2. Histórico da empresa -...

19

Transcript of 2. Histórico da empresa -...

Page 1: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração
Page 2: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

2

2. Histórico da empresa

2.1. Breve histórico sobre a constituição da empresa

A GOW CAPITAL INVESTIMENTOS E CONSULTORIA LTDA. (“GOW CAPITAL”) tem sua sede na Rua Professor Atílio Innocenti, 474 - conjunto 511, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP.

A sociedade tem prazo indeterminado, e foi constituída em 26 de março de 2018, tendo como objeto social:

a) Assessoria e consultoria em: administração, manutenção e formação de recursos e de ativos financeiros, planejamento financeiro e de investimentos em geral, nos mercados de derivativos, commodities e futuros, renda fixa e de valores mobiliários, negociações;

b) Assessoria, pesquisa e desenvolvimento de projetos, elaboração de relatórios e análises para otimização de portfólios quanto a risco-retorno, e;

c) Análise e consultoria financeira e de valores mobiliários.

O capital social é de R$ 300.000,00, assim distribuído entre os sócios:

SÓCIOS / COTISTAS Nº DE

COTAS VALOR EM R$ %

CDR HOLLANDER CONSULTORIA E

GESTÃO LTDA 105.600 105.600,00 35,20

CHCC CONSULTORIA E

ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA 79.800 79.800,00 26,60

WILLIAM McDOUGALL BETHLEM 51.600 51.600,00 17,20

GTC HOLDING PARTICIPAÇÕES E

CONSULTORIA LTDA 22.500 22.500,00 7,50

GLOBAL PC CONSULTORIA

FINANCEIRA LTDA 19.500 19.500,00 6,50

MARIANO BASTOS DE MESQUITA

CIRELLO 15.000 15.000,00 5,00

PATRICIA BARROS WADA 3.000 3.000,00 1,00

SAMANTA SANTILLI 3.000 3.000,00 1,00

TOTAL 300.000 300.000,00 100,00

2.2. Descrever as mudanças relevantes pelas quais tenha passado a empresa nos últimos 5 (cinco) anos, incluindo:

a. os principais eventos societários, tais como incorporações, fusões, cisões, alienações e aquisições de controle societário

A empresa foi fundada em 26 de março de 2018, não havendo os eventos societários acima descritos.

b. escopo das atividades

Consultoria de Valores Mobiliários, nos termos da ICVM 592

c. recursos humanos e computacionais

Os recursos humanos da GOW CAPITAL, nessa fase inicial, serão compostos, essencialmente,

por seus sócios individuais, pessoas físicas com mais de 15 anos de experiência no mercado.

Conforme houver aumento na demanda de trabalho, novos funcionários serão contratados para

Page 3: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

3

back-office e trabalho de análise.

Com relação aos recursos computacionais, a GOW CAPITAL dispõe de equipamentos,

sistemas operacionais e sistema de contingência suficientes para assegurar o bom

desempenho de suas operações. Também possui recursos para assegurar o controle de

acesso às informações confidenciais definidos conforme a necessidade e responsabilidade de

cada colaborador.

d. regras, procedimentos e controles internos:

Definidos em política própria (Política de Compliance e Controles Internos).

3. Recursos humanos1

3.1. Descrever os recursos humanos da empresa, fornecendo as seguintes informações:

a. número de sócios: 8 sócios

b. número de empregados: Nenhum

c. número de terceirizados: 1 prestador de serviço

d. lista das pessoas naturais que são registradas na CVM como consultor de valores mobiliários e atuam exclusivamente como prepostos, empregados ou sócios da empresa

O sócio Celso Scaramuzza, inscrito no CPF/MF 680.415.518-15

A sócia Samanta Santilli, inscrita no CPF/MF 328.987.108-81

4. Auditores

4.1. Em relação aos auditores independentes, indicar, se houver:

a. nome empresarial

N/A

b. data de contratação dos serviços

N/A

c. descrição dos serviços contratados

N/A

5. Resiliência financeira

5.1. Com base nas demonstrações financeiras, ateste se a receita em decorrência da atividade de consultoria de valores mobiliários é suficiente para cobrir os custos e os investimentos da empresa com tal atividade

A GOW CONSULTORIA foi recém constituída, e, encontra-se em fase de registro na CVM, estando, portanto, impedida de celebrar contratos de consultoria, sua atividade fim.

1 A empresa deve informar apenas dados relativos à área envolvida na consultoria de valores mobiliários,

caso exerça outras atividades.

Page 4: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

4

Os sócios da GOW CAPITAL têm uma forte conexão com clientes potenciais e contam com uma lista de prospectivos com mais de 100 nomes. Isso, combinado com uma abordagem disciplinada aos custos, leva os sócios da GOW CAPITAL a terem total confiança de que as receitas a serem geradas pela atividade de consultoria de valores mobiliários serão mais do que suficientes para cobrir os custos e investimentos programados.

6. Escopo das atividades

6.1. Descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas pela empresa, indicando, no mínimo:

a. tipos e características dos serviços prestados

A GOW CAPITAL atua única e exclusivamente na Consultoria de Valores Mobiliários, nos termos da ICVM 592. Não estabelece relação de gestão, ou de atividade bancária com seus clientes.

b. tipos de valores mobiliários objeto de consultoria:

Ativos de natureza financeira, no Brasil e no exterior.

c. características do processo de “conheça seu cliente” e suitability praticados

A GOW CAPITAL atua única e exclusivamente na Consultoria de Valores Mobiliários. Portanto, não estabelece relação de gestão ou de atividade bancária com seus clientes. O foco da política de KYC/PLD deve ser entendido dentro deste escopo de serviço.

A GOW CAPITAL não é uma instituição financeira, e não mantém contas correntes, não realiza movimentações financeiras para seus clientes, e nem dá ordens de compra e venda em seu nome, ou com sua autorização.

A política de KYC/PLD e a Política de Suitability seguem anexas a este formulário. Nelas estão descritos a obrigação e o processo coordenado pelo Compliance em conjunto com a área comercial de verificação reputacional dos clientes e da necessidade de análise e aprovação formal do relacionamento.

O processo inclui o controle de listas restritivas, pessoas politicamente expostas, sites de busca e órgãos reguladores para confirmação de dados e/ou identificação de informações desabonadoras.

O serviço de consultoria que a GOW CAPITAL irá prestar considerará, de forma customizada, as necessidades e objetivos individuais dos clientes. Estes responderão um questionário específico para analisar o perfil de investidor, sua necessidade de liquidez, metas a curto, médio e longo prazo e apetite para risco, e com base nessas informações será feita a adequação dos produtos, serviços e operações, nos moldes definidos pela ICVM 593 e 539.

6.2. Descrever resumidamente as atividades desenvolvidas pela empresa que não sejam de consultoria de valores mobiliários, destacando:

a. os potenciais conflitos de interesses existentes entre tais atividades; e

A GOW CAPITAL atua única e exclusivamente na Consultoria de Valores Mobiliários, portanto, não há atividades que impliquem em conflito de interesse.

b. informações sobre as atividades exercidas por sociedades controladoras, controladas, coligadas e sob controle comum ao consultor e os potenciais conflitos de interesses existentes entre tais atividades.

As atividades de Gestão de Recursos de Terceiros e/ou consultoria são exercidas por

Page 5: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

5

empresas controladoras da GOW CAPITAL. As atividades são exercidas de forma totalmente segregada da GOW CAPITAL, tendo havido o endereçamento de qualquer potencial conflito de interesse.

A gestora em questão tem como foco a gestão de fundos exclusivos ou restritos, e não a gestão de fundos de investimento com estratégia específica (fundos de ações, multimercados etc.) que pudessem eventualmente ser objeto de recomendação de investimento aos clientes da GOW CAPITAL. Portanto, não existe eventual conflito de interesse neste sentido.

6.3. Descrever o perfil dos clientes da empresa, fornecendo as seguintes informações:

a. número de clientes (total e dividido entre investidores profissionais, qualificados e não qualificados, conforme regulamentação específica)

A GOW CAPITAL encontra-se em fase de credenciamento na CVM para a atividade de Consultoria de Valores Mobiliários não estando, portanto, neste momento, autorizada a celebrar contratos de consultoria com clientes. O escopo da sociedade é atuar com clientes com alto patrimônio, em seus processos decisórios de investimentos e assuntos patrimoniais, podendo ser investidores qualificados ou profissionais.

Pode haver a hipótese de investidores não qualificados ou não profissionais, quando for o caso de grupos familiares em que haja membros nesta condição.

Também existe a hipótese, dentro da mesma lógica acima, da relação de consultoria com um investidor qualificado ou profissional envolver a relação com empresas ou clientes não residentes e/ou estruturas ligados a si.

b. número de clientes, dividido por:

i. pessoas naturais: N/A

ii. pessoas jurídicas (não financeiras ou institucionais): N/A

iii. instituições financeiras: N/A

iv. entidades abertas de previdência complementar: N/A

v. entidades fechadas de previdência complementar: N/A

vi. regimes próprios de previdência social: N/A

vii. seguradoras: N/A

viii. sociedades de capitalização e de arrendamento mercantil: N/A

ix. clubes de investimento: N/A

x. fundos de investimento: N/A

xi. investidores não residentes: N/A

xii. outros (especificar): N/A

6.4. Fornecer outras informações que a empresa julgue relevantes

Page 6: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

6

7. Grupo econômico

7.1. Descrever o grupo econômico em que se insere a empresa, indicando:

a. controladores diretos e indiretos

SÓCIOS / COTISTAS Nº DE

COTAS VALOR EM R$ %

CDR HOLLANDER CONSULTORIA E

GESTÃO LTDA 105.600 105.600,00 35,20

CHCC CONSULTORIA E

ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA 79.800 79.800,00 26,60

WILLIAM McDOUGALL BETHLEM 51.600 51.600,00 17,20

GTC HOLDING PARTICIPAÇÕES E

CONSULTORIA LTDA 22.500 22.500,00 7,50

GLOBAL PC CONSULTORIA

FINANCEIRA LTDA 19.500 19.500,00 6,50

MARIANO BASTOS DE MESQUITA

CIRELLO 15.000 15.000,00 5,00

PATRICIA BARROS WADA 3.000 3.000,00 1,00

SAMANTA SANTILLI 3.000 3.000,00 1,00

TOTAL 300.000 300.000,00 100,00

Os sócios pessoas jurídicas têm seus respectivos sócios controladores como sócios atuantes na GOW CAPITAL, inclusive membros do CONSELHO DE SUPERVISÃO. CDR HOLLANDER CONSULTORIA E GESTÃO LTDA. Representada por seu sócio controlador CARLOS HOLLANDER. Carlos começou sua carreira no mercado financeiro em 1989, tendo trabalhado na Cargill, Bear Stearns, Lehman Brothers, Deutsche Bank e Guggenheim Partners. Com sua vasta experiência em assessoramento de Family Offices, fundou em 2008 a CdR Hollander Consultoria e Gestão no Brasil e nos E.U.A. Carlos é economista pela Macalester College e MBA pela University of Minnesota. CHCC CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA. Representada por seu sócio controlador CELSO SCARAMUZZA. Celso iniciou sua carreira na Simonsen Associados SC. Foi Diretor Executivo do Itaú Private Bank até 2013, desde a fusão com o Unibanco, onde atuou nas áreas de Banco de Investimentos, Financeira, e liderou a Tesouraria, acumulando 36 anos em ambas as instituições. Foi sócio fundador da Bozano Investimentos até 2018, membro do Comitê Financeiro da CST, da Diretoria Executiva da Febraban e Vice-Presidente da Anbid e da Anbima. Foi coordenador da Comissão de Private Banking da Anbid responsável pela criação da autorregulação da atividade no Brasil. Celso é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado e pela FEA-USP no Programa de Gestão para Executivos.

WILLIAM McDOUGALL BETHLEM William começou sua carreira no mercado financeiro em 1983. Trabalhou para o Banco

Page 7: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

7

Garantia, Citibank, Goldman Sachs e Itaú Unibanco. Foi trader e liderou mesas de operações nos mercados de bolsa, renda fixa e câmbio e cobriu clientes nos segmentos de private banking, investidores institucionais e corporações. Tem atuado nos mercados internacionais há mais de 25 anos e foi responsável por corretoras, consultorias de investimentos e bases bancárias no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. William é formado em Economia pela PUC-RJ e tem MBA pela Harvard Business School.

GTC HOLDING PARTICIPAÇÕES E CONSULTORIA LTDA. Representada por seu sócio JOÃO CESAR TOURINHO. Tourinho possui 38 anos de experiência profissional no mercado financeiro e de capitais, tanto local como internacional. Nos últimos 20 anos atuou na Mauá Capital, onde foi sócio fundador, no Banco Safra, como Diretor Executivo e como Senior Managing Director, e na Black River Asset Management. Desde abril de 2011, faz parte do Conselho de Administração da Cyrela Brazil Realty. Tourinho é formado em Engenharia de Produção pela PUC-RJ, tem MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ EAMP, França. GLOBAL PC CONSULTORIA FINANCEIRA LTDA. Representada por seu sócio DOMINGOS PEREIRA COUTINHO. Domingos acumula mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro nas áreas de Investment Banking, Corporate Finance e Private Banking local e internacional. Ocupou posições de Diretor Executivo no Grupo BES até o final de 2014. Em 2015 fundou a Conceito Investimentos e Consultoria, um Multi-Family Office. Domingos é formado em Engenharia pelo Instituto Politécnico de Santarém – Portugal e tem especializações na área de Finanças pela Euromoney Training School em Londres e Paris.

MARIANO BASTOS DE MESQUITA CIRELLO Com aproximadamente 20 anos de experiência em gestão de recursos de terceiros, Mariano foi sócio e Portfólio Manager dos fundos Macro da Mauá Capital, diretor estatutário da Mapfre Investimentos, participando da criação e gestão de todos os fundos e portfólios de investimento, e Portfólio Manager do Banco Sudameris de Investimento. Mariano é formado em Administração de Empresas pela PUC - SP, com MBA – Mercado de Capitais pela USP e Advanced Management Program (AMP) pelo IESE Business School, University of Navarra, na Espanha. PATRICIA BARROS WADA Patrícia atua há 15 anos nas áreas de governança corporativa, compliance e contábil. Desde 2012 trabalha na CdR Hollander Consultoria e Gestão, se especializando em compliance, controles internos e controladoria. Patrícia é formada em Gestão Financeira pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e tem especialização em Compliance pelo Insper. SAMANTA SANTILLI Consultora de valores mobiliários, Samanta iniciou sua carreira em 2009 na corretora de valores do Banco Barclays. Atuou por 4 anos no Private Bank do Banco Espírito Santo e em 2015 fundou a Conceito Investimentos e Consultoria, um Multi-Family Office. Samanta é formada em Gestão Financeira, MBA em Finanças pelo Insper e certificada pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros, CFP®.

Page 8: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

8

b. controladas e coligadas

A GOW CAPITAL não possui quaisquer controladas ou coligadas.

c. participações da empresa em sociedades do grupo

A GOW CAPITAL não possui participações em empresas e sociedades do grupo.

d. participações de sociedades do grupo na empresa

N/A – Controladores indiretos são pessoas físicas.

e. sociedades sob controle comum

A GOW CAPITAL não controla nenhuma sociedade

7.2. Caso a empresa deseje, inserir organograma do grupo econômico em que se insere a empresa, desde que compatível com as informações apresentadas no item 7.1.

8. Estrutura operacional e administrativa

8.1. Descrever a estrutura administrativa da empresa, conforme estabelecido no seu contrato ou estatuto social e regimento interno, identificando:

a. atribuições de cada órgão, comitê e departamento técnico

A estrutura operacional da GOW CAPITAL está dividida em duas áreas técnicas especializadas: Consultoria e Compliance. A área de Consultoria opera com dois sócios responsáveis pelo relacionamento com os clientes, parceiros de mercado e acompanhamento das carteiras. São responsáveis pela elaboração dos relatórios de análise, recomendações táticas e estratégicas. A área de Compliance opera com dois sócios e um prestador de serviço responsáveis pela implementação das políticas e controles internos, observância das regras e legislações que regem suas atividades, monitoramento dos processos mitigando conflitos de interesse e enfatizando a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro. A área de Compliance trabalha em parceria com a área de consultoria no processo de Suitability e conhecer seu cliente. O sócio responsável pelo relacionamento com o cliente auxilia ativamente na obtenção dos dados cadastrais para o KYC, assim como o preenchimento do questionário do perfil de cliente que irá reger as recomendações e a esratégia desse cliente. O KYC será aprovado pelo Diretor de Compliance e as atividades de consultoria serão monitorados para garantir que o perfil esteja sempre atualizado e que o cliente esteja sempre ciente da estratégia da sua carteira e das características da sua exposição.

Ambas as áreas são acompanhadas pelos seus respectivos comitês e sócios seniores.

b. em relação aos comitês, sua composição, frequência com que são realizadas suas reuniões e a forma como são registradas suas decisões

A GOW CAPITAL adota uma estrutura de governança em que os comitês e organismos internos de gestão e governança desempenham papel central na questão de controles internos.

São organismos formais de decisão e controle:

Page 9: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

9

- Diretoria, com mandato, alçada e frequência definidos no Contrato Social da GOW CAPITAL;

- Todos os comitês são formalizados com atas;

- Convidados externos podem ser utilizados para enriquecerem a discussão em casos específicos (especialistas de mercado) sem direito a voto. A participação ocorrerá pontualmente e sob demanda.

Comitê de Investimentos

Periodicidade: Quinzenal

Composto por:

O Comitê é composto pelo Diretor de Consultoria, pela diretoria da GOW CAPITAL, de modo que pelo menos 50% (cinquenta por cento) mais uma quota do capital social da GOW CAPITAL participem do Comitê, incluindo nesse cálculo o Diretor de Consultoria.

Escopo:

dados econômicos, eventos relevantes aos mercados, avaliação de análises de economistas de instituições financeiras, recomendações de alocação de classes de ativos para definição das carteiras recomendadas aos clientes, seleção de produtos a serem recomendados para as carteiras de clientes.

Comitê de Operações

Periodicidade: Mensal

Composto por:

O Comitê é composto pelo Diretor Executivo, pela diretoria da GOW CAPITAL, de modo que pelo menos 50% (cinquenta por cento) mais uma quota do capital social da GOW CAPITAL participem do Comitê, incluindo nesse cálculo o Diretor de Executivo

Escopo:

atividades administrativas, tecnologia, interação com provedores externos, interação com instituições financeiras onde clientes têm contas

Comitê de Compliance e Controles Internos

Periodicidade: Mensal

Composto por: Sócios, Diretor de Compliance, e ao menos um integrante da equipe de consultoria com alçada de decisão.

Escopo:

Erros e falhas operacionais, seu registro e tratamento/mitigação;

Violações de regras internas, prevenção de novas situações futuras e procedimentos;

Resultado de mapeamento e acompanhamento de controles internos;

Aprovação de novos relacionamentos com contrapartes na consultoria de valores mobiliários, bem como a prestação de novos produtos e serviços pela GOW CAPITAL;

Identificação, administração, e, se necessário, condução do tema para análise do Conselho de Ética, no caso de eventuais conflitos de interesses que possam afetar a

Page 10: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

10

imparcialidade dos colaboradores da GOW CAPITAL especialmente os que desempenham funções ligadas à consultoria de valores mobiliários.

Controle do atendimento a obrigações relativas a certificação de colaboradores;

Aprovação de revisões e mudanças de Políticas internas;

Aprovação de mudanças internas em função de ajustes regulatórios.

Conselho de Ética

Periodicidade: Sob Demanda

Composto por: Diretoria e Diretor de Compliance

Escopo:

Avaliar o descumprimento do Código de Ética e Conduta Profissional, das regulamentações e das políticas internas;

Avaliar os conflitos de interesses graves que possam afetar a imparcialidade dos colaboradores e diretores da GOW CAPITAL; e

Aplicar as eventuais medidas disciplinares necessárias em casos graves.

a. em relação aos membros da diretoria, suas atribuições e poderes individuais

Nos termos do Artigo 1.064 do Código Civil, a administração da sociedade caberá, no mínimo, por 02 (dois) Diretores, sócios ou não, com mandato por prazo indeterminado, indicados pelo Conselho de Supervisão, conforme Acordo de Sócios. A Diretoria será composta por um Diretor Executivo (CEO), um Diretor de Consultoria e um Diretor de Compliance e Suitability, nos termos dos incisos III e IV do art. 4º.

Para o cargo de Diretor Executivo (CEO), foi nomeado o Sr. CELSO SCARAMUZZA (já qualificado), que terá poderes para representar a sociedade, ISOLADAMENTE, nos atos abaixo elencados:

a) a representação da sociedade em juízo ou fora dele, ativa ou passivamente, perante terceiros, autoridades federais, estaduais ou municipais, bem como autarquias, sociedades de economia mista, empresas e repartições públicas, entidades paraestatais, dentre outros; b) a administração, orientação e direção dos negócios sociais; c)o levantamento dos balanços anuais a serem submetidos à aprovação em reunião dos sócios; e d) a convocação das REUNIÕES DE SÓCIOS, anuais, ou quando julgar necessário, bem como as reuniões do CONSELHO DE SUPERVISÃO.

Para o cargo de Diretor de Consultoria, foi também nomeado o Sr. CELSO SCARAMUZZA, que será responsável pela atividade de consultoria de valores mobiliários, isto é, pelos serviços de orientação, recomendação e aconselhamento, de forma profissional, independente e individualizada, sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja adoção e implementação sejam exclusivas do cliente, conforme descrito no artigo 1º da Instrução CVM 592/2017, bem como será responsável pela realização de análises para otimização de portfólios quanto a risco-retorno; elaboração de relatórios de performance de carteiras, relatórios macroeconômicos; supervisão de relacionamento nas áreas de análise e comercial junto aos clientes, dentre outras atividades dessa natureza, respondendo pessoalmente a toda e quaisquer solicitações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de tais atividades, tendo poderes ainda para representar a sociedade em processos

Page 11: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

11

administrativos e judiciais relacionados a essa Autarquia, ativa ou passivamente, perante terceiros, repartições públicas ou autoridades federais, estaduais ou municipais, bem como autarquias, sociedades de economia mista, entidades paraestatais, dentre outros. Para o cargo de Diretora de Compliance e Suitability, foi nomeada a Sra. PATRICIA BARROS WADA (já qualificada), que será responsável pelo cumprimento das normas, regras, procedimentos e controles internos e das normas estabelecidas na Instrução CVM 592 (Compliance), bem como pelo cumprimento das normas estabelecidas na Instrução CVM e 539 (Dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente).

8.2. Caso a empresa deseje, inserir organograma da estrutura administrativa da empresa, desde que compatível com as informações apresentadas no item 8.1.

8.4. Em relação a cada um dos diretores responsáveis de que tratam os incisos III e IV do art. 4º, indicar, em forma de tabela:

Diretores Nome Celso Scaramuzza Patricia Barros Wada

Idade 65 38

Profissão Administrador de Empresas Analista Financeira

CPF 680.415.518-15 327.737.388-61

Cargo Ocupado Diretor de Administração de Carteiras de Valores Mobiliários

Diretora de Compliance e Suitability

COMITÊ EXECUTIVO CEO: Celso Scaramuzza

CONSELHO DE ÉTICA/DIRETORIA

COMITÊ OPERACIONAL + INVESTIMENTOS DIRETOR DE CONSULTORIA: CELSO

SCARAMUZZA

MARIANO CIRELLO WILLIAM

BETHLEM

KENDRA CARVALHO

COMITÊ COMPLIANCE DIRETORA DE COMPLIANCE E

SUITABILITY PATRICIA WADA

Celso Scaramuzza

Carlos Hollander

William Bethlem

Page 12: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

12

Data da posse 26/03/2018 26/03/2018

Prazo do mandato Prazo indeterminado Prazo indeterminado

Outros cargos na empresa

Diretor Executivo (CEO) Administradora

Membros do Comitê de Investimentos e Comitê de Operações Nome Celso Scaramuzza Mariano Cirello

Idade 65 39

Profissão Administrador Administrador

CPF 680.415.518-15 297.272.978-11

Cargo Ocupado

Diretor de Consultoria

Sócio

Data da posse

26/03/2018 N/A

Prazo do mandato

Prazo indeterminado

Prazo indeterminado

Outros cargos

Administrador (CEO)

N/A

Membros do Comitê de Compliance e Controles Internos

Nome Patricia Barros Wada

William Bethlem Kendra Carvalho

Idade 38 56 42

Profissão Analista Financeira Administrador Administrador

CPF 327.737.388-61 700.717.807-34 254.360.498-77

Cargo Ocupado

Diretora de Compliance e Suitability

Sócio Analista de Compliance

Data da posse

26/03/2018 N/A N/A

Prazo do mandato

Prazo indeterminado N/A N/A

Outros cargos

Administradora N/A N/A

8.5. Em relação ao diretor responsável pela consultoria de valores mobiliários fornecer:

a. currículo, contendo as seguintes informações:

i. cursos concluídos;

• Administrador de Empresas Pela Fundação Armando Alvares Penteado -1977 • Excelência de Gestão para Executivos –FEA –Universidade de São Paulo -1985

Global Private Bank Strategy - Suisse Banking School- Zurich 2003

ii. aprovação em exame de certificação profissional

Certificação como Consultor na CVM.

iii. principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos,

Page 13: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

13

indicando:

• Nome da empresa: GOW Capital Investimentos e Consultoria Ltda.

Cargo e funções inerentes ao cargo: Diretora de Consultoria Responsável pela

Consultoria de Investimentos, acompanhamento das carteiras de clientes, elaboração

de planejamento financeiro e patrimonial, decisões de alocação por classe de ativos

(carteira estratégica- asset allocation).

Atividade Principal da empresa na qual tais experiências ocorreram: Consultoria Patrimonial.

Datas de entrada e saída do cargo: Entrada em março/2018 –Atual

Nome da empresa: Bozano Investimentos SA

Cargo e funções inerentes ao cargo: Board Member

Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram: Head da área

de Capital Solutions responsável pela coordenação das relações com o mercado,

desenvolvimento de produtos, operações estruturadas e distribuição.

Datas de entrada e saída do cargo: Junho/13 e saída em março/13

Nome da empresa: Banco Itaú Unibanco

Cargo e funções inerentes ao cargo: Diretor Executivo

Atividade principal da empresa na qual tais experiências ocorreram: Responsável

pela criação do maior e melhor Private Bank da América Latina com mais de R$ 200

bilhões sob gestão, líder absoluto no mercado brasileiro com 28% de participação em

2013. Em 2008 fui convidado para fazer a fusão das duas operações. O desafio era

consolidar as operações com culturas até então concorrentes, processos operacionais,

visão de negocio, foco no cliente, sistemas, processos e prioridades totalmente

diferentes e com perdas mínima do market share e dos melhores profissionais entre Itaú

e Unibanco. Paralelamente nesse período promovemos a reestruturação da Plataforma

Internacional cujo modelo estratégico passou a focar duas tradicionais bases globais em

private banking: EUA através do Itaú International (Miami) e na Suíça através do Itaú

Suisse (Zurich) e desativação do Itaú Luxemburgo. Participação em Comitês Executivos

do Banco e WMS.

Comitê Executivo de Gestão, Recursos Humanos, Auditoria, Tecnologia, Comitê de

Internet, Segurança da Informação, Riscos, Compliance, Inovação, Produtos, Comitê de

Clientes, Comitê de Gestão PB.

Datas de entrada e saída do cargo: entrada em 2008 e saída em 2013

8.6. Em relação ao diretor responsável pela implementação e cumprimento de regras, procedimentos e controles internos e das normas estabelecidas por esta Instrução fornecer:

a. currículo, contendo as seguintes informações:

i. Cursos concluídos:

Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - FGV

ii. Aprovação em exame de certificação profissional:

Gestão Ambiental pela BSI (British Standard Institution);

Page 14: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

14

Visão Avançada de Compliance – FEBRABAN.

Compliance Intensivo Insper - Insper Educação Executiva

Gestão de Compliance Insper - Insper Educação Executiva

iii. Principais experiências profissionais durante os últimos 5 anos, indicando:

Nome da empresa: GOW Capital Investimentos e Consultoria Ltda.

Cargo e funções inerentes ao cargo: Diretora de Compliance e Suitability Responsável pela implantação e estruturação do sistema de compliance e controles internos. Responsável pela elaboração e monitoramento das normas e procedimentos internos visando a atender as regulamentações da CVM para Consultorias de Valores Mobiliários.

Atividade Principal da empresa na qual tais experiências ocorreram: Consultoria

Patrimonial.

Datas de entrada e saída do cargo: Entrada em Março/2018 -Atual

Nome da empresa: CdR Hollander Consultoria e Gestão Ltda.

Cargo e funções inerentes ao cargo: Diretora de Compliance Responsável pela controladoria da empresa observando princípios legais, contábeis e financeiros. Responsável pela disseminação da cultura, missão, Código de Ética e Conduta Profissional da empresa. Responsável pelo treinamento da equipe e auditoria interna. Acompanhamento e execução do planejamento de recebimentos e pagamentos. Gerenciamento das informações de planejamento através de dados do faturamento, fluxo de caixa, custos e despesas, elaboração de relatórios. Responsável pelo controle das contas a pagar, da administração do fluxo de caixa e análise das demonstrações financeiras para suprir a diretoria com informações gerenciais e análises estratégicas. Responsável pela gestão de pessoas, administração salarial, folha de pagamento, benefícios, registros, controle de serviços prestados por terceiros, administrar a rotina dos empregados, assegurar a conformidade legal das praticas de recursos humanos.

Implantação e estruturação do sistema de gestão de risco e compliance. Responsável pela elaboração e monitoramento das normas e procedimentos internos visando atender as regulamentações da CVM para Gestoras Financeiras.

Back office, responsável pela elaboração e consolidação dos relatórios mensais de acompanhamento de performance de carteiras de clientes. Domínio do sistema Advent Axys. Coleta das informações das diferentes instituições financeiras, upload de dados no sistema, validação das fontes, consolidação dos dados e conferência da performance de acordo com os benchmarks. Responsável pela elaboração de relatório diário para acompanhamento dos índices do mercado financeiro nacional e internacional.

Atividade Principal da empresa na qual tais experiências ocorreram: Consultoria

Patrimonial.

Datas de entrada e saída do cargo: Entrada em Dez/2013 – Atual

Nome da empresa: Syndool Industria Química Ltda.

Cargo e funções inerentes ao cargo: CFO. Responsável pelo controle de qualidade,

administrativo e financeira. Responsável pela manutenção do Sistema da Gestão da

Page 15: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

15

Qualidade: elaboração de análise crítica semestral, manutenção dos indicadores da

qualidade, atendimento ao cliente e fornecedores em caso de eventual reclamação, abertura

e acompanhamento de relatórios de não-conformidade, acompanhamento das auditorias

internas, revisão e manutenção do Manual da Qualidade.

Atividade Principal da empresa na qual tais experiências ocorreram Indústria

Química.

Datas de entrada e saída do cargo: Entrada em Maio/2007 e Saída Outubro/2012

8.6. Fornecer informações sobre a estrutura mantida para a atividade de consultoria de valores mobiliários, incluindo:

a. quantidade de profissionais: 2 (profissionais) sendo um diretor e um sócios (analistas seniores)

b. percentual dos profissionais certificados ou registrados como consultores na CVM: (50%) como consultor e (50%) registrado na CVM como gestor

c. natureza das atividades desenvolvidas pelos seus integrantes

Consultoria de valores mobiliários, realização de análises para otimização de portfólios quanto

a risco-retorno; elaboração de relatórios de performance de carteiras, relatórios

macroeconômicos; supervisão de relacionamento nas áreas de análise e comercial junto aos

clientes, dentre outras atividades dessa natureza, respondendo pessoalmente a toda e

quaisquer solicitações do órgão fiscalizador de tais atividades.

d. os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos

São utilizados sistemas próprios, Advent Axys e Smart Advisor para análise de ativos,

estratégias, modelagem de carteiras, de risco e de precificação, consolidação de portfolios e

elaboração de relatórios. São utilizados os seguintes serviços externos (terceiros) para

informações de mercados sobre os ativos e monitoramento dos cenários econômicos e de

mercado: Bloomberg, Economática, BM&FBovespa, Cetip, Anbima, Banco Central. Também

são utilizados relatórios de research de bancos, corretoras e consultorias externas. O

acompanhamento das carteiras dos clientes é feito pelo diretor consultor de valores mobiliários,

de acordo com a política de investimento de cada cliente, através de Comitês de Investimento.

8.7. Fornecer informações sobre a estrutura mantida para a verificação do permanente atendimento às normas legais e regulamentares aplicáveis à atividade e para a fiscalização dos serviços prestados pelos terceiros contratados, incluindo:

a. quantidade de profissionais: 3 (profissionais) sendo um diretor, um sócio e um prestador de serviço

b. natureza das atividades desenvolvidas pelos seus integrantes

A área responsável deve auxiliar a alta administração da GOW CAPITAL a assegurar a efetividade do Sistema de Controles Internos.

Fazer o acompanhamento de leis, regulamentações, melhores práticas e diretrizes de autorregulação aplicáveis à GOW CAPITAL, promovendo o conhecimento e controlando a aderência às leis, regulamentações, melhores práticas e diretrizes de autorregulação aplicáveis às atividades da GOW CAPITAL (exceto as trabalhistas, contábeis e tributárias, devido à sua

Page 16: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

16

especificidade);

Divulgar as polítcas internas da GOW CAPITAL, o Código de Ética e Conduta Profissional e o Manual de Controles Internos a todos os colaboradores. Disseminar a cultura abordando temas como risco reputacional, confidencialidade da informação, segregação de funções e conflito de interesses, assédio, fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro;

Aprovar novos relacionamentos com clientes, com contrapartes na consultoria de valores mobiliários, bem como a prestação de novos produtos e serviços pela GOW CAPITAL;

Monitorar, realizar testes periódicos de segurança, servir como canal para comunicações de desconformidades regulatórias e garantir que os controles internos sejam compatíveis com os riscos.

c. os sistemas de informação, as rotinas e os procedimentos envolvidos

O Sistema de Controles Internos da GOW CAPITAL é composto por:

Políticas internas formais;

Termos de Conhecimento das políticas;

Planilhas de controle de obrigações de registro e guarda de informações;

Testes periódicos de segurança da informação e plano de continuidade;

Comitês e organismos internos de gestão e governança;

Agenda de treinamentos de colaboradores e score cards;

Tratamento de não conformidades e plano de melhoria contínua;

Relatório Gerencial Anual;

Canal de denúncia anônima.

As regras, procedimentos e descrição dos controles internos elaborados para o cumprimento da ICVM 592 encontram-se formalizados nas seguintes políticas e documentos:

Código de Ética;

Política de Compliance e Controles Internos;

Política de Confidencialidade e Segurança da Informação;

Política de Investimentos Pessoais e da GOW CAPITAL;

Política de KYC;

Política de Suitability;

Política Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento ao Terrorismo e à Corrupção.

d. a forma como a empresa garante a independência do trabalho executado pelo

setor

A área de Compliance atua exclusivamente as atividades de Compliance e controladoria reportando-se somente a alta diretoria e o conselho de ética.

8.8. Outras informações que a empresa julgue relevantes

Informações complementares e detalhadas poderão ser encontradas na Política de Compliance e Controles Internos.

Page 17: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

17

9. Remuneração da empresa

9.1. Em relação a cada tipo de serviço prestado, conforme descrito no item 6.1.a, indicar as principais formas de remuneração que pratica.

A GOW CAPITAL cobrará somente taxa fixa de remuneração a ser negociada com cada cliente dependendo do tamanho dos ativos a serem sujeitos à nossa consultoria e também à complexidade dos investimentos existentes e futuros.

9.2. Indicar, exclusivamente em termos percentuais sobre a receita total auferida nos 36 (trinta e seis) meses anteriores à data base deste formulário, a receita proveniente, durante o mesmo período, dos clientes em decorrência de:

a. taxas com bases fixas:

100%, a GOW CAPITAL trabalha exclusivamente com taxas com bases fixas.

b. taxas de performance:

A GOW CAPITAL não trabalha com taxa de performance.

c. no caso de clientes profissionais, nos termos da regulamentação específica, remunerações, tais como rebates e outras formas de remuneração que não sejam diretamente recebidas de seus clientes de consultoria e que estejam relacionadas com previsão existente no parágrafo único do art. 17:

N/A

d. honorários por hora:

A GOW CAPITAL não cobrará honorários por hora.

e. outras formas de remuneração:

A GOW CAPITAL não trabalhará com outra forma de remuneração.

9.3. No caso do recebimento de taxas de performance, explicar a metodologia de cálculo e apuração, vinculação a um índice de referência, periodicidade de apuração e pagamento.

N/A

9.4. Fornecer outras informações que a empresa julgue relevantes

Page 18: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

18

10. Regras, procedimentos e controles internos

10.1. Descrever as regras para o tratamento de soft dollar, tais como recebimento de presentes, cursos, viagens etc.

A GOW CAPITAL possui Código de Ética e Conduta Profissional que trata especificamente de recebimento de presentes, cursos, viagens etc., que preconiza, dentre outros aspectos, que é vedado oferecer ou solicitar presentes, entretenimento, cortesias, doações ou favores a/de clientes, fornecedores, prestadores de serviços, que não sejam brindes ou lembranças, com valor comercial superior a US$ 100,00 (cem dólares dos Estados Unidos), devendo qualquer exceção ser submetida previamente ao responsável por Compliance.

Especificamente sobre soft dollar, tal situação não é aplicável, já que a GOW CAPITAL atua na consultoria com remuneração unicamente paga pelos seus clientes, não havendo ou ocorrendo rebates de investimento, comissões ou uso de corretoras na execução de ordens de clientes. Portanto, não há prestadores de serviço ou relações comerciais de remuneração com produtos e serviços que possam acarretar situação típica de soft dollar.

10.2. Endereço da página do consultor na rede mundial de computadores na qual podem ser encontrados os documentos exigidos pelo art. 13 desta Instrução

Sitio no ar com aviso específico ao mercado de que a empresa ainda se encontra em fase de credenciamento junto a CVM e que portanto, não presta serviço de Consultoria de Valores Mobiliários. Endereço na internet www.gowcapital.com

11. Contingências

11.1. Descrever os processos judiciais, procedimentos administrativos ou arbitrais, que não estejam sob sigilo, em que a empresa figure no polo passivo, que sejam relevantes para os negócios da empresa, indicando:

a. principais fatos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

b. valores, bens ou direitos envolvidos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

11.2. Descrever os processos judiciais, procedimentos administrativos ou arbitrais, que não estejam sob sigilo, em que o diretor responsável pela consultoria de valores mobiliários figure no polo passivo e que afetem sua reputação profissional, indicando:

a. principais fatos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

b. valores, bens ou direitos envolvidos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

11.3. Descrever outras contingências relevantes não abrangidas pelos itens anteriores

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

11.4. Descrever condenações judiciais, administrativas ou arbitrais, transitadas em julgado, prolatadas nos últimos 5 (cinco) anos em processos que não estejam sob sigilo, em que a

Page 19: 2. Histórico da empresa - gowcapital.comgowcapital.com/wp-content/uploads/2018/04/ANEXO-14-II-REF-GOW... · desempenho de suas operações. ... faz parte do Conselho de Administração

19

empresa tenha figurado no polo passivo, indicando:

a. principais fatos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

b. valores, bens ou direitos envolvidos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

11.5. Descrever condenações judiciais, administrativas ou arbitrais, transitadas em julgado, prolatadas nos últimos 5 (cinco) anos em processos que não estejam sob sigilo, em que o diretor responsável pela consultoria de valores mobiliários tenha figurado no polo passivo e tenha afetado seus negócios ou sua reputação profissional, indicando:

a. principais fatos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

b. valores, bens ou direitos envolvidos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

12. Declarações adicionais do diretor responsável pela consultoria de valores mobiliários, informando sobre:

a. acusações decorrentes de processos administrativos, bem como punições sofridas, nos últimos 5 (cinco) anos, em decorrência de atividade sujeita ao controle e fiscalização da CVM, Banco Central do Brasil, Superintendência de Seguros Privados – SUSEP ou da Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, incluindo que não está inabilitado ou suspenso para o exercício de cargo em instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pelos citados órgãos

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

b. condenações por crime falimentar, prevaricação, suborno, concussão, peculato, “lavagem” de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, contra a economia popular, a ordem econômica, as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade pública, o sistema financeiro nacional, ou a pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, por decisão transitada em julgado, ressalvada a hipótese de reabilitação

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

c. impedimentos de administrar seus bens ou deles dispor em razão de decisão judicial e administrativa

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.

d. inclusão em relação de comitentes inadimplentes de entidade administradora de mercado organizado

N/A – Não há quaisquer fatos a reportar a esse respeito.