To-dos gostavam de ouvir suas piadas e suas histórias. Ele parecia o que se des-creveria como uma pessoa feliz. Dava gosto de estar com ele.

Mas, quando não havia ninguém por perto, João era outra pessoa. Certa vez quase o flagraram chorando. Poucos souberam, mas ele estava pensando em suicídio.

Mas por quê? Ele parecia ser tão feliz! Bem, uma máscara pode mudar o ex-terior da gente, mas não o interior. Por dentro, ele continuava a mesma pes-soa infeliz.

Depois daquele dia, João desistiu de usar a máscara. E, claro, todos se distan-ciaram dele. Ele já não era alguém que interessasse aos outros.

João sentiu na pele a superficialidade dos relacionamentos. Ele percebeu que, em geral, quando alguém pergunta “Como vai? Tudo bem?”, não quer que vo-cê responda como realmente tem passado. As pessoas, em sua maioria, não são sinceras ao perguntar isso. Se ele parasse e respondesse como estava se sentindo, elas o deixariam falando sozinho ou o chamariam de chato. A maior parte das pessoas não costuma se preocupar realmente com o outro. Apenas usam uma máscara.Decepcionado com todos e mais triste do que nunca, João saiu pelas ruas. E caminhou muito. De repente, tropeçou num livro. Era uma Bíblia! Ele come-çou a folheá-la e leu o seguinte: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vos-sas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30).

Alguém que passava por perto logo foi dizendo: “Cara, deixa isso pra lá. Esse é o livro mais fantasioso que conheço”.

Mas João não se importou e continuou a ler: “O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (Jo 6:37).

E, naquele dia, caiu de joelhos e, em lágrimas, disse: “Jesus Cristo, eu me achego a Ti, Senhor, pois sei que Te importas comigo! Perdoa meus pecados e alivia meu fardo!”.

O rapaz foi inundado por uma paz ímpar. Agora, justo agora, quando havia per-dido as esperanças nas coisas materiais que este mundo tanto valoriza, João encontrou a felicidade. Ele já não sorria por usar uma máscara, mas porque ti-nha motivos reais para isso. Ele entendeu o que Jesus quis dizer com estas pa-lavras: “Não se turbe o vosso coração; credes no Pai, crede também em mim. (...) Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (...) Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mun-do a dá.” (Jo 14).E essa paz, verdadeira, está disponível para cada um de nós. Basta se ache-gar ao Filho de Deus, Jesus Cristo, que morreu numa cruz para nos salvar, por dentro e por fora!

Texto de autor desconhecido, extraído do portal Voz do Trono.

Page 5: 18 DE AGOSTO DE 2013 - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-08... · Ainda que a terra não fl oresça, E a vide não dê o seu

AvisosConcílio LocalSerá no próximo domingo (25/8), na hora da Escola Dominical. Os temas da pauta serão: a avaliação bienal dos pastores; o projeto de construção da igre-ja; e a atuação do missionário Tiago Reyes.

Caminhada distrital de oraçãoData: 31 de Agosto de 2013 (um sábado);Horário: Das 17h00 às 20h00;Local: IM Butantã (R. Pereira do Lago, 301, V. Gomes – próx. à Praça Elis Regina);Público-alvo: Integrantes dos ministérios de oração e intercessão;Convidados: Conforme interesse;Valor: R$ 10,00.Informações e inscrições: Com o Ministério Toque de Poder, pelo e-mail [email protected].

Culto especial dos Pequenos GruposFaremos um culto especial para testemunharmos tudo aquilo que o Senhor tem feito nesses três meses de implantação dos PGs. Teremos também a oportunidade de receber algumas instruções de como vão funcionar os grupos a partir de setembro e contaremos com a presença do Pr. Denilson (da IM em Guarulhos), que será o pregador.

Quando: 30 de agosto, sexta-feira, às 20h00, no Culto de Libertação.

Aniversariantes18/8 Doroti Domingues Fenner e Pedro Gomes Oliveira

23/8 Carlos Luiz Fonseca (Tuca)

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Bruno Strozi, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaí-ba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Síl-via, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, em missão no Havaí;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: 18 DE AGOSTO DE 2013 - metodistaitaberaba.com.brmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-08... · Ainda que a terra não fl oresça, E a vide não dê o seu

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-lavra, e acolhe os que se achegam e bus-cam a cura e a restau-ração do corpo, da al-ma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (18/8) PRÓX. DOMINGO (25/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Roberto/Edward Edward/Emerson

GUARDADOR DOS CARROS Marcel Tuca

MINISTÉRIO INFANTIL Laisa/Edna Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Marilene Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR Beth Pr. Tiago