1º Va Grupo 02

15
Jesus Cristo Rei” Jesus Cristo Rei” A Evolução Territorial do Brasil: Século XIX à XXI Cachoeiro de Itapemirim, ES - 10 de Junho de 2009.

Transcript of 1º Va Grupo 02

Page 1: 1º Va   Grupo 02

““Jesus Cristo Rei”Jesus Cristo Rei”

A Evolução Territorial do Brasil: Século XIX à XXI

Cachoeiro de Itapemirim, ES - 10 de Junho de 2009.

Page 2: 1º Va   Grupo 02

Território brasileiro - séc. XIX Território brasileiro - séc. XIX No começo do século XIX, ouve um

aumento no território brasileiro, e deu-se início a independência. Com esse aumento, a área do território já estava quase do tamanho atual.  No século XIX a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi à produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, essa atividade contribuiu para o surgimento de várias cidades.

Page 3: 1º Va   Grupo 02

Território brasileiro no séc. XIX Território brasileiro no séc. XIX

Page 4: 1º Va   Grupo 02

Território brasileiro - séc. XXTerritório brasileiro - séc. XX

A partir das primeiras décadas do século XX, observam-se no Brasil mudanças de ideologia geográfica. O papel catalisador que a idéia de civilização cumpriu para a antiga mentalidade será agora ocupado pelo conceito de modernização. O Estado Novo, liderado por Vargas, traz em seus traços autoritários a caracterização da máxima:

Page 5: 1º Va   Grupo 02

“tutela do povo em nome da integridade do território”. Com o processo de redemocratização do Brasil nas últimas décadas do século XX, o qual ocorre no contexto da desaceleração do processo de globalização, torna-se patente o desafio.

Page 6: 1º Va   Grupo 02

Brasil do séc. XXBrasil do séc. XX

Page 7: 1º Va   Grupo 02

Território brasileiro - séc. XXI Território brasileiro - séc. XXI

O território do Brasil no séc. XXI ocupa uma área de 8 514 876 Km². Devido à extensão territorial o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul, o país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

Page 8: 1º Va   Grupo 02

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, pois os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

Page 9: 1º Va   Grupo 02

Localização GeográficaLocalização Geográfica

País de dimensão continental ocupa 47% do território da América do Sul ;

5° país mais extenso do mundo;

Suas terras localizam-se nos hemisfério norte (7%) , Sul (93%) e oeste (100%).

Page 10: 1º Va   Grupo 02
Page 11: 1º Va   Grupo 02

FronteirasFronteiras

Possui 23.086 km de fronteiras (15.719 km de fronteiras terrestres e 7.367 km de fronteiras marítima);

Dos países da América do Sul, não possui fronteira apenas com o Chile e Equador.

Page 12: 1º Va   Grupo 02
Page 13: 1º Va   Grupo 02

A diferença básica que há entre o território brasileiro no século XXI e o Brasil do XX, quando foram estabelecidas as atuais regiões do IBGE (em 1970) é a densidade e a qualidade das redes técnicas. Atualmente, o país tem uma densidade de redes materiais como rodovias, ferrovias, hidrovias, sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gasodutos etc. em quantidades muito superiores às do passado – e que estão em acelerado crescimento.

Page 14: 1º Va   Grupo 02

Isso a despeito da precariedade encontrada, se essas redes forem comparadas a padrões de outros países. Além disso, hoje há algo inédito em relação a 1970: as redes imateriais, isto é, aquelas formadas pelos sistemas orbitais (satélites) e cabos de fibra óptica, por onde flui uma quantidade expressiva de informações (que podem ser dinheiro, ordens, comunicações pessoais e empresariais etc.).

Page 15: 1º Va   Grupo 02

Componentes:

- Raphael Lucas- Jeanne Paradella- Sanna Polêto- Felipe Das Neves- Bruna Moreira- Laís Louzada- Rogério Pin