2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional...

34
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR – DES EDITAL N° 001/DES/2014 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM, através do DEPARTAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - DES, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições para a realização do SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA, FÍSICA e MATEMÁTICA/2014 do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM, oferecidos no Campus Manaus Centro, conforme a seguir: 1. OBJETIVO DO SEMINTER: oportunizar aos acadêmicos das Licenciaturas do IF-AM na inserção nos processos de pesquisa educacional, em particular do trabalho docente, como forma de vivenciar ação-reflexão-ação, possibilitando-lhes a construção de seu próprio saber, tornando-se, assim, sujeito da ação formativa. 2 LINHAS DE PESQUISA As linhas de pesquisas que caracterizam a pesquisa no Seminário Interdisciplinar são as seguintes: 2.1. Instrumentação para o Ensino de Ciências/Matemátic a Objetiva investigar, criar, aplicar e avaliar meios e recursos utilizados para a otimização do ensino de Ciências/Matemática. 2.2. Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação em Ciências/ Matemática Objetiva investigar sobre o tratamento dado a questões da Ciência, Tecnologia e Sociedade no processo ensino-aprendizagem que vise a legitimar a ação de educação em Ciências/Matemática. 2.3. Escola, Currículo, Formação e trabalho docente Objetiva investigar as concepções e os fundamentos teórico-metodológicos de Escola, Currículo, Formação e trabalho docente nas áreas de ciências/ 1

Transcript of 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional...

Page 1: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM

DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR – DES

EDITAL N° 001/DES/2014

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM, através do DEPARTAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - DES, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições para a realização do SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA, FÍSICA e MATEMÁTICA/2014 do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM, oferecidos no Campus Manaus Centro, conforme a seguir:

1. OBJETIVO DO SEMINTER: oportunizar aos acadêmicos das Licenciaturas do IF-AM na inserção nos processos de pesquisa educacional, em particular do trabalho docente, como forma de vivenciar ação-reflexão-ação, possibilitando-lhes a construção de seu próprio saber, tornando-se, assim, sujeito da ação formativa.

2 LINHAS DE PESQUISA As linhas de pesquisas que caracterizam a pesquisa no Seminário Interdisciplinar são as seguintes:

2.1. Instrumentação para o Ensino de Ciências/Matemática

Objetiva investigar, criar, aplicar e avaliar meios e recursos utilizados para a otimização do ensino de Ciências/Matemática.

2.2. Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação em Ciências/ Matemática

Objetiva investigar sobre o tratamento dado a questões da Ciência, Tecnologia e Sociedade no processo ensino-aprendizagem que vise a legitimar a ação de educação em Ciências/Matemática.

2.3. Escola, Currículo, Formação e trabalho docente de Professores de Ciências/ Matemática

Objetiva investigar as concepções e os fundamentos teórico-metodológicos de Escola, Currículo, Formação e trabalho docente nas áreas de ciências/ matemática.

2.4. Processos Históricos e Políticas Públicas focadas no Ensino de Ciências/ Matemática

Objetiva refletir e contextualizar as discussões sobre o processo histórico da educação, com ênfase nas políticas públicas voltadas para o ensino das de ciências/ matemática.

2.5.Educação Profissional e Tecnológica

Objetiva a investigação de políticas e práticas da educação profissional e tecnológica e análise teórico-metodológicas do ensino nas diversas áreas de formação técnica, principalmente do IF-AM. Os objetos desta linha tratam dos processos e das relações de produção e reprodução social sob a égide da Educação, da Ciência e da Tecnologia.

2.6. Cultura, Identidade e Desenvolvimento Humano

Objetiva favorecer a formação da visão crítica voltada às particularidades da constituição do sujeito nos processos de desenvolvimento humano e seus enlaces com a educação.

1

Page 2: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

3 PARTICIPANTES

3.1 Coordenação - A coordenação do Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas será exercida preferencialmente por professor licenciado, integrante da carreira docente do IFAM, vinculado aos cursos de licenciatura, que, juntamente com os coordenadores dos respectivos cursos, promoverá a interação entre os professores orientadores do seminário e entre os estudantes, a fim de que o trabalho interdisciplinar possa ser realizado, além de acompanhar o desenvolvimento das atividades do Seminário, possibilitando condições institucionais para sua efetivação.

3.2 Estudantes - Todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática participam do Seminário Interdisciplinar.

3.3 Professor Orientador - O professor orientador do Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas deve pertencer ao quadro docente do IF-AM, podendo o co-orientador (se houver) ser externo à instituição, desde que orientador e coordenação do curso sejam notificados oficialmente da existência da co-orientação.

3.3.1. Cada professor poderá orientar no máximo cinco estudantes, conforme estabelece o § 7º da Resolução nº 29 - CONSUP/IFAM de 04/11/ 2011, sendo duas horas de orientação por estudante/semana, constante no Plano de Atividade Docente (PAD). As exceções deverão ser analisadas pelas respectivas coordenações.

4. ORGANIZAÇÃO

4.1 Escolha do Tema - A escolha do tema a ser desenvolvido no Seminário Interdisciplinar deve estar vinculada a uma das Linhas de Pesquisa e ter a anuência do orientador escolhido pelo estudante.

4.2 Período de realização - O Seminário Interdisciplinar será realizado em dois períodos, a saber :

De 26 a 28 de novembro de 2014 Apresentação de artigos, Projetos e Carta de Intenção.De 10 a 12 de dezembro de 2014 Defesas de Monografia

4.3 Das Inscrições4.3.1. A inscrição no Seminário Interdisciplinar será realizada no período de 03 a 07 de novembro de 2014, para os alunos do 2º, 4º e 6º Períodos, No Setor de Protocolo do Campus CMC, no horário de 8 às 20h. Os alunos do 8º Período deverão entregar as Monografias, no período de 26 a 28 de novembro de 2014, no Setor de protocolo do Campus Manaus Centro, no horário de 8 às 20h, nos dias úteis. 4.3.1.1. O aluno (a) deverá preencher uma ficha de inscrição (Anexo A, deste Edital), anexando

duas vias de seu trabalho escrito, conforme Quadro abaixo especificado:

2º Período Entrega da Carta de Intenção de pesquisa com o aceite do orientador, conforme modelo (Anexo B).

4º Período Entrega do Projeto de Pesquisa, conforme modelo (Anexo C).

6º Período Entrega do Artigo, conforme modelo (Anexo D).

8º Período Entrega da Monografia.

2

Page 3: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

OBS.: Para os alunos que ingressaram no IFAM por meio de Transferência Facultativa e Vagas remanescentes serão adotados os mesmos procedimentos dos alunos do 2º Período.

4.3.1.2. A não inscrição no prazo determinado impedirá a participação do estudante nessa atividade e implicará na não obtenção da pontuação mínima exigida para a obtenção da carga-horária complementar de 15 horas.

5. Avaliação - Para cada dia da realização do Seminário Interdisciplinar será atribuída a pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, perfazendo um total de 30 (trinta) pontos nos três dias. O aluno deverá obter no mínimo 20 (vinte) pontos para fazer jus à carga-horária de 15 horas, como atividade complementar.

5.1. Avaliação do Relatório Parcial, Carta de Intenção e apresentações orais e banners.

A pontuação a ser atribuída ao aluno será de acordo com o descrito no Quadro abaixo:

Períodos

Atividades Pontuação

Presença nos três dias do Seminário. Até 10 pontosAvaliação da Carta Intenção pelo orientador. Até 10 pontos

2º Avaliação do Relatório da participação no Seminário (Anexo E), a ser entregue ao orientador, no período de 12 a 13 de dezembro de 2013.

Até 10 pontos

Presença nos três dias do Seminário. Até 10 pontosAvaliação do Projeto de pesquisa pelo orientador. Até 10 pontos

4° Defesa do Projeto de pesquisa em banner e avaliação da banca avaliadora.

Até 10 pontos

Presença nos três dias do Seminário. Até 10 pontos6º Avaliação do Artigo pelo orientador. Até 10 pontos

Defesa do Artigo e avaliação pela banca avaliadora. Até 10 pontos8º Presença nos três dias do Seminário. Até 10 pontos

Avaliação da Monografia pela banca avaliadora. Até 20 pontosOBS: O aluno do 8º Período que não defender a Monografia terá que defender o

artigo.

5.2. A Banca Avaliadora, constituída pela comissão organizadora do SEMINTER e/ou indicação do orientador, será composta por três membros: o orientador e dois professores convidados, sendo um professor do curso e o outro poderá ser um membro externo. Os critérios de avaliação estão estabelecidos em formulários distintos, nos Anexos H e I, para o orientador e professores avaliadores, respectivamente. Cada avaliador entregará o formulário com a nota atribuída ao trabalho, sendo calculada a média aritmética ao final.

DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, em Manaus, 12 de setembro de 2014.

Prof. MsC. Emmerson Santa Rita da SilvaChefe do Departamento de Ensino de Graduação - DES

3

Page 4: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS LICENCIATURAS

ANEXO A – FICHA DE INSCRIÇÃO

____________________________________________________________________, aluno (a)

regularmente matriculado no _________ Período do Curso de Licenciatura em

__________________________, vem mui respeitosamente requerer sua inscrição no SEMINÁRIO

INTERDISCIPLINAR 2014.

Declaro, ainda, que estou ciente, das Diretrizes do Seminário Interdisciplinar das

Licenciaturas e dos critérios de pontuação exigidos para fazer jus à carga-horária de 15h de

atividade complementar.

Manaus, ________ de ____________________ de ___________.

__________________________________________ Aluno (a)

Trabalhos anexados:

Carta de Intenção em três vias

Artigo em três vias

Projeto de Pesquisa em três vias

Monografia em três vias

4

Page 5: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

ANEXO B – MODELO DA CARTA DE INTENÇÃO

Como regra geral uma carta de intenção é um pré-projeto de pesquisa que tem como

finalidade mostrar, de forma clara e objetiva, o que o candidato pretende pesquisar. Deve apresentar

os seguintes itens:

Título

Linha de pesquisa

Descrição do problema

Pelo menos três (03) motivos que justifiquem a relevância institucional e social da

pesquisa

Pelo menos dois (02) resultados esperados

Possível orientador

1- TÍTULO

O Título deve ser uma forma de antecipar o que o leitor irá encontrar no texto. Um título

coerente e claro

2- LINHA DE PESQUISA

Deve constar no corpo do trabalho a linha de pesquisa indicada pela Instituição

3- DESCRIÇÃO DO PROBLEMA A SER PESQUISADO

Descrever as inquietações que são oriundas do objeto que se pretende investigar,

demonstrando clareza, coerência e concisão.

4- PELO MENOS TRÊS (03) MOTIVOS QUE JUSTIFIQUEM A RELEVÂNCIA

INSTITUCIONAL E SOCIAL DA PESQUISA

Os motivos devem convencer a quem for ler a carta com relação à importância e à

relevância. Deverá convencer quem for ler o projeto, com relação à importância e à relevância

da pesquisa proposta, as vantagens e benefícios que serão proporcionados.

5- PELO MENOS DOIS (02) RESULTADOS ESPERADOS:

Aqui o candidato deve expressar quais resultados são previstos ou não.

6- POSSÍVEL ORIENTADOR

5

Page 6: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Apresentar o(s) nome(s) do(s) orientador (es) para que possa(m), assim, dar o aceite no

processo de orientação.

6

Page 7: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

NOME DO CANDIDATO

TÍTULO XXXXXXXXXXX

Carta de intenção de pesquisa apresentada ao curso de graduação em Licenciatura de Biologia/Química ao Programa de XXXXXXX como requesito parcial do processo seletivo.

Eixo Temático: (Aqui se você escolhe um dos eixos temáticos) Biologia ou Química.

Linha de pesquisa: (Aqui você escolhe uma das linhas de pesquisa)

Divulgação científica e espaços não formais para o ensino de Ciências ou Métodos pedagógicos no ensino de Ciências ou Tecnologias digitais no ensino de Ciência e Matemática

ORIENTADOR XXXXXXXXXXXXX

ManausAno

7

Page 8: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

ANEXO C- ROTEIRO PARA ESTRUTURAÇÃO DOS PROJETOS (SEMINTER)

1. Dados de Identificação

1.1 Título do Projeto: ainda que provisório

1.2 Orientador: depois do credenciamento na coordenação

1.3 Curso: mencionar a turma da qual faz parte

1.4 Aluno: nome completo

1.5 Linha de Pesquisa: destacar a linha a que está vinculado o trabalho

2. Organização do Projeto

2.1. Formulação do problema: o pesquisador vislumbra as possibilidades de sua elucidação através do esforço metódico que deverá empreender. Portanto, o problema deve ser formulado sob a forma de pergunta. Um bom procedimento para se obter um problema bem formulado é problematizar o tema como já falamos anteriormente. Elaborando-se vários questionamentos, com certeza irá surgir um que se coaduna com aquilo que o pesquisador quer efetivamente pesquisar. Marconi e Lakatos (2000) levantam cinco critérios que devem ser considerados na formulação de um problema de pesquisa: a) o da viabilidade - o problema pode ser resolvido através da pesquisa? b) o da relevância - é capaz de trazer novos conhecimentos? c) o da novidade - é adequado ao estágio atual da evolução científica? d) o da exequibilidade - pode chegar a uma conclusão válida? e) o da oportunidade - atende a interesses particulares e generalizados? Dos critérios supra mencionados pode-se inferir que formular um problema consiste em dizer de modo claro, compreensível e operacional qual a dificuldade enfrentada pelo pesquisador e que ele se propõe a resolver, limitando o campo de atuação e as categorias que irá trabalhar.

2.2. Questões norteadoras ou hipóteses: Ao formular as Questões Norteadoras ou Hipótese de trabalho percebe-se que o proponente está fazendo afirmações “a priori”, isto é, antecipadas, do que pretende provar, alcançar ou descrever. Assim, as hipóteses devem ser bem definidas. Em verdade, elas são as respostas alusivas a pergunta formulada no problema. Para Ruiz (1996, p.54): “a hipótese é o enunciado da solução estabelecida provisoriamente como explicativa de um problema qualquer”. Ou seja, o pesquisador deve ter uma ideia daquilo que ele vai encontrar no final da pesquisa, essa ideia (hipótese) poderá ser confirmada ou refutada no decorrer do estudo científico. Tratando-se de questões norteadoras, são orientadoras da direção que irá seguir a pesquisa e, posteriormente, a estrutura do trabalho.

8

Page 9: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

2.3. Justificativa: ressalta-se a importância, a relevância do projeto. É necessário que o pesquisador faça na justificativa a defesa do seu projeto, expondo de forma convincente os ganhos que a pesquisa deverá obter do ponto de vista da temática abordada, podendo ser econômico, social, psicológico, ecológico etc. É nesta parte do projeto de pesquisa que “se vende o peixe” e ninguém compra produto, sem qualidade, sem validade, sem saber para que serve e quais os benefícios que ele trará ao consumidor. Assim, a pesquisa tem que enfatizar todo o seu potencial e ressaltar os benefícios de sua aplicabilidade junto a ciência e a tecnologia, que alavancam o crescimento e desenvolvimento social.

2.4. Objetivos (geral e específicos): Os objetivos devem ser divididos em Geral e Específicos. Toda atenção ao traçar os objetivos é pouca. Um erro crasso que é muito cometido pelos pesquisadores e até por certos autores, quando mencionam objetivos “gerais”. A imprecisão é grave. O objetivo geral é amplo, abrangente e articulado com os específicos. Ele deve condensar tudo o que ser quer da pesquisa. Para isso deve-se prestar atenção aos verbos empregados no início do objetivo geral, que deve preceituar ações que não se esgotam num único desempenho. Verbos como compreender, analisar, avaliar, conhecer, investigar, desenvolver, dentre outros, sinalizam para possíveis desdobramentos de ações e solicitam objetivos específicos, que devem denotar ações menores como identificar, apontar, selecionar, classificar, comparar, relacionar etc. Quando o examinador verifica os objetivos, ele já tem a ideia se o elaborador do projeto de pesquisa sabe o que quer, se ainda está perdido e se foi bem ou mal orientado. Muitos candidatos a curso de pós-graduação são eliminados pelo fato de terem em seus projetos de pesquisas objetivos mal formulados. Ocorre, também, com pesquisadores já titulados, que não são contemplados em suas pesquisas com recurso provenientes das agências de fomento, pelo fato de serem desatentos na elaboração de seus projetos ou poucos humildes para recorrerem aos pares, solicitando uma avaliação prévia que sanaria a tempo algumas imprecisões.

2.5. Fundamentação Teórica: é o componente que enfatiza as leituras já feitas pelo elaborador do projeto. O referencial teórico é um texto consistente, com os pressupostos teóricos que fundamentarão as ações do pesquisador, mostrando: quem são os autores, os teóricos que darão suporte a pesquisa?. As ideias dos autores estão em consonância com o enfoque dado a formulação do problema e a concepção teórica que se evidencia nos demais componentes do projeto (positivista, fenomenológica, dialética)? Como o pesquisador costura as idéias dos autores, entre eles, e com as suas próprias ideias? O discurso é coerente? O vocabulário é adequado à temática? Há imprecisões ortográficas? As regras da ABNT foram utilizadas nas citações? O texto é bem estruturado, apresentado dentro das normas de um texto acadêmico? E por aí vão os questionamentos do observador, lendo, analisando o texto e tirando suas conclusões a respeito da validade da pesquisa. Para não se ocorrer em falhas na construção do referencial teórico deve-se ficar atento a alguns passos significativos que podem resultar num bom referencial teórico, a saber: a) tratar com profundidade os aspectos relacionados ao problema; b) apresentar sintonia lógica entre conceitos e proposições; c) evitar usar falsas referências; d) não atribuir a um autor a idéia de outro; e) observar a contextualização; f) não se prender apenas a livros, procurar citar artigos publicados em sites ou em revistas indexadas; g) elaborar um texto claro, preciso, conciso e apoiado nas normas da ABNT; h) revisar o texto várias vezes.

2.6. Procedimentos Metodológicos: é quando o autor descreve o método, o tipo de pesquisa que será adotado, enfatizando quais as técnicas, os instrumentos de coleta de dados, qual o universo, a amostra, o tratamento que será dado a tudo que foi coletado. Ou seja, o caminho da pesquisa deve ser delineado, detalhando-se como será feito o estudo. É importante que o autor do projeto explicite aqui se a pesquisa é empírica, com trabalho de campo ou de laboratório, se é pesquisa teórica ou histórica ou se combinará, e até que ponto, as várias formas de pesquisas, lembrando que os

9

Page 10: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

métodos, tipos de pesquisas, técnicas e instrumentos devem estar relacionados. Não cabe aqui explicitar quais deveriam ser os procedimentos metodológicos mais apropriados, pois cada projeto é um projeto e deve ser pensado e elaborado como impar, portanto é salutar o autor fugir de receitas formuladas em manuais. A consulta ao orientador/orientadora ou a alguém que já vivenciou o processo também é válida, pode ajudar bastante a esclarecer as dúvidas. Neste sentido, é interessante e necessário que o futuro pesquisador se engaje em grupos de pesquisas existentes nas instituições de ensino superior e institutos especializados, para ir se familiarizando com tudo que envolve a pesquisa científica.

2.7. Cronograma de execução: uma projeção detalhada dos custos da pesquisa, listando todos os possíveis gastos, desde o material de expediente, os recursos humanos, as despesas com transportes etc., não esquecendo de acrescentar 10% do montante para despesas imprevistas. Se o autor pretende obter financiamento de agências de fomento ou outras Fontes Financiadoras, cabe explicitar, também, a fonte e a forma de desembolso para verificar a adequacidade ao cronograma de execução. Por fim chega-se as Referências, item em que aparecem todos os autores referenciados no projeto de pesquisa (segundo as normas da ABNT). Agora o projeto está completo. A avaliação foi concluída. O parecer, seguido da nota classificatória fervilha na mente do avaliador, para tristeza ou felicidade do autor do projeto.

2.8. Bibliografia Básica: Relação das obras e respectivos autores que serão adotados autores que sustentarão, de forma direta e/ou indireta, a fundamentação teórica da pesquisa. Sugerimos títulos de livros dos últimos 5 anos e 3 anos para periódicos. A apresentação deve ser feita de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou equivalente para sua organização de classe. 2.9. Resumo descritivo, de no máximo uma lauda, do andamento do projeto: somente para os alunos da modalidade “Projeto II”. 2.10. Assinatura do Orientador:2.11. Assinatura do Orientando:

3.Normas de Formatação

3.1. Estética do Projeto de Pesquisa: papel no formato A4- 297mm x 210 mm'; margens: superior 3cm e inferior 2cm – esquerda 3cm e direita 2 cm; a digitação deve ser em apenas uma face de papel; recomenda-se letra Times New Roman ou Arial, tamanho (pitch) 12, em todo o trabalho, exceto em citação longa e nota de rodapé tamanho (pitch) 10; Os títulos em caixa alto e negrito, mantendo o tamanho da letra, sendo adotada a cor preta (NBR 107190; Para iniciar parágrafo, recuo de 1,5 cm de margem; Para alinhamento usar recurso “justificar” ou “alinhar” esquerda, por questão de estética. Sendo terminantemente proibido o uso de qualquer tapa margem (travessões, barras, hífens) para esse alinhamento; Espaço de entrelinhas no texto 1,5 cm; Os títulos devem estar separados do início do texto por dois (02) espaços duplos; Nota de rodapé devem ser com espaço simples de entrelinhas; Citação longa, com mais de três linhas deve ficar recuada a 4cm da margem, com tamanho (pitich) 10 para digitações, espaço simples e recuo de 1,5 cm para iniciar parágrafo; Espaço entre texto e citação longa é de dois (02) espaços duplos para iniciar citação, e para reiniciar o texto; A divisão silábica deverá ser feita somente com hífen; Nas Referências, utilizar espaço simples entrelinhas na mesma referência e espaço 1,5 cm entre uma linha de referência e outra; A numeração de páginas deve ser feita sequencialmente, com algarismos arábicos, começando na primeira página do corpo do trabalho. O número deve estar no canto superior direito, a dois (02) cm das bordas.

10

Page 11: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

ANEXO D- MODELO DE ESTRUTURA DO ARTIGO (SEMINTER)

TÍTULO DO ARTIGO

Nome do primeiro autor1 e Nome do segundo autor2

1Nome da instituição(e-mail para contato)2Nome da instituição(e-mail para contato)

RESUMO

Neste trabalho, apresentamos a proposta de um modelo de artigo para publicação na Revista Igapó – IFAM. O modelo servirá de base para o formato da publicação. O trabalho submetido ao corpo editorial da revista deve ser oriundo de pesquisa básica ou pesquisa aplicada, experiências vivenciadas no campo da educação e materiais didáticos, produtos e processos. Seguir criteriosamente às normas da revista, textualmente iniciando com o resumo, composto no máximo de dez linhas, seguida da palavra-chave limitada em quatro termos. Resumo no idioma inglês seguindo os mesmos critérios. O corpo do artigo estruturado em elementos principais: introdução, método ou formalismo, resultados e discussões, considerações finais, agradecimentos (se necessário) e referências, em maiúsculo e negrito. Encerrar entre 8 e 10, mínimo e máximo de páginas. Palavras-Chave: primeira, segunda, terceira e quarta (3 a 4)

ABSTRACT

In this work we present the proposal of an article model for publication in the Igapó Magazine - IFAM. The model will serve of base for the format of the publication. The work submitted to the publishing body of the magazine must be deriving of basic or applied researches, experiences lived deeply in the field of the education and didactic materials, products and processes.

1 Colocar em nota de rodapé, as credencias do(s) autor(es), titulação, departamento e outros.11

Page 12: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Key-words: first, second, third and fourth

INTRODUÇÃOA Revista Igapó tem por propósito a publicação de trabalhos oriundos de

pesquisa básica ou de pesquisa aplicada, experiência pedagógicas, materiais didáticos, artigos de revisão, produtos e processos. O formato do trabalho será de artigo.

A decisão de aceite do artigo será dada mediante a recomendação de no mínimo dois juízes (avaliadores). Pode, também, avaliar o trabalho um membro do conselho editorial. Somente os trabalhos aceitos serão encaminhados para a publicação. Modificação sugeridas pelos juízes serão encaminhadas ao(s) autor(es) para as devidas mudanças ou correções. Este documento já possui a formatação do artigo a ser publicado na revista e o(s) autor(es) pode(em) utilizar este arquivo, que estará disponível, como referência para esta finalidade.

O comitê editorial é composto por três editores e um corpo de assessores científicos que trabalham em diversas áreas, distribuídos nos Conselhos Editorial e Adjunto, afora aqueles que participam efetivamente de um ou outro número. O sistema de parecer é duplamente cego, onde os autores de artigos submetidos não são conhecidos de seus avaliadores e vice-e-versa.

Para uma apresentação racional e uniforme do conteúdo seguem orientações sobre estrutura do artigo, que são apresentadas nas respectivas seções.

A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor para o assunto, permitindo a este uma visão global do tema. Deve-se especificar qual foi o assunto, objeto de estudo. Neste momento é importante esclarecer sobre que ponto de vista o assunto foi tratado, apresentando trabalhos anteriores que abordam o mesmo assunto por meio de citações.

A relevância do trabalho deve ser abordada na introdução, justificando a escolha do assunto, o problema pesquisado, a hipótese de estudo, o objetivo e principais resultados relacionados ao assunto.

A metodologia escolhida para tratar do assunto pode ser mencionada aqui, mas deixando os detalhes para a seção separada para essa finalidade.

MÉTODO OU FORMALISMONesta seção descrevem-se, com verbo no tempo passado, as etapas de

definição de termos e de variáveis; a delimitação do universo estudado (população e amostra); a técnica usada na busca da solução ou na coleta de dados; as limitações da pesquisa produzida; o tipo de pesquisa desenvolvida (qualitativa ou quantitativa ou quali-quantitativa); instrumentos, procedimentos e local.

Na avaliação do artigo, o juiz obedecerá aos seguintes critérios: Qualidade técnico-científica dos trabalhos; Relevância do assunto; Originalidade; Apresentação; Estrutura.A qualidade técnico-científica é associada a conceitos corretos, profundidade da

abordagem teórica, rigor científico e citação de referências ligadas ao assunto.

12

Page 13: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

No caso da relevância, é observada a importância do assunto para a área de conhecimento.

O caráter inédito e inovador do trabalho está relacionado ao tema originalidade.Clareza, gramática e ortografia, formatação do texto, figuras, tabelas são itens

observados na apresentação do trabalho que deve obedecer ao rigor técnico-científico.

A qualidade na organização dos tópicos do trabalho, apresentados com estrutura lógica, determinam sobre a estrutura.

As margens em todas as folhas superior, inferior, direita e esquerda deverão possuir 2,0cm.

O título do artigo deverá estar em negrito, tamanho 14, centralizado, com espaçamento de 6 pontos antes e 6 depois.

O texto deve ser escrito no programa Word, com fonte Myriad Pro, configurado para folha do tamanho A4 (210x297mm), sem numeração, com espaço simples, tamanho 12, com espaçamento de 6 pontos antes e 6 depois.

Os subtítulos, que correspondem às seções (Introdução, Método ou Formalismo, Resultados e discussões, Considerações finais e Referências), devem ser escritos em negrito, tamanho 12, com espaçamento de 6 pontos antes e 6 depois.

Será de responsabilidade dos autores a preparação e o envio dos artigos neste formato e nos ajustes finais.

Serão aceitos os artigos em formato DOC. Por favor, nunca envie o artigo em formato PDF.

RESULTADOS E DISCUSSÕESEsta seção é destinada a apresentar os resultados obtidos após o

desenvolvimento do método, utilizando tabelas, gráficos, figuras, fotografias e esquemas, de forma direta e objetiva, sucinta e clara, destacando sua significância e relevância. Tabelas, gráfico e figura devem ser explicadas com o verbo no tempo passado e na forma impessoal.

O processo de discussão dos resultados tem a finalidade de mostrar as relações existentes entre os dados, ou soluções, obtidos no desenvolvimento do trabalho. Neste momento, deve-se interpretar, criticar, justificar, dar ênfase aos resultados encontrados e compará-los com resultados anteriores apresentados na Introdução deste documento. Cabe, também, neste espaço, a argumentação.

As equações devem estar separadas, dos parágrafos e delas mesmas, por linha adicional, correspondendo a 6 pontos antes e 6 depois, centralizadas e numeradas seqüencialmente.

− ℏ2

2m∂2 Ψ ( x )

∂ x2 +V ( x )Ψ ( x )=EΨ ( x )

[1]

As tabelas devem ser referenciadas, ordenadas, identificadas por números arábicos e separadas como no caso das equações. Antes e depois da apresentação da tabela deverá ser deixado um espaço de uma linha. O número e a legenda da tabela (veja Tabela 1) devem aparecer na parte superior centralizada em fonte tamanho 9.

Tabela 1 - Sistema Internacional de Unidades

Grandeza Símbolo Unidade

Comprimento m metro

13

Page 14: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Massa Kg quilogramaTempo s segundo

Comprimento m metroMassa Kg quilogramaTempo s segundo

Comprimento m metroMassa Kg quilogramaTempo s segundo

Comprimento m metro

As figuras também devem ser centralizadas, ordenadas, identificadas por números arábicos e inseridas no interior do texto, preferencialmente em seguida aos parágrafos onde as mesmas são citadas. Deverá ser deixado um espaço de uma linha antes e depois da figura. A identificação da figura (veja Figura 1) deve aparecer, seguido da legenda, logo abaixo dela, centralizado em fonte tamanho 9. A figura deve ser apresentada observando sua formatação (letras, símbolos de dimensões adequadas, maior ou igual ao tamanho 10, para a leitura) e conteúdo para uma perfeita interpretação e correlação com o texto. O formato do arquivo da figura inserido no texto é recomendado que seja JPG.

É importante o autor saber que a Revista Igapó é impressa e o tamanho mínimo de qualquer imagem, gráfico, fotografia ou ilustração deve ser de, no mínimo, 225 dpi. O artigo será devolvido para o autor se, na prova final da gráfica, as imagens apresentarem defeito na impressão devido a baixa resolução, pois tal ato compromete a qualidade da publicação. Abaixo, exemplo de uma imagem com resolução em 300 dpi.

14

Page 15: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Figura 1: Capa da Revista Igapó

A inserção de fotografias e gráficos deve seguir os mesmos procedimentos aplicados à figura. Os contornos dos gráficos deverão ser legíveis para um perfeito entendimento das informações contidas neles e correta correlação com texto (Figura 2).

Figura 2: Gráfico da força de atrito em função do tempo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A resposta ao problema proposto é apresentada na parte final do artigo, que é a conclusão. Aqui se deve apresentar uma síntese do que foi tratado no documento. Para uma boa conclusão, é sugerido que ela possua essência, seja breve (firme e convincente) e que defina o ponto de vista do autor. Outro aspecto importante para a conclusão é que nela se abram perspectivas para novos trabalhos.

AGRADECIMENTOS

15

Page 16: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Caso o artigo seja fruto de uma pesquisa realizada com ajuda de alguma agência de fomento (FAPEAM, CNPq, IFAM, etc), realizar o agradecimento antes das referências.

REFERÊNCIAS

A elaboração das referências deve obedecer as normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023/2002. Devem ser alinhadas às margens esquerda e direita, digitadas em espaço simples sem separação entre si.

Aspectos Gerais:

A) Na lista de referências quando, na mesma página, o autor repetir, deve ser substituído por um traço equivalente a 6 espaços e ponto.

ExemplosFREIRE, G. (1948)______. (1956)

B) Como citar os autores?Exemplos2 autores:SILVA, J.M.; SOUZA, C.B.3 autores:SILVA, J.M.; SOUZA, C.B.; GERMANO, H.L.Mais de 3 autores:SILVA, J.M. et al.Sem autor (entrada pelo título)HANDBOOK of energy systems engineering... Autores coorporativos ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE PIRACICABAOutras autorias (responsabilidade)ANDRADE, C.R.M. (Ed.).

1. LIVRO NO TODOSOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Volume. (Coleção ou série)ExemplosAZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001.

16

Page 17: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

COSTA, V. L. C. Gestão educacional e descentralização. Novos padrões. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

2. CAPÍTULO DE LIVROSOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver). Título do livro: subtítulo do livro  (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. paginação referente ao capítulo.ExemplosBANKS-LEITE, L. As questões lingüísticas na obra de Piaget: apontamentos para uma reflexão crítica. In: ________. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 207-223.GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.Obs.: O destaque é para o título do livro e não para o título do capítulo. Quando se referenciam várias obras do mesmo autor, substitui-se o nome do autor por um traço equivalente a seis espaços.

3. DISSERTAÇÃO OU TESESOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida. Local e data de   defesa. Descrição física do suporteExemploFANTUCCI, I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 2001. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

4. DOCUMENTO PUBLICADO NA INTERNETAUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver) Disponível em:<endereço da URL>. Data de acessoExemplosManual:FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm.> Acesso em: 20 ago. 20022.

Artigo:FREITAS, D. N. T. A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal. Disponível em: <http://www.ceud.ufms.br/grm/Geipfm.rtf.> Acesso em 06 mar. 2004.

2 A NBR 5.892 normaliza os critérios para datar. No caso dos meses há quatro possibilidades (p.e. 15 de fevereiro de 2004, 15 fev. 2004, 15 FEV 2004 ou 15.02.2004). O importante é que haja, no documento, uma padronização.

17

Page 18: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Artigo de periódico:VIEIRA JUNIOR, M.; OLIVIERA, J.F.G.; COELHO, R.T. Dureza de rebolos: conceitos estatísticos e dinâmicos e métodos de medição. Máquinas e metais, São Paulo, v.30, n.351, p.168-185, abr. 1996. Disponível em:<fttp://www.maqemet.com.br/abr>. Acesso em: 16 jan. 2004.

Notícia:SILVA, I.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1997. Caderno 1, p.3. Disponível em:<http://www.estado.com.br/19970919>. Acesso em 20 fev. 2004.

Evento: VALERI, S.G. et al. Análise da implementação de um “Gate system” em uma indústria fornecedora do setor automotivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 2., 2000, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2000. p.50-58. Disponível em:<http://www.cbgdp.com.br/124576/5>. Acesso em: 21 jan. 2004.Tese em documento eletrônico:LIMA, R.S. Expansão urbana e acessibilidade o caso das cidades médias brasileiras. 1998. 81p. Dissertação (Mestrado em Transporte) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1998. Disponível em:<http://www.teses.usp.Br//18/8137/tde-25062002-155026>. Acesso em 29 out. 2004.

5. DOCUMENTOS DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO3

AUTOR(ES). Título do serviço ou produto, versão(se houver) e descrição física do meio eletrônico4.Exemplos:MICROSOFT. Project for Windows 95: Project planning software. Version 4.1: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.BIONLINE Discussion List. Lista mantida pela Base de Dados Tropical, BDT no Brasil. Disponível em: [email protected]. Acesso em 25 nov. 1998.ALMEIDA, M.P.S. Fichas para MARC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por [email protected] em 12 jan. 2002.

6. DICIONÁRIOSOBRENOME, PRENOME abreviado  Título do dicionário: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação.ExemploFERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

3 Inclui base de dados, listas de discussão, sites, arquivos em disco rígido, programas, conjunto de programas, mensagens eletrônicas entre outros.4 Caso o acesso seja online, deve-se informar o endereço eletrônico entre os sinais < >, e a data do acesso, conforme descrito no item 3.4.

18

Page 19: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

7. FOLHETO SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título do folheto: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação, data de publicação.ExemploIBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2. ed. Brasília, DF, 1993.

8. MANUALSOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do  manual. Título do manual: subtítulo (se houver). Tradutor (se houver).  Local de publicação: Editora, data de publicação, total de páginas.ExemploAMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicação da American Psychological Association. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

9. ARTIGO DE PERIÓDICOSOBRENOME, PRENOME abreviado; SOBRENOME, PRENOME abreviado.  Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.ExemplosSILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Etinobotânica Xucuru5: espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002.SANTEIRO, T. V. Criatividade em psicanálise: produção científica internacional (1996-1998). In Psicologia6: Teoria e Prática, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 43-59, jul./dez. 2000.

10. ARTIGO DE JORNALSOBRENOME, PRENOME abreviado; Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, data de publicação do periódico, volume, número ou fascículo, paginação.ExemploSILVA, I.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1997. Caderno 1, p.3.

APÊNDICES OU ANEXOS (quando houver necessidade)

5 O destaque em negrito é para o periódico e nunca para o nome do artigo. 6 O destaque em negrito é apenas para o título do periódico. O subtítulo permanece com letra normal.

19

Page 20: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

ANEXO E - MODELO DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO (SEMINTER)

20

Page 21: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Furasté (2002) o descreve como um documento que relata formalmente os resultados ou

progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento, ou que descreve a situação de

uma questão técnica ou científica. O Relatório Técnico-científico apresenta, sistematicamente,

concisa fundamentação teórica com informação suficiente para um leitor qualificado, traça

conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função e sob a responsabilidade de um

organismo ou pessoa a quem será submetido.

Sua particularidade não é a extensão ( balizando-se a produção em quarenta (40) laudas),

mas a profundidade, o conhecimento do assunto, a natureza e os objetivos próprios e definidos.

Na estrutura do Relatório Técnico- Científico devem ser considerados os seguintes aspectos:

Elementos Pré-textuais:

Capa (obrigatório);

Folha de rosto ou ficha de identificação do relatório (obrigatório);

Prefácio (ou apresentação) (opcional);

Agradecimentos (opcional);

Resumo (obrigatório);

Abstract (obrigatório);

Lista de símbolos, unidades, abreviaturas (opcional);

Sumário (obrigatório);

Elementos Textuais:

Introdução (obrigatório);

Desenvolvimento do relatório (obrigatório);

Conclusões e/ou Recomendações (obrigatório);

Ilustrações: Tabelas, Figuras (opcional)

Elementos Pós-liminares ou pós-texto:

Referências (obrigatório);

Obras consultadas (obrigatório);

Anexos e Apêndices (opcional);

Glossário (opcional);

Índice (obrigatório);

21

Page 22: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Ficha de identificação do relatório (caso não tenha sido colocado como folha de rosto)

(opcional);

Lista de destinatários e formas de acesso ao relatório (obrigatório);

Errata (quando necessário) (opcional).

Na estética do Relatório Técnico- Cientifico, deve-se considerar:

1. O padrão requer papel no ‘formato A4 - 297mm X 210 mm;

2. Margens: superior 3cm; inferior 2cm; esquerda 3cm e direita 2cm;

3. A digitação deve ser em apenas uma face do papel;

4. Recomenda-se letra Times New Roman ou Anal, tamanho (pitch) 12, em todo o trabalho, exceto

em citação longa e nota de rodapé tamanho (pitch) 10;

5. Os títulos devem estar em caixa alto e negrito, subtítulos podem ser destacadas em negrito,

mantendo o tamanho da letra. Será adotada a cor preta;

6. Para iniciar parágrafo, recuo de 1,5cm da margem;

7. Para alinhamento usar recurso ‘justificar’ ou alinhar à esquerda, por questão de estética. Sendo

terminantemente proibido o uso de qualquer tapa- margem (travessões, barras, hífens) para esse

alinhamento;

8. Espaço de entrelinhas no texto 1,5 cm;

9. Os sub-títulos devem estar separados do texto que vem antes e que vem depois, por uma linha em

branco;

10. Os títulos devem estar a 8cm da borda superior e, separados do início do texto por dois (02)

espaços duplos;

11. Nota de rodapé deve ser com espaço simples de entrelinhas;

12. Citação longa, com mais de três linhas, deve ficar recuada a 4 cm da margem, com tamanho

(pitch) 10 para digitações, espaço simples e recuo de 1,5 cm para iniciar parágrafo;

22

Page 23: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

13. Espaço entre texto e citação longa é de dois (02) espaços duplos para iniciar a citação e para

reiniciar o texto;

14. A divisão silábica deverá ser feita somente com hífen;

15. Nas Referências, utilizar espaço simples entrelinhas na mesma referência e espaço 1,5 cm entre

uma linha de referência e outra;

16. A numeração de páginas deve ser feita seqüencialmente, com algarismos arábicos, começando

na primeira página do corpo do trabalho. O número deve estar no canto superior direito a dois (02)

cm das bordas;

ANEXO F - DO ROTEIRO PARA APRESENTAÇÕES ORAIS E PÔSTERES DE PROJETOS (SEMINTER)

APRESENTAÇÕES ORAIS :

23

Page 24: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

Deverão ser realizadas em Power Point e conter os seguintes itens: Título, Hipóteses ou

questões norteadoras, Justificativa, Objetivos, Procedimentos metodológicos, Cronograma de

execução e Referências Bibliográficas . Para o Projeto II o resumo descritivo deverá ser incluído na

apresentação. O tempo para a apresentação é de 15 minutos. O arquivo a ser apresentado deverá ser

entregue na secretaria com 24 horas de antecedência para que seja incluído na seqüência oficial da

programação.

APRESENTAÇÕES DE PÔSTERES :

O pôster ou painel é um tipo de comunicação que tem como objetivo passar a informação de

maneira ágil, clara e sucinta, pois é apresentado juntamente com outros painéis dentro de um evento

científico. É aconselhável a utilização de todos os recursos disponíveis (tabelas, gráficos, figuras)

para que o painel desperte o interesse dos participantes do evento. A organização das informações

deve estar disposta de maneira que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente identificadas.

Assim, as informações que constam em um painel são as mais relevantes, proporcionando ao leitor

um entendimento global da pesquisa as quais devem servir como ponto de partida para discussões

posteriores com pessoas interessadas. Por isso, esclarecimentos são fornecidos pelos autores.

O painel deve ter a dimensão de 0,90 x 1,20 m. O tamanho da fonte deve ser grande o

suficiente para a leitura (sugestão: Times New Roman 20). O painel deverá ser apresentado

conforme data definida no cronograma. Deve conter na Identificação: Título do trabalho;

identificação da instituição, do curso, da Linha de Pesquisa, do autor, do período, do orientador e os

elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.

24

Page 25: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

ANEXO G - FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO (SEMINTER)

Data da Reunião Assunto Discutido Rubrica do Prof. Rubrica do aluno

Assinatura do Orientador: ___________________________________________________________

25

Page 26: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

ANEXO H - FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL POR ORIENTADOR (SEMINTER)

TEMA: __________________________________________________________________

PROJETO OU ARTIGO:____________________________________________________

ALUNO:_________________________________________________________________

ORIENTADOR: ___________________________________________________________

PER.:____________CURSO:___________________________

ITENS NOTAS

Participação no projeto (avalia a dedicação do aluno) (MÁXIMO 2,0 PONTOS)

Frequência às orientações (MÁXIMO 2,0 PONTOS)

Projeto/ Artigo (MÁXIMO 2,0 PONTOS)

Iniciativa e liderança (avaliar a capacidade do aluno de gerenciar problemas e tomar

decisões) (MÁXIMO 2,0 PONTOS)

Criatividade ( capacidade do aluno de inovar, criar e fazer diferente) ( MÁXIMO 2,0

PONTOS)

TOTAL (MÁXIMO 10,0 PONTOS)

ASSINATURA DO ORIENTADOR:______________________________________________

RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO:________________________

DATA:____/____/______

26

Page 27: 2014 SEMINTER-1.docx · Web viewministÉrio da educaÇÃo. secretaria de educaÇÃo profissional tecnolÓgica. i. nstituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e tecnologia do amazonas

ANEXO I - FICHA DE AVALIÇÃO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS LICENCIATURAS (SEMINTER)

Avaliação Oral (A1) Nota do avaliadorCritérios Valor Máximo

Postura e Desembaraço 2,0Qualidade do material didático 2,0Sequência didática 2,0Uso do tempo 2,0Conhecimento teórico 2,0

Total (A1) MÁXIMO

Avaliação Escrita (Projetos e Artigos- A2)Critérios Valor

MáximoProjeto I

Valor MáximoProjeto

II

Critérios para

avaliação do artigo

Valor máximoArtigo

Nota do avaliador

Formulação/ problema 1,0 1,0 Resumo 2,0Hipóteses 1,0 1,0 Introdução 2,0Justificativa 1,0 1,0 Metodologia 1,5Objetivos 1,0 1,0 Resultados/

Discussão1,5

Fundamentação teórica 2,0 2,0 Conclusões 2,0Metodologia 2,0 2,0 Referências

Bibliográficas1,0

Cronograma 1,0 1,0Referências bibliográficas 1,0 1,0ResumoTotalTOTAL( A2) MÁXIMO – 10,0 PONTOS

27

Média= A1 + A2=

2

Responsável pelo recebimento:_________________________________________