Flebologia · 2019. 11. 4. · Flebologia. Por flebologia entende-se o estudo das patologias das...

17
Flebologia Informações e dicas sobre a saúde das suas veias Ponto forte: Autoteste de 3 minutos Freedom in Motion

Transcript of Flebologia · 2019. 11. 4. · Flebologia. Por flebologia entende-se o estudo das patologias das...

  • FlebologiaInformações e dicas sobre a saúde das suas veias Ponto forte: Autoteste de 3 minutos

    Freedom in Motion

  • Inovação com Expêriencia É com muita paixão que, na Juzo, desenvolvemos dispositivos médicos destinados a acompanhar os doentes ao longo de toda a sua terapia. Os nossos produtos de compressão, de alta qualidade e que definem uma tendência, são atualmente exportados para mais de 60 países. Mantivemo-nos como uma empresa familiar, que está agora na quarta geração. O nosso vestuário de compressão e as nossas ligaduras e ortóteses são fabricadas segundo a mais moderna técnica e constituem para o doente a melhor solução para cada neces-sidade.

    Os nossos produtos são concebidos para melhorar a sua qualidade de vida e para aliviar os seus sintomas a longo prazo.

    Mais informações sobre a Flebologia www.juzo.pt/flebologia

    O nosso compromisso é o seu ConfortoQueremos apoiá-lo(a) na sua saúde. Nesta brochura pode encontrar tudo sobre o tema da “Flebologia”. Como reconhecer um problema venoso? Sofre de uma patologia venosa, ou tem um risco aumentado de desenvolver uma? Como pode evitar uma patologia venosa e o que é que pode fazer se precisar de ajuda? Procuramos aqui responder a muitas das suas pergun-tas e ajudá-lo(a) a viver sabendo que pode ter o melhor apoio possível – para viver a vida em movimento!

    Perspetiva | 3

    Os Tems em Perspetiva

    Conhecer as Veias 4

    Fatores de Risco 8

    Ccheck-Up Venoso [autoteste] 14

    Patologias Venosas 18

    Terapia 24

    Produtos 28

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textt

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textp

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Texte

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textc

  • Conhecer as Veias

    FlebologiaPor flebologia entende-se o estudo das patologias das veias (do grego Phlebos = veia, vaso sanguíneo). Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) as patologias venosas fazem parte das doenças mais comuns em todo o mundo. As patologias venosas das pernas contam-se entre as mais antigas doenças a ser documentadas pela humanidade. No entanto, as suas características divergem muito e são muito poucas as pes-soas totalmente assintomáticas.

    Por vezes, as patologias venosas manifestam-se apenas através de sintomas ligeiros, como uma sensação de peso nas pernas – outras vezes, as pessoas queixam-se de graves comprometi-mentos da função das veias. É frequente surgirem problemas onde talvez pudessem ter sido evitados, devido ao desconhecimento do modo como o nosso corpo funciona. As patologias venosas devem ser levadas a sério e reconhecidas e tratadas logo aos primeiros sinais, como os derrames, por exemplo.

    4 | Conhecer as veias

    Convêm Saber › Que em cada minuto são bombeados 5 litros de sangue através do corpo.

    › Que 65 % do volume total de sangue em circulação se encontra nas veias.

    › Que as veias profundas transportam 90 % dos 4500 litros diários de sangue desde as pernas de volta ao coração e que as veias superficiais transportam apenas 10 % desse sangue.

    › Que as veias superficiais mais importantes são a Vena safena magna (grande) e a Vena safena parva (pequena).

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Texts

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textv

  • Válvulas VenosasNas veias, as chamadas válvulas venosas funcionam como tam-pas para o transporte do sangue. Se o sangue venoso circula na direção do coração, estas válvulas estão abertas (fig. 1). Se, no entanto, for a vez de circular no sentido inverso, na direção dos pés, as válvulas fecham, impedindo desse modo o retorno do sangue ao coração (fig. 2).

    Qualquer alteração nas veias, por muito pequena que seja, por exemplo, uma dilatação, irá prejudicar o funcionamento das válvulas venosas, que podem nunca mais fechar corretamente. Assim sendo, pode acontecer que o sangue venoso se acu-mule nas veias e só volte a circular com um atraso. Este refluxo do sangue é inicialmente considerado apenas como pernas “pesadas” ou pernas “inchadas”. Se estes sintomas não forem tratados, poderão surgir mais tarde doenças mais graves.

    Para saber quais os fatores de risco de uma patologia venosa e como reconhecer os sintomas, veja as páginas seguintes.

    Fig. 1Válvula venosa aberta

    Fig. 2Válvula venosa fechada

    Conhecer as veias | 7

    As Veias da PernasA circulação sanguínea do nosso corpo é muito complexa, sendo claro para todos que o coração desempenha um papel prepon-derante neste ciclo. Muitos de nós não temos consciência do esforço a que, sobretudo as veias das pernas, são submetidas diariamente, já que têm de bombear o sangue de volta para o coração a partir do ponto mais baixo do corpo, contra a força de gravidade e sem interrupções – 24 horas por dia, durante toda a vida.

    A “bomba muscular venosa” da musculatura das pernas, também designada por “bomba muscular dos gémeos”, tem o papel mais importante no retorno do sangue ao coração. Ao mover as pernas (p. ex. ao correr) os músculos das pernas estão tensos, funcionando como uma bomba natural, que impele o sangue venoso desde as pernas até ao coração.

    6 | Conhecer as veias

    Veia profunda da perna

    Veia profunda da perna

    Pequena veia safenaVena safena parva

    Grande veia safenaVena safena magna

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textv

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textv

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textv

  • Fatores de Risco

    Não existe uma causa única para as patologias venosas. A maior parte das vezes é um conjunto de fatores que contribui para o seu aparecimento. No seu início, os problemas venosos muitas vezes apenas são percetíveis por ligeiras alterações, como por exemplo derrames ou eritemas. Quem souber ouvir o seu corpo, vai perceber estes sintomas e pode prevenir uma doença mais grave.

    Basicamente deve tentar reduzir ou evitar os seguintes fatores de risco, que podem contribuir para o desenvolvimento da patologia venosa:

    › Excesso de peso › Falta de movimento (muito tempo sentado e / ou de pé) › Hábitos tabágicos e alcoólicos › Terapia hormonal (p. ex., pílula) › Vestuário apertado › Calor em excesso (banhos demasiado quentes, sauna, banhos de sol intensos) › Uso frequente de sapatos de salto alto

    Naturalmente que as patologias venosas também podem ser causadas por fatores com uma influência nula ou reduzida, pelo que é importante saber qual deverá ser a sua atitude para preservar a saúde das suas pernas.

    Insuficiencia Venosa e do tecido con Juntivo

    Muitas vezes os problemas venosos são hereditários e os doentes já os trazem com eles à nascença. Quase sempre as gerações dos pais e dos avós já sofriam de varizes. A parede venosa pode ser demasiado elástica e, por isso, estar enfraque-cida, podendo assim ocorrer uma dilatação precoce das veias. Infelizmente, esta insuficiência congénita do tecido conjuntivo não tem solução, embora, graças a uma terapia de compressão, se possa contrariar um agravamento da situação.

    Ao longo da vida e com o avançar da idade, o tecido conjuntivo vai enfraquecendo, as paredes das veias vão cedendo e podem “desgastar-se”. É assim cada vez mais importante que, dentro do possível, faça todo o bem às suas pernas e conserve as suas veias.

    As mulheres sofrem mais frequentemente de insuficiência venosa do que os homens. Por isso, devem, desde jovens, estar atentas à saúde das suas veias. Por exemplo, o uso de sapatos de salto alto impede o movimento do tornozelo, afetando assim negativamente a bomba muscular e fazendo com que o sangue se acumule.

    Devido às terapias hormonais, como a pílula, ou às alterações do corpo devido à gravidez, as mulheres têm um risco acrescido de patologias venosas.

    Fatores de risco | 98 | Fatores de risco

    Convêm SaberResultados do Estudo Venoso de Bona*:

    › Cerca de 90% da média da população adulta apresenta alterações no seu sistema venoso.

    › Apenas menos de 10% da população não tem sinais de insuficiência venosa.

    › Cerca de 60% apresenta pelo menos derrames como sinais de uma insuficiência venosa.

    * Estudo Venoso de Bona da Sociedade Alemã de Flebologia, de 2003, com 3072 participantes masculinos e femininos, com idades entre 18 e 79 anos. Os resultados do estudo referem-se à população alemã.

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textconjuntivo

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Texts

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textv

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textr

  • Viagens longas: Tempos difíceis para as suas Pernas

    Se viaja muito e faz viagens longas, conhece certamente a sensação de pernas inchadas e pesadas. É uma situação não só desagradável, como também pode tornar-se perigosa para si, na medida em que pode ocorrer a chamada trombose do viajante, também conhecida por “Síndrome da Classe Económica”.

    Estar sentado e apertado durante muito tempo, com as pernas dobradas e falta de exercício durante uma viagem, são fatores que podem constituir um perigo, principalmente para as pessoas que pertençam a um dos grupos de risco conhecidos.

    Os líquidos podem ficar retidos nas pernas e, devido à pressão nos tecidos, dificultar o retorno do sangue ao coração. Em casos raros pode formar-se um coágulo na parede de uma veia, entu-pindo o vaso – um trombo.

    Entre outros, pertencem aos grupos de risco para a trombose do viajante os idosos e as pessoas com excesso de peso, quem já sofreu anteriormente uma trombose ou uma embolia, as grá-vidas, os doentes com varizes ou com outra patologia venosa, assim como as pessoas com problemas graves de coagulação / hemofilia hereditária.

    Tanto para os homens como para as mulheres é aconselhável, durante uma viagem mais longa, o uso de meias de compressão, que aliviam as pernas além de prevenirem a retenção de líqui-dos. Mesmo uma simples banda de compressão na barriga da perna pode ser benéfica. Além disso, durante a viagem, de vez em quando deve levantar-se, fazer exercício e beber bastantes líquidos.

    A Gravidez: o Corpe em Estado de ExeçãoEXCEÇÃO

    Durante a gravidez, o corpo da mulher é solicitado ao máximo. Até ao nascimento do bebé, a quantidade de sangue da mãe chega quase um ca. 30 - 40 % , o que implica um duplo trabalho para as veias.

    Além disso, devido às hormonas em livre circulação no corpo, o tecido conjuntivo torna-se mais flexível, a fim de preparar o corpo para as mudanças que se aproximam. Este efeito reflete-se também nas paredes das veias, que se tornam mais elásticas, podendo perder tensão.

    Acresce ainda que o útero em crescimento exerce pressão sobre a Veia Cava Inferior, que é a maior veia do corpo e que absorve o sangue das extremidades inferiores, de algumas partes da zona pélvica e dos órgãos da cavidade abdominal. O retorno do sangue desde as pernas torna-se mais difícil, aumentando assim o risco de derrames ou varizes.

    Deste modo as grávidas devem ser aconselhadas a contrariar este risco através do movimento e de ginástica regular. Em especial no verão, muitas grávidas queixam-se de “pernas grossas”. Aproveitem então as pausas para descansar as pernas a um nível mais elevado e vão ver como o corpo agradece esse gesto.

    Além disso, as meias de compressão proporcionam a recupera-ção e o alívio das pernas pesadas e inchadas. Podem ser usadas durante toda a gravidez, mesmo logo no início, para poder desfrutar ao máximo de todo o tempo de gravidez!

    Fatores de risco | 1110 | Fatores de risco

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textp

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Texte

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textc

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textg

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Texte

    kerstin.lugmairHervorhebenplease translate

  • Sintomas Os sintomas de uma eventual patologia venosa distinguem-se entre sintomas internos, que são percetíveis, e sintomas externos, que se vêem. Nos pontos seguintes poderá verificar se sofre ou não de problemas venosos. Se detetar um ou mais sinais de insuficiência venosa, deve consultar um médico.

    Sintomas internos percetíveisEstes sinais são percetíveis principalmente depois de ter estado sentado(a) ou de pé durante longos períodos de tempo. Como o calor pode ainda agravar estes sintomas, eles serão sentidos com maior intensidade nos meses de verão do que na estação fria:

    › Pernas cansadas, pesadas ou doridas › Cãibras noturnas nas pernas › Dores latentes ou agudas nas pernas › Sensação de formigueiro ou ardor › Dor à pressão › Sensação de tensão

    Sintomas externos visíveisEstes sinais são claramente reconhecíveis nas suas pernas e podem aparecer em diferentes graus, da seguinte forma:

    › Edemas, principalmente na zona dos tornozelos e nos pés › Derrames › Varizes › Eritema e outras descolorações cutâneas › Pele seca e fina sobre a veia afetada › Úlceras cutâneas na zona do tornozelo

    Fatores de risco | 1312 | Fatores de risco

    Sintomas internos percetí-veis

    Sintomas externos visíveis

    ArdorPele seca

    Dor latenteCãibras

    Dor à pres-são

    Eritemas

    Pernas pesadasDerrames

    Nas páginas seguintes explicamos as patologias venosas mais frequentes. No último capítulo desta brochura irá des-cobrir aquilo que pode fazer aos primeiros sinais da doença.

  • Auto-Teste de 3 MinutosCom o nosso teste, descubra qual o seu fator de risco pessoal de sofrer de patologias venosas! Leia os seguintes perguntas e assinale SIM ou NÃO.

    Check-Up Venoso

    Check-up venoso | 1514 | Check-up venoso

    Sim Não

    1. Ao final do dia, ou depois de ter estado muito tempo de pé, sente as pernas pesadas ou cansadas, tem uma sensação de tensão nas pernas ou tem cãibras durante a noite?

    2. Na sua família já houve casos de patologias veno-sas (p. ex. varizes)?

    3. Se for do sexo feminino, tem predisposição para fraqueza do tecido conjuntivo (celulite)?

    4. Tem excesso de peso e mais de 40 anos de idade?

    5. Na sua profissão tem de ficar sentado(a) ou de pé durante muito tempo?

    6. Considera-se uma pessoa do tipo comodista, que faz pouco exercício e que gosta de comer e beber?

    7. Tem derrames ou varizes?

    8. Toma alguma medicação ou suplemento à base de hormonas (pílula, terapêutica hormonal de substituição (THS para a menopausa) ou está grávida?

    9. Usa frequentemente sapatos de salto alto ou vestuário apertado?

    Distribuição dos pontos para todas as respostas SIM: TotalPergunta 1 =  5 pontos Pergunta 2 =  1 pontos Pergunta 3 =  1 pontos Pergunta 4 =  1 pontos Pergunta 5 =  1 pontos Pergunta 6 =  1 pontos Pergunta 7 =  5 pontos Pergunta 8 = 10 pontos Pergunta 9 =  1 pontos

    Pergunta 10 =  5 pontos Pergunta 11 =  5 pontos Pergunta 12 =  5 pontosPergunta 13 = 10 pontos Pergunta 14 = 10 pontos Pergunta 15 = 10 pontos Pergunta 16 = 10 pontos Pergunta 17 =  5 pontos

    A avaliação está na página seguinte.Mostre este auto-teste ao seu médico.

    Sim Não

    10. As suas pernas, sobretudo ao final do dia, estão por vezes inchadas?

    11. Já alguma vez teve uma flebite ou trombo flebite?

    12. Tem atualmente alguma infeção ou eritemas dolo-rosos nas pernas?

    13. Sofre esporadicamente de dores nos pés ou na barriga das pernas?

    14. As suas pernas variam de calibre sem razão aparente?

    15. Já alguma vez teve uma úlcera ou uma trombose (vaso obstruído) numa perna?

    16. Já alguma vez teve uma embolia pulmonar (vaso obstruído num pulmão)?

    17. A sua pele nos tornozelos ou nas pernas sofreu alguma alteração, está desidratada ou escamosa?

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textv

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textu

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textt

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textm

  • Total de pontos: 8 a 9Faça alguma coisa pelas suas veias, porque as suas pernas estão em risco. Graças à sua própria atitude, pode ajudar as suas pernas e travar o desenvolvimento de uma patologia venosa grave. Mais exercício, roupa não apertada e, eventual-mente, meias de compressão medicinais tornam a sua vida mais simples. Antes de um voo de longo curso ou de uma longa viagem de autocarro ou de automóvel, não deixe de falar com o seu médico. O risco de uma trombose do viajante é elevado. Em caso de ocorrência de uma trombose, muitas vezes a perna afetada incha e dói. No entanto, nem toda a gente tem estes sintomas. Por isso, depois de uma viagem mais longa, deve tam-bém ter em atenção queixas como falta de ar e, se necessário, consultar o médico.

    Total de pontos: 10 ou maisDeve levar os seus sintomas a sério e fazer alguma coisa pela saúde das suas veias. Fale com o seu médico sobre as suas queixas. Ele sabe qual a melhor maneira de proteger as suas pernas. Por vezes, bastam medidas profiláticas, como mais exer-cício, uma dieta saudável e/ou meias de compressão medicinais, para evitar um agravamento. Comece já hoje a cuidar de si, para que amanhã as suas pernas possam caminhar muitas milhas! Leve este teste consigo quando for ao seu médico.

    Check-up venoso | 1716 | Check-up venoso

    AvaliçãoTotal de pontos: 0 a 1Parabéns! As suas pernas estão tão bem quanto você. Graças ao seu estilo de vida saudável, não precisa de se preocupar com as suas veias, a menos que se aperceba de quaisquer mudan-ças inesperadas ou de que as suas pernas começam a doer de repente. Se, apesar de tudo, quiser fazer algo de bom pelas suas pernas, use meias de compressão como medida preventiva.

    Total de pontos: 2 a 3No seu caso verifica-se um aumento ligeiro do risco. Preste atenção ao seu estilo de vida e a todos os fatores que podem ter influência sobre si. As alterações no equilíbrio hormonal do corpo, que se verificam no caso da administração de uma pílula contracetiva ou de uma gravidez, também podem ter efeitos sobre as propriedades do fluxo e a coagulação do sangue. Neste momento não existe risco agudo, mas há que evitar as patologias venosas. Por razões de segurança, antes de um voo de longo curso convém não esquecer as medidas de segurança e usar, por exemplo, meias de compressão. Fale com o seu médico.

    Total de pontos: 4 a 7Fomente a saúde das suas pernas graças a um estilo de vida com energia e exercício suficiente. O seu fator de risco de patologias venosas pode estar ligeiramente aumentado. Uma flebite numa perna é sempre acompanhada de uma trombose superficial. Se, além disso, tiver derrames, ou até mesmo vari-zes, isso será sintoma de uma circulação venosa deficiente. Com muito exercício, uma dieta saudável e o uso regular de meias de compressão poderá contrariar um eventual agravamento.

    Um autoteste não substitui uma consulta médica ou um exame às veias. Fale com o seu médico, se a saúde das suas veias não estiver perfeita.

    Este inquérito sobre a saúde das veias foi elaborado com a colaboração do Dr. Klaus Schrader, médico especialista em Medicina Geral e Flebologia no Centro Vascular em Hof (Alemanha).

  • Patologias venosas | 1918 | Patolvogias venosas

    Patoloigas Venosas

    A insuficiência venosa das veias das pernas resulta de uma circulação deficiente e pode manifestar-se sob diferentes for-mas: desde pequenas perturbações até patologias que podem implicar risco de vida se permanecerem ignoradas.

    DerramesQuando pequenos vasos sanguíneos se expandem nas camadas superficiais da pele e se tornam visíveis como finas ramifica-ções nas pernas, falamos de derrames. Os derrames apresen-tam-se como uma espécie de ramificação, com a forma típica dos pequenos vasos. Os derrames nas coxas, nas barrigas das pernas e nos tornozelos que não constituem, por si sós, um motivo de inquietação, tendo antes importância estética, podem no entanto ser indicadores de uma fraqueza do tecido conjuntivo ou de uma patologia venosa mais grave.

    VarizesA predisposição para varizes é, na maioria das vezes, hereditá-ria, e a sua causa reside numa fraqueza congénita da parede venosa. Se sofrer de varizes, poderá tentar restringir ou retardar o alargamento venoso, através de medidas eficazes de trata-mento, como por exemplo mediante terapia de compressão. Infelizmente, não é possível uma cura medicamentosa, embora possa fazer sentido um complemento com outras medidas terapêuticas.

    Por varizes entende-se uma veia alargada, na qual as válvulas venosas funcionam apenas de forma deficiente. O sangue já não consegue retornar ao coração de uma forma adequada. Devido à força de gravidade, o sangue acumula-se nas pernas, onde forma um coágulo ou estase.

    A pressão nas veias aumenta, as paredes dos vasos cedem e as veias “desgastam-se”. As veias alargadas assumem uma forma tortuosa e nodular, tornando-se visíveis e palpáveis à superfície da pele.

    As varizes nunca devem ser vistas como um problema mera-mente cosmético. Se não forem tratadas, podem causar situa-ções graves para as pernas e patologias como flebites ou danos nos tecidos. Um diagnóstico precoce pode ajudar a evitar este tipo de complicações.

    Fig. 1 Veia normal O retorno do sangue é impedido graças às válvulas venosas

    Fig. 2 VarizO sangue flui livremente pelo lúmen alargado da veia, através das válvulas venosas, de volta às pernas

    Fig. 1 Fig. 2

    Convém SaberQue se distinguem dois tipos diferentes de varicoses:

    Varicose primária: cerca de 80% de todas as varicoses. A causa é uma fraqueza congénita das paredes das veias ou uma insuficiência das válvulas venosas.

    Varicose secundária: surge geralmente na sequência de uma trombose venosa da perna e é o resultado de anos de um congestionamento das veias superficiais por venostase.

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Texts

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textv

  • Patologias venosas | 2120 | Patologias venosas

    TromboseUma trombose é causada por um distúrbio na coagulação do sangue. Se o sangue coagular repentinamente no sistema vascu-lar, pode formar-se um coágulo (trombo) na parede do vaso. A maioria destes trombos forma-se nas veias – em especial nas veias profundas das pernas. Estes depósitos vão estreitando os vasos, podendo mesmo fechá-los por completo. O sangue deixa de conseguir fluir de forma ótima para o coração, falando-se então de uma trombose venosa profunda.

    Os sintomas podem ser diversos e também não devem surgir todos de uma vez. Por essa razão, nem sempre é assim tão fácil reconhecer uma trombose venosa profunda. Esteja atento(a) aos seguintes sinais de aviso nas suas pernas:

    › Inchaços › Dores de esforço, em especial ao caminhar, estar de pé ou sentar-se › Descoloração e brilho da pele (avermelhada ou azulada) › Sensação de tensão › Calor na extremidade afetada › Veias repentinamente visíveis à superfície da pele (p. ex. uma “veia de aviso” na tíbia)

    Quando se forma um trombo ou coágulo nas veias superficiais, a maioria das vezes é o resultado de uma inflamação. Um sintoma como uma trombose venosa superficial pode ser um endurecimento ou um eritema no local afetado. Além disso, pode ocorrer dor por pressão.

    Em caso de suspeita de trombose, não deixe de consultar um médico! Muitas vezes, os casos de trombose no seu início são totalmente assintomáticos, não sendo reconhecidos a tempo. O risco pode ser uma embolia pulmonar.

    Embolia PulmonarUma causa frequente de uma embolia pulmonar é o facto de deixar arrastar uma trombose venosa profunda. Um coágulo que se desprende total ou parcialmente da parede de uma veia, é arrastado pela corrente sanguínea até atingir vasos sanguíneos mais estreitos, onde fica retido. Através do coração, este coá-gulo pode então ser levado até aos pulmões. Como as artérias pulmonares se ramificam fortemente até ao interior dos pul-mões, o seu diâmetro é cada vez mais reduzido. Deste modo, o coágulo fica preso numa artéria estreita e o vaso fecha. A porção de pulmão afetada deixa assim de receber sangue suficiente. Se for afetada apenas uma pequena artéria do pulmão, os sintomas são muitas vezes nulos ou muito ligeiros. Porém, se o trombo fechar um vaso sanguíneo maior, as consequências poderão ser fatais.

    Alguns dos principais sintomas de uma embolia pulmonar com risco de vida são os seguintes:

    › Insuficiência respiratória › Falta de ar súbita › Expetoração ensanguentada › Taquicardia › Perda súbita da consciência (desmaios)

    Se tiver algum destes sintomas, vá imediatamente ao médico!

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textp

  • 22 | Patologias venosas

    Ulcus Cruris Venosum (úlcera Varicosa)O termo técnico Ulcus Cruris é utilizado para designar as feridas graves ou incuráveis localizadas na perna ou no pé. Estas sur-gem frequentemente na sequência de uma insuficiência venosa prolongada e não tratada.

    As úlceras cutâneas, que se localizam em especial acima do maléolo interno, formam-se através de um refluxo prolongado e duradouro nas veias. Os vasos sanguíneos sofrem assim uma sobrecarga contínua, estando sob forte pressão. O aporte de oxigénio aos tecidos das zonas afetadas é deficiente, ao mesmo tempo que a remoção dos produtos residuais é insuficiente. Este desequilíbrio reflete-se na pele e nos tecidos cutâneos subja-centes. A pele torna-se cada vez mais fina, até que acaba por surgir uma ferida aberta e dolorosa – a úlcera varicosa.

    Existem vários métodos de tratamento para as doenças venosas. O seu médico selecionará a terapia mais adequada ao seu caso, mas você também pode ter uma ação positiva sobre a saúde das suas veias. Descubra mais na página 27.

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textc

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textv

    kerstin.lugmairDurchstreichen

    kerstin.lugmairEingefügter Textv

  • Terapia | 2524 | Terapia

    Terapia

    Se quer saber como fazer mudanças nas suas veias, será impor-tante consultar um médico. Ele far-lhe-á uma consulta detalhada e dir-lhe-á quais os tipos de tratamento mais adequados. Nesta fase podemos apenas definir os métodos mais comuns de trata-mento; quanto aos restantes tratamentos possíveis, cabe ao seu médico discuti-los consigo.

    Não é possível curar qualquer doença venosa apenas com medicamentos, embora o tratamento destas patologias possa ser complementado com fármacos.

    Terapia de compressãoA terapia de compressão é um elemento importante e muitas vezes a primeira escolha no tratamento das patologias venosas. Através da compressão não é possível fazer regredir os derra-mes ou varizes pré-existentes, mas é possível evitar o seu agra-vamento. Na verdade, em todas as fases da doença já avançada é indispensável uma terapia de compressão adequada.

    As meias de compressão têm a curva de pressão ideal, que diminui de baixo para cima. Deste modo, o refluxo do sangue é controlado, uma vez que a pressão do exterior sobre os vasos dilatados diminui o diâmetro das veias e estimula o funciona-mento da bomba venosa muscular. As válvulas venosas podem voltar a fechar melhor. O refluxo de sangue nas pernas é redu-zido e nas válvulas venosas intactas pode mesmo ser impedido. A corrente sanguínea para o coração é deste modo favorecida.

    Mesmo perante quadros clínicos graves, a terapia de compres-são constitui um bom apoio ao tratamento. Os sintomas de trombose podem ser atenuados e a frequência e gravidade da insuficiência venosa crónica reduzidas.

    Se tiver uma profissão em que tem de estar muito tempo de pé ou sentado(a), as meias de compressão são um alívio para as suas pernas, ao mesmo tempo que previnem os problemas venosos. Vai ver o alívio que irá sentir.

    O seu médico irá prescrever-lhe a classe de compressão ade-quada ao seu caso, já que, consoante a extensão e a amplitude da patologia, existem três níveis diferentes de pressão (da mais ligeira à mais forte). O uso continuado de meias de compressão, assim como o seu ajuste preciso, são muito importantes na terapia de compressão. É por isso que nas lojas da especiali-dade medem as suas pernas, a fim de determinar o tamanho que melhor se adapta a si ou, se necessário, para encomendar uma meia por medida.

    É claro que o aspeto visual tem também um papel importante. As modernas meias de compressão não são apenas um apoio para as suas pernas, já que têm também um aspeto interessante e são muito confortáveis durante o uso – tanto para homem como para senhora!

    Muitas variantes, desde as meias abaixo do joelho até aos col-lants, há muito por onde escolher. Além disso, estão disponíveis numa grande variedade de cores, para combinações perfeitas.

    Para facilitar a cura depois de um tratamento venoso, deve ser-lhe prescrita uma terapia de compressão, a fim de melhorar a função venosa.

    Para uma perspetiva sobre todos os produtos de compressão Juzo e respetivas cores disponíveis, visite o site www.juzo.pt

  • 26 | Terapia

    Varizes Esclerosadas (Escleroterapia)A escleroterapia é recomendada para remover suavemente derrames ou pequenas varizes. Este método de tratamento é considerado muito seguro e praticamente sem efeitos secundá-rios. No entanto, geralmente são necessárias várias sessões.

    É injetado com precisão um agente esclorosante nas veias dila-tadas, a fim de estimular a parede da veia e provocar uma flebite artificial ou falsa. Deste modo, as veias colam desde o interior e fecham. O corpo reconstitui-se no prazo de algumas semanas, não deixando cicatrizes. Como a predisposição para as varizes não desaparece, é necessário repetir o esclerosante a intervalos de um a dois anos.

    StrippingAs varizes maiores, mais grossas, são geralmente tratadas por métodos cirúrgicos. O “Stripping” é o método mais frequente-mente utilizado.

    No “Stripping”, ou remoção, a veia é atada de modo a que o sangue deixe de poder fluir das veias profundas para o sistema venoso superficial, acumulando-se nelas. De seguida, a veia é seccionada abaixo da veia varicosa. A secção defeituosa é então removida com a ajuda de uma sonda, através de uma incisão na zona da virilha. Os segmentos saudáveis da veia são normal-mente mantidos na perna.

    Após algum tempo, pode formar-se uma nova variz, embora a maior parte das vezes, não tenha as mesmas dimensões da anterior à cirurgia.

    Aquilo que pode Fazer por si Para manter de uma forma positiva as suas veias e a saúde das mesmas, prevenindo as patologias venosas, existem muitas coisas que pode fazer sozinho(a). A maioria delas requer apenas um mínimo de esforço, mas os resultados são enormes.

    Já sabia que o seu corpo está preparado para correr 30 quiló-metros diários? Quantos quilómetros é que você corre de facto? É claro que ninguém está à espera de que todos os dias você corra uma meia maratona! Mas alguns passos já são um bom contributo para a sua saúde.

    Procure dar uma atenção especial aos fatores de risco evitá-veis, que constam da página 8 desta brochura.

    Mas não basta reduzir ou evitar os riscos, também é preciso tornar-se ativo(a):

    › Opte pelas escadas em vez do elevador; vá de bicicleta em vez de usar o carro.

    › Os desportos que aumentam a resistência, como a natação, o ciclismo, a caminhada ou o jogging (corrida) são ideais para fortalecer a bomba muscular. O seu corpo irá agradecer-lhe!

    › Tanto quanto possível, não cruze as pernas uma sobre a outra, porque pressiona as veias na curva do joelho e inibe a circulação sanguínea. Em vez disso, quando estiver sentado(a) cruze apenas os pés.

    › Uma alimentação saudável é fundamental. Cada quilo a mais sobrecarrega o corpo e em especial as pernas e as veias. Por conseguinte, é importante dar ao seu corpo bastante fibra, procurando reduzir os açúcares e as gorduras. Além disso, deve abster-se de ingerir bebidas alcoólicas e deixar de fumar.

    Terapia | 27

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Texte

    Nina.AltmannDurchstreichen

    Nina.AltmannEingefügter Textf

  • 28 | Produtos

    Fine ArtAs elegantes e finas meias e collants de compressão Juzo Inspiration e Juzo Spirit são um meio adequado para manter as suas veias em forma e um look irrepreensível. Encontrará o que melhor se adapta ao seu estilo de vestir.

    Cores*

    Active DayO movimento contribui para a alegria de viver e o bem-estar. As meias de compressão Juzo Soft, Juzo Energy e Juzo Adventure ajudam diariamente no caminho para umas pernas mais ativas, ao mesmo tempo que criam momentos de bem-estar.

    Cores*

    Produtos | 29

    Fine Art está disponível em Trend Colours, Fashion Colours, Dip Dye e Batik Collection.

    Fine Art está disponível em Trend Colours, Fashion Colours, Dip Dye e Batik Collection.

    Produtos

  • 30 | Produtos

    World in MotionFiável, resistente e requintado: Aqui, cada um encontra as suas meias ideais, de malha circular, para as mais elevadas exigên-cias e as necessidades especiais da terapia. Juzo Dynamic caracteriza-se por uma estrutura de malha dis-creta, ao mesmo tempo que é extremamente resistente, graças ao seu espesso tecido de malha.

    Cores*

    * For advice regarding materials and colours please contact your medical supply store or your therapist.

    Produtos | 31

    Alle compressieproducten van Juzo en een overzicht van alle verkrijgbare kleuren vindt u op www.juzo.pt

    kerstin.lugmairHervorhebenplease translate

    kerstin.lugmairHervorhebenplease translate: To see the full range of compression products from Juzo andan overview of the available colours, visit www.juzo.pt�

  • Julius Zorn GmbHJuliusplatz 186551 AichachAlemanha

    www.juzo.pt

    Apresentado por:

    Todos os direitos reservados, nomeadamente os direitos de reprodução e tradução para línguas estrangeiras. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida sob qualquer forma sem autorização, por escrito, da Julius Zorn GmbH.

    PRT ·

    1436

    0110

    /4/5

    · 840

    0PH

    · 03/

    2019

    Sa

    lvo e

    rro o

    u al

    tera

    ção.

    4047056

    095358