20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos...

11
Concepto, instrumentos y Concepto, instrumentos y desafios de la edu- desafios de la edu- comunicación para el comunicación para el cambio social cambio social Alejandro Barranquero Alejandro Barranquero Ronaldo Gardinal Educomunicação/2010

Transcript of 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos...

Page 1: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

Concepto, instrumentos y Concepto, instrumentos y desafios de la edu-desafios de la edu-

comunicación para el cambio comunicación para el cambio socialsocial

Alejandro BarranqueroAlejandro Barranquero

Ronaldo GardinalEducomunicação/2010

Page 2: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

IntroduçãoIntrodução

Nas década finais do século passado houve uma Nas década finais do século passado houve uma transformação radical na comunicação humana com transformação radical na comunicação humana com o surgimento de novas tecnologias com enorme o surgimento de novas tecnologias com enorme potencialidade informativa.potencialidade informativa.

Este novo contexto também potencializou as lacunas Este novo contexto também potencializou as lacunas comunicacionais entre os diferentes países e comunicacionais entre os diferentes países e sociedades.sociedades.

Surgem questões através destas diferenças que Surgem questões através destas diferenças que precisam de respostas. precisam de respostas.

Page 3: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

Não se tem receitas universais, porém existem Não se tem receitas universais, porém existem roteiros e orientações de trabalho que podem ser roteiros e orientações de trabalho que podem ser explorados.explorados.

A educomunicação é um campo que promove a A educomunicação é um campo que promove a transformação social, trazendo ferramentas transformação social, trazendo ferramentas conceituais e metodológicas que mesmo conhecido conceituais e metodológicas que mesmo conhecido em vários lugares do mundo é mau utilizado por em vários lugares do mundo é mau utilizado por instituições e sociedades espanholas envolvidas com instituições e sociedades espanholas envolvidas com o desenvolvimento.o desenvolvimento.

A necessidade de definir novos termos de atuação A necessidade de definir novos termos de atuação para uma sociedade em desenvolvimento, inter-para uma sociedade em desenvolvimento, inter-raciais e multicultural é campo importante para o raciais e multicultural é campo importante para o planejamento social.planejamento social.

Introdução (cont.)Introdução (cont.)

Page 4: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

1- Educomunicação para a transformação social: 1- Educomunicação para a transformação social: uma aproximação conceitualuma aproximação conceitual

O que é exatamente comunicação para a transformação O que é exatamente comunicação para a transformação social?social?

Qual a referência dessas duas áreas?Qual a referência dessas duas áreas?

Que significado tem a comunicação para os processos de Que significado tem a comunicação para os processos de desenvolvimento?desenvolvimento?

Existe transformação social sempre que nos comunicamos?Existe transformação social sempre que nos comunicamos?

Como articular a educação nas esferas da transformação Como articular a educação nas esferas da transformação social?social?

Tudo é bem complexo e necessita um aprofundamento dos Tudo é bem complexo e necessita um aprofundamento dos conceitos envolvidosconceitos envolvidos

Page 5: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

Contextualização histórica de “Desenvolvimento”Contextualização histórica de “Desenvolvimento” Iluminismo / II Guerra Mundial / Terceiro Mundo Iluminismo / II Guerra Mundial / Terceiro Mundo

e as relações econômicas desiguais e as relações econômicas desiguais Contextualização histórica de “Comunicação”Contextualização histórica de “Comunicação”

Intenção bélico-propagandista / persuasivo e Intenção bélico-propagandista / persuasivo e autoritário / novas correntes de pensamentoautoritário / novas correntes de pensamentoNa América Latina surgem muitas idéias sobre Na América Latina surgem muitas idéias sobre dependência e libertação. (Paulo Freire, Luis dependência e libertação. (Paulo Freire, Luis Ramiro Beltran...).Ramiro Beltran...).Surge também experiências de comunicação Surge também experiências de comunicação alternativas com rádio.alternativas com rádio.

1- Educomunicação para a transformação social 1- Educomunicação para a transformação social (Cont.)(Cont.)

Page 6: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

Informação – 01 via (unidirecional)Informação – 01 via (unidirecional)

Comunicação – 02 vias (transmissor x receptor)Comunicação – 02 vias (transmissor x receptor)

Paulo Freire: comunicação viria a ser = diálogoPaulo Freire: comunicação viria a ser = diálogo

derivado do latim “communis” = processo de derivado do latim “communis” = processo de compartilhar, de por em comum com o outro.compartilhar, de por em comum com o outro.

A combinação entre Comunicação para a A combinação entre Comunicação para a transformação social é o processo onde a própria transformação social é o processo onde a própria sociedade (grupos humanos) decidem de forma sociedade (grupos humanos) decidem de forma autônoma sobre o que querem ser, dialogicamente e autônoma sobre o que querem ser, dialogicamente e participativamente gerando conhecimento e ação.participativamente gerando conhecimento e ação.

1- Educomunicação para a transformação social: 1- Educomunicação para a transformação social: (Cont.)(Cont.)

Page 7: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

2 – O planejamento de processos dialógicos 2 – O planejamento de processos dialógicos e participativose participativos

Desde os anos quarenta se investiga as ligações Desde os anos quarenta se investiga as ligações entre desenvolvimento social e comunicação. entre desenvolvimento social e comunicação. Entende-se assim que em toda ação de Entende-se assim que em toda ação de desenvolvimento existe uma forma de entender a desenvolvimento existe uma forma de entender a comunicação, assim como qualquer processo de comunicação, assim como qualquer processo de comunicação envolve algum tipo de transformação.comunicação envolve algum tipo de transformação.

Existe várias formas de se proceder, porém existem Existe várias formas de se proceder, porém existem algumas condições indispensáveis a serem algumas condições indispensáveis a serem consideradas previamente.consideradas previamente.

Page 8: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

A educomunicação exige uma flexibilidade A educomunicação exige uma flexibilidade metodológica, pois vai se modificando conforme metodológica, pois vai se modificando conforme as necessidades concretas vão surgindo as necessidades concretas vão surgindo durante o processo.durante o processo.

A educomunicação para a transformação social A educomunicação para a transformação social tem se mostrado eficaz nos mais variados tem se mostrado eficaz nos mais variados campos (agrícola, saúde, meio ambiente, paz , campos (agrícola, saúde, meio ambiente, paz , infância...), utilizando-se de diversos meios de infância...), utilizando-se de diversos meios de comunicação (rádio, TV, imprensa, cinema, comunicação (rádio, TV, imprensa, cinema, vídeo, teatro, internet,...)vídeo, teatro, internet,...)

2 – O planejamento de processos dialógicos 2 – O planejamento de processos dialógicos e participativos (Cont.)e participativos (Cont.)

Page 9: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

O desafio na Espanha se dá atualmente na O desafio na Espanha se dá atualmente na formação de pessoas capacitadas para atuarem formação de pessoas capacitadas para atuarem nesta área, pois necessitam de amplo nesta área, pois necessitam de amplo conhecimento e habilidades.conhecimento e habilidades.

Deverá também ter uma sensibilidade cultural para Deverá também ter uma sensibilidade cultural para lidar com problemas de desenvolvimento como lidar com problemas de desenvolvimento como disciplinas que abordam a transformação social disciplinas que abordam a transformação social (antropologia, pedagogia, psicologia, política, (antropologia, pedagogia, psicologia, política, sociologia,...)sociologia,...)

2 – O planejamento de processos dialógicos 2 – O planejamento de processos dialógicos e participativos (Cont.)e participativos (Cont.)

Page 10: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

Deve-se avançar nos seguintes aspecto:Deve-se avançar nos seguintes aspecto:

Instituir a educomunicação como disciplina acadêmica Instituir a educomunicação como disciplina acadêmica e estimular a formação de educomunicadores;e estimular a formação de educomunicadores;

Promover o uso de novas formas de comunicação Promover o uso de novas formas de comunicação com estratégias: novas linguagens, metodologias, com estratégias: novas linguagens, metodologias, estratégias culturais para as organizações e estratégias culturais para as organizações e associações civis envolvidas com o desenvolvimento;associações civis envolvidas com o desenvolvimento;

Aproveitar as inúmeras possibilidades de Aproveitar as inúmeras possibilidades de comunicação e organização das tecnologias de baixo comunicação e organização das tecnologias de baixo custo como internet, software grátis e p vídeo.custo como internet, software grátis e p vídeo.

2 – O planejamento de processos dialógicos 2 – O planejamento de processos dialógicos e participativos (Cont.)e participativos (Cont.)

Page 11: 20042010 grupo 04 tr17 ronaldo gardinal concepto, instrumentos y_desafios_de_la_edu-c__omunicaciã³n[1]

ConclusãoConclusão

O texto vem complementar o anterior O texto vem complementar o anterior “Caminhos da Educomunicação...” (Soares) “Caminhos da Educomunicação...” (Soares) comprovando o que foi dito sobre a comprovando o que foi dito sobre a abordagem e estudos do tema por diversas abordagem e estudos do tema por diversas pessoas em contextos e culturas diferentes, pessoas em contextos e culturas diferentes, passando uma visão de como o tema é passando uma visão de como o tema é diferentemente abordado em outro país diferentemente abordado em outro país (Espanha).(Espanha).