2012 - 3º SIMULADO ENEM - 2º ANO - upvix.com.br · Cálculo da pressão hidrostática no fundo do...

21
2012 - 3º SIMULADO ENEM - 2º ANO 36 Questões. 06 de dezembro. Quinta-feira: das 7h às 11h30min. Duração: 4h30min. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Transcript of 2012 - 3º SIMULADO ENEM - 2º ANO - upvix.com.br · Cálculo da pressão hidrostática no fundo do...

2012 - 3º SIMULADO ENEM - 2º ANO

36 Questões.06 de dezembro.

Quinta-feira: das 7h às 11h30min.Duração: 4h30min.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

1

1. Submarinos possuem tanques de lastro, que podem estar cheios de água ou vazios. Quando os tanques

estão vazios, o submarino flutua na superfície da água, com parte do seu volume acima da superfície. Quando os tanques estão cheios de água, o submarino flutua em equilíbrio abaixo da superfície.

Comparando os valores da pressão (p) no fundo do submarino e do empuxo (E) sobre o submarino quando

os tanques estão cheios com os valores das mesmas grandezas quando os tanques estão vazios

é correto afirmar que:

a)

b)

c)

d)

e)

GABARITO: A De acordo com o enunciado, com os tanques vazios o submarino estará na superfície da água e apresentará valores de pv, para a pressão hidrostática em seu fundo, e Ev, para a força de empuxo. Com os tanques cheios o submarino estará totalmente imerso na água e apresentará valores pc e Ec, para a pressão hidrostática em seu fundo e a força de empuxo, respectivamente. Cálculo da pressão hidrostática no fundo do submarino

A partir da lei de Stevin, temos: onde:

p: pressão hidrostática; p0: pressão na superfície da água; d: densidade do líquido (água); g: aceleração da gravidade; h: profundidade do fundo do submarino, em relação à superfície da água. A única diferença entre pc e pv está na profundidade h:

Cálculo da força de empuxo que atua no submarino

De acordo com o princípio de Arquimedes: onde:

E: força de empuxo que atua no submarino; d: densidade do líquido (água); v: volume da parte imersa do submarino; g: aceleração da gravidade. A única diferença entre Ec e Ev está no volume da parte imersa do submarino v:

c c(p ,E )

v v(p ,E )

c v c vp p , E E .

c v c vp p , E E .

c v c vp p , E E .

c v c vp p , E E .

c v c vp p , E E .

0p p d.g.h

c vh' h p p

E d.v.g

c vV' V E E

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

2

2. No desenho animado Up – Altas Aventuras, o personagem Carl Fredricksen, um vendedor de balões, tem a ideia de viajar levando consigo a própria casa. Para isso, ele enche uma quantidade grande de balões com um gás e amarra-os à casa, que é erguida no ar. Por um certo tempo, a casa sobe. Mas, de repente, sem que nenhum balão seja solto, a ascensão vertical é interrompida e a casa se desloca, graças ao vento, apenas na horizontal. Por que isso aconteceu?

a) O empuxo do ar sobre os balões foi diminuindo à medida que diminuía a densidade do ar. b) A pressão atmosférica sobre o teto da casa foi aumentando com a altura. c) A temperatura baixa, que caracteriza a grande altitude, fez aumentar a pressão interna e o volume

dos balões. d) Mesmo com os balões fechados, o número de moles do gás dentro deles diminuiu com a altura,

reduzindo a pressão manométrica sobre a casa. e) Devido à altitude e ao atrito do ar, a temperatura da casa aumentou e, por isso, diminuíram a pressão e o

volume do gás dentro dos balões. GABARITO: A

Sobre o balão subindo verticalmente, agem duas forças: o empuxo aplicado pelo ar, e seu próprio

peso

Enquanto o balão acelera verticalmente, a intensidade do empuxo é maior que a do peso. Quando o balão deixar de subir, essas duas forças verticais se equilibram.

Como a massa não varia e o volume dos balões pode até aumentar com a diminuição da pressão atmosférica, conclui-se que a densidade do ar diminui. 3. Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura.

Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.

A característica de funcionamento que garante essa economia é devida: a) à altura do sifão de água. b) ao volume do tanque de água. c) à altura do nível de água no vaso. d) ao diâmetro do distribuidor de água. e) à eficiência da válvula de enchimento do tanque. GABARITO: B

A pressão hidrostática é , sendo a densidade da água, g a aceleração da gravidade e h a altura

da coluna. Notemos que a pressão não depende do volume, podendo, então, obter-se a mesma pressão com volumes menores, propiciando economia de água.

E ,

P .

ar balões ar balõesE P V g m g V m.ρ ρ

hp gh

3

4. Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro.

Considerando que a aceleração da gravidade local é de , a densidade da água do lago, em

, é:

a) 0,6. b) 1,2. c) 1,5. d) 2,4. e) 4,8. GABARITO: B

Dados: m = 3 kg = 3.000 g; P= 30 N; ; a = 10 cm; T = 24 N; .

Calculando o volume do cubo:

A figura mostra as forças que agem no cubo, quando mergulhado na água do lago.

Do equilíbrio, temos:

Da expressão do empuxo:

5. Durante uma obra em um clube, um grupo de trabalhadores teve de remover uma escultura de ferro

maciço colocada no fundo de uma piscina vazia. Cinco trabalhadores amarraram cordas à escultura e tentaram puxá-la para cima, sem sucesso. Se a piscina for preenchida com água, ficará mais fácil para os trabalhadores removerem a escultura, pois a:

a) escultura flutuará. Dessa forma, os homens não precisarão fazer força para remover a escultura do fundo.

b) escultura ficará com peso menor, Dessa forma, a intensidade da força necessária para elevar a escultura será menor.

c) água exercerá uma força na escultura proporcional a sua massa, e para cima. Esta força se somará à força que os trabalhadores fazem para anular a ação da força peso da escultura.

d) água exercerá uma força na escultura para baixo, e esta passará a receber uma força ascendente do piso da piscina. Esta força ajudará a anular a ação da força peso na escultura.

e) água exercerá uma força na escultura proporcional ao seu volume, e para cima. Esta força se somará à força que os trabalhadores fazem, podendo resultar em uma força ascendente maior que o peso da escultura.

GABARITO: E Com a piscina cheia, a água exercerá na escultura uma força vertical, para cima, chamada empuxo, cuja intensidade é igual ao peso do volume de água deslocado pela escultura. Matematicamente, o empuxo é dado por:

EE = dlíquido Vimerso g.

Essa força vertical se somará à força exercida pelos trabalhadores, facilitando a retirada da escultura.

210 m/s

3g/cm

IV V 2 2g 10 m/s3 3 3 3 6 3 3 3V a 10 cm V 10 10 m V 10 m .

4

6. Um brinquedo chamado ludião consiste em um pequeno frasco de vidro, parcialmente preenchido com água, que é emborcado (virado com a boca para baixo) dentro de uma garrafa PET cheia de água e tampada. Nessa situação, o frasco fica na parte superior da garrafa, conforme mostra a figura 1.

Quando a garrafa é pressionada, o frasco se desloca para baixo, como mostrado na figura 2.

Ao apertar a garrafa, o movimento de descida do frasco ocorre porque: a) diminui a força para baixo que a água aplica no frasco. b) aumenta a pressão na parte pressionada da garrafa. c) aumenta a quantidade de água que fica dentro do frasco. d) diminui a força de resistência da água sobre o frasco. e) diminui a pressão que a água aplica na base do frasco. GABARITO: C Ao apertar a garrafa, aumenta-se a pressão na água nela contida e, consequentemente, na porção de ar que há no frasco. Esse ar comprimido diminui de volume, entrando mais água no frasco. 7. presença e a abrangência dos meios de comunicação na sociedade contemporânea vêm introduzindo

elementos novos na relação entre as pessoas e entre elas e o seu contexto. Rádio, televisão e telefone celular são meios de comunicação que utilizam ondas eletromagnéticas, as quais têm a(s) seguinte(s) propriedade(s):

I. propagação no vácuo. II. existência de campos elétricos variáveis perpendiculares a campos magnéticos variáveis. III. transporte de energia e não de matéria.

Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III. GABARITO: E A velocidade de propagação de uma onda qualquer depende das condições do meio. No caso das ondas eletromagnéticas, a propagação ocorre também no vácuo, em que a velocidade é máxima, c = 3×10

8 m/s.

Essas ondas são formadas por campos magnéticos variáveis, perpendiculares entre si, transportando energia e momento, sem transportar matéria.

5

8. Em dias de tempestade, podemos observar no céu vários relâmpagos seguidos de trovões. Em algumas situações, estes chegam a proporcionar um espetáculo à parte. É CORRETO afirmar que vemos primeiro o relâmpago e só depois escutamos o seu trovão porque:

a) o som se propaga mais rápido que a luz. b) a luz se propaga mais rápido que o som. c) a luz é uma onda mecânica. d) o som é uma onda eletromagnética. e) a velocidade do som depende da posição do observador. GABARITO: B Vemos o relâmpago quase que instantaneamente, pois a velocidade da luz no ar é cerca de 300.000.000 m/s, enquanto o som do trovão propaga-se a 340 m/s, bem mais lento que a luz. 9. Em Portugal, a cidade do Porto aceitou o desafio de um fabricante de lâmpadas e instalou luminárias

que usam a tecnologia dos LEDs de alta potência e emitem uma tonalidade de cor mais agradável, ao mesmo tempo que poupam energia. Sobre a propagação de ondas, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto a seguir.

Seja qual for o tipo de lâmpada utilizada, a luz propaga-se como uma onda ____________ no vácuo e

também em meios materiais, desde que estes sejam ____________ ou sejam _____________.

a) mecânica – opacos – transparentes b) mecânica – translúcidos – transparentes c) eletromagnética – opacos – translúcidos d) eletromagnética – opacos – transparentes e) eletromagnética – transparentes – translúcidos GABARITO: E Luz é onda eletromagnética que se propaga nos meios transparentes e translúcidos. 10. A figura abaixo representa um modo de vibração de uma corda presa nas suas extremidades.

Marque a alternativa que quantifica corretamente as velocidades dos pontos 1, 2 e 3 da corda no instante em que ela passa pela configuração horizontal.

a)

b)

c)

d)

e)

1 2 3v v v 0

1 2 3v v v 0

1 2 3v v v 0

1 3 2v v 0; v 0

1 3 2v v 0; v 0

6

GABARITO: D Observamos na figura a formação de uma onda estacionária com quatro nós e três ventres, onde os pontos 1 e 3 representam dois ventres consecutivos, e o ponto 2 um nó.

O nó de uma onda estacionária não oscila, permanecendo sempre em repouso, ou seja,

Como os pontos 1 e 3 representam ventres consecutivos, suas oscilações são opostas, ou seja, se o ponto 1 estiver subindo o ponto 2 estará descendo, e vice-versa.

Ou seja: ou

11. Um dos instrumentos de corda mais conhecido e utilizado é o violão. Nos modelos populares, o corpo do

instrumento é feito de madeira e as cordas podem ser de nylon ou de aço. Considerando essa informação, preencha corretamente as lacunas.

Num violão com cordas de aço, a afinação _____________ da temperatura ambiente, porque o aço e a

madeira têm _____________ coeficientes de dilatação. Em outras palavras, com a mudança de

temperatura, muda _____________ do instrumento.

a) independe – mesmos – o timbre b) independe – mesmos – a altura c) independe – diferentes – o timbre d) depende – diferentes – a altura e) depende – mesmos – o timbre GABARITO: D As frequências (f) emitidas por uma corda sonora vibrando no n-ésimo harmônico são dadas pela

expressão: .

Nessa expressão: f: frequência ou nota emitida; L: comprimento da corda; F: intensidade da força tensora aplicada nas extremidades da corda;

: densidade linear da corda. Portanto, a afinação de um violão depende da temperatura, pois com a variação da temperatura, varia o comprimento (L) da corda. Como a madeira, que forma o corpo do violão, e o aço, que compõe a corda, têm diferentes coeficientes de dilatação, altera-se também a intensidade da força tensora. Portanto, com a mudança de temperatura, altera-se a frequência, tornando-se o som mais agudo ou mais grave, ou seja, altera-se a altura do som emitido (e não a altura do instrumento, embora ele se dilate quando a temperatura aumenta).

2V 0.

1 3V V 3 1V V

n Ff

2 L

7

12. Tanto o eco sonoro como a visão são fenômenos explicados pelo estudo de Ondas. Os dois são manifestações de um dos fenômenos ondulatórios abaixo, a:

a) difração b) refração c) reflexão d) polarização e) ressonância GABARITO: C Quanto ao eco sonoro, o fenômeno envolvido é a reflexão. Porém afirmar que a visão é um fenômeno de reflexão é muito vago, pois a luz, após refletir-se nos objetos, sofre refração ao penetrar nos olhos.

Texto para as próximas questões:

"Pilha elétrica, célula galvânica, pilha galvânica ou ainda pilha voltaica é um dispositivo que utiliza

reações de óxido-redução para converter energia química energia elétrica. A reação química utilizada será

sempre espontânea.

Neste dispositivo, têm-se dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, que

fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em

dois compartimentos separados, imersos por sua vez em um meio contendo íons em concentrações

conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não-

vitrificada,porcelana ou outros materiais. As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de

compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução,

do contrário, os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante.

Finalmente, os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico, localizado fora da célula,

denominado circuito externo, garantindo o fluxo de elétrons entre os eletrodos."

www.apilhas.com/

13. Dados os potenciais - padrão de redução:

AØ®¤ + 3e ë AØ (-1,66 V)

Fe®£ + 2e ë Fe (-0,44 V),

A ddp da pilha AØ; AØ®¤; Fe®£; Fe, em condições - padrão, é:

a) 2,10 V

b) 1,32 V

c) 1,22 V

d) 1,08 V

e) 0,88 V

GABARITO: C ddp = +1,66 - 0,44 = 1,22V

8

14. Considere a seguinte tabela de potenciais padrão de redução:

Zn£® + 2e­ Ï Zn E¡ (volts) = -0,76

Co£® + 2e­ Ï Co E¡ (volts) = -0,28

Cu£® + 2e­ Ï Cu E¡ (volts) = +0,34

Ag® + e­ Ï Ag E¡ (volts) = +0,80

Au® + e­ Ï Au E¡ (volts) = +1,80

Qual o metal que será o ânodo e metal de sacrifício para todos os outros metais da série dada?

a) Au

b) Zn

c) Co

d) Cu

e) Ag

GABARITO: B O Zinco possui o menor potencial de redução ( oxida mais).

15. A pilha alcalina apresenta vantagens sobre uma pilha de Leclanché (zinco-carvão). Considerando que

uma pilha alcalina seja constituída por uma barra de manganês puro, outra de zinco poroso e uma pasta

contendo KOH, a ddp inicial da pilha e a equação global da reação que nela ocorre, são:

Dados:

Mn£® + 2e Ï Mn¡ E¡ = -1,18v

Zn£® + 2e Ï Zn¡ E¡ = -0,76v

a) 0,42 v Mn¡ + Zn£® Ï Mn£® + Zn¡

b) 1,60 v Mn£® + Zn¡ Ï Mn¡ + Zn£®

c) 0,76 v Mn£® + Zn¡ Ï Mn¡ + Zn£®

d) 1,18 v Mn¡ + Zn£® Ï Mn£® + Zn¡

e) 1,94 v Mn£® + Zn¡ Ï Mn¡ + Zn¡

GABARITO: A ddp = 1,18 - 0,76 = 0,42 V . Para montar a equação global deve-se inverter o menor

potencial.

9

16. A energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos

reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação. Quando a colisão entre

as partículas dos reagentes com orientação favorável ocorre com energia igual ou superior à energia de

ativação, antes da formação dos produtos, forma-se um estado intermediário e instável, denominado

complexo ativado, em que as ligações dos reagentes estão enfraquecidas e as ligações dos produtos

estão sendo formadas. Assim, a energia de ativação é a energia necessária para formar o

complexo ativado.

Dado o diagrama de entalpia para a reação X + Y ë Z a seguir, a energia de ativação para a reação

inversa Z ë X + Y é:

a) 60 kcal.

b) 35 kcal.

c) 25 kcal.

d) 10 kcal.

e) 0 kcal.

GABARITO: A A subida do gráfico invertido é de -35 + 25 = 60Kcal de caminho percorrido.

17. Para diminuir a poluição atmosférica muitos carros utilizam

conversores catalíticos que são dispositivos como "colmeias"

contendo catalisadores apropriados e por onde fluem os gases

produzidos na combustão. Ocorrem reações complexas com

transformações de substâncias tóxicas em não-tóxicas, como:

Das seguintes afirmações acerca dessas reações

I. são todas de catálise heterogênea (sólido com gás).

II. os catalisadores são consumidos nas reações e desaparecem.

III. os catalisadores aumentam a superfície de contato entre os reagentes aumentando a energia

de ativação.

IV. baixas temperaturas provavelmente aumentam a eficácia dos conversores catalíticos.

10

Pode-se afirmar que SOMENTE:

a) I está correta

b) II está correta

c) III está correta

d) I e III estão corretas

e) II e IV estão corretas

GABARITO: A

18. Foram realizados quatro experimentos. Cada um deles consistiu na adição de solução aquosa de ácido

sulfúrico de concentração 1 mol/L a certa massa de ferro. A 25°C e 1atm, mediram-se os volumes de

hidrogênio desprendido em função do tempo. No final de cada experimento, sempre sobrou ferro que

não reagiu. A tabela mostra o tipo de ferro usado em cada experimento, a temperatura e o volume da

solução de ácido sulfúrico usado. O gráfico mostra os resultados.

As curvas de 1 a 4 correspondem, respectivamente, aos experimentos.

a) 1-D; 2-C; 3-A; 4-B

b) 1-D; 2-C; 3-B; 4-A

c) 1-B; 2-A; 3-C; 4-D

d) 1-C; 2-D; 3-A; 4-B

e) 1-C; 2-D; 3-B; 4-A

GABARITO: E

11

19. Os boletins de qualidade da água do mar emitidos pelo Instituto Ambiental do Paraná indicam que a quantidade de matéria orgânica aumenta consideravelmente durante a temporada de verão, o que contribui para diminuir a qualidade da água. Isso ocorre em função do aumento do número de pessoas no litoral nessa época. Alguns dos produtos orgânicos mais utilizados pelo ser humano, e que colaboram sensivelmente para o aumento da poluição da água de rios e do mar, são os sabões e detergentes. Esses produtos químicos podem ser obtidos por meio das reações de saponificação e

sulfonação, respectivamente.

Sobre as estruturas e transformações que envolvem sabões e detergentes, assinale a alternativa correta.

a) Óleos e gorduras animais e vegetais são pobres em triésteres de ácidos graxos e glicerol. b) Na reação de saponificação, é necessário ter um ácido como reagente e glicerol como produto. c) Na formação das micelas em água, o ânion do sabão tem sua porção apolar direcionada para a parte

de dentro. d) Na reação de saponificação, o sal de ácido carboxílico é obtido pela reação de um ácido carboxílico com

hidróxido de sódio. e) Tanto sabões quanto detergentes possuem uma porção apolar e uma cabeça polar positiva. GABARITO: C 20. Praticamente todos os aparelhos eletrônicos contêm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais

são soldados os componentes. As trilhas metálicas dessas placas são de cobre, como mostra a figura a seguir.

Considere as seguintes informações, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obtenção de cobre puro, o mais rapidamente possível, a partir de placas de circuito impresso.

I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polímero em ácido nítrico, o cobre reage formando uma solução aquosa de nitrato cúprico. O polímero se mantém intacto.

II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtém-se um material com maior superfície de contato e que, portanto, reage mais rapidamente.

III. Submetendo-se uma solução de nitrato cúprico à eletrólise, forma-se cobre metálico puro. IV. Filtrando-se uma mistura de polímero e solução de nitrato cúprico, a solução passa pelo filtro, mas o

polímero fica retido. Com base nessas informações, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem:

a) II – I – IV – III. b) III – II – IV – I. c) I – III – II – IV. d) III – IV – II – I. e) II – IV – I – III. GABARITO: A

12

21. Óleos vegetais têm a seguinte fórmula geral

onde R1, R2 e R3 são cadeias abertas de carbono e hidrogênio formadas, em geral, por 13 a 17 átomos de carbono, que podem ser iguais ou diferentes, saturadas ou insaturadas, com predominância das insaturadas com até três insaturações. A partir desses óleos, podem ser obtidos diversos produtos de interesse industrial e tecnológico. Como exemplos, considere os seguintes processos: I. Hidrogenação parcial, catalisada por Ni metálico, formando o produto X. II. Reação com NaOH, formando glicerol e o produto Y. III. Reação com C2H5OH, catalisada por KOH, formando glicerol e o produto Z. É correto afirmar que os produtos X, Y e Z correspondem, respectivamente, a:

a) banha vegetal, detergente e sabão. b) manteiga, sabão e banha vegetal. c) margarina, sabão e biodiesel. d) biodiesel, banha vegetal e gasolina sintética. e) gasolina sintética, sabão e banha vegetal. GABARITO: C 22. Atualmente, tem-se discutido muito as alterações que estão ocorrendo pelo mundo. Dentre elas,

alterações climáticas, problemas do lixo doméstico e eletrônico. Muitas propostas estão sendo discutidas para reverter a situação. Entre eles podemos destacar a aplicação do polietileno verde em substituição ao polietileno obtido do petróleo. O plástico verde é fabricado a partir do etanol (reação mostrada abaixo) da cana-de-açúcar e é 100% de matéria prima renovável. O emprego do polímero verde é uma alternativa para o uso do produto em embalagens.

Com relação à reação acima, é correto afirmar que:

a) são reações que levam à formação de um produto final (produto3) insaturado.

b) o composto 1 tem um C com hibridização 3sp e o composto 2 e 3 tem hibridização

2sp .

c) o composto 1 é um enol, o composto 2 um alceno. d) o composto 2 apresenta isomeria cis-trans. e) as reações que ocorrem são de desidratação e polimerização. GABARITO: E

23. Uma das etapas do processo de reciclagem de plásticos é a separação de diferentes polímeros. Um dos

métodos mais empregados consiste na separação por densidade. Uma amostra contendo diferentes polímeros é triturada e colocada num líquido. Os plásticos mais densos que o líquido afundam e os menos densos flutuam, permitindo a separação. Considere uma mistura constituída por peças de PET (politereftalato de etila), cuja densidade varia entre 1,29 e 1,39 g.mL

-1, e peças de PVC (policloreto de

vinila), de densidade entre 1,46 e 1,58 g.mL-1

.

13

Dentre as soluções aquosas abaixo, qual seria a apropriada para efetuar a separação desses dois polímeros?

a) Etanol 24% d = 0,955 g.mL

-1

b) Etanol 38% d = 0,941 g.mL

-1

c) Ácido fosfórico 85 % d = 1,685 g.mL

-1

d) Cloreto de cálcio 6% d = 1,0505 g.mL

-1

e) Cloreto de cálcio 40% d = 1,3982 g.mL

-1

GABARITO: E

24. A figura abaixo representa o comportamento obtido por três polímeros.

Com base na análise desse comportamento, o(s) elastômero(s) pode(m) ser representado(s) por: a) A b) B c) C d) A e B e) B e C GABARITO: C

25. Observe as duas imagens e o texto que seguem, todos relacionados à questão dos transgênicos:

14

Em março de 2006, o Brasil ―irá‖ sediar o Terceiro Encontro das Partes do Protocolo de Cartagena (COP-MOP 3), que procura estabelecer regras sobre biossegurança. A ausência ou insuficiência delas pode ocasionar prejuízos como, por exemplo, a retirada do mercado de alimentos geneticamente modificados não autorizados para consumo humano. A expectativa em relação ao encontro é grande, já que durante o segundo encontro a delegação brasileira impediu o avanço das negociações por se recusar a apoiar a proposta favorável à indicação clara e adequada —‖contém OGMs‖ — nas cargas de exportação de produtos transgênicos. Espera-se que essa posição não se repita, já que não é adequada do ponto de vista ambiental, dos direitos dos consumidores e tampouco do comercial. Além disso, afronta o Código de Defesa do Consumidor, em que se afirma ser direito do consumidor a divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, assegurada a liberdade de escolha; além da informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços.

(Adaptado de http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=1097, 7/3/2006)

Com base na análise das imagens e do texto, aponte a alternativa que interpreta de forma correta a

situação técnico-científica que envolve o debate sobre esse assunto. a) Para muitos cientistas, alimentos transgênicos podem aumentar a resistência a antibióticos, causar

alergias e contaminar plantações vizinhas, o que explicaria a hesitação do governo brasileiro em assumir uma posição sobre a questão e justifica a Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgênicos.

b) A certeza de que a tecnologia de transgênicos não é nociva à humanidade ou ao meio ambiente não justifica a posição do governo brasileiro e apóia o cartaz que faz campanha para que todos experimentem esses alimentos.

c) Se os organismos transgênicos são espécies mais resistentes a doenças, isso fortalece o cartaz que incentiva todos a experimentarem esses produtos, o que, segundo o texto, seria um direito do consumidor.

d) Muitos produtos com utilidade biofarmacêutica podem ser produzidos por animais e plantas transgênicas, com custo muito menor do que os produzidos por técnicas convencionais, o que é direito do consumidor, segundo o texto, e invalida a imagem utilizada pela Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgênicos.

e) Se os organismos transgênicos conseguem modificações positivas, impossíveis de serem obtidas com técnicas tradicionais, o texto deixa claro que é direito do consumidor acessar essas mercadorias, o que também invalida a imagem da Campanha Nacional por um Brasil Livre de Transgênicos.

GABARITO: A 26. A nanotecnologia está ligada à manipulação da matéria em escala nanométrica, ou seja, uma escala tão

pequena quanto a de um bilionésimo do metro. Quando aplicada às ciências da vida, recebe o nome de nanobiotecnologia. No fantástico mundo da nanobiotecnologia, será possível a invenção de dispositivos ultrapequenos que, usando conhecimentos da biologia e da engenharia, permitirão examinar, manipular ou imitar os sistemas biológicos.

LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nanobiotecnologia e saúde. Com Ciência. Reportagens. Nanociência & Nanotecnologia. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/nanotecnologia/nano15.htm>. Acesso em: 4 maio 2009.

Como exemplo da utilização dessa tecnologia na Medicina, pode-se citar a utilização de nanopartículas magnéticas (nanoímãs) em terapias contra o câncer. Considerando-se que o campo magnético não age diretamente sobre os tecidos, o uso dessa tecnologia em relação às terapias convencionais é:

a) de eficácia duvidosa, já que não é possível manipular nanopartículas para serem usadas na medicina com a tecnologia atual.

b) vantajoso, uma vez que o campo magnético gerado por essas partículas apresenta propriedades terapêuticas associadas ao desaparecimento do câncer.

c) desvantajoso, devido à radioatividade gerada pela movimentação de partículas magnéticas, o que, em organismos vivos, poderia causar o aparecimento de tumores.

d) desvantajoso, porque o magnetismo está associado ao aparecimento de alguns tipos de câncer no organismo feminino como, por exemplo, o câncer de mama e o de colo de útero.

e) vantajoso, pois se os nanoimãs forem ligados a drogas quimioterápicas, permitem que estas sejam fixadas diretamente em um tumor por meio de um campo magnético externo, diminuindo-se a chance de que áreas saudáveis sejam afetadas.

GABARITO: E

15

27. Investigadores das Universidades de Oxford e da Califórnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que é candidata para uso na busca de redução na transmissão do vírus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fêmeas não conseguem voar devido à interrupção do desenvolvimento do músculo das asas. A modificação genética introduzida é um gene dominante condicional, isso é, o gene tem expressão dominante (basta apenas uma cópia do alelo) e este só atua nas fêmeas.

FU, G. et al. Female-specific hightiess phenotype for mosquito control. PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.

Prevê-se, porém, que a utilização dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois há demanda de muitos estudos com relação ao impacto ambiental. A liberação de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o número de casos de dengue em uma determinada região porque:

a) Diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgênicos. b) Restringiria a área geográfica de voo dessa espécie de mosquito. c) Dificultaria a contaminação e reprodução do vetor natural da doença. d) Tomaria o mosquito menos resistente ao agente etiológico da doença. e) Dificultaria a obtenção de alimentos pelos machos geneticamente modificados. GABARITO: C 28. Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e

observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha na flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

a) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.

b) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.

c) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.

d) Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.

e) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é possível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

GABARITO: B 29. Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta

original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:

a) os genótipos e os fenótipos idênticos. b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes. c) diferenças nos genótipos e fenótipos. d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos. GABARITO: B

16

30. A sequência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma porca:

I. Retirou-se um óvulo da porca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado. II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da porca W. O núcleo foi isolado e conservado,

desprezando-se o resto da célula. III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi

estimulada para entrar em divisão. IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira porca Y, mãe de aluguel. O

embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.

Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da porca:

a) Z, apenas. b) W, apenas. c) Y, apenas. d) Z e da W, apenas. e) Z, W e Y. GABARITO: B 31. A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como

terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as:

a) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor. b) células provenientes de transplantes entre diferente indivíduos envelhecem e morrem rapidamente. c) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material

genético semelhante. d) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. e) células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor. GABARITO: C 32. "Nenhum dos fatos definidos da seleção orgânica, nenhum órgão especial, nenhuma forma característica

ou distintiva, nenhuma peculiaridade do instinto ou do hábito, nenhuma relação entre espécies - nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos ou às raças que os possuem".

(Alfred Russel Wallace, 1867)

O texto anterior é uma defesa intransigente do princípio:

a) darwinista da seleção natural. b) lamarckista da herança dos caracteres adquiridos. c) mendeliano da segregação dos caracteres. d) darwinista da seleção sexual. e) lamarckista do uso e do desuso. GABARITO: A 33. Observe a figura:

O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar:

17

a) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico. b) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade. c) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina. d) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social. e) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina

e computador. GABARITO: A 34. "Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso frequente a repetido de um

órgão qualquer fortalece, pouco a pouco, esse órgão, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal órgão enfraquece-o aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por fazê-lo desaparecer."

(Filosofia Zoológica,1809)

O texto acima deve ser atribuído a:

a) Darwin, para explicar a seleção natural. b) Lamarck, para explicar o criacionismo. c) Mendel, para explicar a genética. d) Darwin, para explicar o evolucionismo. e) Lamarck, para explicar o evolucionismo. GABARITO: E 35. Um dos principais problemas em cirurgias de emergência - a falta de sangue compatível com o da vítima

para transfusões - pode estar prestes a ser resolvido. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma maneira de converter sangue dos tipos A, B e AB, que hoje podem ser doados apenas com restrição, no tipo O. Os cientistas descreveram o uso de novas enzimas que "limpam" esses tipos sanguíneos de seus antígenos, tornando-os viáveis para qualquer tipo de transfusão. Esta possibilidade liberaria os hospitais da dependência do tipo O.

"O Estado de S. Paulo" http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=36754, acessado em 20/04/2007). [Adapt.]

Com base no texto e em seus conhecimentos, desconsiderando o fator RH, é correto afirmar que, através da nova tecnologia, a) uma pessoa com sangue tipo "O" poderia receber sangue de qualquer outro grupo sanguíneo, pois os

sangues tipo "A", "B" e "AB" não apresentariam aglutinogênios "A" e "B" nas hemácias; não ocorreriam, portanto, reações de aglutinação.

b) uma pessoa com sangue tipo "O" poderia receber sangue de qualquer outro grupo sanguíneo, pois os sangues tipo "A", "B" e "AB" não apresentariam aglutininas anti-A e anti-B no plasma; não ocorreriam, portanto, reações de aglutinação.

c) uma pessoa com sangue tipo "A" poderia receber sangue, além do tipo "O" e "A", dos tipos "B" e "AB", pois os anticorpos anti-A e anti-B, presentes nas hemácias do sangue desses grupos sanguíneos, seriam neutralizados.

d) uma pessoa com sangue tipo "B" poderia receber sangue, além do tipo "O" e "B", dos tipos "A" e "AB", pois os aglutinogênios "A" e "B", presentes no plasma do sangue desses grupos sanguíneos, seriam neutralizados.

e) todos os grupos sanguíneos seriam doadores universais, pois seriam eliminados os aglutinogênios anti-A e anti-B das hemácias e as aglutininas A e B do plasma; não ocorreriam mais reações de aglutinação.

GABARITO: A 36. Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi

desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.

Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado)

A produção da insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência:

a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno. b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos. c) o progresso na técnica da síntese química de hormônios. d) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos. e) a criação de animais transgênicos. GABARITO: D

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001