2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

16
I GINCANA VIRTUAL INSPIR’ART I. DISPOSIÇÃO PRELIMINARES 1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da I GINCANA VIRTUAL : Inspir’art do COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE e foi elaborado pelos professores da unidade escolar, constituindo uma das ações propostas pela Equipe Escolar para o segundo bimestre de 2021, a fim de promover ações para engajar os estudantes e estimular o entretenimento na situação de pandemia do COVID-19 e necessidade de distanciamento social. 1.2 Todos os participantes da gincana estarão sujeitos às condições deste Regulamento. Será dada publicidade do referido documento no site da unidade escolar, além de ser encaminhado nos grupos de whatsapp das turmas da escola para que todos tenham acesso às regras da gincana. 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA 2.1 A gincana será realizada no período de 22/04/2021 a 28/04/2021.A divulgação do resultado será em 30 de Abril. 3. DOS PARTICIPANTES 3.1 A gincana envolverá alunos de todas as séries/anos da unidade escolar do COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, LAGARTO/SE.

Transcript of 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

Page 1: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

I GINCANA VIRTUAL – INSPIR’ART

I. DISPOSIÇÃO PRELIMINARES

1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da I GINCANA VIRTUAL : Inspir’art do COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE e foi elaborado pelos professores da unidade escolar, constituindo uma das ações propostas pela Equipe Escolar para o segundo bimestre de 2021, a fim de promover ações para engajar os estudantes e estimular o entretenimento na situação de pandemia do COVID-19 e necessidade de distanciamento social.

1.2 Todos os participantes da gincana estarão sujeitos às condições deste Regulamento. Será dada publicidade do referido documento no site da unidade escolar, além de ser encaminhado nos grupos de whatsapp das turmas da escola para que todos tenham acesso às regras da gincana.

2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

2.1 A gincana será realizada no período de 22/04/2021 a 28/04/2021.A divulgação do resultado será em 30 de Abril.

3. DOS PARTICIPANTES

3.1 A gincana envolverá alunos de todas as séries/anos da unidade escolar do COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, LAGARTO/SE.

Page 2: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

3.2 A participação na gincana é obrigatória

4. DA FORMAÇÃO DE EQUIPES

4.1 As equipes serão formadas por todos os estudantes, da seguinte forma:

1º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores responsáveis: Alana Souza, Anne Ellen, Marlene, Fernanda, Alana Oliveira.

2º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores responsáveis: Alessandra Ramos, Juliette, Alessandra Araújo,Michele.

3º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores responsáveis: Amanda, Regenildes, Marcela, Ir Renata.

4º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores responsáveis: Denise, Rita, Franciele, Tamires

5º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores responsáveis: Andrea, Aila, Isabelly, Neide.

6º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores

responsáveis: HÉLIA , LUIZ, PIEDADE, EDUARDO

7º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) VESPERTINO (A) – Professores

responsáveis: ADRIELE, IGOR, ALLANO, DENISE

❖ 8º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores responsáveis: FRANCISCO, MARCELA, LUCIANA , ANSELMO❖

9º ano do Ensino Fundamental MATUTINO (A, B) / VESPERTINO (A,B) – Professores responsáveis: MAYARA, SÉRGIO, RUBINALDO, ALISSON

4.2 As competições acontecerão entre as turmas do mesmo segmento

4.3 Cada equipe terá como líderes os professores. Aos professores compete mobilizar a equipe, organizar a execução das atividades em atendimento aos requisitos solicitados e cumprimento de prazos. Serão interlocutores entre a equipe e a comissão organizadora. Farão os envios das tarefas propostas, via DRIVE específico: [email protected] ( fundamental 2) e [email protected] ( fundamental 1)

Page 3: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

5 PLATAFORMA PARA REALIZAÇÃO DA GINCANA

5.1 Será utilizada através do Google Meet.

5.2 O drive deverá ser utilizado para envio das atividades realizadas pela equipe, tirar dúvidas sobre o regulamento e apresentação de recursos.

6. DAS TAREFAS

6.1 As tarefas serão divulgadas pela comissão organizadora, respeitando o cronograma proposto no item 6.8 deste regulamento.

6.2 É de responsabilidade da equipe observar atentamente as orientações das tarefas e respeitar o dia e horário determinado para envio da tarefa.

6.3 Será necessário o acesso à internet para participar da gincana. É de responsabilidade da equipe se organizar e planejar para resolução de eventuais problemas de acesso à internet.

6.4 Não poderão ser realizados encontros presenciais dos participantes, ou seja, deverão ser realizadas reuniões virtuais para que todos permaneçam em isolamento domiciliar, conforme recomendação das autoridades de saúde.

6.5 Todas as tarefas deverão conter o logo da INSPIR’ART. As tarefas que necessitem o uso da imagem do aluno, por foto ou vídeo, os mesmos poderão estar, devidamente uniformizados ou com camisetas que representam a Unidade Escolar..

6.6 As equipes deverão encaminhar as tarefas realizadas respeitando o prazo estabelecido para o drive [email protected] (

Page 4: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

fundamental 2) e [email protected] ( fundamental 1), de acordo com o detalhamento da tarefa.

6.7 Tarefas enviadas com atraso serão apresentadas, porém não terão pontuação.

6.8 TAREFAS:

TAREFA 1: MASCOTE E GRITO DE GUERRA

Os alunos filmarão seu grito de guerra, apresentarão seu mascote e explicarão a razão da escolha em vídeo. Os vídeos serão postados no canal do YouTube da escola e a comissão julgadora avaliará os três melhores, atribuindo 10 pontos ao primeiro colocado, 8 para o segundo e 6 para o terceiro colocado. O vídeo deve ser enviado para a comissão até o dia 19/04 às 10h. Ele será divulgado no canal do Youtube cnsplagartose no dia 22/04.

TAREFA 2: FOTO TEMÁTICA DO PROJETO “HISTÓRIAS QUE INSPIRAM”

Nessa prova, a turma apresenterá uma foto criativa que represente o tema geral do projeto 2021 “ Histórias que inspiram”. Para ter êxito na avaliação, a foto precisará ser a mais curtida entre as postadas. Além disso, orienta-se que instagram @cnsplagarto seja seguido pelos alunos da turma. A que tiver mais curtida até o dia 26 às 10h00, ganhará a pontuaçao máxima. A foto deve ser enviado para a comissão até o dia 22/04 às 10h e será postada no dia 23.04

A foto mais curtida: 10 pontos.

A 2º foto mais curtida: 8 pontos.

A 3º foto mais curtida: 6 pontos

TAREFA 03: Tik Tok Inspir’arte

Nessa prova, a turma apresentará um tik tok de no mínimo 30 segundos e no máximo de 60’, apresentando quais as obras positivas que as personalidades dos projeto 2021 realizaram. O vídeo será postado no Instagram da escola e seguirá o mesmo critério da prova anterior. O tik tok terá que ser enviado até o dia 23/ 04 as 10h, será piblicado no dia 26.04 estará recebendo curtidas válidas até 28/04/2021.

TAREFA 4: Prova de Conhecimentos Gerais

Page 5: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

Toda a turma responderá a um questionário sobre a campanha da fraternidade

2021: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. Estará em anexo

uma apostila para que os alunos possam estudar e responder a um formulário

com 10 (dez) questões,abordando a campanha. A prova acontecerá no dia 27

às 10h da manhã para os alunos do turno matutino e às 15h para os alunos do

turno vespertino. Os alunos terão 1h para responder o questionário e acessarão

o Google formulário e o Google meet (links serão disponibilizados pela

comissão organizadora) para responder às questões. Importante destacar que

cada questão valerá 1 (um) ponto. Ao término da prova, a comissão

organizadora observará os acertos em porcentagem. A turma X acertou 80%

da prova. Logo, alcancará a nota 8,0 (oito). Caso a turma acerte 70% das

questões, a turma alacançará nota 7,0 (sete). Todas as turmas serão

pontuadas a partir do seu desempenho.

TAREFA 5: MOSAICO MUSICAL

Estamos passando por um momento que nos leva a pensar: quem somos? para onde tudo isso nos levará? Esses são questionamentos com respostas vagas; o que nos faz compreender que a palavra da vez seja RESILIÊNCIA. Por isso, construa um mosaico musical que transmita uma mensagem de superação, resiliência e esperança.O mosaico poderá ter no máximo 10 alunos e no mínimo 3. Pode usar instrumentos musicais e caprichem na criatividade. Ele deverá ter três minutos e será colocado nas redes sociais. O critério avaliativo

Veja exemplo de mosaico musical: https://www.youtube.com/watch?v=GRfHHlgic3c

O vídeo deve ser enviado para comissão até dia 26.04, será divulgado no dia 28.04 e ficará em disponível para curtidas até 30.04

7. DA AVALIAÇÃO

7.1 A avaliação será realizada por jurados convidados, seguindo os critérios estabelecidos para a avaliação.

7.2 Cada tarefa individual terá como pontuação máxima 10 pontos.

Page 6: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

Critérios de Avaliação Pontos

Atendimento ao prazo

Dentro do prazo 1

Cumprimento da tarefa Parcial 1

Integral 2

Respeito ao tema 1

Uso da logo da Gincana Virtual 1

Cooperação/ União 0 a 2

Criatividade/Originalidade 0 a 2

8. DA PREMIAÇÃO

8.1 Cada membro da equipe vencedora será premiado com uma squeeze personalizada

8.2 Cada aluno participante poderá escolher uma disciplina para atribuir 1,0(um) ponto.

9. DAS PENALIDADES

9.1 Caso alguma equipe queira denunciar alguma irregularidade ou algum comportamento que julguem inadequado, deverá enviar um recurso, através do e-mail gincanacnsp@gmail para os representantes da comissão organizadora, identificando o motivo e o momento do ocorrido.

9.2 Serão exigidas honestidade, solidariedade e lealdade dos membros da equipe somando ao “espírito competitivo saudável”. Ressaltamos que o respeito e a gentileza são preceitos essenciais para o bom andamento da gincana. Palavras ofensivas, brigas ou discussões que perturbem a ordem e a segurança dos membros das equipes ou de alunos e seus familiares, resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe.

Page 7: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

9.3 Casos de desrespeitos entre os integrantes das equipes ou à Comissão Organizadora serão julgados por esta comissão.

9.4 Não será permitido qualquer tipo de propaganda de cunho político partidário, atitudes ou declarações racistas, sexistas, homofóbicas ou outras que possam causar desconforto ou que venham a manchar a boa imagem de alguém ou da unidade escolar.

9.5 A comissão organizadora analisará qualquer tipo de irregularidade referente às atividades exigidas que aconteçam durante o período da gincana.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A equipe que não realizar os desafios não terá pontos.

10.2 Os membros da Comissão Organizadora não poderão participar das equipes, nem deverão auxiliá-las no cumprimento de quaisquer tarefas.

10.3 O Colégio Nossa Senhora da Piedade não se responsabiliza por despesas financeiras, danos ou prejuízos de qualquer natureza que o aluno possa vir a sofrer decorrente de sua participação na I GINCANA VIRTUAL Inspir’art.

12.4 A participação na I GINCANA VIRTUAL – Inspir’art implicará, por parte do aluno, na cessão gratuita dos direitos sobre sua imagem, nome e voz para fins de divulgação em sites, redes sociais e materiais impressos, com a preservação da dignidade da sua imagem, nada tendo a reclamar a título de direitos conexos ou a qualquer outro e sem que isso resulte em ônus de qualquer espécie ao Colégio Nossa Senhora da Piedade.

12.5 Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste regulamento podem ser obtidos através do e-mail gincanacnsp@gmail

12.6 Os casos omissos e/ou duvidosos em relação a quaisquer aspectos da gincana serão resolvidos pela Comissão Organizadora, sendo ela soberana em sua decisão final.

Page 8: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

ANEXOS ANEXO 1: TEXTO DE APOIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1 ( 1º AO 5º ANO) PARA A PROVA

DESCRITA NO TÓPICO 6.8/ TAREFA 4.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA

2021

Tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

Lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma

unidade” (Ef 2, 14)

Todos os anos a Campanha da Fraternidade é realizada como gesto

concreto dentro do período da quaresma. Neste ano, ela ganhou um caráter

ainda mais especial, é ecumênica. Isso significa que todos os cristãos, todas

as pessoas que acreditam em Jesus, são convidadas a refletirem sobre este

tema tão importante: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”.

Para que nós possamos conhecer bem este tema, vamos refletir sobre

os 4 pilares deste campanha, são eles: FRATERNIDADE, DIÁLOGO,

COMPROMISSO e AMOR. Essas palavras são fundamentais para a nossa vida

e para que construamos um mundo onde haja paz e bem.

Fraternidade

Page 9: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

A palavra Fraternidade significa união ou convivência como irmãos,

irmandade. Em outras palavras, a Fraternidade se refere à boa relação entre

as pessoas, na qual se desenvolvem sentimentos de afeto próprio dos irmãos.

Uma pessoa fraterna afeta a outra de forma positiva, desenvolve amizades

duradouras, tem empatia, enxerga o outro como igual, se interessa pelas

pessoas, promove a união e muito mais.

CONTO AFRICANO UBUNTU (“Eu sou, porque nós somos”)

Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura

e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim que lhe ocorreu

uma brincadeira para as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de

uma árvore. E disse o seguinte às crianças:

- A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas.

Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao

cesto, aconteceu algo inusitado: as crianças deram as mãos umas as outras e

começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo todos desfrutaram

do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas.

O antropólogo lhes perguntou por que tinham feito isso, quando somente um

poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu:

- 'Ubuntu'. Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?

O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno. Ubuntu

é uma antiga palavra africana que na cultura Zulu e Xhosa significa ‘Sou quem

sou porque somos todos nós’. É uma filosofia que consiste em acreditar

que cooperando se consegue a harmonia, já que se consegue a felicidade de

todos. Ubuntu pra você!

Diálogo

A palavra Diálogo significa troca de ideias, opiniões etc., que tem por

finalidade a solução de problemas comuns; comunicação. Nosso mundo é

diverso e nós precisamos enxergar a beleza da diversidade, saibamos acolher

o diferente, respeitar o próximo, pois é isso que faz o ser humano realmente

grande.

Vamos assistir a essa história:

Page 10: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

https://www.youtube.com/watch?v=EHmR7ohkuOc

O Olho Faltando - “O filho do Caçador” - Andy Rubinstein - Madalena

Monteiro

Compromisso

A palavra Compromisso significa estar junto, prometer, garantir. Uma pessoa

compromissada entende que está comprometida com algo ou com alguém e faz

das suas ações uma obrigação pessoal, pois considera isso muito importante.

Vamos assistir a essa história:

https://www.youtube.com/watch?v=oqcGiSEQVvU

Amor

Vamos conhecer uma história muito legal sobre o sentido do amor. O título da

história é: “O Avô e o Netinho”

Houve, uma vez, um pobre velhinho, tão velho que os olhos já lhe estavam

turvos, os ouvidos surdos e os joelhos trêmulos. A mesa, era com grande

dificuldade que conseguia segurar a colher e derramava a sopa na toalha,

deixando-a, também, escorrer da boca.

O filho e a nora sentiam repugnância ao ver isso; assim ficou resolvido que o

velho avô iria sentar-se atrás do fogão. Davam-lhe a sopa numa tigela de

barro, e assim mesmo não davam muita; o velho olhava com grande tristeza

para a mesa e os olhos enchiam-se de lágrimas.

Certa vez, suas mãos trêmulas não conseguiram segurar nem mesmo a tigela,

que caiu no chão, espatifando-se.

A nora repreendeu-o duramente; ele suspirou mas não disse nada. Então ela

comprou uma tigela de madeira muito barata e grosseira e ele passou a tomar

nela a sopa.

Quando estavam todos sentados, na sala, o netinho, de quatro anos de idade,

juntava pedaços de madeira no chão.

- Que estás fazendo, meu filhinho? - perguntou-lhe o pai.

- Estou fazendo uma gamela, - respondeu o menino, - para dar de comer a

mamãe e papai quando eu for grande.

Page 11: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

Então os pais olharam um para o outro silenciosamente depois, romperam em

pranto. Levantaram-se e foram buscar o velho, instalando-o à mesa; daí por

diante serviram-no sempre na mesa com eles, nunca mais se importando de

que deixasse cair a sopa na toalha.

Canção

FRATERNIDADE é dar a mão

É ver cada pessoa como irmão e irmã

Ao mesmo tempo somos diferentes e

iguais

Ninguém menos, ninguém é mais

DIÁLOGO é uma coisa importante

Mas, só se agente conseguir ouvir e

falar

A outra pessoa tem desejo

semelhante

Por isso, atenção quando conversar

COMPROMISSO é uma palavra que

exige ação

Tem que ter engajamento, participação

É muito mais que saber

É ser responsável pelo que vai fazer

É se e volver, é se envolver

O AMOR é o irmão da paz

Ele move o bem que a gente faz

Ter amor é querer bem, bem mais, bem

mais

Amor é carinho e afeto

E não deixa quieto, quer a---ju---dar.

Amor é amar, Amor é amar.

Explicação da arte pelos criadores

A arte, produzida pelo Ateliê15, foi

concebida a partir da palavra UNIDADE

– qualidade ou estado de ser um ou

único, de não poder ser dividido.

“Escolhemos uma ciranda para ser a

base do desenho, afinal, em uma roda

não tem primeiro, nem último, todos

formam um e precisam trabalhar na

mesma sintonia...” e todos nós somos

convidados a participar da ciranda da

vida. Crianças, adolescentes, jovens,

adultos e idosos, todos devemos tomar

parte dessa ciranda da alegria, da

fraternidade e do amor. NINGUÉM

deve ser excluído ou ficar de fora dela

Page 12: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA
Page 13: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

ANEXO 2: TEXTO DE APOIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2 ( 6º AO 9º ANO) PARA A PROVA DESCRITA

NO TÓPICO 6.8/ TAREFA 4.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA

2021

Tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

Lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2, 14)

O objetivo da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021) é convidar as pessoas e

comunidades de fé a pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das

violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da

unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.

Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a

Páscoa, a CFE 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs.

Esta é a quinta edição da campanha a congregar diversas denominações cristãs. O Papa Francisco,

grande entusiasta do diálogo inter-religioso e do ecumenismo, enviou uma mensagem ao Brasil, na

qual define como “motivo de esperança” a aproximação para o diálogo entre as igrejas cristãs.

“A fecundidade do nosso testemunho dependerá também de nossa capacidade de dialogar,

encontrar pontos de união e os traduzir em ações em favor da vida, de modo especial, a vida dos mais

vulneráveis”, afirmou o Papa.

O pontífice também chamou atenção para os desafios enfrentados devido ao coronavírus e à

pandemia de covid-19. “Precisamos vencer a pandemia e nós o faremos à medida em que formos

capazes de superar as divisões e nos unirmos em torno da vida. Como indiquei na recente Encíclica

Fratelli tutti, “passada a crise sanitária, a pior reação seria cair ainda mais num consumismo febril e

em novas formas de autoproteção egoísta”.

1. A conversão ao diálogo e ao compromisso de amor

Existe, em alguns segmentos, uma tendência de perceber a conversão a Jesus Cristo como um

momento mágico na vida, caracterizado por profunda transformação instantânea no modo de ser e estar

no mundo. Embora essas experiências sejam importantes e valiosas, é necessário observar que a

conversão é um processo permanente e diário. A conversão nos provoca a pensarmos e repensarmos

cotidianamente nossa forma de estar no mundo. Ela nos pergunta sobre como nos envolvemos com as

transformações sociais, econômicas, espirituais, ecológicas, individuais e coletivas, a fim de que

sejamos, cada vez mais coerentes com os ensinamentos de Jesus nos Evangelhos.

Jesus nunca orientou seus discípulos e discípulas a criarem inimizades e perseguirem outras

pessoas em seu nome. As palavras de Jesus sempre foram orientadas para que as pessoas assumissem

compromissos em defesa da igualdade e do diálogo. Por exemplo, o texto do Evangelho de Mateus

(19,16-22) narra a história do jovem rico que desejava saber como herdar a vida eterna. Ao perceber

que ele seguia todos os mandamentos, Jesus o desafia a assumir uma nova vida, na qual a partilha dos

Page 14: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

bens é condição irrenunciável. Ao nos ensinar a partilhar tudo o que somos e temos com os pobres,

Jesus revela que a concentração de riquezas não é coerente com a paz, porque toda a concentração de

riqueza gera desigualdades, conflitos e segregação.

Outro exemplo podemos identificar no Evangelho de João (8,3-13), que conta a história da

mulher que seria apedrejada porque, segundo seus acusadores, teria sido pega em flagrante adultério.

Aqueles homens exigiram a restrita aplicação da Lei mosaica. Jesus não julga a mulher, mas provoca

os acusadores à autocrítica, ao propor que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra. Nenhum

dos homens ousou apedrejar a mulher. Com isso também ela teve sua vida transformada ( Jo 8,11) e

pôde continuar a viver livre de acusações e julgamentos.

Essa postura de Jesus nos mostra a possibilidade de novas formas de relações humanas e sociais.

Tais relações não são de apego incondicional à Lei, mas de compromisso incondicional ao amor. A

Lei, sempre que manipulada para a manutenção de um poder desigual, pode provocar sofrimento e

morte. Já o amor nos convoca a assumirmos atitudes de compaixão, empatia e convivência.

2. A diversidade que conduz à unidade

A fé em Jesus Cristo é o vínculo que une a comunidade e garante que experimentemos os sinais

do Reino de Deus entre nós: o amor, a benevolência, o perdão, a liberdade e a graça (Ef 1,3-8). Para

superar os conflitos oriundos das ameaças do contexto social mais amplo, a orientação é que pratiquem

solidariedade mútua e compreendam que estão integrados ao edifício cuja pedra fundamental é Cristo.

Por isso, as pessoas que compõe a comunidade precisam reconhecer- -se como concidadãos e

concidadãs do povo de Deus (Ef 2,19-20). Desse modo, os cristãos e as cristãs não devem esperar nada

de espetacular, que não seja o humilde exercício da fé solidária que é o serviço mútuo.

Diante disto, com o poeta português Cardeal José Tolentino Mendonça,16 oramos:

“Livra-nos, Senhor, deste vírus, mas também de todos os outros

que se escondem dentro dele.

Livra-nos do vírus do pânico disseminado, que em vez de construir sabedoria

nos atira desamparados para o labirinto da angústia.

Livra-nos do vírus do desânimo que nos retira a fortaleza de alma

com que melhor se enfrentam as horas difíceis.

Livra-nos do vírus do pessimismo, pois não nos deixa ver que,

se não pudermos abrir a porta, temos ainda possibilidade de abrir janelas.

Livra-nos do vírus do isolamento interior que desagrega,

pois o mundo continua a ser uma comunidade viva.

Livra-nos do vírus do individualismo que faz crescer as muralhas,

mas explode em nosso redor todas as pontes.

Livra-nos do vírus da comunicação vazia em doses massivas,

pois essa se sobrepõe à verdade das palavras que nos chegam do silêncio.

Livra-nos do vírus da impotência, pois uma das coisas

mais urgentes a aprender é o poder da nossa vulnerabilidade.

Page 15: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

Livra-nos, Senhor, do vírus das noites sem fim,

pois não deixas de recordar que tu mesmo nos colocaste

como sentinelas da aurora”.

O Brasil é um país plural do ponto de vista cultural, étnico e religioso. Fomos acostumados a

transitar em vários meios e interagir com pessoas de diferentes origens e credos. Dizia-se até que

vivíamos em um paraíso racial.

Os choques entre comunidades, grupos e organizações sociais têm como um de seus

fundamentos a questão do preconceito étnico e racial. O ódio ao diferente, dirigido contra pessoas por

causa de traços físicos, expressões culturais, vestimentas, língua, vocabulário, dança e religião,

encontra nessas características justificativa suficiente para a violência e para a perseguição. Casos de

xenofobia foram denunciados no Brasil durante a pandemia de Covid-19. No dia 17 de maio, o

imigrante angolano João Manuel foi esfaqueado por causa de uma discussão relacionada ao Auxílio

Emergencial. Na compreensão de quem o assassinou, ele não teria direito de acessar esse recurso por

ser estrangeiro. Da mesma forma os casos de intolerância religiosa contra tradições de matriz africana

têm sido permanentemente denunciados como racismo religioso. No primeiro semestre de 2019, o

aumento de casos de intolerância religiosa foi de 56% em comparação ao mesmo período de 2018. No

que diz respeito à intolerância contra religiões de matriz africana chegamos a registrar 61 casos.

Em contextos fundamentalistas e de extremismos, tanto a população negra quanto os povos

indígenas precisam diariamente identificar estratégias para viver a sua tradição religiosa. A

perseguição a estes povos é a perpetuação do racismo disfarçado de intolerância religiosa.

Historicamente, aproximadamente 12,5 milhões de pessoas africanas foram embarcadas nos navios

negreiros para serem escravizadas. Pelo menos 1,8 milhão dessas pessoas morreram na travessia do

Atlântico.

Tanto para o povo negro quanto para os povos indígenas, a sua religiosidade tradicional significa

a resistência e é fonte de vida. Sempre que alguém, em nome da fé cristã, incentiva o ataque a estas

tradições, está rompendo com o projeto de paz que representa a fé em Jesus Cristo.

A intolerância religiosa é impulsionada para justificar uma moralidade falsa e a prática da

violência. A intolerância religiosa é consequência dos muros que nos separam: o racismo, o

fundamentalismo do mercado e a xenofobia. A mensagem de Jesus não ergue muros, mas derruba-os,

não é de ódio, mas de amorosidade. Por isso, precisamos expurgar a insensatez dos nossos corações e

rever a forma como vivemos a nossa fé. Precisamos de profecias que abram nossos olhos para as

desigualdades, principalmente para aquelas promovidas em nome da fé em Jesus Cristo.

É preciso, portanto, enxergar a diversidade como um dom, um dom que nos sobrepassa e nos

conduz aos caminhos da verdade, da justiça e do amor.

*Texto composto a partir de fragmentos do Texto Base da Campanha da Fraternidade

Ecumênica 2021.

Page 16: 2. DA DURAÇÃO DA GINCANA

Explicação da arte pelos criadores

A arte, produzida pelo Ateliê15, foi concebida a partir da palavra UNIDADE – qualidade ou estado

de ser um ou único, de não poder ser dividido.

“Escolhemos uma ciranda para ser a base do desenho, afinal, em uma roda não tem primeiro, nem

último, todos formam um e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perder o compasso

e, como na música do cantor, compositor e amigo, Zé Vicente, Baião das Comunidades, todos e todas

são convidados a participar desta ciranda pela vida... e construção da civilização do amor, da justiça

igualdade e paz.”