18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae...

16
Apoio social para 200 famílias em dois meses São aqueles que mais precisam que recebem apoio nas freguesias portuenses do Bonfim e Campanhã. CIDADES • 03 ATUALIDADE • 04 Um verdadeiro Mar de oportunidades Portos, cruzeiros ou pescado, o mar apresenta-se como um universo de oportunidades para o País. Uma economia azul que, revela um relatório, tem vindo a crescer, mas pode ser ainda mais aproveitada. 246 milhões de crianças vítimas de bullying Alerta vem da Unesco, que confirma: uma em cada três crianças é vítima de violência em ambiente escolar. ATUALIDADE • 07 Leão volta a tropeçar em Chaves e acentua crise Derrota em Chaves por 1-0 afasta Sporting da Taça de Portugal, que a meio de janeiro já só tem o campeonato para disputar. DESPORTO • 08 Jessica Athayde lança debate sobre censura A atriz não compreende porque é que o mamilo de uma mulher é visto como uma ameaça nas redes sociais. FAMA&TV • 10 PUB 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2841. Jornal diário gratuito. FACEBOOK/JORNALDESTAK Acompanhe-nos também em PUB

Transcript of 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae...

Page 1: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

Apoio social para 200famílias em dois mesesSão aqueles que mais precisamque recebem apoio nas freguesiasportuenses do Bonfim e Campanhã.

CIDADES • 03

ATUALIDADE • 04

Um verdadeiro Marde oportunidadesPortos, cruzeiros ou pescado, omar apresenta-se comoumuniverso de oportunidades para o País.Uma economia azul que, revela um relatório, tem vindo a crescer, mas pode ser aindamais aproveitada.

246 milhões de criançasvítimas de bullyingAlerta vem da Unesco, que confirma:uma em cada três crianças é vítimade violência em ambiente escolar.

ATUALIDADE • 07

Leão volta a tropeçar emChaves e acentua criseDerrota emChaves por 1-0 afasta Sportingda Taça de Portugal, que ameio de janeirojá só tem o campeonato para disputar.

DESPORTO • 08

Jessica Athayde lançadebate sobre censuraA atriz não compreende porqueé que o mamilo de uma mulher é vistocomo uma ameaça nas redes sociais.

FAMA&TV • 10

PUB

18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 2841. Jornal diário gratuito.

FACEBOOK/JORNALDESTAKAcompanhe-nos também em

PUB

Page 2: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

CIDADES 18.01.2017QUARTA-FEIRAwww.destak.pt02

Faltam poucos dias paraDonald Trump substituirBarackObama na pre-

sidência damaior democraciadomundo. É omomento de nosdespedirmos de oito anos deumpresidente que não fez tudototalmente bem,mas que contri-buiu como seu estilo e com assuas palavras e ações para ummundomelhor. Atémais ver,Obama!Tudo começou e terminou emChicago, onde escolheu fazeros seus discursos de nomeaçãoe de despedida por ser a cidadeonde iniciou a carreira política.Senhor de discursosmarcantes,Obamamostrou-se simples edireto,mas de profundos valorese princípios. Dizia no seu discur-so de nomeação: «Neste dia,unimo-nos porque escolhemosa esperança e não omedo, a uni-dade de objetivos e não o confli-to e a discórdia.» Umdiscursogenuíno; ninguém fala assim senão acreditar fortemente, se nãofor esse o seu verdadeiro ideário.BarackObamamarcou ummo-delo de presidência e uma épocade políticas. O 44º presidentedos Estados Unidos é uma figuramarcante, humilde, sensata eempenhada nummundomelhor.Esperemos que, no seu estiloinconfundível, Donald Trumprespeite o legado deixado poroito anos deObama à frente dosdestinos da América. Deixo-voscompalavras suas proferidasno discurso de despedida: «Foinestas ruas que testemunheio poder da fé e a dignidade dis-creta de pessoas trabalhadoras,apesar das dificuldades e daderrota. Foi aqui que aprendi quea transformação só acontecequando pessoas comuns seenvolvem, se comprometeme se unempara reivindicá-la.»«Ademocracia pode cambalearquando entregue aomedo.»Obama faz este aviso à nave-gação. Esperemos que os próxi-mos tempos nos tragamdemo-cracias tão sólidas quanto a fir-meza do presidente que agorase despede de nós.Atémais ver, Sr. Presidente!

Até mais ver,Obama!

OPINIÃO

EDUARDOVÍTORRODRIGUESPresidente da Câmarade V. N. Gaia

EM DEZ SEGUNDOS

FRIO

Refeições eagasalhos paraos sem-abrigoComastemperaturasmínimasnos-3graus,aCMLacionouumplanodecontigênciaparaossem-abrigo,comrefeiçõesquenteseagasalhosqueserãodistribuídosnoPavilhãodoCasalVistoso,ehácincoestaçõesdometro–Rossio, Intendente,Saldanha,OrienteeColégioMilitar–queesta-rãoabertasànoite.NoPorto,oantigoHospital JoaquimUrbanoestarátam-bémaacolhersem-abrigoscomca-mas, refeiçõesecuidadosdehigiene.

LISBOA E PORTO

Regimedas políciasmunicipaisOPresidentedaRepública,Mar-celoRebelodeSousa, promulgouodecreto-lei que regulao regimedaspolíciasmunicipaisdeLisboaePorto, «constituídasexclusiva-mente»porpessoal comfunçõespoliciaisdaPSP.Odiplomadefineosdomíniosprioritáriosdecoo-peraçãoentreaspolíciasmunici-paiseaPSP, bemcomoosprincí-piosaquedevemobedecer.

O ex-presidente daCâmarade Sin-tra, Fernando Seara, foi absolvido daacusação de oito crimes de prevarica-ção, por não ter ficado demonstrada asua intervenção na adjudicação, semconcurso, de obras de iluminação pú-blica a duas empresas. «Não ficou de-monstrado que o arguido tivesse tidointervenção na factualidade típica porquevempronunciado,peloquenãolheéimputávelqualquercondutarelevan-te por forma a integrar a prática dosrespetivos crimes, de que cumpre ab-solvê-lo», lê-senoacórdãodoTribunal.

Seara absolvidopor obrassem concurso

SINTRA

PATRÍCIA SUSANO [email protected]

Cabines ganhamuma nova vida

As primeiras cabines telefó-nicas foram inauguradasno Rossio há quase novedécadas e chegaram a ser

milhares, de Norte a Sul do País. Noentanto, as comunicações móveis di-taram o início da sua quase extinçãona década de 90, sendo hoje cadavez mais difícil cruzarmo-nos com as“velhinhas” cabines da PT.

Mas engana-se se julga que estasvão desaparecer totalmente, pois oseu charme tem feito com que sejamusadas para outros propósitos quenão o de contactar amigos e familia-res. Ainda não estamos na escala deLondres – onde há cada vez mais ca-bines convertidas em livrarias, cafe-tarias ou mini-restaurantes com san-des e sumos –, mas háumprojeto queas está a resgatar para a literatura.

Ligação direta para a culturaCabinedeLeituranasceuháquasetrêsanos e é um projeto da Fundação PTquepretendereabilitarcabineseapro-veitá-las para criar microbibliotecasondepodelevantarlivrosparaler,mastambém pode doar obras que já nãofaçam sentido em sua casa. Em trêsanos, nasceram sete em todo o País.

Há um número direto para a cultura nas velhinhas cabines telefónicas. O projeto,com quase três anos, inaugura hoje uma nova microbiblioteca em Almada.

Projeto para idosos e criançasO oitavo espaço de leituranasce hojejuntoaoCentroSocialdaTrafaria,emAlmada,evisaapoiarosprojetos“Par-quedeReminiscências”–quepreten-de «criar estímulos visualmente inte-ressantesparapessoasidosascomde-mência» – e “Ler em Família” – que«promove hábitos de leitura junto decriançasdacrecheepré-escolar,atra-vésdoenvolvimentoparental». Além

da nova cabine de leitura, este par-que conta já com um quiosque; «umautocarro desativado que aguardapor oportunidade de restauro paraser transformado em salade ativida-des»; e uma ágora cedida por umaassociação paraarealização de ativi-dades entre-gerações, explicou aoDestaka diretora técnica do CentroSocial da Trafaria (Misericórdia deAlmada), Sofia Valério.

Portugal tem agora oito cabines de leitura, uma na Praça de Londres/Lisboa

©DR

LITERATURA

Page 3: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

PUB

RAQUEL [email protected]

Garantir uma resposta deação social de proximidadea pessoas e famílias dasfreguesias do Bonfim e

Campanhãqueseencontrememsitua-ção de vulnerabilidade exclusão ouemergência social e que precisem deajudaeorientaçãopararesolverosseusproblemas é amissão do novo Serviçode Atendimento e AcompanhamentoSocial (SAAS) da Fios e Desafios,InstituiçãoParticulardeSolidariedadeSocial (IPSS) do Porto.

OSAASéoficialmenteapresentadohoje,nasnovasinstalaçõesdaFioseDe-safios, cedidas pela Junta do Bonfim,mas napráticajáfuncionadesde o iní-ciodenovembro.Segundodadosavan-çadosaoDestak,desdeentãocercade200famíliasdoBonfimeCampanhãjáreceberam apoio e, destas, cerca de60foramajudadaspelainstituiçãocomalimentos, mobiliário, eletrodomésti-cos, roupae produtos de higiene.

Segundo Catarina de Barros Ribei-ro,coordenadoratécnicadoSAAS,estenovo apoio destina-se «a pessoas quetêmdificuldadesdopontodevistaeco-nómico e que não usufruem do RSI(Rendimento Social de Inserção)».

Este apoio nem sempre é económi-co, mas muitas vezes serve para «pa-garumafaturadaluzetravarorespe-tivocorte,ajudarnopagamentoparce-ladodealgumadívidadaluzoudaágua,apoiopontualnarendaparaaspessoasnão se desorganizarem» ou até parapagamento da «quantia exata paraumamedicação essencial».

Intervenção especializadaOSAASdeBonfimeCampanhãsurgenoâmbitodaaprovaçãodacandidatu-raaoprogramaPortugal2020eaoabri-go de um protocolo com o Institutode Segurança Social, funcionando desegundaasexta-feiracomumaequipamultidisciplinar composta por trêspsicólogas, umaassistente social, umaeducadora social e uma criminólogaque procura «garantir uma interven-ção especializada em função dosproblemaseapoiarosprojetosdevidados cidadãos e famílias».

© DR

200 famíliasapoiadas emdois meses

A IPSS Fios e Desafios fica na Rua do Heroísmo, nº 113, no Porto

Novo apoio social de proximidade ajuda famíliasdas freguesias portuenses do Bonfim e Campanhã.

FREGUESIAS DO BONFIM E CAMPANHÃ

CIDADES 03

«Trabalhamoscom pessoascom rendimentosmuito curtinhos, de€300, por exemplo»CATARINA DE BARROS RIBEIROCoordenadora técnica do SAAS

Page 4: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

REDAÇÃ[email protected]

Os portos nacionais, o turis-mo de cruzeiros e as ex-portações de pescado es-tão entre as principais ati-

vidades da economia azul nacional,revelam os dados da 7ª edição doLEME – Barómetro PwC, que vai serapresentado amanhã.

«Se ao aumento da carga movi-mentada nos portos, assim como aocrescimento dos cruzeiros, juntar-mos o aumento das exportaçõesda fileira do pescado, temos trêsgrandes pilares do crescimento azulportuguês», salientaMiguelMarques,autor do estudo.

Aumentou o movimento anual denavios,mercadoriasecontentoresnosportos nacionais e aumentaramtam-bém as exportações de produtos de

ATUALIDADE

Barómetro confirma que portos, turismo de cruzeiros e exportações de pescadosão sinónimo de riqueza. Mas há áreas que podiam ser mais aproveitadas.

mento de passageiros e o número deescalas a crescer em 2015.

A7ª edição do LEME – BarómetroPwC dácontadas vantagens compe-titivas de Portugal, entre as quaisas «caraterísticas ímpares de boaqualidade ambiental do seu mar,reconhecidas internacionalmente,que se refletem nos produtos e servi-ços da economia do mar».

No entanto, amaioria(85%) dos 50gestores e personalidades inquiridasno âmbito deste estudo consideraquePortugal não aproveita da melhorforma todo o potencial do mar e 78%pensamque o argumento daboaqua-lidade ambiental marítima é usadode formainsuficiente parapromoveros produtos portugueses.

«Portugal deve ser mais proativonadefesado meio ambiente marinhoe comunicar melhor esta vantagemcompetitiva que tem no contexto in-ternacional», pode ler-se no relatório,que indica que este é um fator dife-renciador que fica por aproveitar.

18.01.2017QUARTA-FEIRAwww.destak.pt04

©PED

ROCATA

RINO

PUB

Turismo de cruzeiros tem-se revelado «um dos segmentos mais dinâmicos»

Uma riqueza que vem do Mar

aquacultura (entre 2014 e 2015), ape-sarde se mantero desafio nacionaldo«aumento de dimensão dasempresasque operam no setor». Quanto ao tu-

rismo de cruzeiros, temvindo areve-lar-se «um dos segmentos turísticosmais dinâmicos, apresentando bonsníveis de crescimento», com o movi-

EM DEZSEGUNDOS

PETIÇÃO

Força Aérea naluta aos fogosem análiseUmapetiçãoquedefendequea ForçaAéreaPortuguesa voltea combateros incêndios nasflorestasportuguesasvaiserapreciada noplenáriodaAssembleia daRepública, depoisdeontem tersidoaprovada, porunanimidade, emcomissãopar-lamentar. Apetiçãoconseguiumais de32.000assinaturas.

SAÚDE

Associaçãoquer um Diada FertilidadeAAssociaçãoPortuguesadeFerti-lidadelançouumapetiçãopúblicaparacriaroDiadaFertilidadeparaalertarparaoproblemaechamaraatençãoparaoscasaisquenãoconseguemconcretizaroprojetodepaternidade.Maisaqui:http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT84098.

ECONOMIA AZUL

Valor do subsídio de refeição isentopassa agora para os €7,23 por dia

©DR

Pagamento emvale ou cartãogera poupançade 60 euros

Opagamentodosubsídioderefeiçãoatravésdevalesoucartõesrepresentaumapoupançaanualdequase€60portrabalhadorem2017faceaopagamen-todestesubsídioemdinheiro,revelamascontasdaDeloitte.ComoOrçamen-to do Estado para 2017, o subsídio derefeiçãodostrabalhadoresemfunçõespúblicas foi atualizado para os €4,52por dia (+€0,25) e terá uma segundaatualização de igual dimensão apartirde agosto. O documento define que ovalor de subsídio de refeição isentoquando pago em título refeição passade €6,83 paraos €7,23 por dia.

SUBSÍDIO DE REFEIÇÃO

Page 5: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

PUB

ATUALIDADE18.01.2017 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 05

O primeiro-ministro garantiuontem que, de acordo com os dadosque o Governo dispõe, o défice em2016 não será superior a 2,3%, fican-do «confortavelmente» abaixo do li-mite fixado pelaComissão Europeia.

Na Assembleia da República, Costaaproveitou paracriticar aoposição eas correntes céticas em relação àes-tratégiaseguidapelo Governo ao lon-go do último ano, afirmando que fo-ram «cumpridos os compromissos».

Primeiro-ministro garante quedéfice não vai além dos 2,3%

FINANÇAS PÚBLICAS

EM DEZSEGUNDOS

ESCOLHAS

Assinados 22novos projetosde cooperaçãoOs22novosprojetosdecoopera-çãonoâmbitodoProgramaEsco-lhas,queforamontemassinados,vãoterumfinanciamentoentre45mila50mileuroscadaum,abrangendoáreascomoaeduca-ção, juventudeoucomunidadesciganas.Protocolosquesejuntam«aos90jáassinados,prevendo-sequeatédezembrode2018estejamnoterreno130projetos».

ECONOMIA

Investimentofica aquémdo previstoO investimentocaiu21,8%nosprimeirosnovemesesde2016edeverá«ficaraquém»doprevistonoorçamentode2016, referiuoConselhodeFinançasPúblicas(CFP), sublinhandoqueregistouograudeexecução«maisbaixo»desde1995. Emesmoummaiorinvestimentonoquarto trimestre«nãoterá sidosuficiente»para impediresta redução.

D. RINO PASSIGATONúncio apostólicoda Santa Sé em Portugal

«Esperouma ONUrevitalizadae maisunida soba liderançade AntónioGuterres»

O diploma que prevê uma reduçãotemporária da Taxa Social Única(TSU) para as empresas com traba-lhadoresabrangidospelosaláriomíni-monacionaljáfoipublicadaemDiárioda República, depois da promulgaçãopelo Presidente daRepública. Marce-loRebelodeSousadefendeuontemquea descida da TSU ajuda a economia,constituindo um estímulo ao investi-mento,epreencheumvaziocriadocomo fimdo regime que vinhado Governoanterior.Nomesmodia,oCDS-PPdeuconta da proposta para manter 0,75de redução da TSU, exclusivamentefinanciadapelo Orçamento.

Redução da TSUjá foi publicadaem Diárioda República

TAXA SOCIAL ÚNICA

© DR

O turismomundial cresceu 3,9% em2016, face a 2015. Ao todo, contaram-se 1.235milhõesde turistas internacionais, um número recorde, revelou a OrganizaçãoMundial de Turismo, queconfirma que 2016 foi o sétimo ano consecutivo de crescimento do Turismo em todo omundo.

TURISMO

Page 6: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

REDAÇÃ[email protected]

Um Brexit tambémdo mercado único

QueoReinoUnidovaideixara União Europeia já era sa-bido.Ontem,aprimeira-mi-nistrabritânicaacaboucom

as dúvidas sobre outra questão, a dapermanência do seu país no mercadoúnico europeu, deixando a certeza:também daqui os britânicos vão sair.Atéporqueficarsignificaria,disse,«nãodeixar aUE de todo».

«Procuramos o maior acesso possí-vel a esse mercado com um novo, am-plo,ousadoeambiciosoacordodelivrecomércio.Esseacordopodeterelemen-tos do atual mercado comum emcertasáreas»,disseTheresaMay,numdiscurso emque afirmoutambémqueo acordo final do Brexit vai ser alvo devotação no Parlamento.

Noquedizrespeitoàpolíticadeimi-gração, um dos outros pontos “quen-tes”dasaídabritânicadaUE,Maycon-firmou que o seu país vai continuar a«atrair os mais brilhantes e os melho-resparatrabalharouestudarnoReinoUnido. De facto, a abertura ao talentointernacionaldevemanter-secomoum

ATUALIDADE

Primeira-ministra britânica informou que o Reino Unido vai sair do mercado únicoeuropeu. E reforçou que terá que haver controlo das entradas no seu país.

dos atributos que mais distinguem opaís».Noentanto,afirmouanecessida-dedeumcontrolo.«Esseprocessodevesergeridodeformaadequadaparaqueo nosso sistema de imigração atendaaointeressenacional.»Oquesignifica,

acrescentou,queserádadoinícioa«umcontrolodonúmerodepessoasquevãoentrar no país a partir da UE». Aindaassim,ficouapromessadegarantirosdireitosdoscidadãoseuropeusresiden-tes no país o mais rápido possível.

Maydeixoutambémumamensagemaos 27 países da UE, prometendo queoseupaísvaicontinuar«aserumpar-ceiro fiável, aliado e amigo próximo».Umarelaçãodeamizadequepretendeque seja«contínua».

18.01.2017QUARTA-FEIRAwww.destak.pt06

«Queremos ser umparceiro fiável, aliado,amigo próximo»dos restantes paísesda União Europeia Theresa May prometeu que o acordo do Brexit vai a votos no Parlamento

©REU

TER

S

Cercade seis mil funcionários auxi-liares e administrativos estão em faltanoServiçoNacionaldeSaúde,revelamas contas da Federação Nacional dosSindicatos dos Trabalhadores emFunções Públicas e Sociais, que tem

umagreve agendadaparasexta-feira.Aparalisaçãoéumaformadereivindi-car aadmissão de novos profissionais,de exigir a aplicação das 35 horas se-manaisouofimdoscortesnopagamen-to do trabalho suplementar.

Greve salienta falta de seis milauxiliares e administrativos

Exigem-se mais admissões

© DR

REINO UNIDO

SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

BRASIL

Novo motim emprisão onde 26tinham morridoDezenas de presos voltarama amotinar-se ontemnaPeni-tenciária Estadual deAlcaçuz,noRioGrande doNorte, Brasil,onde 26detidos forammortosno anteriormotim, ocorridonodomingo. A informaçãofoi confirmada peloComandodaGuarda da unidade prisional.

EUA

Lusos tambémquerem perdãoa SnowdenAAmnistia Internacional entregahoje umapetição subscritaporquase60mil portuguesesque insta opresidentedosEUAaemitirumperdãoaEdwardSnowdenantesde terminaromandatonaCasaBranca. A ini-ciativa reuniumais deummilhãodeassinaturas nomundo inteiro.

ALEMANHA

Constitucional‘viabiliza’extrema-direitaOTribunalConstitucionalalemãorejeitou tornar ilegalopartidodeextrema-direitaNPD(PartidoNacionalDemocrata), quandooapoioàdireitapopulistaanti-imi-graçãoestáaaumentar.Nãohá,diza justiça,«elementosdepeso»quedeixempensarqueaaçãodopartidopossa ter«êxito».

Amnistia Internacionalcritica a legislaçãoeuropeia antiterrorismo

«Governos[europeus]apressaram--se a aprovarleis despro-porcionaise discrimi-natórias»

MAIS NOMUNDO

Page 7: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

ATUALIDADE18.01.2017 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 07

PUB

doSul, integramumrelatórioquecon-toucomaparticipaçãodecriançasde19paísesdebaixosemédiosrendimen-tos. E que salienta os riscos que cor-rem estas crianças, vítimas de agres-sõesfísicas,psicológicaseatésexuais.

Exercida em alguns casos até mes-mo pelos professores, a violência naescola é provocada por «relações deforça desiguais muitas vezes reforça-das por estereótipos ligados ao géne-ro, à orientação sexual e outros fato-res que contribuemparaamarginali-zação, incluindoapobreza,aidentida-de étnicae o idioma», revelaaorgani-zação em comunicado.

É preciso fazer mais, recomenda.Medidas que passam pelo fortaleci-mento da liderança, por um reforçodaatenção dadaao tema, assimcomopelapreparação dos profissionais quetrabalham a área da educação.

©123RF

Um em cada três vítimade violência na escolaOito por cento das crianças com idades entre os 11 eos 13 anos dizem ser vítimas de bullying todos os dias.

Unesco salienta, no relatório, osriscos que correm estas crianças

CARLA MARINA [email protected]

Uma em cada três crianças(34%) com idade entre os11 e os 13 anos jáforamvíti-mas de bullying no último

mês. Destas, 8% foram-no todos osdias, alerta a Unesco, que avança ou-tronúmero:porano,estima-seque246milhões de crianças e adolescentessejamsubmetidosaumaqualquerfor-ma de violência no ambiente escolar,o que configura, refere Irina Bokova,diretora-geraldoFundodaONUparaa Educação, Ciência e Cultura, «umagraveviolaçãododireitoàeducação».

Os dados, que foram ontem apre-sentadosnumaconferêncianaCoreia

EM DEZSEGUNDOS

SEGURANÇA SOCIAL

Perdão rende92 milhõesOregimeespecialderegulariza-çãodedívidasàSegurançaSocialrendeu92milhõesdeeurosaoEstadoaté13dejaneiro,dataemqueterminouoprazoparapaga-mentopeloscontribuintesdasdívidasnoâmbitodoprogramadereduçãodoendividamento.

MUNICÍPIOS

Autarquiasquerem pessoalOpresidentedaAssociaçãoNacionaldosMunicípiosPortu-guesesdefendequeasautarquiasdevempodercontratarnovosquadros, alegandoqueosrecur-soshumanosdaadministraçãopública«estãoenvelhecidos».

BULLYING

Page 8: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

DESPORTO 18.01.2017QUARTA-FEIRAwww.destak.pt08

JOÃO [email protected]

Cabeçada deitao leão ao tapete

Se o Sporting parecia mantera cabeça à tona de água comdificuldade,aprestaçãodeon-tem em Chaves assemelhou-

-seaumnáufragoque,semsaberbemparaonderemar,acabaporseafundar.Os leões foram eliminados da Taça dePortugalporumaequipaflavienseper-feitanaorganizaçãoequevoltaaelimi-nar umgrande, depois do FC Porto.

Apartirdabancada,JorgeJesusmu-douoguarda-redes,doisdefesasedoisavançadosfaceàequipaqueempataranosábado.Masamudançapoucosefei-toscriou.ComexceçãodePauloOlivei-ra e Beto, que começou por ser a figu-ra em destaque, com duas belas inter-venções aremates de Fábio Martins.

Inoperância ofensiva sai muito cara ao Sporting. Equipa criou pouquíssimasoportunidades e sucumbiu a um competente Chaves numa bola parada.

©PED

ROSA

RMEN

TOCOST

A/LUSA

TAÇA DE PORTUGAL

EM DEZSEGUNDOS

NOVAS REGRAS

Fórmula 1 podeser 40 km/hmais rápidaAFIAfezumaestimativaeanunciouqueosnovoscarrosdeF1, devidoàsalteraçõesimpostasaos regulamentospara2017, vãopoderseraté40quilómetros/horamaisrápidosdoqueosantecessoresemcurvasdealtavelocidade.Aconclusãosurgeapósosdadosfornecidospelasescuderiasduranteos testes jáefetuados.

ESTUDO

Só 16% dosjogadoreschegam à LigaUmestudo feito pelo jogadordoRioAve, Tarantini, emparceriacomosite Zerozero, revela quesó 16%dos jogadores portugue-ses de futebol conseguemche-garà I Liga e umaminoria atingeopatamardoprofissionalismo.Os dados preliminares indicamainda que o jogadorportuguêstermina emmédia a suacarreira aos 30,9 anos de idade.

LUIZ FELIPE SCOLARITécnico do GuangzhouEvergrande esteve no Seixal

«Fiqueisurpreendidocom o centrode estágiosdo Seixal.O Benfica estámaior nosúltimos anos»

O BenficavoltaajogarnaLuz hoje(20h30 – SportTV), agora nos quar-tosdefinaldaTaçadePortugal.OLei-xões, em situação difícil na II Ligaonde é 20º, vai tentar ser o ‘tombagi-gantes’daprova,naquelequeseráum

regresso àLuz do seutreinador, o ex--lateral das águias Daniel Kenedy. Otécnico admitiu que não esperavavoltartão cedo àcasaonde jogoue dizque vai tentar a vitória. Entretanto,Grimaldo já foi operado em Madrid.

Leixões de Daniel Kenedy querser o ‘tomba gigantes’ na Luz

TAÇA DE PORTUGAL

O FC Porto já terá acordo certocom um reforço para o ataque já emjaneiro. De acordo com o site do jor-nal Record, Soares, avançado do V.Guimarães de 26 anos, rejeitou umaproposta da China e vai assinar pe-

los dragões. O FC Porto deverá co-brir aofertado Henan Jianye de setemilhões de euros, que podem ser pa-gos no final da época. Soares já mar-cou oito golos esta temporada e é re-presentado pelo ex-jogador Deco.

Soares do ‘castelo’ para reforçaro ataque dos dragões no inverno

MERCADO

Apósossustosaos9’e12’,oSportingacabouporcriarperigoapenasaos27’,quando Gelson permitiu uma grandedefesaaAntónioFilipe.Atéaointerva-lo, só Coates voltou a ameaçar. Poucopara abalar um Chaves que dividiusempreojogo,organizadonum4-1-3-2com muita solidariedade a defendere vontade de atacar.

O descanso chegou com os flavien-ses mais rematadores e com 45% dapossedebola.Curiosamente,alesãode

Andréacabouporserbenéficaparaosleões. Campbellajudouàligação entresetores,tarefaatéentãoapenasdesem-penhadaporAdrien–o capitão defen-dia, levava a bola para a frente, numesforço só acompanhado por Gelson.

Apesardomaiordomínioterritorialsportinguistaaolongodetodaasegun-daparte,aequipamostrava-seincapazde criar perigo. Com exceção de novolance de Gelsonaos77’, os leõesnuncaestiverampertodedesfazeraigualda-de. Verdade seja dita que tambémo Chaves deixou de sair no contragol-pe, limitando-se a suster as investidasdo adversário.

Numa das poucas saídas na 2ª par-te, já depois da entrada de Patrão quedeu oxigénio ao Chaves, Ponck fez ogolonumcabeceamentoapóslivrebemmarcado aos 87’.

O Estoril recebeue venceu a Académicapor 2-1 e esperaagora por adversário,que poderá serBenfica ou Leixões

TAÇA DE PORTUGALSPORTINGCHAVES

BetoEsgaioCoates

Paulo OliveiraJefferson ‹

Bruno César, 34’ ›William ‹

Castaignos, 90’ ›AdrienGelson

Bryan RuizAndré ‹

Campbell, 46’ ›Bas Dost

01

Estádio Eng. Manuel Branco Teixeira, Chaves

Ricardo Soares Jorge Jesus

António FilipePedro QueirósPonckFreireNélson LenhoRafael Assis‹ Braga› Renan, 90’‹ Perdigão› Patrão, 66’Fábio Martins‹ Davidson› Batatinha, 90+4’Rafael Lopes

TREINADORES

Golos:Ponck (87’)Disciplina:Cartões amarelos: Adrien (24’), Braga (38’),Perdigão (45’), Patrão (76’), Gelson (77’),Bruno César (86’) e Esgaio (90+3’).

Page 9: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

���������������������

�������������������� ������ ���

���������������� ������� ������������������� ���������������

�������������� ���������������������� ���������������

CURSOS LISBOA

Técnico Auxiliar de GeriatriaAssistente Operacional de SaúdeTécnico de Apoio DomiciliárioInglês Técnico para Saúde

211 334 [email protected]

www.efuturo.pt

211 334 [email protected]@efuturo.pt

www.efuturo.pt

CURSOS LISBOA E PORTO Rececionista de Hotel Governanta de Hotel Empregada de Andar Restaurante e Bar Inglês Técnico para Hotelaria

2

M.A. Escola de Formação Técnica Especializada

V. REAL - VISEU - AVEIRO - SANTARÉM - LISBOA - SETÚBAL - BEJA - ÉVORA - FARO

MMMMMMMM

V. RV

INSCRIÇÕES ABERTAS!!

BOLSA DE EMPREGO

CURSOS COM ESTÁGIO GARANTIDO� TÉCNICO AUXILIAR DE VETERINÁRIO

14 meses + 160H estágio (384 H)

Insc. 60€ / Mens. 150€

� TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA 14 meses + 160H estágio (384 H)

Insc. 65€ / Mens. 155€

� TÉCNICO AUXILIAR DE LABORATÓRIO E ANÁLISES CLÍNICAS 7 meses (112 H) + 160H estágio facultativo

Insc. 60€ / Mens. 155€

� TÉCNICO DE MASSAGEM DESPORTIVA E DE REABILITAÇÃO 8 meses (120 H) + 160H estágio facultativo

Insc. 40€ / Mens. 145€

� AUXILIAR DE ACÇÃO MÉDICA 18 meses + 560H estágio hospitalar (900 H)

Insc. 55€ / Mens. 150€

� AUXILIAR TÉCNICO DE ACÇÃO EDUCATIVA 12 meses + 160H estágio (352 H)

Insc. 50€ / Mens. 150€

� TÉCNICO AUXILIAR DE FARMÁCIA 16 meses + 160H estágio (416 H)

Insc. 50€ / Mens. 155€

� FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO ANIMAL 10 meses (160H) + 160H estágio facultativo

Insc. 60€ / Mens. 150€

� TOSQUIA E HIGIENIZAÇÃO 6 meses (96H) + 160H de estágio

Insc.: 45€ / Mens. 110€

� AUXILIAR TÉCNICO DE RADIOLOGIA 9 meses + 160H estágio (304H)

Insc.: 60€ / Mens. 160€

726 - Serviços de Saúde - Terapia e Reabilitação 727 - Serviços de Saúde - Ciências Farmacêuticas�������������� �� ������������������������� ��

Área de Formação761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens640 - Ciências Veterinárias

PUB

DESPORTO18.01.2017 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 09

O português João Sousa, 37º doranking mundial, foi eliminado peloaustralianoJordanThompson,76ºdocircuito, na1ª rondado Open daAus-trália, primeiro Grand Slam do ano.Sousa até venceu os dois primeirosparciais, mas Thompson deu a voltae venceu por 6-7 (2-7), 4-6, 6-3, 6-2e 6-1, após uma maratona de 3h21.«Não estive àalturado desafio anívelfísico. Tive problemas antes do jogo»,disse o português. Djokovic e SerenaWilliams venceram os seus jogos.

João Sousalimitado acabapor desperdiçar

TÉNIS

Sousa derrotado por australiano

© EPA© EPA

A vitória do Gana por 1-0 frente ao Uganda e o nulo entreMalie Egito fechou ontem a primeira jornada da Taça Africana dasNações. O Congo foi a grande surpresa até agora.

TAÇA DAS NAÇÕES AFRICANAS

VascoCosta,presidentedaFedera-ção Portuguesa de Ténis (FPT), con-firmouontem,naapresentaçãodopla-nodeatividadesdaentidadepara2017,que haverá um novo challenger emLisboa, faltando apenas fechar adata.«VamosrealizarumchallengeremLis-boa,emdataqueiremosanunciarmui-to brevemente. Estamos em negocia-çõescomoATP»,precisouVascoCos-ta,duranteaapresentaçãodoplanodeatividadesdaFPTparaestatempora-da,noMuseudoDesporto,emLisboa.

O responsável federativo anunciouque a entidade vai apoiar em termoslogísticos, mas também anível finan-ceiro, suportando parte do prize mo-ney, as 32 competições internacionaisda categoria ITF (20 masculinose 12 femininos) que vão realizar-seem Portugal este ano. A grandenovidade é o Centro de Alto Rendi-mento feminino.

Lisboa vai ternovo torneiochallenger doATP em breve

TÉNIS

Page 10: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

VERA VALADAS [email protected]

No século XXI, numa redetão grande como o Face-book ou o Instagram, nãodeveríamos poder fazer

aquilo que queremos? Não temos odireito de expor o nosso corpo, se as-sim o quisermos? Porque é que o ma-milo da mulher é uma ameaça e odo homemnão? E quando falamos defotografias artísticas, onde se traçamos limites?» Eis algumas das angús-tias de Jessica Athayde, partilhadasno seu blogue com direito a umaimagem provocante em topless.

Em jessyjames.pt, a atriz convidaao debate, até porque considera «ocorpo da mulher (mais do que o do

homem, desculpem) lindo! Bonito!»«De todas as formas, cores e feitios,a imperfeição para mim torna-seperfeita e cativante e é como se fos-se, digamos, Arte», avisa.

«As redes sociais são a realidadeda nossa atualidade (...) É onde par-tilhamos anossavidae onde háquemcontinue estupidamente a julgar…Neste caso, o próprio do Facebook,que não permite às mulheres expo-rem o seu corpo damaneiraque que-rem. Decotes gigantes, rabos à mos-tra, tudo bem… Mas ver mamilos, jápassa os limites. Alguém me explicaisto? E as fotos e vídeos violentos queestou sempre a apanhar no NewsFeed? Esses já não há problema?»,questionaaestreladaficção nacionalque se diz insegura quanto ao corpo.

EM DEZSEGUNDOS

ATRIZ

Katherine Heiglteve o primeirofilho biológicoA Izzie da sérieAnatomia deGrey foimãepela 3ª vez, agorade ummenino chamado JoshuaBishopKelley, Jr.. A atriz de 38anos já eramãedeAdalaide (4anos) eNaleigh (8 anos), ambasadotadas. «Não tinha a certezase umagravidez estava nasnossa cartas, e acabou por reve-lar-se que estavamesmo», dissesobre oprimeiro filho biológico.

PREQUELA

Série ‘Empire’inspira spin-offsobre CookieLeeDaniels, criadorda sériede sucessoEmpire, confirmouestaremnegociações para umspin-offda história em tornode uma família que gere umaeditora de hip hop. Esta prequelaterá comoprotagonista a perso-nagemCookie, interpretada porTaraji P. Henson. Asérie originalteve, entretanto, confirmadaumaquarta temporada.

CICCIOLINAEx-atriz porno italianafalando sobre a sua mãe

«Mostrou-meem pequenaum livrode doençasvenéreas.Sabia queeu ia fazersexo cedo»

© DR

Jessica a nuem nomeda liberdade

Quando falamos de fotos artísticas, onde reside o limite?, convida o debate

«Porque é que o mamilo de uma mulher é ameaça?»,questiona sobre a censura nas redes sociais.

INTERNET

O Eurosport assinou um acordocom a Federação Internacional deTiro com Arco que garante a trans-missão das competições internacio-nais mais importantes destamodali-dade até 2020. O canal voltaráaemi-

tir todas as provas da Taça doMundo Hyundai de tiro com arco, in-cluindo a final, e o Campeonato doMundo, através de todas as suas pla-taformas. Assim, é dada continuida-de à parceria iniciada em 2014.

Eurosport assina acordo paratransmitir Tiro com Arco até 2020

DESPORTO

No âmbito de uma série de even-tos assinalando o 20º aniversário damorte da Princesa Diana e que con-tam com o apoio dos príncipes Harrye William, será instituído o NationalKindness Day(Dia Nacional da Bon-

dade). O jornal Express avança queadata, que pretende encorajar todasaspessoasafazeremalgo poralguém,deverá ser celebrada em março,apesar de Dianater nascido em julho(1961) e falecido em agosto.

Dia Nacional da Bondade assinala20º aniversário da morte de Diana

INGLATERRA

SOBEE DESCE

© SÉRGIO LEMOS

FAMA&TV 18.01.2017QUARTA-FEIRAwww.destak.pt10

KYLIE JENNERNa edição especialdo seu batom,

100% das receitas (500 mildólares) foram para caridade.

THE SIMPSONSCélebre família de animaçãoconquistou 72 milhões deseguidores no Instagramem apenas uma semana.

RICARDO PEREIRARegressou ao Brasil paraMundo Novo, a próximanovela da Globo, na qual farápar comMaria João Bastos.

© DR

MARINAMOTAAtriz sofre como divórcio litigioso

da filha Erika, envolvendoviolência, drogas e roubos.

GEORGE MICHAELNova especulação em tornoda morte. Agora, é o primoque suspeita que se tratoude uma overdose acidental.

ROBIN THICKECantor do hit Blurred Linesacusado de agredir o filhode 6 anos. Sob investigaçãoda Proteção de Menores.

Page 11: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

PUB

Page 12: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

FILIPA [email protected]

OLisboa Dance Festivalcontinua a crescer, e asnovidades multiplicam-se.O Destakvai dar-lhe aco-

nhecer as salas, as novas confirma-ções e algumas Talks, que vai poderdescobrir a 10 e a 11 de março.

Dentro daLXFactory, o festivalvaiinvadir espaços como a Fábrica XL,a Fábrica L (com Talks & Market),aZoot(onde seráaCarlsbergRoom),o hostel The Dorm (para encontrara Kia Rio Room), a livraria LerDevagar (que vai dar lugar ao ClubeAntena 3) e o Café na Fábrica (quevai servir de sala de entrada de todoo festival lisboeta).

Entre as novas confirmações, des-taque para DJ Glue, Harold, GhostHunt e Lince no Clube Antena 3.Rita Maia vs. Satelite, Nitronious vs.

Darksunn e Dupplo vs. Señor Pelotaestão também confirmados para osconfrontos na Fábrica L.

Estes nomes juntam-se a artistascomo Hercules & Love Affair, Mar-cel Dettmann, Mount Kimbie, Geor-ge FitzGerald, Hunee, Tokimonsta,Jessy Lanza, Dekmantel Soundsys-tem, Holly Hood, Mai Kino, Branko,Moullinex, Batida e as duplas RIOTvs. Nuno Forte, Stereossauro vs.Kwan e Sam the Kid vs. DJ Big.

Música de vários quadrantes vaiser o tema central que Rui MiguelAbreu vai explorar em Talks. EntreasTalkse asMasterclasses, destaquepara os temas “Girl Power”, “Local éGlobal”, “O Fenómeno Hip Hop” ou“Dominar As Redes Sociais”. Todasas Talks e Masterclasses são na Fá-brica L no dia 11 e são de acesso livre.Local:Lx FactroryPreço:€45 (passe de 2 dias até9 demarço); €50 (no próprio dia)

EM DEZSEGUNDOS

MÚSICA

Mirror Peopleeste sábadoem FamalicãoOsMirrorPeople, projetomusicalcom15anosdeexistência, vãoatuarnaCasadasArtesdeVilaNovadeFamalicãonopróximosábado, aomesmotempoquepreparamo lançamentodoseusegundoálbumde longa-dura-ção, comotítuloBring theLight.Abandaportuguesavai atuarnaCasadasArtesnumcaféconcertomarcadoparaas23h.

FESTIVAIS

Jamiroquainos 20 anos deMEO SudoesteOMEOSudoeste celebra 20anos e a festa é feita ao somde Jamiroquai, no dia 5 deagosto, noPalcoMEO. É umadasmaiores bandas de funke soul das últimas décadas eregressa à Zambujeira doMarparamostraro seu discoAuto-maton, comediçãomarcadaparamarço, e sopraras velascomosmilhares de festivaleiros.

TEATRO

‘Vanessa Vaià Luta’ estreiana TrindadeEstreia amanhã, às21h30,noTeatrodaTrindade Inatel,a peçaVanessavai à Luta,deLuísaCostaGomes.ComencenaçãodeAntónioPires, estaco-produçãocomoTeatrodoBairroéumacomédiapara todaa família,quequestionaospapéis tradi-cionaisdehomememulher.

© DR

A música dedança está adar que falar

Hercules & Love Affair são uma das confirmações do cartaz do LDF

O Lisboa Dance Festival só invade a Lx Factorya 10 e a 11 de março, mas já tem novidades a contar!

FESTIVAL

Amanhã, às 21h, a KARNARTestreiaFOGO,umespetáculode“per-finst”(“performance”einstalação),nopalco do Teatro Thalia. Nesta produ-ção,quecruzaasartesperformativaseasartesplásticas,quatroatoreseum

body-artist dão corpo a uma sériedepersonagenseinstalações.Opúbli-co é convidado a circular e a escolherdiferentes pontos de vista.Horário: até 29 de janeiro, de quintaa sábado às 21h, e ao domingo às 17h

Estreia absoluta da performance‘FOGO’ no Teatro Thalia, em Lisboa

Direção artística de Luís Castro e Vel Z

© JOSÉMENDES

ESPETÁCULO

LIVROS DASEMANA

A Rapariga de IstambulNicole Dweck | ASA

Entre Lisboa e NovaIorque, esconde-seum enigma comcinco séculos e umadívida para a eterni-dade, numa históriade amor e destinos

cruzados. Um mistério sobrea memória – e a força – do tempo.

O Livro do HyggeMeik Wiking | IN Edições

Este best-seller inter-nacional apresenta onovo conceito Hygge,que não se explica,sente-se.O presidente do TheHappiness Research

Institute desvenda o SegredoDinamarquês para Ser Feliz.

Quincas BorbaMachado de Assis |Guerra e Paz

Pessimismo, sonhos,crítica e ironia sãoingredientes dodivertido romancedo escritor brasileiro,que recupera umapersonagem de outro

livro seu, Memórias Póstumasde Brás Cubas.

A Ilha de Martim VazJonuel Gonçalves |Guerra e Paz

Durante as obraspara os JogosOlímpicos de 2016,no Rio de Janeiro, sãoencontrados manus-critos dos séculosXV e XVII que dão

o mote a este romance de amore erotismo, que abraça três épocas.

Escolho Ser FelizSara Cardoso | Pergaminho

Este é um guia paraquem quer evoluire ser mais feliz,com mais autoestimae uma vida mais posi-tiva. O lançamentoé dia 20, às 19h, na

Bertrand do Alameda Shop&Spot.

2

1

3

4

5

ARTE&LAZER 18.01.2017QUARTA-FEIRAwww.destak.pt12

Page 13: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

bituou, o que é um bónus para quemgostado estilo brusco e desportivo.

Oquemaisgostámos?O somagres-sivo e rebelde do motor. Só que comestepesooturbopareceterumpeque-no atraso a atirar-nos para a estrada.NummodelocheiodereferênciasàBra-bus – inclusive no travão de mão –, umescape especial de corrida e jantes de

alumíniode17polegadas,oaspetotam-bémconvence.

Asuspensãoé20%maisfirme,oqueajudaatirardiversãonascurvaseatra-vagem não é propriamente suave. Osconsumos anunciados são abaixo dos5 l/100 km, mas foi difícil rodar abaixodos10l/100km.Opreçoparecerazoá-vel: €19.500.

©DR

Um Smart Forfour maisfelino do que nunca

ABrabus já meteu as mãosnos novos Smart. No maispesadoForfour,oresultadoé intenso q.b., mas nem por

isso explosivo. Fundada na Alemanhaem1977,aempresadealta-performan-ce Brabus já alterou vários modelosda Mercedes ao longo dos anos, daMaybache,claro,daSmart.SeoSmartFortwoBrabusgozoudegrandepopu-laridade ao longo dos anos, agora oreformulado Forfour tenta seguir omesmo caminho.

O Forfour Brabus mantém omotor de 898cc e três cilindros, masdesenvolveaté109cvquepermitemaomodelo chegar aos 100 km/h em 10,5segundos–émaislentodoqueoFortwoBrabusporsermaispesado.Acaixaro-botizada de seis velocidades é algo“crua” ao estilo que aSmart jános ha-

TESTE | SMART

OUTROSMOTORES

Alpine volta àribalta em marçoAAlpineprepara-separa regres-saràatividade, comoA120,desportivoqueserá reveladoemmarço, embora já estejadis-ponível paraencomenda, emedi-ção limitadade1.955unidades.Nãohá fotosnemdetalhes,masaestrutura serádealumínio.

© DR

BMW Série 4surge renovadoAgamaSérie 4 foi alvo deuma atualização, aplicada àsversõesCoupé, Cabrio, GranCoupé eM4. Comchegadapara abril, a estéticamudouumpouco comnovosfarolins, novas cores e novosconjuntos de faróis LED.

© DR

OSalão de Detroit (NAIAS) deste ano, que começou dia 8 e termina dia 22, não trouxe tantas estreias como no passado. Emdestaqueesteve o protótipo demicroautocarro Volkswagen I.D. Buzz que é elétrico e repleto de versatilidade no interior. Já a Kia apresentouo novo Stinger, um sedan aguerrido de potências entre os 255 e os 365 cv. A Audimostrou o protótipo Q8, que inaugura umnovo estilo.

SALÃO DE DETROIT

JOÃO TOMÉ[email protected]

Não sendo tão rápido quanto o irmão mais leve Fortwo, a versão Brabus do Forfouré intensa, ágil e ‘rosna’ como um felino. Já conduzimos o novo Forfour Brabus.

AUTOMÓVEL18.01.2017 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 13

Page 14: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

VEM CRESCER CONNOSCO EM 2017NOVOS CURSOS EM LISBOA E PORTO

MASSAGEM DESPORTIVA E AUXILIAR DE FISIOTERAPIA (275h)TÉCNICO DE MASSAGEM SPA E BEM ESTAR (327h)TÉCNICO AUXILIAR DE GERIATRIA (300h)QUIROMASSAGEM (200h)

MASSAGEM TERAPÊUTICA (50h)DRENAGEM LINFÁTICA (50h) SHIATSU (36h)HIDROBALNEOTERAPIA (50h)

CONTACTOS: LISBOA: 217 975 804 / 961 714 748 [email protected]

PORTO: 226 001 021 [email protected]

FACEBOOK: NTEP ESCOLA DE MASSAGEM

AV. DA REPÚBLICA 45-2.º 1050-187 LISBOA

R. JÚLIO DINIS 826 - 4.º 4050-322 PORTO

WWW.4NTEP.PT

POSS

IBILI

DADE

DE

ESTÁ

GIO

PROF. KARAMBAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS962 156 819 - 211 561 167

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve todos os problemas mesmo os casos mais desesperados: Amor, Negócios, Casamento, ������������������������������������� ���������������������������������!���"����#���������������� � ��������� �������� ���� �������$ ����%� �&��� � �������� ��������� �� �'������������(��������)�*�����+-�����)������������#�������/����"����������������0�1��*������2�������&��2�(��3�(������$)�!�����������������������4���������!���������������������� ��'$5��������������������������������������6�#�����������������$���������������(�����$

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar - Lisboa (Metro Alameda)TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECU-PERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, SEXUAIS, ENGRAVIDAR, HERANÇAS, SORTE, FUTURO, VÍCIOS, INFERTILIDADE, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

99 | 91 39315 12 9 977 64 7239

RECHEIOS DE CASA: Loiças . Colecções Phillae . Serviços de Jantar . Chá . Café . Peças de Decoração .

Porcelanas . Vista Alegre . Casquinhas . Estanhos . Latões . Rendas . Toalhas . Lençóis

E TAMBÉM… LIVROS: Dos CTT com Selos . Amigos do Livro . Circulo de Leitores . Europa América Ediclube . Alfa, Verbo . Porto Editora . Seleções do Reader’s Digest .

Enciclopédias Recentes. BANDA DESENHADA: Astérix . Lucky-Luke . Tintim

OUTROS: CD’s . Filmes Blu-Ray . Discos VinilBrinquedos . Miniaturas de Carros . Aviões .

ENTRE OUTRAS.

GRANDE MÉDIUM CURANDEIRO

PROF. YUSUFAASTRÓLOGO – GRANDE MÉDIUM VIDENTE

������������������������������������!"��#����$�%�"��&�����"���'Espiritualista se o companheiro te deixou ou te quiser deixar venha ter comigo, ele/ela volta na mesma semana. Não há problema sem solução. Ajuda a resolver problemas familiares, sexuais, amor, negócios, emagrecimento, atracção de cliente, mesmo os casos mais difíceis e desesperados. Se está cansado de sofrer não sofra mais.

LIGUE JÁ O NÚMERO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA965 088 374 – 919 705 497

FACILIDADES DE PAGAMENTO | PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO�����������(��)��*+��������&��������%,���'�

CONSULTÓRIOS: LISBOA (Metro Areeiro) e SINES (Junto ao Mercado Municipal)

��

CRÉDITOPESSOALEx: 5.000€ a 36 meses = 158€ /mês

total: 5.778,08€. TAN: 8,5% e TAEG: 10,2%Empréstimos concedidos por entidades autorizadas.

Mediador Independente. Processo Gratuito.

TLM: 911 175 572

Avª Júlio Dinis n.º 14 2º-B 1050-131 Lisboa (junto ao Campo Pequeno)Ex: 20.000€ a 96 meses =299€ /mês – total : 29.315,8€. TAN :9% e TAEG:11,1% S/seguro

Emprestimos concedidos por entidades autorizadas. Mediador independente

EMPRÉSTIMOS���������� ������������������ �������� ������ ���������� ��!"�"!�#� $��%&� �"�

MUL

TICR

EDIT

O

OS

CONSOLIDADO Reduza prestações até 60%

VENDO T1 (Penha de França / Lisboa)

Totalmente remodelado e equipado �����������������

Em zona calma mas muito perto ��������������������������� ��

SÓ PRÓPRIO AO PRÓPRIO����!"#$$%&$''

CLASSIFICADOS

Page 15: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

LISBOAHOJE03º MÍNIMA

12ºMÁXIMA

AMANHÃ00ºMÍNIMA

10ºMÁXIMA

TEMPO

PORTOHOJE01ºMÍNIMA

11ºMÁXIMA

AMANHÃ00ºMÍNIMA

10ºMÁXIMA

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social:€22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borgesde Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DI-RETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORAADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH On-dina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Patrícia Na-ves; Redação:Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Ca-tarina Poderoso; Colunistas: João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – GrupoCYAN; Paginação e Grafismo: Sónia Santos (Editora), Rita Alves, Túlio Vasco; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isa-bel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS:Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha;Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordena-dor), Gabriela Raposo; Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), David Fernandes, Mafal-da Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Por-to); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preçode Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leo-poldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

Horizontais: 1. Comilão (fam.). Aparelhocom que se dirige embarcação ou avião.2. Emprega-se para excitar ou animar(interj.). Designa dor, admiração,repugnância (interj.). Fêmea do urso.3. Andar com patins. Contr. da prep. a como art. def. os. 4. Agradável, delicada (pl.).A unidade. 5. Contr. do pron. pess. compl.me e do pron. dem. o. Junto a outro.6. Extraordinária. Relativo a bronze.7. Conjunto de pessoas à roda da lareira.Indica lugar, tempo, modo, causa, fim eoutras relações (prep.). 8. Suspiro. Linhade demarcação. 9. Avança. Esférico.10. Bolina. Satélite de Júpiter. Modo dedizer. 11. Qualquer instrumento de ataqueou defesa. Demónio.

Verticais: 1. Reembolsar. Trabalho de agulha. 2. Camareira. Refulgir. 3. Patim. Levanta.4. Desonesto. O espaço aéreo. 5. Junta. Agregar. 6. Cipó. Abertura feita, de intervalo aintervalo, no cimo dos muros, torre ou fortificação. 7. Tabaco em pó para cheirar. Passado.8. Filho de burro e égua ou de cavalo e burra. Composição poética de catorze versos, dispostosem duas quadras e dois tercetos. 9. Época notável. Substância ou grão que se semeia.10. Plantação de castanheiros. Dotes naturais. 11. Assombro, espanto. Porção mais pequenade matéria que caracteriza um elemento químico.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Rapa,Leme.2.Eia,Ui,Ursa.3.Patinar,Aos.4.Amenas,Um.5.Mo,Aposto.6.Rara,Éneo.7.Larada,Em.8.Ai,Limite.9.Vai,Redondo.10.Orça,Io,Tom.11.Arma,Demo.Verticais:1.Repor,Lavor.2.Aia,Raiar.3.Patamar,Iça.4.Imoral,Ar.5.Une,Adir.6.Liana,Ameia.7.Rapé,Ido.8.Mu,Soneto.9.Era,Semente.10.Souto,Dom.11.Pasmo,Átomo.

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR18.01.2017 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 15

PARTICIPE!

Pânico noEstádio da Luz...... o Benfica, chegou a estara perder (0-3) com o Boavista,e lá conseguiu empatarcom o golo de Fábio Espinho,na própria baliza. Confessoque ainda não percebiporque é que Rui Vitóriateima com Luisão...O “ADN” (Atenção DataNascimento...) no próximodia 13 de fevereiro faz 36 anos,portanto à beira de quatrodécadas de vida, continuaa ser a sua opção.Ontem [no passado sábado],sem pernas... e surpreendidocom a velocidade dosboavisteiros, saiu, e bem,ao intervalo. Luisão terminao contrato com o Benficano próximo dia 30 de junho –porque não colocá-lo como

diretor de “qualquer coisa”,como aconteceu comRui Costa e outros?O “ADN”... não perdoa,principalmente para quemjoga “à bola”...TOMAZ ALBUQUERQUE

Lisboa não épara pés, só rodasÉumaqueixa comumdequeé difícil (e perigoso) caminharnos passeios da Lisboa, pelos seusdesníveis e buracos. E osmédicosaconselhamque se caminhedurante 20minutos pordia, comomedida de exercíciomais fácil eacessível a todas as idades e bol-sas. Contudo, continua a investir-seprincipalmente emciclovias eestradas. Os pés não contam, sórodas. Voto pela primazia dos pés!HELENA LETRAS

CARTAS DO LEITOR

PUB

SUDOKU *

CRUZADASOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Page 16: 18.01.2017 Quarta-feira PORTUGAL UmverdadeiroMar ... · marcante,humilde,sensatae empenhadanummundomelhor. Esperemosque,noseuestilo inconfundível,DonaldTrump respeiteolegadodeixadopor

ÚLTIMA HORA 18.01.2017QUARTA-FEIRAwww.destak.pt

© EPA

AsecçãoportuguesadaAmnistia Internacional (AI) lançouumapetiçãodeapoioaos refugiadosexpostosacondiçõessub-humanasnaGrécia. «QueEuropaéestaquedeixamorrerpessoasde frio?Asnecessidadessãomuitase temosdecomeçaraatuar», diz odiretor executivodasecção lusadaAI.

REFUGIADOS

PARA FECHAR

UNIÃO EUROPEIA

Tajani eleito parao ParlamentoO italianoAntonio Tajani, candidatodoPartidoPopularEuropeu, de cen-tro-direita, foi eleito presidente doParlamento Europeu, ao conquistar351votos na quarta volta da elei-ção, contra 282 do seu compatriotasocialista Gianni Pittella.

WIKILEAKS

Obama perdoaa militar ‘bufo’Opresidente cessante dos EstadosUnidos, BarackObama, perdooua pena da antigamilitarChelseaManning, responsável pordivulgarmilhares de documentos confiden-ciais aoWikiLeaks, que serálibertada a 17 demaio.

ESTUDO

Futebol atrai nosEstados UnidosOfuteboleuropeuestáaconquistaradeptosnosEUA.Segundoumestudoalemão,cercade50%dosnorte-americanosrevelaminteressebásicoporestedesporto,comMan-chesterUnited,Chelsea,BarcelonaeRealMadridcomoequipaspreferidas.

António Costarespondeuque o Go-verno pretende criar novas regrasparanão penalizar esses trabalhado-res que «foramatingidos por umpro-longamento da sua própria carreiracontributiva» devido ao aumento daesperança média de vida e da idadedareforma. «É essencialdarhorizon-te de esperançae justiçarelativamen-te a uma geração única e irrepetível,que começou atrabalhar muito maiscedo do que as gerações posteriorese do que a nossa», referiu.

Governo promete reverregras para a reformaAntónio Costa informou que, até ao fim do mês, seráapresentado um diploma referente às carreiras longas.

REDAÇÃ[email protected]

Até ao fim do mês, o Gover-no promete apresentarumdiplomaque faráarevisãodas regras de acesso à re-

forma para as carreiras contributi-vas mais longas, avançouontemo pri-meiro-ministro, em resposta a uma

CARREIRAS LONGAS

questão colocada pelo líder do PCP,no debate quinzenal.

Jerónimo de Sousa frisou que hámilhares de trabalhadores com lon-gas carreiras contributivas, que co-meçaramatrabalharaos 14 e 15 anos,geralmente com baixos salários,que não podem requerer a reformaantecipadaporque seriam fortemen-te penalizados no valor da pensão.

EstasemanaédominadapelapossedeDonaldTrumpcomoPresidentedosEsta-

dosUnidos.Seacerimóniaésem-preumacontecimentodeelevadarepercussãomundialmerecendoodiscursodoempossadoumaanáli-sefinaondesetentamdescobrirasorientaçõespolíticasconcretasquedominarãooseumandato,estacontémumingredientesuple-mentardamaior importância:porvezprimeiraouviremosoPresiden-te,nestaprecisaeformalqualida-de,proferiruma intervençãocomconteúdo(pelomenosalgum)ecomasserçõesconcretas(releve--seopleonasmo).OMundoaguar-da,comparticularansiedade,adescobertadoTrumppresidentee institucional, oqualdiráaoquevem:ouaoregressodoproteccio-nismo,douniteralismoamericanoedodesinteresserelativamenteaostratadostransatlânticoscomerciaisededefesa, aoafasta-mentodotradicionalehistóricosistemadealianças,ouomilagredareciclagemcomaemergênciadeumTrumpnovo, surpreenden-tementeprudenteeresponsável,honrandoahistóriadaAmérica.Ninguémacreditanestaúltimasu-posição.Trumpconfirmaráoquedepioredemaisperigosodeleseespera.SerásobranceiroparaaEu-ropaeconfirmaráasuadisponibili-dadeparaodiálogobilateral comaRússia.Efarámais: esforçar-se-áporfragmentaraEuropaeassimmais facilmenteaquebrarecono-micamenteedominarpolitica-mente.Nestamiopiadehorizon-tes, facultaráàRússiaoqueestanuncateve.EaEuropa, semlide-rançaecompletamenteàderivacomotodososdiasodemonstra,facilitar-lhe-áavida.Omundo,apartirdesexta-feira, ficarámuitomaisperigoso.Entrea jactânciaex-tremadoPresidenteamericanoeaestratégiaczaristadopresidenterusso.AtéaodiaemqueoPartidoRepublicanoseenvergonhedoPre-sidentequecomeçouporabjurar,tentouevitareacabouporaclamar.Aípoderá renasceralgodenovo.EaHistóriaconsiderarTrumpco-moumepisódio infelizecaricato,exemplodasvulnerabilidadesqueademocracia tambémencerra.Oautoroptaporescreverdeacordocomaantigaortografia

PossedeTrump

COLUNAVERTICAL

JOSÉ LUÍS SEIXASAdvogado