1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros...

23
1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa Biologia Química Física Geografia História Filosofia Sociologia 01 a 15 16 a 30 31 a 45 46 a 60 61 a 75 76 a 82 83 a 90 Série Data Horário Nº de Questões 2º Ano 13/03/2015 14h30 às 19h 90 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja incompleto peça ao aplicador da sala para substituí-lo. Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala. Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu CARTÃO-RESPOSTA. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES:

Transcript of 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros...

Page 1: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 1/23 Data: 13/03/2015

1º Simulado - ENEM I – 1ª Etapa

Biologia Química Física Geografia História Filosofia Sociologia

01 a 15 16 a 30 31 a 45 46 a 60 61 a 75 76 a 82 83 a 90

Série Data Horário Nº de Questões

2º Ano 13/03/2015 14h30 às 19h 90

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno

contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja

incompleto peça ao aplicador da sala para substituí-lo.

Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados

corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala.

Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu

CARTÃO-RESPOSTA.

A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as

marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Page 2: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 2/23 Data: 13/03/2015

BIOLOGIA – Profos

. Mário Cristiano e Leandro Nobre

01. Observe o cladograma a seguir:

Após a análise dessa hipótese evolutiva, é correto afirmar que:

a) Os eumetazoários estão incluídos a partir do número 1.

b) Os organismos conhecidos como parazoários estão incluídos a partir do número 3.

c) Os animais bilatérios estão representados a partir do número 4.

d) a partir do número 3 estão animais que possuem folheto germinativo mesoderma

e) 2 e 5 indicam respectivamente enteroceloma e metamerização.

Observe a figura abaixo e responda a questão 02.

Cymothoa é o nome de um gênero de crustáceos que costumam se prender à boca ou às guelras dos peixes e se alimentam de sangue. Mas o Cymothoa exigua é especial. Ele entra pela guelra do peixe e se prende à língua. Lá ele fura a artéria e passa a sugar o sangue. Com a falta de oxigenação, que deixa de ser feita pelo sangue, a língua atrofia e encolhe. Mas o Cymothoa exigua se prende firmemente à base da língua e é levado pelo movimento muscular, de maneira que apresenta as mesmas respostas que a língua normalmente apresentaria.

02. A partir da análise da imagem acima, marque a opção que contém animal de maior parentesco com o gênero Cymothoa:

a) gafanhoto

b) lombriga

c) ouriço do mar

d) medusa

e) tênia

Imagens referentes à questão 03.

Axolote é um nome asteca, derivado de Xolotl, que significa "monstro aquático". Segundo a mitologia, Xolotl, o deus da morte, da iluminação e da monstruosidade, com medo que outros deuses o banissem ou o matassem, se transformou em axolote e foi morar em um lago mexicano. Sendo assim, o animal também é conhecido como "monstro da água" ou "peixe andante". O axolote é uma salamandra que mantém características da fase larval na vida adulta.

03. Quais seriam essas características:

a) Patas dianteiras e cauda

b) Brânquias e cauda

c) Cauda e patas

d) Faringe e cordão nervoso

e) Notocorda e cauda

04. Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:

Page 3: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 3/23 Data: 13/03/2015

1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho.

2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.

3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.

4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

05. Recifes, ou arrecifes, são verdadeiros paredões naturais, largos e, às vezes profundos, que ocorrem no mar. Os recifes podem ser formados pelos esqueletos de corais ou por acúmulo de produtos das rochas e dos solos, como o arenito, com participação da atividade de alguns organismos, podendo ocorrer até mesmo a presença de corais.

Existem, assim, dois tipos de recifes: os de corais, chamados também de recifes coralíneos, e os de pedra. Esse último tipo, recifes de pedra, pode ser observado em praticamente toda a costa nordeste do Brasil, tendo dado origem ao nome da capital do estado de Pernambuco.

LAURENCE, J. "Biologia. Vol. Único" [adapt.].

Baseado no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica o Filo e a Classe dos indivíduos que constituem um recife.

a) Filo 'Ctenophora' - Classe 'Cnidaria'

b) Filo 'Anthozoa' - Classe 'Hydrozoa'

c) Filo 'Cnidária' - Classe 'Scyphozoa'

d) Filo 'Ctenophora' - Classe 'Anthozoa'

e) Filo 'Cnidária' - Classe 'Anthozoa'

06. A ausência de aparelho circulatório na planária não impede a distribuição de nutrientes porque

a) os tubos digestivos incompletos são de grande eficiência no processamento digestivo.

b) sua área de superfície funcional do sistema digestório é extensa e ramificada pelo corpo.

c) seu aparelho digestório apresenta alta eficiência digestiva ainda que restrito a uma parte de seu corpo.

d) a possibilidade de um processo digestório unidirecional eleva a eficiência do processamento de nutrientes.

e) o reposicionamento da boca permite uma melhor absorção de nutriente compensando a ausência de aparelho circulatório.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O AZUL DA COR DA TERRA

Quando, em 12 de abril de 1961, o planeta Terra foi visto a uma distância jamais atingida antes por qualquer mortal, o astronauta soviético Yuri Gagarin, que foi o primeiro a vê-la sob este ângulo, exclamou admirado:

- A Terra é azul!

Pela primeira vez fotografada, assim foi ela vista também pelos olhos não menos admirados de toda a humanidade: AZUL! Azul da cor da água límpida dos lagos, rios, mares e oceanos que cobrem a maior parte da superfície de nosso planeta chamado, contraditoriamente (ou não), de Terra.

Água que existe em toda parte, dentro e fora de nós, e cuja presença percebemos ou pressentimos o tempo todo, ainda que não a vejamos na forma líquida, que, por algum motivo, sempre nos pareceu "a mais normal".

Page 4: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 4/23 Data: 13/03/2015

Sob essa ou outras formas que lhe são próprias, ela está mesmo em toda parte, ainda que não tão evidente e explícita para nós: está nos lugares, nos objetos e nos seres animais, vegetais e minerais que constituem o nosso ambiente natural, social e cultural.

Se não está no momento presente, já esteve em algum outro tempo na formação, composição, preparação, conservação ou na higienização dos objetos que nos rodeiam, por mais sólidos, rígidos, resistentes ou por mais etéreos que sejam. Como também está ou já esteve nas paisagens e nos ambientes onde tais objetos e seres se encontram.

Está nos alimentos, remédios, tratamentos de saúde, vestimentas, edificações; na luz que nos ilumina e no ar condicionado que aquece ou refrigera nossos ambientes; na decoração, arte, literatura; no lazer e no transporte; na política, economia e religião. Nas comemorações de paz e nas disputas de guerra. Enfim, no nascimento, na sobrevivência e na morte.

Graças à água, a humanidade se libertou de suas limitações, à medida que soube aproveitá-la, conduzindo-a para os lugares onde melhor poderia ser utilizada e servir às suas inúmeras necessidades.

Contudo, apesar da dádiva que ela sempre representou para nós, humanos, as relações das civilizações modernas e pós-modernas, com essa mãe provedora, nem sempre têm sido pautadas pelo princípio do "amor com amor se paga".

Hoje, a nossa Terra corre o risco de se tornar um planeta de terras áridas pelos maltratos que infligimos à natureza, em suas mais variadas manifestações e diversidade.

Mas quem usa, cuida; quem necessita, zela; quem ama, protege. Quem recebeu a dádiva da vida deve manter viva a fonte da qual a recebeu.

Daí a razão de termos escolhido a ÁGUA como tema para análise e reflexão nesta prova.

Planeta Terra: este planeta Azul que, um dia, o compositor e cantor Guilherme Arantes homenageou com a belíssima música Planeta Água.

Águas que movem moinhos são

as mesmas águas que

encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro

fundo da terra, pro fundo da

terra

Terra, planeta água

07. A Esquistossomose é uma doença causada pelo 'Schistosoma', verme que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.

Veja nas ilustrações a seguir o ciclo do 'Schistosoma' e algumas das atividades humanas que facilitam a propagação da doença.

Assinale a alternativa que contém conhecimentos, hábitos e atitudes relacionados à disseminação da doença.

a) CONHECIMENTO: O parasita é ingerido juntamente com a água, contaminando o homem.

HÁBITO: Lavar roupas na beira dos rios.

ATITUDE: Fazer o que é mais confortável.

b) CONHECIMENTO: Sem hospedeiro intermediário, os miracídios morrem, em até 24h.

HÁBITO: Beber qualquer tipo de água.

ATITUDE: Não lavar as mãos às refeições.

c) CONHECIMENTO: As larvas do verme vivem na terra, penetrando pela pele do hospedeiro definitivo.

HÁBITO: Tomar banho em rios.

ATITUDE: Uso de inseticida na água.

d) CONHECIMENTO: Sem hospedeiro definitivo, as cercárias morrem em até 72h.

HÁBITO: Andar descalço.

ATITUDE: Frequentar local público.

e) CONHECIMENTO: As larvas do verme vivem na água e penetram pela pele do hospedeiro definitivo.

HÁBITO: Defecar nas margens de rios e ou de lagos.

ATITUDE: Não atender aos avisos e informações à população.

08. Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.

ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.

Page 5: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 5/23 Data: 13/03/2015

O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de

a) peixe mal-assada.

b) frango mal-assada.

c) porco mal-assada.

d) boi mal-assada.

e) carneiro mal-assada

09. O texto abaixo refere-se a etapas do ciclo reprodutivo dos vírus A e B.

O vírion A adere à célula hospedeira e injeta nessa célula o seu DNA. Os genes virais são transcritos em moléculas de RNA posteriormente traduzidas em proteínas virais. Essas proteínas induzirão a multiplicação do DNA viral. Em seguida, já com a célula hospedeira totalmente controlada pelo vírus, são produzidas proteínas para a construção de cabeças e caudas virais, que se agregarão ao DNA formando vírus completos. Cerca de 30 minutos após a adesão do vírion à célula, ocorre a lise celular, com a liberação de centenas de vírions maduros, aptos a reiniciar novo ciclo.O vírion B adere à célula hospedeira e penetra inteiramente em seu citoplasma. O capsídeo do vírus é então digerido, enzimaticamente, liberando sua molécula de RNA. O RNA passa a se autoreproduzir e, quando traduzido em proteínas, origina os componentes protéicos do capsídeo. Da união de ácidos nucléicos e capsídeos originam-se novos vírions maduros que se libertam da célula infectada.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) A é um retrovírus e B é um bacteriófago.

b) A pode causar gripe e B é um bacteriófago.

c) A e B podem causar gripe.

d) A é um bacteriófago e B pode causar gripe.

e) A e B são bacteriófagos

10. Os bacteriófagos são constituídos por uma molécula de DNA envolta em uma cápsula de proteína. Existem diversas espécies, que diferem entre si quanto ao DNA e às proteínas constituintes da cápsula. Os cientistas conseguem construir partículas virais ativas com DNA de uma espécie e cápsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vírus contendo DNA do bacteriófago T2 e cápsula do bacteriófago T4. Pode-se prever que a descendência desse vírus terá:

a) cápsula de T4 e DNA de T2.

b) cápsula de T2 e DNA de T4.

c) cápsula e DNA, ambos de T4

d) cápsula e DNA, ambos de T2.

e) mistura de cápsulas e DNA de T2 e de T4.

11. Impressionados com a notícia do poder arrasador com que o vírus Ebola vem dizimando uma certa população na África, alguns alunos de um colégio sugeriram medidas radicais para combater o vírus desta terrível doença. Considerando-se que este agente infeccioso apresenta características típicas dos demais vírus, assinale a alternativa que contenha a sugestão mais razoável:

a) descobrir urgentemente um potente antibiótico que possa destruir a sua membrana nuclear.

b) alterar o mecanismo enzimático mitocondrial para impedir o seu processo respiratório.

c) injetar nas pessoas contaminadas uma dose maciça de bacteriófagos para fagocitar o vírus.

d) cultivar o vírus "in vitro", semelhante à cultura de bactérias, para tentar descobrir uma vacina.

e) impedir, de alguma maneira, a replicação da molécula de ácido nucléico do vírus.

12. (Enem) Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia: "Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV.

Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subtipos mais prevalentes no país, F e B". (Adaptado do

"Jornal do Brasil", 02/10/2001.)

Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que

I. O sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que estes remédios sempre funcionam.

II. Os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.

III. Os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Page 6: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 6/23 Data: 13/03/2015

13. A figura abaixo representa o desenho esquemático de uma célula bacteriana. Como todo ser vivo, este também se reproduz e transmite as informações genéticas à sua descendência, através do seu DNA.

A alternativa que cita os dois componentes celulares bacterianos que contêm DNA é:

a) nucleóide e mesossomo.

b) parede celular e plasmídio.

c) plasmídio e nucleóide.

d) pêlo sexual e ribossomo.

e) membrana plasmática e mesossomo.

14. Considere as seguintes afirmativas:

I. Cólera, rubéola e botulismo são exemplos de infecções bacterianas.

II. Bactérias se reproduzem principalmente por meio de conjugação, um mecanismo de reprodução assexuada.

III. Bactérias possuem um único cromossomo. Entretanto, podem conter material genético adicional na forma de plasmídeos.

IV. Existem bactérias cujo habitat natural apresenta temperatura em torno de 72

oC.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

a) I e II. c) II e III. e) I, II e III.

b) II, III e IV. d) III e IV.

15. As bactérias apresentam os mecanismos de transferência de genes, transformação, transdução e conjugação, que aumentam a diversidade genética. Com relação a esses processos, assinale a afirmativa CORRETA.

a) A transdução consiste na transferência de fragmentos de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora.

b) A conjugação ocorre pela transferência de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus (bacteriófagos).

c) A transformação bacteriana se dá pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas.

d) A transdução é um processo em que o material genético é transferido através de um canal que conecta duas bactérias denominado “pêlo sexual” ou “pili”.

e) a reprodução assexuada garante um aumento de variabilidade entre os genes

QUÍMICA – Profos

. Edson Barros e Fernando Gomes

16. (Mack-2005) A octanagem é uma medida da resistência à compressão da gasolina

O isoctano é utilizado como padrão de índice de octanagem por ser o composto que mais resiste à compressão sem explodir.

A respeito do isoctano, é INCORRETO afirmar que

a) seu nome oficial é 2,2,4-trimetil-pentano.

b) apresenta cadeia carbônica aberta e ramificada.

c) é um alcano.

d) apresenta cinco carbonos primários.

e) é um hidrocarboneto insaturado.

17. (UFPR-2009) A quantidade de gasolina pode ser expressa por meio da octanagem, relacionada ao composto orgânico conhecido como isoctano ou 2,2,4-trimepentano.

Sobre esse composto, assinale a alternativa correta.

a) Apresenta 26 hidrogênios.

b) Apresenta cadeia carbônica ramificada, heterogênea e saturada.

c) Apresenta carbono primário, secundário, terciário e quaternário.

d) Apresenta ramificação com três carbonos.

e) Apresenta carbono aromático.

18. (ESPCEX-2002) A molécula do 2,2,3 trimetil pentano apresenta:

a) 2 carbonos primários , 1 secundário , 3 terciários e 2 quaternários.

b) 2 carbonos primários , 3 secundários e 3 terciários.

c) 5 carbonos primários , 1 secundário , 1 terciário e 1 quaternário.

d) 3 carbonos primários , 3 secundários , 1 terciário e 1 quaternário.

e) 5 carbonos primários e 3 secundários.

Page 7: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 7/23 Data: 13/03/2015

19. (UFV-2005) Um dos parâmetros utilizados para avaliar a qualidade da gasolina é o índice de octano. Esse índice é estabelecido com base em uma escala arbitrária em que ao composto (I) é atribuído o valor 0 (zero) e ao composto (II) o valor 100 (cem).

Os nomes sistemáticos dos compostos (I) e (II) são, respectivamente:

a) 1-metil-4-etilbutano e 1,1,3,3-tetrametilbutano.

b) heptano e 2,2,4-trimetilpentano.

c) 1-etil-4-metilbutano e 2,2,4,4-tetrametilbutano.

d) heptano e 2,4,4-trimetilpentano.

e) 4-etil-1-metilbutano e 1,1,3,3-tetrametilbutano.

20. Considere o composto hipotético a seguir.

A opção que indica, respectivamente, o nome dos radicais assinalados A, B, C, D e E é:

a) metil, alil, sec-butil, fenil e isopropil.

b) metil, vinil, sec-butil, fenil e isobutil.

c) metil, alil, isobutil, benzil e sec-butil.

d) etil, vinil, isobutil, fenil e sec-butil.

e) metil, vinil, sec-butil, benzil e isobutil.

21. (UFPB) Considerando-se as regras oficiais de nomenclatura (IUPAC), o nome do composto é:

a) 2,3,4-trietil-2,3-dimetilpentano.

b) 4-etil-3,4,5,5-tetrametileptano.

c) 4-etil-3,3,4,5-tetrametileptano.

d) 2,3-dietil-2,3,4-trimetilexano.

e) 4,5-dietil-3,3,4-trimetilexano.

22. (Mackenzie-SP) Sobre o composto cuja fórmula estrutural é dada abaixo, fazem-se as afirmações:

I. É um alceno.

II. Possui três ramificações diferentes entre si, ligadas à cadeia principal.

III. Apesar de ter fórmula molecular C11H22, não é um hidrocarboneto.

IV. Possui no total quatro carbonos terciários.

São corretas:

a) I e IV, somente.

b) I, II, III e IV.

c) II e III, somente.

d) II e IV, somente.

e) III e IV, somente.

23. (FMTM-2003) No início da década de 1990, um cadáver de homem pré-histórico foi encontrado numa geleira próxima à fronteira entre Itália e Áustria, apresentando um espantoso estado de conservação. Para levantar o tempo, em anos, da sua morte, os cientistas usaram o método da datação pelo carbono – 14, resultando em uma taxa de carbono – 14 igual a 50% da taxa normal. O tempo levantado pelos cientistas, em anos, foi de, aproximadamente,

Dado: meia-vida do carbono – 14 = 5,73 x 103 anos

a) 1,4 x 103

b) 2,9 x 103

c) 5,7 x 103

d) 1,1 x 104

e) 1,7 x 104

Page 8: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 8/23 Data: 13/03/2015

24. (UFSCar-2006) No dia 06 de agosto de 2005 foram lembrados os 60 anos de uma data triste na história da Humanidade. Nesse dia, em 1945, foi lançada uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, que causou a morte de milhares de pessoas. Nessa bomba, baseada no isótopo 235 de urânio, uma das reações que pode ocorrer é representada pela equação nuclear não balanceada

Nesta equação X, m e n representam, respectivamente:

a) partícula alfa; 2; 4.

b) pósitron; 1; 0.

c) argônio; 18; 39,9.

d) criptônio; 36; 92.

e) bário; 56; 141.

25. (VUNESP-2007) Cientistas russos conseguem isolar o elemento 114 superpesado. (Folha Online, 31.05.2006.)

Segundo o texto, foi possível obter o elemento 114 quando um átomo de plutônio-242 colidiu com um átomo de cálcio-48, a 1/10 da velocidade da luz. Em cerca de 0,5 segundo, o elemento formado transforma-se no elemento de número atômico 112 que, por ter propriedades semelhantes às do ouro, forma amálgama com mercúrio. O provável processo que ocorre é representado pelas equações nucleares:

Com base nestas equações, pode-se dizer que a e b são, respectivamente:

a) 290 e partícula beta.

b) 290 e partícula alfa.

c) 242 e partícula beta.

d) 242 e nêutron.

e) 242 e pósitron.

26. (Fatec-2007) Em abril de 1986, um nome ficou na memória da humanidade: Chernobyl. Neste ano ―comemoram-se‖ os 20 anos do pior acidente da história da indústria nuclear.

Supondo-se ser o Sr - 90, (cuja meia–vida é de 28 anos) a única contaminação radioativa, em 2098 a quantidade desse isótopo terá se reduzido a

a) 1/2 da quantidade inicialmente presente.

b) 1/4 da quantidade inicialmente presente.

c) 1/8 da quantidade inicialmente presente.

d) 1/16 da quantidade inicialmente presente.

e) 1/32 da quantidade inicialmente presente.

27. (Ufg 2012) A água oxigenada comercial é uma solução de peróxido de hidrogênio (H2O2) que pode ser encontrada nas concentrações de 3, 6 ou 9% (m/v). Essas concentrações correspondem a 10, 20 e 30 volumes de oxigênio liberado por litro de H2O2 decomposto. Considere a reação de decomposição do H2O2 apresentada a seguir:

2 2 (a q ) 2 (a q ) 2 (g )2 H O 2 H O O

Qual gráfico representa a cinética de distribuição das concentrações das espécies presentes nessa reação?

a)

b)

c)

d)

e)

Page 9: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 9/23 Data: 13/03/2015

28. (Espcex (Aman) 2011) Considere a equação balanceada:

3 2 24 N H 5 O 4 N O 6 H O

Admita a variação de concentração em mol por litro

1m o l L

do monóxido de nitrogênio (NO) em função

do tempo em segundos (s), conforme os dados, da tabela abaixo:

[NO] 1m o l L

0 0,15 0,25 0,31 0,34

Tempo (s) 0 180 360 540 720

A velocidade média, em função do monóxido de nitrogênio (NO), e a velocidade média da reação acima representada, no intervalo de tempo de 6 a 9 minutos

(min), são, respectivamente, em 1 1m o l L m in

:

a) 22 1 0

e 3

5 1 0

b) 25 1 0

e 2

2 1 0

c) 23 1 0

e 2

2 1 0

d) 22 1 0

e 3

2 1 0

e) 32 1 0

e 2

8 1 0

29. (Ufc 2010) Metano (CH4) é o gás produzido a partir da biomassa, e a sua queima na indústria, para obtenção de energia térmica, corresponde à seguinte reação:

CH4(g) + 2O2(g) CO2(g) + 2H2O(l)

Se a velocidade de consumo do metano é 0,01 mol min–1

, assinale a alternativa que corretamente expressa o número de moles de CO2 produzido durante uma hora de reação.

a) 0,3

b) 0,4

c) 0,5

d) 0,6

e) 0,7

30. É possível produzir benzeno a partir de acetileno por meio da seguinte reação, denominada trimerização:

3C2H2 C6H6

(Dados: VA = VMedia de consumo do acetileno; VB = VMedia de formação do benzeno)

Com base nessas informações pode-se dizer que:

a) VA = VB.

b) 3VA = VB.

c) VA = 3VB.

d) VA = 6VB.

e) VB = 6VA.

FÍSICA – Profos

. Joel Silva e Gumercindo Rodrigues

31. (Enem PPL 2012) Em um centro de pesquisa de alimentos, um técnico efetuou a determinação do valor calórico de determinados alimentos da seguinte forma: colocou uma massa conhecida de água em um recipiente termicamente isolado. Em seguida, dentro desse recipiente, foi queimada uma determinada massa do alimento. Como o calor liberado por essa queima é fornecido para a água, o técnico calculou a quantidade de calor que cada grama do alimento libera.

Para a realização desse teste, qual aparelho de medida é essencial?

a) Cronômetro.

b) Dinamômetro.

c) Termômetro.

d) Radiômetro.

e) Potenciômetro.

32. (Enem 2013) Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da água até 70°C. No entanto, a temperatura ideal da água para um banho é de 30°C. Por isso, deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reservatório, que se encontra a 25°C.

Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistura para um banho à temperatura ideal?

a) 0,111.

b) 0,125.

c) 0,357.

d) 0,428.

e) 0,833.

33. (Enem 2009) O Sol representa uma fonte limpa e inesgotável de energia para o nosso planeta. Essa energia pode ser captada por aquecedores solares, armazenada e convertida posteriormente em trabalho útil. Considere determinada região cuja insolação — potência solar incidente na superfície da Terra — seja de 800 watts/m

2.

Uma usina termossolar utiliza concentradores solares parabólicos que chegam a dezenas de quilômetros de extensão. Nesses coletores solares parabólicos, a luz refletida pela superfície parabólica espelhada é focalizada em um receptor em forma de cano e aquece o óleo contido em seu interior a 400 °C. O calor desse óleo é transferido para a água, vaporizando-a em uma caldeira. O vapor em alta pressão movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica.

Page 10: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 10/23 Data: 13/03/2015

Considerando que a distância entre a borda inferior e a borda superior da superfície refletora tenha 6 m de largura e que focaliza no receptor os 800 watts/m

2 de

radiação provenientes do Sol, e que o calor específico da água é 1 cal. G

–1.

oC

–1 = 4.200 J. kg

–1.

oC

–1, então o

comprimento linear do refletor parabólico necessário para elevar a temperatura de 1 m

3 (equivalente a 1 t) de

água de 20 °C para 100 °C, em uma hora, estará entre

a) 15 m e 21 m.

b) 22 m e 30 m.

c) 105 m e 125 m.

d) 680 m e 710 m.

e) 6.700 m e 7.150 m.

34. (Enem 2000) O resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água. A água circula, conforme mostra o esquema a seguir.

Fonte: Adaptado de PALZ, Wolfgang, Energia solar e fontes alternativas.

Hemus, 1981.

São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar:

I. o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o calor.

II. a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma semelhante ao que ocorre em uma estufa.

III. a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo a água com maior eficiência.

Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão) correta(s):

a) I

b) I e II

c) II

d) I e III

e) II e III

35. (Enem cancelado 2009) Em grandes metrópoles, devido a mudanças na superfície terrestre — asfalto e concreto em excesso, por exemplo — formam-se ilhas de calor. A resposta da atmosfera a esse fenômeno é a precipitação convectiva.

Isso explica a violência das chuvas em São Paulo, onde as ilhas de calor chegam a ter 2 a 3 graus centígrados de diferença em relação ao seu entorno.

Revista Terra da Gente. Ano 5, nº 60, Abril 2009 (adaptado).

As características físicas, tanto do material como da estrutura projetada de uma edificação, são a base para compreensão de resposta daquela tecnologia construtiva em termos de conforto ambiental. Nas mesmas condições ambientais (temperatura, umidade e pressão), uma quadra terá melhor conforto térmico se

a) pavimentada com material de baixo calor específico, pois quanto menor o calor específico de determinado material, menor será a variação térmica sofrida pelo mesmo ao receber determinada quantidade de calor.

b) pavimentada com material de baixa capacidade térmica, pois quanto menor a capacidade térmica de determinada estrutura, menor será a variação térmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor.

c) pavimentada com material de alta capacidade térmica, pois quanto maior a capacidade térmica de determinada estrutura, menor será a variação térmica sofrida por ela ao receber determinada quantidade de calor

d) possuir um sistema de vaporização, pois ambientes mais úmidos permitem uma mudança de temperatura lenta, já que o vapor d’água possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alterações térmicas, devido ao baixo calor específico da água (em relação à madeira, por exemplo).

e) possuir um sistema de sucção do vapor d’água, pois ambientes mais secos permitem uma mudança de temperatura lenta, já que o vapor d’água possui a capacidade de armazenar calor sem grandes alterações térmicas, devido ao baixo calor específico da água (em relação à madeira, por exemplo).

36. (Enem 2014) É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A consequência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.

Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt. Acesso em 20 maio 2014 (adaptado).

Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?

a) Ciano. c) Amarelo. e) Vermelho.

b) Verde. d) Magenta.

Page 11: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 11/23 Data: 13/03/2015

37. (Uern 2013) Na noite do réveillon de 2013, Lucas estava usando uma camisa com o ano estampado na mesma. Ao visualizá-la através da imagem refletida em um espelho plano, o número do ano em questão observado por Lucas se apresentava da seguinte forma

a) c)

b) d)

38. (Uel 1994) Um raio de luz r incide sucessivamente em dois espelhos planos E1 e E2, que formam entre si um ângulo de 60

°, conforme representado no esquema a

seguir. Nesse esquema o ângulo , é igual a

a) 80°

b) 70°

c) 60°

d) 50°

e) 40°

39. (Unesp 2015) A energia contida nos alimentos

Para determinar o valor energético de um alimento, podemos queimar certa quantidade desse produto e, com o calor liberado, aquecer determinada massa de água. Em seguida, mede-se a variação de temperatura sofrida pela água depois que todo o produto foi queimado, e determina-se a quantidade de energia liberada na queima do alimento. Essa é a energia que tal alimento nos fornece se for ingerido.

No rótulo de um pacote de castanha de caju, está impressa a tabela a seguir, com informações nutricionais sobre o produto.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção 15 g

Quantidade por porção

Valor energético 90 kcal

Carboidratos 4, 2 g

Proteínas 3 g

Gorduras totais 7,3 g

Gorduras saturadas 1,5 g

Gordura trans 0 g

Fibra alimentar 1 g

Sódio 4 5 g

www.brcaju.com.br

Considere que 1 5 0 g de castanha tenham sido

queimados e que determinada massa m de água, submetida à chama dessa combustão, tenha sido

aquecida de 1 5 C para 8 7 C. Sabendo que o calor

específico da água líquida é igual a 1 ca l (g C ) e que

apenas 60% da energia liberada na combustão tenha efetivamente sido utilizada para aquecer a água, é correto afirmar que a massa m, em gramas, de água aquecida era igual a

a) 1 0 0 0 0 .

b) 5 0 0 0 .

c) 1 2 5 0 0 .

d) 7 5 0 0 .

e) 2 5 0 0 .

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Recentemente, uma equipe de astrônomos afirmou ter identificado uma estrela com dimensões comparáveis às da Terra, composta predominantemente de diamante. Por ser muito frio, o astro, possivelmente uma estrela anã branca, teria tido o carbono de sua composição cristalizado em forma de um diamante praticamente do tamanho da Terra.

40. (Unicamp 2015) Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de

iT 2 .7 0 0 C. Considere uma estrela como um corpo

homogêneo de massa 2 4M 6, 0 1 0 k g constituída de

um material com calor específico c 0,5 k J / (k g C ). A

quantidade de calor que deve ser perdida pela estrela para que ela atinja uma temperatura final de

fT 7 0 0 C é igual a

a) 2 72 4, 0 1 0 k J.

b) 2 76, 0 1 0 k J.

c) 2 78,1 1 0 k J.

d) 2 72,1 1 0 k J.

Page 12: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 12/23 Data: 13/03/2015

41. O diagrama abaixo ilustra três esferas neutras de metal, x, y e z, em contato entre si e sobre uma superfície isolada.

Assinale a alternativa cujo diagrama melhor representa a distribuição de cargas das esferas quando um bastão carregado positivamente é aproximado da esfera x, mas não a toca.

42. Na época das navegações, o fenômeno conhecido como “fogo de santelmo” assombrou aqueles que atravessavam os mares, com suas espetaculares manifestações nas extremidades dos mastros das embarcações. Hoje, sabe-se que o fogo de santelmo é uma consequência da eletrização e do fenômeno conhecido na Física como o “poder das pontas”. Sobre os fenômenos eletrostáticos, considerando-se dois corpos, é verdade que

a) são obtidas cargas de igual sinal nos processos de eletrização por contato e por indução.

b) toda eletrização envolve contato físico entre os corpos a serem eletrizados.

c) para que ocorra eletrização por atrito, um dos corpos necessita estar previamente eletrizado.

d) a eletrização por indução somente pode ser realizada com o envolvimento de um terceiro corpo.

e) um corpo não eletrizado é também chamado de corpo neutro, por não possuir carga elétrica.

43. Um estudante dispõe de um kit com quatro placas metálicas carregadas eletricamente. Ele observa que, quando aproximadas sem entrar em contato, as placas A e C se atraem, as placas A e B se repelem, e as placas C e D se repelem. Se a placa D possui carga elétrica negativa, ele conclui que as placas A e B são, respectivamente,

a) positiva e positiva.

b) positiva e negativa.

c) negativa e positiva.

d) negativa e negativa.

e) neutra e neutra.

44. Duas partículas de cargas elétricas Q1 = 4,0 × 10–16

C e q‚ = 6,0 × 10

–16 C estão separadas no vácuo por uma

distância de 3,0.10–9

m. Sendo k = 9,0.109 N.m

2/C

2, a

intensidade da força de interação entre elas, em newtons, é de:

a) 1,2.10–5

.

b) 1,8.10–4

.

c) 2,0.10-4

.

d) 2,4.10–4

.

e) 3,0.10–3

.

Page 13: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 13/23 Data: 13/03/2015

45. Duas cargas iguais de 2.10–6

C, se repelem no vácuo com uma força de 0,1N. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10

9 Nm

2/C

2, a distância entre as cargas, em

metros, é de:

a) 0,9

b) 0,6

c) 0,5

d) 0,3

e) 0,1

GEOGRAFIA – Profos

. José Cláudio

46. (FACID) O direito ao solo e à terra pode tornar-se um dever quando um grande povo parece destinado à ruína por falta de extensão territorial. Especialmente quando não se trata de qualquer populaçãozinha negra, mas da Alemanha, mãe da vida, mãe de toda civilização atual.

A Alemanha tem todas as oportunidades de arrebatar a Ucrânia à Rússia soviética porque o comunismo é dirigido pelos judeus: ora, a longo prazo, o judeu não saberia conservar o Estado potente; ele não é um elemento organizado, não passa de um fermento em decomposição. O fim do domínio dos judeus sobre a Rússia será também o fim da Rússia como Estado.”

(HITLER, Adolf. Mein Kampf: Minha Luta. 1925)

A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha, fruto de uma conjuntura favorável ao fortalecimento dos regimes ditatoriais na Europa, resultou no totalitarismo de Adolf Hitler. Dentre os aspectos do Nazismo Alemão citados a seguir, assinale aquele que não está correto historicamente.

a) O antissemitismo se consubstanciava na inferioridade e perseguição aos judeus e à defesa da raça ariana.

b) A suástica, espécie de cruz com os braços voltados para a direita, foi adotada como símbolo do nazismo.

c) O ódio dos nazistas aos negros, judeus, imigrantes e homossexuais, servia como válvula de escape aos problemas alemães.

d) O anticomunismo provocou a aproximação dos nazistas com os Estados liberais europeus, numa forte aliança contra os soviéticos.

e) A teoria do “espaço vital” difundia entre os alemães a necessidade de novos territórios para o desenvolvimento da raça ariana.

47. (PUCSP) A charge abaixo, de autoria desconhecida, foi publicada em 1939.

Ela se refere ao tratado assinado naquele ano pela Alemanha e a União Soviética, que

a) assegurou a aliança militar entre os dois países durante a Segunda Guerra Mundial e a partição da Polônia.

b) consagrou o apoio bélico dos dois países aos fascistas na Guerra Civil Espanhola e ampliou a influência política alemã no leste europeu.

c) impediu a eclosão de guerra aberta entre os dois países e freou o avanço militar nazifascista na Europa.

d) determinou a nova divisão política do leste europeu, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, e consolidou a hegemonia soviética na região.

e) estabeleceu a intensificação dos laços comerciais e o compromisso de não agressão mútua entre os dois países.

48. (UERJ) A charge de J. Carlos na capa da revista Careta representa a ofensiva dos aliados, em julho de 1944, que delineou os rumos da Segunda Guerra Mundial.

No que se refere às relações internacionais, a vitória dos aliados provocou mudanças que tiveram como um dos seus efeitos:

a) extinção dos regimes totalitários

b) redefinição da ordem geopolítica

c) controle do expansionismo tecnológico

d) multipolaridade das relações diplomáticas

Page 14: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 14/23 Data: 13/03/2015

49. (ENADE) A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-

White (1904-71), apresenta desempregados na fila de

alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou

em 1929.

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao

pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Além da preocupação com a perfeita composição, a

artista, nessa foto, revela

a) a capacidade de organização do operariado.

b) a esperança de um futuro melhor para negros.

c) a possibilidade de ascensão social universal.

d) as contradições da sociedade capitalista.

e) o consumismo de determinadas classes sociais.

50. (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria

dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou

a formação de alianças antagônicas de caráter militar,

como a OTAN, que aglutinava os países do bloco

ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do

bloco oriental. É importante destacar que, na formação

da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste

europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica

atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que

se refletia pela opção entre os modelos capitalista e

socialista.

Essa divisão europeia ficou conhecida como

a) Cortina de Ferro.

b) Muro de Berlim.

c) União Europeia.

d) Convenção de Ramsar.

e) Conferência de Estocolmo.

51. (ENEM) Segundo Samuel Huntington (autor do livro, O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial), o mundo está dividido em nove “civilizações” conforme o mapa abaixo. Na opinião do autor, o ideal seria que cada civilização principal tivesse pelo menos um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Sabendo-se que apenas EUA, China, Rússia, França e Inglaterra são membros permanentes do Conselho de Segurança, e analisando o mapa acima pode-se concluir que

a) atualmente apenas três civilizações possuem membros permanentes no Conselho de Segurança.

b) o poder no Conselho de Segurança está concentrado em torno de apenas dois terços das civilizações citadas pelo autor.

c) o poder no Conselho de Segurança está desequilibrado, porque seus membros pertencem apenas à civilização Ocidental.

d) existe uma concentração de poder, já que apenas um continente está representado no Conselho de Segurança.

e) o poder está diluído entre as civilizações, de forma que apenas a África não possui representante no Conselho de Segurança.

52. (ESPM) Leia o texto:

... a existência de país supõe um território. Mas a existência de uma nação nem sempre é acompanhada da posse de um território e nem sempre supõe a existência de um Estado.

Pode-se falar, portanto, de territorialidade sem Estado, mas é praticamente impossível nos referirmos a um Estado sem território.

(Milton Santos, O Brasil, 2000)

Das palavras de Milton Santos, podemos deduzir:

a) Nação, Estado e território são categorias excludentes.

b) Não existe nação sem Estado.

c) A categoria território é imprescindível à existência de um Estado.

d) As fronteiras delimitam os territórios, mas não os Estados.

e) Um Estado é sempre composto por uma única nação.

Page 15: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 15/23 Data: 13/03/2015

53. (UMTM) Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, afirmou em 1947:

“Um dos modos de vida se baseia na vontade da maioria e distingue-se pelas instituições livres, pelo governo representativo (...). O segundo modo de vida baseia-se na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria. (...). Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por minorias armadas ou por pressões vindas de fora.” (Harold Syrett, Documentos históricos dos Estados Unidos)

O “segundo modo de vida” a que o presidente norte-americano se refere é o

a) comunista. d) capitalista.

b) neoliberal. e) anarquista.

c) fundamentalista.

54. (UFF) ESTADOS DOS BÁLCÃS EM 1949 E EM 2008

DURAND, M.F. et alii. Atlas da mundialização. São Paulo:Saraiva, p.75.

Dois fatores fundamentais responsáveis pelas mudanças territoriais, registradas nos mapas, encontram-se em:

a) emergência de nacionalismos e fortalecimento de diferenças culturais

b) controle externo de arsenais nucleares e diversidade étnico-linguística

c) perseguições religiosas e interesses do capital especulativo

d) radicalismos político-ideológicos e desagregação da União Europeia

e) controle da produção de gás e reação à presença militar estrangeira

55. (UEA) Na década de 1970, a União Soviética começou a apresentar baixo dinamismo econômico e defasagem tecnológica em relação aos países capitalistas. Neste cenário, em 1985, Mikhail Gorbatchev iniciou reformas com o intuito de recolocar o país no mesmo patamar dos concorrentes ocidentais, com medidas que promoveram

a) a criação da Comunidade dos Estados Independentes e a promoção da democracia.

b) a implantação da ditadura do proletariado e a condenação dos líderes da resistência.

c) a reestruturação da economia soviética e a abertura política da nação.

d) a estatização dos meios de produção e a elaboração de planos quinquenais.

e) a implantação do autoritarismo militar e o fechamento do Parlamento.

56. (UFSM)

Fonte: Disponível em: <www.infoescola.com/sem-categoria/queda-do-muro-de-berlim>. Acesso em: 16 ago. 2013.

Em 9 de novembro é derrubado o Muro de Berlim. O governo [da Alemanha Oriental] não tinha condições de mantê-lo, a menos que partisse para uma repressão sangrenta. [...] Em apenas 3 dias, pelo menos 2milhões de alemães-orientais passaram para Berlim Ocidental. [...]Já no lado ocidental, os alemães-orientais formavam filas enormes diante das discotecas e de lojas pornôs [...]. Embora não tivessem dinheiro suficiente para comprar, as pessoas olhavam tudo como se fosse um grande parque de diversões.

Fonte: ARBEX JR., José. Revolução em 3 tempos: URSS, Alemanha, China. SP: Moderna, 1993. p. 54-56.

A partir do texto, pode-se afirmar que a queda do Muro de Berlim, em 1989, indica

a) a falência do modelo socialista soviético em atender às demandas da população quanto à liberdade individual e ao consumo de bens e serviços.

b) as grandes realizações do modelo socialista na saúde e educação, capazes de manter as massas distantes dos apelos do mundo do consumo de bens privados, próprios da economia capitalista.

c) o resultado do cerco militar das potências capitalistas e, consequentemente, o esgotamento do sistema socialista de atender às demandas das populações dos países do Leste Europeu.

d) o vigor do modelo socialista adotado pela Alemanha Oriental, o qual repetia o padrão soviético, porém era mais brando quanto à livre organização da sociedade e à liberdade de imprensa.

e) a crise do capitalismo dos países da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, com o esgotamento do Estado do Bem-Estar Social e a retração da sociedade de consumo.

Page 16: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 16/23 Data: 13/03/2015

57. (UNESP) Coreia do Norte anuncia “estado de guerra” com a Coreia do Sul

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira [29.03.2013] o "estado de guerra" com a Coreia do Sul e que negociará qualquer questão entre os dois países sob esta base. "A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra", declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo norte-coreano.

(http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

A tensão observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está associada a

a) divergências políticas e comerciais, sendo que sua origem se deu após a emergência Nova Ordem Mundial.

b) divergências comerciais e econômicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.

c) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem se deu após a emergência da Nova Ordem Mundial.

d) divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.

e) um incidente diplomático ocasional, que não corresponde à grande tradição pacifista existente entre as Coreias.

58. (FUVEST) O que acontece quando a gente se vê duplicado na televisão? (...) Aprendemos não só durante os anos de formação mas também na prática a lidar com nós mesmos com esse “eu” duplo. E, mais tarde, (...) em 1974, ainda detido para averiguação na penitenciária de Colônia-Ossendorf, quando me foi atendida, sem problemas, a solicitação de um aparelho de televisão na cela, apenas durante o período da Copa do Mundo, os acontecimentos na tela me dividiram em vários sentidos. Não quando os poloneses jogaram uma partida fantástica sob uma chuva torrencial, não quando a partida contra a Austrália foi vitoriosa e houve um empate contra o Chile, aconteceu quando a Alemanha jogou contra a Alemanha. Torcer para quem? Eu ou eu torci para quem? Para que lado vibrar? Qual Alemanha venceu? (Gunter Grass. Meu século. Rio de Janeiro: Record, 2000, p.

237. Adaptado.)

O trecho acima, extraído de uma obra literária, alude a um acontecimento diretamente relacionado

a) à política nazista de fomento aos esportes considerados “arianos” na Alemanha.

b) ao aumento da criminalidade na Alemanha, com o fim da Segunda Guerra Mundial.

c) à Guerra Fria e à divisão política da Alemanha em duas partes, a “ocidental” e a “oriental”.

d) ao recente aumento da população de imigrantes na Alemanha e reforço de sentimentos xenófobos.

e) ao caráter despolitizado dos esportes em um contexto de capitalismo globalizado.

59. (FGV-SP) A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:

a) Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

b) Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria as bases da globalização.

c) Ao processo de descolonização nos continentes africano e asiático.

d) Ao contexto de polarização político-militar entre os países capitalistas e socialistas.

e) Ao contexto de endividamento dos países europeus com as instituições financeiras internacionais.

60. (UFSC)

Imagem disponível em:

<http://clubedamafalda.blogspot.com/2006_01_01_archive.html> Acesso em: 25 set. 2010.

Sobre o contexto da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que:

a) na década de 1950, o Vietnã dividiu-se em duas porções: norte e sul. Coube aos Estados Unidos, na década de 1960, a reunificação do Vietnã.

b) a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), comandada pela União Soviética, um dos blocos militares surgidos no contexto da Guerra Fria, defendia militarmente os países socialistas.

c) a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980.

d) a definição para a expressão Guerra Fria é atribuída a um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico na Coreia, na China, em Cuba e no Vietnã, pois não houve conflito bélico entre as partes envolvidas.

e) na década de 1970, os Estados Unidos retiraram suas tropas militares de Seul, capital da Coreia do Sul, o que levou ao término da Guerra Fria e à reunificação do país sob o regime comunista.

Page 17: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 17/23 Data: 13/03/2015

HISTÓRIA – Prof. Hélcio Mesquita

61. Observe o cartum abaixo.

“É um posto de observação. Lá em cima vai ficar o INRI, o observador.”

(“Primeira Missa” de Sampaio. In: Humores nunca dantes navegados: o descobrimento segundo os cartunistas do sul do Brasil. Porto Alegre: SEC-RS, 2000).

Considerando a situação histórica e os significados expressos no cartum apresentado, analise as seguintes afirmações.

I. O cartum retrata o momento inicial da conquista portuguesa, demonstrando aspectos do “choque cultural” ocorrido entre os conquistadores e os indígenas.

II. A dominação portuguesa do Brasil não se deu unicamente com base na exploração dos recursos naturais e do trabalho indígena, mas também apresentou aspectos nitidamente ideológicos, como a imposição da religião católica aos autóctones.

III. O cartum apresenta o momento inicial do contato interétnico como sendo de tensão e conflito armado e econômico, visto que os nativos reagiram às tentativas de vigilância impostas pelos conquistadores.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. d) Apenas II e III.

b) Apenas I e II. e) I, II e III.

c) Apenas I e III.

62. Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:

a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.

b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.

c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.

d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.

e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.

63.

DOMINGUES, J. & FIUSA. História – O Brasil em foco. São Paulo: FTD, 1996. p. 36.

A charge trata de aspectos históricos importantes:

a) as diferentes nações europeias negociavam seus conflitos diplomaticamente.

b) os habitantes da América percebiam a civilização europeia como um modelo de relação entre os povos.

c) a civilização europeia propunha negociações que envolviam guerras entre os adeptos de uma religião e os ateus.

d) os habitantes da América aguardavam que os colonizadores resolvessem suas contendas.

e) a civilização vivida pelos europeus significava disputa entre as nações.

64. Podem ser apontados como traços característicos da Renascença:

a) a exaltação dos valores culturais medievais e o humanismo.

b) a sua associação com o mecenato e o pensamento preponderantemente teocêntrico.

c) o antropocentrismo e a preocupação com os valores individuais.

d) o acatamento da autoridade do pensamento escolástico e o naturalismo.

e) o racionalismo e a sua associação com os valores da aristocracia rural.

65. No século XIV, na Europa Ocidental, uma crise generalizada em meio às transformações que já estavam ocorrendo abalou o sistema feudal. Esse contexto alterou a forma de pensar especialmente da burguesia, refletindo na literatura, nas artes e na ciência, caracterizando, entre os séculos XV e XVI, o movimento cultural denominado Renascimento. Caracteriza esse movimento a:

a) retomada dos valores humanistas da Antiguidade Clássica que privilegiava o homem, por exemplo, os deuses, construídos por ele à sua imagem, tinham forma, personalidade e sentimentos humanos e não eram vistos como seres perfeitos.

b) crítica à visão antropocêntrica de mundo imposta pelos reis que, ao unificarem seus reinos formando os Estados modernos, passaram também a impor uma visão de mundo que os colocava como divinos e passíveis de serem adorados.

Page 18: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 18/23 Data: 13/03/2015

c) abrangência de uma nova mentalidade que passou a integrar todas as camadas sociais em contraposição ao sistema feudal que, até seu apogeu, dividia a sociedade em estamentos isolados uns dos outros em todos os sentidos.

d) transição do antropocentrismo para o teocentrismo, demonstrada em obras de arte, a exemplo de pinturas, que passaram a ter como tema o homem no seu cotidiano.

e) origem rural, com financiamento pelos senhores feudais que percebiam no Renascimento uma estratégia de enfrentamento para deter a burguesia que, naquele momento histórico, aliada aos reis, pretendia tirar-lhes o poder político.

66. A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do novo mundo. Com respeito a esta “visão do paraíso” dos trópicos, é correto afirmar que:

a) os europeus esperavam encontrar monstros e outras entidades mitológicas, o que se confirmou na presença de animais pré-históricos e seres humanos estranhos.

b) os temores com relação ao inesperado levavam muitas vezes os europeus a demonstrar uma violência desumana contra os nativos do chamado Novo Mundo.

c) as descrições dos novos territórios, com suas florestas exuberantes e seus pássaros exóticos, vinham confirmar as expectativas de descoberta do paraíso na Terra.

d) o encontro com seres de uma nova cultura, em um ambiente natural diferente, criou um clima propício ao entendimento mútuo e ao respeito pela vida humana, como era pregado pelos religiosos europeus.

e) os europeus esperavam encontrar o abismo, o que se confirmou quando muitos viajantes se depararam com tal fenômeno entre a Europa e o Novo Mundo.

67. A economia colonial teve início seguindo o modelo usado na ilha da Madeira: cultivo de cana-de-açúcar, construção de engenhos e uso de mão-de-obra escrava. Começava, assim, a rendosa empresa de caça ao indígena e com ela o tráfico de ‘negros da terra”– termo utilizado para diferenciá-los dos negros africanos, então chamados de ‘negros da Guiné’, que, aliás, começaram a chegar em profusão a partir de 1550 –, a fim de abastecer os núcleos de colonização. (Priore, Mary Del e Venâncio, Renato Pinto. O livro de ouro

da história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p 34.)

De acordo com o texto acima,assinale a alternativa correta:

a) O trabalhador indígena não se adaptou ao trabalho nos engenhos de cana-de-açúcar.

b) A experiência portuguesa na África foi fundamental para a instalação dos engenhos no Brasil.

c) No primeiro século da colonização, o sistema de feitorias predominou em toda a costa litorânea brasileira.

d) As diferentes nações indígenas ficaram mais sujeitas à ação de catequese dos jesuítas do que as africanas.

e) No primeiro século da colonização, o sistema de feitorias predominou em todo o interior brasileiro.

68. No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:

a) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador.

b) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros.

c) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade.

d) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e os mais leves aos índios.

e) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil. Os portugueses, como todos os europeus na época, praticavam o mercantilismo, isto é, a busca de lucros na exportação colonial e comercial.

69. As relações escravistas de produção marcaram o período colonial brasileiro. Sobre a utilização do trabalho escravo, podemos afirmar que:

a) o trabalho negro era de baixa produtividade, mas a forte procriação remunerava os investimentos realizados na compra de escravos.

b) a organização tribal dos negros africanos evitava o seu aprisionamento, constituindo-se em empecilho para as trocas comerciais.

c) articulava-se numa estrutura comercial em que a aquisição de escravos permitia o barateamento da produção de produtos tropicais.

d) o trabalho escravo era economicamente menos rentável que o trabalho indígena, que possibilitava a existência de mercado interno na colônia.

e) os senhores de engenho brasileiros e a burguesia comercial intermediária favoreceram a acomodação inter-racial existente no Brasil Colônia, possibilitando a organização dos negros.

70. Durante a União Ibérica, Portugal foi envolvido em sérios conflitos com outras nações europeias. Tais fatos trouxeram como consequências para o Brasil Colônia:

a) as invasões holandesas no Nordeste e o declínio da economia açucareira após a expulsão dos invasores.

b) o fortalecimento político e militar de Portugal e colônias, devido ao apoio espanhol.

c) a redução do território colonial e o fracasso da expansão bandeirante para além de Tordesilhas.

d) a total transformação das estruturas administrativas e a extinção das Câmaras Municipais.

e) o crescimento do mercado exportador em virtude da paz internacional e das alianças entre Espanha, Holanda e Inglaterra.

Page 19: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 19/23 Data: 13/03/2015

71. Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam:

a) que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao período medieval.

b) que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade.

c) que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos.

d) que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.

e) que o alto nível das artes e das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período medieval.

72. Acerca do Renascimento:

I. As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo.

II. O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque.

III. A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época.

IV. A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalismo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte.

V. A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos.

É correto apenas o afirmado em:

a) I, II, III.

b) I, II, IV.

c) I, II, V.

d) I, III, V.

e) II, IV, V.

73. A arte renascentista, de uma forma geral, se caracterizou pela

a) representação abstrata do mundo.

b) estreita relação entre arte-romantismo-melancolia.

c) representação cubista da ideia de Deus.

d) aproximação entre arte-pesquisa-inovações técnicas.

e) valorização estética dos afrescos da antiguidade egípcia.

74. "[...] Nas grandes fazendas de café, [...] a maior parte dos escravos se ocupava do serviço de roça. Esse era o trabalho de José, embora tivesse, depois da sua chegada, aprendido alguma coisa de carpintaria. [...] Não demorou muito José percebeu que os ritmos do trabalho não tinham somente os sons do chicote e da gritaria imposta pelos feitores. Aprendeu e logo se animava com os vissungos, cantigas africanas. Sob formas de versos cifrados, repetidos refrãos e com significados simbólicos, também serviam como senhas, por meio das quais resenhavam suas vidas e expectativas e mesmo avisavam uns aos outros sobre a aproximação de um feitor. O ’ngoma’ – como diziam – podia estar perto. A despeito da violência e péssimas condições, tentar definir alguns sons e ritmos do trabalho era uma face fundamental da organização de suas próprias vidas escravas." (GOMES, Flávio. O cotidiano de um escravo. Folha de S. Paulo. São Paulo, 24 ago. 2003. Caderno Mais!, p. 9.).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a escravidão no Brasil, assinale a alternativa que interpreta de maneira adequada as estratégias presentes no cotidiano dos escravos:

a) Entre os escravos, formas de comunicação e sociabilidade alternativas foram eliminadas pelo uso constante da violência e da vigilância dos senhores.

b) O escravo africano redefinia sua identidade social reagindo contra a alienação imposta pela cultura do trabalho baseada na escravidão.

c) Ao utilizar cantigas africanas para amenizar o trabalho árduo, os escravos criaram estratégias simbólicas dissociadas da resistência, já que esta última se reduzia à formação dos quilombos.

d) A condição do escravo como simples instrumento de trabalho para lavrar a terra impossibilitou a negociação de relações sociais diferenciadas, como, por exemplo, o aprendizado de outros ofícios.

e) A comunicação por meio de sinais durante o trabalho limitava-se a evitar os castigos corporais, sendo irrelevante para a constituição de uma identidade social entre os escravos.

75. Um dos temas constantes na História do Brasil refere-se à escravidão. Muitas explicações são atribuídas ao fato de que a escravidão indígena foi sendo substituída pela africana. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

a) A principal razão pela qual a escravidão indígena foi sendo substituída pela africana deve-se ao fato de que o indígena era preguiçoso, preferia pescar e caçar a trabalhar forçado na agricultura.

b) O africano era uma raça mais adaptada ao trabalho agrícola, principalmente ao trabalho físico pesado. Na África, já estava habituado a esse tipo de atividade e, por essa razão, ele se adaptou melhor que os indígenas.

c) Os indígenas se rebelavam com mais frequência contra o trabalho escravo que lhes era imposto, porque sua religião tinha como um dos mandamentos fundamentais o exercício da liberdade.

d) A morte dos povos indígenas - em razão dos ataques dos brancos e do contágio de doenças - além da proteção da Igreja, que condenava a escravidão desses povos gerou a busca pela alternativa do trabalho escravo africano.

e) É completamente equivocada a afirmação de que o africano se adaptou melhor à escravidão do que o indígena; qualquer povo livre sempre reagirá a qualquer tentativa de transformá-lo em escravo.

Page 20: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 20/23 Data: 13/03/2015

FILOSOFIA – Profª. Kelly Vaz

76. Leia o texto e responda à pergunta a seguir.

"Muitas têm sido as explicações das causas históricas para a origem da filosofia na Jônia. Alguns consideram que as navegações e as transformações técnicas tiveram o poder de desencantar o mundo e forçar o surgimento de explicações racionais sobre a realidade. Outros enfatizam a invenção do calendário (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ação de troca) e da escrita alfabética (transcrição abstrata da palavra e do pensamento), que teriam propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstração dos gregos, abrindo caminho para a filosofia. Sem dúvida, esses fatores foram importantes e não podem ser desconsiderados e minimizados, mas não foram os principais" (CHAUÍ, M.

Introdução à história da filosofia - dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994 - p. 35).

A principal determinação histórica para o nascimento da filosofia é:

a) política: o nascimento, simultâneo a ela, da Cidade-Estado, isto é, da polis, pois, com esta, desaparece a figura que foi a do antecessor do filósofo, o Mestre da Verdade (o poeta, o adivinho e o rei-da-justiça).

b) ética: na Grécia arcaica a palavra verdadeira ou alétheia nasce simultaneamente à filosofia, pois é esta palavra eficaz que dá origem ao logos em oposição à dóxa.

c) mitológica: o nascimento, simultâneo a ela, do oráculo de Delfos, marcando, de forma decisiva, a vinculação entre a filosofia e mitologia.

d) épica: o nascimento, simultâneo a ela, de uma nova classe de homens, aqueles que têm direito à palavra, os guerreiros; no entanto, não se trata mais daquela palavra religiosa, solitária e unilateral, própria dos iniciados, mas sim da palavra compartilhada, dita em público, de maneira leiga e humana.

e) teórica: a filosofia nasce da contemplação desinteressada, ela é simultânea ao nascimento da ontologia ou metafísica, isto é, à pretensão do logos em atingir o universal (o Ser).

77. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da Filosofia, mesmo que o cientista não seja filósofo.

( ) Admiração e espanto são atitudes filosóficas que significam: tomamos distância do nosso mundo costumeiro e, mediante nosso pensamento, como se estivéssemos acabando de nascer para o mundo e para nós mesmos, perguntamos o que é, por que é, e como é o mundo.

( ) A Filosofia pode ser considerada Ciência, é assim desde a antiguidade clássica; ambas trabalham com enunciados rigorosos, buscam encadeamento lógico entre os enunciados, operam com conceitos obtidos por procedimentos de demonstração e prova. Por isso, a Filosofia, assim como as Ciências, exige a fundamentação racional e sistemática do que é enunciado e pensado.

( ) A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de questões: O que é pensar, falar e agir? E elas pressupõem a seguinte pergunta: nossas crenças cotidianas são ou não são um saber verdadeiro, um conhecimento?

( ) A atitude científica depende de nossos saberes cotidianos, por isso, ela não se distingue da atitude costumeira ou do senso comum. Não podemos negar ao menos duas características pressupostas a ambas as atitudes: objetividade - isto é, procuram as estruturas necessárias das coisas investigadas - e generalização - tendem a reunir numa ideia coisas e fatos julgados semelhantes, procurando estabelecer relações de causa e efeito.

a) V - V - F - V - F.

b) F - V - V - V - V.

c) F - V - F - F - F.

d) V - F - V - V - V.

e) V - F - F - V - V.

78. Muito já se disse acerca das relações entre mito e filosofia. Há aqueles, como o inglês Francis Macdonald Cornford, que, ainda que tenham suas diferenças, há vínculos do mito na filosofia. Porém, ao contrário desta teoria da continuidade, estudiosos do assunto, como Jean-Pierre Vernant, defendem a ruptura entre mito e filosofia.

Considerada esta última hipótese, pode-se afirmar que a ruptura entre mito e filosofia se dá porque:

a) o mito tem caráter cosmológico, enquanto a filosofia explica o universo a partir de bases racionais.

b) a inteligibilidade do mito é dada, enquanto a filosofia busca a definição rigorosa de conceitos.

c) o mito possui uma relação crítica com seu conteúdo, enquanto a filosofia jamais é crítica de si mesma.

d) o mito é narrativo, enquanto que a filosofia é descritiva.

79. Sobre as origem da Filosofia, é correto afirmar:

a) Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.

b) Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.

c) Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.

d) Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.

e) Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.

Page 21: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 21/23 Data: 13/03/2015

80. "O principio primordial deveria ser algo que transcendesse os limites do observável, ou seja, não se situaria em uma realidade ao alcance dos sentidos, como a água, seria, portanto, o indeterminado...".

HÂTELET, História da filosofia.

"a filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matiz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisália, está contido o pensamento: "Tudo é um"."

NIETZSCHE, A filosofia na época trágica dos gregos.

"Como nossa alma, que é o ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o cosmo sopro e ar o mantém".

Pré-socráticos.

No vasto mundo grego, a filosofia teve como berço a cidade de Mileto. Caracterizada por múltiplas influencias culturais e por um rico comércio, Mileto abrigou os três primeiros pensadores da história ocidental, que tentaram descobrir, com base na razão e não na mitologia, o principio substancial.

Sendo assim, a partir dos conhecimentos sobre a filosofia Pré-socrática, os trechos acima se referem respectivamente aos filósofos:

a) Anaxímenes, Tales e Anaximandro.

b) Anaxímenes, Anaximandro e Tales.

c) Anaximandro, Tales e Parmênides.

d) Anaxímenes, Tales e Parmênides.

e) Anaximandro, Tales e Anaxímenes.

81. O mito é a forma mais remota de crença, narrativas sobre a origem do mundo, dos homens e das coisas da natureza. Sobre o mito, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Procura explicar de forma abstrata, uma realidade "misteriosa" para o homem.

b) O mito está impregnado do desejo humano de afugentar a insegurança, os temores e a angustia diante do desconhecido.

c) O mito formava para os gregos um sistema fácil, onde os fenômenos naturais ocorrem de forma objetiva.

d) Explica a realidade, como também acomoda e tranquiliza o ser humano em seu mundo assustador.

e) O mito grego "As moiras", eram as divindades irmãs que regulavam a duração da vida dos seres humanos desde o nascimento até a morte.

82. As indagações fundamentais da atitude filosófica e da reflexão filosófica não se realizam ao acaso. A filosofia não é feita de "achismos" nem é pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático. Sabendo disso, é correto afirmar que o conhecimento filosófico é um trabalho intelectual onde:

a) As respostas estejam relacionadas entre si e esclareçam umas às outras

b) Contenta-se exclusivamente em obter respostas para as questões que se apresentam

c) As respostas formem conjuntos coerentes de ideias

d) As respostas sejam provadas e demonstradas racionalmente

e) As respostas formem conjuntos coerentes de significações

SOCIOLOGIA – Prof. João Carlos

83. Leia o trecho da música Rap da Felicidade, de MC Cidinho e MC Doca, descrita abaixo:

Eu só quero é ser feliz,

Andar tranquilamente na favela onde eu nasci.

E poder me orgulhar,

E ter a consciência que o pobre tem seu lugar.

Minha cara autoridade, eu já não sei o que fazer,

Com tanta violência eu sinto medo de viver.

Pois moro na favela e sou muito desrespeitado,

A tristeza e a alegria aqui caminham lado a lado.

Eu faço uma oração para uma santa protetora,

Mas sou interrompido a tiros de metralhadora.

Enquanto os ricos moram numa casa grande e bela,

O pobre é humilhado, esculachado na favela.

Já não aguento mais essa onda de violência,

Só peço à autoridade um pouco mais de competência.

A letra termina com a frase “só peço à autoridade um pouco mais de competência”. Sabe-se que muitas vezes as forças policiais agem de forma violenta em locais de periferia, como as favelas. Tendo em vista a noção weberiana de Estado, assinale a alternativa que expressa o aspecto que o Estado não está assumindo nesse tipo de atuação.

a) A de superestrutura da sociedade.

b) A de monopólio do uso legítimo da força.

c) A de garantia da liberdade e bem-estar da população.

d) A de responsável pelos direitos da burguesia.

e) A de responsável pela coesão moral da sociedade.

Page 22: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 22/23 Data: 13/03/2015

84. Art. 76. Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte. (BRASIL. Decreto Lei nº 5.452

de 01 de Maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452compilado.htm> Acesso em 15 mar. 2013.)

O salário mínimo é o mínimo valor mensal que deveria ser pago a um trabalhador. Do ponto de vista histórico-social, a criação do salário mínimo está relacionada à instituição de qual desses modelos de Estado?

a) Estado liberal.

b) Estado autoritário.

c) Estado de exceção.

d) Estado de Bem-Estar Social.

e) Estado de desenvolvimento humano.

85. Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado).

A viatura foi chegando devagar

E de repente, de repente resolveu me parar

Um dos caras saiu de lá de dentro

Já dizendo, aí compadre, você perdeu

Se eu tiver que procurar você tá fodido

Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...].

O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999.

A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado

a) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.

b) é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente.

c) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem.

d) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.

e) acontece na medida de negociação entre poder bélico estatal e poder bélico civil.

86. Os impostos são quantia em dinheiro para o Estado pagos por pessoas físicas e jurídicas. É um tributo usado para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação. Mas há um descompasso entre arrecadação e qualidade dos serviços públicos, pois o custo Brasil é alto, bem observado no texto abaixo. A carga tributária bruta brasileira em 2010 subiu para 33,56% do PIB (Produto Interno Bruto), informou há pouco a Receita Federal. No ano retrasado, o percentual havia sido de 33,14%. Em valores, isso representa R$ 3,6 trilhões ao longo do ano passado. O aumento decorreu do crescimento de 7,5% do PIB e de 8,9% da arrecadação tributária nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Em 2010, a arrecadação tributária bruta totalizou R$ 1,2 trilhão.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso: 23 set. 2011.

A partir dessas informações, é correto afirmar que o Estado é um(a)

a) instituição política, com poder institucionalizado e, por extensão, agente de controle social, com poder de regular as relações entre todos os membros da sociedade.

b) instituição sociopolítica que regula as relações humanas com finalidade de padronizar comportamento conforme preceitos ideológicos definidos eticamente.

c) organização político-econômica que regula o processo de socialização primária e a reprodução dos saberes informais inerentes a uma cultura.

d) empreendimento político, por excelência, reprodutor do sistema que legitima relações de dominação e subordinação ao capital internacional.

e) instituição sociopolítica que prescreve códigos éticos destinados à orientação da conduta dos indivíduos em prol de um mundo ideal.

87. O Estado tem sido definido como um conjunto de instituições políticas, jurídicas e administrativas com jurisdição sobre a população de um país. Hegel sugeria que o estado seria uma criação racional, representando a “coletividade social”.

Essa concepção foi rejeitada por Marx e Engels, que concebiam o Estado como:

a) Como curador da sociedade, ou seja, aquele que zela pelos interesses de outra pessoa ou instituição.

b) Um instrumento que molda a sociedade; ele existe antes da sociedade, ou seja, ele é não histórico, transcende a sociedade.

c) Um instrumento capaz de manter a ordem natural da sociedade, colaborando para o bem comum de diferentes classes sociais.

d) Um instrumento essencial de dominação popular, estando acima dos conflitos de classe, com interesses legítimos de dominação comum.

e) Um instrumento que serve aos interesses da classe dominante em qualquer sociedade. Não é o Estado que molda a sociedade, mas a sociedade que molda o Estado pelo modo de produção.

Page 23: 1º Simulado - ENEM I 1ª Etapa - cnsg-pi.com.br · Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, ... sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

Enem I – 1ª Etapa Pág. 23/23 Data: 13/03/2015

88. Quando estudamos o Estado, verificamos que temos diferentes conceitos, como o citado abaixo:

Indica, nas teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, a condição dos homens antes de estipular um tipo qualquer de contrato social, na qual os indivíduos viviam isolados uns dos outros, sem organização formal do estado.

Esse conceito está relacionado a que tipo de Estado?

a) Estado Civil.

b) Estado Político.

c) Estado de Origem.

d) Estado de Natureza.

e) Estado de Liberdade.

89. Leia o texto a seguir:

Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...]. As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam – ou tendem a formar – um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...]

Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação.

(ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.) Cultura global: nacionalização, globalização e

modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 238.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.

b) A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.

c) Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.

d) Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.

e) Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.

90. Analise a figura a seguir.

A figura ilustra, por meio da ironia, parte da crítica que a perspectiva sociológica baseada nas reflexões teóricas de Karl Marx (1818-1883) faz ao caráter ideológico de certas noções de Estado. Sobre a relação entre Estado e sociedade segundo Karl Marx, é correto afirmar:

a) A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.

b) O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.

c) O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.

d) O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.

e) Os regimes totalitários são condição essencial para que o Estado represente, igualmente, os interesses das diversas classes sociais.