1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com...

24

Transcript of 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com...

Page 1: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.
Page 2: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

1913 - Bohr 1913 - Bohr

• Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia.

• Distribuição eletrônica em níveis de energia.

Page 3: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

    A teoria de Bohr fundamenta-se nos seguintes postulados:

• Os elétrons descrevem órbitas circulares estacionárias ao redor do núcleo, sem emitirem nem absorverem energia.

Page 4: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.
Page 5: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

•Fornecendo energia (elétrica, térmica, ....) a um átomo, um ou mais elétrons a absorvem e saltam para níveis mais afastados do núcleo. Ao voltarem as suas órbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz (fenômeno observado, tomando como  exemplo, uma barra de ferro aquecida ao rubro).

Page 6: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Page 7: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.
Page 8: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

DeDe acordo com Max Planck (1900), quando acordo com Max Planck (1900), quando uma partícula passa de uma situação de uma partícula passa de uma situação de maior para outra de menor energia ou maior para outra de menor energia ou vice-versa, a energia é perdida ou vice-versa, a energia é perdida ou recebida em "pacotes" que recebe o nome recebida em "pacotes" que recebe o nome de de quantaquanta ( (quantumquantum é o singular de é o singular de quanta).quanta).

Page 9: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

O quantum é o pacote fundamental de O quantum é o pacote fundamental de energia e é indivisível. Cada tipo de energia energia e é indivisível. Cada tipo de energia tem o seu quantum.tem o seu quantum.

A Teoria Quântica permitiu a identificação A Teoria Quântica permitiu a identificação dos elétrons de um determinado átomo, dos elétrons de um determinado átomo,

surgindo assim  os "números quânticossurgindo assim  os "números quânticos".

Page 10: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Modelo Atômico de Sommerfeld Modelo Atômico de Sommerfeld (1916)(1916)

Ao pesquisar o átomo, Sommerfeld Ao pesquisar o átomo, Sommerfeld concluiu que os elétrons de um mesmo concluiu que os elétrons de um mesmo nível, ocupam órbitas de trajetórias nível, ocupam órbitas de trajetórias diferentes (circulares e elípticas) a que diferentes (circulares e elípticas) a que denominou de subníveis, que podem ser denominou de subníveis, que podem ser de quatro tipos:  s , p , d , f .de quatro tipos:  s , p , d , f .

Page 11: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.
Page 12: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

O elétron é uma partícula ou onda?

Page 13: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

De acordo com Einstein:

E = m c2

De acordo com Max Planck:

E = h ν = h c / λ

Page 14: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Juntando as duas expressões:hc / λ = mc2

Que pode ser reescrita por:h / λ = mc

Ou

λ = h / mcλ = h / mc

Page 15: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

• Princípio da Dualidade de De Broglie

• Principio da Incerteza de Heisenberg

Page 16: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Teoria da Mecânica OndulatóriaTeoria da Mecânica Ondulatória

Em 1926Em 1926, Erwin Shrödinger formulou uma Erwin Shrödinger formulou uma teoria chamada de "Teoria da Mecânica teoria chamada de "Teoria da Mecânica Ondulatória" que determinou o conceito de Ondulatória" que determinou o conceito de "orbital" ."orbital" .

Page 17: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Orbital é a região do espaço ao redor do núcleo Orbital é a região do espaço ao redor do núcleo onde existe a máxima probabilidade de se onde existe a máxima probabilidade de se

encontrar o elétron.encontrar o elétron.   

Page 18: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

    O orbital  s  possui forma esférica ...... 

Page 19: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

    e os orbitais  p  possuem forma de halteres. ............ 

Page 20: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Principio da Exclusão de Pauli

Em um orbital podemos encontrar, até no máximo, dois elétrons com spins contrários.

Page 21: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Logo:

• Subnível s: 1 orbital com 2 elétrons.• Subnível p: 3 orbitais, resultando em

6 elétrons.• Subnível d: 5 orbitais, resultando em

10 elétrons.• Subnível f: 7 orbitais, resultando em

14 elétrons.

Page 22: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Então:

Camada K (nível 1) – subnível s Camada L (nível 2) – subníveis s e pCamada M (nível 3) – subníveis s, p e dCamada N (nível 4) – subníveis s, p, d e

fCamada O (nível 5) – subníveis s, p, d e fCamada P (nível 6) – subníveis s, p e dCamada Q (nível 7) – subníveis s e p

Page 23: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

Diagrama de Pauling

1s2s 2p3s 3p 3d4s 4p 4d 4f5s 5p 5d 5f6s 6p 6d7s 7p

1s2 = 2 elétrons no 1º nível, subnível s

Page 24: 1913 - Bohr Modelo atômico fundamentado na teoria dos quanta e sustentado experimentalmente com base na espectroscopia. Distribuição eletrônica em níveis.

VAMOS EXERCITAR?VAMOS EXERCITAR?