20140519_br_metro santos

12
www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metro ENCANTADORA DE BRASILEIROS MEXICANA JULIETA VENEGAS MOSTRA EM SHOW ÚNICO PORQUE FASCINOU MARISA MONTE E OTTO PÁG. 07 MÍN: 16°C MÁX: 25°C SANTOS Segunda-feira, 19 de maio de 2014 Edição nº 1.059, ano 5 EXPLOSÃO NO ABC: DONOS DE ACADEMIA PRESTAM DEPOIMENTO HOJE PÁG. 04 TIAGO SILVA/METRO ABC Frota de Santos tem 36% de carros velhos Nas ruas. Dados do Denatran mostram que cerca de 97 mil veículos com placas de Santos têm mais de dez anos de uso. Excesso de carros antigos faz aumentar a poluição, e quebras podem prejudicar o trânsito. Idade média dos veículos no Brasil é de 9,1 anos PÁG. 02 Granizo deixa ruas de São Paulo brancas Peixe perde de virada para o Galo na Arena Pantanal Santos saiu na frente, mas time reserva do Atlético Mineiro teve forças para fazer 2 a 1 PÁG. 12 Após 32 dias de seca na capital, temporal alagou nove vias e fechou aeroportos. Temperatura caiu 9 0 C em três horas PÁG. 04 Rua na zona sul de SP | THIAGO BERNARDES/FRAME/FOLHAPRESS PRONTO PARA A COPA Na estreia no Itaquerão, Corinthians perde do Figueirense PÁG. 10 Estádio da abertura do Mundial recebeu 36 mil torcedores; trânsito e filas no metrô foram as principais queixas | FRIEDEMANN VOGEL/GETTY IMAGES RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, com garantia de manejo florestal responsável, pela Metromídia Gráfica

description

 

Transcript of 20140519_br_metro santos

Page 1: 20140519_br_metro santos

www.readmetro.com | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @jornal_metro

ENCANTADORA DE BRASILEIROSMEXICANA JULIETA VENEGAS MOSTRA EM SHOW ÚNICO PORQUE FASCINOU MARISA MONTE E OTTO PÁG. 07

MÍN: 16°CMÁX: 25°C

SANTOS

Segunda-feira, 19 de maio de 2014 Edição nº 1.059, ano 5

EXPLOSÃO NO ABC:DONOS DE ACADEMIA PRESTAMDEPOIMENTO HOJE PÁG. 04

TIAGO SILVA/METRO ABC

Frota de Santos tem 36% de carros velhosNas ruas. Dados do Denatran mostram que cerca de 97 mil veículos com placas de Santos têm mais de dez anos de uso. Excesso de carros antigos faz aumentar a poluição, e quebras podem prejudicar o trânsito. Idade média dos veículos no Brasil é de 9,1 anos PÁG. 02

Granizo deixa ruas de São Paulo brancas

Peixe perde de virada para o Galo na Arena PantanalSantos saiu na frente, mas time reserva do Atlético Mineiro teve forças para fazer 2 a 1 PÁG. 12

Após 32 dias de seca na capital, temporal alagou nove vias e fechou aeroportos. Temperatura caiu 90C em três horas PÁG. 04

Rua na zona sul de SP | THIAGO BERNARDES/FRAME/FOLHAPRESS

PRONTO PARA A COPA Na estreia no Itaquerão, Corinthians perde

do Figueirense PÁG. 10

Estádio da abertura do Mundial recebeu 36 mil torcedores; trânsito e filas no metrô foram as principais queixas | FRIEDEMANN VOGEL/GETTY IMAGES

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OU

TRO

LEI

TOR

O J

orn

al M

etro

é im

pres

so e

m p

apel

cer

tifi

cado

FSC

, com

gar

anti

a de

man

ejo

flor

esta

l res

pon

sáve

l, pe

la M

etro

míd

ia G

ráfi

ca

Page 2: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com |02| {FOCO

O jornal circula em 24 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Santos, Campinas e Grande Vitória, somando 510 mil exemplares diários.

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: rua José Caballero, 15, Gonzaga, CEP 11055-300, Santos, SP.

Tel.: 013/3345-9000

O Jornal é impresso na Metromídia Gráfica.

EXPEDIENTE

Metro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145) E Luiz Rivoiro (MTB: 21.162). : Carlos Eduardo Scappini

Sara Velloso. Luiz Mendes Junior x Ricardo Adamo

C : Irineu Masiero. E -Ex Vitor Iwasso

Metro Santos. E -Ex Marcelo Camargo (MTB: 33.618) E Gustavo Moura. Luciano Pessoa

A tiragem e distribuição desta edição são auditadas pela BDO.20.000 exemplares

FALE COM A REDAÇÃO

[email protected]/3345-9000

COMERCIAL: 013/3285-6993

ENTRE VITÓRIAS E DERROTASLi, nesse fim de semana, nas páginas amarelas da revista Veja, uma reportagem que me chamou muito a atenção. De repente lá estava eu diante de um dos maiores ídolos do esporte em todos os tempos: Mike Tyson.

O menino pobre que através dos seus punhos de aço conseguiu realizar o sonho americano de ser rico e famo-so. Bem ao contrário do que muita gente imagina, Tyson nunca foi só força bruta. Estudava estratégia de pugilis-tas que marcaram época do passado e quando não termi-nava com seu adversário em míseros segundos, colocava em prática o que via nos vídeos em branco e preto de Joe Louis, Rocky Marciano, Jack Dempsey ou já coloridos Mu-hammad Ali, Joe Frazier, George Foreman e outros mitos em verdadeiros shows da então nobre arte.

Era um show de boxe! Mas, ao mesmo tempo que es-magava os seus oponentes, o imbatível Mike derrubava as bolsas de aposta e fazia da luta o espetáculo previsível, quase sem graça, em que o único atrativo era saber qual

round o adversário cairia. E além de tudo era um ídolo ne-gro, o que num país onde ainda na década de sessenta res-taurantes, cinemas e teatros (e escolas também) segrega-vam afro-americanos. As coisas eram mais difíceis.

Mike Tyson foi acusado de estupro (que ele nega), jo-gado na cadeia, perdido na violência e nas drogas, decla-rou falência pessoal em 2003, sofreu tragédia familiar e foi para o fundo do poço. Literalmente à lona. É um típico exemplo do que disse um dia Gabriel Garcia Marques: “A fama quase me mata”.

Mas como tudo na vida passa, deu a volta por cima. Dis-se que hoje tem o suficiente para viver e que, depois de uma vida de sonhos, a realidade o faz feliz e nos faz lem-brar: o quanto vale a pena ter? Ou é melhor viver para ser?

Mike Tyson continua meu ídolo e tem todo meu res-peito como ser humano, afinal todos nós somos assim: mais feitos de falhas do que de virtudes. Fernando Pes-soa foi muito feliz quando escreveu que nunca conheceu quem tivesse levado porrada, afinal todos os seus amigos tinham sido campeões em tudo.

Claro, é difícil conhecer quem admita uma derrota. To-lo quem não o faz, porque só quem cai é que pode se le-vantar com dignidade e honra.

Olhar

cidadão

JOSÉ LUIZDATENAJOSE.DATENA

@METROJORNAL.COM.BR

A cada três carros de Santos um tem mais de 10 anos de uso. Levantamento feito pelo Metro Santos, com base em dados do Denatran (Departa-mento Nacional de Trânsito) aponta que 36,8% dos 263,5 mil veículos da cidade fo-ram fabricados antes de mar-ço de 2004, o equivale a 97,1 mil automóveis com mais de uma década de uso.

Segundo informações da Gipa (Grupo Interprofissio-nal Automotivo), órgão inter-nacional que realiza pesquisa de pós-venda. a frota brasilei-ra tem idade média de 9,1 anos. Em Santos, 25,2% dos carros têm de 10 a 20 anos, 6,5% têm de 20 a 30 anos, 4,7% têm de 30 a 40 anos e 1,4% tem acima de 40 anos.

Para a especialista em trânsito e mobilidade urba-na, Patrícia Bertozzi, o prin-cipal problema que há em ter boa parte dos veículos com mais de 10 anos é o dano ao meio ambiente que os veícu-los mais antigos gera. “Um automóvel com idade mais avançada emite mais poluen-tes. Um catalisador deve ser

trocada a cada 15 anos, mas, como é uma peça cara, nem sempre é trocado. Por conta disso, o veículo tem mais po-der de poluição”, comentou.

A falta de manutenção em carros mais velhos tam-bém é apontada por Patrí-cia como outro fator preju-dicial de uma frota antiga. “A cada 10 motoristas, um faz a manutenção confor-me indica o manual de fa-bricação. Mas isso depen-de muito dos cuidados que

o proprietário tem com o veículo. Na Baixada Santis-ta, tem gente que mora em Santos e trabalha em outras cidades como Guarujá, Ber-tioga ou até São Paulo. Com três anos de uso, um car-ro que roda tanto assim já tem mais 80 mil quilôme-tros rodados. Se não hou-ver os reparos necessários, uma hora o automóvel vai parar e prejudicar o trânsi-to”, explicou.

A especialista também

aponta que é comum os pro-prietários de carros mais an-tigos deixarem de pagar tri-butos. “É uma questão de risco, porque as pessoas dei-xam de fazer o pagamento do seguro e IPVA (Imposto So-bre Propriedade de Veículos Automotores) por conta do alto valor das taxas e o baixo valor de mercado do carro.

Automóveis. Dados do Denatran apontam que Santos possui 36,8% da frota de veículos com mais de uma década de uso; idade média dos veículos brasileiros é de 9,1 anos

Um a cada três carros tem mais de 10 anos

Idade avançada dos veículos aumenta poluição | FRED CASAGRANDE/METRO SANTOS

CADU PROIETI METRO SANTOS

Devido à segunda etapa das obras de pavimenta-ção da Avenida Washing-ton Luiz (Canal 3), a CET (Companhia de Engenha-ria de Tráfego) de Santos interditará a via no senti-do praia/Centro, entre as ruas Minas Gerais e Azeve-do Sodré, a partir de hoje.

Também haverá des-vio das linhas municipais 5, 53, 203 e 204 e intermu-nicipal 934. O acesso de moradores e comercian-tes à área será feito com a orientação do operador de tráfego. A CET recomenda como rota alternativa as avenidas Conselheiro Né-bias e Ana Costa.

Com o início dos traba-lhos no dia 5, a previsão é de de que as intervenções se-jam concluídas em 20 dias. No total, a prefeitura irá pa-vimentar os dois sentidos da Washington Luís até a Aveni-da Francisco Glicério. Ao to-do, serão 2,8 km de exten-são, com aplicação e 4,8 mil toneladas de massa asfáltica. O investimento é de aproxi-madamente R$ 1,8 milhão.

Segundo a prefeitura, o canal 3 é uma das vias com maior número de des-locamento diário de veícu-los, com pico de 2,1 mil por hora no período da manhã. METRO SANTOS

Trânsito. Canal 3 fica interditado para obras1

FOCO

Copa

“O turismo como um todo saiu perdendo, tanto o corporativo quanto o de lazer.”

MARCO FERRAZ,

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

DAS OPERADORAS DE TURISMO

Leia mais na pág. 05

Dólar

- 0,36%

(R$ 2,21)

Bovespa

+ 0,22%

(53.975 pts)

Euro

- 0,27%

(R$ 3,03)

Selic

(11% a.a.)

Salário

mínimo

(R$ 724)

Cotações

Page 3: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com {FOCO} |03|◊◊

O Morro da Penha, em San-tos, ganhará novos equipa-mentos para a comunidade. A prefeitura abriu licitação para a construção de um Cen-tro Cultural e Esportivo no bairro. A administração mu-nicipal também decretou que imóvel de 519,6 metros qua-drados, localizado na Estrada João Baptista, Lote 308-F, será de utilidade pública e irá abri-gar centro de convivência pa-ra famílias com vulnerabilida-de social. Região tem cerca de 2.000 habitantes.

Em terreno localizado na rua Brigadeiro Newton Bra-ga, 39, será construído pré-dio de aproximadamente 1.520 metros quadrados e três pavimentos. No térreo, a área coberta contará com sa-las de administração, secreta-ria, academia e playground.

Na área descoberta haverá bi-cicletário, playground, espa-ço para convívio e minipista de skate. No primeiro piso, salas multiuso e de informá-tica, auditório e cinema. No segundo andar ficarão sa-las multiuso, cozinha expe-rimental, refeitório e copa. E no terceiro, miniquadra com arquibancadas e vestiários.

O início das obras está pro-gramado para ocorrer até o início do segundo semestre. O projeto terá recursos es-taduais no valor de aproxi-madamente R$ 3,3 milhões. Após o início das interven-ções, os trabalhos devem ser concluídos em 12 meses.

“A ideia é aproximar esses equipamentos da população do bairro. Hoje, a comunida-de local só consegue ir ao ci-nema se for até o Gonzaga

ou no shopping. Será um es-paço público que, entendo, pode melhorar até no pro-cesso educacional”, disse o secretário de Cultura do mu-nicípio, Raul Cristiano.

Já o o projeto do centro de convivência para trabalho de assistência social ainda es-tá sendo elaborado. Por conta disso, a prefeitura informou que, no momento, não exis-te estimativa de custo nem de início das obras. Atualmente a Seas (Secretaria de Assistên-cia Social) usa um espaço da igreja para atender a comuni-dade. São 71 crianças que fre-quentam o espaço, além de 141 famílias recebem recur-sos do bolsa família.

Equipamentos. População do bairro poderá contar com cinema, quadras, academia e espaço para serviço de assistência social

Região tem cerca de 2.000 habitantes | FRED CASAGRANDE/METRO SANTOS

Penha terá centros de cultura, esporte e social

Santos iniciou na semana passada a atividade delega-da no município, com refor-ço de 40 policiais militares a mais nas ruas por sema-na, que são pagos pela pre-feitura para trabalharem no dia de folga. De acordo com o secretário adjunto de Se-gurança Pública da cidade, Bruno Orlandi, a adminis-tração já estuda ampliar o programa porque há mui-tos policiais interessados em aderir a iniciativa.

“Vamos aumentar o nú-mero de homens sim, mas isso ainda está sendo es-tudado conforme nossas condições orçamentárias e a demanda do municí-pio. Pelo que temos de in-formações da Polícia Mili-tar, há interesse de vários homens em participar do programa. Muitos de-les participam da ativida-de delegada em São Paulo. Com a cidade oferecendo vagas, vai ficar mais fácil para eles, que evitarão de subir a serra e irão traba-lhar aqui mesmo”, afirmou o representante da Pasta.

A prefeitura paga R$

19,72 para os praças e R$ 26,32 aos oficiais por ho-ra trabalhada. Os policiais trabalham oito horas diá-rias e não podem exceder 80 horas no mês.

De acordo com o secre-tário, o estudo para amplia-ção da atividade delegada na cidade será finalizada ainda neste semestre.

GuardaAlém do início da atividade delegada, a prefeitura entre-gou na semana passada duas motocicletas, 50 pistolas ta-ser e 60 sprays de pimenta à Guarda Municipal. Os equipa-mentos foram garantidos por meio do programa ‘Crack, é Possível Vencer’, do governo federal. METRO SANTOS

Policiais procuram ‘bico oficial’ para evitar viagem

A cidade ganhou 40 policias a mais por semana | FRED CASAGRANDE/METRO SANTOS

CADU PROIETI METRO SANTOS

Cidade vacina cerca de 6 mil adolescentes

A Secretaria de Saúde de Santos vacinou 6.317 meninas, de 11 a 13 anos, contra o HPV (pa-pilomavírus humano). O número corresponde a 85,5% do público alvo to-tal e supera a meta míni-ma do Ministério da Saú-de (era de 80%), que em março incorporou a va-cina ao calendário nacio-nal. METRO SANTOS

Profissionais do comércio podem ter curso gratuito

A Seção de Formação Técnica da Secretaria de Turismo de Santos es-tá oferecendo, gratuita-mente, um curso prepa-ratório para a Copa do Mundo aos profissionais que atuam no comércio.

Com três horas de du- ração, a aula aborda as- pectos da geografia, his-tória e pontos turísticos da cidade. METRO SANTOS

Programa abre inscrições para 60 vagas em Santos

O programa Via Rápida Emprego, do governo es-tadual, dispõe de 60 vagas em cursos de capacitação em Santos, sendo 30 para agente de turismo (60 ho-ras) e 30 para almoxarife e estoquista (80h).

Os matriculados têm direito a auxílio de R$ 150 para transporte e de R$ 100 para alimentação.

METRO SANTOS

Via Rápida HPV Copa

Bertioga comemora 23 anos de emancipação hojeBertioga celebra hoje 23 anos de emancipação político-ad-ministrativa. Para comemo-rar a data, haverá, às 8h, ce-rimônia cívica na Praça dos Emancipadores, no Centro (antigo Jardim Albatroz), com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga. Em seguida, a partir das 9h, será realizado

tradicional desfile cívico-mi-litar. O evento acontece na Avenida 19 de Maio e fará ho-menagem aos países que irão disputar a Copa do Mundo. Hoje também terá exposi-ção de São José de Anchie-ta, no Forte São João, das 9h às 17h. Às 19 h, será celebra-da uma missa em ação de graças à canonização de Jo-

sé de Anchieta. Fechando a programação de aniversário, às 20h30, acontece a procis-são com a Relíquia e a bên-ção dos fiéis, além da ence-nação do ‘Milagre das Luzes’ (do Resplendor e Música do Céu), quando a relíquia será levada de barco para a Ermi-da Santo Antônio do Guaibê.

METRO SANTOS

A prefeitura de Santos ini-ciou o desassoreamento do rio Furado, que nasce na Vi-la Alemoa e deságua no rio São Jorge (Bom Retiro). De acordo com a administração municipal, a iniciativa bene-ficiará 970 famílias, que so-frem com as enchentes no local nos dias de chuva. Na sexta-feira, uma retroesca-vadeira da Administração Regional da Zona Noroeste, responsável pela execução do serviço, retirou parte do entulho depositado no fun-do do rio. O trabalho é uma reinvidicação antiga dos mo-radores da região.

De acordo com adminis-trador da regional, Acácio Fernandes Egas, parte do entulho é consequência do incêndio que destruiu mais de 200 barracos em 2006. Segundo ele, o esti-mado é que 30 caminhões retirem cerca de 100 mil li-tros de detritos do leito do rio. Cerca de 20% do servi-ço já foi com concluído. A previsão de término é de 20 dias. METRO SANTOS

Intervenções. Prefeitura inicia limpeza do Rio Furado

Page 4: 20140519_br_metro santos

Após 25 horas de negocia-ções, terminou na tarde de ontem a rebelião no Compa-jaf (Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho), em Aracaju, Sergipe.

Cento e trinta e dois fami-liares que visitavam os pre-sos, entre eles crianças e mu-lheres, ficaram retidos no local por causa do motim. Quatro agentes penitenciá-rios foram mantidos reféns pelos presos, mas foram sol-tos sem ferimentos graves. Não houve registro de fugas.

De acordo com a Secreta-ria de Segurança do Estado, a confusão começou quando 26 presos da ala “D” quebra-ram uma parede e consegui-ram chegar à área de visita-ção, onde 80 detentos da ala “A” se encontravam com os familiares. Os presos esta-vam insatisfeitos com as re-gras do presídio de segurança máxima e exigiam a transfe-rência para outras unidades prisionais e menos regras para a entrada das visitas. O

Gope (Grupo de Operações Especiais) entrou no presí-dio e, para evitar que o mo-tim se espalhasse, trancou os outros três pavilhões do com-plexo. A negociação foi con-duzida pela Polícia Militar, com a presença de um juiz e de representantes da Comis-são de Direitos Humanos do Estado. Ao final da rebelião, 16 detentos foram transferi-dos. METRO

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com |04| {BRASIL}

ESTUDO SUÍÇO NEGA IN-FLUÊNCIA DA COPA EM ELEI-ÇÃO. Pesquisa realiza-da pelo banco suíço UBS para avaliar macroecono-mia e estratégia de inves-timento, mostra que não há relação direta entre o resultado em campo na Copa do Mundo e a ava-liação de governantes no Brasil. Em 1994, quando o Brasil conquistou o te-tra, a avaliação do gover-no era positiva, com o su-cesso do Plano Real. Oito anos depois, em 2002, na conquista do penta, a avaliação do governo caiu 2 pontos.

DATA DE VALIDADE. O estu-do conclui que a Copa po-deria influir se ocorresse até duas semanas antes das eleições. A Copa deste ano acaba 79 dias antes.

PERDE E CRESCE. Quando o Brasil foi derrotado pela França, na final da Copa do Mundo de 1998, a ava-liação do governo brasilei-ro cresceu 7%.

SEM CERTEZA. A avalia-ção do governo cresceu 1% após a eliminação nas quartas de final, em 2006. Em 2010: derrota nas quartas e a avaliação caiu 1%.

FONTES MÚLTIPLAS. Estudo do UBS analisou pesquisas próprias e de diversos ins-titutos de pesquisa como Datafolha, Ipea, Fifa, Bloomberg e Data.

EMPREITEIRAS SE IRRITAM, MAS TÊM DESCONTO EM MP. Apesar de ter vetado o artigo da Medida Provisó-ria 627, relatada pelo de-putado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que excluía empreiteiras de nova tri-butação em lucros gera-

dos no exterior, a pre-sidenta Dilma aprovou ampliar o desconto no PIS e Cofins por mais quatro anos. Uma lei de 2003 per-mitia que as empreiteiras fossem beneficiadas pelo sistema tributário até 2015, mas a MP 627 esten-deu o prazo para 2020.

PERNAMBUCANOS. Lula quer uma frente com o PTB, PDT, PT e PP para apoiar o senador Arman-do Monteiro ao governo de Pernambuco. Mas o de-putado Eduardo da Fon-te (PP) prefere se aliar ao PSB, de Eduardo Campos.

COM ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS

WWW.CLAUDIOHUMBERTO.COM.BR

PODER SEM PUDOR

Esperteza milenar

Fernando Costa, in-terventor em São Pau-lo, caminhava por um bosque, em Minas, ao la-do do amigo Benedito Valadares.Enquanto conversa-vam, Costa se mostra-va extasiado com um be-lo e imponente cedro.

O anfitrião, perceben-do a admiração que a ár-vore causara no amigo, recomendou:- Fernando, aprovei-ta, pega umas semen-tes, e planta isso lá em São Paulo. Vai ficar lindo. Com um ano, vira árvore milenar.

“PEÇO QUE VOCÊS RECEBAM

BEM OS TURISTAS.”

PRESIDENTA DILMA CONFIANDO

NO JEITO BRASILEIRO DE FAZER O

VISITANTE SE SENTIR EM CASA

Política

Ex-presidente Lula

| NELSON ANTOINE/FOTOARENA

Após o motim, familiares são

liberados | JORGE HENRIQUE/FUTURA PRESS

CLÁUDIO HUMBERTOCLAUDIO.HUMBERTO

@METROJORNAL.COM.BR

Sergipe. Após 25 horas, motim acaba em prisão

ABC. Polícia ouve donos de academia que explodiuOs donos da Academia Tem Esportes, em São Bernardo, na Grande São Paulo, vão depor hoje sobre a explosão que deixou dois mortos em uma de suas unidades na ma-nhã de sábado.

A polícia quer saber se os empresários conheciam problemas no sistema de aquecimento das piscinas. Eles podem ser incrimina-dos pelas mortes.

A principal hipótese é de que a explosão tenha si-do causada por vazamento de gás.

Frequentadores e a recep-cionista da academia afirma-ram no sábado que o cheiro de gás era forte horas antes da explosão. Vizinhos tam-bém disseram já ter sentido o odor em outras ocasiões. A prefeitura diz ter recebido queixa, há alguns anos, so-bre a fuligem expelida pelo sistema de aquecimento da academia. Mas nenhuma so-bre cheiro de gás.

Ao menos duas das 12

pessoas que foram feridas no acidente continuavam internadas ontem, mas sem risco de morte.

A explosão causou a mor-te da professora de natação Hélne Boriczeski Alves, de 26 anos, e do torneiro mecânico e vizinho da academia, Mar-cos Aparecido Pardim, de 50.

Quatro imóveis abalados pela explosão foram interdi-tados e vão passar por perí-cia hoje. METRO ABC

Depois de 32 dias sem chu-vas em São Paulo, o paulista-no foi pego de surpresa com um forte temporal na tarde de ontem. Em alguns locais, como Butantã, Morumbi e Consolação, a queda intensa de granizo deixou ruas bran-cas, como se tivesse nevado. Em menos de três horas, as temperaturas caíram 9oC, passando de 25oC às 15h pa-ra 16oC às 17h30.

O aeroporto de Congo-nhas chegou a ficar fecha-do para pousos e decolagens por 20 minutos. Segundo a Infraero, os voos tiveram que aguardar para pousar, mas nenhum precisou se-guir para outros aeroportos. Guarulhos fechou por 30 mi-nutos. Dois voos foram des-viados para o Rio de Janeiro e São José dos Campos.

Os temporais alagaram 10 vias - 6 delas ficaram intransitáveis.

Tiveram o tráfego preju-dicado vias como as avenidas Nove de Julho, 23 de Maio e Pedro Alvares Cabral. Um ala-

gamento também bloqueou a pista sentido São Paulo da rodovia Régis Bittencourt du-rante 15 minutos.

A queda de uma barrei-ra na rodovia Raposo Tava-res também interditou a via por mais de uma hora.

A chuva também provo-cou a queda de uma árvore na rua Treze de Maio. A rua ficou totalmente bloqueada no sentido centro.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), uma área

de instabilidade vinda da re-gião de Sorocaba provocou o temporal.

Não há previsão de chuva para hoje, mas o dia come-ça com o tempo fechado. Os termômetros variam entre 15oC e 23oC. METRO

Clima. Várias regiões de São Paulo tiveram queda de granizo e temperatura caiu 9oC em menos de três horas. Alagamentos deixaram vias importantes interditadas

Chuva alaga ruas e fecha aeroportos

Parque da Aclimação, na zona sul, tomado por pedras de granizo após temporal de ontem | DIEGO PADGURSCHI/FOLHAPRESS

Bombeiros trabalham onde ocorreu

a explosão | TIAGO SILVA/METRO ABC

Page 5: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com {ECONOMIA} |05|◊◊

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO.

O QUE É ISSO, AFINAL? Segmentação de mercado. Certamente você já ouviu falar disso. Em linhas gerais, significa definir um pú-blico-alvo, isto é, um grupo de consumidores com perfil semelhante, e trabalhar para suprir as neces-sidades e os desejos dele. O raciocínio é simples: não dá para agradar a todos ao mesmo tempo. Empresá-rio que desconsidera isso, atira para qualquer lado e acaba não acertando em nada. O empreendimento fi-ca sem direcionamento e os resultados são fracos.

Restaurante por quilo não é alta gastronomia, lo-ja de roupas populares e baratas não se aventura com itens de grife e caros. Por isso, a chave é manter o fo-co em clientes com os mesmos interesses.

A segmentação vale para qualquer empresa, inde-pendente do porte ou ramo. Permite uma aproxima-ção maior com o consumidor e cria oportunidades para aproveitar lacunas pouco ou não exploradas pe-la concorrência. Além disso, torna mais fácil detec-tar mudanças no mercado e adaptar-se a elas com rapidez.

Para determinar exatamente quem é seu cliente é preciso considerar uma série de variáveis. Entre es-ses fatores estão as características geográficas como microrregião, cidade e Estado de atuação do negócio. Mas lembre-se que o comércio eletrônico derrubou muitos limites impostos pela distância física.

Pense também nas condições demográficas como idade, sexo, educação, ocupação, renda, classe social, estado civil.

As pessoas podem ainda ser agrupadas pelo estilo de vida, que baliza os valores atribuídos ao produto ou serviço, e pela personalidade (extrovertidos, con-servadores, arrojados etc). Ainda é possível segmen-tar em função do uso (lazer ou profissional) ou bene-fício esperado (economia, durabilidade e qualidade). Todos esses elementos se inter-relacionam e contri-buem para entender o comportamento do cliente.

É possível ainda explorar subgrupos, ou seja, os nichos. Exemplo: lojas que vendem camisetas com estampas de bandas de rock. No entanto, trabalhar com nichos exige que se conheça muito bem o pú-blico, que costuma querer algo mais do que o trivial.

Conquistar o consumidor é uma tarefa permanen-te e a segmentação é o melhor caminho para atingir esse objetivo.

Empreendedorismo

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP e mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. O Sebrae-SP é uma instituição dedicada a ajudar micro e pequenas empresas a se desenvolverem e se tornarem fortes. Saiba mais em www.sebraesp.com.br

[email protected]

Por incrível que possa pare-cer, a realização da Copa do Mundo no Brasil prejudicou o setor de turismo do país. A afirmação é do presidente da Braztoa (Associação Bra-sileira das Operadoras de Turismo), Marco Ferraz. “O turismo como um todo saiu perdendo, tanto o turismo corporativo como o de la-zer”, diz Ferraz.

Ele cita o caso de São Pau-lo, sede da abertura do Mun-dial, no dia 12 de junho, pa-ra explicar sua tese.

De acordo com o presi-dente da Braztoa, a menos de 20 dias para o começo da Copa a capital tem ape-nas 36% de ocupação da re-de hoteleira.

“Em função do período da Copa, a agenda de even-tos corporativos, que cos-tuma ser movimentada em São Paulo, perdeu força”, afirma. “Com isso, muitos lugares continuam disponí-veis”. Para ele, a capital pau-lista perdeu mais que todas as outras sedes com o Mun-dial. Cidades tradicional-mente “mais turísticas” so-freram menos.

IngressosFerraz também acusa a Fifa de prejudicar o setor ao não liberar ingressos para que

as operadoras oferecessem aos clientes com os pacotes. Segundo ele, é a primeira vez que isso acontece.

“A Fifa prejudicou o se-tor de turismo. Antes, quem comprasse um paco-te de viagem poderia ga-

nhar alguns ingressos pa-ra os jogos”. De acordo com Ferraz, o turista brasileiro que comprou entradas pa-ra os jogos na internet este ano vai ver o jogo e voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte. “Essa pes-

soa não vai ficar viajando 15 dias pelas cidades-sede. Não fretamos aviões, não bloqueamos hotéis, não es-tamos usando serviço local para fazer passeios”.

Os preços altos também atrapalham. Muitas famí-lias preferem aproveitar a antecipação das férias esco-lares para viajar para desti-nos no exterior, com preços mais acessíveis, como Bue-nos Aires e Bariloche (Ar-gentina), Cancún (México), Orlando e Miami (Estados Unidos), entre outros.

Em função disso, segun-do o presidente da Braztoa, as operadoras estão inves-tindo mais em viagens pa-ra fora do que para den-tro do país. E fugindo das cidades-sede.

Alguns turistas pensam em viajar para cidades bra-sileiras distantes das par-tidas de futebol e sem o agito, a confusão e os pre-ços altos previstos para o Mundial.

De olho nesse público, as operadoras de turismo estão preparando pacotes específicos para quem quer “fugir da Copa do Mun-do”. Seguno Ferraz, há boas ofertas. Em alguns casos, os descontos que podem che-gar a até 90%. METRO

Mundial. Presidente da Braztoa afirma que agenda de eventos corporativos em cidades como São Paulo perdeu força este ano por conta dos jogos e reclama da Fifa

Foz do Iguaçu, um dos destinos mais procurados | RAFAEL MOSNA/FOLHAPRESS

Operadoras de turismo reclamam da Copa no Brasil

O brasileiro permanece no local de trabalho por 161,2 semanas em média, ou pou-co mais de três anos. O número, do primeiro tri-mestre de 2014, é um pata-mar recorde, segundo da-dos divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística).

Em pouco mais de uma década, a duração de con-tratos formais de trabalho no país subiu de 2,5 para

3,1 anos. No primeiro tri-mestre de 2003, quando o ex-presidente Lula assu-miu, o indicador apontava uma duração média de 135 semanas.

O pico de toda a série histórica do IBGE ocor-reu em março deste ano, quando o tempo media-no de permanência no em-prego chegou a 164,5 se-manas, o equivalente a quase 3,2 anos.

Em fevereiro de 2014, o índice era de 161,1 sema-nas. De acordo com levan-tamento realizado pelo jor-nal “O Estado de S. Paulo”, em 12 anos de dados men-sais, a duração no emprego nunca havia ultrapassado a marca de 160 semanas.

As informações são co-letadas todos os meses pe-lo IBGE para a realização da PME (Pesquisa Mensal de Emprego). METRO

Recorde: brasileiros ficam cerca de 3 anos no emprego

Page 6: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com |06| {MUNDO}

Enchentes nos Bálcãs matam 44 pessoasAo menos 44 pessoas morreram na região dos Bálcãs, a maioria na Bósnia (foto) e na Sérvia, países devastados pelas piores inundações em 120 anos. “Em Obrenovac (próximo à capital sérvia, Belgrado) encontramos 12 corpos”, disse o premiê Aleksandar Vucic. O número de mortos no país chegou a 16. Na Bósnia, foram 27. Uma pessoa morreu na Croácia | DADO RUVIC/REUTERS

Suíços rejeitam maior salário do mundo

Em um referendo reali-zado ontem, os suíços re-jeitaram uma proposta de introduzir o maior sa-lário mínimo do mundo, de US$ 25 por hora.

Cerca de 67% votaram contra a proposta do sin-dicato suíço SGB. METRO

Tribunal condena 126 a 10 anos de prisão cada

Um tribunal egípcio con-denou ontem 126 apoia-dores da Irmandade Mu-çulmana a 10 anos de prisão cada.

Os acusados gritaram “abaixo o regime mili-tar” quando o juiz leu as sentenças. METRO

Egito US$ 25 por hora

A polícia da Turquia decidiu ontem à noite manter em custódia três pessoas em meio às investigações sobre o desastre que matou 301 em uma mina de carvão no país na semana passada, no dia em que as últimas víti-mas foram enterradas.

Das 22 pessoas detidas mais cedo, seis foram libe-radas, mas ainda poderiam enfrentar um processo.

As operações de resgate na

mina, em Soma, foram encer-radas no sábado, após a reti-rada dos últimos corpos.

O acidente é o mais grave em instalações industriais na história do país. Uma sé-rie de manifestações teve início após o desastre, prin-cipalmente contra o gover-no do premiê Recep Tayyip Erdogan, acusado de res-ponder de forma insensível à tragédia, e contra os do-nos da empresa. METRO

Turquia. Polícia prende 3 por acidente em mina

O maior risco para que a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) se tor-ne uma epidemia global po-de estar entre profissionais de saúde que viajam o mun-do, disse ontem a agência de notícias Reuters.

Médicos e enfermeiros estrangeiros que trabalham na Arábia Saudita, onde a doença foi identificada pela primeira vez em 2012, po-dem estar levando a Mers para outros países.

Os sintomas da Mers de-moram entre cinco e 14 dias para aparecer em pacientes infectados. O tempo é sufi-ciente para que uma pessoa com o vírus viaje para o ou-tro lado do mundo sem que a doença seja detectada.

A ameaça começou a chamar atenção com a con-firmação dos dois primei-ros casos de Mers nos EUA. Ambos ocorreram em traba-lhadores do setor de saúde que ficaram doentes depois de deixarem seus empregos em hospitais sauditas para viajar ao Ocidente. METRO

Alerta. Médico ‘global’ pode espalhar Mers

A uma semana da eleição presidencial na Colômbia, o candidato oposicionista Ós-car Iván Zuluaga, do parti-do Centro Democrático, se envolveu em um novo es-cândalo. Um vídeo divulga-do ontem mostra Zuluaga conversando com o hacker Andrés Sepúlveda, preso no começo do mês sob acusa-ção de espionar conversas da negociação de paz entre o governo e as Forças Arma-das Revolucionárias da Co-lômbia (Farc).

No vídeo, publicado no site da revista “Semana”, o hacker diz ao candidato que tem informações de inteli-gência militar. Zuluaga não parece surpreso e não ques-tiona a origem das informa-ções confidenciais.

Após a divulgação das imagens, o candidato da Aliança Verde, Enrique Pe-nalosa, disse ontem que Zu-luaga “deveria renunciar imediatamente e se apre-sentar ao Judiciário pa-ra responder por esses cri-

mes”. Penalosa ocupa um distante terceiro lugar nas pesquisas de intenção de vo-to, segundo a Reuters.

Zuluaga questionou on-tem a autenticidade do ví-deo, dizendo se tratar de uma “montagem”, mas não fez nenhum outro comentá-rio a respeito do material. Disse apenas que há pessoas infiltradas em sua campa-nha trabalhando contra ele.

O presidente Juan Ma-nuel Santos, que tenta a

reeleição, também teve a campanha marcada por es-cândalo político. No começo do mês, o assessor de cam-panha Juan José Rendón re-nunciou sob suspeita de ter recebido US$ 12 milhões de narcotraficantes para me-diar a rendição de quatro chefes do tráfico.

Os candidatos optaram pela tática de defender ou atacar as negociações de paz com as Farc. Eles não parti-cipam de debates. METRO

Colômbia. Óscar Iván Zuluaga, candidato do Centro Democrático, se envolve em novo escândalo ao aparecer com hacker preso

Zuluaga (dir.) disse que vídeo é ‘montagem’ | JOHN VIZCAINO/REUTERS

Candidato aparece em vídeo polêmico

A explosão de um carro--bomba matou pelo menos cinco pessoas em uma rua de bares e restaurantes po-pulares em Kano, no norte da Nigéria, ontem, em uma região habitada por cris-tãos, disse a polícia.

De acordo com o porta-voz da polícia de Kano Musa Maji-ya, um suicida atingiu a rua Gold Coast, no Sabon Gari, conhecido como “bairro es-trangeiro”. Kano é a maior ci-dade do norte da Nigéria.

Boko HaramApesar de nenhum grupo ter assumido inicialmente a autoria do ataque, especia-listas acreditam que a orga-nização islâmica extremista Boko Haram possa estar por trás do incidente.

No sábado, o presidente da França, François Hollan-de, disse que o grupo, ligado à Al-Qaeda, é uma ameaça pa-ra as regiões central e oeste da África. “O Boko Haram tem la-ços provados com a AQIM (Al--Qaeda no Maghreb Islâmico)

e outros grupos terroristas”, disse Hollande em encontro de líderes africanos em Paris.

Segundo ele, um plano amplo de troca de informa-ções e proteção de fronteiras tem de ser colocado em prá-tica imediatamente. METRO

Ataque suicida mata 5 no norte da Nigéria

O presidente nigeriano em encontro com Hollande | GONZALO FUENTES/REUTERS

Page 7: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com |07|◊◊

2CULTURA

‘Two and a Half Men’

É o fimA 12ª temporada de ‘Two

and a Half Men’ será a última. A CBS vai cancelar o seriado, estrelado por

Ashton Kutcher (foto) desde 2011. Com a saída de Charlie Sheen e Angus

T. Jones, a série perdeu muita audiência nos

últimos anos.

Embalada pela sonorida-de eletrônica de seu último disco, Julieta Venegas mos-tra porque encantou Marisa Monte e Otto em show úni-co hoje, às 21h, no Teatro Bra-desco (r. Turiassu, 2.100, Bour-bon Shopping, São Paulo, tel.: 3670-4100; de R$ 50 a R$ 230). A pedido do Metro Jornal, ela também indicou álbuns re-centes de artistas latinos que valem a pena ser ouvidos.

O que você buscou com o álbum “Los Momentos”?Procurei basicamente con-tar histórias, algo que sem-pre gosto muito: histórias de amor, de desamor, de to-dos os tipos. No aspecto sono-ro, dessa vez quis buscar algo um pouco diferente do que vinha fazendo. Meu ponto de partida foi o piano e os sin-tetizadores. A partir daí fui construindo o disco.

O que esse álbum represen-ta dentro da sua trajetória?Cada disco que faço represen-ta um momento diferente da minha vida. Neste simples-mente busquei letras não tão apaixonadas, mas mais refle-xivas. Mas não costumo pen-

sar antes no que vou fazer.

Você sempre fez muitas par-cerias em sua obra. Por quê?Gosto tanto de compor com amigos quanto de cantar com eles. Acho muito enriquece-dor aprender o estilo de ou-tra pessoa, como ela escreve, como conduz uma canção.

Você também tem parcerias com brasileiros.Eu já conhecia a música de Lenine e Marisa Monte co-mo fã e busquei conhecê-los. Agora também conheço Otto, com quem cantei em um dis-co seu, e Fernanda Takai – ela gravou há pouco uma canção minha em português. Voltar ao Brasil sempre me fascina porque me dá a chance de co-nhecer mais músicos brasilei-ros que admiro.

E qual é sua relação com o público brasileiro?Muito bonita. O brasilei-ro é muito apaixonado, lou-co por música. Ele se entre-ga muito, canta, participa. O show tem canções de todos os discos, apesar de a sono-ridade se assemelhar mais à de “Los Momentos”. METRO

JULIETA VENEGAS

A cantora mexicana repassa sua trajetória e as canções de seu mais recente disco, ‘Los Momentos’ (2013), em show único,

hoje à noite, no Teatro Bradesco

‘BRASILEIRO

É LOUCO

POR MÚSICA’

Page 8: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com |08| {VARIEDADES}

Leitor fala

HotéisNão sei porque os hotéis estavam tão esperançosos quanto à ocupação. Santos e região têm o que a oferecer ao público estrangeiro? Nem mes-mo o Museu Pelé é certeza que fique pronto a tempo. Se eu fosse acom-panhar os jogos eu iria querer ficar próximo dos estádios e me hospe-dar em cidades como Rio e São Pau-lo. Espero que o jogo vire e os turis-tas apareçam.MAGALI DA SILVA, SANTOS

CopaQue as manifestações sirvam para que os grandes países prestem aten-ção no que ocorre dentro do Bra-sil. Que voltem todas as forças pa-ra a corrupção, que é o grande mal e a razão de quase tudo de errado que acontece no nosso país. Espero que, de alguma forma, os políticos sintam vergonha ou que fiquem obrigados a criar leis que barrem toda a picareta-gem existente. Os estrangeiros têm de ser bem recebidos e nós temos de mostrar de forma pacífica que nossa vergonha são nossos políticos. TIAGO DE ALMEIDA, SANTOS

Para falar com a redação:

[email protected] Participe também no Facebook:

www.facebook.com/metrojornal

Metro web

O espírito de grupo será vivenciado de forma diferente no de trabalho. Valorize contatos que possam

auxiliar em projetos.

Tendências a repensar parcerias e mudar a maneira de tratar alguma sociedade. Momento para ajustes de

projetos a longo prazo.

Os temas culturais, estudos e que despertam o intelecto sempre fazem bem aos geminianos e preencherão

positivamente o dia. 

Boas chances para revelações de antigos assuntos com quem tem vínculo afetivo. Evite interferir demais

nos problemas de certas pessoas.

Momento para esclarecimentos em algum tipo de sociedade que possua. Na vida amorosa, decisões esclarecerão

assuntos antigos.

Regente de seu signo, Saturno está em aspecto tenso com Vênus, influência que recomendará

diplomacia com algumas diferenças.

Há tendências para mudanças nas relações de trabalho e na maneira de lidar com elas. Estudos e temas

culturais tomarão empenho extra.

Com a Lua em seu signo, um momento diferente diante de grupos e situações sociais marcará este

momento diante das amizades.

Uma atenção especial com crenças, espiritualidade, terapias ou atividades que revigorem suas

energias fará muito bem.       

Uma atenção especial à saúde e ao corpo será bem vinda, seja de maneira preventiva ou para amenizar

desgastes recentes.

Vênus – que é regente de seu signo – forma aspecto tenso com Saturno, influência que aponta desafios com

padrões e costumes dos outros.

Assuntos importantes diante de familiares tomarão sua dedicação para esclarecimentos. Tenha mais

cuidado ao expor certas opiniões.

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

O espírito de grupo será vivenciado

Os invasores

TROCO 30 ROBINHOS POR 1 MESSI!BOM DIA, caros e inflacionados leitores! Está no ar o PÂNICO NO JORNAL, o seu Prozac Impresso! FRASE DA SEMANA: “Chifre é igual anemia: só tem quem não come direito”. Kkk! Por falar em comida, ainda bem que o fim de semana acabou! Passei o FDS na casa da sogra e apreciei três tipos de comida: enlatada, congelada e queimada. Aliás, a minha sogra cozinha tão mal que na casa dela as pessoas rezam APÓS as refeições. COPA 2014 D.C! OS MANIFESTANTES ESTÃO PROTESTANDO EM VÃO! Cá entre nozes, querido leitor, a verdade é uma só: os bilhões do governo já foram gastos e agora não há mais nada a fazer, a não ser torcer para que os governantes tenham guardado um dinheirinho pra subornar os árbitros da Copa. Como disse o Agamenon: “Se você acha que os estádios vão ficar prontos, é melhor esperar sentado. Mas aonde se as cadeiras não foram entregues?” Kkk! DEU NO LE MONDE: “A seleção da França quer se concentrar em São Paulo.” Por que? Porque lá não tem água! Kkk! Aliás, não é seleção da França, é cecêleção da França! E saiu a lista dos brasileiros que pagam imposto: “Bozo, Arrelia, Torresmo, Patati e Patatá. Papai Papudo, Tiririca e Didi. Carequinha e Espirro!” E o álbum da Copa, hein? Troco 30 Robinhos por 1 Messi! DA COPA DIRETO PRO PLANALTO! O Mantega disse que a inflação tá sob controle. Cuma??? Por muito menos tem gente usando camisa de força no hospício. Como disse o passageiro do ônibus: “A QUE PONTO CHEGAMOS!”Ou como disse o meu finado tio Migué: “Nunca na história desse país a Petrobras extraiu tanto óleo...de peroba!”

PRA TERMINAR! TRÊS COMENTÁRIOS MEGA ULTRA PERTINENTES

DO TWITTER:

I) A famosa pergunta de Freud: “O que querem as mulheres?” Eu respondo: “Emagrecer 3 Kg.”II) Já decidi a minha lápide: “De nada adiantou comer brócolis, usar fio dental, andar 30 minutos todos os dias e fazer exame anual de próstata.”III) Meu psiquiatra disse que sou um sujeito vingativo. Esse homem ainda vai pagar caro por esse comentário! KKK! Por hoje é só! Ciro e Bernardo! Direto do Pânico na Band! Twitter: @ciraobotelho/@bernardpenteado

CIRO & BERNARDO

Ciro Botelho e Bernardo Penteado são redatores de humor no programa ‘Pânico na Band’, autores de sátiras como ‘Video Soul’, ‘Jornal dos Dois Echás’, ‘Jô Suado’, entre outros. Juntos há dez anos na TV, lançaram os livros ‘Piadas Fantárdigas de Tiririca’ e As Melhores Piadas de Bêbado’ (ed. Matrix). Também escrevem o blog ‘Colunáticos’ no site do ‘Pânico na Band’ (paniconaband.band.uol.com.br)

Cruzadas

Sudoku

Soluções

Diferentemente do que foi publicado no gráfico “Crédito mais caro”, da página 08, do Metro Jornal do dia 16, a taxa anual de juros correspondente aos juros mensais de 8,18% é de 156,9%. Da mesma forma, a porcentagem correspondente aos juros mensais de 7,28% é de 132,39%.

Correção

Page 9: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com {SAÚDE E BEM-ESTAR} |09|◊◊

A pressão alta atinge ho-mens e mulheres de todos os níveis sociais ou idades e é um dos principais proble-mas de saúde pública no Bra-sil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a hiper-tensão arterial atinge cerca de 30% da população brasi-leira. Mas, com prevenção e cuidados simples, essa doen-ça pode ser evitada.

“A prática de ativida-des físicas e uma dieta sau-dável são algumas das me-lhores formas de prevenir e controlar a hiperten-são”, afirma Fernando Al-ves da Costa, cardiologis-ta pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Segundo o médico, os exercícios mais indicados para hipertensos

são as caminhadas e nata-ção, com frequência de cin-co vezes por semana e ses-sões de trinta a quarenta minutos. “Também pode--se trocar estas modalidades por dança de salão”, afirma o cardiologista.

Padronizar a intensida-de, frequência e duração das sessões de exercícios ajuda o paciente. Mas, é importan-te ter acompanhamento de um profissional para que os exercícios tragam benefícios à saúde do paciente.

Outra boa opção para quem não tem tempo para praticar exercícios, é adap-tar atividades cotidianas co-mo subir escadas, passear com o cachorro e fazer pas-seios a pé. METRO

Coração. Padronizar frequência e duração de sessões de exercícios ajuda a controlar pressão. Caminhada é atividade mais indicada

Exercícios devem ter acompanhamento de um médico | APU GOMES/FOLHAPRESS

Atividade física ajuda a prevenir hipertensão

Prevenção

PLUS

+Batimentos cardíacos

Como aferir a pressão?A aferição da pressão

arterial deve ser feita em repouso, por pelo menos dois minutos (idealmente

cinco minutos), em posição sentada e de

bexiga vazia.

Dicas para controlar a pressão alta:

Evite o excesso de peso

Red aa a idadede a aa i e açã

Pa edef a

Te e ida c e b e a def a

ai a i ae ã ee e e

P a i ee e c ci f ic

Te haac a ha e de édic

Page 10: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com |10| {ESPORTE}

3ESPORTE

ADIADO (4/6)

XSPORT BAHIA

ONTEM

0 X 2FLAMENGO SÃO PAULO

0 X 1CORINTHIANS FIGUEIRENSE

1 X 1ATLÉTICO-PR CHAPECOENSE

1 X 0GRÊMIO FLUMINENSE

1 X 2SANTOS ATLÉTICO-MG

0 X 1VITÓRIA PALMEIRAS

0 X 0CRICIÚMA INTER

QUARTA-FEIRA (14/5)

2 X 0GOIÁS BOTAFOGO

Brasileirão 5ª rodada

SÁBADO

3 X 2CRUZEIRO CORITIBA

CLASSIFICAÇÃO

SÉRIE A

P V GP SG

1 º INTERNACIONAL 1 1 3 7 3

2 º CRUZEIRO 1 0 3 1 0 2

3 º GRÊMIO 1 0 3 5 2

4 º GOIÁS 1 0 3 4 2

5 º FLUMINENSE 9 3 7 4

6 º PALMEIRAS 9 3 7 1

7 º SÃO PAULO 9 2 9 5

8 º CORINTHIANS 8 2 4 2

9 º BAHIA 7 2 5 2

1 0 º SPORT 7 2 5 1

1 1 º ATLÉTICO-MG 7 2 5 0

1 2 º SANTOS 6 1 4 1

1 3 º ATLÉTICO-PR 5 1 7 -1

1 4 º VITÓRIA 5 1 5 -1

1 5 º BOTAFOGO 4 1 8 0

1 6 º FLAMENGO 4 1 4 -4

1 7 º CRICIÚMA 4 1 2 -7

1 8 º FIGUEIRENSE 3 1 1 -7

1 9 º CORITIBA 3 0 4 -2

2 0 º CHAPECOENSE 2 0 3 -3

Classificados para a LibertadoresRebaixados para a Série B

3 golstêm André (Atlético-MG), Marcelo Moreno (Cruzeiro) Daniel e Emerson (Botafogo), artilheiros do Campeonato Brasileiro

Agora sim. Timão estreia estário com derrota por 1 a 0 para o então lanterna Figueirense. Estrutura funciona, entorno e transportes, não

Giovanni fez o primeiro gol do Itaquerão | BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS

Todos os ingressos para primeiro jogo do Itaquerão foram vendidos: cambistas cobravam até R$ 400 | MIGUEL SCHINCARIOL/FOLHAPRESS

Cássio; Fagner (Danilou), Gil, Cléber e Fábio Santos;

Ralf, Guilherme , Renato Augusto e Jadson (Paulo Victor); Luciano (Romarinho ) e Guerrero. Técnico: Mano Menezes

Volpi; Leandro Silva , Marquinhos, Thiago

Heleno, Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto, Luan e Rivaldo (Jeferson); Giovani (Dudu), Everton Santos e Ricardo Bueno (Jonathan). Técnico: Guto Ferreira

01

G Giovanni Augusto, aos 2 minutos do 2o tempo A bi age Jailson Macedo Freitas (BA)

CORINTHIANS

FIGUEIRENSE

O dia 18 de maio entrou na história como o primeiro jogo oficial do Itaquerão. E lá também estará o nome de Giovanni. O meia ano-tou o gol do Figueirense na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, pela 5a rodada do Campeonato Brasileiro. A apresentadora Xuxa deu o pontapé inicial, e não deu muita sorte na estreia.

Não havia mais ingres-sos disponíveis – todos vendidos logo no primeiro

dia, para os participantes do programa Fiel Torce-dor. Ainda assim, cambis-tas ofereciam bilhetes que chegavam a R$ 400.

Para chegar à nova are-na, o torcedor corintia-no tinha a opção de ir de metrô. Estes, enfrentaram longas filas, especialmen-te no retorno. Os que opta-ram por ir de carro, enfren-taram congestionamento por conta de bloqueios fei-tos pela CET nas principais

vias – que já utilizou o es-quema que será utilizado na Copa do Mundo. O Ita-querão receberá seis parti-das, incluindo a de abertu-ra, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia.

O jogoCom a bola rolando, po-rém, o Timão teve proble-mas. Os 36 mil corintianos, que cantaram desde o mi-nuto inicial, viram um 1o tempo truncado, com pou-cas chances de gol. Apesar de muito empenho, os co-mandados de Mano Mene-zes pouco assustaram a defesa do Figueirense.

Na etapa final, debaixo

de muita chuva, o banho de água fria veio mesmo aos 2 minutos, dos pés de Gio-vanni, do Figueirense, que mandou rasteiro para fazer o primeiro gol do estádio al-vinegro. E a situação só não piorou no lance seguinte porque a arbitragem anulou gol de Everton Santos.

Atrás no placar e com a torcida empurrando o ti-me, o Corinthians se lançou ao ataque, passou a pressio-nar os visitantes e criou di-versas chances de gol. Mas sem êxito. No fim, teve que amargar o revés logo no jo-go inaugural da arena. Ao apito final, as primeiras vaias. METRO

‘Muita emoção’Claro que o Corinthians ter perdido para o Figueiren-se estragou um pouco a fes-ta, mas ver o Timão jogan-do em casa pela primeira vez foi uma emoção enor-me, mano! Além do mais, a arquibancada é muito perto do campo, então é animal!

Pra chegar foi de boa. Pe-guei o metrô na Vila Ma-dalena, e como tava bem cheio, demorei quase uma hora para chegar. Na vol-

ta, também foi complica-do porque tinha uma mul-tidão. Pra entrar no estádio também não tive proble-mas e a estrutura é total-mente padrão Fifa.

A única coisa difícil foi comprar lanche, que custa-va R$ 8 e tinha filas demo-radas. Até desisti. Mas com o tempo, tudo vai se acer-tando e vai ficar melhor!

Eu fui, mano!

FERNANDO CHRISTOAssistente de Fotografia do Metro Jornal

“Não poderíamos perder de qualquer jeito, especialmente na estreia do nosso estádio, diante da nossa torcida. Agora já foi, vamos vencer o próximo” RALF, VOLANTE DO CORINTHIANS

Água no chope

Calma!

“O Brasil é democrático. Mas a Copa não seria o momento adequado

de manifestar. Convidamos pessoas de fora e poderíamos mostrar uma situação diferente. Nas eleições é que temos de mostrar

o que queremos”LUIZ FELIPE SCOLARI, TÉCNICO DO BRASIL

Page 11: 20140519_br_metro santos
Page 12: 20140519_br_metro santos

SANTOS, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2014www.readmetro.com |12| {ESPORTE}

Em noite brilhante do atacan-te André, revelado pelo San-tos, o Peixe perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1 na Are-na Pantanal. Inspirado, o ex--menino da Vila marcou os dois gols da vitória do Galo de virada. Com a derrota, o alvi-negro caiu uma posição e está agora na 12ª posição com seis pontos no Brasileirão.

Ainda sem Leandro Da-mião, lesionado, o Santos se postou defensivamente e tentava sair no contra-ata-que. Aos 37 minutos, Alan Santos fez belo lançamento

e achou Cícero livre dentro da área, que só teve o traba-lho de tirar do goleiro Victor e abrir o placar.

Após o gol, o Peixe se fe-chou e deu espaço para o Ga-lo ir ao ataque. Porém, a vi-rada do Atlético-MG só veio no segundo tempo, quan-do André apareceu livre no meio da zaga santista duas vezes, aos 29 e 35, e deu a vi-tória aos mineiros.

Revés. Peixe levou dois gols do atacante André, revelado junto de Neymar, e foi derrotado pelo Atlético-MG; apesar de ser o mandante, alvinegro praiano jogou no MT

Peixe foi o mandante, mas não deu sorte na Arena Pantanal | FOLHAPRESS

De virada, Santos perde no Pantanal

CADU PROIETI METRO SANTOS

Se o palmeirense ficou preo-cupado após duas derrotas se-guidas no Campeonato Bra-sileiro, já começa a respirar mais aliviado. Depois de ven-cer o Goiás na rodada ante-rior, o alviverde bateu o Vitó-ria por 1 a 0, fora de casa, e subiu para 6a colocação, com 9 pontos conquistados.

Com seis desfalques, in-cluindo Valdivia, na Seleção Chilena, o Verdão teve difi-culdades para agredir a defesa baiana. Com Mendieta bem

marcado, o time não conse-guia articular as jogadas.

Na etapa complementar, o Verdão abriu o placar logo no início, com Marquinhos Ga-briel, em arremate de fora da área que desviou na zaga pa-ra enganar o goleiro Wilson.

O Vitória sentiu o gol. Ner-voso, deu chances para o Ver-dão ampliar. Quando assimi-lou o golpe, o time da casa criou oportunidades, exigin-do belas defesas do goleiro Fá-bio. METRO

Sai crise. Palmeiras passa pelo Vitória na Bahia

Ganso ‘artilheiro’ dá vitória ao Tricolor no Maracanã

Paulo Henrique Ganso colo-cou um ponto final à sequên-cia de três empates do São Paulo no Campeonato Brasilei-ro. No Maracanã, o meia viveu um domingo de artilheiro e anotou os gols da vitória trico-lor sobre o Flamengo por 2 a 0.

O jogo também marcou a estreia de Ney Franco, ex- São Paulo e desafeto de Ro-gério Ceni, no comando do time carioca.

Com o triunfo, o São Pau-lo chegou aos nove pontos na competição e se apro-ximou do G-4 na tabela de classificação. O time volta a campo pelo torneio na pró-xima quarta-feira, novamen-te no Maracanã, quando en-cara o Fluminense. METRO

Ganhou! Com gols do meia tricolor, São Paulo vence Flamengo por 2 a 0

Ganso garantiu os três pontos ao São Paulo | DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS

Felipe; Léo Moura , Wallace, Samir e André Santos; Luiz

Antonio (Lucas Mugni), Márcio Araújo, Everton (Negueba) e Paulinho; Alecsandro e Hernane (Elano). Técnico: Ney Franco

Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lucão, Antonio

Carlos, Reinaldo; Souza, Maicon (Hudson), Ganso; Alexandre Pato (Pabon) , Luis Fabiano e Osvaldo (Boschilia). Técnico: Muricy Ramalho

02

G Ganso, aos 22 minutos do 1o tempo e aos 46 minutos do 2o tempo

A bi age Ricardo Marques Ribeiro (MG)

FLAMENGO

SÃO PAULO

“O Ganso, quando é competitivo, não há jogador que faça o que ele faz no futebol brasileiro. A bola corre mais fácil no pé dele”

ROGÉRIO CENI, GOLEIRO DO SÃO PAULO

Aranha, Bruno Peres (Zé Carlos), Neto , David Braz ,

Mena; Arouca, Alan Santos (Leandrinho), Cícero, Lucas Lima (Geuvânio); Thiago Ribeiro e Gabriel. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Victor , Alex Silva, Otamendi, Leonardo Silva ,

Emerson Conceição ; Pierre (Eduardo), Leandro Donizete, Rosinei (Carlos); Fernandinho (Dátolo) Marion e André. Técnico: Levir Culpi

12

G Cícero, aos 37 do 1º tempo; e André aos 29 e 35 do 2º tempo A bi age Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)

SANTOS

ATLÉTICO-MG

GIGANTESAntes de Messi encher a sala de casa com a maior coleção da história de troféus de melhor jogador do mundo, dois craques dividiam a honra de ter o maior número de prê-mios da Fifa com três conquistas para cada um. E os desti-nos de Ronaldo e Zidane se cruzaram em duas Copas segui-das. O francês estava em casa no Mundial de 98, mas era Ronaldo quem chegava ao torneio como o maior jogador do mundo. Além disso, tinha levado o Brasil à final com be-las atuações, enquanto Zizou foi expulso no segundo jogo, ficou duas partidas e só foi brilhar mesmo na decisão. En-quanto Ronaldo tentava se recuperar da convulsão sofrida no dia da partida, Zidane marcava dois gols para garantir o primeiro título francês, depois de três semifinais dos Bleus com as gerações de Just Fontaine e Michael Platini.

REDENÇÃOA situação se inverteu quatro anos depois, na Coréia do Sul e Japão. Várias cirurgias no joelho direito faziam de Ronaldo uma aposta do técnico Luis Felipe Scolari. En-quanto Zidane e a França, então campeã mundial e eu-ropeia, eram barbada, iriam longe na Copa de 2002. Pois o craque francês sofreu lesão muscular pouco antes do torneio, jogou só a última partida da 1a fase, e não evitou a eliminação sem gols. Enquanto Ronaldo arran-cou com o Brasil para ser campeão e artilheiro com oito gols. Depois, os dois fariam dupla no Real Madrid.

SURPRESAS, POLÍTICA E NOVIDADESPara o torneio na terra de Jules Rimet, o pai da Copa, em 98, a Fifa subiu o número de seleções para 32, com es-paço para novidades como África do Sul, Jamaica e Ja-pão. O Irã venceu os EUA por 2x1, em jogo marcado pela tensão política entre os países desde o final dos anos 70, com forte esquema de segurança e protestos nas arqui-bancadas. E se a semifinalista Croácia foi a boa surpresa em 98, Turquia e Coréia do Sul apareceram como desta-ques em 2002, também entre os quatro primeiros. A ar-bitragem teve graves erros que favoreceram os sul-corea-nos contra Espanha e Itália.

O QUE ROLOU NAS COPAS

Sergio Patrick é apresentador da Rádio Bandeirantes e colaborador das rádios do Grupo Bandeirantes. A coluna O QUE ROLOU NAS COPAS traz histórias e personagens de todos os mundiais. Envie sua sugestões para [email protected].

SERGIO PATRICKDA RÁDIO BANDEIRANTES

AM 840 / FM 90,9

Colaboraram Leandro Quesada, da Rádio Bandeirantes, e Arthur Covre e Fábio França, da Bandnews FM.