1psicologia Ciencia Ou Senso Comum

2
RESENHA CRÍTICA Psicologia: ciência ou bom senso? Do livro Psicologia aplicada a administração. Nome:__Sheila_Tomaz__Curso: Adm4°periodo noturno_ Data:_14/09/2011_ Disciplina: _psicologia O desenvolvimento humano desde os primórdios nos força a criar respostas e soluções para situações que vivemos ou presenciamos dia a dia. Nós respondemos a isto observando, comparando, diagnosticando e tirando nossas conclusões. Esta odisséia de cobrança de explicações do comportamento humano desencadeou situações onde se formou o senso comum; mas a saciedade por exatidão nas respostas não foram concretizadas havendo necessidade de permitir vir a torna embasamentos científicos eficazes para dar respaldo aos questionamentos. Desmembrando da filosofia a psicologia surgiu para este fim. Criou-se a ciência da mente integrada a ciência social por ter em seus objetivos a observação e compreensão do que é “ ser humano”. Entre várias ferramentas, técnicas que a psicologia utiliza também foram desenvolvidas várias teorias científicas como: Inatismo, empirismo, interacionalista, etc. Não podemos deixar de ressaltar que as teorias diferem em graus de objetividade e valor cientifico sendo identificados por meio de critérios, reformulações, atualizações; a ciência explicita em seu teor de aprendizado e crescimento contínuo dosado pela ética, o direito a privacidade a integridade física e moral. Observamos hoje a utilização da psicologia aplicada nas ciências sociais com sua forte influência na engrenagem social o uso indiscriminado da manipulação humana visando lucros e não o bem estar do ser humano. Existem mídias sofisticadas que induzem consciente e inconscientemente á compras, gerando clientes compulsivos de todas as idades e classe sociais,

Transcript of 1psicologia Ciencia Ou Senso Comum

Page 1: 1psicologia Ciencia Ou Senso Comum

RESENHA CRÍTICA

Psicologia: ciência ou bom senso?

Do livro Psicologia aplicada a administração.

Nome:__Sheila_Tomaz__Curso: Adm4°periodo noturno_ Data:_14/09/2011_ Disciplina: _psicologia

O desenvolvimento humano desde os primórdios nos força a criar respostas e soluções para situações que vivemos ou presenciamos dia a dia. Nós respondemos a isto observando, comparando, diagnosticando e tirando nossas conclusões. Esta odisséia de cobrança de explicações do comportamento humano desencadeou situações onde se formou o senso comum; mas a saciedade por exatidão nas respostas não foram concretizadas havendo necessidade de permitir vir a torna embasamentos científicos eficazes para dar respaldo aos questionamentos. Desmembrando da filosofia a psicologia surgiu para este fim.

Criou-se a ciência da mente integrada a ciência social por ter em seus objetivos a observação e compreensão do que é “ ser humano”. Entre várias ferramentas, técnicas que a psicologia utiliza também foram desenvolvidas várias teorias científicas como: Inatismo, empirismo, interacionalista, etc. Não podemos deixar de ressaltar que as teorias diferem em graus de objetividade e valor cientifico sendo identificados por meio de critérios, reformulações, atualizações; a ciência explicita em seu teor de aprendizado e crescimento contínuo dosado pela ética, o direito a privacidade a integridade física e moral.

Observamos hoje a utilização da psicologia aplicada nas ciências sociais com sua forte influência na engrenagem social o uso indiscriminado da manipulação humana visando lucros e não o bem estar do ser humano. Existem mídias sofisticadas que induzem consciente e inconscientemente á compras, gerando clientes compulsivos de todas as idades e classe sociais, condicionamentos para proatividade, no trabalho (pois são “exigidos” funcionários proativos nas empresa), gerando workaholics, etc; engordando um filão que alimenta o comercio, industrias químicas, farmacêuticas, área agricola por meio do marketing, jornalismo, publicidade propaganda (mídias gerais), administração, psicologia,pedagogia (coaching,) etc.

São grupos de interesses interligados que alimentam financeiramente um patamar social altíssimo que sente-se no direito de ditar o sim e o não.

A ética deve ser implantada com mais rigor e a divulgação da real aplicabilidade da psicologia despertando e ensinando o autoconhecimento podem ser o inicio de uma sociedade melhor, mais justa e digna.

Page 2: 1psicologia Ciencia Ou Senso Comum