20130508_br_metro rio

16
MÍN: 13°C MÁX: 26°C www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj RIO DE JANEIRO Quarta-feira, 8 de maio de 2013 Edição nº 634, ano 3 ATÉ KIKO É DO GLORIOSO VILLAGRÁN DÁ ADEUS AO PERSONAGEM EM SHOW E HOMENAGEIA O FOGÃO PÁG. 11 Mickey faz a festa no Rio ‘Disney On Ice’ chega ao Maracanãzinho PÁG. 10 Espetáculo ‘Vamos Festejar’ estreia amanhã No Complexo de Manguinhos, já pacificado, o papa vai conhecer capela e visitar uma família da Varginha | RICARDO MORAES/ REUTERS Menor estuprador de ônibus se entrega Identificado em câmera de segurança do 369, garoto de 16 anos diz que estava sob efeito de cocaína PÁG. 04 Light levará multa de R$ 2,4 mi por apagão Contra o Emelec, Flu terá ataque campeão Procon Carioca vai multar companhia por falta de luz após chuva ter atingido 18 bairros e 180 mil consumidores PÁG. 04 Thiago Neves, Nem e Fred, campeões brasileiros de 2012, vão jogar hoje em São Januário pela Libertadores PÁG. 14 Fred volta de contusão: estava fora desde 6 de abril | DIVULGAÇÃO Papa antecipa vinda para a JMJ, confirma ida a Manguinhos e vai encontrar menores infratores PÁG. 03 À ESPERA DE FRANCISCO RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

description

 

Transcript of 20130508_br_metro rio

Page 1: 20130508_br_metro rio

MÍN: 13°C MÁX: 26°C

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj

RIO DE JANEIRO Quarta-feira,

8 de maio de 2013

Edição nº 634, ano 3

ATÉ KIKO É DO GLORIOSOVILLAGRÁN DÁ ADEUS AO PERSONAGEM EM SHOW E HOMENAGEIA O FOGÃO PÁG. 11

Mickey faz a festa no Rio‘Disney On Ice’ chega ao Maracanãzinho PÁG. 10

Espetáculo ‘Vamos Festejar’

estreia amanhã

No Complexo de Manguinhos, já pacificado, o papa vai conhecer capela e visitar uma família da Varginha | RICARDO MORAES/ REUTERS

Menor estuprador de ônibus se entrega

Identificado em câmera de segurança do 369, garoto de 16 anos diz que estava sob efeito de cocaína PÁG. 04

Light levará multa de R$ 2,4 mi por apagão

Contra o Emelec, Flu terá ataque campeão

Procon Carioca vai multar companhia por falta de luz após chuva ter atingido 18 bairros e 180 mil consumidores PÁG. 04

Thiago Neves, Nem e Fred, campeões brasileiros de 2012, vão jogar hoje em São Januário pela Libertadores PÁG. 14

Fred volta de contusão: estava fora

desde 6 de abril | DIVULGAÇÃO

Papa antecipa vinda para a JMJ, confirma ida aManguinhos e vai encontrar menores infratores PÁG. 03

À ESPERA DE

FRANCISCO

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OU

TRO

LEI

TOR

O J

orn

al M

etro

é im

pres

so e

m p

apel

cer

tifi

cado

FSC

, ga

ran

tia

de m

anej

o fl

ores

tal r

espo

nsá

vel.

Page 2: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com |02| {FOCO}

1FOCO

Segurança

em letrasO BICHO NO ALEMÃO

A imprensa noticiou o reaparecimento da contravenção do jogo do bicho no Complexo do Alemão, área que integra o programa de pacificação do Estado do Rio de Janeiro, projeto maior da Segurança Pública do governo Sérgio Cabral. Mes-mo que, ainda de maneira muito tímida, apontadores sur-gem aqui e acolá nas ruas, becos e vielas do conglomerado de casas e comércios, desafiando policiais militares que atuam dia e noite para garantir a tranquilidade dos moradores.

Asseguro que a ação dos bicheiros é um desafio grave, porque não desconhecem a decisão do Estado em tratar com intolerância legal toda violação que se apresente ameaçan-do mudar os contornos da ordem restabelecida; ordem, di-ga-se de passagem, duplamente pactuada, porque, além de seguir fielmente os preceitos constitucionais também foi fir-mada com participação popular da favela num processo fran-camente democrático, quando moradores e policiais discuti-ram seu papel na nova “estética” do complexo, palavra onde incluo além das questões relacionadas à violação da lei, tam-bém outras dos campos sanitário, econômico e educacional. Tudo foi discutido: lixo, transporte informal por vans, Kom-bis e motos, e a presença obrigatória das crianças nas escolas.

É certo, e eu nunca duvidei disso enquanto fui coman-

dante da PM, que o processo pacificador deverá ser longo por ter um caráter desconstrutivo da subcultura das ilegali-dades. E, enquanto caminha no tempo, algumas práticas ilí-citas entranhadas naquele tecido social tenderão a ressur-gir. Daí, a necessidade irrevogável de vigilância permanente e persistência nas ações preventivas e repressivas, propor-cionais às ameaças quando elas se fizerem.

Tratar o reaparecimento da contravenção na área pa-cificada com a sua proporcional importância será de-monstrar clareza de ideias sobre o potencial de risco num dos pilares da UPP: a não contaminação de seus sol-dados com o vírus da corrupção. O jogo do bicho, muito antes do narcotráfico haver se tornado a grande fonte de renda criminosa para policiais corruptos, foi, por déca-das, o poço que fez minar dinheiro maldito para agentes malditos da lei que beberam de suas substâncias incapa-zes de saciar-lhes a sede da propina vexatória.

Aparentemente, pode parecer algo menor, não digno de “altas investigações” como revelou uma autoridade po-licial falando à imprensa sobre o assunto. Mas, talvez seja justamente essa minúscula pedra que venha transformar a heroica marcha da maioria que trabalha pela paz numa caminhada desengonçada de estropiados morais.

Isso só acontecerá se a PM deixar. E, verdadeiramen-te, eu não acredito.

MÁRIO SÉRGIO [email protected]

O coronel Mário Sérgio Duarte, autor do livro “Liberdade Para o Alemão - O Resgate de Canudos”, escreve às quartas-feiras.

O jornal Metro circula em países e tem alcance diário superior a milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos e Campinas, somando mais de mil exemplares diários.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: .). Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: .). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Tecnologia e Operações: Luiz Mendes Junior. Gerente Executivo: Ricardo Adamo. Editor Chefe: Luiz Rivoiro. Editor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso. Coordenador de Redação: Irineu Masiero.

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/-

COMERCIAL: /-

Metro Rio de Janeiro. Editora-Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: .) Editora de Arte: Cláudia Lorena. Gerente Comercial: Janaína Orlani. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ. Diretor Geral: Daruiz Paranhos. Diretor de Jornalismo: Rodolfo Schneider. Diretor Comercial: Tuffy Habib.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: 021/2586-9570. O jornal Metro Rio é impresso pela News Technology Gráfica e Editora Ltda.

em processode filiação

INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULAÇÃO

O Governo Federal confirmou ontem que todas as 525 famí-lias que vivem no interior do Jardim Botânico, na zona sul, serão removidas da área por causa da demarcação defini-tiva da unidade de proteção ambiental.

A data da retirada ainda se-rá divulgada. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as 200 famí-lias que moram em área de risco terão prioridade. Tam-bém será desocupado um prédio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Ser-pro), que está dentro dos li-mites do parque. Apenas três construções continuam den-tro do limite estabelecido pe-lo Governo Federal: uma esco-la municipal, uma unidade do Tribunal Regional Eleitoral e uma subestação da Light, con-cessionária responsável pelo abastecimento de energia.

Apenas 100 famílias pode-rão continuar em suas casas, localizadas na comunidade Dona Castorina, porque vi-

vem em uma área fora dos li-mites definidos do parque.

Houve um protesto contra as remoções em frente ao Mu-seu do Meio Ambiente, onde ocorreu o anúncio da deci-são. Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Horto, que representa as co-munidades que serão remo-vidas, Emília Maria de Souza disse que a associação acon-selhará os moradores a não aceitarem qualquer proposta de remoção. METRO RIO

Polêmica. Governo decide retirar 525 famílias que estão dentro da demarcação definitiva do parque. Moradores da comunidade Dona Castorina, fora da área, continuarão em suas casas

Moradores protestam na porta de museu | ERBS JR./FRAME/FOLHAPRESS

Jardim Botânico define limites

“Haverá um respeito por essas famílias e também pelo perímetro do Jardim Botânico.”IZABELLA TEIXEIRA,

MINISTRA DO MEIO AMBIENTE

Claude Jeanine Madeleine De-letite, francesa naturalizada brasileira, 70 anos, permane-ce internada no Hospital Mi-guel Couto, na Gávea, em es-tado grave. Ela foi atropelada por um ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacaba-na, na altura da rua Francisco Sá, na tarde de segunda-feira.

METRO RIO

Atropelada. Idosa está em estado grave

Em parceria com o Procon-RJ, policiais da Delegacia de De-fesa do Consumidor fizeram uma operação nos supermer-cados da Barra da Tijuca, on-tem, para reprimir crimes contra a saúde pública.

Extra, Pão de Açúcar e Mundial foram multados por armazenarem alimentos co-mo laticínios e pães fora do prazo de validade e de manei-ra incorreta. Os gerentes dos estabelecimentos foram au-tuados por crime contra as re-lações de consumo.

METRO RIO

Procon. Gerentes de supermercado são autuados

Beltrame

UPPO secretário de Segurança

Pública do Rio de

Janeiro, José Mariano

Beltrame, participou

ontem de um encontro

com parlamentares da

Comissão de Segurança

Pública e Combate ao

Crime Organizado da

Câmara dos Deputados.

No encontro foi discutido

o estabelecimento de

Unidade de Polícia

Pacificadora (UPP) na

retomada de áreas

dominadas pelo

narcotráfico, crime

organizado e milícias de

forma permanente em

todo o País.

Page 3: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com {FOCO} |03|◊◊

O Papa Francisco terá sete dias intensos no Rio de Janei-ro, durante a Jornada Mun-dial da Juventude (JMJ), que acontece de 23 a 28 de julho. Ontem, o Vaticano divulgou a agenda oficial e as surpre-sas foram a decisão do Su-mo Pontífice de apenas so-brevoar o Cristo Redentor, a certeza de que ele vai andar 100 metros dentro da favela da Varginha, no Complexo de Manguinhos, que está paci-ficado, e a conversa que terá com dependentes químicos e jovens infratores.

A organização da JMJ espe-ra dois milhões de pessoas du-rante a missa que fecha a Jor-nada, no domingo, dia 28 de julho. Diferentemente do pla-nejado pelo Comitê Organi-zador Local (COL), a chegada

do papa será na segunda-fei-ra, 22 de julho, um dia antes do início do evento. Na ter-ça, ele descansa na residência do Sumaré e, na quarta, como

era esperado, visita Aparecida (SP), onde vai venerar a ima-gem de Nossa Senhora Apare-cida e celebrar um missa.

“Ele é um grande devoto de Maria. É o terceiro papa que visita Aparecida”, dis-se arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasce-no de Assis, que espera 400 mil pessoas no dia da visita.

Desfile pela orlaAntes de ser acolhido pelos jo-vens em Copacabana, o papa vai desfilar de papamóvel pe-la orla. Segundo Dom Orani, Francisco usará o mesmo veí-culo que utiliza em Roma. Ele é fechado por vidros blinda-dos. “Nada impede que o San-to Padre quebre o protocolo”, diz Dom Orani. Para Guaratiba e Copacabana, ele será levado

por um helicóptero.

EncontroO papa também terá encon-tro fechado no Theatro Mu-nicipal, no Centro, com a so-ciedade civil. Além disso, ele conversará com menores in-fratores, escolhidos em três instituições do Degase, na Ilha do Governador, com autoriza-ção de juiz. Na Quinta da Boa Vista, na zona norte, vai ouvir a confissão de cinco jovens de diferentes continentes.

No dia 25 de julho, o Pa-pa vai abençoar as bandeiras olímpicas, no Palácio da Cida-de, com a presença de repre-sentantes do mundo esporti-vo, além do prefeito do Rio.

Francisco vai ficar hos-pedado na residência do Su-maré, zona norte. METRO RIO

“O papa fez questão de incluir na agenda uma visita a comunidade e encontro com dependentes químicos.”

DOM ORANI TEMPESTA, ARCEBISPO DO RIO

Francisco pede para visitar dependentes químicosEm decisão pessoal, se-gundo o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempes-ta, o Papa Francisco pediu para a organização da Jor-nada Mundial da Juventu-de (JMJ) um lugar para en-contrar jovens dependentes

químicos. O ponto escolhi-do foi o Hospital São Fran-cisco de Assis, na Tijuca. O local para tratar de usuários de todos os tipos de drogas funcionará em um dos oito prédios e será inaugurado pelo papa.

Dom Orani revelou que um dos jovens dependentes vai ser escolhido para con-versar com Francisco. “No dia, haverá um discurso do Santo Padre para os jovens e funcionários do hospital”.

METRO RIO

78 leitospara reabilitação de dependentes químicos terá o Polo de Atenção Integral de Saúde Mental (PAI) do Hospital São Francisco, na Tijuca.

Papa vem mais cedo para a JMJ

D I� �� �� �U L H O

16h Chegada no Aeroporto do Galeão e ida no papamóvel até o Palácio Guanabara

17h Encontro com a presidente Dilma Rousseff, o governador e o prefeito do Rio. Discurso do papa

D I� �� �� �U L H O

D I� �� �� �U L H O

9h 45 Entrega das chaves da cidade do Rio ao papa

11h Visita à comunidade de Varginha (Manguinhos). Discurso do papa

18� Festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana.Discurso do papa

D I� �� �� �U L H O

9h 45 Visita a Aparecida

11h 30 Encontro com jovens detentos, na Glória

18h Via-sacra na orla de Copacabana. Discurso do papa

D I� �� �� �U L H O

D I� �� �� �U L H O

9h Missa com religiosos na Catedral de São Sebastião

11h 30 Encontro com sociedade civil no Theatro Municipal. Discurso do papa

19h 30 Vigília de oração no Campus Fidei, em Guaratiba. Discurso do papa

18h 30 Despedida no Galeão. Discurso do papa

19h Retorno para Roma

Ilha do

Governador

C �pacabana

Ponte Rio-Niterói

Cristo Redentor

CENTRO

BARRA DA TIJUCA

TIJUCA

VARGINHA

GUARATIBA

Pão de Açúcar

Oceano

Atlântico

RIO DE JANEIRO

VISITA DO PAPA

9

1

1

2

3

4

5

6

7

6

8

9

10

1

24

6

10

87

5

SPCapital

Aparecida

D I� �� �� �U L H O

3

Fé. Francisco chegará ao Rio em 22 de julho, depois vai à favela em Manguinhos e apenas sobrevoará o Cristo. Maracanã fica fora da agenda

Polícia Federal indica área pacificada A comunidade da Vargi-nha, dentro do Complexo de Manguinhos, receberá a visita do Papa Francisco, no dia 25 de julho. O pre-sidente da Associação dos Moradores, Paulo Raimun-do, disse que a comuni-dade está em êxtase. “Foi uma surpresa grande. O pessoal está feliz demais. Ainda não sei qual família o papa vai visitar”.

Segundo Dom Orani, o Su-mo Pontífice pediu que sua agenda tivesse uma ida em uma comunidade duran-te a JMJ 2013. “Foram su-geridas diversas comuni-dades pela Arquidiocese e a Polícia Federal informou que teria que ser uma área pacificada. Em Varginha, o papa vai visitar a capela São Jerônimo Emiliano, de-pois vai caminhar por 100 metros e ir até o campo de futebol, onde vai dar a bên-ção e discursar. Além disso, ele vai visitar uma família”, revelou o arcebispo. Após a ida a Manguinhos, o papa estará em Copacabana pa-ra festa de acolhida dos jo-vens da JMJ. METRO RIO

Manguinhos

Capela São Jerônimo

Emiliano terá visita do

Papa Francisco

RICARDO MORAES/REUTERS

DAN KITWOOD/GETTY IMAGES

Page 4: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com |04| {FOCO}

Um menor de 16 anos de ida-de assumiu ter assaltado pas-sageiros e estuprado uma jo-vem dentro de um ônibus da linha 369 (Bangu - Carioca), na tarde de sexta-feira. Ele se entregou à polícia ontem após ter sido identificado em uma imagem gravada no inte-rior do coletivo.

No depoimento, ele dis-se que se arrepende da ati-tude e que estava sob efeito de cocaína. O menor contou ainda que a arma usada na ação foi comprada por R$ 450 no extinto lixão do Jardim Gramacho, na Baixada Flu-minense. Ele teria dito que o motivo para os assaltos seria conseguir dinheiro para reali-zar uma festa de aniversário, para celebrar os 17 anos que completa no domingo.

“Para um adolescente que

ainda não completou 17 anos, ele demonstrou muita desen-voltura, ousadia, praticando uma covardia com uma mu-lher dentro de um ônibus e roubando os pertences de passageiros”, disse o delegado Maurício Luciano de Almeida, da 17ª DP (São Cristóvão).

Ele foi encaminhado pa-ra a Vara da Infância e da Ju-ventude, onde será decidida a pena do menor de idade até completar 21 anos.

VítimasEm 2012, das 6.029 vítimas de estupro no Estado, 82,8%

eram mulheres ou meninas, 51,4% tinham até 14 anos de idade, 51,1% conheciam seus agressores e em 29,7% dos casos, o agressor era pa-rente da vítima.

Os dados estão na oitava edição do Dossiê Mulher, di-vulgado ontem pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), ór-gão da Secretaria de Estado de Segurança Pública. METRO RIO

Violência. Menor de idade, que completa 17 anos no domingo, disse que estava sob o efeito de drogas quando cometeu o crime, na sexta-feira. Ele estará livre aos 21 anos

Menor se entregou à polícia com uma tia | ALESSANDRO COSTA/AGÊNCIA O DIA/FOLHAPRESS

Estuprador de ônibus tem apenas 16 anos

Mais duas mortes por dengue no Rio de Janeiro

O número de óbitos por dengue em 2013 no Es-tado do Rio, divulga-do ontem pela Secreta-ria de Estado de Saúde, chegou a 18. Já a relação de municípios com epi-demia, que chegou a 37, caiu para 29, segundo o balanço. Ao todo, foram notificados 150.866 ca-sos, entre 1º de janeiro e 4 de maio. METRO RIO

Diretor de hospital é suspenso

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, de-terminou a suspensão de diretor e chefes de equipe do hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, en-quanto durar a sindicân-cia – aberta após o ‘Jornal do Rio’, da Band, mostrar que servidores recebiam sem cumprir as escalas de plantões. METRO RIO

Delegado adia entrega de inquérito ao MP

O delegado José Pedro Cos-ta da Silva, responsável pelas investigações do aci-dente com o ônibus que despencou do viaduto Brigadeiro Trompowski, adiou a entrega do novo inquérito policial ao Mi-nistério Público de ontem para hoje. Ele vai reiterar o pedido de prisão do mo-torista e do suposto agressor. METRO RIO

Queda de ônibus Balanço Saracuruna

Chefe da Polícia Civil defende ação que matou MatemáticoDurante um evento na Câ-mara dos Deputados, on-tem, a delegada Martha Ro-cha, chefe da Polícia Civil, defendeu a postura da cor-poração no caso da morte de Márcio José Sabino Perei-ra, o traficante Matemático, em maio do ano passado. Ela afirmou que os morado-res das favelas dominadas pelo traficante “não se ma-nifestaram” contra a morte.

Um vídeo feito pela câ-mera instalada no helicóp-

tero da Polícia Civil, naque-le dia, mostra a perseguição e os tiros disparados contra Matemático.

Ela confirmou que, até o fim deste mês, a correge-doria interna do órgão deve concluir a investigação so-bre a operação que culmi-nou na morte do traficante.

Na tarde de ontem, o pi-loto da aeronave que co-mandava a ação, Adonis Lopes de Oliveira, prestou depoimento na corregedo-

ria. Na segunda-feira, ele foi afastado do cargo.

O atirador do helicóp-tero da Polícia Civil usou uma metralhadora belga FN MAG 7.62mm para ma-tar o traficante. Esse arma-mento é de uso restrito das Forças Armadas e, portanto, não autorizado para uso por policiais civis ou militares. A arma teria sido empres-tada pela Polícia Federal. O Ministério Público Federal investiga o caso. METRO RIO

O Procon Carioca, órgão da Secretaria Municipal de Defe-sa do Consumidor, anunciou ontem que vai multar a Light em R$ 2,4 milhões pela falta de luz ocorrida na segunda--feira após a tempestade que atingiu o Rio de Janeiro.

De acordo com o Procon, o problema atingiu milha-res moradores e comercian-tes em 18 bairros. O órgão ainda afirma que alguns lo-cais ficaram sem luz por mais de 30 horas.

Ontem, José Humberto Castro, diretor de distribui-ção da concessionária, con-

firmou que cerca de 180 mil clientes sofreram com a queda de energia. “Tivemos uma grande quantidade de interrupção no fornecimen-to em um curto intervalo de tempo, com ocorrências gra-ves e complexas, o que difi-cultou o rápido restabele-cimento da energia”, disse José Humberto Castro.

No Maracanã, a prefeitura terminou o trabalho de repa-ro da pista sentido Centro da Radial Oeste, na tarde de on-tem. Pela manhã, houve con-gestionamento na região.

METRO RIO

Rio apagado. Light vai ser multada em R$ 2,4 mi

Trânsito ficou intenso no Maracanã | FABIO TEIXEIRA/FOLHAPRESS

“O que a gente compreende é que ele tinha noção do que estava praticando. Ele sabe que, aos 21 anos, retorna à rua e terá a ficha limpa.”

FÁBIO PACÍFICO, DELEGADO-ASSISTENTE

Page 5: 20130508_br_metro rio
Page 6: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com |06| {BRASIL}

O comerciante George Araú-jo se entregou ontem à polí-cia de Goiânia, em Goiás. Ele é acusado de matar a tiros Ke-rolly Alves Lopes, 11 anos, du-rante briga com o pai dela.

Ela e a irmã tentaram pro-teger o pai, que teria entrado em conflito com o dono da pizzaria. O comerciante ati-rou três vezes, duas acertaram a menina. Mesmo com mor-te cerebral, ela ainda está in-ternada. O dono da pizzaria seguirá preso até a conclusão do inquérito e deverá respon-der por homicídio triplamente qualificado. A pena chega a 30 anos de prisão. METRO BRASÍLIA

Crime em Goiás. Suspeito de atirar em menina se entrega à polícia

O governo do Estado de São Paulo anuncia amanhã a criação de um cartão para custear o tratamento de de-pendentes químicos em São Paulo. Batizado de “Cartão Recomeço”, o auxílio será no valor de R$ 1.350 por mês e terá que ser gasto exclusiva-mente com a internação de usuários de drogas em clíni-cas cadastradas pelo Estado.

Em Minas Gerais existe uma iniciativa semelhante que paga R$ 900 por mês pa-ra cada internação.

O cartão paulista será da-do à família do dependen-te convencido a se internar voluntariamente.

Ao iniciar o tratamento, o usuário de droga passará o cartão em uma máquina

cadastrada na clínica, e o di-nheiro será repassado pelo governo.

Inicialmente deverão ser confeccionados 3 mil car-tões. O edital para a seleção das clínicas que farão parte do programa será publicado ainda este mês.

A coordenação do progra-ma será feita por um grupo gestor, comandado por Ro-naldo Laranjeira, referência

no atendimento de depen-dentes químicos e professor titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

Há cerca de um ano, a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual intensi-ficaram as ações contra o crack no Centro da capital paulista, na chamada Cra-colândia. O Programa de En-frentamento ao Crack na ci-dade foi lançado em janeiro.

Hoje, o Estado tem 910 leitos em hospitais públicos só para dependentes quími-cos. A expectativa é chegar a 1.220. Nestes locais, o aten-dimento é gratuito.

Auxílio em SP. Cartão no valor de R$ 1.350 mensais terá que ser gasto com tratamento em clínicas. Dinheiro será liberado em dois meses

Alckmin ganhou gravata em

evento ontem | EDSON SILVA/FOLHAPRESS

Dependente químicoterá bolsa internação

HENRIQUE BEIRANGÊ METRO SÃO PAULO

3 milé o número de usuários de drogas no Estado que deverão receber o cartão no início do programa.

Mais de 3 mil brasileiros estão presos no exterior

O Itamaraty identificou 3.078 brasileiros cumprin-do penas em outros países - 36% na Europa e 73% ho-mens. O levantamento foi feito nos 200 postos con-sulares do Brasil. Eles são acusados por fraude, tráfi-co de drogas, agressão se-xual e furtos. METRO

Criminosos

Acusado de cometer assédio sexual e moral contra funcio-nários do consulado do Bra-sil em Sydney, na Austrália, o embaixador Américo Fon-tenelle responderá a Processo de Apuração Ética no Itama-raty. O diplomata já respon-dia a processo disciplinar des-de 10 de abril na Comissão de Ética, mas, diante da gravida-de das acusações, o caso será analisado pela Corregedoria, em apurações paralelas.

Em 9 de abril, o Metro re-velou carta de ex-secretária

afirmando que o cônsul-ge-ral do Brasil em Sydney usa-va expressões como ‘você me deixa louco’ e ‘dessa maneira você me mata’, para se dirigir a ela no trabalho. O processo correrá em segredo de Justiça. As penas previstas vão desde advertência e suspensão até o desligamento.

Esta será a 2a vez que Fon-tenelle responderá a processo ético. Em 2007, ele foi acusado pelos mesmos crimes, mas a investigação foi arquivada por falta de provas. METRO BRASÍLIA

Embaixador de Sydney será investigado por assédio

Fontenelle responderá a processo

ético e disciplinar | REPRODUÇÃO

Política

CLÁUDIO [email protected]

AZEVÊDO FAZ HISTÓRIA E

CONQUISTA DIREÇÃO DA

OMC. A vitória do embai-xador Roberto Azevêdo, na direção-geral da OMC, a Organização Mundial do Comércio, faz dele o brasi-leiro a conquistar o cargo mais importante em orga-nismos internacionais na História. Dilma engajou o governo e ainda se empe-nhou, pedindo votos em conversas bilaterais, tele-fonemas e por escrito. A campanha foi coordenada por um craque, o embai-xador Ruy Pereira, e con-tou com o arrebatamen-to de um time campeão: os embaixadores do Brasil mundo afora.

TÃO LONGE. É carregada de significado a distância do ministro Antonio Patriota, que se manteve em Brasí-lia, da eleição na OMC, em Genebra: 8.800 km.

MEIO-CAMPO. A vitória na OMC fez Roberto Azevêdo esquecer, mas só por ins-tantes, a derrota do seu Fluminense para o glorio-so Botafogo, domingo.

INTERFERÊNCIA, NÃO. Re-nan Calheiros e Henri-que Alves fingem botar água na fervura, mas dei-xaram claro, ao ministro Gilmar Mendes (STF), que o Congresso não aceitará o “controle preventivo de constitucionalidade”, ou sejam, liminares que sus-pendem a tramitação de projetos.

O QUE FICA. O projeto amalucado do deputa-do idem Nazareno Fon-teles (PT-PI) vai para o lixo, mas deve prosperar a proposta de Marco Maia (PT-RS) proibindo limina-res contra tramitação de projetos.

TUDO EM CIMA. Adversá-rios espalham que o pre-sidente da CBF, José Maria Marin, emagreceu e anda abatido, mas os resultados de uma bateria de exames de rotina, no Incor, reve-lam que sua saúde está nos trinques.

NADA FEITO. O Superior Tribunal de Justiça ne-gou à Maria Tereza Gou-lart, viúva de Jango, in-denização integral de anistiado político por superar o teto: fora os R$ 26,7 mil de viúva de ex-presidente, recebe R$ 5,4 mil da anistia.

“NOSSA DISPOSIÇÃO

É REDUZIR O

GIGANTISMO DO

SENADO.”

RENAN CALHEIROS (PMDB-AL), PRESIDENTE DO SENADO, AVISANDO QUE HAVERÁ

MAIS CORTES

José Maria Marin | ANDRE SOUSA BORGES/

FOTOARENA

O saudoso jornalista Edí-sio Gomes de Matos, inte-ligente e bem humorado, era um grande conta-dor de histórias. Saiba de uma que contou pa-ra poucos amigos. Quan-do jovem, um tio  farma-cêutico permitia o jogo do bicho na farmácia de-le quando um candida-

to a governador do Ceará empunhava, como ban-deira de campanha, o fim do jogo no Estado. O can-didato ganhou. O jovem Edísio, preocupado, pro-curou o tio. A resposta dele foi a seguinte:

- Se preocupa não, me-nino. Todo governo novo fica velho...

PODER SEM PUDOR

Governo envelhece logo

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS

WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR

Page 7: 20130508_br_metro rio
Page 8: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com |08| {ECONOMIA}

O brasileiro Roberto Aze-vêdo vai assumir o coman-do da OMC (Organização Mundial do Comércio). O di-plomata, de 55 anos, derro-tou ontem o ex-ministro do Comércio mexicano Hermí-nio Blanco na competição de três rodadas, tornando--se o primeiro latino-ameri-cano a chefiar o grupo co-mercial desde sua criação , em 1995.

O resultado será anuncia-do oficialmente hoje e a no-meação de Azevêdo será ofi-cializada no dia 14, durante reunião do Conselho Ge-ral da OMC. O brasileiro as-sume o posto a partir de 1º de setembro, substituindo o francês Pascal Lamy.

Azevêdo teve apoio do grupo Brics (Brasil, Rús-sia, Índia, China e África do Sul), além dos países de lín-gua portuguesa e de várias nações da América Latina, da Ásia e da África. Na últi-ma quarta-feira, a UE (União Europeia) e a Croácia, que têm 28 votos, fecharam o apoio ao mexicano. Mas a UE deixou claro que pode-ria aceitar qualquer um dos candidatos, concedendo a Azevêdo apoio mais amplo.

O resultado da eleição será conhecido apenas ho-je, mas o governo brasilei-ro informou que Azevêdo venceu por uma larga van-tagem. Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vo-ta no nome de sua prefe-rência. Para vencer, é pre-

ciso ter um mínimo de 80 votos. A escolha é feita em três etapas.

NegociadorRepresentante permanen-te do Brasil na OMC desde 2008, Azevêdo é reconheci-do como hábil negociador. Foi chefe de delegação em litígios importantes venci-dos pelo Brasil na OMC, co-mo nos casos dos subsídios ao algodão contra os EUA e ao açúcar contra a UE.

Azevêdo começou a car-reira dimplomática em 1984 e foi o principal as-

sessor econômico do en-tão chanceler Luiz Felipe Lampreia de 1995 a 1997. Participou, em 2001, da criação da Coordenação--Geral de Contenciosos do Itamaraty, que dirigiu por quatro anos.

De 2005 a 2006, o di-plomata foi chefe do De-partamento Econômico do Ministério das Rela-ções Exteriores, Itamaraty e chefiou a delegação bra-sileira nas negociações da Rodada Doha da OMC, so-bre liberalização de mer-cados. METRO

[email protected]

Economista com MBA em Finanças (USP), orientador de famílias e educador em empresas,é colunista da BANDNEWS FM e fundador da SOBREDinheiro. Diretor do site www.oplanodavirada.com.br, da EKNOWMIX Consultores Integrados e da TECHIS SA.

QUER MONTAR UM NEGÓCIO?

PRIMEIRO FAÇA AS CONTAS...

Vamos comparar. Quem pensa em trocar seu emprego por um negócio próprio costuma cometer dois erros de planeja-mento: 1) se esquece de fazer a conta dos benefícios e direi-tos assegurados pelo registro em carteira, com impacto po-sitivo sobre a renda do trabalhador e, 2) nem sempre coloca na ponta do lápis todas as despesas que terá, se de fato vier a se estabelecer como pessoa jurídica. O primeiro engano pu-demos combater com o raciocínio da coluna passada; a par-tir de hoje atacaremos o segundo.

Largada. Abrir sua pessoa jurídica custa dinheiro: um bom con-tador lhe pedirá algo entre um a três salários mínimos para pro-ceder com os registros da empresa, valor que dependerá da com-plexidade do ramo escolhido. Se for uma prestadora de serviços, seu próprio endereço residencial poderá sediar a nova empresa. De qualquer forma, reserve recursos para um computador novo, uma impressora, um bom aparelho de telefone (com linha de-dicada) e um pequeno estoque inicial de material de escritório.

Mais dinheiro. Caso se trate de comércio varejista (ou atacadis-ta com estoque), ou ainda indústria, haverá a necessidade de alu-gar um imóvel adequado, e também habilitá-lo para a atividade fim do negócio. Isso pode envolver o pagamento de “luva” pelo fundo comercial de tal imóvel (se comercial), gastos com refor-mas e equipagem, com a compra de balcões, prateleiras, equipa-mentos de informática, maquinários e equipamentos específi-cos do ramo. Melhor antes fazer orçamentos detalhados de tudo.

Gastos do dia a dia. Depois de aberto, seu negócio próprio ge-rará despesas com manutenção do contador (de meio a dois sa-lários mínimos mensais), aluguel, IPTU, contas de água, luz e telefone, além de taxa condominial (para imóvel em edifício). Trabalhando a partir de casa evita-se aluguel, IPTU e condomí-nio, é verdade. Mas as despesas com deslocamento (combustí-vel, estacionamento, maiores gastos com manutenção do veícu-lo e até multas de trânsito) correrão por conta do “empresário”.

Faturou? A cada nota fiscal emitida, uma boa porcentagem lhe será deduzida por conta de tributos. Somando-se ISS, IR, PIS, Co-fins e Contribuição Social sobre o Lucro, uma típica prestadora de serviços deixará 16,33% de seu faturamento nos cofres do go-verno. Fácil de encarar? Certamente não. Desinteressante? Tal-vez não, pelo contrário, porém ponha antes tudo na ponta de um bem afiado lápis!

Comércio internacional. Roberto Azevêdo vence disputa com mexicano e será o primeiro latino-americano a comandar órgão internacional. Decisão será oficializada hoje

Brasileiro é novo diretor da OMC

Roberto Azevêdo assume em 1º de setembro | LUKE MACGREGOR/FILES/ REUTERS

“Essa não é uma vitória do Brasil nem de um grupo de países, mas da Organização Mundial do Comércio.”PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

“A eleição reflete uma ordem internacional em transformação. Os países emergentes demonstram capacidade de liderança.” MINISTRO ANTONIO PATRIOTA

A difícil missão Doha

A principal tarefa de Ro-berto Azevêdo será ressus-citar a Rodada de Doha, com o objetivo de destra-var o comércio interna-cional. Os debates estão paralisados desde 2008, devido à falta de consen-so entre países ricos e em desenvolvimento, princi-palmente, em relação aos produtos agrícolas.

“Esperamos que ele pense em maneiras ino-vadoras de a OMC fa-zer melhor do que nos últimos 15 anos”, disse Jeffrey Schott, do Insti-tuto Peterson de Econo-mia. METRO

Desafios

Caderneta de poupança bate novo recorde de captaçãoA poupança registrou entra-da recorde de recursos pa-ra meses de abril e para o primeiro quadrimestre, se-gundo o Banco Central. Os depósitos na poupança su-peraram os saques em R$ 2,616 bilhões no mês pas-sado, maior valor para o pe-ríodo na série iniciada em 1995. O recorde anterior era de abril de 2007, quando a captação líquida de recur-sos somou R$ 2,046 bilhões.

A captação vem se man-

tendo positiva no encer-ramento do mês desde março de 2012. Apesar do forte crescimento do sal-do, os rendimentos credi-tados aos poupadores no

ano aumentaram apenas 0,23% no período.

De janeiro a abril de 2013, os depósitos supe-raram os saques em R$ 13,197 bilhões, acima do recorde anterior, de R$ 5,942 bilhões, verificado nos quatro primeiros me-ses de 2010. A captação re-presenta crescimento de 221% no quadrimestre em relação ao mesmo período de 2012, quando somou R$ 4,107 bilhões. METRO

R$ 2,6 bifoi a captação da caderneta no mês passado, a maior para o período na série histórica do BC.

Na ponta do lápis

Page 9: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com {MUNDO} |09|◊◊

A polícia de Cleveland, no Estado americano de Ohio, encontrou três mulheres que estiveram desapareci-das por 10 anos. O trio era mantido refém por Ariel Castro, 52, sem que ne-nhum vizinho suspeitasse de algo. Ariel foi preso, jun-tamente com seus dois ir-mãos, que teriam participa-do dos sequestros.

A história veio à tona quando uma das vítimas aproveitou a saída do rap-tor para gritar por socorro. “Escutei gritos e vi essa ga-rota tentando fugir como uma louca da casa”, contou à emissora ABC News o vizi-nho Charles Ramsey.

O vizinho, então, der-rubou a porta e Amanda Berry, 27, saiu se arrastan-do, levando uma criança no colo. A menina, de 6 anos, é provavelmente fi-lha de Amanda com o se-questrador. A jovem cha-mou a polícia, que libertou as outras duas vítimas.

Amanda foi raptada em

2003, na véspera de seu aniversário de 17 anos. A segunda mulher é Gina DeJesus, desaparecida em 2004, aos 14 anos.

A outra vítima é Michel-le Knight, que teria desa-parecido em 2002, aos 20 anos. Na época, as autori-dades acharam que ela ti-nha sumido voluntaria-mente, porque estava triste pela perda da guarda de seu filho.

ChoqueO vizinho que salvou as jo-vens manifestou inicial des-crença quanto ao envolvi-mento de Ariel no crime. Ramsey contou ter ido re-centemente a um churrasco na casa do raptor, que tra-balhou por anos como mo-torista de ônibus escolar.

Juan Perez, outro vizi-nho, também ficou supre-so. “Os pais confiavam ne-le. Ele conversava com

eles. Era um cara comum na rua”, contou, em entre-vista à ABC News. “Ele co-locou essa grande másca-ra e todos achavam que ele era uma boa pessoa.”

A polícia chegou a ir à ca-sa de Ariel em 2004, após uma denúncia de que ele te-ria esquecido de uma crian-ça dentro do ônibus escolar. Ele esclareceu o ocorrido e o caso foi encerrado.

Após o resgate, as três mulheres e a menina foram levadas ao hospital. Segun-do as autoridades, elas es-tão bem. “Se você não acre-dita em milagres, eu sugiro que pense de novo”, disse Sandra Ruiz, tia de Gina De-Jesus. METRO COM AGÊNCIAS

Imagens de Amanda e Gina na época em que sumiram | DIVULGAÇÃO/REUTERS

Sequestro. Após mais de dez anos de cativeiro, três mulheres são libertadas. Elas eram mantidas reféns por ex-motorista de ônibus escolar

Fim da tortura em Ohio“Ajude-me. Eu sou Amanda Berry. Fui sequestrada e estive desaparecida por dez anos. Estou livre agora.” AMANDA, NA CHAMADA PARA O 911

Suspeito foi à vigília por uma das vítimasEnquanto a polícia investi-ga os detalhes do sequestro, surgem novos relatos sobre a personalidade do princi-pal raptor, Ariel Castro.

A família de Gina DeJe-sus disse que ele chegou a assistir a vigílias de oração pela jovem desaparecida. As três vítimas moravam perto da casa onde foram mantidas reféns.

A família de Ariel tam-bém ficou chocada com o envolvimento dele no cri-me. “Aparentemente ele vi-via duas personalidades. Eu conhecia apenas uma delas, a de um homem que adorava crianças, dirigia um ônibus escolar e tocava baixo”, disse à CNN Julio Castro, tio do suspeito.

Relatos da imprensa ame-ricana, porém, indicam que ele já tinha tido problemas com a polícia: por violência doméstica e perturbação da ordem pública. METRO

Dissimulado

Ariel, à esquerda, e os irmãos Onil e Pedro | DIVULGAÇÃO/REUTERS

Page 10: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com |10| {CULTURA}

2CULTURA

Cia. Deborah Colker

‘Velox’Para festejar os 20

anos da companhia, o

espetáculo de dança

“Velox” ganha uma

remontagem. As

apresentações acontecem

sexta (21h), sábado (18h

e 21h) e domingo (18h),

no Teatro Carlos Gomes

(Praça Tiradentes, Centro.

Tel.: 2332-9166). R$ 50.

Mickey, Minnie, Pateta e tantas outras dezenas de personagens criados por Walt Disney, que povoam o imaginário de várias gera-ções, estão de volta ao Bra-sil. Com o espetáculo iné-dito “Vamos Festejar!”, a trupe fará uma divertida temporada de aventura en-cenada sobre o gelo, no Gi-násio do Maracanãzinho, de amanhã até domingo.

Em cena, o público verá de mais de 50 personagens da Disney, entre os clássicos e os contemporâneos. Já o enre-do leva Mickey e seus amigos a viajar por datas especiais do ano, e inclui cenas como um Baile Real do Dia dos Na-morados com as Princesas da

Disney e um assustador Hal-loween de Jack e os vilões.

“O público se sentirá co-mo se estivesse brincan-do com Mickey e passando

o Dia dos Namorados com as Princesas da Disney. Tra-zemos uma variedade de comemorações de todo o mundo. Com a Máquina Di-gital de Destinos Globais do Mickey, somos capazes de viajar para lugares distan-tes como a China, durante o Ano Novo Chinês, e o Brasil, no Carnaval”, conta a dire-tora do show, Patty Vincent.

METRO RIO

No Ginásio do Maracanãzinho

(rua Prof. Eurico Rabelo, s/no,

Maracanã). Amanhã.: 10h30,

15h30 e 19h30. Sex.: 15h e

19h30. Dia Sáb.: 15h e 19h.

Dom.: 11h, 15h e 19h. R$ 60 a

R$ 220. Ingressos: 4003-5588 e

www.ticketsforfun.com.br.

Patinação no gelo. Espetáculo inédito ‘Vamos Festejar’ reunirá, no Maracanãzinho, mais de 50 personagens criados por Walt Disney

Mickey Mouse, Minnie e companhia vão agitar o Maracanãzinho | DIVULGAÇÃO

Entrando numa fria para lá de divertida

Os vilões da Disney no palco

| DIVULGAÇÃO

Há 13 anos desenvolvendo projetos que auxiliam o de-ficiente visual, a professora AnaLu Palma está no coman-do de mais uma causa com es-se ideal. O Acessibilize-se está enquadrado pela Lei Rouanet e qualificará mais de mil vo-luntários para a gravação de livros até o final de 2013.

“O Acessibilize-se nasceu das solicitações dos professo-res da rede pública, que du-rante anos me pediam livros paradidáticos para seus alu-nos deficientes visuais”, expli-ca AnaLu, que demorou três anos até conseguir o patrocí-nio da universidade Estácio para pôr o projeto em prática.

Serão 1.040 obras literárias infantojuvenis gravadas por voluntários até o fim do ano. Os livros em formato de áu-dio ficarão disponíveis no si-te do projeto e poderão ajudar os 16 milhões de deficientes visuais brasileiros, além dos muitos que moram em outros países de língua portuguesa.

Um caso que reforça a im-portância dos livros falados é o de Moysés Joaquim da Silva, de 31 anos. Ele é deficiente vi-sual e conseguiu não só se for-mar em Direito com a ajuda de audiolivros, como no fim do ano passado foi aprovado na prova da OAB.

“Algumas pessoas me aju-

davam, gravavam os livros em áudio para mim. Como são muitos títulos lançados, sempre precisamos de algum serviço feito por voluntários”, diz Moysés, que agora preten-de prestar concursos públicos e um dia se tornar juiz.

Mais 100 vagas para vo-luntários no projeto estão abertas neste mês. Inscrições pelo email [email protected] ou tels.: 2549-6376 e 7132-8016. METRO RIO

Professora Analu Palma coordena

o projeto de livros falados| DIVULGAÇÃO

Acessibilize-se. Projeto literário recruta voluntários

“Queremos minimizar essa ausência de livros e gerar um enriquecimento intelectual do deficiente visual no Brasil.”

ANALU PALMA, DIRETORA DO PROJETO

Após as estreias de “Copa Hotel” e “As Canalhas”, o ca-nal apresenta hoje duas no-vas séries de ficção nacio-nais, feitas em parceria com produtoras independentes. Às 22h30, vai ao ar “3 Tere-sas”, protagonizada por De-nise Fraga, Claudia Mello e Manoela Aliperti, que inter-pretam três mulheres com

o mesmo nome, mas de ge-rações diferentes, morando sob o mesmo teto. Às 23h, é a vez de “Surtadas na Yoga”, novo projeto desenvolvido e protagonizado por Fernan-da Young. A série mostra três amigas solitárias que se apoiam umas nas outras e buscam a yoga para não sur-tarem. METRO

A atriz Denise Fraga em cena de

“3 Teresas” | DIVULGAÇÃO

No GNT. Fernanda Young e Denise Fraga puxam séries

Peça marca estreia de Tuca Andrada na direção“Por Que Será Que As Amamos Tanto?”, comédia do argentino Daniel Datola, com direção do ator e produtor Tuca Andrada, mostra o que os homens falam quando elas não estão por perto. Os atores Marco Miranda e Wesley Aguiar estrelam o espetáculo. No Teatro Cândido Mendes (rua Joana Angélica, 63, Ipanema. Tel.: 2267-7295). Qui. a sáb., às 21h. Dom., às 20h. R$ 40 a R$ 50. 16 anos. Até 30/6. | DIVULGAÇÃO

Page 11: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com {CULTURA} |11|◊◊

Apesar de o personagem Ki-ko, do seriado “Chaves”, es-tar próximo de seu fim, o ator mexicano Carlos Villagrán, 69 anos, que o representou por quatro décadas, só tem razões para sorrir em sua passagem pelo Rio. Na cidade-sede da fi-nal da Copa do Mundo do ano que vem, Villagrán conviveu com o carinho dos cariocas, conheceu a sala de troféus do Botafogo e conquistou a maior torcida do Brasil ao bei-jar uma camisa do Flamengo.

“Sou um apaixonado pelo futebol. Um filho meu se cha-ma Paulo César por causa do jogador, que atuou pelo Bota-fogo. O Brasil tem um com-promisso muito grande no ano que vem, que é mostrar ao planeta que é o melhor. Virei assistir à Copa”, afirma Carlos Villagrán. Em 2010, o ator foi convidado pelo São Paulo para assistir um jogo do time tricolor.

No entanto, a despedi-da do personagem mima-do e divertido não é encara-

da com a mesma leveza pelo seu criador. “O diferencial do “Chaves” é que fazíamos um humor branco. Não usá-vamos violência nem sexo. Não sei o que farei quando não interpretar mais o Kiko. Não sei se vou chorar”, reve-la. Carlos Villagrán está na turnê de despedida do Kiko. O ator está escrevendo um

livro que conta os bastido-res da equipe do programa de humor e agradece o cari-nho do público. METRO RIO

No Circo do Parque Municipal

da Quinta da Boa Vista (av. Pe-

dro II, s/no, São Cristóvão). Sá-

bado, às 19h. R$ 70 a R$ 180.

Vendas: bilheterias e site www.

ingressopronto.com.br. Livre.

Seriado ‘Chaves’. Ator Carlos Villagrán encerra turnê pelo Brasil com show no Rio. Ele se despede de personagem após 40 anos de sucesso

O ator mexicano visitou ontem a sede do Botafogo e dançou funk com o atacante Vitinho | ARMANDO PAIVA/FUTURA PRESS

Kiko, Kiko, rá, rá, rá!

Ramón Valdés (Seu Madruga), Villagrán e Roberto Bolãnos (Chaves) | ARQUIVO PESSOAL

“Não havia personagem principal no ‘Chaves’. A série ficou em primeiro lugar em 17 países ao mesmo tempo.”

CARLOS VILLAGRÁN, ATOR

Page 12: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com |12| {VARIEDADES}

Para falar com a redação: [email protected] Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Metro web

Metro Pergunta

Siga o Metro no Twitter:

@jornal_metroRJ

Leitor fala

@joaocarlosreizzel

Acho que não vai haver nenhum problema. Todos receberão o papa de braços abertos.

@lukinhaBBJ

Seguro, no Rio, ninguém está, mas com certeza a polícia deve garantir essa visita do Papa sem maiores problemas.

@alvarezprilla

Esperamos que sim. Seria um desastre se algum incidente acontecesse,

Acidentes de trânsitoAcidentes de trânsito ocupam nossas manchetes todos os dias. Morando em frente à Avenida das Américas, na Bar-ra da Tijuca, não tenho ideia de quan-tos acidentes informei ao Corpo de Bombeiros. O governo poderia implan-tar temporizadores acoplados aos si-nais. Temos pardais sofisticados, foto-grafando e registrando multas, mas pouquíssimos sinais com cronômetros eletrônicos indicando o tempo decor-rido/restante, tanto para motoristas, quanto para pedestres. Existe lógica na continuidade da utilização de um equipamento que não permite identi-ficar quantitativamente a duração da temerosa luz amarela, por exemplo?GLORIA REGINA DIAS – RIO DE JANEIRO, RJ

Falta de LuzMais uma vez, a história se repete: basta chover, para faltar luz em vá-rios bairros da cidade. A conta de luz fica cada vez mais cara e o serviço, ca-da vez pior.IVONE CRESPO – RIO DE JANEIRO, RJ

Papa Francisco confirmou visita a uma igreja em Manguinhos. Acha que o pontífice estará seguro na comunidade pacificada?

Apps especiais para mãesTecnologia. Os aplicativos podem auxiliar na realização de pequenas ações do cotidiano

Serviços facilitam em várias fases da vida | REPRODUÇÃO BABY SLEEP MUSIC

A tecnologia está presen-te em todos os momen-tos de nossas vidas. Então por que não usá-la para os assuntos relacionados à maternidade?

E engana-se quem pensa que elas podem ajudar ape-nas às mães de primeira via-gem. Há recursos para as mais experientes também. Quer monitorar seu filho enquanto ele dorme? ou nunca lembra o horário dos remédios ? Com certeza, se você procurar, vai achar um aplicativo para todas as suas angústias maternais.

Confira a seleção de al-guns deles feita pelo Metro.

Hora do RemédioAvisa o momento certo das medicações. Disponível em português por US$0.99 na Apple Store.

AleitamentoAjuda com calendário de va-cinas e tem um guia prático com as principais questões

sobre amamentação. Gra-tuito e disponível em portu-guês na Apple Store.

Baby Sleep MusicSão disponibilizadas músi-cas calmas e efeitos sono-ros, que podem ser persona-lizados, para ajudar na hora de por seu filho para dor-mir. Gratuito e disponível no Google Play.

Baby MonitorUma babá eletrônica que mescla as ferramentas do computador como microfo-ne e webcan com a tela do smartphone para monitorar os momentos do seu filho. Gratuito e disponível em in-glês e espanhol para Win-dows Phone.

Minha Gravidez HojeProporciona um acompa-nhamento semanal da gra-videz. Gratuito e disponível em português para android e iOS no Google Play e Apple Store. METRO

Idealismos no ar. Hoje você pode es-

tar com mais disposição para discutir ideologias de qualquer

tipo e cobrar mais fidelidade das pessoas ao seu redor.

Boa conexão entre o mundo espiritual

e o mundo material. Hoje o que você faz aqui refletirá rapida-

mente na sua espiritualidade e o contrário também acontece.

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Regeneração ou cura nos problemas que

mais lhe angustiam. O dia está lhe oferecendo oportunidades

para você sair por cima de situações que estão complicadas.

Dia de fechar alguns assuntos e chegar

às devidas conclusões sobre o seu desempenho e sobre as suas

parcerias antes de começar novos projetos. Reavaliações.

Distrações ou pensamentos parale-

los podem deixar você sem um rumo definitivo ou com falta de

concentração na hora de fazer as coisas que são necessárias.

Dualidade entre apegos materiais

e a sua felicidade. Você vai precisar ouvir mais a sua voz interior

para saber direito o que fazer. Relaxe e deixe fluir.

Ideais e projetos desapegados

demais da realidade. Procure rever as suas prioridades e neces-

sidades materiais antes de se atirar de cabeça nos seus sonhos.

Não troque o que você tem nas suas

mãos por coisas que você ainda não sabe se darão certo. Procu-

re estudar melhor as suas possibilidades antes de agir.

Bom momento para você materializar os

seus objetivos. Boas possibilidades de ganhos materiais diante de

situações que envolvam a sua atuação direta nas coisas.

Espere as soluções que as outras pes-

soas possam estar trazendo até as suas mãos antes de tomar as

suas decisões. Não desperdice boas ideias e bons conselhos.

Supere seus medos. Evite deixar

de tomar decisões importantes devido a apegos que podem estar

impedindo você de seguir adiante. Lembre-se que a vida não para.

Ideais e crenças borbulhando na sua

mente. Hoje o que você acredita tem que ser respeitado. Bom

dia para lidar com questões religiosas e para se apaixonar.

Page 13: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com {ESPORTE} |13|◊◊

3ESPORTE

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, segunda--feira à noite, a assinatura de um aditivo de quase R$ 200 milhões no contrato de refor-ma do Maracanã, o que eleva para R$ 1,049 bilhão o custo da reforma. A obra está sen-do executada pelas empreitei-ras Odebrecht e Andrade Gu-tierrez e paga com o dinheiro público.

Se considerarmos as corre-ções monetárias, os custos so-brem para R$ 1,112 bilhão.

O estado deve gastar ain-da mais de R$ 500 mil com as obras do entorno do es-tádio até a Copa do ano que vem e da Olimpíada de 2016. Falta construir uma passare-la que ligará o Maracanã ao parque da Quinta da Boa Vis-ta, reformar as estações de metrô e trem que dão aces-so ao local, fazer as obras de

contensão do rio Joana, que sempre alaga nos períodos de chuva, e recuperar as calça-das do que será o Complexo do Maracanã.

EngenhãoOutro estádio carioca, o Enge-nhão está fechado até 2014, mas a divulgação de um novo laudo sobre a cobertura do es-tádio gerou polêmica.

Segundo duas empre-sas estrangeiras, a canaden-se RWDI 2004 (Rowan Wil-liams Davies & Irwin Inc.) e a inglesa BRE (Building Re-search Establishment Ltda), a cobertura não corre o ris-co de desabar com ventos de 63km/h, como disse a empre-sa alemã SBP (Schlaich Ber-germann und Partner), que motivou a interdição. O Bota-fogo ainda não se manifestou sobre a polêmica. METRO RIO

Dinheiro público. Governo do Estado autorizou repasse de mais R$ 200 mi para as obras do estádio. Custo da reforma sobe para R$ 1,112 bi, considerando-se as correções monetárias

Maracanã é um canteiro de obras | CARLOS EDUARDO CARDOSO/AGÊNCIA O DIA/FOLHAPRESS

Maracanã ganha aditivo e obra passa de R$ 1 bi

Após cinco meses de nego-ciação, o Flamengo anunciou ontem o patrocínio da Cai-xa Econômica Federal, que pagará R$ 25 milhões no pe-ríodo de 12 meses ao rubro--negro. “Maior camisa em va-lorização no país é a do Clube de Regatas do Flamengo com R$ 73 milhões, fora as variá-veis do contrato”, disse o vi-ce de marketing do Flamen-go, Luiz Eduardo Baptista. O rubro-negro tem ainda o pa-trocínio da Adidas (R$ 35 mi,6 mi), Peugeot (R$ 10 mi) e Tim (R$ 3 mi). METRO RIO

Fla. Clube apresenta nova camisa e patrocinador

Patrocínio é válido pelos próximos

12 meses | ALEXANDRE VIDAL/FLA IMAGEM

Vasco

RecomeçoO Vasco chegou ontem

em Juiz de Fora, onde

fará intertemporada até o

dia 25, véspera da estreia

no Brasileirão contra a

Portuguesa, em São Januário.

Page 14: 20130508_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2013

www.readmetro.com |14| {ESPORTE}

Depois da derrota por 2 a 1, semana passada, em Guaya-quil, com um pênalti duvi-doso, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liberta-dores, o Fluminense tem de vencer o Emelec hoje, às 22h, em São Januário, por vaga nas quartas de final, para enfrentar o vencedor de Tigres x Olímpia.

Os cariocas precisam ven-cer por 1 a 0 ou por mais de dois gols de diferença para avançar. Empate ou derrota classifica os equatorianos.

No coletivo de ontem, nas Laranjeiras, o técnico Abel Braga treinou com Thiago Neves e Fred no time titu-

lar, apesar de os dois terem se recuperado de lesões há pouco tempo e estarem sem ritmo de jogo.

Em princípio, o camisa 9 só iria começar no banco de reservas, mas se mantiver o

time do coletivo, o artilheiro começará jogando. Fred não atua desde o dia 6 de abril, na partida contra o Resende, pe-la Taça Rio.

Com dores musculares, o zagueiro Gum foi barrado e

substituído por Digão.“É um ataque alegre, um

ataque campeão”, disse Abel Braga, referindo-se a Thia-go Neves, Wellington Nem e Fred, campeões brasileiros em 2012. METRO RIO

Libertadores. Fluminense enfrenta o Emelec, hoje, às 22h, em São Januário, pelo jogo de volta das oitavas de final. Tricolor tem de vencer para avançar na competição. Fred pode ser titular

Obrigado a vencer o Emelec, técnico Abel Braga prepara o Flu para uma batalha, hoje, em São Januário | RICARDO AYRES/PHOTOCAMERA

Prontopara a

guerra

Dreer; Vera, Nasuti,

Achilier e Bagüi; Pedro

Quiñonez, Valencia,

Jimenez e Corozo; Mondaini e De

Jesus.

Técnico: Gustavo Quinteros

Diego Cavalieri; Bruno,

Digão, Leandro Euzébio

e Carlinhos; Edinho,

Jean e Wágner; Thiago Neves,

Wellington Nem e Fred.

Técnico: Abel Braga

FLUMINENSE EMELEC

E ádi São Januário, às 22h

T a i ã Globo, Sportv, Fox Sport, Rádio Bradesco Esportes FM

(91,1) e Rádio BandNews FM (94,9)

FRED, TESTE FINAL!

Mesmo que não esteja em perfeitas condições físicas, o Fred tem motivo para entrar no jogo de hoje. Além de o Fluminense precisar dele para eliminar o Emelec, é o último jogo antes da convocação da Seleção para a Co-pa das Confederações. O Felipão faz a lista na terça-fei-ra, dia 14,e não há dúvida que o camisa 9 preferido é o Fred. Aproveitou todas as oportunidades,sempre dei-xando o seu gol. Por isso é que torço para ele entrar e provar que está inteiro. É o teste final.

É muita coincidência esta sequência de jogadores caindo no antidoping. A saída da defesa é sempre a mesma : far-mácia de manipulação. Não se admite que o jogador pro-fissional tome medicamento por conta própria. Por isso, le-vanto uma bola que foi enviada por um jovem leitor: será que estes comprimidos milagrosos para a disfunção erétil são o vilão da história? No caso do Michael, a coisa é mui-to mais grave.... O novo Maraca foi aprovado por quem esteve naque-la festa dos amigos do Ronaldo contra os amigos do Be-beto. O Jorginho, técnico do Flamengo, lá esteve e fez um alerta. O banho quente está uma maravilha, mas há uma boca enorme de ar refrigerado direcionado pa-ra quem sai da banheira ou chuveiro. É pneumonia na certa – garante o Jorginho.

Uma furada da Federação na festa do campeão, após a vitó-ria do Botafogo, domingo, em Volta Redonda. O palco para premiação dos jogadores foi montado de frente para o es-paço destinado às torcidas do Fluminense. Claro que a ga-lera se mandou logo. E a torcida do Bota viu tudo de ladi-nho ou de costas. Essa foi o Paulo César Gusmão quem me contou. Traba-lhava no Cruzeiro, quando o Hélio Maluco, ex-atacante, surgiu com um garoto de 13 anos para treinar. Entrou no coletivo e arrebentou, tamanha a habilidade. Apro-vado no teste, o pai foi chamado. PC perguntou sobre o gênio do garoto, e o Hélio Maluco não titubeou: “Pior que o meu”. Sabe quem era o garoto? Bernardo, cujo pai já era conhecido pelas arruaças. Tudo isso aconte-ceu na Toca da Raposa. E o Bernardo está provando que é mais alterado do que o pai, que era conhecido como Hélio Maluco.

Você acredita que a caxirola vai vingar na Copa do Mun-do? Carlinhos Brown, se liga! O Brasil não é só a Bahia. E os baianos parecem não ter aprovado aquela geringonça barulhenta.

Coluna do Garotinho

JOSÉ CARLOS ARAÚ[email protected]

José Carlos Araújo escreve às quartas-feiras. É também comunicador das rádios Bradesco Esportes e BandNews FM e apresentador do “Jogo Aberto Rio”, da Band.

Michael admite uso de cocaínaDepois do meia Deco, outro jogador do Fluminense foi pe-go no exame antidoping: o atacante Michael, 20 anos. O vice-presidente de futebol do Fluminense, Sandro Lima, re-velou ontem que a substância encontrada no organismo do jogador foi cocaína.

Michael foi flagrado no exame antidoping realizado na derrota para o Flamengo

por 3 a 1, dia 14 de abril, em Volta Redonda, pela Taça Rio.

“A substância foi cocaína, fomos pegos de surpresa. Fica-mos entristecidos”, disse San-dro Lima, o Sandrão.

O diretor executivo de fu-tebol, Rodrigo Caetano, con-firmou que Michael admitiu à diretoria o uso da cocaína.

No último dia 30, Deco foi pego em exame antidoping

por uso de furosemida, um diurético, que ele diz ter inge-rido por engano, em cápsulas de vitamina feitas em farmá-cia de manipulação.

Revelado nas categorias de base do Fluminense, Mi-chael tem passagens pela Se-leção Brasileira Sub-20. A CBF aguarda o resultado da con-tra-prova para se pronunciar.

METRO RIO

Michel, 20 anos, é cria de Xerém

| DHAVID NORMANDO/PHOTOCAMERA

Felipão visita futura ‘casa’ da SeleçãoO técnico da Seleção Brasi-leira, Luiz Felipe Scolari, seu auxiliar, Flávio Murtosa, o coordenador da equipe, Car-los Alberto Parreira, o as-sessor de imprensa Rodrigo Paiva, o administrador Gui-lherme Ribeiro e o chefe de segurança, Castelo Branco, estiveram ontem na Escola de Educação Física do Exérci-to, na Urca, onde será feita a primeira parte da preparação da Seleção para a Copa das Confederações.

Felipão anuncia a lista fi-

nal dos convocados dia 14, no Rio. Antes da Copa das Confederações, o Brasil en-frenta a Inglaterra, no even-to-teste da Fifa do Maracanã, dia 2 de junho. METRO RIOFelipão admitiu que já definiu a lista dos 23 convocados | RAFAEL RIBEIRO/CBF

“O Maracanã está legal, desde que terminem as obras no entorno. O campo de jogo e os vestiários estão excelentes.”

LUIZ FELIPE SCOLARI, TÉCNICO DO BRASIL

Mais de 71% dos ingressos vendidos

Mais de 588.178 ingressos, ou 71,2% do estoque total de 826.628 entradas, foram vendidos até ontem para a Copa das Confederações da FIFA 2013, que começa da-qui a 37 dias, em Brasília.

Os interessados têm ape-nas mais oito dias para com-prar ingressos em www.FIFA.com/ticketing.

Quem já comprou o bi-lhete pode começar a reti-rá-los no dia 29, em um dos seis Centros de Ingressos da FIFA nas cidades-sede, aber-tos sete dias por semana das 10h às 18h no horário local.

O endereço e outras in-formações podem ser en-contrados no site oficial da Fifa (www.fifa.com). Os bi-lhetes devem ser retirados pessoalmente pelo compra-dor com o documento de identidade ou passaporte utilizado para fazer a enco-menda METRO RIO

Copa das Confederações

“É fase final e todo mundo aqui já está acostumado. Perdemos o primeiro jogo lá, em um pênalti inventado, e um jogo para o melhor time do Carioca na final da Taça Rio.”

THIAGO NEVES

Page 15: 20130508_br_metro rio

RIO

DE

JAN

EIR

O - Q

UA

RTA

-FE

IRA

, 8 D

E M

AIO

DE

20

13

Page 16: 20130508_br_metro rio