19 edição 4 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/19.pdf · corações, em...

23
EDIÇÃO Nº 19 MARÇO 2015 Muito além de um cafezinho CAFÉS ESPECIAIS Muito além de um cafezinho CAFÉS ESPECIAIS Muito além de um cafezinho CAFÉS ESPECIAIS

Transcript of 19 edição 4 - vitrinesuldeminas.com.brvitrinesuldeminas.com.br/edicoes/19.pdf · corações, em...

Edição nº 19MARço 2015

Muito além de um cafezinho

CAFÉS ESPECIAIS

Muito além de um cafezinho

CAFÉS ESPECIAIS

Muito além de um cafezinho

CAFÉS ESPECIAIS

Nossa, então já é Natal!? Nem vimos o ano passar e já estamos de novo em nossa edição de fim de ano.

A Revista Vitrine é um sucesso de público, de anunciantes e o mais importante, de resultados para os nossos parceiros. Fechamos mais uma etapa com a sensação do dever cumprido: levar informação local, de qualidade, com design e bom gosto e acima de tudo com ética e respeito aos nossos leitores e anunciantes.

Nessa linha de trabalho, auditamos novamente nossa tiragem e garantimos a entrega das 4.000 edições nas cidades de São Lourenço, Caxambu, Baependi, Itanhandu e Passa Quatro, exatamente como vendido.

Como sempre fizemos desde o início, a edição do fim de ano muda para melhor o seu projeto gráfico.

Em Vitrine, gastronomia, educação, viagens, lei da posse responsável sobre animais, história, estética, eventos (muitos), comunicação, parcerias, ufa! Quanto assunto...e ainda tem dicas pra presentear e uma matéria pra refletir sobre o que esperamos para o ano novo.

E sobre ano novo, é isso que desejamos a nossa cidade e região: um ano realmente novo, cheio de novas possibilidades, com gente “fina, elegante e sincera”. E mais amor por favor, mais Cristo em nossos corações, em nossas atitudes com o próximo e com o mundo.

Que o mais importante do Natal não seja somente o dia em que Jesus nasceu, e sim o fato de ter nascido como homem, habitado entre nós e nos salvado.

É isto que devemos comemorar: a possibilidade real de Cristo nascer em cada coração, trazendo vida, cura, libertação. Que você e nós aqui, possamos celebrar esse maravilhoso Presente, que é Jesus, confraternizando-nos nessa data com nossas famílias, amigos e irmãos. Que seja um tempo para você louvar e agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito, por todas as lutas e vitórias que lhe concedeu. Que seja um tempo de projetar novos sonhos e realizá-los!

Equipe Vitrine.

EdiToRiAL ÍndiCEEXPEDIENTEPublisher: Gabriela Real Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - Go 000916JP Projeto Gráfico e diagramação: Agência RauzeCapa e Diagramação: Felipe MancilhaTiragem: 4.000 exemplaresImpressão: Gráfica Novo Mundo

[email protected](35) 3331.3042A Revista Vitrine é uma publicação da empresa Rauze, distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

/vitrinesuldeminas

ANUNCIE

COLABORADORA DESTA EDIÇÃO

SELVA BIZARRIA

TELEFonE (35) 9133-6680 /Selva.Bizarria

COMPORTAMENTO06

GASTRONOMIASaúde, sabor e tradição que vêm da Grécia

EDUCAÇÃOComo escolher a escola de seus filhos?

12 14

A Revista Vitrine acompanha os eventos da região ocorridos entre suas edições e publica novas Colunas Sociais no site: www.vitrinesuldeminas.com.br e através do Facebook: vitrinesuldeminas

Acompanhe!4

GASTRONOMIASaúde, sabor e tradição que vêm da Grécia

EDUCAÇÃOComo escolher a escola de seus filhos?

12 14

Co

MU

niC

ão

Dizer que todo mundo usa redes sociais hoje em dia, no Brasil, não é exagero algum. Segundo estudo realizado recentemente pela ComScore, principal empresa de pesquisas de mercado voltada para o universo digital internacional, mais de 90% dos brasileiros com idade acima de 15 anos têm o hábito de acessar seus perfis nas mais variadas ferramentas disponíveis no país, sendo que a mais popular dentre todas segue sendo o Facebook, que detém aproximadamen-te 85% de todo o tráfego de usuários de mídias sociais no país.

Apesar disso, apenas 36% das empresas brasi-leiras possuem ou utilizam de forma apropriada suas páginas ou perfis na mídia social. É isso o que diz um levantamento feito entre os anos de 2012 e 2013 pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Tá, mas o que esses números querem dizer pra você, dono de um pequeno negócio de qualquer área no Sul de Minas? Bom, pra começo de conversa esses números dizem, sim, muita coisa para qualquer empreendedor, não importa o lugar onde ele atua. Primeiro porque no uni-verso digital, e da mídia social como parte dele, não existem fronteiras. Sendo assim, tudo o que você produz e espera divulgar vai estar sempre próximo do público que pretende atingir, pouco importa se o seu produto é conhecido nacio-nal, internacional ou apenas localmente. Basta saber se comunicar da forma correta, oferecer um bom conteúdo atrelado ao seu produto e

persistir.

AUDIÊNCIA E RELEVÂNCIA

Ao contrário dos meios audiovisuais e até mesmo dos veículos impressos, na mídia social ter um número enorme de pessoas seguindo seu perfil ou página nas redes não é sinônimo imediato de sucesso ou garantia de comunicação efetiva com o público. Para se ter uma boa posi-ção nas Timelines do seu público, principalmen-te no Facebook que é onde quase a totalidade dele se encontra, é preciso que haja interação com a página.

Nesse momento você deve estar se perguntando o que vem a ser interação nesses ambientes e cabe a nós explicarmos pra que você entenda. Cada publicação na rede, ou post como são cha-madas essas publicações, só é exibido para uma fatia pequena dos seguidores da sua página. Para que o número de pessoas alcançadas pela publicação aumente sem que haja necessidade de se investir recursos financeiro para “comprar” audiência, é necessário que os próprios seguido-res “empurrem” esse post para a frente através de comentários, compartilhamentos e likes.

Essas ações compõem o que chamamos de interação em mídia social e cada uma delas tem um peso diferente na promoção do conteúdo. Comentar e compartilhar são as formas mais efetivas de fazer uma publicação seguir adiante e ser exibida para um número maior de pessoas. Um simples like não resulta em muita coisa. É preciso que haja muitos likes para o algoritmo 6

EM BUSCA DA RELEVÂNCIANAS REDES SOCIAIS

Audiência em alta nem sempre tem a ver com elevado número de fãs nas redes sociaisPor João Carvalho

que comanda a exposição dos temas para os usuários do Facebook passar a ampliar o chama-do alcance orgânico da publicação.

Sendo assim, é correto afirmar que uma pági-na com dez mil fãs e uma média de 10 likes, 2 comentários e nenhum compartilhamento por post tem menos força e é menos relevante para a sua própria “audiência” que outra que possui mil fãs e ao mesmo tempo obtém em cada publi-cação 50 likes, 20 comentários e 40 compartilha-mentos. E é por isso que não vale a pena apostar em inflar o número de seguidores de forma artificial - seja pagando por anúncios no próprio Facebook mas sem direcioná-lo corretamente ao perfil de público que realmente se interessaria pela sua empresa, ou comprando likes falsos através de bots (robôs).

O CONTEÚDO É REI

Agora a pergunta provavelmente deve ser outra: como conseguir que a página da sua empresa tenha um alto índice de interação com seus fãs? A resposta é bastante simples: invista em duas frentes. A primeira e mais importante delas é na produção de um bom conteúdo, que seja ao mesmo tempo atraente e tenha identifica-ção com o leitor. Além disso é preciso que haja humanização: como se fossem as pessoas da empresa mesmo falando com ele – de nada

adianta um texto gramatical e ortograficamente correto, mas que não passe a impressão de que é uma forma humanizada de comunicação da própria marca com seus clientes. A segunda é saber como destinar recursos para promover pu-blicações escolhendo nas opções de promoção de posts do Facebook ou qualquer outra rede social os filtros que vão direcionar a publicação ao maior número possível de pessoas interessa-das no assunto.

De qualquer forma, tanto para quem investe em posts pagos quanto para quem aposta tão somente no alcance orgânico das publicações, a criação de um conteúdo de qualidade, com per-sonalidade e feito sob medida para a empresa que quer ver sua divulgação brilhando no meio digital é imprescindível.

Há quem diga, na publicidade digital, que investir em divulgação nas redes sociais hoje é o melhor para empresas de pequeno porte, pois a taxa de retorno sobre o investimento é muito alta: gasta-se pouco para atingir de forma eficiente uma grande quantidade de pessoas. Levando em conta a necessidade de se priorizar o conteúdo e a interação com o público acima de qualquer outra variável, essa afirmação é real e a aposta na mídia social como ferramenta de marketing, que se planejada e feita de forma profissional, será sempre bem sucedida.

Revi

sta

Vitr

ine

C

om

unic

açã

o

Outros sucessos vieram e a discografia da dupla já tem sete CDs e DVDs. Jorge e Mateus já se apresentaram em Londres, Amsterdam, Bruxe-las, Lisboa e Estados Unidos. O último álbum foi gravado ao vivo no Royal Albert Hall, em Londres, palco que já recebeu grandes nomes da música internacional, como Led Zeppelin, Adele, Oasis, The Killers, considerado templo da música mundial. Jorge e Mateus foram os primeiros brasileiros a se apresentarem no Teatro Royal Albert Hall.

Outro CD que marcou a história da dupla foi “Ao Vivo e Sem Cortes”, gravado sem que ninguém soubesse (público e artistas). É um show com-pleto que aconteceu em Goiânia. O espetáculo virou CD e DVD. São 20 canções, sendo que cin-co são autorais da dupla, entre elas “Querendo Te Amar” e “Goiânia Me Espera”, uma homena-gem à cidade que abrigou os cantores depois que saíram de Itumbiara, interior de Goiás.

Responsáveis por algumas das músicas mais ani-madas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”, “De Tanto Te Querer”, “Voa Beija Flor”, “Querendo Te Amar”, “Amo Noite e Dia”, entre outras, os goianos Jorge & Mateus são hoje con-siderados uma das principais duplas sertanejas do Brasil.

Milhares de fãs acompanham a trajetória da dupla também nas redes sociais. Jorge e Mateus têm três milhões de seguido-res no Twitter, 604 mil no Instagram, 13,8 milhões de curtidas no Facebook e seus vídeos do Youtube têm mais de 126 milhões de visualizações. O single “Nocaute”, lançado recentemente, já registra mais de 16,5 milhões de aces-sos no YouTube.

O próximo álbum já está sendo fina-lizado em estúdio em parceria com Dudu Borges e será lançado pela gravadora Som Livre em março de 2015.

A dupla também é presença cons-tante no Villa Mix Festival, um dos maiores festivais de música sertaneja do país, que teve sua primeira edição em Goiânia (Goiás) em 2011, com público de 55 mil pessoas, e já superou pú-blico de 800 mil pessoas em 2014, com apresentações em 23 cidades brasileiras. Jorge e Mateus estiveram inclusive na programação do Cama-rote Villa Mix que estreou no carnaval de Salvador em 2015 e são presenças confirmadas na próxima edição do festival, em Manaus (Amazonas), dia 14 de março. Mas nem precisa ir tão longe para curtir a dupla, já que eles estarão em São Lourenço em 31 de Março para um show em comemoração aos 88 anos da cidade.

MAT

ÉRIA

DE

CA

PA

Já confirmados para o show que comemora o aniversário de São Lourenço, em 1º de abril, a dupla Jorge e Mateus promete agitar os minei-ros assim como agitou baianos e cearenses no último carnaval! Pois é, carnaval e sertanejo hoje se misturam graças ao pioneirismo da dupla, que deu toques de axé em sua música quando pisou pela primeira vez num trio elétrico da Bahia, em 2008.

8

Revi

sta

Vitr

ine

M

ate

ria d

e C

ap

aJORGE & MATEUS, A DUPLA SERTAnEJA QUE CONQUISTOU O BRASIL

9

O projeto chamado “Jorge & Mateus Elétri-co” misturava axé e música pop ao sertanejo, lançando a micareta sertaneja, que marcou presença nos últimos cinco anos consecutivos do carnaval baiano. À frente do Bloco Pirraça, a dupla arrastou multidões no circuito Barra/On-

dina, em Salvador, no domingo de carnaval. E pelo jeito a dupla não conquista apenas os foliões! Ainda na concentração dos trios, o cantor Durval Lelys, que sairia um pouco após com o bloco “Me abraça”, subiu no trio dos goianos para presentear Mateus com uma guitarra baiana autografada, que foi classificada como uma “joia rara” por Mateus. “Um dos maiores guitarristas do Brasil não poderia dei-xar de ter uma guitarra baiana”, disse o ex-vocalista do “Asa de Águia”, que ainda completou: “Falei que vocês iam longe com o sertanejo elétrico”.

O show de Jorge e Mateus também foi levado ao carnaval do Ceará, em

Porto das Dunas, a 20 Km de Fortaleza, na terça de carnaval. Com o romantismo

sertanejo invadindo o carnaval logo no começo do ano, imaginem como será o

restante da trajetória de 2015! A agenda não para! São em média 200 shows por ano, cerca

de 17 a 20 por mês!

Com uma história que começou há apenas 10 anos, o sucesso é estrondoso! Os dois se conheceram ainda na faculdade, Jorge como estudante de Direito e Mateus de Agronomia. Eles cantaram juntos pela primeira vez em 2005, em um churrasco de amigos, e deu tão certo

que não se separaram mais. O primeiro grande sucesso, a canção “Pode Chorar”, estourou

em 2007 com o CD “Ao Vivo em Goiânia”, lançado pela gravadora Universal. Os versos

“pode chorar, mas eu não volto pra você/ pode chorar, você não vai me convencer/

pode chorar, você se lembra o quanto eu chorei por você?” logo caíram no gosto dos fãs de ser-tanejo universitário e levaram ao Disco de Ouro.

BOX: DISCOGRAFIA

2007: CD e DVD “Ao Vivo Em Goiânia” 2009: CD “O Mundo é Tão Pequeno” 2010: CD e DVD “Ao Vivo e Sem Cortes” 2010: CD “Aí Já Era” 2011: “Essencial” 2012: “A Hora é Agora” 2013: “Live in London”

BANDA DE JORGE E MATEUS

Juliano Gomes – Bateria Luiz Henrique Silva – Guitarra e Violão Alfredo Liduário – Guitarra Ekton Silva – Percussão Leomar da Silva – Baixo Marciano Santos – Teclado Reniones Dias – Sanfona Alexandre Alves e Neuliene Marques – Vocais

CURIOSIDADE

O primeiro CD independente da dupla foi grava-do na garagem da casa de Mateus, com algumas composições próprias e novas roupagens de clássicos da música sertaneja. O repertório agra-dou e a agenda de apresentações aumentou. Foi assim que a dupla foi descoberta pela gravadora Universal Music, que lançou o primeiro álbum ofi cial em 2007.

SAIBA MAIS

/jorgeemateus

/jorgeemateus

/jorgeemateus

/jemproducoes

www.jorgeemateus.com.brRevi

sta

Vitr

ine

M

ate

ria d

e C

ap

a

oFiCinA in CONCERTAs vésperas de completar 12 anos, a Escola de Música Erich Mathias celebra o aniversário no Oficina In Concert 12, realizado na Ilha Antônio Dutra nos dias 19 e 20 de dezembro passado. O evento contou com a participação de dezenas alunos e vários estilos musicais. Para quem não pode ir confira aqui alguns dos melhores momentos.

EM V

ITRI

NE

Foto

s: E

liã M

arqu

es Revi

sta

Vitr

ine

Em

Vitr

ine

12 13

Gabriel Massahud

Tom

Vinicius, Abraham, Giovana, Sarah, Rodrigo eJuninho

Bruna Ribeiro Alunos e Professores

Mariana Missão Beatriz Melo e Maria Fernanda Pacheco Juninho Adonai

Byara Ramos e Abraham Noronha Manuela Cottini

Henrique Lang e Erich Mathias Erich Mathias e Roberto Nogueira João Pedro Melo

Fábio Rosa Bernardo Calçado, Vinicius Najar, Filipe Taveira, Thiago Carvalho e Abraham

Wilson Sideral Frederico Kachikian

Jomar AndradeSarah Ellen, Ana Helena Faria, Catarina Facci, Rodrigo de Souza, Davi Sampaio e Daniel Ensá Gabriel da Silva

Márcio Faria Erich Mathias

Lucas José e Rafael

Foto

s: E

liã M

arqu

es

SAÚ

dE

A perda de um ou mais dentes é um problema que afeta, infelizmente, milhões de brasileiros. Atualmente, modernas técnicas de implan-tes dentários permitem corrigir essas perdas e restaurar a capacidade de mastigar, falar e conviver das pessoas que perderam os seus dentes. A perda de dentes acarretará uma série de consequências importantes. De imediato, prejudica a mastigação, a fala e a sociabilidade da pessoa, tirando sua confiança ao falar, rir ou sorrir. Em médio prazo, prejudica a configura-ção de todos os dentes da boca, já que a perda do dente provoca um deslocamento lento dos outros dentes, modificando o que popularmente chamamos de “ mordida”, a posição dos dentes da boca. A longo prazo problemas ósseos e de gengiva podem surgir.

Até um tempo atrás, a única solução para a per-da dos dentes era a utilização de próteses fixas ou móveis (dentadura, coroas, pontes, etc). Com o surgimento das técnicas de implantes definiti-vos surgiram outras tantas opções.

Um implante dentário é uma estrutura feita de um metal chamado titânio, que é aderida ao osso, funcionando como a raiz do dente. Após o implante estar completamente aderido, pro-cesso que é chamado ossointegrado, é possível

colocar uma prótese sobre a base. A prótese será o aspecto visível da restauração daquele dente perdido.

TIPOS DE PRÓTESES

Implante com carga imediata

Implante com carga imediata é a técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante. As próteses utilizadas na carga ime-diata são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo.

Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de ti-tânio ao osso. Este diagnóstico é feito após uma rigorosa avaliação e estudo do caso clinico.

Prótese protocolo

Prótese total implantosuportada e implantoreti-da, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética é uma ótima opção para quem pre-

MUDANÇA DE VIDA COMEÇA PELA BOCAA disseminação do implante dentário devolve o prazer da alimentação e a estética facial

Há 47 anos a osseintegração, um princípio aplicado à odontologia, viabilizou o implante dentário. O descobrimento da técnica, pelo médico sueco Per-Ingevar Branemar, demonstrou que o titânio pode osseointegrar-se (“colar-se”) ao osso humano, possibilitando devolver ao indivíduo as funções mastigatórias e a estética da face, por meio de pilares metálicos conhecidos como implantes. No início, o procedimento era restrito aos que tinham condições de arcar com seu alto custo. Hoje em dia eles se tornaram mais acessível.

tende fugir da dentadura, o único inconveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana, e muitas das vezes podendo ser feita com carga imediata em apenas três dias.

Prótese overdenture

Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo pa-ciente e por isto a sua higienização é facilitada.

DURABILIDADE

Os implantes saem na frente quando o quesito é durabilidade. Com higiene bucal adequada, já houve implantes que duraram 24 anos, contra cinco da dentadura.

“A durabilidade dos implantes dentários pode variar, mas em geral, o tratamento tem uma taxa de sucesso de até 98%.”

Isso com uma higienização adequada e acompa-nhamento com o cirurgião dentista que vai va-riar de acordo da necessidade de cada paciente levando em conta sua saúde periodontal.

14 15

Revi

sta

Vitr

ine

Sa

úde

MANUTENÇÃOO paciente pode utilizar os mesmos instru-mentos empregados em dentes naturais, como escovas de cerdas macias, escovas interdentais, fio ou fita dental, passadores de fio e aparelhos de irrigação bucal.

A definição do número de consultas de manu-tenção e do intervalo entre elas leva em consi-deração a individualidade de cada paciente.

Fatores de risco como fumo, higiene bucal inadequada, doenças periodontais persistentes e osteoporose deverão ser identificadas, para que se estabeleçam programas de manutenção e controle de implante mais rígidos. A verificação do torque dos parafusos e os controles radiográ-ficos são condutas relevantes na manutenção destas próteses.

Foto: Arquivo Pessoal

MARCOS VINICIOS HIGINO DA SILVA CRo: 34854Especialidade: implantodontista.Rua Coronel José Justino, N° 348 Centro - São Lourenço MG(35) 3331-8678

EdU

CA

çã

o

“ Se acostume com a felicidade Seja inteiro e não pela metade.”

Reinventando a vida, mais que um projeto pedagógico, é uma necessidade urgente de conscientização dos seres humanos, neste caso nossos educandos, para garantir uma existência futura digna para a humanidade. Vivemos num mundo radicalmente materialista, onde a vida vem sendo pormenorizada pelas necessidades econômicas e por divergências culturais e políticas.

Para reverter esta lógica perversa, faz-se necessário que a ESCOLA mantenha, ao lado da FAMÍLIA, sua postura como alicerce de uma sociedade mais humanizada, a partir de uma visão mais solidária e menos competitiva das relações sociais. Defender a vida, a dignidade humana, as ações corretas, inclusive para corrigir os que erram. Eis o caminho para a construção da justiça.

A indicação das personalidades ligadas ao tema sinaliza as palavras-chave que devem nortear nosso cotidiano como educador e cidadão: superação, persistência, idealismo, igualdade, tolerância, humildade e, acima de tudo, respeito pela vida em toda a sua plenitude.

Acreditamos que um mundo melhor é possível, dependendo essencialmente dos “adultos” que deixaremos para o futuro. Esta situação será resultado, em grande parte,

de um trabalho eficaz com as crianças e adolescentes da sociedade contemporânea. Uma responsabilidade enorme para uma profissão cuja essência confunde-se com uma habilidade inerente ao ser humano: adaptação às mudanças.

Mãos à obra!!!

16Foto: Arquivo Pessoal

PROFESSOR EVALDO CARLOS DA SILVAMembro da Equipe de Coordenação do Projeto

“A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o ser humano. Assim como ele busca felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo”.

- DALAI LAMA

VIVA LA VITA

ARMAdA STRONDOEM

VIT

RIN

E

Foto

s: R

odrig

o de

Alm

eida

Lim

a

18

Carnaval em Caxambu teve batalha do Bloco Armada Strondo dias 14 e 16 de fevereiro.

MEdiCAMEnTo MAniPULAdo:SAÚDE PARA VIDA E PARAO BOLSO

Que mineiro é desconfiado, ninguém duvida. A fama se estende por todo país, e não é por menos, uma cultura criada no ditado popular “quando a esmola é demais, o santo descon-fia” não é passada pra trás tão facilmente. Mas nem para tudo na vida as coisas são dessa forma!

Desde 1808 tem se ensinado a manipulação no solo brasileiro, com conhecimentos apro-fundados desde 4700 a.c, mas sua populariza-ção deu-se a partir da década de 70, quando as farmácias, principalmente no Rio Grande do Sul, começaram a se aprofundar em tais técnicas e a fazerem sua comercialização. O tempo passou e as farmácias de manipulação tem obtido um crescimento significante em todo país, tornando-se responsável por 30% da produção de fármacos no Brasil.

Esse reconhecimento se dá também devido à fiscalização brasileira, considerada “uma das mais exigentes do mundo”, como já ressaltou Marcelo Brasil do Couto, secretário-geral da Anfarmag em uma publicação no jornal O Glo-bo. O ambiente da farmácia deve ser limpo, bem iluminado e ter instalações físicas em bom estado. A manipulação de medicamentos exige atendimento a uma série de leis que devem ser cumpridas à risca, e quem come-ter qualquer infração pode ser penalizado pela Agência com notificações, multas ou até interdições.

É comum no Brasil acharmos que aquilo que sai barato tem menor qualidade ou ainda não faz efeito, afinal, somos constantemente

surpreendidos por novas taxas e impostos que elevam o valor dos produtos no mercado e apenas deixam imunes os ilegais. Na farmácia de manipulação o bom preço surge de outra maneira.

Ainda mantendo todas as exigências qualitati-vas, seja nas matérias primas, no ambiente ou dos colaboradores, é possível atingir preços até 6 vezes mais baratos dos encontrados nas farmácias convencionais devido ao repasse direto dos fornecedores ao consumidor final.

Enquanto os medicamentos convencionais passam pelos fornecedores, fabricantes e distribuidores, a farmácia de manipulação encurta todo esse caminho mantendo uma excelente qualidade e cobrando valores que cabem no bolso.

A farmacêutica Viviane de Lima Ribeiro Rios afirma “cada produto é manipulado de forma única, sendo que todos passam por confe-rência farmacêutica, controle de qualidade, liberação por técnica treinada e análise final no momento da entrega”.

Outro fator de sumo importância: o uso incorreto de medicamentos é a causa mais comum de intoxicação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e atinge cerca de 6 milhões de pessoas por ano no Brasil.

“O interessante do produto manipulado é que, além de ser feito na dosagem exata que o paciente necessita, também evita a automedi-cação e o desperdício” continua Viviane.

SAÚ

dE

20

CARNAVAL 2015 SÃO LOURENÇOO Folia das Águas 2015 foi considerado um dos melhores carnavais de todos os tempos e também da região. A programação envolveu todas as idades: teve chorinho da melhor qualidade no palco do Calçadão todas as manhãs e shows todas as noites com as bandas Oba Oba Samba House, Jeito Moleque, Grupo do Bola e A Zorra. Além disso, novos e tradicionais blocos alegraram a cidade de São Lourenço nos 5 dias de festa.

EM V

ITRI

NE

Foto

s: S

elva

Biza

rria

22 23

Revi

sta

Vitr

ine

Em

Vitr

ine

Foto

s: K

aren

Saf

adi

24

Revi

sta

Vitr

ine

Em

Vitr

ine

Foto

s: S

elva

Biza

rria

CLINICA MOTA

TRAnSFoRMAndo SONHO EM REALIDADE

Seguindo esta ideia, a clínica Motta dispõe de um time de profissionais treinados nas áreas de ginecologia e obstetrícia, cirurgia plástica, nutrição, fisioterapia e estética como o objetivo de proporcionar aos seus clientes uma experiência gratificante e de qualidade seja no tratamento de doenças, seja no aprimoramento estético pessoal.

Na área de Ginecologia e Obstetrícia o Dr Celso Motta, com mais de 40 anos de experiência, é referência da região e atende as pacientes buscando uma visão abrangente e humana dos pacientes.

Na Cirurgia Plástica o Dr. Marcos Motta busca o tratamento estético global dos pacientes, associando procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos (peelings, toxina botulínica, preenchimentos). São também realizadas cirurgias reparadoras para tratamentos de tumores, traumas e feridas.

CiRURGiAS PLÁSTiCAS MAiS PRoCURAdAS

Pálpebras: Como elementos-chave na expressão facial, os olhos transmitem emoções, vitalidade e idade. Ao longo do tempo, passam por mudanças que geralmente fazem a pessoa parecer triste ou cansada.

A blefaroplastia pode ajudar a renovar e revitalizar o rosto com a diminuição da flacidez palpebral, dos excedentes de pele e das bolsas que se formam sob os olhos.

Abdominoplastia: Para se livrar daquela “barriguinha” difícil, mulheres e homens que têm pele flácida e gordura concentrada no abdome podem se beneficiar da abdominoplastia.

A abdominoplastia também pode deixar mais firme a parede abdominal cujos músculos foram separados e enfraquecidos durante a gravidez.

Lipoaspiração: É uma das técnicas utilizadas na cirurgia estética para alterar o contorno corporal. Remove o excesso de gordura de áreas específicas do corpo, da face e do pescoço.

Orelha: É uma cirurgia normalmente realizada em crianças, mas pode ser feita em adultos.

É utilizada para colocar as orelhas proeminentes mais junto à cabeça, melhorando o formato das mesmas.

E não poderíamos deixar de citar as próteses mamárias as mais procurada entre todas as demais.

PUBL

IED

ITO

RIA

L -

CLÍ

NIC

A M

OTT

A

26

Nossa vida é feita de sonhos. Daqueles pequenos do dia a dia até aqueles quase impossíveis. A clínica Motta tem como missão tornar possíveis alguns destes sonhos. Pode ser o nascimento de um filho, melhorar a sua estética, perder peso ou parecer mais jovem. Em todos estes casos o nosso objetivo é a saúde. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde não se resume a ausência de enfermidades, mas sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

BONS ALIADOS

A Nutrição, representada pela nutricionista Thais Cabizuca, atua nas áreas de nutrição funcional e nutrição esportiva além do pré e pós operatório em cirurgia plástica.

Outras fortes aliadas nos tratamentos estéticos são a fisioterapeuta Marcela e as esteticistas Denise e Kayla. Esse time atua no pré e pós operatório bem como em tratamentos estéticos utilizando tecnologias modernas.

Também estão disponíveis equipamentos de alta tecnologia para os tratamentos de radiofrequência, lipocavitação, eletroterapia, peeling de cristal e diamante.

Além destes ainda contamos com os tratamentos a laser como a depilação com laser de diodo e rejuvenescimento facial, de mãos, estrias, manchas e sequelas de acne com o laser de CO2 fracionado.

Conheça alguns aparelhos que utilizamos nos tratamentos:

Hertix: gerador de radiofreqüência indicado para tratamento de flacidez de pele, rugas, celulite, fibroses e sequela de acne.

Lipofocus: ultrassom cavitacional indicado para gordura localizada, remodelagem corporal, drenagem estereodinâmica e celulite.

Laser CO2 fracionado Smartxide 2: Tratamento de fotoenvelhecimento, rugas , manchas e estrias.

BLOCO LOS HERMANOSEntre os novos blocos do carnaval de São Lourenço, esse ano teve o primeiro Los Hermanos Sunset. O único que aconteceu durante o dia, foi realizado na quadra da Ilha Antônio Dutra. Com realização da Kadu Eventos o bloco trouxe a participação especial de Naldo Benny, gente boita e muito choop da Ecobier.EM

VIT

RIN

E

Foto

s: S

elva

Biza

rria

28 29

Revi

sta

Vitr

ine

Em

Vitr

ine

Foto

s: S

elva

Biza

rria

EM QUALQUER ESTAÇÃO É IMPORTANTE PROTEGER OS OLHOS

O acessório conhecido por dar esti lo aos looks é item obrigatório durante qualquer dia do ano. A exposição prolongada aos raios de sol são extremamente prejudiciais e podem causar sérios danos á saúde ocular, mesmo fora do verão.

A exposição exagerada aos raios solares pode causar, no mínimo, nove doenças oculares: câncer de pele, câncer da conjunti va (membrana mucosa e transparente que reveste e protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjunti va), pterígio (fi brose da conjunti va), cerati te (infl amação da córnea), catarata (opacifi cação do cristalino), degeneração do vítreo (responsável por manter a forma esférica do olho), reti nopati a solar (queimadura da reti na) e degeneração macular (deterioração da visão central)

Especialistas explicam que a proteção UV vem de uma camada de agentes químicos aplicada na superfí cie da lente e que existem, inclusive, lentes transparentes mas com 100% de proteção.

SAÚ

DE

E BE

LEZ

A

30

Av. Dom Pedro II, 430 (em frente a Igreja Matriz)Av. Olavo Gomes Pinto, 430 São Lourenço/MG

Tel (35) 3331-2493 Tel (35) 3332-1181

/ Oti ca.Maravilha

A luz solar é uma das maiores ameaças aos olhos. Estudos mostram que a exposição à luz solar pode aumentar o risco de desenvolvimento de catarata, degeneração macular relacionada á idade e pterígio. Infelizmente muitas pessoas não estão cientes dos efeitos nocivos dos raios de sol.

PRECISA DE AJUDA NA HORA DA ESCOLHA DE SEUS ÓCULOS DE SOL? TIRE SUAS DÚVIDAS E PEÇA AJUDA A UM ESPECIALISTA, VENHA ATÉ AS ÓTICAS MARAVILHA

31

A COR DAS LENTES

A escolha da cor das lentes é uma questão de gosto pessoal e, também, de função, com exceção da lente preta, que é mais indicada no pós-operatório ocular, as demais cores de lentes devem levar em consideração sua uti lidade.

As lentes de cor cinza e marrom proporcionam bastante conforto visual e são as preferidas.

Já quem dirige bastante ou já passou dos 60 anos costuma dar preferência às lentes verdes, que oferecem melhor visão de contraste. Por outro lado, as lentes amarelas são ideais para quem vai dirigir à noite, porque reduzem o desconforto das luzes que vêm em direção ao motorista. Quem prati ca pescaria, esportes náuti cos, caça ou ainda é adepto de esportes deve dar preferência às lentes de cor púrpura ou vermelha, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.

ÓCULOS SOLAR E GRADUAÇÃO

Graças ao avanço tecnológico já é possivel solicitar a graduação nos óculos de sol, ou seja, ter seus óculos solares com o seu grau e com a proteção UV400, o que lhe garante conforto e segurança. Consulte sempre um especialista na hora de fazer essa escolha.

O MUNDO DAS LENTES

Com tanta tecnologia, o mundo das lentes também foi privilegiado. No mercado existem as asféricas e de alto índice que conferem menor espessura, leveza e resistência. Aqueles óculos “fundo de garrafa” agora podem fi car como um óculos simples sem apresentarem bordas grossas. Essa é a diferença entre as lentes convencionais e as High Index.

No campo dos multi focais existe a tecnologia FREE FORM que traz personalização às lentes e maior campo de visão, menos distorção e menor fl utuação da imagem. É como ter de volta a visão natural dos seus olhos.

COM AS LENTES, MAS SEM ARMAÇÃO

As novas lentes de contato gelati nosas permitem liberdade já corrigem com perfeição a visão de longe (asti gmati smo, miopia e hipermetropia) e de perto (presbiopia) e para os mais ousados existem inúmeros possibilidade de cores para as lentes de contato também com disponibilidade para miopia e hipermetropia.

Convencional High Index

ATIVIDADE PERSONALIZADA PARA MULHERES

Quando uma pessoa inclui em sua rotina um programa de exercícios físicos bem planejado, ela logo deve observar perda de peso, redu-ção da pressão arterial, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do “colesterol bom”. Todos esses benefícios auxi-liam na prevenção e no controle de doenças, importantíssimos para a redução da morta-lidade associada a elas. Na vida da mulher moderna esta prática é essencial, uma vez que a loucura vida diária torna imprescindível que se mantenha um nível satisfatório de potência aeróbica, força e flexibilidade.

ESPo

RTE

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem do corpo em forma. Mas, já se sabe que outros benefícios do fitness se manifestam no organismo, desde os psicológicos até o fortalecimento de ossos e articulações, especialmente para a mulher.

A BUSCA PELO EXERCÍCIO PERFEITO

Foi na década de 90 que o treinamento individualizado, o “personal trainer”, ganhou mercado. Para o público feminino esse termo passou a ter uma importância maior, já que a academia convencional propõe em sua dinâmica, aulas programadas para grupos, de ambos os sexos o que para algumas mulheres não é uma situação muito confortável.

Aquelas que querem um cuidado e a elabo-ração dos treinos individualizados, procuram por um profissional qualificado para a realiza-

Um bom profissional, com conhecimentos técnicos, bom senso, serie-dade e sensibilidade pode melhorar muito a qualidade de vida de uma mulher.

Muito mais do que uma treinadora é importante ter uma parceira de treinos, e essa é uma das principais vantagens apontadas pelas alunas que realizam o treinamento personalizado. Quantas vezes você não deixou de treinar por preguiça? Com alguém ao lado, pode ter certeza de que isso não se repetirá. A motivação é muito maior quando se tem alguém, principalmente, de olho nos resultados. Outro fator importante é a liberdade, treinar com outra mulher facilita muito a vida nos dias em que você pode estar indisposta ou com TPM por exemplo, a identifi-cação faz a diferença.

ALÉM DA ATIVIDADE FÍSICA

A procura por um personal não limita-se apenas ao trabalho do fit-ness. Graças aos avanços da medicina e das ciências esportivas, muitas patologias podem ser reabilitadas através da atividade física. Cardíacos, diabeticos e obesos mórbidos estão sendo encaminhados á alguma ati-vidade. Usando metodologias, protocolos de controles e periodização bem aplicados, é possível melhorar, e muito, a saúde de pessoas com problemas como esses.

A atividade física também pode contribuir para a prevenção da endo-metriose. Mulheres submetidas a níveis elevados de estresse, especial-mente as que estão inseridas no mercado de trabalho, têm mais chance de ter a doença, já que o estresse leva a uma diminuição da imunidade, mas a endorfina produzida nas atividades atua diretamente no ovário diminuindo a produção do estrógeno que alimenta a endometriose.

Outro grupo que está buscando a prática de exercícios é a terceira ida-de. O envelhecimento é um processo degenerativo e contínuo: diminui-ção do metabolismo e da produção de tecidos, perda de capacidades motoras e cognitivas. Porém a atividade física bem aplicada tem o poder de retardar e até recuperar esses processos.

É claro que o grande diferencial oferecido pelo treinamento persona-lizado, entre tantos, está no alcance de resultados já no curto prazo. Mas, buscar segurança, empatia e o histórico de resultados do profis-sional é importante na hora da escolha. Mais que isso, a atividade física deve te proporcionar prazer e trazer ganho na sua qualidade de vida ...além de deixar mais bonita!

Fotos: Selva Bizarria

Além isso, a produção de endorfi-nas, resultado do exercício aeróbico, proporciona sensação de bem estar e regulariza o ciclo hormonal. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM - como dores nas mamas e alterações de humor, maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido.

CLAUDIA VILLAMARIM PINTO GOMES

FIT 2

32

ção de exercícios, que podem ser realizados nas academias, con-domínios ou mesmo na casa da aluna, com uma rotina voltada ao seu estilo de vida, o modo de se alimentar, as horas que dorme e outros fatores que podem influenciar no desempenho.

Co

MU

nid

Ad

E O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Vivemos em uma sociedade extremamente gera-dora de resíduos sólidos. Gerenciar essa deman-da tem se tornado cada vez mais complexo. O crescimento populacional, as modernas técnicas de produção e uma determinada facilidade de obtenção de bens, ocasiona a grande produção de resíduos sólidos urbanos.

A OSCIP Terra das Águas, entre outros projetos, tem por objetivo auxiliar o poder público, pri-vado e a população em geral no gerenciamento adequado de seus resíduos, dando a destina-ção correta a cada um deles. E esse trabalho já começou.

Após um convênio assinado com o SAAE de São Lourenço em dezembro último, a associação iniciou a reestruturação da COOPRECI - Coopera-tiva de Catadores de São Lourenço, cadastrando ou apenas instruindo todos os profissionais, cooperados ou não, que trabalham com a coleta de lixo. A coleta seletiva já começa a funcionar em alguns bairros da cidade.

O trabalho da reciclagem no Brasil é caracteriza-do pela informalidade, apenas 1,4% dos resíduos sólidos urbanos é separado na fonte e encami-nhado para centrais de triagem e reciclagem. Além disso, os catadores em média não atingem nem mesmo a renda mensal de um salário mí-nimo e muitos deles guardam o lixo coletado na própria casa, o que acaba gerando um problema de saúde pública. A OSCIP quer mudar esse

Muitas pessoas ainda acham que, como num passe de mágica, aquela sacolinha de lixo que é colocada na calçada some e nunca mais será problema seu. Mas a realidade é que esse é um problema de todos.

cenário em São Lourenço: resíduo sólido urbano é matéria prima, é riqueza desperdiçada. Traba-lhar a destinação correta, o reuso, a reciclagem e a diminuição da geração de resíduos é tarefa de toda a sociedade, cada um com suas atribui-ções e possibilidades.

Nesse mesmo contexto entra também o “lixo eletrônico” – computadores, periféricos, tele-fones, carregadores, aparelhos eletrônicos em geral, que quando não funcionam devem ser destinados para lugares adequados, preferen-cialmente retornando ao seu fabricante (regu-lamentação da logística reversa). Quem nunca ficou com um aparelho em casa guardado sem saber que destino seria o ideal?

O lixo eletrônico, na maioria das vezes, é o mais complexo de se destinar e nunca vimos na nossa região uma campanha de coleta desse resíduo. Pensando nisso, a Oscip também firmou uma parceria com o INATEL (Instituto Nacional de Te-lecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí, e no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, implan-tará um ponto de coleta na Praça Brasil em São Lourenço, para recolher o “lixo eletrônico” e lhe dar destinação correta.

A OSCIP, a COOPRECI e o SAAE contam com a sua participação. Ajude-nos a divulgar essas e outras iniciativas em busca de uma cidade sustentável.

Outras Informações: (35) 8707 1417

34

UMA HiSTÓRiA REPLETA DE SABOR

Quando se fala a palavra “Páscoa”, duas coisas normalmente vêm logo à cabeça, uma para cada ti po de público: a espiritualidade e os chocolates. Os mais religiosos, tanto cristãos quanto judeus, lembram logo do signifi cado místi co e da palavra, ligando-a a seus ritos e escrituras sagradas. No caso do cristi anismo a Páscoa está diretamente ligada à ressurrei-ção do Filho de Deus, já para o Judaísmo ela simboliza a travessia do Mar Morto realizada por Moisés, que sob inspiração divina abriu caminho ao dividir milagrosamente as águas que impediam o avanço de seu povo em dire-ção à Terra Prometi da.

Já os menos atentos a questões ligadas à fé, os mais jovens e até mesmo os leigos costumam, de imediato, associar a data ao consumo de chocolates. E estão cobertos de razão: durante os dias que antecedem o feriado, todos os mercados, lojas de doces e demais estabeleci-mentos comerciais estão repletos de chocola-tes de todos os ti pos formatos e sabores. Não à toa, a Páscoa pode ser considerada uma das épocas mais saborosas de todo o ano e aguar-dada com muita ansiedade por chocólatras de todo o mundo, ávidos por um álibi para poderem devorar grandes quanti dades de sua guloseima preferida sem culpa alguma.

Existe algo, no entanto, que pouca gente sabe: o hábito de se consumir ovos de chocolate na Páscoa está também, inti mamente ligado à celebração da vida, do nascimento (ou re-nascimento). Essa carga simbólica vem desde

os tempos ancestrais à existência das grandes religiões monoteístas do mundo ocidental e remonta tanto à anti ga China quanto ao Egito e aos povos nati vos do Leste Europeu como seu berço.

OS OVOS E A PÁSCOA: A ORIGEM

Há milênios, os anti gos povos habitantes de regiões como a China, o Norte da África e o Oriente Médio ti nham como hábito oferecer como presentes ovos pintados com imagens cujos signifi cados iam da grati dão aos desejos de prosperidade, tudo porque os ovos tra-zem uma vida em seu interior, além de serem saborosos e nutriti vos.

Na Europa ancestral, o costume de se pre-sentear com ovos estava ligado ao início da primavera, marcada pelo fl orescer dos vege-tais e pelo nascimento dos fi lhotes das mais variadas espécies. Naquela época, cultuavam--se divindades que guardavam relações com os eventos da natureza e com a chegada dessa estação do ano não poderia ser diferente. Muitos dos povos nati vos do Velho Conti -nente cultuavam a deusa Ostera, que traria a prosperidade. Ela era sempre representada na forma de uma mulher com ovos nas mãos e observando atentamente o salti tar de um coelho pelos campos. Sendo assim, estariam conjugados numa só imagem os 3 símbolos que reforçavam o ideal de ferti lidade e vida valorizado por esses povos.

Símbolos pagãos como a práti ca de se trocar ovos decorados foram agregados aos rituais

Dos símbolos da páscoa, os ovos de chocolate são certamente os mais populares e saborosos. Saiba como ele passou a representar essa data comemorativa

do cristi anismo, quando a religião já dominava a Europa, no concílio de Niceia. Realizado no ano de 325 d.C., ele ti nha como objeti vo pro-mover a conversão de todo o conti nente aos dogmas cristãos, lançando mão da apropria-ção de elementos tradicionais e culturais que viessem a facilitar a penetração da Igreja, suas escrituras e códigos de comportamento no imaginário dos mais diversos povos europeus. Sendo assim, a parti r de então passou a ser muito comum observar nas representações de Cristo e Maria a presença de ovos coloridos, uma marca daquele período.

E O CHOCOLATE?

Na época das Grandes navegações, a parti r do século XV, os europeus foram tomando contato com diversas culturas que jamais imaginariam conhecer. Cada um desses povos, de lugares disti ntos, ti nham seus próprios hábitos e modos de se alimentar que foram posteriormente apresentados à sociedade europeia e alguns incluídos no coti diano e na cultura locais.

O chocolate foi um desses casos. Alimento tí pico dos índios Astecas que ocupavam todo o território do México, era considerado um alimento divino com poderes místi cos capa-zes de trazer energia, vitalidade e elevação

PÁSC

oA a quem o consumisse. Não à toa, o nome

cientí fi co da planta que o origina é Teobroma Cacao, que traduzido do lati m signifi ca lite-ralmente Cacau, Alimento de Deus. Levado à Europa assim que descoberto, aos poucos seu consumo foi se popularizando por todo o con-ti nente, ati ngindo o auge cerca de 200 anos depois, quando os Suíços descobriram que ao adicionar leite e aguardar o resfriamento o chocolate ganharia textura e sabores ainda mais incomparáveis. Pouco depois, os fran-ceses começaram a produzir chocolates com formatos do mais variados, incluindo aí o ovo.

Tempos depois, com as mudanças comporta-mentais bancadas pela Igreja, o ovo de páscoa ganharia a forma que se conhece hoje. Isso aconteceu quando a privação do consumo de qualquer ti po de alimento de origem animal foi recomendada como essencial ao jejum prati cado pelos fi éis durante o período da Quaresma. Para suprir a falta dos tradicionais ovos, os pâti ssieurs da corte parisiense come-çaram a fabricar as hoje tradicionais gulosei-mas que caíram nas graças dos franceses e em seguida de toda a europa que se encarregou de levar o hábito para suas colônias, incluin-do o Brasil que atualmente é o quarto maior consumidor de chocolates de todo o planeta e onde cerca de 25 toneladas de ovos de páscoa são comercializadas a cada ano.

Por João Carvalho

36

GA

STRo

no

MiA

Toda semana a correria é grande. Você tem que trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, dar atenção aos familiares, estudar... ufa! Aí chega o sábado e você precisa tirar o atraso e fazer tudo que ficou pra trás, botando em dia a vida social, mas... e na hora de comer, como é que fica com a preguicinha que bate na hora de ir para a frente do fogão preparar algo que seja saboroso e saudável em casa.

E aí é que entram as poucas alternativas disponí-veis: encher a despensa e o freezer com comidas prontas, semiprontas ou congeladas (e normal-mente cheias de conservantes, estabilizantes e tudo que no longo prazo faz muito mal ao nosso corpo), pedir algo para entrega em domicílio ou apelar para os bons e velhos restaurantes. Existe ainda, no entanto, outra opção ainda pouco co-nhecida ou explorada por aqui: as rotisserias, ou rôtisserie caso prefira a palavra em seu idioma original – o francês.

SÃO TANTAS OPÇÕES... COMO ESCOLHER?

Para escolher bem, o ideal é analisar as vanta-gens e desvantagens de cada alternativa. Apelar para os enlatados, congelados e demais pratos pré-preparados para estoque em longo prazo e prontos para o consumo é muito prático, mas o custo para o corpo geralmente é grande. Esses alimentos têm teores elevados de sódio ou açúcar, além de usarem com frequência coran-tes, conservantes, espessantes, estabilizantes e muitas outras substâncias já conhecidas por te-rem grande potencial para causar danos graves à saúde.

Pedir o delivery é legal por não ter que sair de onde está para nada. É só ligar, ouvir as opções, escolher, esperar e pagar. Pronto, muito cômo-do... certo? O ponto negativo aqui fica por conta da impossibilidade de se escolher a quantidade de cada componente do prato, e normalmente o que acontece é chegar um monte de arroz, com um tiquinho de feijão e salada ou legumes e um pedaço bem pequeno de alguma carne. Zero liberdade de escolha.

Ir ao restaurante traz uma liberdade de escolha enorme. Em São Lourenço e região não faltam bons estabelecimentos com serviço à la carte e

self-services, a quilo ou com pesagem liberada, fartos em opções das mais saborosas, seja no balcão de saladas ou no espaço reservado aos pratos quentes com pratos dos mais variados tipos de cozinha. Sendo assim, qual seria a desvantagem? Se você pensar bem, vai con-cluir que não é justo pagar todo dia o mesmo valor para a sua refeição como um todo sendo que você obviamente colocará nela itens com custos variados, como porções de arroz, carne e vegetais distintos. Isso sem contar as filas que em determinados horários ou dias da semana transformam o intervalo para o almoço num pe-ríodo de muito stress para quem trabalha e tem tempo contado para voltar ao batente.

E A ROTISSERIA?

Rotisserias são estabelecimentos focados em oferecer ao público opções de comidas prontas para o consumo imediato, preparadas no pró-prio dia de consumo e por isso sempre fresqui-nhas. Mas o que diferencia um estabelecimento desses de um restaurante, que também serve comida feita na hora para seus clientes?

Bem, as diferenças são basicamente duas e fi-cam bem nítidas depois que se passa a conhecer bem como é o funcionamento das rotisserias. Elas geralmente não possuem mesas ou cadeiras para o consumo dos alimentos, o que deve ser feito na própria casa do cliente e, ao contrário dos restaurantes a quilo ou self-service, o valor de cada item escolhido pelo cliente é cobrado de forma isolada, ou seja: cada coisa tem seu preço e você não paga por uma porção de arroz o mesmo que por uma de carne ou salada e com isso você acaba economizando na hora de pagar a conta.

Por proporcionar a possibilidade de escolher os alimentos de sua preferência e com eles montar uma refeição ao mesmo tempo saborosa e sau-dável, sem que seja necessário ocupar parte do tempo livre com o preparo dela, para ser apre-ciada no conforto de sua própria casa e respei-tando o seu ritmo e necessidades cotidianas, as rotisserias podem ser vistas como as melhores, mais saborosas e práticas opções para o almoço nosso de cada dia.

38

Uma rotina alimentar saudável e saborosa pode ser mantida no conforto de casa e sem abrir mão da economia mesmo aos fins de semanaPor João Carvalho

COM SABOR E SEM DEMORA

UMA HiSTÓRiA nA SÉTIMA ARTE

ENTR

EVIS

TA

40

Se você está planejando um casamento ou outra comemoração que merece ser regis-trada de forma única, conheça um pouco da história dessa empresa e saiba como os valores e a cultura da organização impactam no dia a dia de seus profi ssionais.

Atuando há mais de 10 anos no Brasil, a Neon Filmes, empresa de fi lmes focada em casamen-tos, conquistou o gosto de muitos brasileiros e até estrangeiros. A razão é simples: técnicas e equipamentos modernos aliados à um apuradís-simo olhar que transforma cada detalhe em pura arte e magia. Hoje a empresa possui em seu por� ólio o expressivo número de mais de 2 mil casamentos.

O QUE FEZ A NEON FILMES ESTAR ENTRE AS ME-LHORES NO SEGUIMENTO?

Nos últi mos tempos ti vemos um forte cresci-mento da empresa como um todo. Atualmente temos um processo de gestão de pessoas muito sólido e sistemas de avaliação de desempenho. Oferecemos também um plano de sucessão e meritocracia bem interessantes, além da implan-tação clara dos valores e da cultura da empresa.

Pregamos bastante o respeito pelo indivíduo, pelo cliente, fazendo com que as pessoas se sintam importantes. Isso gera um ambiente de trabalho muito prazeroso para todos.

Passamos a empregar jovens entre 18 e 25 anos. Anualmente damos um curso gratuito de cinegrafi a e dentro deste curso descobrimos

talentos. Aqueles que têm o perfi l da nossa em-presa são convidados a conti nuarem conosco. Assim passamos a desenvolver pessoas, habili-dades e perfi s parecidos com o nosso esti lo de trabalhar e cati vamos cada vez mais os clientes. Além disto, incenti vamos nossos profi ssionais a se superarem a cada dia em busca da melhor imagem.

A NEON É UMA EMPRESA FAMILIAR E CUIDA DA UNIÃO DE NOVAS FAMÍLIAS., DE QUE MANEIRA ISTO IMPACTA NO TRABALHO?

A Neon foi criada dentro de minha família, foi criada em especial por uma decepção ao serviço que ti ve tanto de fotografi a quanto de fi lme do meu próprio casamento. Eu era militar e nem sonhava em fazer fi lmes, mas a parti r desse dia, achei que podia fazer alguma coisa melhor e resolvi reeditar minhas imagens. Depois disso, fi z alguns cursos e em pouquíssimo tempo descobri minha verdadeira vocação, em 2009 larguei os 17 anos de Força Aérea para me dedicar exclu-sivamente à Neon Filmes. Foi na verdade uma paixão e até hoje ainda me coloco no lugar dos noivos, priorizo muito a qualidade e a sati sfação deles. Trazer minha família para o ramo foi ques-tão de tempo, primeiro minha esposa e agora

minha fi lha, que provavelmente será minha su-cessora e dará conti nuidade à marca da empresa.

Como um dos valores da empresa é valorizar a família, isso infl uencia muito no modo de pensar e agir da nossa gestão. Desde os processos seleti -vos deixamos claro que respeitamos bastante as parti cularidades dos indivíduos e suas relações com as respecti vas famílias, e isso impacta positi -vamente também. Discuti mos o tempo todo nos-so trabalho, ideias e investi mentos, afi nal os três vivem e respiram casamentos e noivos felizes.

A EMPRESA BASTANTE COMENTADA NAS REDES SOCIAIS, POSSUI UMA PÁGINA COM MAIS DE 30 MIL CURTIDAS, O QUE É MUITO PARA UMA EMPRESA dESTE RAMo. CAdA FiLME QUE PoSTAM ATRAi no-VOS SEGUIDORES E COMENTÁRIOS DE ARRANCAR SUSPIROS. COMO FUNCIONA ESTA LOGÍSTICA, QUAIS OS REAIS CUSTOS E COMO LEVAR A NEON FiLMES nUM CASAMEnTo

Somos bastante conscientes e humanos no senti -do comercial, valorizamos muito a missão confi a-da a nós e nunca perdemos a noção econômica que os noivos possuem, independente de classe social, temos que fazer valer cada centavo gasto com nossos serviços. Vemos o casamento como algo abençoado, nunca tratamos um casal ou um evento apenas com um fi m comercial. Quando nos damos por conta, já estamos amigos de toda a família. Isto acontece naturalmente e nos facili-ta muito na criação dos fi lmes.

Trabalhamos com preços justos e com condições facilitadas, tanto em valores quanto parcelamen-tos. Posso dizer que a s noivas daqui do Sul de Minas são privilegiadas neste senti do, temos uma tabela especial para região e ainda não cobra-mos deslocamentos. Como atendemos noivas em cidades distantes, as mesmas arcam com as passagens aéreas ou deslocamento por terra e hospedagem, custos que sempre negociamos e buscamos facilitar o máximo possível.

HOJE, SABEMOS COMO É FÁCIL A COMUNICA-ÇÃO A DISTÂNCIA COM O USO DA INTERNET, MAS CoMo PASSAR ConFiAnçA PARA QUEM oS CONTRATA DE FORMA ONLINE?

Hoje, temos a facilidade de mostrar nosso tra-balho nas redes sociais através de nossa página no facebook. Ali as noivas conhecem a empresa, nosso trabalho e ainda inúmeros comentários positi vos de casais que ti veram a Neon Filmes em seu grande dia. No face os clientes conseguem um contato muito rápido através de mensagens ou encontram o endereço do nosso site, onde podem ver outros fi lmes. Dispomos de inúmeros recursos online para que todos possam se comu-nicar conosco de forma rápida e ainda podemos conversar ao vivo com clientes distantes através de videoconferência. Eu diria que acaba sendo melhor que pessoalmente, além de customizar

tempo para os casais, os mesmos acabam saben-do de toda nossa história e no dia do casamento, parecemos amigos de longa data.

A segurança que posso passar aos futuros clien-tes é de que somos uma empresa, com CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, não somos aven-tureiros que tratam casamentos como “bico” ou como apenas uma segunda fonte de renda. A Neon tem um nome, uma marca, uma história e sim, buscamos ser melhores a cada dia.

PoR QUE A nEon FiLMES ESCoLHEU São LoU-RENÇO PARA SUA MATRIZ?

Nos últi mos anos estamos viajando muito senti a necessidade de estar perto da família, de minha terra natal que é Soledade, além disto, para criar, precisamos paz, inspiração, e nada melhor que essa terra. Muitas vezes vou ao lindo parque da cidade buscar concentração e inspiração para criar um fi lme. Como hoje tudo gira em torno da internet, conti nuo conectado às novidades e lançamentos dos grandes centros, não senti nenhuma difi culdade e sim muitos benefí cios para nossa saúde e da nossa empresa.

www.neonfi lmes.comcomercial@neonfi lmes.com.br

Facebook.com/neonfi lmesTels (35) 3331-6257 / (35) 9211-2248 41

Qual noiva não sonha com seu grande dia? A preparação, as músicas, o olhar dos convidados, tudo isto merece ser impecavelmente registra-do. Para quem está no sul de minas, essa é uma grande oportunidade, uma empresa como a Neon Filmes que vem superando expectati vas de noivas por todo o Brasil aqui bem perti nho. Não se esqueça, a memória viva de um casamento ou outra data tão importante é a sua fi lmagem, é ela que será mostrada aos amigos e familiares e revista nos anos seguintes por outras gerações.

CALEndÁRio DE EVENTOSEV

ENTO

S

Confira os melhores eventos da região e acompanhe as colunas sociais no site www.vitrinesuldeminas.com.br

42