2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

14
Projeto para a remodelação e ampliação de um edifício existente constituído por cave, rés do chão e andar sito na Rua Visconde em S. João da Madeira. A este edifício prevê-se a construção de dois novos pisos destinados a habitação com uma área bruta de construção de 575,70 m2 , passando o edifício na sua totalidade a ser constituído por 4 pisos acima da cota de soleira e um piso abaixo da cota de soleira. Para além das questões programáticas, funcionais e de conceito arquitectónico subjacentes, a solução que se apresenta à apreciação, resulta de um modo muito significativo, das características do edifício e da sua implantação. Assim sendo, o projeto é resultado de um estudo da composição de fachada onde se procurou um equi- líbrio entre a volumetria existente e o volume proposto, assim como, na sua simetria e nos materiais a aplicar. A proposta assenta na recuperação do edifico existente ao nível das fachadas e interiores (cave, rés do chão e 1º andar) e pela construção de dois novos pisos, estes últimos, destinados a habitação, servida por duas frentes (terraços) a Nascente e Poente, estabelecendo uma expressiva relação interior/exterior, usufruir da vista para a paisagem a nascente, onde foram consideradas amplas aberturas em ligação direta com o terraço. O acesso pedonal à habitação concentram-se na zona sul do edifício realizado por uma comunicação ver- tical independente em escadas, ao invés, o acesso mecânico a habitação é realizado a nascente através de um espaço de circulação comum a norte do edifício. Num plano organizativo, a solução pretende desenvolver-se segundo um esquema de grande simplicidade a coerência, procurando respeitar as interdependências funcionais, permitindo, ao mesmo tempo, através de um sistema de acessos e circulações interiores, numa rápida identificação dos diversos espaços que contêm o programa. O programa principal (habitação) distribui-se em 2 pisos, desenvolvendo-se os compartimentos desta se- gundo um esquema de prioridades, assim no 1º andar da habitação, concentra-se a zona social, constituída por REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS 2007 RUA VISCONDE - SÃO JOÃO DA MADEIRA

description

Rua Visconde - São João da Madeira

Transcript of 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Page 1: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Projeto para a remodelação e ampliação de um edifício existente constituído por cave, rés do chão e andar sito na Rua Visconde em S. João da Madeira.

A este edifício prevê-se a construção de dois novos pisos destinados a habitação com uma área bruta de construção de 575,70 m2 , passando o edifício na sua totalidade a ser constituído por 4 pisos acima da cota de soleira e um piso abaixo da cota de soleira.

Para além das questões programáticas, funcionais e de conceito arquitectónico subjacentes, a solução que se apresenta à apreciação, resulta de um modo muito significativo, das características do edifício e da sua implantação.

Assim sendo, o projeto é resultado de um estudo da composição de fachada onde se procurou um equi-líbrio entre a volumetria existente e o volume proposto, assim como, na sua simetria e nos materiais a aplicar.

A proposta assenta na recuperação do edifico existente ao nível das fachadas e interiores (cave, rés do chão e 1º andar) e pela construção de dois novos pisos, estes últimos, destinados a habitação, servida por duas frentes (terraços) a Nascente e Poente, estabelecendo uma expressiva relação interior/exterior, usufruir da vista para a paisagem a nascente, onde foram consideradas amplas aberturas em ligação direta com o terraço.

O acesso pedonal à habitação concentram-se na zona sul do edifício realizado por uma comunicação ver-tical independente em escadas, ao invés, o acesso mecânico a habitação é realizado a nascente através de um espaço de circulação comum a norte do edifício.

Num plano organizativo, a solução pretende desenvolver-se segundo um esquema de grande simplicidade a coerência, procurando respeitar as interdependências funcionais, permitindo, ao mesmo tempo, através de um sistema de acessos e circulações interiores, numa rápida identificação dos diversos espaços que contêm o programa.

O programa principal (habitação) distribui-se em 2 pisos, desenvolvendo-se os compartimentos desta se-gundo um esquema de prioridades, assim no 1º andar da habitação, concentra-se a zona social, constituída por

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS

2007RUA VISCONDE - SÃO JOÃO DA MADEIRA

Page 2: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

hall, WC, lavandaria, escritório e salas, a de estar com a possibilidade de se expandir para o exterior em terraço e a sala das refeições possuindo ligação direta com a cozinha.

No 2.º Andar da habitação, concentra-se a zona noturna da habitação, constituída por quarto principal com zona de vestir e banho privativo e dois quartos simples servidos por quarto de banho privativo.

Os dois pisos que constituem a habitação estão interligados por uma escada que funciona como eixo or-ganizador e distributivo de todo o programa. Dado às suas características, esta escada iluminada zenitalmente por claraboias, tem por objetivo diluir um pouco a ideia de habitação por níveis, conferindo assim um carácter espacial uno na inter-relação de todos os espaços.

Os restantes pisos existentes, manter-se-ão amplos sendo a cave destinada a arrumos, o rés do chão a garagem e o piso 1 sala polivalente, resumindo-se a intervenção a efetuar nestes pisos à recuperação das fa-chadas tanto ao nível exterior como interior.

Sob o ponto de vista construtivo preconiza-se uma estrutura simples de betão armado juntamente com estrutura em vigas de ferro, paredes duplas de tijolo (11 e 15), protegidas com barreira térmica em placas SL tipo TYROFOAM revestidas a zinco na parte destinada à habitação sendo no restante edifício mantida a traça original efetuando-se apenas a recuperação das fachadas sendo estas rebocadas areado fino e pintadas com pintura a água. A cobertura da habitação será em laje igualmente de betão armado aligeirado protegida ter-micamente com material idêntico ao das paredes, caracterizada no exterior por revestimento a zinco do tipo camarinha aplicado sobre estrutura em madeira com dupla pendente.

Interiormente, propõe-se uma utilização generalizada de Pau Cetim em portas, armários e alizares e soalho de madeira de Macacaúba, em todos os pavimentos. As paredes interiores serão rebocadas e pintadas excep-to as da cozinha e instalações sanitárias para onde se prevê revestimento cerâmico. As caixilharias exteriores serão integralmente executadas em alumínio Technal à cor natural com polimento especial (aspecto aço inoxi-dável) mantendo-se no restante edifício as caixilharias em madeira e em ferro.

No que se refere ao plano de acessibilidades esta previsto, caso se venha a verificar necessário, o acesso à habitação pela parte exterior comum a norte do edifício prevendo-se a construção de um percurso em rampa para unir a cota do rés do chão à cave e daqui por acesso mecânico à habitação. Na habitação também ficam previstas alterações ao nível do piso social com a ampliação do WC e adaptação do escritório em quarto per-mitindo assim o uso de todo este piso por cidadãos com especiais dificuldades de locomoção.

De salientar ainda que o estudo em causa foi desenvolvido, tendo em atenção todas as questões de con-forto, bem como de natureza regulamentar, nomeadamente no que se refere a infraestruturas e ambiente.

Page 3: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Planta CoberturaREMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 4: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Corte AA

Corte BB

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 5: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Planta Piso 3REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 6: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Corte CC

Corte DD

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 7: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Planta Piso 2REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 8: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Corte EE

Alçado Anterior

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 9: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Planta Piso 1REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 10: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Alçado Posterior

Corte Construtivo

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 11: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Planta Piso 0REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 12: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Armário Escritório

Pormenores Construtivos - Armário Sala

REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 13: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Planta Piso -1REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA

Page 14: 2007 | Remodelação e Ampliação Edifício de Habitação, Comércio e Serviços

Pormenores Construtivos - Armário TVREMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO, COMÉRCIO E SERVIÇOS - S. JOÃO DA MADEIRA