20 23 Ed01

2
20 ALATUR ABRIL/MAIO. 2008 ABRIL/MAIO. 2008 ALATUR 21 Rafting: descendo as corre- deiras com muita emoção na Hacienda Pozo Azul, que atravessa a mata nativa Aventura com conforto Arvorismo, canoagem, rafting, vulcões ativos e trilhas por florestas, a Costa Rica tem ecoturismo variado e você pode desfrutar dessas belezas em grande estilo com os serviços da Alatur A Costa Rica é bastante conhecida por suas belas praias no mar do Caribe. Contudo, o país abriga muitas outras paisagens que encantam qualquer ecoturista. Os visitantes que rumam para o interior encontram três serras vul- cânicas com vulcões extintos e ativos, uma cordi- lheira, selvas tropicais, verdes vales, rios caudalo- sos, savanas, além das agitadas águas nas praias do Pacífico. Para quem gosta de caminhadas e vistas, a Costa Rica tem opções que vão desde caminhadas em florestas e visitas a borboletários, até canoagem, tiroleza, e passeios a cavalo. POR SAULO BORDON COSTA RICA POR JOYCE CARLA FOTO: ANDRÉ BITTENCOURT

Transcript of 20 23 Ed01

Page 1: 20 23   Ed01

20 alatur ABRIL/MAIO. 2008 ABRIL/MAIO. 2008 alatur 21

Rafting: descendo as corre-deiras com muita emoção

na Hacienda Pozo Azul, que atravessa a mata nativa

Aventura com confortoArvorismo, canoagem, rafting, vulcões ativos e trilhas por florestas, a Costa Rica tem ecoturismo variado e você pode desfrutar dessas belezas em grande estilo com os serviços da Alatur

A Costa Rica é bastante conhecida por suas belas praias no mar do Caribe. Contudo, o país abriga muitas outras paisagens que

encantam qualquer ecoturista. Os visitantes que rumam para o interior encontram três serras vul-cânicas com vulcões extintos e ativos, uma cordi-lheira, selvas tropicais, verdes vales, rios caudalo-sos, savanas, além das agitadas águas nas praias do Pacífico. Para quem gosta de caminhadas e vistas, a Costa Rica tem opções que vão desde caminhadas em florestas e visitas a borboletários, até canoagem, tiroleza, e passeios a cavalo.

POR Saulo BordonCOSTA RICA POR Joyce carla

FOTO: AndRé BiTTencOuRT

Page 2: 20 23   Ed01

22 alatur ABRIL/MAIO. 2008 ABRIL/MAIO. 2008 alatur 23

Fazer viagens personalizadas e cuidar com esmero de cada

detalhe do percurso que vai ser feito pelo cliente exigem

um setor só para cuidar disso dentro da Alatur. Essas de-

mandas são atendidas exclusivamente pelo Departamento

de Lazer, gerenciado pela experiente Rita Benvenuti, que

planeja e elabora de maneira individualizada cada passeio.

A partir da solicitação do cliente, a Alatur apresenta to-

das as opções existentes, desde o pacote completo, com

passagem, hotel, translado e passeios, ou somente com

hospedagem. “O atendimento é personalizado, pois cada

um tem uma idéia de lazer. Para um pode ser uma viagem

de aventura, ao lado de um vulcão, para outro é uma praia

tranqüila, ou passeios a museus”, afirma Rita. De acordo

com a gerente, sempre que o cliente já tem uma idéia de

destino, período e atividades, é mais rápido encontrar o

pacote apropriado. “O que atrasa o fechamento da via-

gem é quem fica indeciso entre um safári na África, esquiar

nos Alpes, ou ir para uma praia no Caribe. Em todos os

casos, sempre temos boas opções que mesclam conforto

e atividades interessantes”, explica Benvenuti.

As atividades radicais dominaram o restante da viagem. Os aventureiros foram a Sarapiqui, uma planície cortada por diversos rios, entre eles o que dá nome à região. “Em Sara-piqui, fizemos Canopy, um passeio na mata pelas copas das árvores. Estávamos a 20 e 50 metros do chão, em platafor-mas nas árvores, ligadas entre si por cabos de aço. No último cabo, de 300 metros de extensão, atravessamos o cânion do rio Sarapiqui”, descreve. Após tanta adrenalina, a família Bit-tencourt visitou uma das principais atrações da Costa Rica: o vulcão Arenal, o mais ativo da América Central. “Em Are-nal, tivemos a experiência de estar próximo a um vulcão em atividade, e observar, de uma distância segura, os efeitos das últimas erupções sobre a natureza”, relata.

Os passeios pelo interior da Costa Rica incluíram ainda a região de Caño Negro, ao norte do país, próxima a fronteira com a Nicarágua. “Tivemos um contato muito próximo com a natureza, e com uma excelente estrutura. Vimos vários animais, aves, répteis, inclusive jacarés, lagartos e macacos”, descreve. Outra região visitada foi Monte Verde, uma área montanhosa a 3 horas de Arenal. Uma das atividades mais praticadas no local são as trilhas pela reserva Bosque Nublo-so Monteverde. “Fizemos cavalgadas, passeios em bosques de altitude e em pontes suspensas. Em Selvatura, as pontes nos permitem caminhar acima das copas das árvores”.

O VulcãO ArenAl é O segundO em mAiOr AtiVidAde dO mundO.

Como A AlAtur CuidA de tudo pArA suA viAgem

André Bittencourt, executivo de uma transportadora de carga marítima, foi com toda a família para uma viagem de lazer na Costa Rica, e ficou encantado com a diver-sidade de cenários em uma área cinco ve-zes menor que a do estado de São Paulo. “É muito bom você percorrer uma distância pequena e conhecer lugares tão diferentes como montanha, floresta e vulcão. O con-tato com a natureza lá é incrível. E o me-lhor, eles realmente têm estrutura para o turismo”, afirma o executivo.

André queria um roteiro que integrasse a família, mas com uma programação diferente do usual. A Alatur preparou uma viagem repleta de aventuras para as férias da família Bitten-court. “Tenho três filhas em idades muito variadas, desde sete até 21 anos. Minha esposa e eu precisamos de atividades que sirvam a todas elas”, pondera. A escolha por Costa Rica foi uma decisão do casal. Queriam conhecer algum país na América Central onde não se preocupassem com a segurança. “Acho que não poderíamos ter decido por lugar melhor. A população é muito gentil e receptiva. Nos sentimos muito seguros. O tu-rismo para eles é muito importante”, relata André.

Quem organizou a viagem da família de André, foi a gerente

O país tem a tradição de preservar o meio ambiente e os parques

nacionais são o forte da região.

do Departamento de Lazer da Alatur, Rita Benvenuti. O departamento dela atende exclusivamente as viagens de lazer dos fun-cionários das empresas correntistas. “Nosso serviço é apresentar as opções existentes com relação ao pedido dos clientes. No caso do André Bittencourt, passamos as opções dos destinos que ele solicitou, e eles decidi-ram pela Costa Rica. A partir daí, seleciona-mos todo o roteiro baseado nas solicitações dele”, explica Rita. Apesar de ter uma pro-cura bastante sazonal, o Departamento de

Lazer, fecha uma média de 200 pacotes por mês.Para a família Bittencourt, a viagem começou por San José,

a capital de Costa Rica. Mas a cidade foi apenas o ponto de aterrissagem. “Decidimos fazer um passeio por conta própria, sem a assessoria da Alatur. Não foi muito interessante, por-que não havia muito a fazer em San José”, explica o executivo. Porém, o dia seguinte já começou com um café da manhã a caminho do vulcão Poás, um dos quatro mais ativos do país. E pela tarde, André e sua família fizeram caminhadas entre cachoeiras e eles visitaram um observatório de borboletas nos Jardins da Catarata de La Paz. “No borboletário, vimos borbo-letas saindo do casulo. Foi uma experiência incrível”, conta.

Região de Monteverde (esq.), crocodilo no rio San Juan e cachoeira dos Jardins da Catarata de La Paz

1 KuRT RAihn 2 AndRé BiTTencOuRT

1

2

2

1

2