19 Russelismo (Parte 4)

20
Parte 4

description

Quem são os Testemunhas de Jeová. Para melhor visualizar o slide é preciso instalar as fontes: BSTGreek BSTHebrew Pode usar à vontade, desde que cite o autor.

Transcript of 19 Russelismo (Parte 4)

Page 1: 19   Russelismo (Parte 4)

Parte 4

Page 2: 19   Russelismo (Parte 4)

A questão do Sangue

Os ensinos médicos

A questão do alistamento

1

23

INTRODUÇÃO

Page 3: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO SANGUE

“Evite a culpa de sangue devida a (1) comer sangue [transfusões de sangue], (2) participar na culpa de sangue de organizações...”

(The Watchtower, 15 de Junho de 1978, p. 25.) “As Escrituras mostram que se nós formos parte de alguma organização que é culpada de sangue perante Deus, temos de cortar os nossos laços com ela se não quisermos tomar parte nos seus pecados. (Rev. 18:4, 24; Mic. 4:3)”

(Unidos na Adoração do Único Deus Verd., 1983, p. 155.) "Assim, também, 'abster-se de sangue' significa definitivamente não introduzi-lo em seu corpo.“

(Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, p. 216)

Page 4: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO SANGUE

A Bíblia não condena transfusão de sangue!

“a vida da carne está no sangue...” (Lv 17:11)

“nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1Jo 3:16)

“ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15:13)

Doar sangue é uma prova de amor.

Page 5: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO SANGUE

Doar Sangue x Comer sangue x Amamentação

“A secreção do colostrum continua durante cerca de uma semana, com uma conversão gradual para leite maduro”

(Williams Obstetrics, 15.ª edição, p.378).

“Anticorpos” e “outros fatores de resistência do hospedeiro, bem como imunoglobinas, têm sido descritas no colostro e no leite humano. Estes incluem componentes de complemento, macrófagos, linfócitos, lactoferrin, lactoperoxidase e lisozima”

(ibid, p.378; itálico e sublinhado acrescentados).

Page 6: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO SANGUE

Abstinência de alimentos

Atos 15:29“que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde”

CONFERÊNCIA DE JERUSALÉMAtos 15:2-29 e Gálatas 2:1-10

Page 7: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO SANGUE

Abstinência de alimentos

1 Co 8:7-13“Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se. Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos. Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.”

Page 8: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO SANGUE

Abstinência de alimentos

Romanos 14:2“Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes”

1 Coríntios 8:4“No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus”

“Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize”

(1Co 8:13)

Page 9: 19   Russelismo (Parte 4)

OS ENSINOS MÉDICOS

MEDICINA“Fazemos bem em ter presente que entre as drogas, soros, vacinas, operações cirúrgicas, etc., da profissão médica, não existe nada que se aproveite excepto um procedimento cirúrgico ocasional. Toda a "ciência" (como eles lhe chamam) procedeu da magia negra Egípcia e não perdeu o seu carácter demoníaco.... estaremos numa triste condição quando colocarmos o bem estar da raça na mãos deles”(The Golden Age, 5 de Agosto de 1931, p. 727)

Page 10: 19   Russelismo (Parte 4)

OS ENSINOS MÉDICOS

VACINAS“Pessoas ponderadas prefeririam ter varíola em vez de serem vacinadas, porque as vacinas propagam as sementes da sífilis, cancros, eczema, erisipelas, scrofula, tuberculose, até a lepra e muitas outras doenças nojentas. Portanto, a prática da vacinação é um crime, um ultraje, e um engano.”

(The Golden Age, 1.º de Maio de 1929, p. 502.)

“As vacinas nunca salvaram uma vida humana. Não previnem a varíola.”

(The Golden Age, 4 de Fevereiro de 1931, p. 294)

Page 11: 19   Russelismo (Parte 4)

OS ENSINOS MÉDICOS

E.R.A. (Reações Electrônicas de Abrams)

Uma máquina "radiónica" é usada para curar pacientes (que podem estar longe dali) através de uma mostra da sua caligrafia, da sua fotografia, de uma amostra do sangue ou de outro item pessoal do paciente. Um médico que era Testemunha de Jeová chegou até a inventar um aparelho E.R.A. e a vendê-lo às Testemunhas de Jeová através da revista The Golden Age. Este proceder médico é agora visto pela Watchtower Society como "espiritismo".(Ken Raines, "The ERA Ouija Board, part 1" [A Prancheta de Ouija ERA, parte 1], JW Research, Inverno, 1995, pp. 7-15; JW Research Journal, Primavera, 1996, pp. 4-20)

Page 12: 19   Russelismo (Parte 4)

OS ENSINOS MÉDICOS

Terapia de Zona

Imagem do livro Terapia de Zona,de W.M.H. Fitzgerald e George Starr White,Health Research, s.d., p. 69

Page 13: 19   Russelismo (Parte 4)

OS ENSINOS MÉDICOS

CURAS DOS TJ’s

“Se os órgãos [do seu corpo] estão doentes, cure-os através da correcção da sua dieta. Evite o uso de utensílios de cozinha feitos em alumínio e pós de protecção de alúmen pois são prejudiciais para a saúde, envenenando a sua corrente sanguínea... Durma virado para o lado direito ou de costas, com a cabeça virada para o norte de modo a aproveitar o benefício das correntes magnéticas da terra. Evite inoculações de soro pois poluem a corrente sanguínea com pus nojento.... Pare de mastigar pastilhas elásticas, pois necessita da saliva para a sua comida.”

(The Golden Age, 12 de Novembro de 1929, p. 107)

Page 14: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO ALISTAMENTO

"Quando uma TJ batizada completa 18 anos, é "orientada" pelo corpo local de anciãos a pedir eximição (diferente de "isenção") que significará perder todos os direitos políticos como cidadão. Caso o membro não siga a "orientação" e faça por livre e espontânea vontade o "juramento à bandeira", é automaticamente considerado fora da organização"

(A Sentinela, 01.05.96, pág. 19).

"O cristão maduro deve tentar achar emprego sem o uso de armas... não podemos mais considerar exemplar o irmão que continuar num emprego armado. Podem-se-lhe conceder seis meses para fazer a mudança. Se não, não estará em condições de ter privilégios especiais de serviço e de responsabilidade na congregação"

(A Sentinela, 15.01.84, pág.24).

Page 15: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO ALISTAMENTO

Página 2 da edição suíça da revista Trost[Consolação, o antigo nome da Despertai!]

1 de outubro de 1943

"Cada guerra traz sofrimento indescritível para a humanidade. [...] Mesmo as Testemunhas de Jeová não foram poupadas a este destino. [...] Declaramos expressamente que a nossa associação nem ordena, nem recomenda, nem sugere de nenhum outro modo que se aja contra as ordens militares. [...] Centenas dos nossos membros e companheiros de crença cumpriram os seus deveres militares e continuam a cumpri-los. [...] Associação Suíça das Testemunhas de Jeová [...] Berna, 15 de setembro de 1943".

Page 16: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO ALISTAMENTO

Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o RebanhoPágina 141

"Se o governo solicitasse temporariamente, em época de emergência, o uso de Salões do Reino ou de equipamento da congregação, ceder não seria violação da neutralidade."

Page 17: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO ALISTAMENTO

"Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, 14quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem."

(1 Pe 2:13)

"E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo"

(Lc 3.14)

Page 18: 19   Russelismo (Parte 4)

A QUESTÃO DO ALISTAMENTO

"E o centurião respondendo disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize uma palavra e meu criado há de sarar. E maravilhou-se Jesus ouvindo isto e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé"

(Mt 8.8,10)

"E havia em Cesaréia um varão de nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus"

(At 10.1,2)

Romanos 13.1-7

Page 19: 19   Russelismo (Parte 4)

1. Não existe proibição bíblica para alimentos! Existe proibição para escândalos;

2. Doar sangue é uma prova de amor;

3. A medicina é um bom instrumento.Deus também usa médicos!;

4. Certas terapias são um tipo diferente de espiritismo;

5. A Bíblia condena o ocultismo.

LIÇÕES BÍBLICAS

Page 20: 19   Russelismo (Parte 4)

Revista CALEBE Blog do CALEBE

caleberobson.blogspot.com