1ª Edição - Jornal Super Pet

8
Conheça os peixes mais comuns e os desejados por aquaristas, os principais cuidados a serem tomados na hora da compra de seu peixinho. Ano 1 - Edição 01 - Abril de 2016 - Tiragem: 10.000 exemplares Grátis www.jornalsuperpet.com.br O Super Pet é um meio de divulgar, dar voz e apoiar a quem só quer o bem dos animais de estimação, por isso o jornal será distribuído gratuitamente e estará em vários pontos da cidade, sempre ao seu alcance. A Novidade Chegou! Pets disponíveis para adoção, faça um feliz. Pag. 6 Pag. 6 Pag. 5 ADOTE UM PET SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS JORNALSUPERPET Editorial Pet Pag. 2 MERCADO PET SAÚDE ANIMAL As vantagens da castração Por Henrique Uehara Pag. 3 Calopsitas, Iguanas e Peixes Beta Pag. 5 VOCÊ SABIA COMO ESCOLHER O PEIXE PARA SEU AQUÁRIO Antes de escolher o animal ideal para o seu apartamento, você precisa considerar o tamanho do bicho e o espaço que ele vai ter para brincar. BICHINHOS X APARTAMENTOS: QUAL A MELHOR OPÇÃO? Fotos: Divulgação

description

Edição 1 - Abril 2016 Contato: (17) 99151-5658 Curta Nossa Página: http://www.facebook.com/jornalsuperpet/?fref=ts

Transcript of 1ª Edição - Jornal Super Pet

Page 1: 1ª Edição - Jornal Super Pet

Conheça os peixes mais comuns e os desejados por aquaristas, os principais cuidados a serem tomados na hora da compra de seu peixinho.

Ano 1 - Edição 01 - Abril de 2016 - Tiragem: 10.000 exemplares

Grátis

www.jornalsuperpet.com.br

O Super Pet é um meio de divulgar, dar voz e apoiar a quem só quer o bem dos animais de estimação, por isso o jornal será distribuído gratuitamente e estará em

vários pontos da cidade, sempre ao seu alcance.

A Novidade Chegou!

Pets disponíveis para adoção, faça um feliz.

Pag. 6

Pag. 6

Pag. 5

ADOTE UM PET

SIGA NOSSASREDES SOCIAIS

JORNALSUPERPET

Editorial PetPag. 2

MERCADO PET

Chegou!Chegou!

O Super Pet é um meio de divulgar, dar voz e apoiar a quem só quer o bem dos animais de estimação, por isso o jornal será distribuído gratuitamente e estará em

SAÚDE ANIMAL

As vantagens da castração

Por Henrique Uehara

Pag. 3

SAÚDE ANIMAL

Henrique Uehara

Calopsitas, Iguanas e

Peixes BetaPag. 5

VOCÊSABIA

COMO ESCOLHER O PEIXE PARA SEU AQUÁRIO

Antes de escolher o animal ideal para o seu apartamento, você precisa considerar o tamanho do bicho e o espaço que ele vai ter para brincar.

BICHINHOS X APARTAMENTOS: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 2: 1ª Edição - Jornal Super Pet

2 JORNAL SUPER PET / ABRIL 2016Fo

to: D

ivul

gaçã

o

Editorial PET

O Jornal Super Pet é distribuído gratuitamente em 400 pontos fi xos da cidade.

10.000 exemplares - Distribuíção gratuita

EXPEDIENTE

REDAÇÃOLeandro Gasparetti, Marcelo AredeFOTOGRAFIALeandro Gasparetti

DEPARTAMENTO COMERCIALJosé Eduardo Costa

PROJETO GRÁFICO - EDITORAÇÃORede A comunicação

JORNALISTA RESPONSÁVELLeandro Gasparetti - MTB: 76039/SP

JORNALISTA André Luiz de Oliveira SouzaMTB 75680/SP

REDAÇÃO, COMERCIAL E ADMINISTRAÇÃORedação: 17 99151-5658Comercial: 17 99774-0591

Artigos assinados representam opiniões dos autores.

“Não Jogue este impresso em vias públicas.”

Essa é a primeira edição do Jornal Super Pet, que terá distribuição em São José do Rio Preto e Região. O Super Pet entra no mercado como único jornal da Região voltado para o mundo Pet, trazendo os melhores prestadores de serviços, assun-

tos voltados para os cuidados, novidades, tendências, novas tecnologias aos pets. Hoje, a satisfação do consumidor move o setor de serviços pet e, para isto empresas do setor precisam estar sempre atentas com as exigências dos clientes, além das tendências e novidades do mercado.

Nos últimos tempos o que tem infl uenciado o mercado Pet é a tecnologia, que tam-bém está presente nos banhos e tosas, com isso, o mercado de modo geral precisa estar preparado e atento para esta evolução e também o modo de administrar os negócios.

Nesta primeira edição preparamos assuntos especiais de serviços, dicas, saúde ani-mal com o médico veterinário, Dr. Henrique Uehara, adoção de pets, entre outras ma-térias.

Acesse a página ofi cial no facebook.com/jornalsuperpet e fi que por dentro das no-vidades, tendências, novas tecnologias e informações voltadas para os pets e para seus clientes.

Boa Leitura!

RADIOGRAFIA EM PETS

O posicionamento do animal durante o exame radiográfi co deve ser feito de forma correta, sempre que possível, para obter diagnósticos precisos e, con-sequentemente, tratamentos com bons resultados. Por isso, cada vez mais

clínicas, hospitais e empresas ligadas ao mundo da medicina veterinária já contam com cursos específi cos para aprimorar o conhecimento dos profi ssionais do ramo e fazer com que eles saibam agir de maneira correta com os importantes dados apre-sentados nas radiografi as. Parte da rotina de quem atua no segmento, a interpretação das imagens de raio-x, deve ser feita de maneira precisa, permitindo que o médico veterinário, possa oferecer o tratamento adequado.

A capacitação de profi ssionais para esse tipo de exame é necessária e fundamental, permitindo que cada vez mais cães e gatos tenham qualidade de vida.

Com a melhoria na tecnologia da computação acabou levando a uma tendência para a geração de imagens digitais e os exames tradicionais de Raios X, podem agora, ser adquiridos e processados pelo computador.

O jornal Super Pet foi conferir as diferenças e vantagens das radiologias convencio-nais e digitais, explicadas pelo médico veterinário, Fernando Godoy, do Pet-X Centro Diagnóstico Veterinário.

Como são obtidos os resultados da radiografi a e radiologia digital?No equipamento tradicional, radiografi a o estudo é obtido da sensibilização de um

fi lme comum por meio de raios-X. Na radiologia digital, o fi lme convencional é subs-tituído por uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução.

Qual a principal vantagem da radiologia digital sobre a convencional?A principal vantagem é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que propor-

ciona maior sensibilidade na detecção de patologias. A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, onde temos a possibilidade de pro-cessá-la com o uso de sofi sticadas técnicas. Com isso temos ainda a possibilidade de fazermos diagnósticos cada vez mais precoces e precisos.

Alguma outra vantagem pode ser destacada?A radiologia digital possibilita a diminuição da repetição dos exames a que co-

mumente o paciente está sujeito com a técnica tradicional. Com isso, diminui-se a frequência de sua exposição à radiação ionizante. Outra vantagem é que sendo o pro-cesso totalmente digital nos permite disponibilizar os exames em CDs, facilitando o arquivamento das imagens para consultas necessárias

“O ideal seria a pessoa procurar a melhor opção para o seu animal, mas o mais indicado seria realizar os exames radiológicos com equipamentos de digitalização de imagens, com obtenção de imagens através de baixas doses de radiação e possibilida-de de manuseio por computador, assim com disponibilização das mesmas em termi-nais de vídeo apropriados ou fi lmes com impressão digital térmica, onde seria menos estressante para o animal” conclui Godoy.

Radiografi a convencional Radiografi a digital

MERCADO PET

Page 3: 1ª Edição - Jornal Super Pet

3JORNAL SUPER PET / ABRIL 2016

Ainda é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre castrar ou não seus animais, no entanto, a maioria dos médicos veterinários indica a

cirurgia devido aos seus inúmeros benefícios.A castração, além de garantir a saúde do animal,

também pode evitar ou corrigir comportamentos indesejados como marcação territorial, miados, latidos altos e excessivos, entre muitos outros.

Nos casos dos animais de rua, a castração também é fundamental, pois ajuda no controle populacional.

Ao castrar as fêmeas evitamos as crias e prevenimos doenças graves do trato reprodutor como, por exemplo, infecções uterinas, tumores de útero, ovário e mama. Lembrando que os tumores de mama em gatas são extremamente agressivos, quando comparados aos das cadelas, sendo que há 90% de chance do tumor ser maligno e apresentar metástases. Recomenda-se castrar as fêmeas precocemente, de preferência antes do primeiro cio, o que diminui em até 99% os riscos em desenvolvimento de tumores. Costuma-se ouvir que é indicado castrar após a primeira cria, no entanto, isso é um mito. Nos machos, a castração evita doenças como tumores testiculares, hérnias perineais e câncer de próstata, além de reduzir o hábito de saírem para

DietaÉ fundamental após a castração oferecer uma dieta

especifi ca para animais castrados, como eles tendem a fi car mais calmos e menos energéticos, é preciso tomar os devidos cuidados para que eles continuem se movi-mentando, instigando a brincadeira e a atividade física para que eles mantenham o peso sempre em dia. Tente criar uma rotina com o pet, levando-o para passear e para brincar com os outros bichinhos.

AlimentaçãoÉ importante lembrar que devemos incluir alimenta-

ção liquida na dieta dos gatos (sachets ou pastas), o que auxilia na ingestão hídrica e na melhor qualidade do funcionamento renal.

Consultas preventivasSempre tenha o hábito de levar seus animais de es-

timação ao médico veterinário para uma consulta de rotina, afi nal assim como nós a saúde deles deve ser priorizada, e como eles não podem nos falar se estão com dor ou incomodados, levar ao profi ssional pode ajudar na prevenção de doenças e no tratamento rápi-do de qualquer afecção que possa aparecer.

Escolha uma clínica capacitada com médicos vete-rinários competentes, lembre-se, assim como nós não queremos ir a qualquer médico humano que nem nos consulta ou pede exames, nossos animais também não. A qualidade na consulta, diagnóstico e nos exames é fundamental para todo animalzinho.

Animais de vida livreA castração é de extrema importância para os ani-

mais em situação de rua, além de todos os benefícios para a saúde deles auxilia na diminuição da população de animais carentes e abandonados, então se você pu-der, ajude ONGs, doe uma castração.

A manutenção da saúde deles depende de todos nós.

a rua em busca de fêmeas para procriar, atitude que os deixam mais expostos a doenças infecciosas, nos gatos, esporotricose, fi v, nos cães, TVT entre outras.

Assim, os animais castrados costumam também fi car mais calmos, carinhosos e caseiros. Outra vantagem é que se protegem de maus-tratos que podem sofrer nas ruas, em especial os gatos de vida livre.

A cirurgia pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, tanto em cães quanto em gatos, período em que os fi lhotes podem receber uma anestesia geral com maior segurança. No macho a castração consiste na remoção dos dois testículos, já nas fêmeas, a retirada de ovários e de praticamente todo o útero.

O ideal e mais seguro é que a cirurgia seja realizada em conjunto com anestesia inalatória e monitoramento. Apesar da cirurgia ser simples, não pode ser subestimada, sendo assim deve ser realizada por uma equipe qualifi cada e competente nas áreas de cirurgia e anestesia. Após a cirurgia, os animais devem ser tratados com terapia analgésica e anti-infl amatória. Em geral, os pontos são tirados após 10 dias da cirurgia, quando a cicatrização já está completa.

AS VANTAGENS DA CASTRAÇÃO FIQUE ATENTO!

SAÚDE ANIMAL

Foto

: Div

ulga

ção

Por HENRIQUE UEHARAMédico Veterinário - CRMV 31186

Page 4: 1ª Edição - Jornal Super Pet

4 JORNAL SUPER PET / ABRIL 2016

ATENDER AS NECESSIDADES DOS OUTROS: Uma das melhores maneiras de ensinar as crianças o senso de cuidado aos outros é usando o cão, pois os cães precisam de comida, água, sono, abrigo e passeio, suas necessidades são bem menos complexas que as nossas. Tendo a responsabilidade de cuidar dessas ne-cessidades a criança passa a entender como atender as necessidades dos outros.

Muitas pessoas acreditam que quando um bebê está a caminho, isso significa que o Totó tem que ir. O que essas pessoas não perce-

bem é que um cão pode ser um excelente professor e ferramenta de ensino para a criança.

Abaixo estão alguns benefícios que podem trazer as crianças:

SEGURANÇA: A melhor maneira de mostrar ao seu filho que o cão pode trazer segurança é ter um cão adestrado em casa.

GENTILEZA: Brincadeiras violentas, por parte da criança, podem despertar rosnados e privação de afeto por parte do cão, isso mostra a criança como ela deve ser gentil com outro ser vivo.

COMPANHEIRISMO: Ter um cão por perto ensina a criança como é bom ter um amigo.

FORÇA E DETERMINAÇÃO: Após certa idade, a criança poderá emitir comandos ao cão, ele obedecerá a partir da forma de agir e falar da criança.

CONFIANÇA: Um comando simples como “sentar” ou “ficar”, emitidos pela criança em frente ao cão, po-dem enchê-las de confiança.

RESPONSABILIDADE: Após certa idade, a criança poderá cuidar de todos os assuntos relacionados ao cão como passear, dar comida, trocar a água entre outros.

BENEFÍCIOS QUE OS CÃES ADESTRADOS PODEM TRAZER AS CRIANÇAS

COMPORTAMENTO PET

Os adestradores da Alpha Dogs, Emerson Junior e Emerson Borges de Oliveira

Foto

s: A

rqui

vo

Page 5: 1ª Edição - Jornal Super Pet

5JORNAL SUPER PET / ABRIL 2016

COMO ESCOLHER O PEIXE PARA SEU AQUÁRIO

CURIOSIDADESCURIOSIDADES

CalopsitaA calopsita é uma ave dócil, amigável e fácil de criar. Do-mesticada, gosta de carinho e chega a fi car nos ombros e nos dedos das pessoas. Ela não é barulhenta, mas assobia e, se treinada, pode imitar a voz humana. Além de apre-sentarem resistência a doenças e longevidade, podem viver cerca de 20 anos.

Iguanas Os Iguanas podem medir até 1,80 de comprimento, de-pendendo da espécie. Criadas em cativeiro necessitam de radiação ultravioleta artifi cial para regular a tempe-ratura do corpo. Quando jovens, os iguanas geralmen-te possuem coloração verde intensa, e conforme vão se tornando adultos começam a apresentar listras escuras ao longo do corpo.

Peixes BetaO beta é uma das espécies de peixes mais fáceis de se en-contrar, são originários da Tailândia, Indonésia, Vietnã, Malásia e algumas regiões da China. O peixe beta come larvas e mosquitos, que é sua alimentação natural, mas ele também se alimenta de fl ocos e rações próprias para peixes. Um beta que vive em um aquário espaçoso e com fi ltro costuma passar dos 4 anos, porém, se seu aquário é pequeno demais e com má qualidade de água, provavel-mente ele não passará dos 2 anos.

VOCÊ SABIA!

Fonte: Web Animal / Fábio Luiz Suzuki Fotos: Divulgação

5 peixes mais

comunsem aquários

5 peixes desejados

por aquaristas

Com seu aquário montado e funcionando, você vai até a loja mais próxima e entra decidido em levar vários peixes coloridos para casa. Até aí

tudo bem, mas quando você começa a olhar para aquela infi nidade de aquários e peixes diferentes aparecem às dúvidas: Qual peixe devo levar? Quantos peixes posso levar? Como saber se o peixe escolhido está saudável?

É fundamental que não compre por impulso e conver-se bastante com o lojista para tirar o máximo de dúvidas.

Ao escolher seus peixes, procure saber:1. Se a espécie escolhida tem alguma necessidade es-

pecial com relação ao PH, temperatura ou qualquer ou-tra restrição com relação à qualidade da água;

2. Se as espécies escolhidas são compatíveis entre si;3. Se os peixes que você está levando têm alguma ne-

cessidade especial com a alimentação;4. Quanto irá crescer o peixe que você escolheu, por-

que muitas vezes, um peixinho lindo e colorido é so-mente um fi lhote, mas quando cresce pode virar literal-mente um gigante desastrado em seu lindo aquário.

Após levar em consideração os tópicos acima, e com as espécies de peixe já selecionadas, você deve observar os seguintes itens para saber se o peixe que você vai levar está saudável:

1. Observe atentamente o peixe para verifi car se ele está bem ativo e se ele nada sem problemas;

2. Observe as guelras do peixe para ver se ele respira normal e pausadamente;

3. Observe se os peixes estão com alguma marca ou lesão no corpo ou nas nadadeiras, como por exemplo, tufos de algodão, pintinhas brancas ou se as nadadeiras estão se desfazendo;

4. Observe se o peixe não está se coçando e se esfre-gando no fundo do aquário ou nas pedras da decoração;

5. Se possível, peça para o lojista alimentar os peixes na sua presença e verifi que se alimentam normalmente.

Com essas dicas e a ajuda do lojista você tem tudo para começar com o pé direito na hora de escolher e le-var seus peixes para casa.

Page 6: 1ª Edição - Jornal Super Pet

6 JORNAL SUPER PET / ABRIL 2016

ADOTE UM PET

FEIPET 2016A 4ª edição da FEIPET acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2016, no Centro de Eventos & Negócios Fenac (Novo Hamburgo/RS), ofere-ce oportunidades de negócios para o setor pet. Durante o evento acon-tece também o 2º Simpósio Sul Brasileiro de Medicina Veterinária Pet, exclusivo para médicos veterinários, zootecnistas e estudantes da área.O credenciamento antecipado já está disponível no site, garanta sua presença e acompanhe mais informações em www.feipet.com.br / (51) 3066-7453.

EVENTOS

Foto

: Mic

hael

Han

sFo

to: M

icha

el H

ans

Lelinho, tem de 8 a 9 meses

Filhotes mestiços de show show, Informações: 17 99665-6314 - Robson, Cedral/SP.

Border Collie com Paulistinha - Informações: 17 99633-1089 Gustavo, S. J. Rio Preto/SP

Ambos residem na Represa de Rio Preto e precisa de um lar. Informações: 17 99259-4777 falar com Beth.

Negrinho - Tem mais ou menos um ano de idade

Pet South America 2016Acontece de 30 de agosto à 01 de setembro na Expo Center Norte, em São Paulo/SP, para maiores informações basta acessar o site ofi cial do evento: www.petsa.com.br

4ª Pet Fair RM ValeMaior feira pet da região de São José dos Campos/SP, já esta no ca-lendário ofi cial do município e será realizada no mês de setembro de 2016. Maiores Informações: (12) 3942-1604.

seria um hamster, pois além de fofos, vivem na gaiola e não fazem sujeira alguma. É claro, que outras opções podem ser consideradas como peixes, pássaros e até tartarugas.

O “melhor amigo do homem” é sempre uma das pri-meiras opções, mas vale lembrar que mesmo os peque-nos precisam de companhia, atenção, espaço, pois caso contrário pode se sentir preso e acabar tendo proble-mas de saúde, devido à falta de movimentos.

Caso um cachorro não seja uma boa opção, os ga-tos são uma ótima pedida para manter em apartamen-tos. Dóceis e independentes, passam uma boa parte do tempo dormindo e não precisam de tanta atenção quanto os cachorros.

Morar em apartamentos tem algumas vanta-gens: segurança, conforto, preço e tamanhos são algumas delas. Porém, quando o assun-

to é animal de estimação, o negócio fi ca sério: como escolher a melhor opção para você, de acordo com o tamanho do local, e para os vizinhos? Afi nal, ninguém quer incomodar os outros.

Mas antes de escolher o animal ideal para o seu apar-tamento, você precisa considerar o tamanho do bicho e o do espaço que ele vai ter para brincar.

Uma das opções seria a chinchila. É um animal muito dócil, que vive em ambientes pequenos e não faz muita sujeira. Outra opção seria o furão que é bem carinhoso. Agora, se optar por um animal menor, a melhor opção

BICHINHOS X APARTAMENTOS: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

MY PET

Foto

: Div

ulga

ção

Page 7: 1ª Edição - Jornal Super Pet

7JORNAL SUPER PET / ABRIL 2016

FOTO PETFOTO PETPor Edu Pimentel

PET fotógrafo

A paixão pela fotografi a e o amor pelos animais. Esses dois elementos juntos deram nascimento ao Pet Fotógrafo.

Motivado pelos clicks e pela satisfação dos donos de pets ao ver suas fotos, busco em cada sessão apresentar um diferencial que surpreenda! Você que é apaixonado pelo seu animal de estimação, que sempre imaginou ter fotos com qualidade profi ssional, pode agora mesmo ter em suas mãos e no formato preferido, a foto do seu bichinho de estima-ção. E, por isso, é super interessante saber que podemos ir além das fotos digitais publi-cadas no seu Facebook. Podemos imprimir as fotos em diversos tamanhos, criar álbuns, quadros de parede, capinhas de celular e o que mais nossa imaginação permitir. O seu animal de estimação estará sempre com você, em qualquer lugar.

Meu gato Calvin e o click que possibilitou a

criação do Pet Fotógrafo

Cachorrinho disponível para adoção, Na Fauna Protetora, em Rio Preto

Lilica (Márcia) – foto feita durante o banho, na Agrolu PetShop.

Dory – uma linda boxer, dona do pedaço na Clínica do Dr. André Arruda

Edu PimentelPET fotógrafo

Page 8: 1ª Edição - Jornal Super Pet

8 JORNAL SUPER PET / ABRIL 2016