182. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Junho 2011

12
Dia Mundial das Comunicações página 2 Igreja iniciará processo de beatificação de Dom Luciano página 6 Dom Francisco é Cidadão Benemérito de Barueri página 8 Jornada Mundial da Juventude página 10 ANO XXII - Nº 182 www.dioceseosasco.com.br/bio Junho 2011

description

Ano XXII - Nº 182 - Bio - Junho 2011

Transcript of 182. Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - Junho 2011

Dia Mundial das Comunicaçõespágina 2

Igreja iniciará processo de beatificação de Dom Lucianopágina 6

Dom Francisco é Cidadão Benemérito de Barueri

página 8

Jornada Mundial da Juventudepágina 10

ANO XXII - Nº 182

www.dioceseosasco.com.br/bio

Junho 2011

2 Junho 2011

COMUNICADOS

Comemorações

DaTas NaTaLÍCIas

JUNHo e JULHo

17/6 Ir. Letícia Lopes, jbp 7218/6 Pe. Eduardo Ap. dos Santos 4420/6 Ir. M. Reginalda da Anunciação, mop 7221/6 Ir. M. Luiza Bianggioni, cfnsm21/6 Pe. Nelson da Silva Santos, cr 3822/6 Ir. Ângela Ma. Vieira, cfnsm 22/6 Ir. Maria Helena de Oliveira, ffdp 6425/6 Pe. Cláudio Gabriel dos Santos 5225/6 Ir. Eliana V. de N. Sra das Dores, ocd 5027/6 Pe. Othoniel Berilo Duprat 3726/6 Ir. Rosa de Santa Maria, mop 4402/7 Pe. Sebastião dos Reis Miranda 5403/7 Pe. Marcelo Pereira da Silva 4405/7 Ivani de Oliveira, ism 5205/7 Ir. Ana de Jesus, ocd 8707/7 Ir. Margarida Dalle Grave, JBP 7608/7 Pe. Everaldo Felix da Silva 4114/7 Pe. Luiz Omar Batista dos Reis 42

aNIversárIo De orDeNaçãooU profIssão reLIgIosa

18/06 Pe. Roberto Mario Fornoni, csf 2827/06 Pe. Pio Milpacher, cjs 6301/07 Pe. João Carlos Pacchin 3801/07 Pe. Vittorio Saraceno, ssp 4925/07 Pe. Bozano Lima Gonçalves 10

aUDIÊNCIa pÚBLICa Da CampaNHa Da fraTerNIDaDe 2011

Dia: 09 de junho de 2011, às 19h

Local: Câmara Municipal de Barueri (Plenário Vereador Wagih Salles Nemer)

endereço: Alameda Wagih Salles Nemer, 200 Centro de Barueri

Informações: 4199-7901 / 4199-7902

fesTa De saNTo aNToNIo paDroeIro De osasCo

programação

Trezena de 01/06 a 12/06.Dia 12/06 (após a missa levantamento do mastro)

Dia 13/06 (festa de santo antonio)Missa às 07h com benção do boloMissa Solene às 10hMissa às 15h em seguida procissão

Quermesse 2011 (todos finais de semana e feriados a partir das 18hs)

DIoCese De osasCo promove 1º eNCoNTro Com ComUNICaDoresA Igreja Católica de Osasco, promoverá no dia 11 de junho o 1º Encom (Encontro com Comunicadores). Com o objetivo de celebrar 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais que traz como tema “Verdade, anúncio e

autenticidade de vida, na era digital”, o encontro promete reunir os principais veículos de comunicação de Osasco e das cidades vizinhas. O evento é aberto a todas as Pascoms das paróquias, pastorais e movimentos, meios de co-municação, jornalistas, estudantes ou a todos aqueles que gostam e queiram saber mais do tema.

Para se inscrever gratuitamente basta acessar o endereço www.diocesedeosasco.com.br/encom e digitar seus dados.As vagas são limitadas. Divulgue na sua comunidade!

Logo Da JorNaDa regIoNaL Da JUveNTUDeEm suas últimas convocações, a comissão organizadora da Jornada Regional da juventude na região Bonfim, definiu o logo para divulgação da mesma.

O logo simboliza todos os jovens da Região, seguindo a cruz de Cristo, com Maria, unidos ao Papa.

A comissão segue empenhada, em comunhão com a diocese, nos preparativos deste evento.

fesTa Da raINHa saNTa IsaBeL De porTUgaLLocal: Rua Figueira 73 – Parque Viana – Barueri

Informações: 4194-6151 / 4303-5040De 25/06 a 03/07 (Missa com a novena e benção com a relíquia da Santa

durante a semana 19h30 – Sábados e Domingos – 18h) Dia 03/07 (16h missa e logo a seguir procissão luminosa)

Dia 04/07 (segunda-feira - missas: 9h – 15h)(19h30 – Missa Solene presidida por Dom Ercílio Turco)

grande show da Banda rosa de saronDia 02 de julho a partir das 21h na Avenida José Dias da Silva, na rotatória do Parque Viana em Barueri

3 Junho 2011

VOZ DO PASTOR

Dia mundial das Comunicações

No dia 05 de junho deste ano de 2011 celebraremos o 45º Dia Nacional das Comunicações Sociais, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Bento XVI está voltado para nossos tempos: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”.

O Santo Padre mostra a importância dos meios de comunicação ao afirmar: “As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo afir- mar-se que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimen-to, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e cons-truir comunhão”.

Se os novos meios de comunicação oferecem maravilhas pelas possibilidades oferecidas, eles exigem de nós uma “re-flexão séria acerca do sentido da comuni-cação na era digital”, diz o Papa, “Como qualquer outro fruto do engenho humano as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral e da humanidade inteira. Usada sabiamente, podem contribuir para sa-tisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”.

Nesse “espaço digital” se movem mi-lhões de pessoas, de crianças e adultos, mas de modo especial os jovens, diz a mensagem, que transitam nele e vivem essa mudança de comunicação.

A comunicação na Internet pode ser sinal do desejo de uma busca autêntica do outro, porém evitando o perigo de “refugiar-se numa espécie de mundo

paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual”.

As novas tecnologias permitem encon-trar um mundo de potenciais amizades, porém exigem que as pessoas tomem consciência de possíveis riscos e interro-gações. “Quem é o meu ‘próximo’ nesse novo mundo? Existe perigo de estar me-nos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estar-mos mais distraídos porque a nossa aten-ção é fragmentada e absorvida por um mundo ‘diferente’ daquele onde vivemos? Temos que refletir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações hu-manas que sejam verdadeiramente pro-fundas e duradouras. É importante nunca esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o contato humano direto com as pessoas, com todos os níveis da nossa vida”

A mensagem prossegue mostrando que a comunicação pessoal no mundo digital é partilha de si mesmo, de sua visão de mundo, esperanças e ideais e que se deve buscar um estilo cristão nesse relaciona-mento em forma de comunicação huma-nista, aberta, responsável e respeitadora do outro. Igualmente ao comunicar o evangelho propõe-se testemunhar na coerência com o mesmo Evangelho.

O Evangelho ao ser anunciado exi-ge o testemunho de quem o anuncia também no espaço digital. O valor do Evangelho não vem de sua “popularida-de”, da atração de um momento, mas é alimento cotidiano, exige uma resposta livre. A verdade “mesmo proclamada no espaço virtual da rede, sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida a rostos concretos de irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida divina. Por isso permanecem fundamentais as relações humanas diretas na transmissão da fé”.

O Papa convida os fiéis a participarem na rede de relações da era digital. Não só estar presente, mas presença com criati-vidade consciente e responsável. “Somos chamados a anunciar, nesse campo tam- bém, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história”, anun- ciar a boa nova do Evangelho com uma forma que recorde o estilo de Jesus res- suscitado no caminho dos discípulos de Emaús. No final da mensagem, um con-vite aos jovens para fazer bom uso da sua presença no areópago digital e en-contrar-se com ele na próxima Jornada Mundial da Juventude em Madri.

Viver a verdade na comunicação faz cres-cer a pessoa humana e a sociedade, pois toda comunicação está centrada na pessoa que é o centro de todo mundo da comuni- cação. As tecnologias estão a serviço da pessoa humana e do bem comum. Além das tecnologias está a pessoa humana que interage com seu semelhante comunican- do sua vida e seus ideais. Nas palavras do Papa, “mesmo em uma era que é ampla- mente dominada e, por vezes, condiciona- da pelas novas tecnologias, o valor do teste- munho pessoal continua a ser essencial”.

Já o Documento de Aparecida afirmava no nº 489: “os meios de comunicação, em geral, não substituem as relações pes- soais nem a vida comunitária. No entan-to, os sites podem reforçar e estimular o intercâmbio de experiências e informa-ções que intensifiquem a prática religiosa através do acompanhamento e orienta-ções. Também na família os pais devem alertar os filhos para o uso consciente dos conteúdos disponíveis na Internet, para lhes complementar a formação educacio-nal e moral”.

Vale a pena uma leitura atenta e apro- fundada do tema “Pastoral da Comunica-ção Social” no Documento de Aparecida onde se afirma que as novas linguagens promovem mudanças na sociedade (485). Na formação dos discípulos a Igreja rea-firma seu compromisso (486) exorta ao uso do espaço cibernético utilizando-o para promover a verdade evangélica (487), bem como a Internet (488) e lem-bra, como foi dito acima, que apesar da beleza dos meios de comunicação eles não substituem as relações pessoais. Fi- nalmente exorta nossas paróquias e co-munidades a entrar nesse mundo digital conectando todas as atividades de Igreja que existem nesse campo para melhor desempenho da sua missão.

Parabenizo a Pastoral da Comunica-ção de nossa Diocese de Osasco que procura estar a serviço da comunhão, da formação, da informação e do trabalho em conjunto. Nessa direção estão: a Pastoral da Acolhida, o Site, o Canal de Notícias, o BIO, o encontro de atenden-tes, etc. Parabenizo todos os membros da Pascom da Diocese, das Paróquias, das comunidades que atuam nos meios de comunicação e os convido a continuarem com entusiasmo a anunciar a verdade do Evangelho de Jesus.

Dom Ercílio TurcoBispo Diocesano de Osasco

4 Junho 2011

VATICANO / CNBB E REGIONAIS

a política tem necessidade de cristãos, afirma o papa

Ao visitar Aquileia, sede da maior dio-cese europeia na Idade Média, Bento XVI lançou no sábado, 07/05, um apelo para que os cristãos levem os valores do Evangelho a todos os âmbitos, em parti-cular a política.

Essa foi a mensagem que o pontífice deixou no discurso que dirigiu aos repre-sentantes eclesiais de 36 dioceses da Itá- lia.

Em meio à descristianização que se vive nestas terras, o bispo de Roma per-guntou-se, na basílica desta antiga cidade romana – fundada no ano 180 –: “Como é possível anunciar Jesus Cristo, como comunicar o Evangelho e como educar hoje na fé?”. Sua resposta foi: “A missão prioritária que o Senhor lhes confia hoje, renovados pelo encontro pessoal com ele, consiste em testemunhar o amor de Deus pelo homem”. “Vocês estão chamados a fazer isso antes de tudo com as obras do amor e as opções de vida a favor das pessoas concretas, começando pelos mais frágeis, indefesos, não autossu-ficientes, como os pobres, os anciãos, os enfermos, os deficientes”.

No contexto de uma “busca com fre-quência exasperada de bem-estar econô-

mico” e de “grave crise econômica e fi - nanceira” – acrescentou –, os fiéis estão chamados a “promover o sentido cristão da vida, através do anúncio explícito do Evangelho, levado com dedicado orgulho e com profunda alegria aos diferentes âmbitos da existência diária”.

Este compromisso – disse por último – é particularmente importante para a crise política atual.

Este âmbito “tem mais necessidade que nunca de ver pessoas, sobretudo jovens, capazes de edificar uma ‘vida boa’ e ao serviço de todos”.

“Os cristãos não podem retirar-se deste compromisso, pois se bem que são pe-regrinos para o Céu, vivem já aqui uma antecipação da eternidade”, concluiu.

Fonte: www.zenit.org

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Geraldo Lyrio Rocha, anunciou quarta-feira (04/05) para os bispos reunidos na 49ª Assembleia geral do organismo, em Aparecida, que a partir de agosto a arquidiocese de Mariana dará início ao processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, falecido no dia 27 de agosto de 2006.

Segundo informa a Sala de Imprensa da CNBB, Dom Geraldo solicitou em plenário que os bispos assinem a peti-ção da beatificação a ser encaminhada à Santa Sé.

Os mais de 300 bispos presentes res- ponderam com uma sonora salva de pal- mas, pondo-se prontos para atender ao pedido.

De acordo com Dom Geraldo, somente após a aprovação do pedido pela Santa Sé é que a arquidiocese poderá instalar o tribunal que conduzirá o processo de beatificação. O tempo determinado para entrar com o pedido de instauração do processo de beatificação de uma pessoa é de cinco anos após sua morte.

Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos (1988 a 2006). Foi se-cretário e presidente da CNBB por dois

mandatos consecutivos em cada uma das funções. Estimado por todo o episcopado brasileiro, Dom Luciano ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos hu - manos.

Fonte: CNBB

Igreja iniciará processo de beatificação de Dom Luciano

O bispo de Franca (SP), Dom Pedro Luiz Stringhini afirmou que a evangeliza-ção da juventude é prioritária, durante a

coletiva de imprensa da Assembleia Geral dos Bispos desta quarta-feira (11).

Dom Pedro ressaltou que a união das várias forças sociais como entidades da sociedade civil, organismos da CNBB, governo e principalmente a família con-tribui na luta contra as drogas e outros problemas que assolam a juventude.

“Nesta Assembleia demos um passo a mais com a criação da nova Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação”, afirmou.

Dom Pedro, que é o atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Servi-ço, a Caridade e a Paz, expôs a presença da Igreja diante dos problemas sociais.

O bispo lembrou a aprovação da 5ª Se-mana Social Brasileira, que segundo ele precisa ser atualizada devido às reformas do Estado em discussão no país. Entre os temas que devem ser tratados durante esta estão: reforma política, economia, questões agrárias, entre outros.

Fonte: www.a12.com

Dom pedro Luiz stringhini: “a evangelização da juventude é prioritária”

5 Junho 2011

VATICANO / CNBB E REGIONAIS

Nova presidência da CNBB toma posse no final da assembleia

A CNBB elegeu, entre os dias 9 e 10 de maio, sua nova Presidência para di-rigir a entidade no próximo quadriênio

(2011-2015). Esta será a 15ª Presidência da CNBB que, no próximo ano, comemorará 60 anos.

O novo presidente, cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos. Atual arcebispo de Aparecida, que acolhe pela terceira vez a Assembleia da CNBB, dom Damasceno acu - mula a experiência de dois man-datos como secretário geral.

Até julho, ele é também o presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

O vice-presidente, dom José Belisário da Silva, também se elegeu no segundo escrutínio com 215 votos. Dom Belisário é arcebispo de São Luís, no Maranhão, e presidiu, nesta Assembleia dos Bispos, a Comissão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, apro-vadas pouco antes de iniciar o processo das eleições.

A posse da nova Presidência ocorreu na sexta-feira, 13, pela manhã, na sessão de encerramento da 49ª Assembleia da CNBB, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no pátio do Santuário Na-cional de Aparecida.

Fonte: CNBB

Nós, Bispos do Brasil em Assembleia Geral, nos dias 4 a 13 de maio, reunidos na casa da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafir-mar o princípio da instituição familiar e esclarecer a respeito da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Sauda-mos todas as famílias do nosso País e as encorajamos a viver fiel e alegremente a sua missão. Tão grande é a importância da família, que toda a sociedade tem nela a sua base vital. Por isso é possível fazer do mundo uma grande família.

A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a fa-mília é o âmbito adequado para a plena

realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.

As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dig-nidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358).

As uniões estáveis entre pessoas do mes-mo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matri-monial, na complementaridade e na re-ciprocidade entre um homem e uma mu- lher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família descaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incompa-rável, além de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto tem o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.

É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de

sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.

A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Fami-liar intensa e vigorosa.

Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasi- leiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.

Aparecida (SP), 11 de maio de 2011

Dom Geraldo Lyrio RochaPresidente da CNBB

Arcebispo de Mariana – MG

Dom Luiz Soares VieiraVice Presidente da CNBB

Arcebispo de Manaus – AM

Dom Dimas Lara BarbosaSecretário Geral da CNBB

Arcebispo nomeado para Campo Grande - MS

Nota da CNBB a respeito da decisão do sTf quanto à união entre pessoas do mesmo sexo

6 Junho 2011

NOTÍCIAS DIOCESANAS

Diocese celebra seus 22 anos aos pés da mãe aparecida

Para comemorar os 22 anos de insta-lação da diocese que se deu no dia 1º de Maio, a diocese de Osasco se reuniu no dia 30 de Abril no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Segundo as informações dos organizadores da romaria, a presença dos fiéis da diocese era de aproximadamente 14 mil pessoas que lotaram mais de 300 ônibus. Ainda muito cedo já estavam chegando os ôni-

bus com os romeiros vindos das cidades mais longínquas de nossa diocese. Os fieis iam se encaminhando em frente a tribuna Bento XVI a fim de participarem da programação feita pela diocese no período que antecedeu a Santa Missa.

Eles foram acolhidos pelos sacerdotes diocesanos e religiosos; rezaram o terço e cantaram à Mãe de Deus, congratulados pelas bênçãos derramadas na diocese durante estes 22 anos.

Em seguida todo o povo se dirigiu para o interior da Basílica a fim de participa-rem da Santa Missa. Em sua homilia, Dom Ercílio disse que: “Maria nos convi-da à experiência de Jesus. Junto a Ela fa- zemos esta experiência de Jesus ressus-citado. Nós viemos de longe e Maria nos ensina a fazer a mesma experiência que Ela fez... Nossa Senhora Aparecida nos convida e nos leva ao encontro de Jesus Cristo, estar com Ele e levá-lo ao mundo de hoje. Entramos nesta escola de Maria é uma escola de experiência, de fé e ca-minho que nos leva ao seu Filho”.

Por fim, agradeceu à Nossa Senhora Aparecida: “Viemos aqui para dizer a Ela muito obrigado pelas graças que chegam até nós. Trazemos nossas esperanças e pedimos a Ela que nos ajude a caminhar.” A santa missa foi transmitida pela TV Aparecida e Radio Imaculada Conceição de São Roque

Após a celebração, todos os romeiros fizeram sua própria programação e no fim do dia retornaram para suas casas.

Em Campos do Jordão, de 3 a 5 de maio, aconteceu o encontro de padres novos que contou com momentos de partilha, convivência, oração e lazer. Com a participação de vinte e oito pa-dres, os chamados “padres novos”, não se referem à idade dos mesmos, mas ao tempo de ordenação. Participam do en-contro os padres ordenados nos últimos cinco anos.

O encontro teve por finalidade criar momentos para conversas e comunhão entre os sacerdotes. Foram três mo-mentos de partilha, onde cada um teve a oportunidade de falar sobre a vida paroquial, os desafios enfrentados nas ações pastorais e pessoais, também as perspectivas e metas a alcançar.

Neste ano os padres novos foram acom- panhados pelo Monsenhor Claudemir José dos Santos, vigário geral da diocese e Pe. Edileis Silva de Araújo, coordenador de pastoral diocesano.

Dom Ercílio não pôde estar presente devido à 49ª Assembleia Geral dos Bis-pos, em Aparecida, mas enviou carta saudando todos os presentes, com muito carinho e afeto. Em sua carta, ressaltou a importância do evento, onde o padre

cuidando bem de si, pode cuidar bem do “rebanho”.

Pela primeira vez, o encontro acon-teceu em Campos do Jordão, na Vila Dom Bosco, lugar bastante propício para a convivência e partilha. Bem perto de Capivari, os padres puderam no tempo destinado ao lazer, passear pelas casas históricas e contemplar as belíssimas paisagens do local.

O encontro encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo Monsenhor Clau-

demir que em sua homilia disse que a diocese de Osasco hoje, pastoralmente é bem melhor que alguns anos atrás, graças à cooperação de todos os padres com o bispo. E que devemos caminhar “de esperança em esperança”, ou seja, o padre novo não deve abandonar o sonho e a esperança e animados na evangelização devem trabalhar para um mundo melhor.

Fonte: Pe. Emerson Borgonovi Pascom Net

padres novos realizam encontro na vila Dom Bosco

7 Junho 2011

REGIÃO SANTO ANTÔNIO E BONFIM

festa de santo antôniomonsenhor Claudemir envia mensagem à todo povo

Segue abaixo a integra da Mensagem do Monsenhor Claudemir, pároco da Ca-tedral, que envia a todo povo por ocasião da festa de Santo Antônio.

“Queridos irmãos e irmãs, na trezena de Santo Antônio deste ano de 2011, iremos refletir o tema: ‘Ser Santo é Cami-nhar em Busca da Verdade, preservando a Vida!’

Sabemos pelos ensinamentos da Igreja que a santidade cristã consiste na união com Cristo, Verbo encarnado e nosso redentor, único mediador entre Deus

e os homens, e fonte de toda graça e santificação.

São Paulo Apóstolo na carta aos Efé-sios deixa claro: Deus que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a sermos Santos (Ef 1,3-5). O documento de Aparecida no número 147 evidencia Jesus como um mestre que vai ao en-contro de seus discípulos, e convida-os a segui-lo. Os cristãos são orientados por Jesus a anunciar e vivenciar o amor misericordioso do Pai em beneficio dos pobres e pecadores. O número 148 deixa claro que o cristão ao participar dessa missão, caminha para a santidade, numa espiritualidade de compromisso e comunhão com o próximo, e não num espiritualismo intimista, egoísta e ego-cêntrico.

Nosso Padroeiro Santo Antônio, no seguimento a Jesus, estendeu as mãos às famílias e aos mais necessitados, sempre primou pela vida em todas as suas dimen-sões. A Igreja Católica do Brasil chama

todo povo, principalmente os cristãos, neste ano de 2011, a aprofundar a im-portância de primar-se pela vida no nosso planeta. Por isso, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano foi ‘Fraternida-de e a Vida no Planeta’. Com o objetivo de despertar a consciência das pessoas com relação a gravidade do aquecimento global, provocado pelas mãos humanas, e ao mesmo tempo orientá-las através de pequenas medidas a defender a vida no planeta terra, a Campanha nos mostra a responsabilidade que temos em adminis-trar e zelar pelas maravilhas criadas por Deus. No seguimento a Jesus, caminho verdade e vida (Jo 14,6), no serviço ao próximo, em defesa da vida, torna-se evidente para nós cristãos um caminho de santidade.

Desejo a todos uma feliz e santa tre-zena de Santo Antônio, por intercessão de Nossa Senhora e de nosso padroeiro Santo Antônio, o Deus todo poderoso vos abençoe e vos guarde.”

O dia 1 e 2 de Abril foram muito es-pecial para a paróquia São João Batista, localizada no Rochdale, na cidade de Osasco. Depois de todos os preparativos, a paróquia recebeu a visita pastoral de Dom Ercílio, que foi muito bem recep-cionado pelos paroquianos e pelo res-pectivo pároco Pe. Geraldo Augusto de Oliveira. A visita de Dom Ercílio alegrou imensamente a comunidade, que neste tempo puderam partilhar com o bispo as alegrias e desafios enfrentados como Igreja nos dias atuais.

Dando continuidade as visitas pastorais na região Bonfim, no dia 13 de Abril Dom Ercílio visitou também a paróquia

Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Helena Maria, que tem como pároco o Pe. Sebastião dos Reis Miranda. Na ocasião Dom Ercílio visitou as sete co-munidades que compõe a paróquia, bem como conheceu os membros participantes do conselho paroquial. Também celebrou a Santa Missa concelebrada pelos Pe. Se-bastião, Pe. Xavier e o Pe. João Carlos.

Em ambas as paróquias, o bispo visitou também alguns órgãos de repartição pública que estão no território paroquial, como escolas, postos de saúde e outros. E todo o povo que ansioso o esperava não mediu esforços para bem acolhe-lo neste período importante.

Dom Ercílio por sua vez, ressaltou a sua alegria em realizar essas visitas: “Como é bonita a visita de Jesus a seu povo, visita de misericórdia, de compaixão, de ternura. Deus visitou seu povo trazendo sua graça, assim o padre, o bispo visita testemunhando Jesus, não esquecendo seu povo, pois ao visitá-lo é feito na pessoa de Jesus”.

O dia 1º de Maio foi de grande ação de graças para a paróquia São José, da Vila São José em Osasco. Depois de um árduo e diligente trabalho de todos os paroquianos, motivados e conduzidos pelo respectivo pároco Pe. Marcos Anto-nio Funchal foi inaugurado solenemente neste dia, o novo Centro Pastoral Nossa

Senhora de Fátima, situado à frente da Igreja matriz. Para tal, uma missa foi ce - lebrada as 8h na comunidade matriz, se-guida de uma benção do Santíssimo já no Centro Pastoral. Foi de grande relevância a presença dos paroquianos, que logo após a benção também comemoraram com um café da manhã comunitário.

Dom ercílio visita paróquias da região Bonfim

Novo Centro pastoral da paróquia são José

8 Junho 2011

REGIÃO BARUERI E CARAPICUÍBA

Liturgia Diocesana se reúne com região CarapicuíbaNo dia 15 de abril, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a

Comissão diocesana de Liturgia esteve presente na reunião da comissão regional de Liturgia da Região Pastoral Carapicuíba.

Varias paróquias da região participaram deste encontro que refletiu a caminhada da Liturgia na diocese com a participação das comissões regionais.

Essa reunião teve o objetivo de incentivar as paróquias a participarem das reuniões regionais, procurando sempre a caridade de aprender e ensinar.

Foi comunicado que na região Carapicuíba o padre que irá assessorar a Pastoral Litúrgica será o Pe. Ely Rosa – vigário da Paróquia Santo Antônio.

Carreata da ressurreição atrai centenas de carrosNa manhã do domingo de Páscoa (24/04), aconteceu na

paróquia Rainha Santa Isabel, localizada na cidade de Barueri, uma carreata comemorando a ressurreição de Jesus Cristo.

O evento se iniciou às 11h em frente à igreja Matriz onde se reuniram 276 carros que, motivados pela alegria pascal, passa-ram por todos os bairros que compõem a paróquia, levando à frente à imagem do Cristo Ressuscitado. Todos os carros levaram também algumas bandeiras confeccionadas pela paróquia que traziam em sua estampa o anúncio da ressurreição.

A participação dos paroquianos foi muito significativa e aque-les que por algum motivo não puderam ir, das janelas de suas casas, muito emocionados acenavam para o carro de som que animou todo o trajeto.

O percurso durou aproximadamente duas horas e no final todos os carros foram abençoados pelo diácono Laércio.

Dom francisco é Cidadão Benemérito de Barueri Na Sessão Ordinária da 15ª Legislatura da Câmara Muni-

cipal de Barueri, realizada no dia 10 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade (14x0) o projeto 04/2011 de autoria do vereador Prof. Agnério Neri Ferreira que outorga à Dom Francisco Manuel Vieira o Titulo de Cidadão Benemérito de Barueri.

Os vereadores Prof. Agnerio, Miguel de Lima e Jose de Melo motivaram a votação contando um pouco a história de Dom Francisco e os desafios que encontrou nos 27 anos em que esteve à frente da diocese de Osasco. Enfatizaram o apoio que deu às novas paróquias de nosso município e também às pastorais sociais. Ao final dos discursos, pediram o voto dos demais edis ao título que é um reconhecimento merecido à alguém que se consagrou totalmente ao serviço a Deus e do próximo.

Terminada a votação, o presidente da Câmara, Sr. Josué Pereira da Silva (Jô), pronunciou oficialmente a aprovação do projeto e pediu aos responsáveis que tomassem as providencias a fim de agendar uma sessão solene onde será entregue oficialmente o diploma de Cidadão Benemérito a Dom Francisco Manuel Vieira.

Várias pessoas das paróquias de Barueri estiveram presentes na sessão e outros puderam acompanhar a votação pelas ondas da rádio Imaculada Conceição de são Roque.

Fonte: www.diocesedeosasco.com.br

9 Junho 2011

REGIÃO COTIA E SÃO ROQUE

apresentação da Iam na paróquia são João BatistaNo último dia 01 de maio, foi realizada na Paróquia São João Batista, em São

Roque, a formação de apresentação e implantação da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

O trabalho será executado no Lar Mãe da Providência, uma comunidade de Aliança e Vida que cuida de idosos sem família, além de ajudar com alimentos e roupas as pessoas carentes da região.

Para atender a demanda de crianças e adolescentes do bairro, em comunhão com a paróquia, iniciou as atividades da IAM dentro da comunidade e a formação teve participação de crianças e adolescentes que estão participando do grupo, além das assessoras do grupo, Bruna e Karine.

O pároco, Pe. Benedito Cesário, esteve presente dando sua bênção e força para que o trabalho continue com fervor entre as crianças e adolescentes.

Fonte: Silvia Nunes - Coord. Diocesana - IAM

evento com mais de 80 anos de tradição reuniu cerca de 2000 cavaleiros de toda a região

A cidade de São Roque sediou no último dia 30 de abril , a Romaria dos Ca-valeiros de São Jorge. Diferente dos anos anteriores, a edição 2011 apresentou mudanças no trajeto. Após partirem do ponto de saída, situado na Avenida Ban-deirantes, os romeiros seguiram pela Avenida Tiradentes, até o cruzamento com a John Kennedy, onde os peregrinos rumaram sentido a Marginal e posteriormente pela Avenida Brasil, atingindo assim o caminho tradicional do evento.

Grande número de populares ocupou as principais ruas da cidade para acom-panharem a passagem dos romeiros que se dirigiam à Pirapora. Num clima de grande emoção e alegria a romaria seguiu seu destino.

Para receber a passagem da Romaria de São Roque, uma das mais tradicionais da região, a Prefeitura de Araçariguama também ajudou montando um esquema especial. A ação mobilizou diversos departamentos e setores entre eles, Fiscaliza-

ção, Guarda Municipal, Guarda Patrimonial, Demutran, Policia Militar, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Saúde e Ouvidoria.Os órgãos municipais trabalharam em parceria com os de São Roque, que foram de grande valia e ajuda. O objetivo foi ga-

rantir a segurança e bem estar tanto dos romeiros quanto dos munícipes. A ação foi executada no sábado (30), durante a ida dos romeiros, e também no domingo (1), na volta.

O grande momento desta Romaria foi a missa dos Romeiros realizado no Santuário Bom Jesus de Pirapora, que teve início por volta das 9h da manhã e foi celebrado pelo Padre Sebastião Correia, pároco da Igreja Nossa Senhora da Penha em Araçariguama.

Em sua homilia o padre Sebastião destacou a importância da partilha, e os perigos da ganância e disse que aqueles que se apegam a esse mundo perdem a vida, o padre fez um apelo para que não fôssemos egoístas e mesquinhos, mas que soubéssemos partilhar as nossas coisas. Quem tem menos que partilhe menos e que tem mais que partilhe mais. A missa foi transmitida na íntegra das duas emissoras de rádio de São Roque, Rádio Imaculada Conceição 1430 Am e Rádio Coluna Fm 87,5 Mh.

Fonte: Gil Ortiz (Radio Imaculada Conceição 1430Am)

prefeitura municipal de Cotia realiza missa para homenagear funcionários

A Prefeitura Municipal de Cotia e o Fundo Social de Solidariedade realizaram na sexta-feira (29/4), uma missa para homenagear os funcionários públicos da Prefei-tura Municipal de Cotia.

Os secretários municipais entraram na Igreja Nossa Senhora do Monte Serrate com uma placa identificando qual departamento representavam. Estiveram presentes o prefeito Carlão Camargo, a primeira-dama Mara Camargo, o vice-prefeito Moisezi-nho, secretários, vereadores municipais e funcionários públicos.

A primeira-dama, Mara Camargo, destacou a importância de presentear os traba-lhadores com a missa especial e agradeceu a participação de todos.

Fonte: www.cotia.sp.gov.br

10 Junho 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Conhecendo as Jornadas

“Uma iniciativa profética que deu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrar-se, pôr-se à escuta da Palavra de Deus, descobrir a beleza da Igreja e viver experiências fortes de fé”. (Bento XVI)

O que são as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ)?

As JMJ são uma “maravilhosa cele-bração da fé”, uma “peregrinação” e um “período de profunda renovação espiritual” dos jovens do mundo inteiro com a Igreja rumo a Cristo num país previamente escolhido pelo Papa.

As Jornadas são realizadas em âmbi-to diocesano e mundial. A celebração mundial reúne, durante uma semana, milhares de pessoas jovens do mundo todo para vivenciar e aprender sobre a fé e construir pontes de amizade e espe-rança entre continentes, povos e culturas. Os encontros diocesanos são celebrados simultaneamente em diferentes dioceses do mundo, geralmente no Domingo de Ramos, início da Semana Santa.

A mensagem do Papa aos jovens, por ocasião da JMJ, propõe a cada ano a meditação de “algumas verdades es-senciais do ensinamento evangélico” e busca “alimentar a fé e imprimir novos impulsos ao apostolado dos jovens”. Os jovens participantes das JMJ vivenciam uma união acima das barreiras do idioma e da cultura e expressam a certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época de justiça e paz.

Origem, Instituição e objetivo das JMJ

Durante o Jubileu do Ano Santo da Redenção(1983-1984), em recordação

dos 1950 anos da morte de Cristo, houve uma celebração dedicada à juventude na vigília do Domingo de Ramos em Roma. Mais de 300 mil jovens vindos de todas as partes do mundo participaram do Ju-bileu Internacional da Juventude. Nessa ocasião, o Papa João Paulo II presenteou os jovens com a “Cruz do Ano Santo”. Nascem as JMJ.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o Ano Interna-cional da Juventude. A Igreja Católica or-ganizou um novo encontro no Domingo de Ramos, contando com a participação de 350 mil jovens presentes na Praça São Pedro. Depois, o Papa João Paulo II instituiu as JMJ, com ocorrência anual, alternando entre celebrações diocesanas e mundiais, e afirmou convictamente: “ninguém inventou essas jornadas (...) fo-ram os próprios jovens que as criaram”. (Homilia, XII JMJ 15 ago. 1997, n. 3).

O Papa João Paulo II disse aos jovens que o “principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das no-vas gerações” (Carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, 08 de Maio de 1996). O Papa Bento XVI, por sua vez, acrescentou que as JMJ também querem “contribuir para reavivar em cada “jovem” um amor que une as pessoas, fazendo-as sentir-se livres no respeito recíproco” (Mensagem para a XXI JMJ, 01 abr. 2007).

Breve História das JMJ

Em Roma (1984/87), os jovens deram razão da própria esperança (cf 1Pd 3,15), conduzindo a Cruz de Cristo nas estradas do mundo. Em Buenos Aires (1987), diante das expectativas de justiça social, os jovens de cada continente conheceram e creram no amor que Deus tem por eles (cf 1 Jo 4,16) e proclamaram que a sua revelação alimenta a esperança e renova a alegria do empenho missionário para a reconstrução da civilização do amor. Em Santiago de Compostela (1989), eles des-cobriram e reconheceram Cristo como caminho, verdade e vida ( cf Jo 14,6), meditando com o apóstolo Tiago sobre antigas raízes cristãs da Europa.

Em Czestochowa (1991), quando o muro de Berlim era apenas uma lem-brança dolorosa, os jovens do Leste e

do Oeste, sob o olhar da Mãe celeste, proclamaram a paternidade de Deus por meio do Espírito e reconheceram – n`Ele – irmãos: “recebestes um Espírito de filhos” (Rm 8,15). Em Denver (1993) procuraram-No na face do homem con-temporâneo num local bem diferente das etapas anteriores, mas não menos empol-gante pela profundidade dos conteúdos teológicos apresentados e desenvolvidos, experimentando e provando o dom da vida em abundância (cf Jo 10,10).

Em Manila (1995), eles se encontra-ram com o desafio das terras abertas à nova evangelização e foram enviados em missão ao mundo de hoje (cf Jo 20, 21). Em Paris (1997), ao mesmo tempo no coração da Europa cristã e na fronteira da secularização e do confronto multicultu-ral, foram ver o Mestre (cf Jo 14,26). Em Roma (2000), contemplaram e vivencia-ram a encarnação do Verbo (cf Jo 1,14). Em Toronto (2002), transformaram-se em luz do mundo e sal da terra (cf Mt 5,13-14). Em Colônia (2005), adoraram o Senhor (cf Mt 2,2). Em Sidney (2008), receberam a força do Espírito Santo, e foram enviados como testemunhas de Cristo (At 1,8). E em Madri (2011), en-raizados e edificados em Cristo, os jovens querem seguir firmes na fé. (cf Cl 2,7).

A nossa Diocese também está em co-munhão com a jornada mundial. Em cada região pastoral está sendo organizada a jornada regional que culminará com a jornada diocesana no dia 21 de agosto no Comvocação. Com muito entusiasmo os jovens estão se preparando para estes eventos, que certamente irão marcar a caminhada da juventude em nossa Diocese. Deus conceda-nos a sua graça e a sua bênção para que a nossa Igreja Diocesana reflita à luz do rosto jovem de Cristo que atrai todos ao seu amor.

Fonte: Pe. Edilson Assessor do setor juventude

da Diocese de Osasco

11 Junho 2011

PASTORAL

significado da festa de Corpus ChristiA festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da

Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta feira Santa, quando

se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,55-59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “ Transiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, é apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte: Canção Nova

pergUNTe ao paDre

Como educar os jovens na fé e no seguimento de Cristo numa sociedade onde as

famílias estão se tornando menos cristãs?

Responde: Pe. Edilson Pinto dos Santos – Assessor do setor

Juventude da Diocese de Osasco e Pároco da

Paróquia Santa Cruz – Barueri

A tarefa da evangelização sempre foi muito árdua. Constantemente ou - vimos falar que os primeiros respon-sáveis pela evangelização dos filhos são os pais, mas atualmente verifi ca-mos que também esta missão está cada vez mais nas mãos da Igreja. A Igreja deve estar atenta aos anseios e expectativas dos jovens para po-der corresponder aos seus apelos. Atitudes preconceituosas e estereo-tipadas, falta de abertura ao diálogo e imposição de projetos previamente estabelecidos costumam resultar em contra testemunho, e isto pode ser repelido pelos jovens. Os evange li - zadores precisam conhecer as aspira-ções dos jovens, conhecer seu cora-ção, suas atitudes para estabelecer um diálogo de confiança que possa envolvê-los na dinâmica do evange-lho. Deste modo; o processo de evan-gelização pode despertar no jovem a fé em Jesus Cristo e o sentimento de pertença à Igreja.

A comunidade de fé deve ser uma verdadeira família para o jovem, fazer-se presente para entender melhor sua realidade. Se, atualmente, as fa-mílias não estão tão comprometidas com o testemunho e com a vivência dos valores evangélicos, a Igreja, indo ao encontro dos jovens, ouvindo suas aspirações mais profundas tem a pos- sibilidade de apresentar a ele um caminho seguro que pode nortear a sua vida e as suas escolhas. A evan- gelização pode ser mais eficaz se dis-pensarmos aos jovens a nossa aten- ção e compreensão.

faça sua pergunta ao padre: [email protected]

Milagre eucarístico de Lanciano

12 Junho 2011

CALENDÁRIO PASTORAL

publicação do Boletim Informativo da Diocese de osasco – Distribuição Gratuita – 11000 ExemplaresBispo Diocesano: Dom Ercílio Turco – Coordenação, editoração e revisão: Pe. Valdivino A. Gonçalves

Colaboração: Irmã Leticia, Pe. Emerson Pedroso, Sem. Marcio José Pereira, Gil Ortiz, Cristiana Brito, Carol Gonzagarevisão: Pe. Flavio Soares, Patricia Cordeiro – editoração eletrônica: Janio Luiz Malacarne

email: [email protected] – Cx. postal: 56 – Cep: 06001-970 – Impressão: PAULUS

Calendário pastoral de Junho e JulhoJUNHo

JULHo