2013 Jornal QuartoPoder - Cuidando do Futuro

1
ANO 7 NÚMERO 1215 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 O Governo do Estado de- verá criar uma premiação para incentivar ações, pro- gramas e projetos que con- tribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvol- vimento do Milênio (ODM) no Maranhão. O anúncio foi fei- to pelo vice-governador, Wa- shington Luiz Oliveira, duran- te Seminário Estadual de Lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil e sua municipalização, nesta ter- ça-feira (28), no Complexo Pedagógico Paulo Freire (Ci- dade Universitária do Bacan- ga/UFMA). Participaram também do seminário, a secretária de Estado da Cultura, Olga Si- mão; a coordenadora da Se- cretaria Geral da Presidên- cia da República, Ana Túlia de Macedo; a diretora da Secretaria de Segurança Ali- mentar e Nutricional do Mi- nistério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Michele Lessa; o secretário- Adjunto de Segurança Ali- mentar da Secretaria de Es- tado de Desenvolvimento Social e Agricultura Famili- ar, Kleber Gomes; e o dele- gado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário do MDA no Maranhão, Ney Jeferson. O vice-governador desta- cou que o Prêmio Estadual dos ODM será integrado ao Prêmio Fapema, que é pro- movido anualmente pelo Es- tado. “O governo, por meio da Vice-Governadoria, está integrado para colaborar para que os ODM estejam em todos os municípios ma- ranhenses, por isso, preci- samos fortalecer a municipa- lização, apoiando e orientan- do a implantação de núcle- os municipais e estimulan- do-os através de uma premi- ação estadual”, ressaltou. Os Objetivos de Desen- volvimento do Milênio con- templam oito direitos bási- cos de cidadania. São eles: Acabar com a fome e com a miséria; Educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; Re- duzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das ges- tantes; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respei- to ao meio ambiente; e Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento. Cuidando do Futuro Durante o seminário que ocorreu nesta terça (28), o Governo do Estado lançou um livro organizado pelos professores Tião Rocha e Cristina Loyola sobre o pro- jeto “Cuidando do Futuro”, criado pelo Governo com o objetivo de reduzir a mortali- dade de recém-nascido com até 27 dias de vida no Mara- nhão. O projeto, que reduziu em 10% a mortalidade ma- terna no estado, foi premia- do e destaque em 2012 pelo Prêmio ODM Brasil, por atu- ar no fortalecimento das competências familiares, bem como na qualificação profissional, capacitando to- dos os atores sociais (mé- dicos, enfermeiras, auxilia- res de enfermagem, agentes comunitários de saúde, par- teiras leigas e integrantes da comunidade) como Educa- dores Sociais e como gente que se importa, capazes de um trabalho competente e também generoso e solidá- rio. Washington Luiz e Cristina Loyola mostram livro do projeto premiado pelo ODM Governo criará prêmio estadual para alcançar Objetivos do Milênio no Maranhão

description

Projeto Cuidando do Futuro é destaque em reportagem do Jornal Quarto Poder.

Transcript of 2013 Jornal QuartoPoder - Cuidando do Futuro

Page 1: 2013 Jornal QuartoPoder - Cuidando do Futuro

ANO 7 NÚMERO 1215 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

O Governo do Estado de-verá criar uma premiaçãopara incentivar ações, pro-gramas e projetos que con-tribuem para o cumprimentodos Objetivos de Desenvol-vimento do Milênio (ODM) noMaranhão. O anúncio foi fei-to pelo vice-governador, Wa-shington Luiz Oliveira, duran-te Seminário Estadual deLançamento da 5ª edição doPrêmio ODM Brasil e suamunicipalização, nesta ter-ça-feira (28), no ComplexoPedagógico Paulo Freire (Ci-dade Universitária do Bacan-ga/UFMA).

Participaram também doseminário, a secretária deEstado da Cultura, Olga Si-mão; a coordenadora da Se-cretaria Geral da Presidên-cia da República, Ana Túliade Macedo; a diretora daSecretaria de Segurança Ali-mentar e Nutricional do Mi-nistério do DesenvolvimentoSocial e Combate à Fome,Michele Lessa; o secretário-Adjunto de Segurança Ali-mentar da Secretaria de Es-tado de DesenvolvimentoSocial e Agricultura Famili-ar, Kleber Gomes; e o dele-gado regional do Ministériodo Desenvolvimento Agrário

do MDA no Maranhão, NeyJeferson.

O vice-governador desta-cou que o Prêmio Estadualdos ODM será integrado aoPrêmio Fapema, que é pro-movido anualmente pelo Es-tado. “O governo, por meioda Vice-Governadoria, estáintegrado para colaborarpara que os ODM estejamem todos os municípios ma-ranhenses, por isso, preci-samos fortalecer a municipa-lização, apoiando e orientan-do a implantação de núcle-os municipais e estimulan-do-os através de uma premi-ação estadual”, ressaltou.

Os Objetivos de Desen-volvimento do Milênio con-templam oito direitos bási-cos de cidadania. São eles:Acabar com a fome e com amiséria; Educação básicade qualidade para todos;Igualdade entre os sexos evalorização da mulher; Re-duzir a mortalidade infantil;Melhorar a saúde das ges-tantes; Combater a AIDS, amalária e outras doenças;Qualidade de vida e respei-to ao meio ambiente; e Todomundo trabalhando para odesenvolvimento.

Cuidando do Futuro

Durante o seminário queocorreu nesta terça (28), oGoverno do Estado lançouum livro organizado pelosprofessores Tião Rocha eCristina Loyola sobre o pro-jeto “Cuidando do Futuro”,criado pelo Governo com oobjetivo de reduzir a mortali-dade de recém-nascido comaté 27 dias de vida no Mara-nhão.

O projeto, que reduziuem 10% a mortalidade ma-terna no estado, foi premia-do e destaque em 2012 pelo

Prêmio ODM Brasil, por atu-ar no fortalecimento dascompetências familiares,bem como na qualificaçãoprofissional, capacitando to-dos os atores sociais (mé-dicos, enfermeiras, auxilia-res de enfermagem, agentescomunitários de saúde, par-teiras leigas e integrantes dacomunidade) como Educa-dores Sociais e como genteque se importa, capazes deum trabalho competente etambém generoso e solidá-rio.

Washington Luiz e Cristina Loyola mostram livro do projeto premiado pelo ODM

Governo criará prêmio estadual paraalcançar Objetivos do Milênio no Maranhão