20111128_br_metro curitiba

14
RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR NEIL GAIMAN, O OPERÁRIO DAS GRAPHIC NOVELS, EM BIOGRAFIA {pág 09} MIXTAPE DÁ CARA NOVA PARA O POP DOS ANOS 1980 {pág 08} PR tem queda de 40% no seguro-desemprego Levantamento da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho mostra que o encaminhamento à nova vaga tem funcionado Dados são do mês de setembro deste ano, comparados a setembro de 2010 {pág 02} Coritiba ganhou do Avaí e está em quinto lugar no campeonato Atlético perde para o América-MG e reza por um milagre no domingo do clássico {págs 13 e 14} Shoppings fazem promoções Viagens, carros e outros prêmios são sorteados para atrair os clientes às compras de fim de ano nos centros comerciais de Curitiba {pág 04} Natal Libertadores mais perto Se ganhar o clássico Atletiba, Coxa garante sua vaga no torneio continental. Título será decidido entre Corinthians e Vasco Sanções contra a Síria aprovadas Liga Árabe tenta impedir que se repita o que houve na Líbia {pág 07} Mín 15°C Máx 25°C CURITIBA Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 Edição nº 147, ano 1 ANITA MALFATTI TEM SUA HISTÓRIA CONTADA EM PEÇA TEATRAL {pág 08} GERALDO BUBNIAK / FOTOARENA

description

NEIL GAIMAN, O OPERÁRIO DAS GRAPHIC NOVELS, EM BIOGRAFIA {pág 09} ANITA MALFATTI TEM SUA HISTÓRIA CONTADA EM PEÇA TEATRAL {pág 08} Levantamento da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho mostra que o encaminhamento à nova vaga tem funcionado Dados são do mês de setembro deste ano, comparados a setembro de 2010 {pág 02} Viagens, carros e outros prêmios são sorteados para atrair os clientes às compras de fim de ano nos centros comerciais de Curitiba {pág 04} Natal

Transcript of 20111128_br_metro curitiba

Page 1: 20111128_br_metro curitiba

REC

ICLE

A IN

FOR

MA

ÇÃO

: PA

SSE

ESTE

JO

RN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

NEIL GAIMAN,O OPERÁRIO DAS GRAPHIC NOVELS,

EM BIOGRAFIA {pág 09}MIXTAPEDÁ CARA NOVA PARA O POP DOS ANOS 1980 {pág 08}

PR tem queda de 40%no seguro-desemprego

Levantamento da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho mostra que o encaminhamento à nova vaga tem funcionado Dados são do mês de setembro deste ano, comparados a setembro de 2010 {pág 02}

Coritiba ganhou do Avaí e está em quinto lugar nocampeonato Atlético perde para o América-MG e rezapor um milagre no domingo do clássico {págs 13 e 14}

Shoppingsfazempromoções

Viagens, carros e outros prêmios são sorteados paraatrair os clientes às compras de fim de ano nos centros comerciais de Curitiba {pág 04}

Natal

Libertadoresmais perto

Se ganhar o clássico Atletiba, Coxa garante sua vaga no torneio continental. Título será decidido entre Corinthians e Vasco

Sanções contra aSíria aprovadasLiga Árabe tenta impedir que serepita o que houve na Líbia {pág 07}

Mín 15°CMáx 25°C

CURITIBASegunda-feira, 28 de novembro de 2011

Edição nº 147, ano 1

ANITA MALFATTITEM SUA HISTÓRIA CONTADA EM PEÇA

TEATRAL {pág 08}

GERALDO BUBNIAK / FOTOARENA

BRACTB_2011-11-28_1.qxp:BRAZIL 11/27/11 9:44 PM Page 1

Page 2: 20111128_br_metro curitiba

1foco

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

02 curitiba

Caem em 40% pedidosde seguro-desemprego

Em média, 40 mil trabalhadores se habilitam para receber o benefício todos os meses

RODRIGO LEAL/METRO CURITIBA

Em setembro deste ano,22.658 trabalhadores entra-ram com pedidos de seguro-desemprego no Paraná. São39,7% a menos que o mes-mo período do ano passado,quando 37.578 pediram obenefício, segundo dados dasuperintendência regionaldo Ministério do Trabalho.

As principais razões pa-ra a queda envolvem au-mento da empregabilida-de, abertura de vagas tem-porárias para o fim do anoe, principalmente, o enca-minhamento pelo sistemaMais Emprego, que entrouem vigor no Paraná hátrês meses.

“O Sistema Mais Empre-go prioriza a recolocaçãono mercado antes da habi-litação do seguro-desem-prego. Quando o trabalha-dor vai se inscrever para oseguro, recebe informa-ções sobre outras vagas e éencaminhado para as em-presas”, explica o superin-tendente regional do Tra-balho e Emprego no Para-ná, Neivo Beraldin.

As vagas são equivalen-tes ao emprego anterior,em salário e região. Se o tra-balhador recusar o encami-nhamento para até três va-gas, deverá assinar uma car-

ta e o benefício é cancelado.Para ser aceita, a justificati-va deve estar relacionada aproblemas de saúde ou aparticipação em cursos dequalificação profissional,segundo Beraldin.

Em agosto deste ano, 419trabalhadores aceitaram serencaminhados para novasvagas. Em setembro, com avigência do sistema, o nú-mero deu um salto e che-gou a 3.162.

“O trabalhador sabe queé muito melhor começar atrabalhar num outro em-prego, onde terá garantiastrabalhistas e previdenciá-rias asseguradas, do que re-ceber temporariamente oseguro-desemprego”, anali-sa Beraldin.

O índice refere-se à comparaçãoentre setembro deste ano e de 2010

Encaminhamento para vagas peloMais Emprego impulsionou a queda

Audiência discute fim daincineraçãoLIXO. Acontece hoje, às9h, audiência pública

na Assembleia Legislati-va para discutir os pre-juízos ambientais e so-ciais da incineração dolixo. A procuradora dotrabalho e coordenado-ra do Fórum Lixo e Ci-dadania, Margaret Ma-tos de Carvalho, irá fa-lar sobre a Política Na-cional de Resíduos Sóli-dos e Incineração.

METRO CURITIBA

Breve

CAMILA CASTROMETRO CURITIBA

“O seguro-desempregorepresentava 5% da populaçãodo Paraná. Haviaum exagero.”NEIVO BERALDIN,SUPERINTENDENTE REGIONALDO TRABALHO E EMPREGO

Comparações

Segundo dados do Minis-

tério do Trabalho.

Em setembro do ano pas-sado, foram 37.578 traba-

lhadores. Em 2011, 22.658.Queda de 39,7%.

Se comparar setem-bro/2011 com agosto/2001(33.836), a queda foi de33%.

Nos meses de julho, agostoe setembro de 2011,96.823 trabalhadores en-traram com pedido. Nomesmo período do anopassado, foram 118.936.Redução de 18,5%.

Seminário

Cenáriosda GrandeCuritibaComeça hoje, noSalão de Atos doPaque Barigui, oSeminário RegiãoMetropolitana deCuritiba 2011 –ConstruindoCenários. O eventoreúne a Comec(Coordenação daRegiãoMetropolitana de Curitiba) aSecretaria deAssuntosMetropolitanos deCuritiba, a AgênciaCuritiba deDesenvolvimentodo estado e o BID(BancoInteramericano deDesenvolvimento).

METRO CURITIBA

Orçamentos na pauta A Assembleia Legislativa doe a Câmara Municipal tra-tam esta semana dos orça-mentos do governo Estadoe da prefeitura. Na Assem-bleia, o substitutivo geralda proposta orçamentáriajá entra em votação hoje. Oorçamento previsto para

2012 é de pouco mais deR$ 27 bilhões.

A Câmara abre hoje pra-zo para emendas à propos-ta de lei orçamentária daprefeitura. O orçamentoprevisto para 2012 em Curi-tiba é de R$ 5 bilhões.

METRO CURITIBA

AL vota hoje

RODRIGO LEAL/METRO CURITIBA

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, ABC paulista, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, somando mais de 440 mil exemplares.

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: rua Santa Cecília, 802, Pilarzinho, CEP: 80820-070, Curitiba. O jornal Metro é impresso na Cargraphics Gráfica e Editora Ltda.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa.

Metro Curitiba. Gerente Executivo: Rodrigo Afonso. Editora Executiva: Martha Feldens (MTB: 071). Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editor de Arte: Antonio Virgili. Gerente Comercial Nacional: Ricardo Adamo.Grupo Bandeirantes de Comunicação Curitiba - Diretor Geral: André Aguera. Grupo J. Malucelli - Presidente: Joel Malucelli.

Telefones: 041/3069-9189 (redação)041/3069-9200 (comercial)

A tiragem e distribuição desta edição de 30.000 exemplares são auditadas pela BDO.

BRACTB_2011-11-28_2.qxp:BRAZIL 11/27/11 9:02 PM Page 1

Page 3: 20111128_br_metro curitiba

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011curitiba 03

Policiais do Grupo Tigre (Tá-tico Integrado de Grupos deRepressão Especial) vão re-ceber treinamento em téc-nicas antiterrorismo espa-nholas. O delegado-coorde-nador do Tigre, Renato Fi-gueiroa, já participou detreinamento em Guadalaja-ra, na Espanha e vai repas-sar aos seus policiais o con-teúdo do curso.

O curso é promovido pe-lo Corpo Nacional da Polí-cia Espanhola – uma dasinstituições mais bem-suce-didas no mundo em açõesdessa natureza – e reuniu25 policiais brasileiros eoutros de países da Améri-ca Latina.

Figueiroa explicou que oconhecimento adquiridoserá levado para os poli-ciais que atuam em opera-

ções especiais, em prepara-ção para a Copa do Mundo,considerando que a reper-cussão do evento pode mo-tivar atividades terroristas.

“Temos que adequar as téc-nicas antiterroristas à nos-sa realidade, para evitarqualquer ação que possacolocar em risco a seguran-ça da população local e deturistas” .

Para Figueiroa, o cursopossibilita que operaçõessejam planejadas sob novaótica, com maior possibili-dade de sucesso. “A Espa-nha possui vasta experiên-cia em antiterrorismo, pe-los vários anos de luta con-tra o grupo separatista bas-co ETA”, afirma.

Dentre as manobras eações estão técnicas de ra-pel, entradas com explosi-vos, defesa pessoal, prote-ção de dignatários, sniper,assalto a ônibus ou avião,além de prisão de alto ris-co. METRO CURITIBA

Tigre vai oferecer aos seus policiais treinamentocom técnicas antiterrorismo praticadas na Espanha

ROGÉRIO MACHADO/DIVULGAÇÃO

Rosa contra o câncerFoi ontem a caminhada ‘Unidos pela vida: Vista-sede Rosa Paraná’, evento que encerrou a mobilizaçãodo Dia Nacional da Luta Contra o Câncer.

Caminhada de luta

Multidão participou da caminhada até o parque Barigui

Lei queproíbe fumofaz 2 anos Centenas de pessoas pas-saram pela tenda do Pro-grama Municipal de Con-trole do Tabagismo, no sá-bado, na Boca Maldita, embusca de informações eajuda para deixar o vício.

A iniciativa marcou osdois anos de vigência daLei 13.254, que proíbe ofumo em todos os ambien-tes fechados e de uso cole-tivo existentes na cidade.

A prefeitura mantém 40grupos de apoio funcio-nando junto a unidadesmunicipais de saúde e hos-pitais conveniados ao SUS.

METRO CURITIBA

40grupos de apoio paraquem quer deixar ovício são mantidospela prefeitura juntoàs unidades de saúdee aos hospitaisconveniados ao SUS.

Polícia do PRtreina para Copa

Rapel no treinamento

DIVULGAÇÃO/AEN

BRACTB_2011-11-28_3.qxp:BRAZIL 11/27/11 6:47 PM Page 2

Page 4: 20111128_br_metro curitiba

Papai Noel, decoração comimensas árvores de Natal,espetáculos de luzes, dançae música e promoções,muitas promoções. Todosos anos, os shoppings cen-ters investem nas atraçõesnatalinas para ganhar osclientes. Já está tudo pron-to em Curitiba, com pro-gramação para todos osgostos, e bolsos.

Para participar dos sor-teios de viagens, carros etroca de cupons por brin-des, o limite do gasto compresentes varia de R$ 50até R$ 400 por pessoa.

Os produtos acompa-nham o perfil: vão de umveículo Gol até uma BMWe viagens para o exterior.Canecas, pratos, nécessai-res e panetones incremen-tam a campanha.

Os comerciantes das ruasnão ficam de fora da concor-rência. Pesquisa da ACP (As-sociação Comercial do Para-ná) mostra que 47% dos lo-jistas preparam suas estraté-gias, como sorteio de brin-des e kits promocionais.

A ACP traz espetáculoscircenses móveis, que serãoapresentados em cima deum caminhão em diversosbairros, com a família Horn.

Eles investem e inovam nas decoraçõesNos shoppings, a decora-ção salta aos olhos. Eles in-vestem alto para inovar eimpressionar os clientes.

No Crystal, os símbolosde Natal vêm em orquí-deas, bolas revestidas de pi-nhas naturais e regadores.

No Barigui, foi colocadauma fonte dos desejos, emque os visitantes jogamuma moeda e fazem seuspedidos para 2012.

As guloseimas não ficamde fora. No Estação, a fábri-ca de doces do Papai Noeltraz bolos, nozes, chantilly,biscoitos e bombons, que

completam a árvore de Na-tal e a decoração externa.

No Curitiba, a principalatração é o espetáculo de lu-zes, com projeção em 3D,

na fachada do shopping.Já no Jardim das Améri-

cas, além da apresentaçãode corais, a palavra é soli-dariedade. Ele traz uma ár-

vore com 170 nomes e fo-tos de crianças e adolescen-tes do Projeto Sopa, no Jar-dim Acrópole, que escreve-ram cartões com seus pedi-dos de Natal.

O Palladium traz Rudolf,a Rena do Nariz Vermelho.A cada 15 minutos, um tea-trinho conta as aventurasde Papai Noel para entre-gar os presentes de Natalem meio a uma nevasca.

A casa do Papai Noel,com seu escritório, oficinae sala, e muitos doentes es-tão no shopping Total.

METRO CURITIBA

Sonhos, solidariedade e guloseimas invadem shoppings

RODRIGO LEAL/METRO CURITIBA

Shoppings têmcampanhas paratodos os bolsos

Valor mínimo de compras vai de R$ 50 a R$ 400 para participar de sorteiode carro, viagem e brindes Varejo também se prepara para a concorrência

Vale tudo para aumentar as vendas de fim de ano

RODRIGO LEAL/METRO CURITIBA

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

04 curitiba

Ações

Confira as promoções nos

principais shoppings.

Barigui

Sorteio de um BMW Série 5Gran Turismo e troca de cu-pons por um chocottone.Crystal

Viagem ao ganhador do

sorteio, que deve escolherentre cinco destinos noBrasil ou exterior. Curitiba

Sorteio de renovação dedecoração da casa, comconsultoria de arquiteto.Estação

Sorteios todos os dias devale-compras no valor deR$ 1mil.

Jardim das Américas

Sorteio de um Kia Sportage.Palladium

Sorteio de cinco Citröen AirCross, modelo 2012.Total

Sorteio de 10 carros GOLgeração 4 0km e troca decupons por um prato ouuma caneca com temas na-talinos.

Arquitetos discutemo futuro das cidadesDois dos mais consagradosnomes da arquitetura mun-dial, o canadense AdamKaasa e o argentino PauloGastón Flores, vão discutiro futuro das cidades emevento promovido amanhãe quarta-feira no Museu Os-car Niemeyer, em Curitiba.As duas palestras aconte-cem às 19 horas, com en-trada gratuita.

Kaasa vai falar sobreperspectivas e analisar esta-tísticas que mostram a mu-dança da população paragrandes centros urbanos.

Já Flores vai abordar pro-jetos que apostam no espa-ço coletivo como estrutura-dor de ideias.

Mais informações pelotelefone 3350-4400.

METRO CURITIBA

Lista de aprovadosna UFPR sai amanhãA UFPR (Universidade Fede-ral do Paraná) divulga ama-nhã a lista dos candidadosaprovados para a segundafase do vestibular da insti-tuição, que acontece em 11e 12 de dezembro. O resul-tado deve estar disponívelàs 14h, em www.ufpr.br.

Cerca de 15,5 mil estu-dantes devem ser convoca-

dos, segundo o coordena-dor do Núcleo de Concur-sos, Raul Von der Heyde.

O resultado final do pro-cesso seletivo, com os 5.087estudantes aprovados, deveser divulgado em 6 de ja-neiro, dependendo do cum-primento do prazo doEnem, marcado para 4 dejaneiro. METRO CURITIBA

Nomes internacionais dão palestras no MON

RODRIGO LEAL/METRO CURITIBA

Petrobrasabre seleçãopúblicaA Petrobras abre hoje a se-leção pública IntegraçãoPetrobras Comunidades,que vai investir recursosem projetos sociais desen-volvidos por entidades doterceiro setor de São Paulo,Paraná, Santa Catarina eRio Grande do Sul. As ins-crições vão até 20 de janei-

ro, no site www.petrobras.com.br/integracaocomuni-dades.

A companhia vai desti-nar R$ 14 milhões em pro-jetos de até R$ 200 mil, de-senvolvidos em comunida-des do entorno de suas uni-dades. No Paraná, serãocontemplados projetos vol-tados para os municípiosde Antonio Olinto, Araucá-ria, Balsa Nova, Contenda,Curitiba, Lapa, Paranaguá,Porto Amazonas, São Joãodo Triunfo e São Mateus doSul. METRO CURITIBA

CAMILA CASTROMETRO CURITIBA

BRACTB_2011-11-28_4.qxp:BRAZIL 11/27/11 8:31 PM Page 1

Page 5: 20111128_br_metro curitiba

Marcado para o próximodia 22, o leilão de concessãodos aeroportos de Brasília,Guarulhos e Campinas foiadiado e só deve acontecerno final do primeiro trimes-tre do ano que vem.

A alteração na data ocor-reu por conta da demora daanálise técnica do TCU (Tri-bunal de Contas da União),que ainda não tem previsãopara ficar pronta.

Para agilizar a realizaçãodos pedidos dos técnicos doTCU, o governo federalmontou uma força-tarefa de27 funcionários, que traba-lham nos ajustes finais doedital da licitação.

Após a aprovação do ór-gão fiscalizador, haveráainda um prazo de 45 diaspara a apresentação daspropostas, até que o leilãoseja feito.

O governo entregou emoutubro para o TCU os estu-dos para a elaboração doedital, mas as regras paraexploração de aeroportos sóforam definidas na últimaterça-feira, por meio de Me-dida Provisória.

Ainda falta formalizarum acordo trabalhista entregoverno e funcionários daInfraero. No cronogramaoriginal, os contratos deconcessão seriam assinadosaté fevereiro de 2012, paraque as obras de expansão fi-cassem prontas até o fim de2013. METRO

O número de jovens daclasse C que chega a uni-versidade não para de cres-cer. De acordo com pesqui-sa do Instituto Data Popu-lar, hoje, 55% dos brasilei-ros com idade entre 18 e 25anos da classe C (renda fa-miliar per capita entre R$323 e R$ 1.387) são alunosde cursos superiores. Em2004, eram apenas 42%.

Os jovens da chamadanova classe média já ocu-pam 63% das vagas nas uni-versidades. No país, 53% dapopulação se encaixa nesseperfil de renda.

A pesquisa mostra que odomínio das classes A e Bno ensino superior está di-minuindo. Entre 2004 e2010, a parcela de universi-

tários do topo da pirâmidesocial (renda acima de R$2.886 per capita) e daquelesque estão logo abaixo (ren-da entre R$ 1.388 e R$2.886) caiu de 37% para 29%.

A diferença de anos deestudo entre as faixas derenda também está ficandomenor de acordo com aidade da poupalação. Entreaqueles com idade entre 48e 55, a diferença de anos deestudo entre a elite e a clas-se média é de 63%. Já quan-do a idade avaliada fica en-tre 18 e 25 anos, essa dis-crepância cai para 20%.

Para o sócio-diretor doData Popular, Renato Mei-relles, houve uma mudançade mentalidade dos jovens.“A educação deixou de ser

vista como um gasto e ago-ra é um investimento”. Se-gundo Meirelles, o jovemda classe C entra na facul-dade para melhorar a ren-da. “Não existe um pensa-mento ideológico de educa-ção. Ele entra pensando nomercado de trabalho.”

A opinião é compartilha-da pelo vice-presidente deMarketing da Anhanguera,Roberto Valério. “O jovementra na faculdade para me-lhorar a vida financeira.”

Com 400 mil alunos, aAnhanguera ocupa o postode maior centro de ensinosuperior do país. Para asse-gurar a posição, a institui-ção mantém mensalidadesa partir de R$ 199, um atra-tivo à classe C. METRO

Os donos da classe

Jovens com menor renda ampliam presença nas salas de aula das universidades do país (em %)

Parcela de jovens que cursam faculdade, de acordo com classe social (em %)

2004 2010

AB C DE

2004 2010

37 57 29,6 63,1

7,36

79

42

4,8

84

55

11

Atraídos por mensalidades reduzidas e ascensão social,jovens de baixa renda buscam espaço nas universidades

Classe C ocupa 63% das vagas do ensino superior

Na USP, 45%têm renda inferior a R$ 4 milA USP também tem recebi-do jovens das classes C, D eE. A faixa com mais aprova-dos no vestibular de 2011(17,5%) foi a com renda fa-miliar entre 3 e 5 saláriosmínimos. Cerca de 60% dosaprovados do ano passadosão de famílias com até 4pessoas e renda média percapita de R$ 1.362. METRO

ProUni chegaa 1 milhão de bolsasO ProUni, programa do go-verno que oferece bolsasem universidades privadas,ultrapassará a marca de ummilhão de beneficiados. Atéhoje, foram concedidas 919mil bolsas, sendo 619 milintegrais e o restante de50% da mensalidade. Segun-do o MEC, no próximo vesti-bular, serão concedidasmais 150 mil bolsas. METRO

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011brasil 05

Leilão de aeroportosé adiado para março

JOEL SILVA/FOLHAPRESS

Leilão definirá empresa que vai explorar três aeroportos

O ministro do Trabalho,Carlos Lupi (PDT), foi funcio-nário-fantasma remuneradoda Câmara por seis anos.

Segundo funcionáriosda liderança do PDT na Câ-mara, o ministro fez parteda folha de pagamento dalegenda entre dezembro de2000 e junho de 2006, pe-ríodo no qual exercia ape-nas atividades partidáriascomo vice e, depois, presi-dente do partido.

De acordo com reporta-gem da “Folha de S.Paulo”,

entre 1997 e 1999, Lupi foiassessor do PDT no Senadoe, em 2002, assumiu o postona Câmara. No entanto, elenão se licenciou para dispu-tar a eleição para o Senado(2002) e continuou receben-do o salário mesmo semaparecer uma única vez nogabinete da legenda.

A presidência da Câma-ra informou que investiga-rá o caso e poderá pedir, ca-so se comprove a fraude, oressarcimento dos saláriosrecebidos. METRO

Lupi recebeu semtrabalhar por 6 anos

BRACTB_2011-11-28_5.qxp:BRAZIL 11/27/11 9:48 PM Page 2

Page 6: 20111128_br_metro curitiba

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

06 economia

O consumidor que aindapretende fazer as comprasde Natal pela internet devese antecipar para não correro risco de ficar sem presen-tes na data. Se o comércioeletrônico repetir nestemês o desempenho noatendimento feito durante2011, quem optar pelascompras online pode en-frentar muitos problemas.

De janeiro ao último dia23, as cinco lojas virtuaismais reclamadas no siteReclame Aqui acumulam64.753 queixas de consu-midores, número 190% su-perior ao do mesmo perío-do de 2010. “Pelo andar dacarruagem, depois do dia 5o caos deve ser o mesmodo ano passado”, afirma opresidente do ReclameAqui, Maurício Vargas.

Os atrasos na entrega dosprodutos representam maisde 60% das queixas feitas nosite de reclamações contralojas virtuais neste períododo ano. A dica do executivoé tentar realizar as compraso quanto antes. “Depois dodia 10 de dezembro, o con-sumidor corre o risco de en-

tregar o presente somenteem janeiro ou no Carna-val”, diz.

No caso de atraso, o con-sumidor, além de exigir aentrega, tem como opçõescancelar a compra, pedir odinheiro de volta ou aceitaroutro produto em troca. “Oprimeiro passo é entrar em

contato de maneira formalcom o fornecedor. Se o pro-blema não for resolvido,ele deve procurar um órgãode defesa do consumidorou a Justiça”, orienta MaíraFeltrin Alves, do Procon-SP

O consumidor tem pra-zo de sete dias, a contar dacontratação ou do recebi-mento do produto para ar-rependimento, o que per-mite que cancele a compra.O cancelamento deve serfeito por escrito, com cópiaprotocolada. O Código deDefesa do Consumidortambém estabelece prazode 30 dias para reclama-ções sobre defeito aparen-tes ou de fácil constatação.

Compra do presente de Natal nainternet deve ser antecipada

Reclamações contra lojas virtuais disparam e indicam que consumidordeve enfrentrar dificuldades Atraso na entrega é a principal queixa

A adoção do sistema de co-brança diferenciada deenergia elétrica conformeo horário do consumo de-penderá da implantaçãodos medidores eletrônicospelas distribuidoras. As no-vas regras, aprovadas pelaAneel (Agência Nacional deEnergia Elétrica) na últimasemana, entram em vigor apartir da próxima revisãotarifária, entre 2012 e2014. No entanto, falta ain-da a definição dos requisi-tos mínimos para a padro-nização dos medidores,prevista para 2014.

Segundo a Aneel, algu-mas distribuidoras que játêm instalado medidoreseletrônicos podem adotar anova modalidade de co-brança. Até 2014, não seráobrigação da empresa ofe-recer o sistema.

METRO

Nova tarifação de energiadepende de medidores

A partir de 25 de fevereirodo ano que vem, aposenta-dos e demitidos sem justacausa poderão manter seuplano de saúde empresa-rial, segundo resolução daANS (Agência Nacional deSaúde Suplementar). Têmdireito ao benefício quemcontribuiu com o planodurante a vigência do con-trato de trabalho. O ex-funcionário terá que assu-mir integralmente os pa-gamentos. Também serápossível manter ou incluirdependentes.

Os demitidos sem justacausa poderão manter oplano por um períodoigual a um terço do tempoem que foram beneficiá-rios na empresa, sendo otempo mínimo de seis me-ses, e o máximo de doisanos. O vínculo será desfei-to se o beneficiário conse-

guir um novo emprego queofereça plano de saúde en-tre seus benefícios.

Os aposentados poderãopermanecer no plano porum tempo igual ao períodode contribuição. Quemcontribuiu por mais de dezanos poderá permanecerpelo tempo que quiser.

Os reajustes serão feitosde acordo com a opção fei-ta pela empresa. Se os apo-sentados e demitidos per-

manecerem no mesmo pla-no dos ativos, os reajustesserão os mesmos para to-dos. Caso a empresa optepor oferecer um outro pla-no para os inativos e demi-tidos, os reajustes poderãoser diferenciados.

O aposentado ou demiti-do também terão direito afazer a portabilidade de ca-rências para um plano individual ou coletivo poradesão. METRO

Demitido sem justa causapoderá manter plano de saúde

Novas regras Como será o sistema de cobrança

Quem podeser benef iciado

Como funcionará

Alerta sobre custo

A Aneel criará “bandeiras tarifárias” para alertar toda a sociedade sobre os custos de geração de energia

Preço da tarifaBandeira verde: indicará um cenário de custos baixos para gerar a energia que chega ao consumidor

Bandeira amarela: sinal de atenção, pois alertará que os custos de geração estão aumentando

Bandeira vermelha: indicará que a situação anterior está se agravando e a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração

Horário de pico: a tarifa será cinco vezes maior do que no horário de menor demanda

Horário intermediário: o preço da energia será três vezes maior que no período de baixo consumo

Horário de pico: cada distribuidora definirá um intervalo de três horas, entre as 17h e 22h

Horário intermediário: será de duas horas, uma antes e outra após o horário de pico

Horário de baixo consumo: de segunda a sexta-feira, na maioria das horas do dia, e nos finais de semana e feriados, todas as horas do dia

Consumidores debaixa tensão

residenciais

industriais

comerciais

áreas rurais

Quembeumia ten

ais

s

Queser bConsubaixa

residencia

industriais

b

Número de queixas cresceu 190% em site de reclamação

JOÃO BRITO/FOLHAPRESS

ANA SAITOMETRO SÃO PAULO

Fique de olho

Dicas da ebit, empresa es-

pecializada em informa-

ções sobre e-commerce.

1 Pesquise sobre a idonei-dade da loja em órgãosde defesa do consumidore em sites de avaliação.

2 Confira informações co-mo razão social e CNPJ.

3 Fique atento às formasde pagamento disponí-veis, ao prazo de entre-ga e à política de troca edevolução de produtos.

4 Evite pagamentos emboletos ou depósitosbancários.

5 Verifique se o site possuiconexão de segurança.Geralmente essas pági-

nas são iniciadas por“https://” e o cadeadoativado (ícone amareloem uma das extremida-des da página).

6 Mantenha um antivírusatualizado e procure nãoinserir dados de paga-mentos em computado-res públicos.

7 Não abra e-mails de pro-cedência duvidosa e evi-te clicar em links envia-dos por e-mail.

8 Desconfie de ofertas mi-lagrosas e ganhos forado comum, principal-mente de produtos ele-trônicos e informática.

9 Salve ou imprima todosos passos da compra, in-clusive e-mails de confir-mação.

Regra entra em vigor em fevereiro de 2012

AGÊNCIA BRASIL

BRACTB_2011-11-28_6.qxp:BRAZIL 11/27/11 9:34 PM Page 2

Page 7: 20111128_br_metro curitiba

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

07mundo

Liga Árabe aprovasanções contra a Síria

Manifestantes protestam contra o presidente sírio

REUTERS

A Liga Árabe aprovou on-tem sanções econômicasimediatas à Síria em meioao agravamento da violên-cia no país. As sanções fo-ram aprovadas por 19 dos22 membros da Liga Árabe.

As medidas são proibi-ção de viagem de autorida-des sírias, congelamentode ativos relacionados aogoverno do presidente Bas-har al-Assad, paralisação deinvestimentos e suspensãode transações com o BancoCentral do país. “A decisãodeve ser implementadaimediatamente”, afirmou oprimeiro-ministro e minis-tro das Relações Exteriores

do Catar, Sheikh Hamadbin Jassim al-Than.

Os árabes buscavam evi-tar a que se repita na Síriao que ocorreu na Líbia, on-de uma resolução do Con-selho de Segurança da ONUabriu caminho para ata-ques aéreos da Otan, se-gundo informações daagência “Reuters”.

Pelo menos 3,5 mil pes-soas morreram na Síriadesde o início das revoltaspopulares contra al-Assad,que está no poder há 11anos. O país é palco damais violenta repressãocontra opositores ao regi-me entre os países da cha-

mada “primavera árabe”.Desde então, três ditadoresde países árabes do norteda África – Ben Ali, da Tuní-

sia, Hosni Mubarak, do Egi-to, e Muamar Kadafi, da Lí-bia – foram depostos oumortos. METRO

Órgão diz que tenta impedir que se repita situação ocorrida na Líbia

Irã ameaça ensinar‘verdadeira guerra’O ministro da Defesa doIrã, Ahmad Vahidi, avisouaos Estados Unidos que seupaís está preparado paraensinar “o que significauma verdadeira guerra”.

“O Irã é muito forte nes-te momento e está prepara-do para mostrar aos EUA oque significa uma autênti-

ca guerra, se eles realiza-rem um ato de loucura”,disse Vahidi.

As frequentes notíciassobre armas e preparaçãobélica e os desafios às po-tências “arrogantes”, espe-cialmente EUA e Israel, au-mentaram no Irã depoisque a Agência Internacio-nal de Energia Atômica(AIEA) demonstrou sua sus-peita que o programa nu-clear iraniano tem umavertente militar.

METRO

Brasileiro é encontradomorto em MoçambiqueO engenheiro Marcelo Elí-sio de Andrade, 57, supe-rintendente do Grupo An-drade Gutierrez que atuavadesde 2009 em Moçambi-que, na África, foi encon-trado morto na manhã desábado na casa em que vi-via na capital Maputo. A hi-pótese de assassinato estásendo investigada pela po-lícia moçambicana.

A polícia criminal foi atéa residência do executivobrasileiro, que fica próximaà praia da Costa do Sol, emMaputo, e informou que háindícios de que ele tenha si-do assassinado. Um funcio-nário da residência encon-trou o corpo do diretor dogrupo brasileiro caído nochão da cozinha.

METRO

Colombianos preparammarcha contra as FarcO anúncio da morte de qua-tro reféns que estavam empoder das Farc (Forças Re-volucionárias da Colômbia)revoltou os colombianosque, ontem, manifestaram-se em redes sociais como oTwitter e o Facebook paradivulgar a realização deuma marcha nacional con-tra o grupo armado no pró-ximo dia 6 de dezembro.

Desde sábado à noite,quando o governo noticiouo assassinato, pelas Farc,dos prisioneiros militaresLibio José Martínez e ÉdgarYesid Duarte, Elkín Her-nández Rivas e Álvaro Mo-reno, as redes sociais come-

çaram a ser usadas para ex-pressar repúdio às Farc esolidariedade aos familia-res das vítimas.

Um quinto refém queestava no grupo, o sargentoLuis Alberto Erazo Maya,conseguiu escapar e foi res-gatado. Não é a primeiravez que a população colom-biana se organiza via inter-net para protestar contraas Farc. “Em 2008, um gru-po de jovens conseguiu le-var milhares de pessoas àsruas em defesa da liberta-ção de reféns”, disse ocientista político EduardoPastrana à BBC Brasil.

METRO

“País pode mostrar aos EUA o que é uma autêntica guerra”

RAHEB HOMAVANDI/REUTERS

Espanhóis fazem saudações fascistas no aniversário da morte de Franco

Grupo fazhomenagema ex-ditadorManifestantes de extrema-direita fizeram saudaçõesfascistas ontem em frente aoPalácio Real, em Madri, naEspanha, durante uma ho-menagem ao ex-ditadorFrancisco Franco, no aniver-sário de 36 anos de sua mor-te. Os organizadores do atodecidiram realizá-lo ontem,uma semana depois de 20 denovembro, dia em que mor-reu Franco em 1975, devidoà celebração das eleições le-gislativas na semana ante-rior, as quais classificaramde um “aberração”. METRO

SUSANA VERA/REUTERS

BRACTB_2011-11-28_7.qxp:BRAZIL 11/27/11 10:07 PM Page 2

Page 8: 20111128_br_metro curitiba

Geração anos 1980O duo curitibano Mixtapeacaba de lançar um video-clipe e planeja o lança-mento do próximo álbumpara o primeiro semestredo ano que vem.

Mixtape, para os mais no-vos, é uma fita cassete ondeos garotos gravavam suasbaladas favoritas. O objeti-vo, claro, era presentear asnamoradinhas e pretenden-tes dos anos 1980.

Pris Elias (vocal, guitar-ra e teclado) e Helen Ne-grão (DJ, baixo, vocoders,programação e produção),seguem exatamente a li-nha que o nome sugere.São filhas da década de1980, do synthpop e donew wave.

A banda começou em2008, como um power trio,junto com a baterista Rena-ta Monteiro. Com a novaformação, sai a bateria e en-tram os sintetizadores, con-troladores midi e sequen-ciadores. “Ficamos meio

perdidas quando a Renatasaiu. No fim, decidimos fi-car sem baterista, e apostarnesse pop mais eletrônico”,explica Pris.

A década continua a mes-ma. A aparência e a atitude,também. O que mudou bas-tante foi o som. As músicasdo próximo disco serão to-das em inglês. A primeiraamostra, o single “A Star ora Satellite”, já está na web. Amúsica é como olhar para onew wave com óculos anos2000. E o mais impressio-nante é que não é cover. Ossaudosistas vão gostar.

Agora, o objetivo é pla-nejar os shows. “É diferen-te tocar ao vivo sem bate-ria”, explica Pris. “Pareceque o som fica liso. Tudoprecisa ser pensado dife-rente, inclusive o equipa-mento dos lugares ondetocamos”. Por conta disso,os shows devem voltar aacontecer apenas no iní-cio do ano que vem. Maspara quem ainda lembracom carinho da música detrês décadas atrás, é poucotempo para esperar.

As músicas e clipes dabanda estão disponíveisno www.myspace.com/bandamixtape.

METRO CURITIBA

A dupla dá cara nova a estiloscomo o new wave e o synthpop

“As pessoasperguntaram tantose tínhamos umabanda queacabaram nosconvencendo.”PRIS ELIAS

Pris Elias (esq.) e Helen Negrão (dir.)

DIVULGAÇÃO

Arte contemporânea de CuritibaAbre esta noite, às 20h, noAntonio Wolf Studio, a ex-posição de arte contempo-rânea Carambolage.

O nome Carambolage éuma palavra francesa quesignifica algo como “enga-vetamento de automóveis”.

São trabalhos de pintura,instalação, intervenção ur-bana, arte digital, escultura,gravura e performance. Oobjetivo é criar um diálogosobre a diversidade e o dina-mismo da arte produzidaatualmente em Curitiba.

Fazem parte da mostraos artistas Adylles Jacomél-li, André Mendes, AngeloLuz, Anne Marie Sampaio,Bruno Oliveira, Iuri Kato,Samuel Dickow e WillianSantos. Os trabalhos ficamem exposição até o dia 2 dedezembro.

METRO CURITIBA

Antonio Wolf Studio (Rua Ma-dre Maria dos anjos, 1295).Até dia 02/12. Gratuito.

Humor emdose duplaOs comediantes Afonso Pa-dilha e Thiago de Souza di-videm o palco do Bar Curi-tyba (Alameda PresidenteTaunay, 444, Batel) ama-nhã, às 21h30, com o espe-táculo “Comédia ao Qua-drado”. Os dois são revela-ções do cenário stand-upnacional.

O show faz parte do pro-jeto Terça da Comédia.

Mais informações pelotelefone 3018-0444. Os in-gressos custam R$ 20.

METRO CURITIBA

“Oblíquo”, de Willian Santos

DIVULGAÇÃO

Anita Malfatti ganha vida no teatroA Mostra de Teatro CenaHum apresenta, esta se-mana, a peça “Anita”, so-bre a vida da pintora AnitaMalfatti.

O espetáculo é encenadopor alunos do curso de For-mação de Atores (em fasede profissionalização) daCena Hum. Cada uma das

atrizes interpreta a artistaem algum momento da vi-da. A direção é de SimoneHidalgo.

METRO CURITIBA

Teatro Cena Hum (R. SenadorXavier da Silva, 166). Terça equarta, às 19h. Quinta e sextaàs 21h. R$ 20 e R$ 10 (meia).

A programação da mostra está no www.cenahum.com.br

DIVULGAÇÃO

2cultura

cultura08 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

Fotografia

Fotojornalismo

alemão na Casa

Andrade Muricy

Abre na quinta-feira,na Casa AndradeMuricy (Alameda Dr.Muricy, 915), amostra “Zeitsprung -Salto no Tempo”.São 100 fotografiasde Erich Salomon eBarbara Klemm. Osdois foram peçasfundamentais nahistória dofotojornalismoalemão.Informações pelotelefone 3321-4798.A entrada é gratuita.

METRO CURITIBA

BRACTB_2011-11-28_8.qxp:BRAZIL 11/27/11 6:18 PM Page 1

Page 9: 20111128_br_metro curitiba

Depois da confusão causa-da em 2010, quando ChicoBuarque levou o prêmio demelhor ficção por “LeiteDerramado” mesmo tendoficado em terceiro lugar nacategoria Romance, o Jabu-ti mudou suas regras eanunciou os finalistas em

ficção e não-ficção de 2011.Agora, só os primeiros

colocados em cada uma dascategorias terão a chancede ser premiados. Em ficçãosão cinco livros, com desta-que para “Em Alguma ParteAlguma”, de Ferreira Gullar.Já em não-ficção, 19 obras

disputam o título de me-lhor do ano. Os prêmios emdinheiro somam R$ 147 mil(em 2010, a quantia foi R$ 123 mil).

A cerimônia do 53o Prê-mio Jabuti será realizadana quarta (30/11), às 19h30,na Sala São Paulo. METRO

Os finalistas

Ficção:

“Ribamar” – José Castello(Romance)“Desgracida” – DaltonTrevisan (Contos eCrônicas)“Em Alguma ParteAlguma” – Ferreira Gullar(Poesia)“Obax” – André Neves(Infantil)“Antes de Virar Gigante eOutras Histórias” – MarinaColasanti (Juvenil)

Não-Ficção:

“Câmara Cascudo e Máriode Andrade – Cartas, 1924-1944” – Marcos Antonio deMoraes (Teoria Crítica)“1822” – LaurentinoGomes (Reportagem)

“Teoria Quântica: EstudosHistóricos e ImplicaçõesCulturais” – O. Freire Jr., O.Pessoa Jr., J. Bromberg(Ciências Exatas)“Aprendizagem aDistância” – Fredric M.Litto (Tec. e Informática)“MultinacionaisBrasileiras” – M. Oliveira Jr.(Econ., Adm. e Negócios)“FundamentosConstitucionais do DireitoAmbiental Brasileiro” –Norma Padilha (Direito)“O Teatro & Eu” – SergioBritto (Biografia)“Bioetanol de Cana-de-Açúcar” – Luís AugustoCortez (C. Naturais)“Atlas de EndoscopiaDigestiva da Sobed” – Soc.Bras. de EndoscopiaDigestiva (C. da Saúde)“Manejo do Mundo:Conhecimentos e Práticas

dos Povos Indígenas do RioNegro” – Aloisio Cabalzar(C. Humanas)“Coleção Pessoinhas” –Ruth Rocha e Anna Flora(Didático e Paradidático)“Impactos da Violência naEscola” – S. de Assis e P.Constantino (Educação)“Coração... É Emoção” – E.Knobel, A. Silva, P.Andreoli (Psicologia)“Dois Séculos de Projetosno Estado de SP” – N. Reise M. Brito (Arq. e Urb.)“Fotografia da Natureza” –L. Marigo (Fotografia)“Impresso no Brasil” – A.Bragança e M. Abreu (Com.)“Os Satyros” – G. Pereira eA. Labaki (Artes)“Hospitalidade” – GeraldoCastelli (Turismo)“Machado de Assis:Relíquias Culinárias” – RosaBelluzzo (Gastronomia)

Nova série explora o ladosombrio doscontos de fadasChega hoje à TV brasileirauma das novas séries maisbem-sucedidas dos EUA:“Grimm”, que alcança setemilhões de espectadorespor episódio na NBC. Aqui,ela será exibida pelo canalpago Universal, às 21h.

A trama gira em torno deNick Burkhardt (David

Giuntoli), um detetive dehomicídios que passa a en-xergar rostos assustadoresnas pessoas, semelhantesaos das criaturas dos contosde fadas dos irmãos Grimm(como “Branca de Neve” e“João e Maria”).

Ele só sabe que não estátendo alucinações porquesua tia, Marie (Kate Burton),revela que ele tem o domde identificar o mal queexiste entre os humanos, jáque é o único descendentede um grupo de caçadores,os “Grimms”. METRO

DIVULGAÇÃO

David Giuntoli (armado) em cena de “Grimm”Muito além de

‘Sandman’Esqueça o artista “ilumina-do”, que não precisa se es-forçar para criar obras-pri-mas. Na biografia “Príncipede Histórias: Os Vários Mun-dos de Neil Gaiman” (743págs., R$ 69,90), o autor daHQ “Sandman” é apresenta-do como um operário dacultura pop, um trabalha-dor que vara noites até con-seguir o produto idealizado.

Inglês radicado nos EUA,Gaiman começou sua car-reira como jornalista cultu-ral, chegando até a lançarum livro sobre a banda Du-ran Duran. Quando mergu-lhou no mundo dos quadri-nhos, em 1988, criou a sagaSandman, estrelada porMorpheus (o senhor dos so-nhos) e publicada em maisde 70 fascículos pela DC Co-

mics. As trajetórias do cria-dor e da criatura são descri-tas no segundo capítulo dolivro com riqueza de deta-lhes e muitas informaçõesde bastidores.

O que veio depois é as-sunto da continuação daobra. Estão lá as graphic no-vels (como “A Comédia Trá-gica ou a Tragédia Cômicade Mr. Punch”, de 1994), ou-

tros quadrinhos (entre eles,“Os Eternos”, de 2006), osromances (destaque para“Stardust”, de 1997) e os in-fantis (sendo o mais recente“O Livro do Cemitério”, de2008).

Chama a atenção a quan-tidade de curiosidades sobrepersonagens e de análisessobre roteiros – prato cheiopara fãs que querem entrarde cabeça nesse universo eentender a obra como se es-tivessem dentro dela.

No fim, os autores fazemuma entrevista de nada me-nos que 68 páginas comGaiman. É ler e se sentirquase amigo do artista.

Biografia mostra Neil Gaiman, lenda viva das graphicnovels, como trabalhador incansável da cultura pop

RAQUEL PAULINOMETRO SÃO PAULO

Imagem de “Sandman”, a obra-prima de Neil Gaiman

Jabuti anuncia os indicados a melhor ficção e não-ficçãodo ano de 2011

DIVULGAÇÃO

cultura www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

09

BRACTB_2011-11-28_9.qxp:BRAZIL 11/27/11 8:39 PM Page 1

Page 10: 20111128_br_metro curitiba

cultura10 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Web Para falar com a redação: [email protected]

Leitor fala

Rio BelémMoro próximo a sede da PUCPR, noPrado Velho, e gostaria de saber porqueninguém faz nada com relação ao rioBelém. Não o que pode e o que nãopode ser feito. Não sei se o rio é um es-goto ilegal ou porque a prefeitura per-mite, mas a indecisão é absurda. Se éum rio, deve ser limpo. Se é esgoto,deve ser canalizado. Em dia de chuvamuito forte o rio transborda, e a ruachega a ficar com 30cm de água. Eagora, com o verão aí, o calor fortetorna o cheiro insuportável na região.Gostaria de ver soluções.Marina Zantelli – Curitiba, PR

Mania de fazer leiFui emplacar meu carro e me avisaramque agora preciso gastar mais, porqueé obrigatório que a placa tenha umapelícula que reflete a luz. Essa é nova.Pouco tempo atrás nos obrigaram atrocar as tomadas de luz por um mo-delo que é incompatível com qualqueroutro lugar no mundo. E eu ainda melembro de quando resolveram nos obri-gar a carregar kits de primeiros socor-ros no carro, mesmo sem saber o quefazer com eles. Ou alguém ganhamuito dinheiro com isso, ou é mania defazer lei mesmo.Ernesto Golvea –Curitiba, PR

Pergunta

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metroctb

Na sua opinião, o que vai aconte-cer com o time do Paraná, sem ca-lendário até maio do ano que vem?

@Andrelmcc: Se for rebaixado nobrasileirao vai acabar!

@LinaOtte: pode acabar de vez que nãofará falta. A torcida pode se dividir entreCoxa e Atlético.

@BernardoSchille:vai continuar nesterame-rame. Muito ruim este time e oclube idem.

Sudoku

por FariniOs invasores

Cruzadas

Áries (21/3 a 20/4)Você terá bom contato com pessoas mais velhas. O períodoserá bom para sua saúde, ela vai estar boa e sua resistência fí-sica vai estar aumentada. Touro (21/4 a 20/5)Você pode passar por situações desagradáveis de forma ines-perada. Podem acontecer danos em sua casa que exijam umconserto ou a necessidade de uma mudança inevitável.Gêmeos (21/5 a 20/6)O contato com pessoas de idade pode causar problemas oudecepções. Este aspecto o põe em contato com a miséria hu-mana e você resolverá ajudar alguma entidade filantrópica. Câncer (21/6 a 22/7)Suas idéias estarão meio confusas e você perderá toda suanoção de estratégia. Assim, pode tomar decisões equivoca-das. Procure manter os pés no chão.

Leão (23/7 a 22/8)Neste período você vai sentir um efeito de solidez e constru-tividade. Você se tornará mais sério e responsável, e sentiráque está encarando a vida de forma mais produtiva.Virgem (23/8 a 22/9)É um bom período para se entender melhor com pessoas deidade e até ser prestigiado por elas. Você terá mais ânimopara se dedicar a qualquer estudo que exija concentração.Libra (23/9 a 22/10)Sua vida profissional vai passar por um período de elevaçãoe prestígio. Pode receber aumentos de salário ou contar coma boa vontade dos chefes. Escorpião (23/10 a 21/11)Sua personalidade brilhará mais que o normal e isso o deixa-rá de ótimo humor. De certa forma, isso trará uma proteçãoextra à sua vida. Os problemas serão amenizados!

Sagitário (22/11 a 21/12)Mesmo que você esteja com problemas, eles são amenizadosneste período. Os assuntos afetivos estarão excelentes. Novosromances podem acontecer.Capricórnio (22/12 a 20/1)Sua saúde estará protegida e você se sentirá bem animado. Adigestão e a circulação estarão ótimas, mas você terá tendên-cia a engordar. Aquário (21/1 a 19/2)Você terá bom humor e alegria de viver. Em compensação, fica-rá com um apetite exagerado e acabará engordando. A vida so-cial melhorará e você irá em muitas festas e passeios. Peixes (20/2 a 20/3)Estará com sorte para jogos ou para receber mais dinheiro notrabalho. Neste período, poderá se reencontrar com seu passa-do, rever amigos ou voltar ao seu lugar de origem.

Tânia Gori é reitora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa. Tel: 11 4994-4327. Rua das Figueiras, 2.146, Sto. André/SP. Atendimentos On-line com a Equipe Tania Gori www.taniagori.com.br. Participe dia 29, às 20h, gratuitamente, da palestra Consciência Emocional.

Horóscopo

Na próxima quarta-feira deve entrar na conta aprimeira parcela do 13º salário, pelo menos pa-ra os trabalhadores que hoje estão empregadose com registro em carteira pela CLT. Não pode-

ria haver hora mais oportuna: qualquer ajudinha extraé bem-vinda para encarar os pesados gastos com Natale Réveillon.

Cuidado para não deixar a natural empolgaçãonatalina apagar da sua memória aqueles gastos con-centrados de todo começo de ano, como viagem deférias, carnê do IPVA, matrícula das crianças na esco-la, renovação de material escolar e uniforme, carnêdo IPTU, e outras despesas que dão o ar da graça logoapós a virada.

Já botou na ponta do lápis quanto dá a soma destesgastos concentrados de todo começo de ano? Para umatípica família com quatro membros, isso pode chegarao equivalente a um mês inteiro de gastos normais doorçamento. É como ter um 13º mês de despesas parapagar a cada 12 meses, e pior, já na largada do ano.

Faça um esforço para conseguir encaixar todas asdespesas extras de dezembro – mas também as de ja-neiro! – dentro do seu 13º salário. Planeje-se e bus-que dividir a pequena bolada deste salário extrameio-a-meio: reserve a primeira metade (recebidaaté 30 de novembro) para os presentes e as festasneste final de 2011, e resguarde os outros 50% (quevem até 20 de dezembro) para ajudar nos gastos ex-tras do início de 2012.

Em qualquer caso, tente se manter afastado dasdívidas emergenciais. A oferta de crédito vem semantendo farta, mas as taxas de juros continuam al-tas. Cuidado especial com o uso não planejado do ro-tativo dos cartões de crédito. Com uma taxa entre12% e 13% ao mês, por exemplo, quem ficar devendoR$ 1 mil e simplesmente deixar rolar, não levarámais que seis meses para estar devendo o dobro (R$2 mil) devido aos juros acumulados sobre juros. Nin-guém merece, muito menos quem dá duro para ga-nhar o salário, feito você.

MARCOS SILVESTRE

Na ponta

do lápis

13º SALÁRIO É BEM-VINDO,MELHOR AINDA SE FORUSADO COM INTELIGÊNCIA

Prof. Marcos Silvestre é Economista com MBA em Finanças e Controladoria pelaUniversidade de São Paulo. Há 21 anos atua como educador e planejador financeiroespecializado. Idealizou na UNICAMP o PROF® Programa de Reeducação e Orienta-ção Financeira. É fundador da SOBREDinheiro® Sociedade Brasileira de Estudos so-bre Dinheiro e autor dos bestsellers 12 Meses para Enriquecer – O Plano da Virada eInvestimentos à Prova de Crise. Dirige o site www.oplanodavirada.com.br e apre-senta a coluna diária e o programa semanal Na Ponta do Lápis na BandNews FM.

BRACTB_2011-11-28_10.qxp:BRAZIL 11/27/11 8:24 PM Page 1

Page 11: 20111128_br_metro curitiba

Verão, altas temperaturas,roupas curtas, chinelão esossego. Tudo parece umcenário de filme de fériasaté que aquele detalhe reve-la a insistente micose.

Causadas por fungos, asmicoses podem acompa-nhar a pessoa por até 12meses, caso não seja feito otratamento adequado.

Evitar o problema depen-de de medidas simples ecuidados, principalmente,com a higiene pessoal.

Segundo a dermartolo-gista especialista pela Socie-dade Brasileira de Dermato-logia, Roseli Andrade, evi-tar locais de uso coletivo,como banheiros de clubes éuma das medidas. “Se certi-ficar de que você se secoubem e não usar a toalha seela ainda estiver úmidatambém ajuda a evitar a mi-cose de pele”, diz.

Roseli afirma que exis-tem mais de mil espécies defungos e que cada um temuma particularidade quedará características pró-prias aos sintomas da mico-

se, tanto no caso da incidên-cia na pele quanto nasunhas. No entanto, algunstipos são bastante comuns.“Normalmente, a pele é ví-tima das tíneas, da pitiríasee da cândida. Já nas unhas émais comum que apareçamos fungos filamentosos etambém a cândida”.

As tíneas normalmenteprovocam manchas esbran-quiçadas ou mais rosadas doque o tom da pele. Elas apa-recem em formas arredon-das que lembram o formato

de uma moeda e provocamcoceira e descamação. Sãomais recorrentes no corpo,nas mãos e nos pés.

A pitiríase se manifestapor todo o corpo e se tornamais aparente quando nosexpomos ao sol. “Aparecempequenas manchas que seassemelham a confetes e fi-cam branquinhos, já queonde há fungo a pele nãobronzeia", diz Roseli.

A cândida é o mais opor-tunista dos fungos e atingemais as áreas aquecidas, co-mo as dobras e a parte infe-rior das mamas.

No casos das unhas atin-gidas por fungos filamento-sos, o mais comum é a ocor-rência de descolamento daunha, esfarelamento e alte-ração na coloração. “Elaspodem ficar esbranquiça-das, amareladas ou até es-verdeadas quando tambémsão vítimas de bactérias",afirma a dermatologista.

Nas unhas, a cândida po-de causa pontos esbranqui-çados que vão passando deuma unha para outra.

Aberta a temporada deguerra aos fungos

Calor e umidade são os principais causadores de micoses

STOCKXCHNG

“Quando a pessoausa um antifúngicoque não éadequado, eladificulta odiagnóstico e tornao tramento maisdemorado ecustoso”ROSELI ANDRADE, DERMATOLOGISTA

Com a proximidade da alta estação, a frequência de micoses aumenta e pode te acompanhar até o próximo verão

Automedicação pode agravar ainda mais o problema

Mitos e Verdades

Saiba mais sobre a doença

1 (MITO) Passar suco de limãosobre a pele ou sobreas unhas elimina amicose. – Segundo aespecialista, a medidapode causar ainda maisirritação na pele.

2 (VERDADE)Usar roupas apertadasajuda a aumentar amicose.– Roupas muito justasesquentam mais sobrea pele e favorecem osurgimento de fungos.

3 (MITO) O tratamento contínuofeito com medicamentovia oral pode prejudicaro fígado. – Todo tratamento, noentanto, deve seracompanhado por um médico

4 (VERDADE)A micose pode atingirtambém o courocabeludo.– Nestes casos há perdade cabelo e descamação

5 (VERDADE)Lixa e palito de unhatransmitem micose.– Alicates e baciastambém podemdisseminar a doença.

6 (MITO)Evitar tirar a cutículadas unhas dos pésdiminui o risco decontrair micose.– Retirar a cutícula emexcesso, no entanto,pode causarinflamação.

7 (MITO)Não é recomendávelusar esmalte durante otratamento.–Alguns possuem atéantifúngicos. Mas oideial é mudar oesmalte semanalmente.

+saúde www.readmetro.com

SEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 201111

Dicas

Sempre utilize meiasde algodão. O mercadooferece opções até parahomens que precisam

usar traje social.

Nunca use o sapato seguidamente. É preci-

so fazer rodízio dos calçados e colocá-los

em local arejado.

Evite permanecer comas roupas de banho

úmidas. Depois do ba-nho de piscina ou de

mar, coloque uma rou-pa seca.

BRACTB_2011-11-28_11.qxp:BRAZIL 11/27/11 5:26 PM Page 1

Page 12: 20111128_br_metro curitiba

Sem a chuva prevista, Webbervence o GP Brasil, seguido por Vettel

Button, em 3º, fatura o vice

Red Bull voa e faz adobradinha em Interlagos

Webber (1º) e Vettel (2º) fazem a festa

no pódio de Interlagos

SERGIO MORAES/REUTERS

No momento em que achuva fina caiu em Inter-lagos, era Nelson Piquetque estava na pista, a bor-do da Brabham do seu pri-meiro título, em 1981.Mas quando as luzes acen-deram e o GP Brasil come-çou, com asfalto seco,Mark Webber conseguiusua primeira vitória noano. Não foi o suficiente,no entanto, para terminarcom o vice-campeonato,que caiu nas mãos do ter-ceiro colocado Jenson But-ton, da McLaren.

O bicampeão SebastianVettel ficou com a segundaposição. Com problemasno câmbio, o alemão – en-tão líder – não pôde brigar

pelo que seria sua 12ª vitó-ria de 2011. Diante disso,Vettel facilitou a ultrapas-sagem para seu compa-nheiro de Red Bull, MarkWebber, na 27ª volta.

O campeão mundial pas-sou a administrar a corri-da e na 58ª volta aindabrincou com o problema.“Estou como o Senna em1991”, exagerou pelo rá-dio, se referindo à épica vi-tória do brasileiro, que ter-minou a prova apenas comuma marcha.

Para os brasileiros, a cor-rida foi o retrato da tem-porada: Felipe Massa ficouem 5º, Rubens Barrichelloem 14ª e Bruno Senna em17º. METRO

O placar de 3 sets a 0(25/22, 25/20 e 25/21) doBrasil sobre a Argentina namadrugada de ontem, pelasexta rodada da Copa doMundo masculina de vôlei,não reflete a dificuldadeencontrada dentro de qua-dra, muito menos o climatenso que se estabeleceuentre Serginho e o técnicoBernardinho – que discuti-ram asperamente.

Essa foi a quinta vitóriaem seis partidas na compe-tição e, com os três pontosconquistados, a Seleção per-manece na terceira coloca-ção. Leandro Vissotto, com17 pontos, foi eleito o me-lhor jogador em quadra.

METRO

Brasil segue em 3º

FIVB/DIVULGAÇÃO

Brasil bateArgentinapor 3 a 0 no Mundial

3esporte

esporte12 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

BRACTB_2011-11-28_12.qxp:BRAZIL 11/27/11 8:57 PM Page 1

Page 13: 20111128_br_metro curitiba

Coxa quase na Libertadoresesporte www.readmetro.com

SEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

13

O zagueiro Jéci comemora seu gol mais importante pelo Coritiba

GERALDO BUBNIAK / FOTOARENA

O Coritiba depende apenasde si para se classificar paraa Libertadores. A vitória on-tem, em casa, contra o Avaí,e os outros resultados dogrupo da frente, deixaram oclube precisando ganhar ri-val do Atlético, no domin-go, para garantir, sem qual-quer preocupação com ou-tros resultados, a vaga notorneio continental.

O jogo começou com asduas equipes se revezandono ataque e foram os golei-ros que se destacaram na

primeira etapa. O segundotempo começou com o Cori-tiba pressionando e o timecatarinense buscando o con-tra-ataque.

Aos 28 minutos, Fabiano,do Avaí, foi expulso e deuespaço para o meio de cam-po alvi-verde. Se o ataquenão funcionou, o zagueiroJéci aproveitou o escanteiocobrado aos 39 minutos porRafinha. Subiu mais altoque a zaga e abriu o placarde cabeça, mandando a bolano canto esquerdo. METRO

Se ganhar o Atletiba, no domingo,na Arena, time garante a vaga

Coritiba: Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e LucasMendes; Léo Gago, Tcheco (Maranhão), Rafinha e Everton Ribeiro (Geraldo); Everton Costa (Bill) e Leonardo. Técnico: Marcelo Oliveira.

• Gol: Jéci aos 39 min do 2º tempo

• Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG); Janette Mara Arcanjo(MG) e Helberth Costa Andrade (MG).

Avaí: Marcelo Moretto, Arlan, Cássio, Welton Felipee Fernandinho ; Diogo Orlando , Acleisson , Fabiano e Leandro Lima (Batista); Cleverson (Die-go) (Daniel) e Róbson . Técnico: Edson Neguinho

10

x

TUDO A FAVOR

Quatro resultadosajudaramAlém da vitória contrao Avaí, a entrada do Co-ritiba no G5 foi seladacom a colaboração deoutros quatro resulta-dos no campeonato. Aderrota do Internacio-nal por um a zero parao Flamengo foi um de-les. A vitória do Corin-thians sobre o Figuei-rense foi outro. A der-rota do São Paulo parao Palmeiras e a goleadaaplicada pelo Atlético-MG sobre o Botafogoselaram a boa sorte doVerdão. METRO CURITIBA

ANDRÉ PORTUGAL / VIPCOMM

BRACTB_2011-11-28_13.qxp:BRAZIL 11/27/11 9:24 PM Page 2

Page 14: 20111128_br_metro curitiba

esporte14 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011

Apesar de ter perdido para ojá rebaixado América-MGontem, por 2 a 1, o Furacãoainda não caiu para a série Bgraças ao empate em 2 a 2entre Ceará e Cruzeiro. Adecisão do rubro-negro seráno próximo domingo, noclássico Atletiba, na Arena.

Em 18º lugar no Brasilei-rão e com 38 pontos, o Atlé-tico precisa vencer o rivalCoritiba e ainda torcer pelasderrotas do Ceará (que tem39 pontos) e do Cruzeiro(com 40 pontos).

No Parque do Sabiá, emUberlândia, o jogo começoucom ameaça do time para-naense. Guerrón e PauloBaier criaram boas oportu-nidades. Mas a pressão du-rou pouco. O Coelho reagiue Kempes abriu o placar lo-go aos 18 minutos.

O rubro-negro não con-seguiu correr atrás do pre-juízo no 1º tempo. Jogavamal, estava desorganizadoe tinha falhas na marca-ção e posicionamento.

No segundo tempo, o Fu-racão voltou mais aceso eameaçou o América. Depois

de oportunidades desperdi-çadas, veio o respiro. Aos 13minutos, quando MarceloOliveira foi derrubado porGabriel dentro da área, ojuiz marcou pênalti para oFuracão. Paulo Baier bateucom categoria e empatou oplacar em 1 a 1.

O América reagiu e Re-nan Rocha fez defesas sen-sacionais, salvando o timeduas vezes.

O banho de água friaveio com mais um gol doCoelho. Aos 35, Gilson ba-lançou a rede com um chu-te cruzado.

O Furacão tentou empa-tar, mas não teve forças e se-gue apertado para a últimarodada do Brasileirão.

Atlético perdeu para o América-MG ontem e chegou a estar matematicamente rebaixadoMas empate entre Ceará e Cruzeiro mantém suas esperanças até confronto com o Coxa

Furacão define seufuturo no Atletiba

Rubro-negro perdeu ontem, em Uberlândia, e vai desesperado para a última rodada do Brasileirão

FOTO ALBARI ROSA / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO

América-MG: Neneca ; Micão , Gabriel Santos eEverton Luiz ; M. Rocha , Amaral (China), LeandroFerreira, Rodriguinho e Gilson (Carleto); Kempes eFábio Júnior (Alessandro). Técnico: Givanildo

• Gols: Kempes aos 18 min do 1º tempo; Baier aos 15 min e Gilson aos 35min do 2º tempo • Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO) com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO)

Atlético-PR: Renan Rocha; Wendel, Manoel, Gusta-vo e Heracles (Branquinho); Deivid, Marcelo Oli-veira, P. Baier e Marcinho (Cleber Santana); Guerrón(Morro Garcia) e Nieto . Técnico: Antônio Lopes.

21

x

CAMILA CASTROMETRO CURITIBA

O Paraná encerrou sua par-ticipação no Brasileirãocom 52 pontos e a 13ª posi-ção na segundona. O timevenceu o Bragantino por 1a 0 no último sábado, naVila Capanema. Apesar deo Tricolor não ter caído,técnico e jogadores não fi-caram nada satisfeitos como resultado.

Em entrevista concedi-da após o jogo, o técnicoGuilherme Macuglia afir-mou que ainda não deci-diu o que será feito, mas

começa hoje a planejar apróxima temporada.

Ao avaliar o desempe-nho da equipe, ele disseque os desfalques ocasiona-dos por lesões nos jogado-res prejudicaram a campa-nha. “O torneio foi um

grande aprendizado. O quese espera é que o Paraná co-mece a se planejar e quenão cometa os erros desse ede outros anos”.

Autor do gol paranistano último jogo, o atacanteJefferson Maranhão afir-mou que a colocação nasegundona foi “decepcio-nante”. “Estamos frustra-dos com o final do cam-peonato. Poderíamos terido mais longe e a torcidamerecia algo melhor”.

METRO CURITIBA

Tricolor venceu o Bragantino por 1 a 0 no último sábado

DANIEL CASTELLANO / AGP / AGENCIA GAZETA DO POVO

“Tenho queanalisar váriosaspectos paratomar umadecisão.”GUILHERME MACUGLIA, TÉCNICO

Paraná diz que torcida merecia mais

“A equipe doAmérica foiinteligente e soubeaproveitar nossonervosismo. Agoraé pensar e ganharo Atletiba.”GUSTAVO ARAÚJO, ZAGUEIRO

37ª rodada

ONTEMPalmeiras 1 x 0 São Paulo

Santos 1 x 1 Bahia

Flamengo 1 x 0 Internacional

Fluminense 1 x 2 Vasco

Grêmio 2 x 2 Atlético-GO

Atlético-MG 4 x 0 Botafogo

Figueirense 0 x 1 Corinthians

Coritiba 1 x 0 Avaí

América-MG 2 x 1 Atlético-PR

Ceará 2 x 2 Cruzeiro

Classificados para a LibertadoresRebaixados para a Série B

CLASSIFICAÇÃO

P V GP SG

CORINTHIANS 70 21 53 17

VASCO 68 19 56 17

FLUMINENSE 62 20 59 9

FLAMENGO 60 15 58 12

CORITIBA 57 16 57 17

INTER 57 15 56 13

FIGUEIRENSE 57 15 45 1

SÃO PAULO 56 15 53 8

BOTAFOGO 55 16 51 3

SANTOS 53 15 54 3

PALMEIRAS 49 11 43 4

GRÊMIO 48 13 49 -7

ATLÉTICO-MG 45 13 49 -5

ATLÉTICO-GO 45 11 45 1

BAHIA 43 10 41 -7

CRUZEIRO 40 10 42 -8

CEARÁ 39 10 46 -16

ATLÉTICO-PR 38 9 37 -18

AMÉRICA-MG 37 8 50 -14

AVAÍ 30 7 44 -30

BRASILEIRÃO

Campeãosó naúltimarodadaPela quarta vez conse-cutiva, o campeão bra-sileiro só será conheci-do na última rodada.Este ano, ela aconteceno próximo domingo.Apenas Corinthians eVasco estão na briga epodem ser consagra-dos com o título em2011.

Apesar de fazer a li-ção de casa e derrotaro Figueirense por 1 a 0ontem, o Timão teve afesta adiada porque oVasco, que empatavacom o Fluminense,conseguiu ganhar ojogo por 2 a 1 nos últi-mos minutos do se-gundo tempo.

O Corinthians estáem 1º lugar no cam-peonato e vai para adecisão com 70 pon-tos. Ele enfrenta o Pal-meiras, no Pacaembu.Já o Vasco, segundocolocado, tem 68 pon-tos e pega o Flamen-go, no Engenhão.

METRO CURITIBA

BRACTB_2011-11-28_14.qxp:BRAZIL 11/27/11 9:38 PM Page 1