2013 02-08 comunicado cps psd cartaxo

2
1 Comissão Política Concelhia do Cartaxo COMUNICADO Data: 08 de Fevereiro de 2013 N.º de Páginas: 2 O Partido Social Democrata do Cartaxo concorre às Eleições Autárquicas desde 1976. O PSD vai concorrer às Eleições Autárquicas de 2013 e irá apresentar candidatos para a Câmara, para a Assembleia Municipal e para as Juntas de Freguesia. Os candidatos que o PSD irá apresentar ao próximo acto eleitoral serão militantes e independentes, numa conjugação que permitirá uma verdadeira interpretação das expectativas e da vontade da população. O PSD do Cartaxo sempre apresentou um caminho alternativo ao poder socialista instalado e acantonado na Câmara Municipal e a realidade começa a dar-nos razão. O PSD do Cartaxo nunca precisou de “alugar” candidatos para levar à população o seu projecto político. O facto de terem sido notícia algumas efabulações de protocandidatos é revelador de que o caminho dos social democratas do Cartaxo era e continua a ser o mais adequado para o nosso concelho. Os eleitores poderão sempre contar com o PSD para encontrar as melhores soluções para o nosso concelho… não encontrarão os social democratas em disputas pessoais de poder, nem terão oportunidade de ver o PSD do Cartaxo a servir de partido “barriga de aluguer” de um qualquer presidente de Câmara em exercício. Perante o desnorte e a falta de bom senso demonstrado pelos candidatos socialistas que já estão no terreno (Pedro Ribeiro e Paulo Varanda), concretizando assim uma clara disputa pessoal do poder, o PSD do Cartaxo assegura que irá apresentar as soluções mais eficazes para recolocar o nosso concelho no caminho do desenvolvimento, mas sempre com a garantia da sustentabilidade das contas da autarquia. Por isso, como é óbvio, será necessário conhecer em primeiro lugar qual é a verdade sobre a situação económica e financeira da autarquia e qual será o plano que o Tribunal de Contas aprovará para recuperar a Câmara do Cartaxo do estado de falência em que se encontra. Manda a prudência e um elementar bom senso conhecer primeiro a realidade e só depois apresentar soluções. Só aos que querem o poder a todo o custo e aos que são movidos pela ambição pessoal é que não importa a realidade. A população do Cartaxo deve exigir que no próximo acto eleitoral se apresentem a votos todos os que directamente são responsáveis pelo estado de falência em que a Câmara se encontra, bem como merece que se apresentem todos os que, ao longo dos últimos 12 anos, fizeram oposição à gestão ruinosa dos socialistas do Cartaxo.

Transcript of 2013 02-08 comunicado cps psd cartaxo

Page 1: 2013 02-08 comunicado cps psd cartaxo

1

Comissão Política Concelhia do Cartaxo

COMUNICADO

Data: 08 de Fevereiro de 2013 N.º de Páginas: 2 O Partido Social Democrata do Cartaxo concorre às Eleições Autárquicas desde 1976. O PSD vai concorrer às Eleições Autárquicas de 2013 e irá apresentar candidatos para a Câmara, para a Assembleia Municipal e para as Juntas de Freguesia. Os candidatos que o PSD irá apresentar ao próximo acto eleitoral serão militantes e independentes, numa conjugação que permitirá uma verdadeira interpretação das expectativas e da vontade da população. O PSD do Cartaxo sempre apresentou um caminho alternativo ao poder socialista instalado e acantonado na Câmara Municipal e a realidade começa a dar-nos razão. O PSD do Cartaxo nunca precisou de “alugar” candidatos para levar à população o seu projecto político. O facto de terem sido notícia algumas efabulações de protocandidatos é revelador de que o caminho dos social democratas do Cartaxo era e continua a ser o mais adequado para o nosso concelho. Os eleitores poderão sempre contar com o PSD para encontrar as melhores soluções para o nosso concelho… não encontrarão os social democratas em disputas pessoais de poder, nem terão oportunidade de ver o PSD do Cartaxo a servir de partido “barriga de aluguer” de um qualquer presidente de Câmara em exercício. Perante o desnorte e a falta de bom senso demonstrado pelos candidatos socialistas que já estão no terreno (Pedro Ribeiro e Paulo Varanda), concretizando assim uma clara disputa pessoal do poder, o PSD do Cartaxo assegura que irá apresentar as soluções mais eficazes para recolocar o nosso concelho no caminho do desenvolvimento, mas sempre com a garantia da sustentabilidade das contas da autarquia. Por isso, como é óbvio, será necessário conhecer em primeiro lugar qual é a verdade sobre a situação económica e financeira da autarquia e qual será o plano que o Tribunal de Contas aprovará para recuperar a Câmara do Cartaxo do estado de falência em que se encontra. Manda a prudência e um elementar bom senso conhecer primeiro a realidade e só depois apresentar soluções. Só aos que querem o poder a todo o custo e aos que são movidos pela ambição pessoal é que não importa a realidade. A população do Cartaxo deve exigir que no próximo acto eleitoral se apresentem a votos todos os que directamente são responsáveis pelo estado de falência em que a Câmara se encontra, bem como merece que se apresentem todos os que, ao longo dos últimos 12 anos, fizeram oposição à gestão ruinosa dos socialistas do Cartaxo.

Page 2: 2013 02-08 comunicado cps psd cartaxo

2

Comissão Política Concelhia do Cartaxo

É preciso recordar que a Câmara do Cartaxo e por seu intermédio o nosso concelho não vivem tempos de normalidade. É preciso não esquecer que a Câmara Municipal do Cartaxo requereu um plano de assistência financeira externa, no passado mês de Outubro de 2012, no valor de 45 milhões de euros quando prevê ter de receitas 12 milhões de euros anuais, com tendência para diminuírem. Com a adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e a solicitação de reequilíbrio financeiro, num valor global de 45 milhões de euros, a autarquia do Cartaxo manifestou a sua incapacidade para, de modo próprio, conseguir fazer face à gestão dos cerca de 400 por cento de dívida líquida da Câmara Municipal. É incompreensível que, sem cuidarem de saber as condições em que a Câmara do Cartaxo vai ser ajudada a sair da falência, alguns já se predisponham a atirar-se para a cadeira de presidente da autarquia. As ambições pessoais dos candidatos socialistas que já estão no terreno são reveladoras da ausência de um qualquer projecto político para o concelho do Cartaxo. O poder pelo poder é o mote que se instalou entre os socialistas do Cartaxo. Como é que alguém de bom senso e com intuitos lícitos quanto à recuperação do estado de falência em que a Câmara do Cartaxo se encontra pode, nesta altura, apresentar-se como candidato sem cuidar de saber algo que é determinante: - Qual é o plano que será aceite pelo Tribunal de Contas para a Câmara do Cartaxo sair do estado de falência? - Que custos anuais terá esse plano para a gestão da autarquia? - Porque é que depois dos autarcas socialistas terem gasto 13 milhões de euros do saneamento financeiro de 2008 apresentaram, em 2012, um endividamento de 45 milhões de euros? Os sequiosos de poder pessoal demonstram que pouco lhes importa a viabilidade do plano de salvação da Câmara. A eles, os que estão nesta disputa como dois galos no mesmo galinheiro (utilizando um aforismo popular), não interessa a recuperação do nosso concelho. Não lhes interessa a reposição de patamares de qualidade de vida minimamente aceitáveis para a população. A eles apenas lhes interessa fazer uma “corridinha” para o cadeirão da autarquia imaginando que conseguirão, mais uma vez, esconder os reais problemas do nosso concelho com uma distribuição de lugares pelos amigos de ocasião. O tempo que se vive no Cartaxo é de grande exigência… e a população saberá exigir o melhor para o futuro do concelho para que nunca mais se repitam os devaneios, as falsidades, os erros dos projectos socialistas que levaram à falência da Câmara Municipal do Cartaxo.

-- O presidente da Comissão Política do PSD do Cartaxo

Jorge Nogueira