184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

12
Chamados e enviados página 3 Padres oram pela Santificação de todo clero página 6 Mensagem do Papa Bento XVI página 4 Pe. Adilson participa na Coluna Pergunte ao padre página 11 ANO XXII - Nº 184 www.dioceseosasco.com.br/bio Agosto 2011

description

Ano XXII - Nº 184 -Bio Agosto 2011

Transcript of 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

Page 1: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

Chamados e enviadospágina 3

Padres oram pela Santificação de todo cleropágina 6

Mensagem do Papa Bento XVIpágina 4

Pe. Adilson participa na Coluna Pergunte ao padre

página 11

ANO XXII - Nº 184

www.dioceseosasco.com.br/bio

Agosto 2011

Page 2: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

2 Agosto 2011

COMUNICADOS

ComemorAçõesDATAs NATALÍCIAs

PresBÍTeros e reLIGIosos(As)

AGosTo e seTemBro15/8 Ir. Amilton Roldão de Araújo, mi 5617/8 Ir. Noêmia Destefani, ffdp 6119/8 Pe. João Carlos Pacchin 6618/8 Pe. Reginaldo Machado Hilário 3920/8 Pe. Renato Benassi, cr 4422/8 Ir. Maria Francisca dos Anjos, mop 9426/8 Pe. Carlos Eduardo de Souza Roque 3326/8 Pe. Flavio Soares Lopes 4628/8 Ir. Ma. Elisabeth da Trindade, ocd 7828/8 Pe. Anderson Moacir Ramos 3330/8 Ir. Maria do Carmo Teotônio, ISM 6203/9 Frei Majorino Pedroso, ssp 9004/9 Frei Avelino Prescendo, ssp 7004/9 Pe. Adinael Carlos Miguel 4304/9 Pe. Mario Nauelpán, ssp 5605/9 Pe. Mauro Ferreira 4806/9 Pe. Eduardo Gonçalves Silva 2907/9 Ir. Vanessa Keli de Oliveira Alves 3209/9 Ir. Maria Mônica da Eucaristia, mop 8511/9 Pe. Fábio Rosário dos Santos 3013/9 Ir. Lélia Machert, iascj 6715/9 Ir. Josefina Castillo Hernández, mjs

orDeNAções sACerDoTAIsProFIssões reLIGIosAs

15/8 Pe. Emersom P. Borgonovi 0115/8 Pe. Emilsom aparecido Ferreira 0120/8 Pe. Corrado Martino 1625/8 Pe. Luiz Antonio Sochiarelli 15

Vem AÍ o 8º ComVoCACÃo!o mAIor eVeNTo DIoCesANo em ProL

DAs VoCAções sACerDoTAIs!Festa garantida pela apresentação de grandes nomes do meio católico, como: Pe. Fábio de Melo, Cantores de Deus, Ministério Adoração e Vida, Banda Arkanjos e Comvocação Vibe.Missas e confissões durante todo o dia! Feira Vocacional e Espaço Criança!Dia 21 de Agosto, a partir das 10h, com a Santa Missa!Local: Ginásio José Correa – Centro – Barueri.Fácil acesso pela estação de Barueri (750 metros do local), pela Rodovia Castelo Branco e pelo terminal de ônibus da cidade.Endereço: Avenida Arnaldo Rodrigues Bittencourt, 1000, Barueri, Centro.Mais informações: (11) 3685-0256 ou (11) 9951-7565 / www.comvocacao.comA entrada será um quilo de alimento não perecível.

PArÓQUIA sÃo roQUe CeLeBrA seU PADroeIro

A Paróquia São Roque, na cidade de São Roque, celebra neste mês a festa de seus padroeiros. Uma festa que acolhe milhares de pessoas todos os anos.De 05 à 13 de Agosto: Novena de São Roque e Nossa Senhora da Assunção, às 19h, na Igreja Matriz.Dia 15 de Agosto: 6h (Alvorada); 7h30 (Missa); 9h (Saída do Bando Precatório); 10h (Missa Solene); 17h (Procissão com todas as comunidades).Dia 16 de Agosto: 6h (Alvorada); 7h30 (Missa); 9h (Saída do Bando Precatório); 10h (Missa Campal); 14h (Missa); 17h (Procissão de São Roque).A Paróquia São Roque está situada à Praça da Matriz de São Roque, s/nº.

moNJAs DomINICANAs – sÃo roQUe

Prezados irmãos e irmãs. É com muita alegria que convidamos para a consagração da Igreja do Mosteiro Cristo Rei. Dia 06 de agosto – 15hs – Local : mosteiro de Cristo rei – são roque.Nosso desejo é que participem da ação de graças a Deus pelo sonho feito realidade e nos alegremos Nele.Visitem também o álbum com a trajetória da construção da capela. Acesse http://picasaweb.google.com/104356227438463875532.

PAsTorAL DA eDUCAçÃo DIoCesANA QUer CADAsTrAr AGeNTes QUe ATUAm NA ÁreA DA eDUCAçÃo

A Educação precisa de cuidados cristãos. Preocupados com os rumos da Educação formal, a Pasto-ral da Educação precisa efetivar uma prática que sensibilize professores e funcionários de escolas públicas e privadas para um trabalho em rede, em que possa acontecer trocas de experiências que resgatem a alegria na relação professores-alunos e comunidade escolar. Para articular o projeto “A Educação precisa de cuidados”, precisamos saber quem somos, onde estamos, formar uma rede de comunicação e garantir um trabalho efetivo em todas as Regiões da Diocese. Por isso, estamos solicitando que os professores de todas as Paróquias da Diocese enviem a ficha preenchida e que se encontra no canal de noticias da diocese para o email: [email protected].

Page 3: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

3 Agosto 2011

VOZ DO PASTOR

Chamados e enviados

Diversos eventos realizados em nossa diocese marcam o coração do Povo de Deus e mostram a resposta ao chama- do para o discipulado e a missionarie-da de.

A Jornada Mundial da Juventude mo-tivou as jornadas paroquiais e regionais, convocando os jovens a viverem intensa-mente a vocação humana e cristã, com o tema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”.

Os temas tratados levaram a juventude a refletir sobre o seguimento de Jesus, a presença e a pertença ao seu Corpo, a Igreja, e à atuação na sociedade como sal, fermento, e luz, de modo especial, no mundo jovem.

Milhares de jovens nas paróquias e regiões pastorais responderam “sim” ao chamado do Papa e da Igreja, com jeito alegre, criativo e piedoso, encontrando-se com Jesus e com os diversos segmen-tos dos movimentos juvenis.

A Jornada Vocacional, coordenada pe-los seminaristas e pelos jovens, animam as comunidades, ajudando-as a refle - tir sobre as vocações sacerdotal e reli-giosa.

Em que jovens descobrem o sentido de entrega da vida para responder ao chamado de Jesus ao serviço ao Povo de Deus, para que seja mais santo e sinal mais transparente do Reino.

O Senhor prometeu: “Eu vos darei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15). E Jesus afirmou: “Vos sois pesca-dores de homens” (Mt 4, 19). “A messe é grande e os operários são poucos” (Lc 10,2 ). “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,4).

Como é gratificante ouvir jovens dizen-do “SIM”, para seguir a Cristo, Sacerdote e Mestre.

A 20ª Semana Bíblico-Catequética reuniu milhares de jovens e adultos que ouviram o chamado de Jesus e da Igreja para se colocarem como catequistas de crianças, adolescentes, casais e adultos; em geral, a partir da consciência de que, membros da comunidade, devem colocar-se a serviço dos irmãos: teste-munhando sua experiência de Jesus, ajudando-os a crescer na fé, na adesão e no seguimento de Cristo, e levando-os a participar da comunidade, espaço da presença do Senhor: “Somos em Cristo um só corpo e cada um de nós membros uns dos outros” (Rm. 12,5). Tendo con-vicção de que a união com Cristo gera a ação missionária, foi escolhido o lema: “Cristo, união vital que fecunda a ação catequética litúrgica”.

O Com-Vocação, o maior evento dio-cesano, celebra a vocação em todos os seus aspectos: humano, cristão, o chama-do para vida conjugal (é o encerramento da Semana da Família), a radicalidade da entrega na consagração à vida religiosa, os ministérios não-ordenados, a voca-ção sacerdotal, o chamado à pastoral, à pertença aos movimentos, associações e novas comunidades, etc.

A Feira Vocacional mostra o carisma e a espiritualidade das Congregações Religiosas, dos Padres Diocesanos, das Comunidades de Vida, dos Movi-men tos e Associações, bem como seus trabalhos apostólicos: chamados, pre- parados, consagrados e enviados em missão para que todos tenham vida.

Neste ano, o Com-Vocação será o momento da Jornada Diocesana da Ju-ventude, em sintonia com o Santo Padre, o Papa Bento XVI, que estará em Madri, na Jornada Mundial da Juventude.

Será um grande encontro da juventude de toda a diocese, em Barueri. Tanto a JMJ como a Jornada Diocesana da Juventude são “forte experiência festiva de fé”, pois nelas “celebra-se a unidade da Igreja, vínculo eucarístico, reconci-liação e festa, interligação de grupos e movimentos de jovens, catolicidade da Igreja, esperança da realização do Reino de Justiça e Paz, experiência de comu-nhão, encontro entre o Papa e os jovens;

momento de formação e animação para a caminhada de fé dos participantes” (Apostila da Comissão Organizadora da JMJ 2011).

Aqui, estaremos conectados via inter-net, testemunhando nossa vocação cristã missionária.

No encontro com Jesus, ouvimos o chamado para a santidade e para a mis-são evangelizadora, tornando-o presente pela nossa vida, enquanto ele continua a agir por meio de nós.

A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor, despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo; uma adesão a toda sua pessoa, ao saber que Cristo o chama pelo nome (cf. Jo 10,3).

É um “SIM” que compromete radi-calmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).

É uma resposta de amor de quem o amou primeiro, “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Eu te seguirei por onde quer que vás”. (Lc 9,57)

Neste mês vocacional, empenhemo-nos na meditação sobre o chamado que Deus nos faz e na missão que nos confia.

Parabenizo a Pastoral Vocacional que se empenha em ajudar jovens e adultos a discernirem o chamado para trabalhar na messe do Senhor.

A oração pelas vocações deve estar presente em todos os encontros e na oração pessoal, levando a iniciativas concretas para o aumento dos operá-rios na messe. “No âmbito da Pastoral Vocacional, cresce a consciência de que todos somos animadores vocacionais, qualificados e inseridos na pastoral de conjunto.

Para isso, incentivam-se todas as voca-ções e todos os ministérios [...] Leigos e leigas têm assumido com entusiasmo sua missão de animadores vocacionais” (1º Congresso Vocacional do Brasil, 1999).

Maria, a escolhida e chamada por Deus, interceda por todos, para que, à luz do Espírito Santo, compreendamos o chamado de Jesus e digamos o nosso “SIM”, colaborando para que todos te-nham vida.

Dom Ercílio TurcoBispo Diocesano de Osasco

Page 4: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

4 Agosto 2011

VATICANO / CNBB E REGIONAIS

mensagem do Papa Bento XVI para o 48º dia mundial de oração pelas vocações

O 48.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no dia 15 de Maio de 2011, IV Domingo de Páscoa, convida-nos a refletir sobre o tema: «Propor as vocações na Igreja local». Há sessenta anos, o Venerável Papa Pio XII instituiu a Pontifícia Obra para as Vocações Sa-cerdotais. Depois, em muitas dioceses, foram fundadas pelos Bispos obras semelhantes, animadas por sacerdotes e leigos, correspondendo ao convite do Bom Pastor, quando, «ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão por elas, por andarem fatigadas e abatidas como ovelhas sem pastor» e disse: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe» (Mt 9, 36-38).

A arte de promover e cuidar das vocações encontra um luminoso ponto de referência nas páginas do Evangelho, onde Jesus chama os seus discípulos para O seguir e educa-os com amor e solicitude. Objeto particular da nossa atenção é o modo como Jesus chamou os seus mais íntimos colaboradores a anunciar o Reino de Deus (cf. Lc 10, 9). Para começar, vê-se claramente que o primeiro ato foi a oração por eles: antes de os chamar, Jesus passou a noite sozinho, em oração, à escuta da vontade do Pai (cf. Lc 6, 12), numa elevação interior acima das coi-sas de todos os dias. A vocação dos discípulos nasce, precisamente, no diálogo íntimo de Jesus com o Pai. As vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada são fruto, primariamente, de um contacto constante com o Deus vivo e de uma oração insistente que se eleva ao «Dono da messe» quer nas comunidades paroquiais, quer nas famílias cristãs, quer nos cenáculos vocacionais.

O Senhor, no início da sua vida pública, chamou alguns pescadores, que estavam a trabalhar nas margens do lago da Galileia: «Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens» (Mt 4, 19). Mostrou-lhes a sua mis-são messiânica com numerosos «sinais», que indicavam o seu amor pelos homens e o dom da misericórdia do Pai; educou-os com a palavra e com a vida, de modo a estarem prontos para ser os continuadores da sua obra de salvação; por fim, «sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai» (Jo 13, 1), confiou-lhes o memorial da sua morte e ressurreição e, antes de subir ao Céu, enviou-os por todo o mundo com este mandato: «Ide, pois, fazer discípulos de todas as nações» (Mt 28, 19).

A proposta, que Jesus faz às pessoas ao dizer-lhes «Segue-Me!», é exigente e exaltante: convida-as a entrar na sua amizade, a escutar de perto a sua Palavra e a viver com Ele; ensina-lhes a dedicação total a Deus e à propagação do seu Reino, segundo a lei do Evangelho: «Se o grão de trigo cair na terra e não morrer, fica só ele; mas, se morrer, dá muito fruto» (Jo 12, 24); convida-as a sair da sua vontade fechada, da sua ideia de auto-realização, para embrenhar-se noutra vontade, a de Deus, deixando-se guiar por ela; faz-lhes viver em fraternidade, que nasce desta disponibilidade total a Deus (cf. Mt 12, 49-50) e se torna o sinal distintivo da comunidade de Jesus: «O sinal por que todos vos hão-de reconhecer como meus discípulos é terdes amor uns aos outros» (Jo 13, 35).

Também hoje, o seguimento de Cristo é exigente; significa aprender a ter o olhar fixo em Jesus, a conhecê-Lo intimamente, a escutá-Lo na Palavra e a encontrá-Lo nos Sacramentos; significa aprender a conformar a própria vontade à d’Ele. Trata-se de uma verdadeira e própria escola de formação para quantos se preparam para o ministério sacerdotal e a vida consagrada, sob a orientação das autoridades eclesiásticas com-petentes. O Senhor não deixa de chamar, em todas as estações da vida, para partilhar a sua missão e servir a Igreja no ministério ordenado e na vida consagrada; e a Igreja «é chamada a proteger este dom, a estimá-lo e amá-lo: ela é responsável pelo nascimento e pela maturação das vo-cações sacerdotais» (JOÃO PAULO II, Exort. ap. pós-sinodal Pastores dabo vobis, 41). Especialmente neste tempo, em que a voz do Senhor parece sufocada por «outras vozes» e a proposta de O seguir oferecendo a própria vida pode parecer demasiado difícil, cada comunidade cristã, cada fiel, deveria assumir, conscientemente, o compromisso de pro mover as vocações. É importante encorajar e apoiar aqueles que mostram claros sinais de vocação à vida sacerdotal e à consagração religiosa, de modo que sintam o entusiasmo da comunidade in teira quando dizem o seu «sim» a Deus e à Igreja. Da minha parte, sempre os encorajo como fiz quando escrevi aos que se decidiram entrar no Seminário: «Fizestes bem [em tomar essa decisão], porque os homens sempre terão necessidade de Deus – mesmo na época do predomínio da técnica no mundo e da globalização –,

do Deus que Se mostrou a nós em Jesus Cristo e nos reúne na Igreja universal, para aprender, com Ele e por meio d’Ele, a verdadeira vida e manter presentes e tornar eficazes os critérios da verdadeira humanidade» (Carta aos Seminaristas, 18 de Outubro de 2010).

É preciso que cada Igreja local se torne cada vez mais sensível e atenta à pastoral vocacional, educando a nível familiar, paroquial e associativo, sobretudo os adolescentes e os jovens – como Jesus fez com os discípu-los – para maturarem uma amizade genuína e afetuosa com o Senhor, cultivada na oração pessoal e litúrgica; para aprenderem a escuta atenta e frutuosa da Palavra de Deus, através de uma familiaridade crescente com as Sagradas Escrituras; para compreenderem que entrar na vontade de Deus não aniquila nem destrói a pessoa, mas permite descobrir e seguir a verdade mais profunda de si mesmos; para viverem a gratuidade e a fraternidade nas relações com os outros, porque só abrindo-se ao amor de Deus é que se encontra a verdadeira alegria e a plena realização das próprias aspirações. «Propor as vocações na Igreja local» significa ter a coragem de indicar, através de uma pastoral vocacional atenta e adequada, este caminho exigente do seguimento de Cristo, que, rico de sentido, é capaz de envolver toda a vida.

Dirijo-me particularmente a vós, queridos Irmãos no Episcopado. Para dar continuidade e difusão à vossa missão de salvação em Cristo, «pro-movam o mais possível as vocações sacerdotais e religiosas, e de modo particular as missionárias» (Decr. Christus Dominus, 15). O Senhor precisa da vossa colaboração, para que o seu chamado possa chegar aos corações de quem Ele escolheu. Cuidadosamente escolhei os dinamizadores do Centro Diocesano de Vocações, instrumento precioso de promoção e organização da pastoral vocacional e da oração que a sustenta e garante a sua eficácia. Quero também recordar-vos, amados Irmãos Bispos, a solicitude da Igreja universal por uma distribuição equitativa dos sacer-dotes no mundo. A vossa disponibilidade face a dioceses com escassez de vocações torna-se uma bênção de Deus para as vossas comunidades e constitui, para os fiéis, o testemunho de um serviço sacerdotal que se abre generosamente às necessidades da Igreja inteira.

O Concílio Vaticano II recordou, explicitamente, que o «dever de fo-mentar as vocações pertence a toda a comunidade cristã, que as deve promover, sobretudo mediante uma vida plenamente cristã» (Decr. Opta-tam totius, 2). Por isso, desejo dirigir uma fraterna saudação de especial encorajamento a quantos colaboram de vários modos nas paróquias com os sacerdotes. Em particular, dirijo-me àqueles que podem oferecer a própria contribuição para a pastoral das vocações: os sacerdotes, as famílias, os catequistas, os animadores. Aos sacerdotes recomendo que sejam capazes de dar um testemunho de comunhão com o Bispo e com os outros irmãos no sacerdócio, para garantirem o húmus vital aos novos rebentos de vocações sacerdotais. Que as famílias sejam «animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade» (Ibid., 2), capazes de ajudar os filhos e as filhas a acolherem, com generosidade, o chamamento ao sacerdócio e à vida consagrada. Convictos da sua missão educativa, os catequistas e os animadores das associações católicas e dos movimentos eclesiais «de tal forma procurem cultivar o espírito dos adolescentes a si confiados, que eles possam sentir e seguir de bom grado a vocação divina» (Ibid., 2).

Queridos irmãos e irmãs, o vosso empenho na promoção e cuidado das vocações adquire plenitude de sentido e de eficácia pastoral, quando se realiza na unidade da Igreja e visa servir a comunhão. É por isso que todos os momentos da vida da comunidade eclesial – a catequese, os encontros de formação, a oração litúrgica, as peregrinações aos santuá-rios – são uma ocasião preciosa para suscitar no Povo de Deus, em particular nos menores e nos jovens, o sentido de pertença à Igreja e a responsabilidade em responder, com uma opção livre e consciente, ao chamamento para o sacerdócio e a vida consagrada.

A capacidade de cultivar as vocações é sinal característico da vitalidade de uma Igreja local. Invoquemos, com confiança e insistência, a ajuda da Virgem Maria, para que, seguindo o seu exemplo de acolhimento do plano divino da salvação e com a sua eficaz intercessão, se possa difundir no âmbito de cada comunidade a disponibilidade para dizer «sim» ao Senhor, que não cessa de chamar novos trabalhadores para a sua messe. Com estes votos, de coração concedo a todos a minha Bênção Apostólica.

Bento XVI

Page 5: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

5 Agosto 2011

VATICANO / CNBB E REGIONAIS

China: Vaticano rechaça ordenação ilegítima de Bispo

O Escritório de Imprensa da Santa Sé emitiu um comunicado no qual rechaça a ordenação episcopal de um sacerdote, pai de um filho, rea - lizada no dia 29 de junho, em Leshan, província de Sichuan, na China, sem a autorização do Papa.

O comunicado assinala que “o Reverendo. Lei Shiyin, ordenado sem mandato pontifício, e, portanto, ilegitimamente, é privado da au-toridade de governar a comunidade católica diocesana, e a Santa Sé não o reconhece como o Bispo da Diocese de Leshan. Permanecem firmes os efeitos da sanção em que ele incorreu pela violação da norma do cânon 1382 do Código de Direito Canônico”.

Sobre este evento, o texto explica que com a ordenação ilegítima prevê a excomunhão automática.

O comunicado assinala ainda, sem entrar em detalhes, que “o mesmo Reverendo Lei Shiyin já havia sido informado, há tempos, de que não podia ser aceito pela Santa Sé como candidato

episcopal, devido a motivos comprovados e muito graves”. O texto da Santa Sé adverte também que “os Bispos consagrantes foram expostos às graves sanções canônicas, prevista pela lei da Igreja.

A China permite o culto católico unicamente à Associação Patriótica Católica da China, subordinada ao Partido Comunista Chinês, e rechaça a autoridade do Vaticano para nomear bispos ou governá-los. A Igreja Católica, fiel ao Papa, não é completamente clandestina; embora seja constantemente assediada.

As relações diplomáticas entre a China e o Vaticano foram quebradas em 1951, dois anos depois da chegada ao poder dos comunistas que expulsaram os clérigos estrangeiros.

“Num mundo globalizado, os jornais abordam assuntos de todas as partes do mundo, mas tudo que é publicado é selecionado. E esta escolha do que é prioridade nos jornais comuns é mui-tas vezes questionável.” Foi o que salientou o Papa Bento XVI, na manhã da terça-feira, 5 de julho, durante uma visita à redação do jornal L’Osservatore Romano, que comemorou 150 anos de fundação, no dia 1º de julho de 2011.

“É sempre necessária uma escolha, um dis-cernimento. Por isso, é decisivo, na retratação dos fatos, o critério da escolha: não existe ja-mais o fato puro, existe sempre, também, uma escolha que determina o que deve constar e o que não deve aparecer”, disse Bento XVI. O Santo Padre destacou que hoje estas escolhas das prioridades “são muitas vezes, e em vários órgãos da opinião pública, muito questionáveis”.

“Nos jornais normais, informa-se, mas com uma preponderância do próprio mundo, às vezes esquecendo-se de muitas outras partes desta terra, que não são menos importantes.

Aqui [no L’Osservatore Romano] se vê alguma coisa desta coincidência de ‘urbs et orbis’, que é caracterizada pelo catolicismo, e, de um certo modo, também uma hereditariedade romana, realmente, ver o mundo e não somente a si mesmo”, afirmou o Papa.

Bento XVI ressaltou ainda que L’Osservatore Romano aborda as coisas de outras partes do mundo com uma outra perspectiva, um modelo para os jornais cristãos de todo mundo. Para o Papa, L’Osservatore Romano é um jornal que ajuda os fiéis a avaliarem os sinais do tempo com a esperança da fé. O diretor do jornal, Giovanni Maria Vian, agradeceu ao Papa, em nome de todos do jornal, pelo encontro. “Tu es Petrus, non prevalebunt. Estamos, naturalmente, to-dos na mesma pequena barca, navicula Petri. Obrigado, Santidade”, disse o diretor do jornal.

Reunidos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), nos dias 08 e 09 de junho, o júri dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu os vencedores dos trabalhos que concorreram aos prêmios: Dom Helder Câmara de Imprensa, Clara de Assis (TV) e Margarida de Prata (Cinema). E escolheu os vencedores.

Concorreram ao prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa 35 trabalhos. Os vencedores na categoria reportagem foram os jornalistas: Letícia Alline Paris, com a reportagem “Adolfo Guidi, dedicação e luta pela vida de um filho”, publicada na revista O Mensageiro de Santo Antônio, além de Daniele Simões, Paulo Edu-ardo de Gois e Felipe Chicarino da Silva, com a reportagem “Força de Vontade”, do Jornal Santuário de Aparecida. Os outros vencedores foram Alexandre Lyrio, Jorge Gauthier e Victor

Uchoa, com a série especial sobre a vida de Irmã Dulce, com o trabalho “Além do hábito”.

Segundo o assessor de imprensa da CNBB e jurado na categoria Dom Helder Câmara, padre Geraldo Martins, a matéria de Letícia Alline Paris chamou a atenção pela “singeleza e pela força” da história narrada. O prêmio Clara de Assis de Televisão teve 24 concorrentes. O ven-cedor na categoria reportagem foi Laerte José Cerqueira da Silva, da TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba), com a matéria “Ca-ravana – JPB – Paraíba”. A matéria mostra os problemas, desafios e iniciativas individuais que mudaram a vida de boa parte dos paraibanos. “Essa reportagem rodou mais de cinco mil qui-lômetros dentro do estado da Paraíba”, disse a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e jurada na categoria, irmã Élide Maria Fogolari. Na categoria docu-mentário, o prêmio Clara de Assis teve dois

vencedores: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), com o filme “Pa-ternidade ausente, histórias incompletas”, que relata toda as dificuldades e desafios enfrentados pelo reconhecimento paterno, a investigação de paternidade e a relação entre pais e filhos; e Pedro Luiz Monteiro Teixeira, da Rede Canção Nova, com o filme “Irmã Dulce”, que fez um especial para TV sobre a vida e obra da irmã baiana, por ocasião de sua beatificação, ocorrida no dia 22 de maio deste ano.

Prioridades dos jornais são muitas vezes questionáveis, diz Papa

escolhidos os vencedores dos Prêmios de Comunicação da CNBB 2010/2011

Page 6: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

6 Agosto 2011

NOTÍCIAS DIOCESANAS

Padres oram pela santificação de todo clero

No dia 1º de Junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, os padres da dioce-se de Osasco reuniram-se no Centro Teresiano de Espiritualidade, no bairro Marmeleiro, em São Roque – SP, para o Dia Mundial de Oração pela Santifica-ção Sacerdotal. Os padres reunidos em volta do bispo, agradeceram a Deus pelo sacerdócio e rezaram pela santificação

de todo aquele que foi chamado a esta peculiar e especial vocação.

O dia iniciou-se com o café da ma-nhã e seguiu-se com vários momentos de oração comunitária, individual e de meditação.

Destacaram-se os momentos de Me-mória Partilhada, onde foram citados, em oração de ação de graças, todos os fortes

momentos e progressos da Diocese de Osasco durante o ano.

O dia contou também com meditação conferida pelo Frei Leandro, religioso carmelita, responsável pelo Centro Teresiano. Logo após, houve a oração, adoração e benção do Santíssimo Sacra-mento, conferida por Dom Ercílio.

Neste dia, aconteceu a votação para a eleição do padre representante dos pres-bíteros da Diocese de Osasco. O sacer-dote que representa os presbíteros tem como funções a desempenhar: animar a Pastoral Presbiteral na diocese, participar dos conselhos nacionais, regionais, e também fazer-se membro do Conselho de Presbíteros da diocese.

Os eleitos como representante dos presbíteros foram: Pe. Romildo Isidro Lopes Filho, vigário da Catedral Santo Antônio; o segundo e o terceiro suplentes mais votados foram: Pe. Vagner João Pacheco de Moraes e Pe.Fábio Rosário dos Santos, respectivamente.

Nos dias 16 e 17 de junho, Dom Ercílio realizou a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Sra. dos Remédios, que está sendo administrada pela Congregação Religiosa dos Cônegos Regulares Lateranenses – Pe. Agostinho, Pe. Alberto, Pe. Carlos, Pe. Dorival e Pe. Mario Pistor.

A paróquia tem quatro comunidades: a Matriz, com 10 núcleos; Jesus Salvador, com 4 núcleos; Santo Ubaldo, com 5 núcleos; e Santa Luzia, com 4 núcleos. Cada núcleo tem um padroeiro e se reúne periodicamente para grupo de oração, com a reza do terço, os encon-tros da campanha da fraternidade e as novenas de natal, como maneira de viver a comunhão.

A primeira atividade de Dom Ercílio foi a visita ao Educandário São Domingos, administrado pelas Irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência. No perío-do da tarde, rezou as “Vésperas” com a comunidade religiosa. Depois do jantar, celebrou uma missa no Núcleo de Santa Edwiges e, em seguida, a Assembleia Celebrativa, preparada pelo Pe. Dorival e os formandos; em que estavam reuni-dos representantes dos 23 núcleos que existem na paróquia, além dos conselhos, pastorais, movimentos e religiosas, entre outros. Acolhendo a D. Ercílio, Pe. Agos-

tinho agradeceu a presença do bispo: “Nesta noite nos sentimos mais unidos como Igreja, o acolhemos com carinho”, disse o padre.

D. Ercílio deixou sua mensagem de ânimo impulsionando a comunidade paroquial a continuar vivendo sua fé, tes-temunhando que são Igreja de comunhão e missionária: “Ser igreja hoje, enfren-tando todas as realidades”, disse. “Uma comunidade contemplativa e orante é a beleza da Igreja”, encerrou o bispo no final deste dia de confraternização.

No dia seguinte, visitou escolas, cre-ches, posto de saúde e a AMME – Asso-ciação Mantenedora de Mães Especiais,

que tem como presidente a Sra. Vera A. Silveira e como coordenadora a Sra. Elai-ne Alves Ferreira, que explicaram para o Bispo como funciona a associação. Fez-se um percurso pelas instalações, passando pelas classes.

No Colégio N. Sra. dos Remédios, o bispo conversou com professores, os quais, junto aos alunos, preparam-lhe uma homenagem . Encerrou a visita com a celebração da Santa Missa, onde salien-tou a importância de uma fé concreta: “Nossa identidade vem do encontro com Jesus. É tempo de ter uma fé clara, decidida, pronta para dar testemunho”, disse o bispo

ecos da Visita Pastoral na região Bonfim

Page 7: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

7 Agosto 2011

NOTÍCIAS DIOCESANAS

resultado das coletas da CF e lugares santos de 2011

encerrada solenemente a 20ª semana Bíblico Catequética

Aconteceu do dia 11 a 17 de julho a “Semana catequética diocesana”. As diversas regiões que compõe a Diocese

se reuniram com respectivos assessores que foram convidados pelas Comissões Diocesanas Bíblico Catequética e de

Liturgia, a fim de estudarem o tema: “Cristo, união vital que fecunda ação catequética litúrgica” e cujo lema era: “Somos em Cristo um só corpo; e cada um de nós membros uns dos outros” (Rom 12, 5).

No dia 17 de julho, centenas de cate-quistas reuniram-se no Pequeno Coto-lengo Dom Orione, situado na cidade de Cotia, onde Dom Ercílio Turco presidiu a missa que foi concelebrada por alguns padres de nossa Diocese, encerrando solenemente esta semana de formação. Além disso, houve também o lançamento do livro elaborado pela catequese dioce-sana: “Querigma e Mistagogia”.

Nota: Caso sua paróquia tenha efetuado o pagamento da coleta e não conste nesta tabela, favor entrar em contato com o Pe. Daniel Balzan e a publicaremos na próxima edi ção.

Page 8: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

8 Agosto 2011

REGIÃO SANTO ANTÔNIO E BARUERI

região santo Antônio celebra jornada da JuventudeA juventude da região Santo Antônio reuniu-se, dia 19 de junho, para a celebração

da Jornada Regional no colégio José Jorge, Cidade das Flores, em Osasco. A alteração do local (antes seria o Ginásio Geodésico) para o colégio foi um obs-

táculo que serviu de degrau para que o evento fosse um sucesso.A Missa de Abertura, celebrada por Pe. Henrique e concelebrada pelos padres

José Ailton, Otto, Jorge e Alan, celebrou a alegria da juventude. “A jornada regio-nal é para unir e integrar todos os jovens. É nesse mesmo espírito que o Papa nos impulsiona para que façamos todos os jovens conhecerem a Jesus Cristo. Este ano, com o tema ‘Enraizados na fé’, nós queremos que os jovens tenham a dimensão do quanto eles são importantes para a Igreja e o quanto isso significa para toda essa

evangelização. Os jovens são protagonistas, para mostrar a cara e fazer com que outros jovens, a partir do seu testemunho, possam conhecer a Jesus Cristo”, disse Pe. Henrique para o Canal de Notícias. Durante a missa, estiverem presentes políticos da região: os vereadores Rogério Lins e Oswaldo Virgínio e o Professor Candal. O encontro continuou com muita música, muito entusiasmo e muitas atividades, entre elas, a Paróquia Jesus Operário encenou a peça “Lifehouse”. A Paróquia Santa Isabel fez a cerimônia de exposição da Cruz, o show com o Ministério Encontro. O encerramento das atividades deu-se com o teatro “Desabafo – a realidade da vida”, da Comunidade de Aliança Frater Kerigma. Fonte: Carol Gonzaga

show do rosa de saron anima festa da rainha sta. IsabelA paróquia Rainha Santa Isabel, localizada no Parque Viana, em Barueri, cele-

brou, no dia 4 de julho, a festa de sua padroeira. Muitas pessoas, inclusive de outras paróquias, estiveram presentes na missa solene, presidida por Dom Ercílio Turco e concelebrada pelo pároco, Pe. Valdivino. O novenário que antecedeu ao dia da festa foi muito bem participado, mostrando que a devoção à Rainha Santa Isabel tem crescido nas extremidades da paróquia e adjacências. Também neste ano, em louvor à padroeira, um grande show foi realizado, no dia 2 de julho, patrocinado pela pre-feitura do município de Barueri. Foram aproximadamente 7000 pessoas que vieram de diversas cidades (Barueri, Carapicuiba, Osasco, Itapevi, Ibiúna, São Roque, Mairin-que, Cabreúva, Itapetininga, Itu, Jandira, Cotia, Santana do Parnaíba, entre outras) para participar do show com a banda Rosa de Saron. Além disso, a programação religiosa contou também com uma grande procissão pelas ruas do Parque Viana e a apresentação de músicas católicas tocadas pela banda da Guarda Municipal.

Tríduo eucarístico na Área Pastoral Nossa sra. AparecidaEm preparação à solenidade de Corpus Christi, a Área Pastoral

Nossa Senhora Aparecida, realizou um Tríduo Eucarístico, desde o dia 20 de junho.

Alguns padres foram convidados para refletir, junto à comunidade, o tema: “Na Escola de Maria, Mulher Eucarística”.

A presença dos paroquianos confirmou o bom êxito da iniciativa! Atualmente exerce o ministério sacerdotal como responsável da área o Pe. Alexandre Augusto Siles.

escuta e oração marcam retiro paroquialA paróquia Nossa Senhora da Escada, situada na Aldeia de

Barueri, que tem como pároco o Pe. Mauro Ferreira realizou no dia 09 e 10 de Julho um retiro espiritual, no museu da Bíblia, em Barueri. O tema tratado no retiro deste ano foi “De olhos fixos em Jesus”(Hb 12,1-4) e os participantes do mesmo foram todas as lideranças da paróquia. Houve um grande contentamento de todos que participaram, uma vez que o ambiente propício bem como todos os preparativos corroborou num final de semana com muita escuta e oração.

Page 9: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

9 Agosto 2011

REGIÃO CARAPICUÍBA

Jornada regional da Juventude agita Carapicuíba

Paróquia são Francisco de Assis realiza retiro espiritual

Carapicuíba celebra seu padroeiro

retiro reúne mais de cem jovens do Jd. Tonato

A Juventude Católica de Carapicuíba promoveu a Jornada Re-gional, no domingo, 19 de junho, saindo em caminhada pelas ruas da cidade em direção ao Instituto Casa da Gente, para participar da concentração.

O evento teve a participação de centenas de jovens, dos padres da região, do bispo diocesano, Dom Ercílio Turco, e do Prefeito Sérgio Ribeiro, em um gesto de apoio aos jovens carapicuibanos que vão participar do Encontro Mundial da Juventude, com o Papa Bento XVI, em agosto, na cidade de Madri, na Espanha.

Texto e Foto: Rogério Roque

Todas as lideranças da paróquia São Francisco de Assis, situada na Cidade Ariston, em Carapicuíba, foram convidadas para participar do retiro espiritual, que se realizou nos dias 08, 09 e 10 de julho, no Seminário do Ibaté, em São Roque.

As meditações do retiro estiveram voltadas para o tema: “Tende os olhos fixos no Senhor” e a participação foi de aproximadamente 130 pessoas.

O pároco atual é o Pe. Raimundo Nonato Alves.

Considerada a maior festa Junina da região oeste da grande São Paulo , a come-moração que homenageia São Pedro, o santo padroeiro de Carapicuíba, aconteceu na Vila Sul Americana, de 20 à 29 de junho.

Uma grande quermesse animou os cinco dias da festa com missas presididas pelos padres : Zé Maria, Renato, Mauro, Emilson, Funchal, Allan e Monsenhor Claudemir; shows musicais e barracas com comidas tipicas. No dia 28 de junho, aconteceu o levantamento do mastro, e, no dia 29, pela manhã, foi celebrada a missa solene presidida por Dom Ercilio Turco e concelebrado pelo Pe. Mauro. Às 16h, houve a tradicional procissão de São Pedro, com a participação de grande número de devo-tos. Um grande show pirotécnico, às 23h, encerrou as festividades de São Pedro.

A Comunidade Católica São Miguel Arcanjo, do Jardim Tonato, por meio do Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, promoveu o segundo retiro de jovens, nos dias 8, 9 e 10 de julho, na cidade de Alumínio, com o objetivo de transformar a realidade de moradores do Jardim Tonato, a partir da pregação do Evangelho e da vivência da fraternidade.

O encontro teve a participação de mais de 100 jovens, dos quais, parte já teve problemas com drogas, prostituição, violência, depressão, falta de perspectivas, entre outras dificuldades, que puderam ser superadas com o testemunho dos pregadores e animadores do evento.

Ao retornar do retiro, os jovens foram recepcionados pelos familiares e pelo Monsenhor Paulo Link, o qual elogiou o trabalho dos “Filhos de São Miguel”, grupo que se destaca na região pela ousadia e organização de eventos voltados para a juven - tude.

Os jovens também estão empenhados em montar a Associação Madre Tereza de Calcutá, a qual vai colaborar na transfor-mação do bairro a partir de projetos de inclusão social, educação e cidadania.

Para o coordenador dos Filhos de São Miguel, Michael Roberto dos Santos, “há sempre uma oportunidade para se anunciar a verdade que liberta, cura e abre caminho para um novo tempo, tempo de abundância e reconstrução da vida das pessoas”, enfatiza.

Texto e Foto Rogério Roque

Page 10: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

10 Agosto 2011

REGIÃO SÃO ROQUE

Jd. Villaça celebra o padroeiro são Luiz GonzagaO dia 21 de junho foi de festa para

a Paróquia São Luiz Gonzaga, em São Roque, no bairro Jardim Villaça. A missa presidida por D. Ercílio e por Pe. Anderson, que junto à comunidade paroquial e pessoas de outras paróquias, prestigiaram a celebração, manifestando sua devoção a São Luiz Gonzaga.

Entre os destaques da Santa Missa: a leitura de carta de São Luiz Gonzaga para sua mãe, falando da imensa bondade de Deus.

D. Ercílio salientou três pontos impor-tantes que este santo viveu: a contempla-ção da bondade de Deus, a penitência e a caridade. Também se referiu ao padro-eiro como um santo jovem e, portanto, intercessor dos jovens, principalmente

neste momento de preparação à cele-bração da “Jornada Mundial da Juventu-de”, em que nossa diocese está vivendo com as jornadas paróquias, regionais e a diocesana, que será centralizada no Comvocação, dia 21 de agosto.

A comunidade paroquial se reuniu com muita alegria para festejar o novo presen-te: a relíquia de São Luiz Gonzaga, doado pelos professores do colégio Volare, que foi utilizada para a benção final.

Pe. Anderson agradeceu a D. Ercílio pela presença nesta data importante para a paróquia e as pessoas que se dedicaram na organização da Festa, além dos professores do colégio pela doa ção.

Ir. Letícia, mjs

Alegria e coragem marcam a Jornada regional da Juventude de são roque

No dia 9 de julho, aconteceu a JRJ da Região São Roque. Os jovens iniciaram a concentração na Praça da Matriz, em São Roque, fazendo uma bandeira e marcando-a com suas mãos pintadas, simbolizando, assim, sua presença ativa como jovem e também a unidade da Igreja.

Depois de se aquecerem fisicamente e espiritualmente, iniciaram com ânimo, alegria e coragem sua caminhada, em um percurso de 8 quilômetros, até o Sí- tio Santo Antônio, levando na cami-nhada a cruz e a bandeira, tendo assim, momento de louvor e confraternização, em que, juntos, celebraram a Santa Mis- sa.

Alguns padres, seminaristas e religiosas da região se uniram a este momento im-portante para a juventude. Por sua parte, D. Ercílio também fez presença e foi até eles para parabenizá-los e encorajá-los a continuar testemunhando sua vida de cristãos.

Alguns jovens fizeram perguntas ao bis-po a respeito da vida dos jovens na igreja, a vocação específica, a vida dos jovens no meio da sociedade, na faculdade, etc.Finalmente, D. Ercílio deixou sua benção. Tudo isso aconteceu pela dedicação de Pe. Emilson Ferreira – Assessor do Se-tor Juventude da Região São Roque – e com o apoio de sua Equipe de Coorde-nação.

emoção na peregrinação da Imagem de Nossa senhora Aparecida

Na noite de 1° de julho, a Paróquia São Roque, em São Roque, recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, vinda do Santuário Nacional e em peregrinação pelas cidades da Diocese.

A imagem de Nossa Senhora foi tra-zida pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Anderson Moacir Ramos e seus paroquianos, numa procissão rodo-viária. A imagem foi recepcionada num

clima de muita fé e emoção por meio da oração de todo povo sanroquense, que manifestou, com muito ardor, sua devoção mariana. Centenas de pessoas participaram dos momentos de Vigília, Terço e Missas, rezadas ao redor da Imagem. No dia 2 de Julho, a imagem seguiu para a paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Tijuco Preto, na cidade de Vargem Grande Paulista.

Fonte: www.odemocrata.com.br

Page 11: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

11 Agosto 2011

PASTORAL

A vocação ao ministério presbiteralAgosto, mês vocacional. Mais uma vez somos convidados a refletir sobre o chamado de Deus

em vista à nossa salvação e propagação do seu Reino. Dentre a enorme gama de chamados, existe o chamado ao sacerdócio ministerial, ou seja, para a consagração ao serviço presbiteral, de guia da comunidade cristã.

Este chamado insere-se, por sua vez, numa dinâmica além do âmbito da consagração indivi-dual, e isto nos lembra as novas Diretrizes para a Formação dos Novos Presbíteros da Igreja no Brasil: “Jesus Cristo, missionário do Pai, veio anunciar o Evangelho da paz e inaugurar o Reino de Deus. Atribuiu a mesma missão aos apóstolos que escolheu para estarem com ele (…). Jesus Cristo, no envio do Espírito Santo, deu à sua Igreja a tarefa missionária de anunciar o Reino de Deus, manifestado em suas palavras, obras, morte e ressurreição, na espera do Reino definitivo (LG 5). Os presbíteros, em virtude do sacerdócio ministerial, unidos ao bispo (PG 47) e aos demais membros da Igreja, como coordenadores e animadores de comunidades de fé e amor, ocupam um lugar especial nesta missão” (n.1).

Ser padre é discernir a maneira com a qual Deus nos chama para sermos anunciadores da sua Boa-Nova de Salvação. É colocar-se à frente da comunidade como o bom pastor a indicar ao rebanho o caminho certo para as pastagens eternas.

Em todos os tempos, a vocação sacerdotal é atingida por uma série de obstáculos que lhe são antepostos, sobretudo por aqueles que não conhecem a grandeza deste estado de vida. Hoje não é diferente. O discernimento vocacional na atualidade deve levar em consideração as várias facetas da realidade que nos circunda, não somente no aspecto religioso, mas também num viés político e social. Ser pastor, dar a vida pelo rebanho insere o sacerdote no dever de busca de vida plena para os seus, em todos os sentidos, o que faz da vocação ao sacerdócio ministerial um caminho a ser trilhado de várias maneiras.

Nós, do clero diocesano, fizemos a opção por predominantemente atuarmos na vida pastoral, nas muitas comunidades cristãs existentes em nossa querida Diocese de Osasco. Esta opção é feita durante o período formativo, que em nossa Diocese dura oito anos.

A caminhada começa com os primeiros passos do discernimento nos encontros vocacionais, que acontecem todos os meses em nosso Seminário Diocesano. Aos que se sentem realmente chamados, e após a avaliação da pastoral vocacional, há o ingresso no período propedêutico com duração de um ano. Lá, o vocacionado faz as suas primeiras experiências numa comunidade formativa em vistas de iniciar o curso de filosofia.

Os estudos filosóficos duram três anos e têm como objetivo o aprofundamento do seminarista em uma “adequada interpretação do pensamento humano, da história e das correntes culturais do nosso tempo” (Diretrizes,323). O período da teologia, com quatro anos de duração, tem por objetivo o que foi estabelecido pelo Concílio Vaticano II: “que os estudantes possam apuradamente haurir da Revelação divina a doutrina católica” (Optatam Totius,16). Neste período, o seminarista, buscando assimilar os conteúdos teológicos para o “serviço da evangelização do mundo contempo-râneo” (Diretrizes,341), já realiza a preparação próxima para o ministério que vai assumir. Além da preparação em nível intelectual, o seminarista aprimora-se nos campos afetivo e espiritual. E ainda há o estágio pastoral realizado em períodos determinados nas paróquias.

Aqui, em nossa Diocese, ao final de um período inicial na casa de teologia, o seminarista é admitido como candidato às Ordens Sacras, em cerimônia presidida pelo bispo. Mais um tempo, no terceiro ano de teologia, se conferem ao seminarista os ministérios de Acólito e Leitor, já em vistas da ordenação diaconal, que ocorre no início do quarto ano de teologia. O período do dia-conato, onde o candidato já está investido no primeiro grau do sacramento da Ordem, é marcado pelo exercício do tríplice serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade. Ao final deste período, recebe-se o sacramento da Ordem no grau do Presbiterato, para o exercício do pastoreio do povo de Deus in persona Christi, na pessoa de Cristo.

Trata-se de uma caminhada de grande amadurecimento e enriquecimento do ser cristão. Para tanto, sempre é necessário que todo o povo de Deus esteja comprometido com a formação dos novos sacerdotes pela oração, mas também no meio de auxílios concretos. A Diocese de Osasco, todos os anos, organiza o evento chamado COMVOCAÇÃO, que já está em sua oitava edição e resume todos os esforços de nossa Igreja Particular em favor do Seminário Diocesano. Além disso, existe a organização dos Amigos do Seminário, onde os membros das paróquias comprometem-se a contribuir mensalmente com o nosso Seminário. Por estas iniciativas, somos imensamente gratos a Deus e pedimos que ele que seja sempre favorável aos que assumem o compromisso de auxiliar na formação dos novos presbíteros de nossa Igreja de Osasco. Deus os abençoe!

Diác. Daniel Bispo da Cruz

PerGUNTe Ao PADre

Bem sei que toda vocação é um chamado de Deus. Como devo proceder quando me sinto chamado para a vida religiosa, mas também tenho aptidões para a vocação

matrimonial? Como escolher e como saber qual é a minha verdadeira vocação?

Responde: Pe. Adilson Dias Rampaso – Pároco da Paróquia Nossa

Senhora Aparecida – Itapevi e vice-reitor do seminário

São José – Casa de Teologia

A Igreja celebra com grande alegria, neste mês de agosto, o mês vocacional. É de nosso conhecimento que a palavra vocação vem do latim “vocatione”, que corresponde a “chamado”, “chamamento”. A primeira vocação de todo ser humano é à vida; a segunda, diz respeito à santidade, pois Deus tudo cria para a sua gloria, e o ser humano é a maior expressão do Amor de Deus a que temos conhecimento. Deus nos criou com a responsabilidade de administrarmos ordenadamente todas as coisas segundo seu querer benevolente.

Como vimos, a vida tem seu fundamento em Deus, pois Ele é o Criador de todas as coisas; porém, o seu devir depende das escolhas que fazemos e isso independentemente de nossa condição. Assim, somos o que escolhemos ser a partir da liberdade que recebemos do próprio Senhor.

Quando as nossas escolhas são feitas em Deus e para Deus, elas são verdadeiras e nos proporcionam uma grande satisfação. Assim, vocação é “chamado de Deus e resposta do ser humano que o escuta”. Deus chama o homem para ser realizado, ser feliz. Na verdade, depende do homem estar atento para responder ao chamado do Pai.

Olhando por esta perspectiva, compreendemos que a felicidade do homem depende do próprio homem; pois ele vive as consequências positivas ou negativas de suas escolhas.

O homem vive em busca da felicidade e realização, mas esse processo cumpre-se em sua vida em um tempo determinado. Há um ciclo: diálogo do homem com Deus, questionamentos e respostas; é neste tempo de reflexão, oração e recolhimento que o homem, na intimidade com o Pai, é alcançado pela Graça e responde prontamente um “SIM” ao Senhor.

Infelizmente, tudo isso que vimos ate agora não é uma regra matemática, na qual todas as pessoas se enquadram facilmente. Existem, realmente, aqueles que sofrem muito em vista de uma decisão necessária. Aparecem assim as duvidas: ir para a vida religiosa ou para o casamento?

Conhecemos relatos infelizes de pessoas que, precipitadamente, fizeram uma escolha só humana e não Divina. Pessoas que se casaram e constituíram família, mas que se arrependem por não terem segui-do a vida religiosa. Outros, ao contrário, seguiram a vida religiosa e depois perceberam que sua vocação seria o matrimonio.

O que fazer então diante das indecisões? Para muitos a vocação é algo tão forte e certo que não há duvidas, seja para o casamento ou para a vida religiosa. Mas, para aqueles que estão “em cima do muro”, entre o casamento e a vida religiosa, deverão fazer primeiro a experiência de vida religiosa e se, por ventura, não se realizar na vida religiosa, terá a liberdade de se retirar para buscar sua felicidade no matrimonio. Já o caminho contrário é impossível, se a pessoa casou e depois descobriu que sua vocação é para a vida religiosa, não pode separar-se para seguir a verdadeira vocação, terá que viver o casamento até que a morte os separe, a não ser que essa pessoa fique viúva. Aí sim, ela será livre novamente para seguir seu caminho.Deus abençoe sua vida. Diga “Sim” ao Pai e seja FELIZ.

Faça sua pergunta ao padre: [email protected]

Page 12: 184.Bio - Boletim Informativo da Diocese de Osasco - agosto 2011

12 Agosto 2011

CALENDÁRIO PASTORAL

Publicação do Boletim Informativo da Diocese de osasco – Distribuição Gratuita – 11000 ExemplaresBispo Diocesano: Dom Ercílio Turco – Coordenação, editoração e revisão: Pe. Valdivino A. Gonçalves

Colaboração: Irmã Leticia, Pe. Emerson Pedroso, Sem. Marcio José Pereira, Gil Ortiz, Cristiana Brito, Carol Gonzagarevisão: Serginho Henrique – editoração eletrônica: Janio Luiz Malacarne

email: [email protected] – Cx. Postal: 56 – CeP: 06001-970 – Impressão: PAULUS

AGosTo

seTemBro