20140402_br_metro rio

16
RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável. A FORÇA DO MOINHO EMANUELLE ARAÚJO, TONI COSTA E LAN LAN MISTURAM RITMOS EM NOVO CD PÁG. 11 GREVE NO FOGÃO RECEITAS DO TIME ESTÃO CURTAS, CONTA A ‘COLUNA DO GAROTINHO’ PÁG. 15 www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj RIO DE JANEIRO Quarta-feira, 2 de abril de 2014 Edição nº 857, ano 4 MÍN: 22°C MÁX: 31°C Militares vão investigar sete centros de tortura Cerveja sobe para ajudar a pagar conta de energia Reajuste de 0,4% afeta ainda outras bebidas. Medida reforça caixa do governo no setor elétrico PÁG. 08 Matemática do dia a dia reprova brasileiro José de Anchieta será canonizado hoje País fi ca em 38 o lugar entre 44 países no teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) PÁG. 06 No Vaticano, papa Francisco reconhece como santo o padre jesuíta espanhol chamado de Apóstolo do Brasil PÁG. 10 Anchieta vai ser o terceiro santo brasileiro | TADEU BIANCONI / MOSAICO IMAGEM enfim Manifestação parou a avenida Rio Branco BRUNA PRADO/ METRO RIO A pedido da Comissão da Verdade. Forças Armadas abrem sindicância para apurar uso sistemático de bases no Rio, Belo Horizonte, São Paulo e Recife em violações dos direitos humanos na ditadura. Protestos no Centro lembram os 50 anos do golpe militar e acabam em confusão PÁGS. 03 E 06

description

 

Transcript of 20140402_br_metro rio

Page 1: 20140402_br_metro rio

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OUT

RO LE

ITO

RO

Jorn

al M

etro

é im

pres

so e

m p

apel

cer

tifica

do F

SC,

gara

ntia

de

man

ejo

flore

stal

resp

onsá

vel. A FORÇA DO

MOINHOEMANUELLE ARAÚJO, TONI COSTA E LAN LAN MISTURAM RITMOS EM NOVO CD PÁG. 11

A FORÇA DOMOINHOEMANUELLE ARAÚJO, TONI COSTA E LAN LAN MISTURAM RITMOS EM NOVO CD

GREVE NO FOGÃORECEITASDO TIME ESTÃOCURTAS, CONTAA ‘COLUNA DO GAROTINHO’ PÁG. 15

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metrorj

RIO DE JANEIRO Quarta-feira,2 de abril de 2014Edição nº 857, ano 4

MÍN: 22°CMÁX: 31°C

sunny

hazy

snow rain partly sunny

cloudy sleet thunder part sunny/showers

showers

thunder showers

windy

Militares vão investigar sete centros de torturaCerveja sobe para ajudar a pagar conta de energiaReajuste de 0,4% afeta ainda outras bebidas. Medida reforça caixa do governo no setor elétrico PÁG. 08

Matemática do dia a dia reprova brasileiro

José de Anchieta será canonizado hoje

País fi ca em 38o lugar entre 44 países no teste do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) PÁG. 06

No Vaticano, papa Francisco reconhece como santo o padre jesuíta espanhol chamado de Apóstolo do Brasil PÁG. 10

Anchieta vai ser o terceiro santo brasileiro | TADEU BIANCONI / MOSAICO IMAGEM

enfim

Manifestação parou aavenida Rio Branco

BRUNA PRADO/ METRO RIO

A pedido da Comissão da Verdade. Forças Armadas abrem sindicância para apurar uso sistemático de bases no Rio, Belo Horizonte, São Paulo e Recife em violações dos direitos humanos na ditadura. Protestos no Centro lembram os 50 anos do golpe militar e acabam em confusão PÁGS. 03 E 06

Page 2: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com |02| {FOCO}

1FOCO

O jornal Metro circula em 24 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos, Campinas e Grande Vitória, somando 510 mil exemplares diários.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145)Editor Chefe: Luiz Rivoiro (MTB 21.162). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Tecnologia e Operações: Luiz Mendes Junior Gerente Executivo: Ricardo AdamoCoordenador de Redação: Irineu Masiero. Editor-Executivo de Arte: Vitor IwassoMetro Rio de Janeiro. Editora-Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: 18.892) Editora de Arte: Cláudia Lorena. Gerente Comercial: Patrícia CapelutoGrupo Bandeirantes de Comunicação RJ. Diretor Geral: Daruiz ParanhosDiretor de Jornalismo: Rodolfo Schneider. Diretor Comercial: Tuffy Habib

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/2586-9565

COMERCIAL: 021/2586-9570

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: 021/2586-9570. O jornal Metro é impresso pela News Technology Gráfica e Editora Ltda.

Filiado ao

Segurançaem letras BANDIDOS UNIDOS,

ASSIM SERÃO VENCIDOSO que aconteceria se duas ou mais facções do narcotráfico se unissem? Essa é a questão mais atual sobre a Segurança Pú-blica do Rio de Janeiro, que há dois dias vem enchendo de in-dagações e preocupações a população.

A descoberta de um plano do poder paralelo de se unir pa-ra enfrentar o Poder Público pôs em polvorosa a mídia, “os es-pecialistas” e toda gente que, por motivos diversos, vê na se-gurança motivo de sua atenção.

Não é a primeira vez que esta hipótese é considerada e tra-zida a público como notícia. Em novembro de 2010, mais pre-cisamente no dia 24, os jornais anunciavam as tratativas dos criminosos como uma união do crime contra as UPPs. A in-teligência da Secretaria de Segurança havia monitorado con-versas de traficantes da Rocinha com bandidos do Alemão. Eles viam na implantação de novas unidades de polícia pa-cificadora um risco real para suas existências como grupos “organizados”.

Os bandidos estavam realmente se sentindo encurralados. O enfraquecimento que experimentavam da sua estrutura de poder era brutal e as perdas econômicas dos seus negócios ir-reparáveis. Os criminosos discutiam a possibilidade da união como única forma de sobrevivência de suas organizações.

Ninguém sabe como o monitoramento das conversas dos criminosos vazou para os jornais, mas a resposta do secretá-rio José Mariano Beltrame à indagação que se seguiu não po-deria ser outra: “A reação da PM será em dobro”.

Aquele dia foi véspera da entrada do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM) na Vila Cruzeiro sob a proteção de aço dos blindados dos fuzileiros navais. Não estávamos preocupados com a união das facções, porque, afinal, sempre as enfrentamos de um só tempo.

Tenho motivos para pensar que agora também será assim: caso os bandidos se unam, as ações das forças de seguran-ça serão em dobro igualmente. O que não pode acontecer é amolecer e fazer pairar dúvidas sobre o sucesso da pacifica-ção, havendo ou não união de bandidos. As UPPs são a grande esperança do povo do Rio de viver as tão sonhadas tranquili-dade pública e paz social, que norteiam o papel da segurança.Eu não vejo futuro nessa união de facções. Eles se atacaram com pedras e garrafas na primeira chance que tiveram na Maré. Há pelo menos 20 anos se armam emboscadas e in-vadem o território do outro fazendo dezenas de mortos, ali-mentando seus ódios. O que está a caminho é um Cavalo de Tróia. Aliás, dois. Vamos ver quem vai dormir primeiro.

MÁRIO SÉRGIO [email protected]

O coronel Mário Sérgio Duarte, autor do livro “Liberdade Para o Alemão - O Resgate de Canudos”, escreve às quartas-feiras.

Quem acessou a página da Prefeitura do Rio ontem já conferiu as facilidades do no-vo portal Carioca Digital (ca-rioca.rio.rj.gov.br), criado para reunir os serviços municipais. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carva-lho, a ferramenta vai apresen-tar as informações de forma personalizada ao usuário ca-dastrado, a partir da inscrição do CPF e da indicação da loca-lização geográfica.

“É uma forma de a prefei-tura dialogar constantemen-te com o cidadão. A platafor-ma poderá, em breve, avisá-lo através de e-mail ou SMS so-bre uma consulta marcada na Clínica da Família. Além das consultas, o morador poderá ser informado sobre obras em seu bairro, mudanças e novi-dades em todo o município”, disse Pedro Paulo, na apresen-

tação da novidade.O lançamento teve trans-

missão em tempo real, atra-vés do site Rio Sempre Pre-sente. Entre outros serviços, estão disponíveis o boletim e o índice de desempenho escolar, a situação fiscal de imóveis, multas de trânsito, agenda cultural e mapa de equipamentos públicos mu-

nicipais. Além disso, o cida-dão poderá consultar as soli-citações feitas à Central 1746, o andamento dos pedidos e abrir um novo chamado.

Outra novidade é o Data.Rio, que colocou base de da-dos do município disponível, como informações geradas pelos aparelhos de GPS dos ônibus. METRO RIO

Internet. Serviço permite que o usuário cadastrado tenha acesso a informações sobre diferentes serviços municipais de forma customizada

A página da prefeitura passa a exibir 10 opções de sites municipais | REPRODUÇÃO

Novo portal da Prefeitura do Rio concentra serviços

Multas de trânsito podem ser parceladasOutra novidade divulgada pe-la prefeitura vai beneficiar quem tem dívida de trânsito. Pela Internet, as multas mu-nicipais vencidas até 31 de de-zembro de 2012 podem ser parceladas em até 12 vezes e com 30% de desconto.

Segundo a Secretaria Mu-nicipal de Transportes, os in-teressados também têm a op-ção de pagar à vista com 50% de desconto, medida válida desde janeiro. Em ambos os casos o valor é corrigido pelo índice IPCA-E.

Os cariocas interessados em quitar as dívidas relativas às multas devem acessar o si-te http://iportal.rio.rj.gov.br/mpmweb e escolher a moda-lidade de pagamento: à vista ou parcelada. É preciso ape-nas ter a placa e o Registro Nacional de Veículos Auto-motores (Renavam) do veícu-lo. Feito isso, o cidadão pode imprimir o boleto e se dirigir a uma agência cadastrada pa-ra a realização do pagamento.

Enquanto estiver pagan-do o parcelamento, o dono do carro poderá fazer vistorias e registro de licenciamento do veículo. Mas se o atraso no pa-gamento das parcelas for su-perior a 30 dias, o benefício é cancelado. METRO RIO

Presidente do PT

Prefeito de Maricá está inelegível O Tribunal Regional Elei-toral (TRE) do Rio voltou a tornar inelegível por oi-to anos e a multar em R$ 25 mil o prefeito reeleito de Maricá e presidente re-gional do PT, Washington Quaquá, por abuso de po-der político e econômico. A primeira decisão foi da-da em agosto do ano pas-sado e o prefeito recorreu. Ainda cabe novo recurso ao Tribunal Superior Elei-toral, em Brasília.

METRO RIO

Caso Adrielly

MP denuncia dois médicos O Ministério Público de-nunciou os neurocirur-giões Adão Orlando Cres-po Gonçalves e José Renato Ludolf Paixão por homicídio culposo por negligência ao faltarem o plantão de Natal, em de-zembro de 2012, quan-do a menina Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos, chegou baleada na cabe-ça ao Hospital Salgado Filho, no Méier, e ficou oito horas para ser aten-dida. METRO RIO

Troca-troca

PezãoA Assembleia

Legislativa do Rio (Alerj) realiza na sexta-

feira a solenidade de posse do vice-governador Luiz Fernando Pezão

(PMDB) como governador do Rio de Janeiro. Pezão assume

o lugar de Sérgio Cabral, eleito em 2006

e reeleito em 2010.

Dólar - 0,26%

(R$ 2,26)

Bovespa - 0,29% (50.270 pts)

Euro + 0,16%

(R$ 3,12)

Selic (10,75% a.a.)

Salário mínimo(R$ 724)

Cotações

Page 3: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com {FOCO} |03|◊◊

Acusados de atacar UPP de Manguinhos são presosCinco acusados de terem participado do ataque à UPP (Unidade de Polícia Pacifi-cadora) Arará/Mandela, em Manguinhos, na zona norte, no último dia 20, foram pre-sos ontem. Segundo o dele-gado titular da 21ª DP (Bon-sucesso), Deumir Gouvea, responsável pela operação, os bandidos são considerados os executores dos crimes.

“A ação foi orquestrada por criminosos que estão in-satisfeitos com a instalação da UPP na comunidade. Três PMs da unidade que estavam presentes no dia, nos ajuda-ram a localizar as casas dos

acusados”, afirmou o delega-do. Na ocasião, os criminosos incendiaram cinco contêine-res da unidade e duas viatu-ras, além de terem baleado o comandante da UPP, o capi-tão Gabriel Toledo.

Todos os suspeitos foram presos em casa, na própria comunidade. Foram cum-pridos mandados de pri-são contra Renato Cipriano Silva, de 24 anos, Rodrigo da Silva Freire, 23, Cristia-no dos Santos Gregório, 24, Johni do Espírito Santo Pe-reira, 21, e Leonardo Pitzer de Souza Reis, 21.

Os cinco vão responder

pelos crimes de dano ao pa-trimônio público, roubo, in-cêndio, explosão, disparo de arma de fogo, tráfico de dro-gas, associação para o tráfico e associação criminosa. As prisões são temporárias por 30 dias, podendo ser conver-tidas em preventivas. Soma-

das, as penas podem chegar a 80 anos de reclusão.

Outros sete acusados de terem participado dos ata-ques estão foragidos. Entre eles, os três apontados como os mandantes dos crimes, acusados de liderar o tráfi-co na região: José Benemario de Araújo, de 51 anos, André Luiz Cabal dos Santos, conhe-cido como Lacraia, 36, e Mar-celo Fernando Pinheiro Vei-ga, o Piloto, 48.

Os outros dois procura-dos são Claudevan Alves dos Santos, conhecido como Ca-rioca, de 23 anos, e Rodol-fo Silva Melo do Nascimen-

to, o Pirata, 22. Contra eles também há mandado de prisão por tentativa de ho-micídio, porque são acusa-dos de terem atirado con-tra o comandante da UPP de Manguinhos.

“Vamos continuar reali-zando diligências em busca dos outros criminosos”, afir-mou Gouvea. De acordo com o delegado, as investigações apontaram que um grupo invadiu um prédio abando-nado em Manguinhos, no mesmo momento em que a UPP foi atacada, para des-viar a atenção dos policiais.

METRO RIO

Zona norte. Cinco foram encontrados em casa, mas sete ainda estão foragidos. Entre eles, os três mandantes dos crimes, apontados como os chefes do tráfico na região, e os dois suspeitos de terem atirado contra o comandante da unidade

‘Descomemoração’ do golpe militar termina com detidosUm protesto contra a come-moração pelos 50 anos do golpe militar, no Centro, ter-minou em tumulto e corre-ria em frente à sede do Clu-be Militar, na avenida Rio Branco, onde o ato termi-nou, ontem à noite. Cinco ativistas foram detidos.

Segundo manifestantes, os PMs que fizeram um cor-dão de isolamento no pré-dio para garantir a seguran-ça do local agiram de forma truculenta e arbitrária. Os agentes teriam alegado que os detidos jogaram pedras e paus contra eles. Bombas de efeito moral foram lançadas contra os ativistas.

O ato reuniu cerca de 600 pessoas, entre estudantes, in-tegrantes de partidos políti-cos e representantes de enti-dades de trabalhadores. Um grupo começou a passeata na avenida Rio Branco, na altu-ra da av. Presidente Vargas, e caminhou pela via – que che-gou a ficar interditada nos dois sentidos –, até chegar à Cinelândia, onde se juntou a outros ativistas que participa-vam de um ato no local.

Uma fogueira foi acesa em frente à Câmara dos Vereado-res. Na porta do Clube Militar – onde haveria uma comemo-ração da data por integran-tes da reserva, que chamam o golpe de “revolução” –, al-guns manifestantes desenha-ram corpos no chão, como fei-tos em perícia, e acenderam

velas para lembrar os mortos no período da ditadura.

Durante todo o dia, a Cine-lândia foi palco de um ato da Anistia Internacional. Desde a manhã, integrantes do órgão lançaram, no local, a campa-nha “50 dias contra a impu-nidade”, com objetivo de re-colher assinaturas para pedir a revisão da Lei de Anistia, de 1979, a fim de “garantir justi-

ça para os crimes cometidos por agentes do Estado duran-te o regime militar”.

Como parte do ato, 21 es-cudos em tamanho real – um para cada ano do regime –, fo-ram espalhados pela praça. Cada um trazia lembranças de violação dos direitos hu-manos cometidas na época.

NA PÁG. 06, FORÇAS ARMADAS INVESTIGAM TORTURAS EM BASES.

Arcos da Lapa ‘recauchutados’ para a CopaOs Arcos da Lapa serão revitalizados e pintados a tempo da Copa do Mundo. A obra, orçada em R$ 1,3 milhão, começou na segunda-feira e deve durar 60 dias. Como o monumento é tombado, a recuperação feita pela prefeitura terá supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A última restauração dos Arcos ocorreu em 2011. | BRUNA PRADO/METRO RIO

Indignados com a polícia, que soltou um suspeito de come-ter assaltos a residências em Santa Teresa, moradores fize-ram um protesto no bairro na madrugada de ontem.

Segundo o grupo, o ho-mem, de 24 anos, tentava en-trar em uma casa na rua Lau-rinda Santos Lobo, quando foi flagrado. Ele tentou fugir, mas a Polícia Militar o pren-deu. Por não haver um dele-gado presente na 7ª DP (Santa Teresa), a ocorrência foi regis-trada na 5ª DP (Mém de Sá), porém, o suspeito foi autua-do por violação de domicílio e solto em seguida. Ele vai res-ponder em liberdade.

De acordo com morado-res, o bairro vem sofren-do com constantes assaltos, principalmente após o Car-naval. METRO RIO

Santa Teresa. Polícia solta suspeito de assaltos

“Nenhum ataque à polícia em área de UPP ocorre sem ordem expressa ou consentimento.” DEUMIR GOUVEA, DELEGADO DA 21ª DP

O Ministério da Defesa anun-ciou, ontem, que as Forças Ar-madas estão autorizadas a en-trar na Maré, na zona norte, a partir do primeiro minuto de sábado. Serão aproximada-mente 1,8 mil militares, que deverão permanecer até o dia 31 de julho nas ruas e nas co-munidades do complexo.

Foi determinada a atuação da tropa nas regiões da Praia de Ramos, Parque Roque-te Pinto, Parque União, Par-que Rubens Vaz, Parque No-va Holanda, Parque da Maré, Conjunto Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Tim-bau, Bento Ribeiro Dantas,

Vila dos Pinheiros, Conjunto dos Pinheiros, Conjunto No-vo Pinheiro (Salsa e Meren-gue), Vila do João e Conjunto Esperança.

Ontem, policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) infor-maram que a quadrilha de Marcelo Santos das Dores, o Menor P, preso semana passa-da, pode ter escondido armas com grande poder de fogo, capazes até de derrubar um helicóptero. Elas estariam no Morro do Timbau e na favela Salsa e Merengue.

Já o mutirão de serviços vem seguindo a todo vapor

na comunidade. Somente on-tem, a Comlurb removeu 182 toneladas de lixo. A RioLuz atuou em 345 pontos de luz.

Jovem é enterrado Foi enterrado ontem, no Ce-mitério da Cacuia, na Ilha do Governador, o adolescente Vinícius Guimarães, 15 anos. Segundo moradores, ele foi baleado durante uma briga entre facções das favelas No-va Holanda e Baixo Sapateiro.

O adolescente suspeito de ter matado Vinícius e ter fe-rido outros dois jovens já foi identificado pela Divisão de Homicídios (DH). METRO RIO

PMs jogaram spray e bombas de gás nos ativistas | MAURÍCIO FIDALGO/FUTURA PRESS

Militares ocupam a Maré no sábado

Ato contra aniversário do golpe fechou a av. Rio Branco | BRUNA PRADO/METRO RIO

Page 4: 20140402_br_metro rio
Page 5: 20140402_br_metro rio
Page 6: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com |06| {BRASIL}

Palco de torturas e mortes durante a ditadura, sete uni-dades militares de Rio de Ja-neiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte serão alvo de uma comissão de sindi-cância das Forças Armadas. Exército, Marinha e Aero-náutica tomaram a decisão a partir de um pedido da Co-missão Nacional da Verdade, feito em 18 de fevereiro.

A investigação tem como foco não as circunstâncias das violações dos direitos hu-manos, mas o uso sistemático e indevido de quartéis, que fi-caram conhecidos como cen-tros de tortura, conforme re-latório de 50 páginas.

“É imperioso o esclareci-mento de todas as circunstân-cias administrativas que con-duziram ao desvirtuamento do fim público estabelecido para aquelas instalações, con-figurando o ilícito administra-tivo do desvio de finalidade, já que não se pode conceber que próprios públicos pudessem ter sido formalmente destina-dos à prática de atos ilegais”, afirma o documento.

Fato inéditoSerá a primeira vez que os militares se dispõem a apu-

rar um tema relacionado à ditadura. Até então, as For-ças Armadas resistiam a passar informações à comis-são, criada para reescrever a versão oficial de violações dos direitos humanos ocor-ridas entre 1946 e 1988

“É nossa obrigação identi-ficar as estruturas das viola-ções de direitos humanos e nós fizemos isso. Queremos

saber agora como isso acon-teceu”, disse o coordenador da CNV, Pedro Dallari.

Os trabalhos serão coorde-nados pelo major-brigadeiro--do-ar Raul Botelho, coman-dante do Terceiro Comando Aéreo Regional.

Prédio abrigou o DOI-Codi no Rio de Janeiro | DIVULGAÇÃO/COMISSÃO DA VERDADE

Ditadura. Em resposta à Comissão Nacional da Verdade, Exército, Marinha e Aeronáutica decidem abrir sindicâncias para apurar violação dos direitos humanos em unidades militares

Forças Armadas vão apurar casos de tortura

Confira as sete localidades que deverão ser investigadas pelas Forças Armadas:

• Rio de Janeiro. - Destacamento de Operações de Informações do I Exército (DOI/I Ex);- 1ª Companhia de Polícia do Exército da Vila Militar;- Base Naval da Ilha das Flores;- Base Aérea do Galeão.

• São Paulo. - Destacamento de Operações de Informações do II Exército (DOI/II Ex).

• Recife. - Destacamento de Operações de Informações do IV Exército (DOI/IV Ex).

• Belo Horizonte. - Quartel do 12º Regimento de Infantaria do Exército.

Unidades militares

MARCELOFREITAS METRO BRASÍLIA

A sessão solene da Câmara pa-ra lembrar os 50 anos do gol-pe de 1964 ontem foi marcada por tumulto e troca de agres-sões entre manifestantes con-trários à ditadura e grupos favoráveis à atuação dos mili-tares. A confusão começou na abertura dos trabalhos.

O clima ficou tenso depois que uma faixa foi estendida com os dizeres: ‘Parabéns, mi-

litares. Graças a vocês o Brasil não é Cuba’. As pessoas contrá-rias à ditadura vaiaram e solta-ram os gritos de ‘assassinos’. A sessão foi interrompida. Na re-tomada dos trabalhos, o depu-tado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que defende as Forças Armadas, ocupou a tribuna, sob vaias. Após nova confusão com uma esposa de militar, a sessão foi encerrada. METRO

Estudantes brasileiros têm di-ficuldade para solucionar pro-blemas que exigem raciocínio lógico, como programar um aparelho de ar-condicionado ou calcular a tarifa mais bara-ta entre combinação de trans-portes. O resultado de teste divulgado ontem pela OCDE (Organização para a Coopera-ção e o Desenvolvimento Eco-nômico), mostra o Brasil na 38º posição em ranking de 44 países. Os brasileiros obtive-ram 428 pontos, enquanto a média geral foi de 500.

Entre os países da Amé-rica Latina, o Brasil aparece atrás do Chile (36º) e à frente do Uruguai (42º) e da Colôm-bia (44º). Nas primeiras posi-ções estão Cingapura, Coreia do Sul e Japão. A avaliação faz parte do Pisa. Aplicado a cada três anos em alunos que con-

cluem o ensino básico, o exa-me mediu pela primeira vez a capacidade de raciocínio ló-gico dos alunos. As questões testam a capacidade dos estu-dantes de resolver problemas de matemática aplicados à vi-da real. Foram avaliados 85 mil estudantes de 15 anos.

Dos alunos brasileiros, so-mente 2% foram capazes de resolver problemas mais complexos e 47,3% tiveram baixa performance. Na média geral, o índice foi de 11%.

No resultado do Pisa, do ano passado, o Brasil ficou em 58º lugar entre 65 países. “Incor-porar jogos pode potencializar habilidades socioemocionais, que são importantes para a melhoria do desempenho em matemática”, afirma o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mo-zart Neves. METRO

Educação. Alunos do Brasil ficam em 38o lugar em ranking de 44 países

Manifestantes viram as costas no discurso de Bolsonaro | ANTÔNIO AUGUSTO/AGÊNCIA CÂMARA

Câmara. Sessão solene termina em confusão

CAÇAS BRASILEIROS SERÃO MONITORADOS PELA NSA. Escândalo na Suíça de-nunciou que a tecnologia de rádio dos caças Gri-pen, comprados pelo go-verno brasileiro em de-zembro passado, detém “certificado de tecnolo-gia” americana da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA). O sis-tema de rádio, desenvol-vido pela empresa Rock-well Collins, permite o monitoramento de toda comunicação e até das imagens capturadas pe-los caças suecos.

PARA A COMUNICAÇÃO. Como o Brasil, a Suíça vai comprar os caças Gripen, da Saab, que terceirizou o sistema de comunica-ção à americana Rock-well Collins.

O LOBBY VENCEU. Até o ano passado, uma empre-sa suíça era a responsável pelo sistema de comuni-cação do Gripen, mas foi substituída pela Rock-well Collins.

VENDA DO EXCEDENTE. O ministro Aloizio Merca-dante (Casa Civil) encami-nhou para análise técni-ca projeto que permite ao consumidor gerar energia (eólica, solar, etc) em casa e vender o excedente, como na Alemanha e nos EUA.

ENQUETE MANIPULADA. Está sob suspeita de ma-nipulação uma enque-te sobre a definição de família, no site da Câ-mara dos Deputados. Ontem, ninguém con-seguia marcar a opção definindo família como “núcleo formado a par-tir da união entre ho-mem e mulher”. A Câ-mara alegou “problemas técnicos”.

ETERNO 1º DE ABRIL. A far-sa da construção da sede da UNE no Rio, que re-cebeu mais de R$ 50 mi-lhões do governo fede-ral, vai além dos tapumes metálicos que escondem o mato: não há placa identificando projeto de engenharia.

PERDA TOTAL. Apanhado no jatinho do doleiro do mensalão Alberto Yous-sef, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), já tem um Boeing da Malá-sia para chamar de seu.

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR

PODER SEM PUDORO mais importante

Folclórico ex-prefeito de São Mateus (ES), Amocim Leite (também conheci-do por “Loveyesmilk”) to-mava um demorado chá--de-cadeira na antesala de Gérson Camata, então go-vernador capixaba, quan-do interpelou a secretária,

irritado, sobre o motivo de tanta demora.- É que ele está falando com um pessoal que veio de Brasília...- Não entendo – reagiu Amocim – Eu vim de Mon-za e eles são mais impor-tantes do que eu?!

“O OBJETIVO É PROMOVER

UMA INVESTIGAÇÃO

GENERALIZADA.”SENADORA E EX-MINISTRA GLEISI

HOFFMANN (PT-PR), TENTADO “MELAR” A CPI DA PETROBRAS

Política

Mercadante | VANESSA CARVALHO/

BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS

CLÁUDIO [email protected]

Page 7: 20140402_br_metro rio
Page 8: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com |08| {ECONOMIA}

O governo elevou ontem os impostos das cervejas, refres-cos, isotônicos e energéticos. Caso o aumento seja integral-mente repassado aos consu-midores, essas bebidas terão um reajuste médio de 0,4%, segundo os cálculos do Mi-nistério da Fazenda.

E a indústria de cerve-jas sinalizou que o aumen-to pode ser repassado para o consumidor. Em nota, a Cer-vBrasil (Associação Brasilei-ra da Indústria da Cerveja), que reúne Ambev, Brasil Ki-rin, Heineken e Petrópolis, alegou que dificuldades pa-ra absorver a elevação da carga tributária, “dadas as fortes pressões de custo in-cidentes sobre o setor”.

A entidade lembra que nos últimos dois anos a car-ga tributária de bebidas frias subiu mais de 20%, variação superior a oito pontos per-centuais em relação à infla-ção do período. Nos últimos 12 meses, o preço da cerveja acumula uma alta de 11,47%.

Com a nova elevação de impostos, a Ambev terá que aumentar os preços de suas cervejas em 1% a 1,5% para manter a rentabilidade, afir-maram analistas do Credit Suisse e do Bank of America Merrill Lynch, em relatório.

Para a cerveja, a alta de impostos vale para todos os tipos de embalagens, en-quanto, para os demais pro-dutos, para latas ou vidros.

Foi elevado em 1,5 ponto percentual o multiplicador que incide sobre os preços das bebidas para que se che-gue à base de cálculo do IPI e do PIS/Cofins.

A alta não afeta a água mineral e nem refrigeran-tes. No entanto, em outubro está previsto um novo ajus-te, que incluirá também os refrigerantes. A água conti-nuará com imposto zerado.

A elevação de impostos ontem deve gerar receitas de R$ 200 milhões aos cofre pú-blicos. Os recursos chegam em um momento de dificul-dade de caixa do governo, agravada pelos gastos extras com o setor elétrico.

O secretário-executivo ad-junto do Ministério da Fazen-da, Dyogo Oliveira, negou, entretanto, que o reajuste te-nha a ver com o rombo no caixa provocado pelos gas-tos extras do Tesouro com o setor elétrico. Segundo ele, a alteração estava prevista des-de setembro do ano passado e a arrecadação de R$ 200 mi-lhões já está no orçamento. “A estimativa de arrecadação de 2014 está mantida.”

Em 2012, o governo mu-dou a tributação do setor de bebidas frias e determinou que haveria reajustes anuais. O reajuste deveria ter ocorri-do no ano passado, mas foi adiado, a pedido do setor, que alegou dificuldades e ris-co de demissões. METRO

Reforço de caixa. Reajuste atinge ainda refrescos, isotônicos e energéticos e deve gerar arrecadação de R$ 200 milhões. Tributo terá nova alta em outubro, incluindo refrigerantes

Indústria alega dificuldades para absorver alta de imposto | ALE SILVA/FUTURA PRESS

Cerveja deve subir 0,4% com imposto maior, diz governo

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) apro-vou ontem a possibilida-de de as distribuidoras ofe-recerem energia pré-paga aos consumidores. A tari-fa será igual à da pós-paga, mas a distribuidora poderá dar descontos para incenti-var os consumidores a ade-rirem à modalidade.

A previsão da Aneel é que o modelo esteja dispo-nível a partir de 2015. Para a conta pré-paga ser colocada em prática, o Inmetro pre-cisa ainda certificar os me-didores necessários para a implantação do sistema. É preciso também que os Es-tados definam como será a tributação sobre a energia pré-paga.

“Para ser colocado em prática, é preciso vencer as etapas. Acho que não são condições que restringem a aplicação do pré-pagamen-to”, disse o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.

As distribuidoras vão defi-nir quando e em qual área vão

começar a oferecer o serviço. A adesão dos consumidores será opcional, e os custos da instalação dos medidores de-verá ser pago pelas distribui-doras. Os créditos comprados não terão prazo de validade e o retorno ao modelo conven-cional poderá ser solicitado a qualquer momento.

Quem optar pelo sistema pré-pago, receberá um crédi-to inicial de 20 quilowatts--hora (kWh) e poderá com-prar um crédito mínimo de 5 kWh. Quando os créditos estiverem perto de acabar, o consumidor vai ser notifica-do por meio de alarmes vi-sual e sonoro no medidor.

Quando o crédito aca-bar, o consumidor pode-rá solicitar um crédito de emergência de 20 kWh, que deverá ser disponibili-zado em qualquer dia da se-mana e horário, e será pago na próxima compra. Pela média do consumo dos bra-sileiros, essa energia deve ser suficiente para três dias de uso. METRO COM AGÊNCIAS

Energia. Conta pré-paga será oferecida a partir de 2015

O Ministério Público Federal emitiu um parecer em que aprova a substituição da TR (Taxa Referencial) pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) como fator de correção dos saldos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O texto reforça as deman-das dos trabalhadores, ao con-siderar que contas do FGTS

devem ser atualizadas por ín-dice que reflita a inflação.

METRO

FGTS. Ministério Público apoia correção pela inflação

5,56%foi a inflação medida pelo INPC no ano passado, contra TR foi de 0,19%. Os depósitos de FGTS são corrigidos pela TR mais 3% ao ano

Diretor- geral da Aneel, Romeu Rufino | JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Balança registra rombo recordeA balança comercial regis-trou superávit de US$ 112 milhões em março, o pior resultado para esses me-ses desde 2001, fechando o primeiro trimestre com de-ficit recorde de US$ 6,072 bilhões.

O governo espera a re-tomada dos resultados su-peravitários na balança co-mercial a partir do segundo semestre. Segundo o dire-tor do Departamento de Es-

tatística e Apoio ao Comér-cio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indús-tria e Comércio Exterior, Roberto Dantas, a expectati-va continua sendo de que a melhora da conta-petróleo, principalmente em função da alta nas exportações do combustível, ajudará a re-verter o quadro atual.

A conta-petróleo está de-ficitária em US$ 4,5 bilhões nos três primeiros meses do

ano contra resultado nega-tivo de US$ 5,8 bilhões no mesmo período de 2013. As exportações de petróleo e derivados cresceram 3,2%, enquanto as importações caíram 11% no intervalo. “A conta-petróleo está respon-dendo por 75% do saldo ne-gativo no primeiro trimestre de 2014”, disse Dantas.

Nos três primeiros me-ses do ano, as exportações brasileiras acumularam de

49,588 bilhões. Já as im-portações chegaram a US$ 55,660 bilhões no ano.

Os dados fracos da ba-lança comercial levaram o Banco Central a reduzir pa-ra US$ 8 bilhões, ante US$ 10 bilhões, a previsão do su-perávit comercial para este ano. Com isso, elevou para US$ 80 bilhões suas contas para o deficit em transações correntes neste ano.

METRO COM AGÊNCIAS

11,47%é aumento do preço da cerveja acumulado nos últimos doze meses até fevereiro, segundo a inflação medida pelo IPCA

Page 9: 20140402_br_metro rio
Page 10: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com |10| {MUNDO}

O governo malaio voltou a ser criticado ontem depois da di-vulgação de uma versão di-ferente sobre a última frase ouvida da cabine do Boeing 777-200ER desaparecido há quase um mês. A frase corre-ta seria “Boa noite, Malaysian três-sete-zero”.

O aviso de fim de transmis-são foi feito a partir da cabine, no momento em que deixava o espaço aéreo malaio em di-reção a Pequim. A mudança foi anunciada em um comu-nicado emitido pelas auto-ridades malaias na noite de segunda-feira. Na versão an-terior, o governo dissera que o copiloto do voo MH370 da Malaysian Airlines, com 239 pessoas a bordo, teria pronun-ciado as palavras “Tudo bem, boa noite”, em um tom con-siderado estranhamente in-formal. Apesar de fazer pouca diferença no rumo das inves-tigações, a mudança de ver-são deixou parentes dos pas-sageiros furiosos. METRO

MH370. Malásia altera versão sobre última frase

Conhecido como Apóstolo do Brasil, o espanhol José de Anchieta, padre jesuí-ta que catequizou índios e ajudou a fundar cida-des como Rio de Janeiro e São Paulo, será canoniza-do hoje pelo papa Francis-co em uma cerimônia no Vaticano.

Os postuladores da ca-nonização enviaram à Santa Sé, para análise, um documento com 488 pági-nas e o registro de mais de 5,3 mil histórias de pes-soas que alcançaram gra-ças rezando ao beato.

Biografias de José de Anchieta, incluindo a do padre Hélio Abranches Viotti, descrevem um ho-mem humilde, dedicado à sua fé em Deus, evangeli-zador perseverante e tam-bém um antropólogo e poeta dedicado.

Entre as principais mensagens que deixou es-tão o cuidado com o pró-ximo, a preocupação em levar a educação a todos, o respeito às diferenças,

a humildade e a busca da solução de conflitos por meio do diálogo. Anchieta escreveu versos em quatro línguas: português, espa-nhol, latim e tupi. O Pá-tio do Colégio, no Centro, exibe relíquias do religio-so. METRO VITÓRIA

Apóstolo. Anchieta será canonizado pelo papa hoje

Vaticano recebeu documento comquase 500 páginas | DIVULGAÇÃO

Em meio à crise entre a Rús-sia e a Ucrânia, ocasionada pela anexação, por Moscou, da Crimeia, Kiev autorizou ontem a realização de exercí-cios militares em seu territó-rio em parceria com a Organi-zação do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O anúncio, mais um si-nal da aproximação ucrania-na com o Ocidente, ocorre apesar da pressão econômica que o país sofre de Moscou. A produtora russa de gás natu-ral Gazprom anunciou ontem um aumento de 40% no pre-ço do gás vendido para a Ucrâ-nia. Na semana passada, Kiev assinou com o FMI um pacote de ajuda financeira.

Em mais um movimento na queda de braços entre os dois países, a Rússia fez um alerta à Ucrânia contra a in-tegração com a Otan. Segun-do a chancelaria em Moscou, tentativas anteriores de apro-ximação prejudicaram os la-ços entre os dois países e pro-vocaram problemas entre o governo russo e a aliança mi-litar. “(Tentativas anteriores) levaram ao congelamento dos contatos políticos russo--ucranianos, a dores de cabe-ça entre a Otan e a Rússia e a divisões da sociedade ucrania-na”, disse o Ministério.

O governo russo disse ain-da que os futuros laços eco-

nômicos entre Moscou e Kiev “vão depender profundamen-te das ações que a Ucrânia to-mar em sua política externa”.

Recuo de tropasUm dia depois de a Rússia di-zer que ordenaria a retirada de parte das tropas da fron-teira, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmus-sen, disse ontem não ter visto qualquer evidência do recuo. “Infelizmente, não posso con-firmar que a Rússia está reti-rando suas tropas”, disse.

Segundo ele, a Rússia mi-nou os princípios sobre os quais a parceira com a orga-nização foi erguida. Rasmus-sen disse ainda que, como resultado, “não é mais possí-vel manter o relacionamento normalmente”. Mais cedo, os chanceleres dos países-mem-

bros da Otan ordenaram o fim da cooperação “prática, civil e militar” com Moscou.

A decisão pode ter efeitos na cooperação com a Rússia no Afeganistão em áreas co-mo treinamento de pessoal de combate aos narcóticos, manutenção de helicópteros da Força Aérea afegã e uma rota de trânsito para fora do país asiático, devastado pela guerra, disseram autoridades da Otan. Segundo quem os contatos diplomáticos entre a Aliança e Moscou poderão continuar para que se possam discutir saídas para a crise.

Os ministros ordenaram a seus militares que “desenvol-vam em regime de urgência medidas adicionais para re-forçar as defesas coletivas da Otan”, disse um funcionário da Aliança. METRO E AGÊNCIAS

Crimeia. Ucrânia autoriza exercícios militares em cooperação com a Aliança, que disse não haver evidências de recuo da Rússia

Rasmussen, secretário-geral da Otan, criticou a Rússia | FRANCOIS LENOIR/REUTERS

Otan isola Moscou em meio a tensões

Acampados contra Maduro na VenezuelaUm grupo de manifestantes bloqueou com barracas de acampamento uma avenida em um distrito de Caracas, capital venezuelana, ontem. Protestos no país já mataram 39 pessoas. O governo admitiu abusos. | CHRISTIAN VERON/REUTERS

Page 11: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com {CULTURA} |11|◊◊

2CULTURA

Adriana Calcanhoto

Show grátisA cantora faz show

gratuito, hoje, às 19h, no teatro da Biblioteca

Parque Estadual. A apresentação faz parte

da programação da exposição “Vinicius de Moraes – 100 anos”. Na av. Presidente Vargas,

1261, Centro. Tel.: 2332-8647).

Distribuição de senhas 1 hora antes.

Cinco anos depois de “Moi-nho Ao Vivo”, gravado no Cir-co Voador, a banda do trio for-mado por Emanuelle Araújo (voz), Toni Costa (guitarra) e Lan Lan (percussão) volta a lançar um CD. “Éolo”, grava-do pela Coqueiro Verde Re-cords, chega às lojas hoje com uma proposta diferente dos dois últimos trabalhos.

Com a maioria das músi-cas autorais, o trio reaparece numa vertente mais eclética, numa miscelânea explosiva e divertida de ritmos. As nove faixas do CD mesclam rock, funk, choro e até um suingue latino. Apesar da mistura de sons, Emanuelle garante que não deixou o samba morrer:

“Não abandonamos, não. Esse samba da Bahia presen-te no início da banda ainda existe muito no nosso som, só que agora fomos mais a fundo na mistura de ritmos que já existia e fazia parte da nossa história. Nós três já

significamos uma diversida-de de experiências distintas, o que já provoca a mistura”, afirma a cantora baiana.

O novo trabalho do Moi-nho também traz um reper-tório mais autoral, com a maioria das composições de Toni e Lan Lan. O CD também traz duas músicas que saíram da parceria do trio com Carli-

nhos Brown, que é coautor e produtor de “Tu Pira” e a mú-sica que intitula o álbum.

“Nós temos uma química muito boa com o Carlinhos. Essas duas canções já saíram em um ensaio para uma par-ticipação dele em um show que fizemos ano passado na Lapa”, conta Emanuelle.

O lançamento do disco es-

tá marcado para o dia 3 de maio, na casa de shows Mi-randa, na Lagoa. O foco será apresentar o novo trabalho da banda, que este ano com-pleta 10 anos. Alguns dos anti-gos sucessos estarão no reper-tório, mas “será um tipo de brinde para o público.”

Após a apresentação no Rio, o trio deve viajar para to-

car em cidades como São Pau-lo e Salvador, mas a vocalista garante que volta para o pal-co onde tudo começou. “Com certeza, depois faremos uma temporada na Lapa, porque a gente adora e é o lugar onde o Moinho nasceu e se criou.”

‘Éolo’. Novo CD da banda Moinho chega hoje às lojas com canções que trazem uma rica diversidade de ritmos, mas sem perder o samba como essência. Carlinhos Brown participa do álbum como coautor e produtor de duas músicas

Miscelânea musical“ÉOLO”

MOINHOCOQUEIRO VERDE

RECORDS, R$ 24,90

Emanuelle, Toni Costa e Lan Lan: o trio do Moinho lança o novo show dia 3 de maio, na Miranda | ILYA YAMASAKI/DIVULGAÇÃO

RENATAMACHADOMETRO RIO

“O bom do Moinho é que as coisas não são extremamente pensadas e articuladas. Essa mistura [de ritmos] é natural.” EMANUELLE ARAÚJO, VOCALISTA DA BANDA

Page 12: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com |12| {VARIEDADES}

Para falar com a redação: [email protected] também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Metro web

Metro Pergunta

Siga o Metro no Twitter:

@jornal_metroRJ

Leitor fala

@ramosdouglasSim, pelo menos vai facilitar a vida de quem está com muitas multas acumuladas.

@mgutembergSim, vai ajudar muitas pessoas que têm dívidas e não conseguem fazer a vistoria do carro, como é o meu caso.

@nico_ninjaAprovaria mesmo é se perdoassem de vez os endividados. São tantos pardais nas ruas, que não conseguimos nos livrar das multas!

Mau cheiroÉ insuportável o cheiro em frente ao Hospital Pinel, onde também fica um dos acessos ao campus da Praia Verme-lha da UFRJ. Antigamente, eu achava que o mau cheiro era só pela manhã. Mas, na semana passada, percebi que o odor fica lá sempre! Não sei se é algum esgoto, não sei se vem do canteiro que fica ali perto... Mas sei que é um chei-ro horrível e incomoda muita gente que passa por lá todos os dias! FÁBIO MONTEIRO - RIO DE JANEIRO, RJ

Maraca sem policiamentoSou o tipo de pessoa que gosta de cor-rer, pedalar, malhar... Uma verdadeira adepta do exercício físico. Moro perto do Maracanã e costumo dar umas volti-nhas de bicicleta por lá. Mas não me sin-to segura. Em dias que não há jogos no estádio não há o mínimo de policiamen-to no entorno. É inacreditável! É de se admirar que um dos maiores pontos tu-rísticos da cidade fique desse jeito.NAIARA GUSMÃO – RIO DE JANEIRO, RJ

É insuportável o cheiro em frente ao

Desde ontem, as multas municipais de trânsito podem ser parceladas on-line em 12 vezes, com 30% de desconto. Você aprova a medida?

Touchscreen não tem mistériosInovação. Telas sensíveis ao toque chegaram em 2006 em PCs, notes, tablets e smartphones

Telas sensíveis ao toque se popularizam | THOMAS TOLSTRUP/FOLHAPRESS

O ditado “ter o mundo na palma da mão”, atualmente, está mais para “ter o mundo na ponta dos dedos”, graças a dispositivos touchscreen -- telas sensíveis ao toque.

Para melhor usar sem es-tresse o PC, notebook, ta-blet ou smartphone, os pas-sos a seguir podem ajudar:

ToqueApenas tocar na tela pode não ser suficiente para ati-var uma função no apare-lho. Nesses casos, o ideal é tocar e segurar para abrir uma opção ou copiar um texto. O dedo está no lu-gar do mouse, então, na ho-ra de mover um ícone, por exemplo, é preciso tocar, se-

gurar e arrastar até o local desejado.

LimpezaCom o contato constante dos dedos, a tela fica reple-ta de digitais. Para higieni-zá-la, desligue o aparelho e, com ajuda de um tecido de microfibra, efetue movi-mentos circulares.

As crianças encaram a função mais como brin-cadeira. Por isso, Lícia Eg-ger, consultora de imagem e etiqueta, aconselha que os pais fiquem de olho nos pequenos para evitar que eles comprem aplicativos, serviços ou danifiquem o aparelho sem perceber.

METRO

Uma atenção ao corpo e à mente será essencial para revitalizar energias. Nas relações, dedique-se se mais às pessoas que merecem.

Momento para ponderar sobre sua con-duta diante das pessoas com quem se relaciona, seja na vida amorosa, familiar ou com amizades.

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Mercúrio faz aspecto tenso com Marte – regente de seu signo – em dia para mais cuidado e estratégia com o modo de dizer o que pensa.

O trabalho traz tendências para maior en-volvimento emocional e necessidade de ponderar antes de deci-sões importantes.

Estudos e atividades culturais são sempre bem-vindas e tomarão dedicação. Priorize bom humor e positivismo na vida afetiva.

Às vezes conquista e os bons mo-mentos afetivos se dão muito pela simplicidade de gestos e ideias do que por algumas sofisticações.

Momentos de lazer serão mais frequentes e positivos para tirar o estresse da rotina. As situa-ções sociais e festas estarão mais favoráveis.

A paciência será determinante para compreender certos padrões e costumes das pessoas que tem mais convivência em seu cotidiano.

Período para ocupar a mente com estu-dos, gostos culturais, leituras, e-mails, correspondências e conver-sas com pessoas positivas.

Momentos voltados a temas espirituais, religião, terapia ou o que sirvam de combustível para revitalizá--lo serão essenciais.

Decisões importantes marcarão os momentos na vida a dois. Quem está em paquera terá oportunida-des para expor mais o que sente.

Com a Lua em seu signo, mais paciência com o humor dos outros será essencial. O momento recomenda compreensão nas relações.

Page 13: 20140402_br_metro rio
Page 14: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com |14| {ESPORTE}

Na abertura das quartas de final da Liga dos Campeões, Barcelona e Atlético de Ma-dri empataram por 1 a 1, no Camp Nou, em jogo em que os brasileiros brilharam. Em especial os ex-santistas Diego e Neymar.

O primeiro foi o meia do Atlético de Madrid, que ar-riscou um chute certeiro da ponta direita de fora da área. A bola morreu no ângulo es-querdo de José Pinto.

Curiosamente, Diego ha-via acabado de entrar na partida no lugar do atacan-te brasileiro naturalizado es-panhol Diego Costa, que sen-tiu uma lesão na coxa direita e foi substituído ainda na eta-pa inicial.

Depois foi a vez do camisa 11 do Barça. Iniesta lançou o atacante brasileiro na esquer-da, que chutou e tirou de Courtois para igualar o mar-cador e dar números finais ao

confronto.A partida de volta, no es-

tádio Vicente Calderón, acon-tece na próxima quarta-feira, às 15h45 (de Brasília).

No outro jogo do dia, na Inglaterra, o Manchester Uni-ted conseguiu segurar o atual campeão Bayern de Muni-que. O empate por 1 a 1 man-teve o time inglês vivo na dis-puta pela vaga na semifinal.

Vidic, para o United, e Schweinsteiger, para o Ba-yern, anotaram os gols da partida. O jogo de volta acon-tece também na quarta-feira, às 15h45, em Munique.

Jogos de hojeDois jogos complementam hoje a primeira etapa das quartas de final: Real Madrid x Borussia Dortmound, no Santiago Bernabéu, e PSG x Chelsea, no Parque dos Prín-cipes. As partidas começam às 15h45. METRO

Liga dos Campeões. Neymar, do Barcelona, e Diego, do Atlético, marcam no empate por 1 a 1 no Camp Nou. Na Inglaterra, United e Bayern largam com o mesmo placar

Diego anotou um golaço | DAVID RAMOS/GETTY IMAGES

Um para lá, um para cá

Neymar empatou para o Barça | CLIVE ROSE/GETTY IMAGES

Falcao García: ‘É prematuro dizer que vou jogar’

O atacante colombiano Falcao García segue com esperanças de disputar a Copa do Mundo. Ele se re-cupera de lesão no joelho esquerdo, mas não quer criar expectativas demais: “Estamos muito otimis-tas, mas hoje é muito pre-maturo dizer se vou estar no Mundial ou não. Fal-tam muitos dias para a decisão final.” METRO

EUA apostam no patriotismo em novo uniforme

A Seleção dos EUA apre-sentou ontem a camisa reserva para a Copa do Mundo. O traje está sen-do comparado ao utiliza-do pelo super-herói Ca-pitão América. A camisa principal continua sendo branca.

O meia Dempsey (ao lado), capitão da equipe, foi um dos modelos do novo uniforme. METRO

‘Querem estragar a festa’, afi rma secretário da Copa

O secretário-extraordiná-rio da Copa do Distrito Federal, Cláudio Montei-ro, minimizou os indí-cios de que o estádio Ma-né Garrincha teve obras superfaturadas, confor-me relatório do Tribunal de Contas do DF.

“É a turma do fura-bo-lo, que quer estragar a festa. É uma suspeita ine-xistente”, disse. METRO

Em Brasília Colômbia Roupa nova

Obra no Itaquerão está irregularAs obras do Itaquerão estão irregulares. Essa foi a conclu-são do Ministério do Traba-lho após avaliação realizada no estádio corintiano ontem. No sábado, Fabio Hamilton da Cruz, 23, morreu após cair de uma altura de oito metros. O operário trabalhava na insta-lação das arquibancadas pro-visórias, no setor sul da arena.

De acordo com o Ministé-rio, o cabo de aço que segura-va Cruz era curto. Por isso, o operário teve de se soltar pa-

ra acessar uma parte mais al-ta da arquibancada, quando escorregou e caiu.

O acidente fez com que as obras no setor fossem parali-sadas. A Fast Engenharia ini-ciou ontem a instalação de guarda-corpos – de acordo com a empresa, já prevista an-tes da morte do funcionário.

A tendência é que, na pró-xima segunda-feira, as obras sejam normalizadas. Nova reunião está agendada para amanhã de manhã. METRO

A Fifa informou ontem que 2.577.662 ingressos da Co-pa já foram vendidos. O se-gundo período da segunda fase de venda se encerrou ontem, com um total de 301.929 bilhetes dos cerca de 345 mil postos à venda comercializados.

Os Centros de Distribui-ção de Ingressos nas sedes (com exceção de Brasília e Porto Alegre) abrirão no dia 18 deste mês, ao meio-dia, apenas para a retirada de in-gressos (nas primeiras três semanas, os centros funcio-narão somente nos finais de semana).

Para obter a lista comple-ta de endereços e horários de funcionamento, visite o site oficial da Fifa (www.fifa.com). No início de maio, cer-ca de 540 mil ingressos serão entregues aos brasileiros e es-trangeiros que optaram por esse serviço.

Último loteA fase de venda de última ho-ra começa no dia 15 de abril, ao meio-dia, pelo site www.fifa.com/ingressos e vai até o final do torneio. METRO RIO

Ingressos. 2,57 mil já foram vendidos

Itaquerão é o estádio de abertura da Copa| MAURO HORITA/AGIF/FOLHAPRESS

Chegou!

CabañasO paraguaio Salvador Cabañas – vítima de

um tiro na cabeça em 2010, quando atuava

pelo América do México –desembarcou

ontem no Brasil e já assinou contrato

com o modesto Tanabi, que disputa a Segunda Divisão do

Campeonato Paulista. Em entrevista ao

programa “Os Donos da Bola”, da Band, o atacante disse

que quer ir bem na equipe do interior

para, depois, seguir para um time grande

e voltar à Seleção Paraguaia.

3ESPORTE

Page 15: 20140402_br_metro rio

RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014www.readmetro.com {ESPORTE} |14|◊◊RIO DE JANEIRO, QUARTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2014

www.readmetro.com {ESPORTE} |15|◊◊

VASCO X FLUMINENSEO Vasco levou a melhor e vai decidir o título com o Flamen-go. Ainda fazendo uma reflexão sobre o jogo do último do-mingo, duas coisas ficaram bem claras para qualquer obser-vador: O time do Vasco de hoje é bem superior ao do ano passado, e, se já estivesse com esta formação, não seria re-baixado. Pode crer. A própria torcida cruzmaltina sabe re-conhecer que, com uma zaga mais segura e um grande go-leiro, o time ficou ajustado e é candidato ao título que não ganha desde 2003.

Por outro lado, o Fluminense de hoje, se jogasse em 2013, estaria rebaixado. Não se preocupou com o seu pon-to fraco, que é a zaga, e os erros são os mesmos da tempora-da passada. Pobre do Diego Cavalieri, que tem que se virar, e o seu rendimento não tem sido o mesmo. Pior de tudo é ter que ouvir o Renato Gaúcho afirmar que o tricolor é o ti-me mais ofensivo do Brasil. Mais até que a Seleção. Menos, Renato! Cai na real!

Papo de um marombeiro tricolor, em academia de São Gonçalo:

- Fui abordado por um torcedor, malhando como eu, que-rendo me dar ingresso e camisa para ir ao Maraca. Sabe para quê? Para brigar com vascaínos, do lado de fora. O cara pro-curava só gente com mais de 1,90m, e eu não topei, mas es-tou alertando as autoridades.

Por isso que reafirmo aqui: não adiantou nada punir as torcidas Força Jovem e Young Flu. Seria preciso identificar os brigões e obrigá-los a comparecer na delegacia na hora do jogo. A violência continua por falta de inteligência da Justiça.

Edmundo, o Animal, comentarista da Band, está comple-tando 43 anos nesta quarta. Nosso abraço a ele, que vem se revelando um craque também na “latinha”, identificado com a galera do Vasco e do Flamengo.

Muito transparente e com equilíbrio, foi assim que vi o Mau-rício Assumpção, diante do movimento grevista dos jogado-res do Botafogo. O presidente alvinegro não nega o direito dos seus jogadores, mas deixa claro que as receitas encurta-ram. Não é segredo que o fechamento do Engenhão “enfor-cou” o Botafogo. Passando à próxima fase da Libertadores, entra uma boa grana. Por esta razão, torço, hoje, no Maraca, por uma vitória, e a torcida tem que chegar junto.

Vencer, ou, no mínimo, empatar. Este é o lema do Flamen-go, logo mais, diante do Emelec. Nestes dois últimos jogos da fase de grupos, o Flamengo tem que somar 4 pontos para não ficar de fora. Tô acreditando.

Coluna do Garotinho

JOSÉ CARLOS ARAÚ[email protected]

José Carlos Araújo escreve às quartas-feiras. É também apresentador do “Donos da Bola “, na tela da Band, e locutor da Transamérica FM.

Coluna do GarotinhoColuna do Garotinho

Felipe; Paulinho (Recife), Wallace, Samir e João Paulo; Amaral,

Muralha, Everton e Mugni; Gabriel e Hernane (Alecsandro).Técnico: Jayme de Almeida

Dreer; Burbano, Guagua, Nasuti, e Bagüí; Pedro Quiñonez, Giménez, José Quiñónez e Ángel Mena; Bolaños e Denis Stracqualursi. Técnico: Gustavo Quinteros

EMELEC (EQU) FLAMENGO

• Estádio. George Capwell, em Guayaquil, às 22h (de Brasília)• Transmissão. Globo, Fox Sport, Sportv, Rádio Bradesco Esportes FM

(91,1) e Rádio BandNews FM (94,9)

Sánchez; Currimilla, Jorge Ampuero, Navarrete e Berardo;

Luis Pávez, Cristian Chávez, Faravelli e Oscar Jaime; Canales e Matías Toro. Técnico: José Luis Sierra

Jéfferson; Lucas, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Mario Bolatti, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Henrique. Técnico: Eduardo Hungaro

BOTAFOGO UNIÓN ESPAÑOLA

• Estádio. Maracanã, às 19h45 • Transmissão. Fox Sport, Sportv, Rádio Bradesco Esportes FM (91,1) e

Rádio BandNews FM (94,9)

Time B vai pegar o Resende na CBO técnico do Vasco, Adil-son Batista, praticamente definiu o time que vai en-frentar o Resende, ama-nhã, às 20h30, em Ma-naus, pelo jogo de ida da 1ª fase da Copa do Brasil. Como os titulares ficarão no Rio se preparando para a decisão do Campeonato Carioca, domingo, contra o Flamengo, o treino con-tou com jogadores reser-vas e foi completado por juniores. METRO RIO

Renato pede reforços na zagaPressionado pela elimi-nação nas semifinais do Carioca e por ter perdi-do o jogo de ida da 1ª fa-se da Copa do Brasil por 3 a 1 para o Horizonte (CE), o técnico do Flu, Rena-to Gaúcho, pediu reforços para a zaga. “Os nomes es-tão na mesa da diretoria”, disse. Dia 10, no Maraca-nã, o tricolor precisa ven-cer o Horizonte por pelo menos dois gols de dife-rença. METRO RIO

Fluminense Vasco

Vencer ou empatar. São os únicos resultados do Flamen-go contra o Emelec (EQU), ho-je, em Guayaquil, no Equa-dor, às 22h (de Brasília), pela penúltima rodada do Grupo 7 da Libertadores, para se man-ter vivo. O rubro-negro preci-sa somar ao menos 4 pontos nos dois últimos jogos da fa-se classificatória – ele encer-ra a participação nesta etapa contra o León (MEX), dia 9, no Maracanã.

O Flamengo é lanterna da chave, com 4 pontos. O técni-co Jayme de Almeida não po-derá contar com os lesiona-dos Elano, Léo Moura, Léo, André Santos e Cáceres.

FantasmasO goleiro Felipe lembra que o Flamengo foi eliminado na fase de grupos em 2012 e o Emelec, que estava na mes-ma chave do rubro-negro, avançou às oitavas de final. Naquele ano, eles se enfren-taram também na penúlti-ma rodada da fase de gru-pos e o rubro-negro perdeu, no Equador, por 3 a 2, de vi-rada. “Está na hora de exor-cizar esses fantasmas. Essa é a partida do ano para o Fla-mengo. É o nosso ano que está em jogo”, resumiu Feli-pe. METRO RIO

Pressão. Sem direito a perder, rubro-negro busca ao menos o empate contra o Emelec, hoje, às 22h (de Brasília), no caldeirão de Guayaquil, para se manter vivo no torneio continental

Flamengo faz jogo da vida na Libertadores

Sob protesto, mas de olho na vagaOs jogadores do Botafogo fize-ram ontem mais um protes-to contra o atraso de dois me-ses de salários. Foi o terceiro treino consecutivo que os al-vinegros pararam por 10 mi-nutos no gramado para lem-brar à diretoria da promessa não cumprida de colocar os vencimentos em dia.

Isso, no entanto, não de-ve afetar o ânimo do time na partida contra o Unión Es-pañola (CHI), hoje, às 19h45, no Maracanã, pela quinta e penúltima rodada do Grupo 2 da Libertadores, que pode en-caminhar a classificação do Glorioso às oitavas de final do torneio sul-americano.

Sem poder contar com o lateral-direito Edílson, o vo-lante Gabriel e o atacante Tanque Ferreyra – todos sus-pensos –, o técnico Eduardo Hungaro definiu o Botafogo com Lucas, Bolatti e Henrique

como titulares.

DeividApós recusar proposta do Bo-tafogo, assim que rescindiu contrato com o Coritiba, mês passado, o atacante Deivid, de 34 anos, anunciou ontem sua aposentadoria do futebol. A diretoria alvinegra investe agora suas fichas na contra-tação de Emerson Sheik, que não vive bom momento no Corinthians e pode ser anun-ciado ainda hoje. METRO RIO

Botafogo conta com os gols de Wallyson contra os chilenos | SATIRO SODRE/SSPRESS

“Hoje são os jogadores, mas daqui a 20 dias serão os aproximadamente 400 funcionários do Botafogo, que estarão nessa situação.” MAURÍCIO ASSUMPÇÃO, PRESIDENTE DO BOTAFOGO, SOBRE O ATRASO DOS SALÁRIOS

6 dólaresou aproximadamente R$ 13,50 é o valor do ingresso promocional colocado à venda pela diretoria do Emelec, para transformar o estádio George Capwell, em Guayaquil, em um caldeirão, hoje à noite.

Jayme de Almeida comanda o rubro-negro no jogo decisivo contra o Emelec, hoje, no Equador | WALLACE TEIXEIRA/ FOTOARENA

Page 16: 20140402_br_metro rio