2014.02.07 - BRASIL ECONÔMICO IG - luz do cárcere dá voz a detentos em porto alegre

2
[an error occurred while processing this directive] Último Segundo Economia Esportes Gente Delas Negócios BrasilEconômico 07/02/14 | 10:16 Atualizado em: 07/02/14 | 10:16 Luz do Cárcere dá voz a detentos em Porto Alegre Brasil Econômico O projeto, no Presídio Central de Porto de Alegre, cria meios de expressão dos presos com o mundo exterior Gilberto Nascimento [email protected] Superlotado e necessitando de reformas urgentes, o Presídio Central de Porto de Alegre provocou em dezembro último uma condenação da União pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. O presídio gaúcho já havia sido considerado o pior do País em 2008, por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada na Câmara dos Deputados para investigar as condições prisionais. Hoje, lá dentro, um projeto chamado Luz no Cárcere é o primeiro da América Latina a criar meios de expressão dos presos com o mundo exterior. O programa atende aos 57 presos dependentes químicos da galeria E1. Eles têm um canal no Youtube, o , no qual falam sobre suas vidas. Os presos iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro e produzir um filme, com roteiro de um deles. O Luz no Cárcere foi criado pela advogada Carmela Grüne e faz parte de um programa chamado Direito no Cárcere. Sem apoio financeiro público, o objetivo é mobilizar a sociedade civil para atuar voluntariamente na reintegração social de prisioneiros e ex presidiários. Os detentos participantes trabalham com reciclagem de materiais e na reforma do espaço que ocupam. Para Carmela, a maior participação de voluntários poderia diminuir o número de presos. A cadeia, criada nos anos 50, tem capacidade para dois mil detentos, mas abriga 4,5 mil."Existem lá dentro cerca de mil presos sem informações sobre seus processos. São dois defensores públicos para Os presos têm um canal no Youtube, o VlogLiberdade, no qual falam sobre suas vidas. Foto: Divulgação VlogLiberdade (http://www.youtube.com/user/VlogLiberdade)

Transcript of 2014.02.07 - BRASIL ECONÔMICO IG - luz do cárcere dá voz a detentos em porto alegre

Page 1: 2014.02.07 - BRASIL ECONÔMICO IG - luz do cárcere dá voz a detentos em porto alegre

02/07/2015 Luz do Cárcere dá voz a detentos em Porto Alegre ­ Brasil Econômico

http://brasileconomico.ig.com.br/ultimas­noticias/luz­do­carcere­da­voz­a­detentos­em­porto­alegre_138771.html 1/2

[an error occurred while processing this directive]

Último Segundo Economia Esportes Gente Delas

Negócios­ Brasil Econômico

07/02/14 | 10:16 ­ Atualizado em: 07/02/14 | 10:16

Luz do Cárcere dá voz a detentos em Porto Alegre ­ Brasil Econômico

O projeto, no Presídio Central de Porto de Alegre, cria meios de expressão dos presos com omundo exterior

Gilberto [email protected]

Superlotado e necessitando de reformas urgentes, oPresídio Central de Porto de Alegre provocou emdezembro último uma condenação da União pelaComissão Interamericana de Direitos Humanos. Opresídio gaúcho já havia sido considerado o pior doPaís em 2008, por uma Comissão Parlamentar deInquérito (CPI) criada na Câmara dos Deputados parainvestigar as condições prisionais.

Hoje, lá dentro, um projeto chamado Luz no Cárcereé o primeiro da América Latina a criar meios deexpressão dos presos com o mundo exterior. Oprograma atende aos 57 presos dependentesquímicos da galeria E­1. Eles têm um canal noYoutube, o 

, noqual falam sobre suas vidas. Os presos iniciaram umacampanha para arrecadar dinheiro e produzir umfilme, com roteiro de um deles.

O Luz no Cárcere foi criado pela advogada CarmelaGrüne e faz parte de um programa chamado Direitono Cárcere. Sem apoio financeiro público, o objetivo é

mobilizar a sociedade civil para atuar voluntariamente na reintegração social de prisioneiros e ex­presidiários. Os detentos participantes trabalham com reciclagem de materiais e na reforma doespaço que ocupam.

Para Carmela, a maior participação de voluntários poderia diminuir o número de presos. A cadeia,criada nos anos 50, tem capacidade para dois mil detentos, mas abriga 4,5 mil."Existem lá dentrocerca de mil presos sem informações sobre seus processos. São dois defensores públicos para

Os presos têm um canal no Youtube, oVlogLiberdade, no qual falam sobre suas vidas.Foto: Divulgação

VlogLiberdade(http://www.youtube.com/user/VlogLiberdade)

Page 2: 2014.02.07 - BRASIL ECONÔMICO IG - luz do cárcere dá voz a detentos em porto alegre

02/07/2015 Luz do Cárcere dá voz a detentos em Porto Alegre ­ Brasil Econômico

http://brasileconomico.ig.com.br/ultimas­noticias/luz­do­carcere­da­voz­a­detentos­em­porto­alegre_138771.html 2/2

atender a todos", diz. O Luz no Cárcere existe desde agosto de 2011, com apoio do governo estadual.A intenção do governador Tarso Genro (PT) é construir presídios e desativar a unidade.

Ideli para o TCU

No PT, já se fala na possível indicação da ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, para umcargo no Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão abrirá duas vagas para ministro em outubro enovembro. Essas indicações caberão ao Senado. Até lá, Ideli continuaria ministra.

Falcão pode abrir mão de candidatura

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, ainda não anunciou se vai disputar as eleições deste ano. Odirigente será o coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff e, por isso, podefaltar tempo para cuidar da própria candidatura. Hoje deputado estadual em São Paulo, ele analisa apossibilidade de disputar uma vaga à Câmara. Se ele não concorrer à Assembleia Legislativa, acorrente Novo Rumo, à qual pertence, lançará outro nome. A preferência é pelo secretário deRelações Governamentais da prefeitura de São Paulo, João Antonio. Outra opção é o presidente daCâmara Municipal paulistana, José Américo.

A política do café com leite de Aécio

Candidato a presidente, o senador Aécio Neves (PSDB­MG) volta hoje a visitar o interior paulista. Suacampanha acredita que o crescimento em São Paulo será fundamental para garantir uma vaga nosegundo turno. Ex­governador de Minas, já é um nome consolidado no segundo maior colégioeleitoral do País. Agora, foca também onde está o maior eleitorado. Ele vai hoje a Araçatuba e depoisSão Carlos. Aécio esteve recentemente em Campinas, Rio Preto, Ribeirão Preto e Santos.

PSDB avalia que precisa manter sua hegemonia

Independentemente da disputa nacional, o grupo de Aécio Neves se preocupa em manter ahegemonia dos tucanos em São Paulo e Minas, governados pelo partido há 12 e 20 anos,respectivamente. Os estados são considerados fundamentais para manter a força do PSDB em nívelnacional, ainda mais em caso de eventual derrota na eleição presidencial.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Com Leonardo Furhmann