20 Coisas Que Podem Matar Sua Igreja

6
20 coisas que podem matar sua Igreja Dr. Fidencio Burgueño Todos sabem que a vida é frágil. Nós que já vivemos algum tempo, sabemos que nossos reflexos e força não são tão bons como de quando éramos jovens ou criança. Os anos e a fadiga fazem com que nosso corpo e organismo vão decaindo pouco a pouco. E quando chegamos aos 60 e 70 anos o processo de envelhecimento está em seu auge. Muitos sintomas têm estado presentes o tempo todo, mas até agora estão tendo um impacto em nós e não os podemos superar a não ser que trabalhemos mais duro. Utilizando nossa experiência devemos trabalhar mais inteligentemente e escolher somente aquelas coisas que são mais importantes para lhes dedicar nossa força e atenção. Ocorre o mesmo padrão nas igrejas? Eu acho que sim. O mesmo padrão ocorre com as igrejas. O padrão é claro. As igrejas com frequência florescem e crescem na primeira geração de suas vidas. Em algum ponto, quando chegam aos vinte e tantos anos, a visão e os sonhos que lhe deram início começam a se desvanecer. Se as pessoas da igreja não intervêm em seu próprio caminho em resposta às chamadas de atenção por parte de Deus, a vitalidade e a energia da igreja continuarão diminuindo nos anos seguintes e finalmente morrerá. Por outro lado, se a igreja se dá conta das coisas que estão afetando nas áreas espirituais, estratégicas, sociais, e de saúde estrutural, e se dão à tarefa de fazer uma renovação da visão da igreja para enfrentar os desafios do futuro, a igreja permanecerá e se sustentará pelas gerações vindouras. Este processo deve ser feito uma e outra vez para evitar cair em a uma igreja irrelevante. O ideal é que após a primeira geração de vida, as igrejas replanejem seu futuro continuamente e vivam efetivamente para essa visão de ser uma

description

20 Coisas Que Podem Matar Sua Igreja

Transcript of 20 Coisas Que Podem Matar Sua Igreja

20 coisas que podem matar sua IgrejaDr. Fidencio Burgueo

Todos sabem que a vida frgil. Ns que j vivemos algum tempo, sabemos que nossos reflexos e fora no so to bons como de quando ramos jovens ou criana. Os anos e a fadiga fazem com que nosso corpo e organismo vo decaindo pouco a pouco. E quando chegamos aos 60 e 70 anos o processo de envelhecimento est em seu auge. Muitos sintomas tm estado presentes o tempo todo, mas at agora esto tendo um impacto em ns e no os podemos superar a no ser que trabalhemos mais duro. Utilizando nossa experincia devemos trabalhar mais inteligentemente e escolher somente aquelas coisas que so mais importantes para lhes dedicar nossa fora e ateno.

Ocorre o mesmo padro nas igrejas? Eu acho que sim. O mesmo padro ocorre com as igrejas.O padro claro. As igrejas com frequncia florescem e crescem na primeira gerao de suas vidas. Em algum ponto, quando chegam aos vinte e tantos anos, a viso e os sonhos que lhe deram incio comeam a se desvanecer. Se as pessoas da igreja no intervm em seu prprio caminho em resposta s chamadas de ateno por parte de Deus, a vitalidade e a energia da igreja continuaro diminuindo nos anos seguintes e finalmente morrer.

Por outro lado, se a igreja se d conta das coisas que esto afetando nas reas espirituais, estratgicas, sociais, e de sade estrutural, e se do tarefa de fazer uma renovao da viso da igreja para enfrentar os desafios do futuro, a igreja permanecer e se sustentar pelas geraes vindouras. Este processo deve ser feito uma e outra vez para evitar cair em a uma igreja irrelevante.O ideal que aps a primeira gerao de vida, as igrejas replanejem seu futuro continuamente e vivam efetivamente para essa viso de ser uma igreja que continue crescendo. No entanto, este ideal realizado por menos de 20% das igrejas em algum momento.

Quais so alguns dos fatores que podem estar matando a tua igreja? A seguir listamos alguns fatores escondidos que podem estar contribuindo diminuio das igrejas.

1. NEGAOMuitas igrejas esto em uma negao de que j no so impulsionadas por um claro sentido da viso. Elas acham que a maioria das coisas esto indo bem na igreja. No h nada mal que precise de sua ateno.

2. COMODIDADEQuanto mais tempo de existncia mais cmodas se sentem com as coisas que acontecem na igreja. Elas tm perdido a natureza proftica da viso que devem cumprir. Conformaram-se com o que tm conseguido.

3. TRADIOOs padres e a cultura comeam a endurecer-se como o concreto, uma vez que a igreja tem existido durante uma gerao ou mais, a tradio venerada como uma herana amada. Aqui onde entram as seis palavras comuns em uma igreja "Nunca fizemos isto deste modo antes"

4. MISSONa primeira gerao, a misso com frequncia verdadeiramente missional na natureza segundo o que Deus e quer fazer atravs da igreja. J na segunda gerao a misso com frequncia est focada na igreja e no que esto fazendo.

5. PROGRAMASEm anos passados as denominaes venderam a ideia do sucesso dos programas. Grandes programas eram equivalentes a sucesso e crescimento. Isto uma meia verdade. Muitas igrejas acham que o enfoque no programa correto o melhor futuro para elas. Isto tambm uma meia verdade. Certos programas que foram bons no passado j no funcionam hoje.

6. DISCIPULADOMuitas igrejas acham que discipulado equivale a adquirir conhecimento quando na realidade um processo permanente de crescimento espiritual centrado no Deus Trino. Muitas pessoas ligadas a uma igreja nunca se aprofundaram o suficiente em sua f para que possam ser notadas como tendo um estilo de vida parecido ao de Cristo.

7. RELAESAs relaes profundas em uma comunidade congregacional so importantes. No entanto, muitas pessoas acham que estar em um crculo fechado de amigos o mesmo que ter relaes. No existem relaes prximas sem familiaridade. As boas relaes em uma igreja so importantes.

8. SUPERFICIALIDADEMuitas conversas nas igrejas so pouco profundas. Temos medo de ir fundo. Temos medo de ficar marginalizados se dissermos o que realmente pensamos sobre a Bblia, assuntos teolgicos, dilemas ticos, ou o que moral ou imoral em um estilo de vida. As igrejas precisam falar de assuntos profundos.

9. VIDAA vida passa, a vida pode ser dura. A igreja o lugar onde temos que lidar com problemas da vida. No entanto h uma grande diferena que em humildade levemos nossos assuntos srios igreja e abusar da igreja por nossa raiva sobre assuntos da vida. A igreja um lugar onde devemos TRATAR dos assuntos da vida.

10. LONGEVIDADE/ ENVELHECIMENTOQuanto mais tempo, a pessoa tem estado ligada a uma igreja, mais veem as coisas desde seu prprio ponto de vista ou da perspectiva de seus amigos. Isto leva falta de abertura mudana e a inovao.

11. ATRAOAs igrejas centram-se no exterior, em nmeros, em uma grande quantidade de atividades para se ver melhor a cada ano. Quer atrair novas pessoas, prover liderana e contribuir ao oramento da igreja. A igreja no para oferecer entretenimento.

12. MEMBROS DE IGREJAPara a segunda gerao, muitas igrejas esto compostas por pessoas que vm de uma cultura de igreja e no entendem as pessoas de fora da igreja. No nos juntamos com os pecadores. PRECISAMOS fazer programas intencionais para ganhar os perdidos. Jesus foi intencional em ir onde estava a necessidade.

13. DEMOGRAFIAO contexto geogrfico ao que servem as igrejas com frequncia muda de gerao em gerao. As igrejas podem estar desligadas de seu contexto e no entender as pessoas.

14. VARIAES/ MUDANASA teologia, a psicologia, a metodologia e o estilo das igrejas podem variar com o passar dos anos. Certo dia, os membros de muitos anos se do conta que esta no mais sua igreja e tratam de tirar igreja do abismo em que se encontra em lugar de buscar a Deus para o tempo presente.

15. TDIOAs igrejas podem estar estancadas em algum lugar, a falta de inovao e a criatividade levam-nas a ser chatas. No h emoo, nem brilho, so pouco atraentes para as pessoas novas e no inspiram participao aos membros existentes a fazer mais que os movimentos de ser uma igreja.

16. LIDERANATodo sistema precisa de novos lderes que se levantem de tempos em tempos. Muitas igrejas no tm isto e fazem o mesmo durante anos e anos. Sem ideias novas ou mudanas.

17. ADMINISTRAOQuando uma igreja passa da primeira gerao de vida e no movida pela viso, se cria um vazio no qual se assenta uma mentalidade de gerenciamento. As pessoas se esquecem de que a igreja um organismo, no uma organizao.

18. MUSEUComo as igrejas fazem um investimento significativo em seus edifcios, a manuteno do museu converte-se em uma prioridade. Tornam-se mais conservadores que criadores.

19. DINHEIROPara manter o museu e o pessoal precisamos de dinheiro. Quando se gasta mais dinheiro em manuteno que na misso estamos perdendo a viso. Quando isto mais de 70% do oramento um sinal de alerta. Quando mais de 80% a crise grande

20. ANSIEDADEOs que so membros h muito tempo, os membros velhos confundem Cristo e a cultura da igreja de tal maneira que podem achar que se permitido a igreja mudar de uma forma radical, podem tambm negar a presena e direo de Deus. Temo que isto inclusive possa afetar sua eternidade pessoal de uma maneira negativa.

Por que identificar estes fatores ocultos?

Este tipo de eventos ocultos fazem com que as igrejas no faam transies, mudem e sejam transformadas.

Deus tem grandes planos para as igrejas. Quando as igrejas podem abordar eficazmente estas mudanas podem criar uma boa disposio para se elevar em f em a direo do potencial completo que o reino de Deus tem para eles