2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas...

44
2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento a violência contra a juventude negra Larissa Amorim Borges [email protected]

Transcript of 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas...

Page 1: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

2015

SPAA/SEPPIR

Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas

Ações e reflexões sobre o enfrentamento a violência contra a juventude negra

Larissa Amorim [email protected]

Page 2: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

Fontes:

Os dados desta apresentação são oriundo de:•SIM/SVS/ MS•Relatório Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública•IPEA•SNSP/MJ•MAPA da Violência

Page 3: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

• O racismo como determinante da letalidade.

• A complexidade do problema da violência.

• A superação deste problema demanda cooperação/ trabalho conjunto.

Page 4: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

• Matar não é algo simples e nem banal.

• Matar impacta quem mata, quem presencia e a família de quem morre.

• “Algumas pessoas são mais matáveis que outras. Há vidas que importam menos.”

Page 5: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 6: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

Dados do DF

Page 7: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 8: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 9: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

“Genocídio”• Termo criado em 1944, por Raphael Lemkin. “Qualquer ato cometido com a intenção de destruir, total ou

parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial, ou religioso.”

• Assassinato de membros do grupo;• Causar danos à integridade física ou mental de membros do

grupo;• Impor deliberadamente ao grupo condições de vida que

possam causar sua destruição física total ou parcial;• Impor medidas que impeçam a reprodução física dos

membros do grupo;• Transferir à força crianças de um grupo para outro.

Page 10: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 11: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 12: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

Campanha do Laço Laranja - contra o Genocídio das Juventudes Negra,

Indígena e LGBT

• Julho de 2006

Page 13: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 14: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

"Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta"

Page 15: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

• Julho 2013

“Campanha Nacional contra a Violência e

Extermínio de Jovens”

Page 16: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 17: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

“Viver sem Nada, Morrer por Nada” contra o extermínio dos adolescentes.

• Dezembro de 2014

Page 18: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 19: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 20: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 21: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 22: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

22

Page 23: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

23

Os dados

58%

Dos jovens brasileiros se autodeclaram negros.

Fonte: www.planejamento.gov.br/spi

Page 24: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

24

Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Page 25: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 26: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

Violência no Brasil: um problema quetem idade, cor/raça e território

Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM. Dados preliminares de 2010

Em 2011, 27.471 jovens entre 15 e 29 foram

vítimas de homicídio, ou seja, 52,6% do total.

Em 2011, morreram no Brasil 52.198

pessoas vítimas de homicídio, ou

seja, 27 a cada 100 mil habitantes.

67,5%das vítimas

eram negras

93,6%das vítimas de

homicídio eram do

sexo masculino.

71,4%dos jovens

assassinados eram negros.

Page 27: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

2 JOVENS NEGROS SÃO ASSASSINADOS POR HORAÉ como se caíssem dois aviões por semana lotados de jovens, a maioria negros.

Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM. Dados preliminares de 2010

Page 28: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

De acordo com pesquisa intitulada “Custo da Juventude Perdida no

Brasil”, publicada pelo IPEA em 2013, a mortalidade violenta – entre

assassinatos e acidentes automotivos – dos jovens brasileiros prejudica as

finanças nacionais em cerca de R$ 79 bilhões por ano.

Este valor, que representa aproximadamente cerca de 1,5% do PIB do país,

não se dá não apenas pelos gastos públicos empreendidos nos tratamentos

médicos dos jovens vitimados pela violência, mas principalmente pela não

geração de renda e serviços ocasionada pelo falecimento prematuro destes

jovens em idade economicamente ativa.

A pesquisa encontra-se disponível em : http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/130712_custo_da_juventude_perdida_no_brasil.pdf

Page 29: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 30: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 31: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

EM 2013121 policiais mortos

em serviço. cada dia 6 pessoas foram mortas por

policiais360 policiais mortos FORA serviço.

Page 32: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 33: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 34: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 35: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 36: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 37: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

É possível parar estas mortes???

Page 38: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 39: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

O que temos feito para evitar estas mortes?

•Identificação e enfrentamento ao racismo.

•Integração das políticas.

•Aperfeiçoamento Institucional.

•Desconstrução da Cultura de Violência.

•Transformação dos territórios.

•Inclusão, oportunidades e garantia de direitos.

•Criação e fortalecimento dos mecanismos de

participação social.

Page 40: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

•Audiências Públicas

•Entrevistas

•Campanhas

•Reuniões

•Oficinas de Identificação e

abordagem do Racismo

•Atividades culturais e formativas

•Diálogos com comunidades e

Movimentos Sociais

•Apoio às atividades da sociedade civil

•Editais específicos

Page 41: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 42: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

“A história de uma grande país se fazcom sua Juventude Viva”

WWW.JUVENTUDE.GOV.BR/JUVENTUDEVIVA

Page 43: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.
Page 44: 2015 SPAA/SEPPIR Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas Ações e reflexões sobre o enfrentamento.

Vídeos• Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra -

https://youtu.be/GjuKhoG1UYU• Eu sou contra o Genocídio da Juventude Preta Pobre e Periférica -

https://youtu.be/AjyluYZV35Y• Sobre guerra às drogas - https://youtu.be/untrMQCbNRI• Porquê o senhor atirou em mim? - https://youtu.be/DvnRg4E0VWk• Auto de Resistência - Relatos de Familiares de Vítimas de Violência

Armada - Soares, Barbara Musumeci