1ª Lista de Exercícios QF-1 2014-2

3
 UFRN    CCS -DFAR 1º. EXERCÍCIO DE REVISÃO DE QUÍMICA FARMACÊUTICA 1 2014-2 1. Defina Droga, Fármaco e Medicamento. 2. Por que precisamos desenvolver novos Fármacos? 3. Explique o significado dos termos Análogo, Protótipo e Grupo Farmacofórico. 4. Mostre quais as ligações e interações químicas que estão envolvidas na formação do complexo fármaco-receptor para o fármaco abaixo. b) Classifique-as por ordem crescente de força de ligação. H 2 N C O N CH 2 CH 2  CH 3 CH 3 O H +  _ + +  _  5. Considerando o exemplo mostrado abaixo da interação fármaco-receptor para o par de enatiômeros A e B, qual seria o enantiômero mais ativo? Por quê? R c  c a a b b  D Complexo F-R A Receptor Enantiômero A R c  b a a b c  D Complexo F-R B Receptor Enantiômero B  6. De uma forma geral, quais são as respostas biológicas esperadas para um par de enantiômeros na interação fármaco-receptor? 7. Descreva dando exemplos apropriados, a importância da conformação e da introdução de grupamentos estruturalmente rígidos, no planejamento de novos fármacos.

description

Lista de exerecicioooo

Transcript of 1ª Lista de Exercícios QF-1 2014-2

  • UFRN CCS -DFAR 1. EXERCCIO DE REVISO DE QUMICA FARMACUTICA 1 2014-2

    1. Defina Droga, Frmaco e Medicamento.

    2. Por que precisamos desenvolver novos Frmacos?

    3. Explique o significado dos termos Anlogo, Prottipo e Grupo Farmacofrico.

    4. Mostre quais as ligaes e interaes qumicas que esto envolvidas na formao do complexo frmaco-receptor para o frmaco abaixo. b) Classifique-as por ordem crescente de

    fora de ligao.

    H2N CO

    N

    CH2

    CH2 CH3

    CH3O

    H+

    _

    +

    +

    _

    5. Considerando o exemplo mostrado abaixo da interao frmaco-receptor para o par de enatimeros A e B, qual seria o enantimero mais ativo? Por qu?

    R

    c c

    aa

    b b D Complexo F-RA

    Receptor Enantimero A

    R

    c b

    aa

    b c D Complexo F-RB

    Receptor Enantimero B

    6. De uma forma geral, quais so as respostas biolgicas esperadas para um par de enantimeros na interao frmaco-receptor?

    7. Descreva dando exemplos apropriados, a importncia da conformao e da introduo de grupamentos estruturalmente rgidos, no planejamento de novos frmacos.

  • 8. Considerando o stio receptor e o Frmaco B abaixo, sugira onde o frmaco pode formar ligaes com o receptor. Nomeie as ligaes.

    9. Quantos estereoismeros so possveis para cada frmaco abaixo? Desenhe usando as ligaes em forma de cunha a configurao S para um dos centros quirais (a sua escolha).

    10. Para o frmaco abaixo diga:

    -quantos estereoismeros possvel;

    -desenhe a estrutura dos outros estereoismeros;

    -quantos pares de enantimeros h;

    -indique se podem formar mistura racmica;

    -e indique quais ismeros podem ser diastereoismeros.

  • 11. Dentro do contexto da Qumica Farmacutica, defina Ligante, Receptor, Stio de ligao e regio de ligao.

    12. No contexto de classificao de receptores, explique o significado da abreviatura m1AChR.

    13. Como se pode diferenciar o receptor NAChR do mAChR? Qual a conformao preferida da Ach para ligar-se a cada receptor?

    14. Descreva e desenhe as estruturas de como o cAMP gerado a partir do ATP e como hidrolisado a AMP. Mostre o mecanismo QUMICO de formao destas molculas.

    15. Descreva e desenhe a estrutura do produto de fosforilao do resduo do aminocido tirosina da protena quinase usando o ATP. Mostre o mecanismo de formao.