1º Encontro - catequese- primeira comunhão 2016

30
Sejam Bem vindos

Transcript of 1º Encontro - catequese- primeira comunhão 2016

Apresentao do PowerPoint

SejamBem vindos

1

A Eucaristia

O que a Primeira Eucaristia?A primeira Eucaristia o encontro com Jesus, com seu Corpo Sangue, Alma e Divindade.

o incio de uma vida de comunho com Jesus.

A primeira Eucaristia (comunho) uma festa na vida da pessoa.

Jesus fica feliz, porque ganhou um discpulo, um amigo que quer, que ele, Jesus seja seu companheiro pela vida inteira.

A Eucaristia

bom ter Jesus no corao!

A Catequese

O que a Catequese?Jesus tinha seus discpulos e esses discpulos seguiam Jesus e estavam atentos aos seus ensinamentos.

Catequese so ENCONTROS de ensinamentos, para conhecermos Jesus e tudo o que Deus Pai nos d, um momento de muita alegria e festa pois nos tornamos discpulos de Jesus aprendemos os seus ensinamentos e o seguimos.

Vamos comear

Eu sou catequista ..........e voc .............Qual o seu nomeMeu nome ... E a equipe

Vamos cantarVamos cantar!!!

S por voc veio festa no cu festa aqui (bis)

De um aperto de mo,um abrao apertado,um sorriso bem largo,Vamos louvar o Senhor,Ele esta aqui,Ele esta ao seu lado ......

A Famlia a base de toda ou qualquer pessoa. A Famlia nica.

Ela formada pelo pai, pela me, por seus irmos e Voc.

Na famlia devemos ter:Amor: o primeiro fundamento. O amor no deve ser demonstrado apenas nas palavras, mas tambm nas aes.

Respeito: o segundo fundamento. Os membros da famlia devem demonstrar respeito uns aos outros mesmo que aja desacordo ou determinao.

Compromisso: o terceiro fundamento. No importa o que acontea, o compromisso necessrio para a sobrevivncia da famlia.

Pea perdo aqueles quem voc ofendeu e perdoe aqueles que lhe ofenderam.A Famlia

Precisamos da famlia para crescermos e vivermos felizesSem a Famlia

Quando camos no tem ningum para nos apoiar.

No temos o amor verdadeiro que nos d fora para crescermos.

Ficamos Perdidos e nos perguntam para onde ir ...Sem a famlia no sabemos por qual caminho iremos.

Na Bblia Deus nos ensina como devemos tratar os pais.

Vamos ler e procurar entender o que diz Eclo 3,1-16.

Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar.

o que devemos ter para com nosso pai e para com nossa me e para com as pessoas que tambm cuidam de ns (avs, tios e outros).

na FAMILIA QUE voc nasce, cresce e aprende a se relacionar com os outros. Jesus tambm teve uma familia.

Cada um de ns tem laos de unio e compromisso com a sua famlia. A famlia nosso primeiro mundo.

preciso cultivar o amor, a solidariedade, o dialogo, a compreenso e a orao para superar os problemas que aparecem nas famlias, como desemprego, as doenas e a separao dos pais.

Devemos tambm ter carinho para com as pessoas mais idosas, os doentes, os vizinhos, os professores, os amigos, os catequistas porque todos eles, e ns tambm, fazemos parte da grande famlia de Deus.

Amor a Famlia Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar.

Palavras de Jesus"Tudo o que pedirdes com f na orao, vs o alcanareis". (Mt 21,22)Oraes"Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no cu, santificado seja o vosso nome;" (Mt 6,9)Jesus nos ensina a rezar

Para comear os nossos encontros, hoje, iremos aprender a Rezar.

Voc sabe qual foi a principal orao que Jesus nos ensinou?

Palavras de Jesus"Tudo o que pedirdes com f na orao, vs o alcanareis". (Mt 21,22)Oraes"Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no cu, santificado seja o vosso nome;" (Mt 6,9)Jesus nos ensina a rezar

Jesus nos ensina a rezar

Jesus quer que sigamos o seu exemplo porque REZAR muito bom!

A orao nos faz ficar mais perto de Deus, nos faz sentir amados e protegidos por Ele, nos faz mais unidos e mais irmos uns dos outros.

Palavras de Jesus"Tudo o que pedirdes com f na orao, vs o alcanareis". (Mt 21,22)

Jesus nos ensina a rezar porque nos ama.Vamos conhecer as principais oraes do catlico:

- SINAL DA CRUZ+ Pelo sinal da Santa Cruz+ livrai-nos Deus nosso Senhor+ dos nossos inimigos.Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amm.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

ESPRITO SANTO

Vinde, Esprito Santo, enchei o corao dos vossos fiis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Esprito e tudo ser criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instrustes os coraes dos vossos fiis com a luz do Esprito Santo fazei que apreciemos corretamente todas as coisas segundo o mesmo Esprito e gozemos sempre da Sua consolao. Por Cristo, Senhor nosso. Amm.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

PAI NOSSO

Pai nosso, que estais nos cus, santificado seja o vosso nome, venha a ns o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no cu.O po nosso de cada dia nos da hoje;perdoainos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido, e no nos deixeis cair em tentao. Mas livrai-nos do mal. Amm.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

Ao anoitecer: Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graa de Deus e do Esprito Santo. Nossa Senhora me cubra, com seu divino manto. Meu Anjo da Guarda, meu bom amiguinho, leve-me sempre para o bom caminho. Amm!

Ao amanhecer: Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graa de Deus e do Esprito Santo. Ao despertar para um novo dia, fico com Deus e com a Virgem Maria. Amm!

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

Orao antes das refeiesAbenoai, Senhor,os alimentos que vamos tomar;que eles renovem as nossas foraspara melhor Vos servir e amar.Que eles sirvam para me dar fora, para crescer feliz e saudvel.Peo tambm pelos que esto ao redor desta mesa, mantenha-nos sempre unidos no Teu amor. Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm "

Orao aps as refeiesDou-vos graas, Senhor, pelo alimento que acabei de tomar, e permiti que com ele alcance foras para vos servir fielmente at a morte. Em nome do. Pai, do Filho e de Esprito Santo. Amm.

Oraes

AVE MARIAAve, Maria, cheia de graas,O Senhor convosco; bendita sois vs entre as mulheres,E bendito o fruto do vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Me de Deus,Rogai por ns, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amm.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

GLRIA AO PAI

Glria ao Pai, ao filho e ao Esprito Santo.Como era no princpio, agora e sempre. Amm.OraesOrao um encontro marcado com Deus.

SALVE RAINHA

Salve, Rainha, Me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa, salve!A vs bradamos, os degredados filhos de Eva. A vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nos volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, clemente, piedosa, doce sempre Virgem Maria. Rogai por ns Santa Me de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amm.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

CREDOCreio em Deus Pai todo poderosoCriador do cu e da terra;e em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor: que foi concebido pelo poder do Esprito Santo; nasceu da Virgem Maria;padeceu sob Pncio Pilatos,foi crucificado, morto e sepultado;desceu a manso dos mortos;ressuscitou ao terceiro dia;subiu aos cus;est sentado direita de Deus Pai todo poderoso,de onde h de vir a julgar os vivos e os mortos.Creio no Esprito Santo;na Santa Igreja Catlica;na comunho dos santos;na remisso dos pecados;na ressurreio da carne e na vida eterna. Amm.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.CONSAGRAO A NOSSA SENHORA minha Senhora e minha me, eu me ofereo todo a vs, e em prova da minha devoo para convosco, vos consagro neste dia e para sempre, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu corao, e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, incomparvel me, guardai me como coisa e propriedade vossa. Amm.ATO DE CONTRIOMeu Deus, eu me arrependo de todo o corao de vos ter ofendido, porque sois to bom e amvel. Prometo, com a vossa graa, esforar me para ser bom. Meu Jesus, misericrdia!ANJO DA GUARDASanto anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amm.

OraesOrao um encontro marcado com Deus.ANJO DA GUARDASanto anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amm.

O SantoTero uma orao simples que fortifica a F, alimenta nossa esperana e nos impulsiona a amar como Jesus. uma orao fcil de ser rezada em qualquer tempo e lugar, permanecendo assim uma orao nova e atual. Faz crescer o amor a fraternidade entre ns, ajuda nos a superar os sofrimentos e dificuldades do dia - a dia, com alegria e paz.Como rezar o tero

Iniciamos com o - Oferecimento.Divino Jesus, ns vos oferecemos este Tero que vamos rezar, meditando nos mistrios da nossa redeno. Concedei-nos, por intercesso da Virgem Maria, Me de Deus e nossa Me, as virtudes que nos so necessrias para bem reza-lo e as graas de ganharmos as indulgencias desta santa devoo.

O SantoTeroComtemplamos os MISTRIOS;Meditao da vida de Jesus

1 Mistrios - GOZOSOS2 Mistrios - LUMINOSOS3 Mistrios - DOLOROSOS4 Mistrios - GLORIOSOS.

Vamos cantarReunidos aquiReunidos aqui.

S pra louvar o Senhor Novamente aqui, em unioAlgo bom vai acontecer algo bom Deus tem para ns reunidos aqui s pra louvar o SenhorReunidos aqui...

Vamos cantarS por voc veio festa no cu festa aqui (bis)

De um aperto de mo,um abrao apertado,um sorriso bem largo,Vamos louvar o Senhor,Ele esta aqui,Ele esta ao seu lado ......

Vamos cantarAtividades para casa

Desenhar a Famlia

Escreva o nome de todos de sua famlia.

DOMINGO DIA DO SENHOR

No esqueam de participarem da MISSA aos domingos.Faz parte da catequese

Horrio das missas aos domingos;

7h |8h30 |10h |15h |18hFiquem com Deus e at o prximo ENCONTRO

Lembrar da trazer a BbliaPara ler em casaLeitura bblica Gn 1, 1-31