2° guerra mundial

17
2° Guerra Mundial 1939/1945

Transcript of 2° guerra mundial

2° Guerra Mundial1939/1945

Os antecedentes da 2° Guerra Mundial

Ao longo dos anos 30, houveram alguns acontecimentos que vieram ameaçar a paz mundial, como por exemplo a crise que abalou o mundo em 1929 e que levou ao estabelecimento de regimes ditatoriais nalguns países como a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes países tinham uma politica expansionista e militarista.

Politicas expansionistas do países ditatoriais

Alguns exemplos de politicas expansionistas dos países ditatoriais são: O Japão conquistou o império

Nipónico; A Itália invadiu a Etiópia; A Alemanha anexou a Áustria e a

região dos Sudetas; A Alemanha abandonou a SDN,

ignorou o que lhe tinha sido imposto com o tratado de Versalhes.

Outras razões que levaram á 2° Grande Guerra foram:

Quando a Alemanha anexou as primeiras nações a França e a Inglaterra apenas protestaram e a SDN não foi capaz de se opor aos países militaristas, e em 1939 os aliados percebem que têm de travar Hitler.

Os regimes ditatoriais criaram tratados entre si como o pacto feito entre a Alemanha e Itália Eixo Roma-Berlim e o Pacto Anti-Komintern feito entre a Alemanha e o Japão.

1º Fase A 1 de setembro de 1939 Alemanha invadiu

a Polónia e como consequência a França e a Inglaterra declararam-lhe guerra.

A Alemanha usou ataques rápidos e de surpresa, carros blindados, artilharia, aviação e conquistou vários territórios.

Nos meados de 1940 houve uma batalha entre a força aérea alemã e inglesa a batalha de Inglaterra, a qual a Inglaterra venceu.

A Alemanha quebrou o pacto feito com a Rússia e atacou-a, mas esta conseguiu resistir.

Os alemães ocuparam a Grécia e a Jugoslávia.

2ª Fase A Guerra mundializa-se e chega ao

Norte de África onde a Itália ocupou a Líbia e o Egito com a ajuda dos alemães.

Os japoneses, no Pacífico, queriam alargar o seu Império por toda a Ásia, mas eram confrontados com o poder a influência dos EUA.

Em dezembro de 1941 os Japoneses fizeram um ataque surpresa contra os americanos, com os seus aviões bombardearam Pearl Harbor.

Depois de serem atacados os EUA entraram na Guerra.

3ª Fase

Em 1942 os aliados expulsaram os alemães e italianos do Norte de Africa.

Na frente oriental os alemães já cansados começaram a retirar.

A 6 de junho de 1944 foi o Dia-D, os aliados desembarcaram na Normandia e libertaram a França.

Na primavera de 1945, a Rússia ocupou o Leste da Alemanha e a Ocidente pelos outros países Aliados. A 8 de maio de 1945 os alemães renderam-se.

3ª Fase – continuação A 8 de maio de 1945 a Guerra

terminou na Europa, mas o Japão continuava em guerra, pois rejeitava a ideia de perder a Guerra.

Os EUA lançaram as bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki o que provocou a morte de milhares de pessoas, a destruição das cidades e milhares de pessoas doentes devido à radioatividade e que mesmo nos dias de hoje continua a ter graves consequências para aquelas pessoas.

A 2 de setembro de 1945 a Guerra acabou.

Os armamentosDurante a 2ª Guerra Mundial usaram-se vários tipos de armamentos entre eles: As V1 e V2, bombas foguete

criadas pelos alemães; A bomba atómica, criada pelos

cientistas americanos; Canhões, bombas, morteiros e

granadas; Foram também utilizados aviões

e armas; Os nazis usaram armas

biológicas, mosquitos infestados com malária nos campos, com o propósito de serem utilizados nos campos de batalha, mas não puderam ser usados pois tinha sido feito um acordo que não permitia o uso deste tipo de armas .

O balanço da Guerra Os custos da 2ª Guerra Mundial

foram dramáticos. Morreram cerca de 70 milhões de pessoas, sendo a maior parte civis, pois os grandes bombardeamentos eram feitos nas cidades, por isso matavam principalmente civis. Também morreram mais de 6 milhões de Judeus, 1 milhão de ciganos e muitas outras pessoas nos campos de concentração.

As principais cidades europeias e japonesas estavam em ruinas, as industrias e as vias de comunicação estavam destruídas.

Os tratados Em fevereiro de 1945 a guerra já

estava praticamente ganha por isso os EUA, a URSS, e o Reino Unido reuniram-se na Conferência de Ialta, e depois na Conferência de Potsdam para organizarem o novo mapa politico Europeu e acabarem com todos os vestígios do nazismo.

Os países de leste ficaram sobre a influência da URSS e os restantes continuaram com a influência ocidental.

As consequências para os vencedores e para os vencidos

A Alemanha perdeu as suas colónias, foi desmilitarizada e dividida em 4 zonas, a parte oriental foi ocupada pela URSS e as restante pelos EUA, pelo Reino Unido e pela França.

Os Aliados erradicaram a ideologia e as práticas nazis da Alemanha e Áustria.

Em 1946, no Julgamento de Nuremberga, os principais responsáveis nazis foram julgados e alguns condenados à morte.

Intensificaram-se os movimentos anticolonialistas.

As consequências para os vencedores e para os vencidos – continuação

O Japão foi reorganizado e ocupado sob o comando do general americano MacArthur. Os criminosos de guerra foram julgados e no Japão foi implementado um regime democrático parlamentar.

No Médio Oriente também houve alterações, porque depois de terem morrido durante o Holocausto milhões de Judeus, estes reclamaram a constituição de um Estado Judaico, na terra dos seus antepassados, a Palestina, que estava sobre a influência dos britânicos. Houve uma grande oposição por parte dos países vizinhos e da população muçulmana à criação do Estado Judaico.

A criação da ONU

A ONU foi criada para substituir a SDN. A Carta das Nações Unidas foi assinada pelos 50 países que estavam em guerra contra o Eixo, na Conferência de S. Francisco. Um ano depois, em 1946 a ONU fixou a sua sede em Nova Iorque.

O principal objetivo da ONU era manter a paz mundial, esta procurou desenvolver a cooperação entre os países a todos os níveis.

As duas superpotências mundiais

Quando a guerra terminou o continente europeu estava devastado e desorganizado. Emergiram duas superpotências os Estados Unidos e a União Soviética, ambos tinham tido um papel decisivo para a vitória os Aliados, os dois países tinham grandes territórios, cheios de matérias primas e um imenso poder económico.

A URSS e os EUA espalhavam a sua influência sobre partes importantes do mundo, porém o poder económico e militar dos EUA conferiam-lhe mais prestigio.

Da 2ª Guerra Mundial à Guerra Fria

Desde o final da 2ª Guerra Mundial que as duas superpotências se confrontavam. Elas não lutavam só pela sua influência como também pelo seu modelo politico. Os EUA queriam que a democracia representativa e o capitalismo liberal triunfassem enquanto a URSS tentavam que o comunismo e a economia planificada triunfasse.

Pouco tempo depois os países consideravam-se uma ameaça e o mundo iria ficar dominado pela oposição entre esses dois blocos durante décadas. Também foi esta rivalidade que levou à Guerra Fria.

Trabalho realizado por: Maria Caracinha Nº: 9 9º B Disciplina: História