2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica...

9
2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de rolagem do seu navegador para visualizar a edição completa.

Transcript of 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica...

Page 1: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

2019MARÇO/ABRIL

EDIÇÃO NÚMERO 10

Clique na barra de rolagem do seu navegadorpara visualizar a edição completa.

Page 2: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECEEDIÇÃO ESPECIAL - 10 O DEVER DE INFORMAR DIREITO ISSN 2316-7718

Cidade ganha nova academia de ginástica. Pág. 7

EXPO DE GAMES NA CIDADE

A exposição conta com um emulador e quatro consoles em funcionamento: Atari, Super Nintendo, Mega Drive e Master System. Página 2

TORRE DO MIRANTE É MAIOR QUE NAVE ESPACIALQUE LEVOU HOMEM À LUA. PÁG. 6

Prefeitura atende o JornalEm sua edição anterior, ACONTECE denunciou a situação de ris-

co na Avenida Rotariana, altura da entrada do Parque Nacional daSerra dos Órgãos, onde pedestres tinham que caminhar na pista detráfego de veículos para chegar até a Piscina Sloper que fica sob oviaduto do local.

O alerta fez parte da reportagem ‘Planeta Água’, que focalizou aHistória e o potencial turístico da Piscina Sloper.

Como a Prefeitura resolveu a questão em uma semana, as ediçõesremanescentes do jornal passaram a circular com um adesivo, infor-mando que a situação foi solucionada.

O trecho da Av. Rotariana denunciado O mesmo trecho após a reclamação

MAU EXEMPLOUm motorista estaciona o veículo, com placa do Rio de Janeiro,sobre a calçada e a faixa de pedestres para ir a uma loja na AvenidaFeliciano Sodré.O flagrante foi feito por ACONTECE no final da tarde do dia 13 demarço.Mau exemplo para quem defende a moralidade.

ACONTECEACONTECEACONTECE

ACONTECE

Page 3: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECEMARÇO/ABRIL - 20192

Tiradentes em Teresópolis

Pelo menos quatro historiado-res e escritores confirmam a tra-dição oral de muitos moradoresde Teresópolis que aponta paravisitas de Joaquim José da SilvaXavier, o ‘Tiradentes’, ao muni-cípio.

Um dos que confirmam é o pes-quisador Armando Vieira, citadona obra ‘Subsídios para a Históriade Teresópolis’ (1975), do profes-sor João Oscar do Amaral Pinto.

No livro, João Oscar argumen-ta porque acha ‘admissível’ queTiradentes tenha, de fato, estadona chamada Hospedaria, imóvelde rudimentar construção que fi-cava em Três Córregos, interiorde Teresópolis.

O escritor apoia-se em docu-mento de 1897, a ‘Revista do Ar-quivo Público Mineiro’, volume1: “Trata-se de uma ‘ordem’ queo governador da Capitania deMinas Gerais, Luiz da Cunha Me-nezes – o ‘Fanfarrão Minésio’,das Cartas Chilenas, do Gonzaga– endereçou ao sargento-mórPedro Afonso Galvão de SãoMartinho, em 16 de abril de 1784,da qual dá notícias da existênciade ‘sertões para a parte do LesteA Hospedaria, em óleo sobre tela de José Carlos Dias

Na era do Pac ManAtari, Super Nintendo, Mega

Drive e Master System. Os ví-deo games contam não só aevolução da tecnologia, comotambém história de vidas.

Adultos que, quando mais jo-vens, se divertiram nos conso-les, joysticks e cartuchos quefaziam da realidade um mundode sonho e aventura.

Hoje, têm a chance de levarseus filhos a mergulhar nessemesmo universo ao visitar a ex-posição ‘Zerando a História dosGames’, que começou em ja-neiro no Sesc em Teresópolis evai até o final de abril.

Os quatro modelos de con-sole ficam à disposição dos vi-sitantes de terça-feira a domin-go, das 9 às 18 horas, em am-biente climatizado, onde todospodem ter a sensação de revi-ver a experiência de jogar ouexperimentar pela primeira vez.

Exposição no Sesc é máquina do tempo para fãs de gamesTodos os vídeo games expos-

tos trazem painéis explicativos:“O diferencial dele é que os jo-gos ficavam em cartuchos, ouseja, você poderia ter vários jo-gos no mesmo aparelho”, diz otexto sobre o Atari, que chegouao Brasil em 1983, com jogoscomo River Raid, Enduro e PacMan.

Já o Master System, fabrica-do pela Sega, chega ao país em1989. Um ano depois é a vezdo Mega Drive e, em 1993, doSuper Nintendo, com jogoscomo Super Mario.

A mostra traz ainda um emu-lador de games, com diversosjogos, inclusive fliperama.

A curadoria e o conteúdo daexposição são de AlexandreCosta de Carvalho e RogérioNóboa Jr.

O Sesc fica na Avenida Del-fim Moreira 749, na Várzea.

da estrada que segue desta (VilaRica) para a capital do Rio de Ja-neiro’ “.

Essa, segundo João Oscar, se-ria exatamente a rota em que sesitua a Zona Rural do município,e Joaquim José da Silva Xavierfoi o alferes designado paraacompanhar o sargento-mór nadiligência.

No livro ‘Colonização de Tere-sópolis’(1970), o escritor Gilber-to Ferrez confirma que a missãodada pelo governador da Capita-nia de Minas Gerais era justamen-te relacionar as vias geográficasde comunicação com o Rio deJaneiro e que um desses cami-nhos passava por Teresópolis.

Já o escritor G. Hércules Pinto,em sua obra ‘A vida de Tiraden-tes’ ( Editora Alba,1962) relata que“em Três Córregos, fotografamosa grande e velha Estalagem ondeJoaquim José fazia suas paradas,quando viajava para o Rio, vindode Minas. É conhecida como ‘Hos-pedaria de Tiradentes’. Sua cons-trução é toda de pau-a-pique. Eque magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu.

O imóvel foi demolido em 1968.

Historiadores confirmamvinda do Martir da

Inconfidência ao município

21 de abril

O Mega Drive, de 1993, e o Atari, de 1983:dez anos de evolução

‘Antes os jovens sereuniam. Hoje, cadaum joga online’

Ivan Lima, de 42 anos, é pro-fessor de Lingua Portuguesa.A partir dos 12 anos de idade,começou a ter contato com ouniverso dos vídeogames. Con-ta que jogava sempre em com-panhia de amigos:

- Era diferente de hoje, pois agente se reunia para poder brin-car – disse ao ACONTECE, emsua visita à exposição em com-panhia do filho de 5 anos. –Hoje os jovens jogam nas suascasas online, não se reunem.Perdeu o convívio pessoal, masganhou na qualidade dos jo-gos.

Sobre o filho, também chama-do Ivan, destacou que ele “ado-rou, ficou encantado com a ex-posição”, salientando que a fa-mília não abandona o gostopelos jogos de tabuleiro, quepossibilitam interação pessoale não virtual.

Ivan com o filho na exposição: “O videogame era umacoisa normal para os jovens, como a internet é hoje”

ACONTECE

ACONTECE

ACONTECE

Reprodução internet blog ‘Therezópolis Assim’

Page 4: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECE MARÇO/ABRIL - 2019 3

Campo minadoCalçadas são risco para pedestres. Lei diz que população pode denunciar

Andar em parte das cal-çadas de Teresópolisrepresenta grande desafio para os pedes-

tres. Buracos, desníveis, superfí-cies que derrapam ou obstáculos,mesmo pequenos, podem ocasi-onar o choque dos pés e atrapa-lhar a caminhada. Isso quando oresultado não é uma queda deconsequências imprevisiveis.

Mas o que ou quem mandanesse assunto?

Para esclarecer as dúvidas deproprietários de imóveis e pe-destres, ACONTECE foi ver oque diz sobre a questão o Có-digo Municipal de Obras de Te-resópolis.

CONSERVAÇÃOCOMPETE AO DONOO Código, ou Lei complemen-

tar 105, de 19 de dezembro de2007, diz que “compete ao pro-prietário a construção e a conser-vação dos passeios fronteiros aolote, em logradouros pavimenta-dos ou com meio-fio”.

A determinação está no artigo49, Capítulo V, ‘Das CondiçõesGerais para a Edificação’, em suaseção I, ‘Dos Passeios e Muros’.

Mais adiante o artigo 50 de-termina os requisitos para aconstrução ou reconstruçãodas calçadas que têm de ter“piso regular, construído commaterial resistente, estável eantiderrapante”.

Ainda segundo a Lei, sempreque possível tecnicamente, osdesníveis têm de ter rampas deacesso, para acessibilidade maissegura.

QUALQUER PESSOAPODE DENUNCIARO artigo 158 do Código Muni-

cipal de Obras diz que “constituiinfração toda ação ou omissãoque contrarie as disposições des-ta Lei ou de outras normas ouatos do Poder Público Municipal,no exercício regular de seu po-der de polícia.”

Em seguida, dispõe em seuparágrafo único que “qualquercidadão poderá denunciar açãoou omissão contrária às disposi-ções desta Lei ou de demais leise regulamentos do Município re-ferentes à construção civil.”

As denúncias podem ser feitaspelo aplicativo ‘e-Ouve’ ou pelotelefone 2742-3352 ramal 257.

AS INFRAÇÕES EAS PENALIDADESA Lei prevê notificação, inti-

mação e aplicação de auto de in-fração a quem descumprir as re-gras e for fiscalizado.

Constatada a situação irregu-lar, o infrator terá prazo de até30 dias corridos prorrogáveispara solucionar a questão, comoprevê o artigo 163 do Código.

Caso a situação não seja regu-larizada, o artigo 166 determinaa lavratura de auto de infração,por descumprimento de notifica-ção e intimação preliminares.

A Lei garante ao dono do imó-vel o direito de recorrer em âmbi-to administrativo, ou seja, no se-tor a isso destinado na Prefeitura.

O Código Municipal de Obrasde Teresópolis prevê penalidadesque passam pelo embargo, inter-dição, demolição e multa.

ACONTECE

Ivete Sangalonão voltou

mais aTeresópolis

Cantora veio à cidadena década de 90

O editor do ‘Acontece’, Marcelo Esteves, conversa com Ivete Sangalo, no início da carreira da cantora. A entrevista exclusiva foi transmitida pela Rádio Geração 2000

Paulo Sérgio

Em meados da década de 90, acantora Ivete Sangalo se apresen-tou em Teresópolis, onde atraiuuma multidão de fãs e admirado-res.

A apresentação ocorreu emuma megaestrutura montada nopátio da Prefeitura, local em quemais tarde seria erguido o novoprédio do Forum.

Eleita pela Forbes, uma dasmais influentes publicações dosEstados Unidos, como uma dasmulheres mais poderosas, IveteSangalo retornou ao carnaval daBahia este ano, atraindo milhõesde pessoas.

A cantora nunca mais se apre-sentou em Teresópolis, que duranteanos foi roteiro de celebridades.

Page 5: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECEMARÇO/ABRIL - 20194

‘O exercício físico estásempre na minha prescrição’

Ortopedista alerta sobre postura do corpo no uso das redes sociaisDois profissionais e uma só visão:- Nossa formação foi voltada para uma or-

topedia mais moderna – ressalta o ortopedis-ta Luiz Frederico. – Vemos o paciente comoum todo.

- Além disso, a nossa visão cirúrgica é detécnicas menos invasivas, com melhores re-sultados – destaca o também ortopedistaEduardo Guarilha. – Isso possibilita reabili-tações precoces.

Ambos uniram forças e fundaram a OrtopOrtopedia e Traumatologia Especializada, noShopping Várzea, sobreloja 13.

Em entrevista ao ACONTECE e à Teresó-polis TV, os ortopedistas, que começaram aatuar juntos em hospitais a partir de 2010,relatam que os problemas que acometemombros e joelhos estão entre os principais di-agnosticados no consultório.

Mas é a coluna vertebral que lidera as quei-xas dos pacientes.

O excesso de peso e a vida sedentária, di-zem, estão na raiz do problema.

A IMPORTÂNCIA DAATIVIDADE FÍSICA- O que eu vejo, na minha prática clíni-

ca, é que os pacientes que realmente con-seguem fazer os exercícios físicos reco-mendados, reforçam a musculatura e têmbom alongamento – observa o Doutor LuizFrederico, formado pela UFRJ. – Eles con-seguem ter uma qualidade de vida melhor,

mesmo com alguma doença.E completa:- O exercício físico está sempre na minha

prescrição. Sempre oriento o paciente nessesentido, respeitando, claro, a limitação decada um.

De acordo com os dois ortopedistas, a qua-lidade de vida na chamada Terceira Idadeengloba não só os exercícios, mas também aadoção de alimentação adequada e o contro-le de doenças pré-existentes, como Hiperten-são e Diabetes.

INTERNET E REPERCUSSÃOFÍSICA - A posição do corpo com que os jovens

ficam conectados às redes sociais pode tra-zer problemas ortopédicos – alerta o DoutorEduardo Guarilha, formado pela Unifeso. –Posições erradas para ver o celular, digita-ção excessiva e tantas outras situações po-dem prejudicar o corpo.

O uso exagerado da internet também aca-ba levando ao sedentarismo de jovens e adul-tos. Segundo a Organização Mundial de Saú-de, 81% dos adolescentes e 23% dos adultosdo planeta se exercitam menos que o reco-mendável.

- Os jovens às vezes estão tão conectadosque não praticam exercício físico. Isso fazcom que, por mais que tenham pouca idade eestejam dentro do peso, sofram dores – fina-liza o Doutor Luiz Frederico.

“Postura errada podecausar danos”

Dr. Eduardo Guarilha

“Exercício comoaliado da Medicina”

Dr. Luiz Frederico

ACONTECE ACONTECE

@alokafitO restaurante Alquimia Fit foi

citado pela influenciadora digitalAloka. Com mais de 12 mil segui-dores, ela tem fama de fit e apare-ce sempre de bem com a vida nasredes sociais. Apresenta-se comoadvogada e futura médica.

Aloka, ao citar o Alquimia Fit,também deu algumas dicas para

manter o corpo em forma.“Tudo é uma questão de esco-

lha”, escreveu em uma de suaspublicações no Instagram.

O restaurante fica na AvenidaFeliciano Sodré 887 e dispõe decardápio diário, produtos natu-rais e marmitas fit, para quemprecisa aliar saúde e bem-estar à

vida corrida.E por falar em tempo, o Alqui-

mia Fit realiza entregas em do-micílio, através do telefone 3726-3594 e pelo Zap 9 7605-8560.

Os produtos são totalmentecaseiros, não industrializados.

Post extraído do Facebook Al-quimia Fit

PONTO DE VISTAO bêbado e o equilibrista

Marcelo EstevesEditor do Acontece

O Carnaval regado à cervejaacabou.

Mas os problemas, não.Para citar apenas um, Teresó-

polis tem, na rede pública, umamédica otorrinolaringologistapara 180 mil habitantes.

Para citar apenas dois, a situ-ação pode aumentar a demandana Upa, que atualmente priori-za os casos de pronto atendi-

mento, encaminhando os de-mais à rede pública ambulato-rial – a mesma que só tem umaotorrino.

Os bêbados da folia são osequilibristas da Quarta-Feira deCinzas.

Com mais de 12 mil seguidores,blogueira cita novo restaurante

de Teresópolis

Page 6: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECE MARÇO/ABRIL - 2019 5

SubtraçãoAlunos diminuem 7% no Ensino Fundamental

Números divulgados pela Pre-feitura de Teresópolis mostramdiminuição da quantidade de es-tudantes matriculados no Ensi-no Fundamental da rede públicamunicipal. Segundo o site oficialdo Governo, as matrículas noEnsino Fundamental I somam41,5% do total de alunos. Já asmatrículas no Ensino Fundamen-tal II, representam 33,9%.

A diferença é de 7,6%.O Ensino Fundamental I com-

preende o 1º ao 5º ano, enquantoo II vai do 6º ao 9º ano.

No primeiro, as informaçõesoficiais contam 9.048 matricula-dos; no segundo, são 7.017 ma-trículas.

Portanto, são 2.031 alunos amenos.

A situação pode representarsinal de evasão escolar e indicaque só uma parte dos estudantespoderá ingressar no Ensino Mé-dio, uma vez que a conclusão dociclo fundamental é exigência le-gal. Por outro lado, sem o EnsinoMédio, é vedado o ingresso naEducação Superior.

Os dados foram atualizadospela Prefeitura em 28 de fevereirodeste ano.

PROGRAMA CONTRA EVASÃONo dia 25 de fevereiro, a Prefei-

tura lançou oficialmente em Tere-

sópolis o Programa Busca AtivaEscolar, desenvolvido pelo Fun-do das Nações Unidas Para a In-fância (Unicef). O projeto temcomo foco crianças e adolescen-tes de 4 a 17 anos sem estudar ouem risco de evasão.

A população foi chamada a co-laborar com informações sobrecrianças e jovens em tal situação.

Em setembro do ano passado,durante o treinamento das equi-pes do projeto, foram localizadas60 crianças fora da escola já re-matriculadas.

Dependendo da situação,como no caso de adolescentesgrávidas, há acompanhamento desetor específico do governo.Post do Programa lançado este ano chama a atenção para a evasão escolar

Site Prefeitura de Teresópolis/internet

O ar condicionado sumiuO Ciep Sebastião Mello, no

Barroso, termina mais um verãosem ar condicionado. Mas na fa-chada do prédio os suportes es-tão prontos para receber os apa-relhos. São cerca de dez grades.Os suportes ficam na parte dafrente do Ciep, justamente a quereflete o sol da tarde, quando atemperatura é mais quente.

Em janeiro, o Tribunal de Con-tas do Estado (TCE) liberou oedital de licitação para a comprade mais de 13 mil aparelhos, comvalor estimado de cerca de R$ 23milhões.

O Ciep do Barroso, como é co-nhecido, não integra mais a redeestadual, já que foi municipaliza-do. A gestão, portanto, cabe àPrefeitura.

A escola já teve os aparelhos,que foram retirados pelo Estadono passado, segundo informa-ções, em função do contrato delocação dos mesmos.

FNDE TEMPORTAL PARA

COMPRAO Fundo Nacional de Desen-

volvimento da Educação (FNDE)mantém um portal para a comprade aparelhos de ar condicionadopelo sistema de pregão de regis-tro de preços, o que, segundo oórgão, facilita a aquisição, inclu-sive por prefeituras interessadas.

O FNDE argumenta que o arcondicionado contribui “para apermanência dos alunos nas es-colas da rede pública de educa-ção básica.”Parte da fachada do Ciep do Barroso com os suportes, mas sem os aparelhos

ACONTECE

SEM ÁGUAE COMPUTADOREm 2018, um problema numa

peça da bomba que abastece acaixa da escola deixou o Ciep Se-bastião Mello sem água por al-guns dias.

A Secretaria de Educação domunicípio providenciou o conser-to, mas como a peça teve que serencomendada fora de Teresópo-lis, os alunos foram dispensadosmais cedo, até a normalização dasituação.

Em maio, também do ano pas-sado, os terminais de computa-dor destinados aos estudantesnão estavam em funcionamento,situação que ainda persiste.

Há informação de que o Cieppassará por obras, para implan-tação do turno integral.

CONCURSODE REDAÇÃO

Apesar de todas as dificulda-des, o Ciep Sebastião Mello foipalco em 2018 do ‘Prêmio Table-ck Tableft de Redação Infantil’,uma iniciativa do Jornal Aconte-ce, que teve como um dos critéri-os a escolha do colégio da redepública municipal com menorIdeb, o Índice de Desenvolvimen-to da Educação Básica.

A premiação aos alunos ven-cedores foi em outubro.

‘Bullying’, tema da redação, foiescolhido pela turma participante.

Page 7: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECEMARÇO/ABRIL - 20196

GiganteNum mês de julho de 1969, o

Foguete Saturno V levava ao es-paço três astronautas a bordo daNave Apollo 11. Um ano antes,também num mês de julho de 1968,Teresópolis ganhava a urbaniza-ção da Colina dos Mirantes, quemais tarde abrigaria uma gigantetorre de telecomunicações.

A torre construida para a Te-lerj, então empresa pública dosetor de telefonia, pode ser vistade vários pontos da cidade, in-clusive da Estrada Teresópolis-Itaipava.

A construção da década de 70apresenta arquitetura avançadapara a época e, segundo o histo-riador e professor Antônio OsírisRahal, tem 115 metros de altura,conforme mencionado pelo autorno livro ‘Ruas de Teresópolis’(1983).

Chega ser maior que o SaturnoV que conduziu o módulo que le-vou o ser humano à Lua. O fo-guete da Nasa, a agência espaci-al americana, tinha quase 111metros de altura, divididos em trêsmódulos. Na ponta, estava aApollo 11.

MAIOR QUE O CRISTOREDENTORA estátua do Cristo Redentor,

no Rio de Janeiro, consideradaum dos mais bonitos e importan-tes monumentos do Brasil e domundo, tem 38 metros, incluido opedestal – mas sem contabilizaro Morro do Corcovado, que podeser visto do Soberbo.

A torre da Colina do Mirantetambém supera em tamanho, porexemplo, a Estátua da Liberdade,em Nova Iorque, nos EstadosUnidos, com seus 93 metros de

altura, já com o pedestal.A construção em Teresópolis

consegue ser maior até que o jáextinto Colosso de Rodes, na Gré-cia, uma das Sete Maravilhas doMundo Antigo, com quase 50metros de altura, somado o pe-destal.

Mas não supera o tamanho daTorre Eiffel, em Paris, com 300metros de altura.

JOAQUIM ROLLADOOU TERRENONo livro ‘Ruas de Teresópolis’

(1983), O historiador AntônioOsíris Rahal relata que JoaquimRolla, empreendedor dos setoresde Turismo e jogos, foi quemdoou a Teresópolis parte da áreade 85 mil metros quadrados daColina dos Mirantes, urbanizadae inaugurada em 6 de julho de1968, no Governo do então pre-feito Waldir Barbosa Moreira.

Entretanto, não há nada visí-vel no local que lembre o benfei-tor, que dá nome a uma travessano Bairro São Pedro.

Em outubro do ano passado, aPrefeitura inaugurou a revitaliza-ção do local, mas sem a reformado mirante, construção de 1968.A última restauração ocorreu em1982, na gestão de Luiz Barbosa.

Com 1.054 metros de altura, aColina dos Mirantes foi retratadapor Osíris Rahal: “(...) De lá sedescortinam, de vários ângulos,maravilhosos panoramas da cida-de e do maciço rochoso da Serrados Órgãos”.

O trovador de Teresópolis A.M. de Araújo Péres também dei-xou sua marca em um dos pai-néis azulejados que decoram omirante.

Localizada na hoje Praça Reginaldo Mattosde Castro, um dos principais nomes daimprensa de Teresópolis, a torre está sobdomínio da Oi S.A. e tem em sua estruturaantenas das operadoras Claro, Embratel,Nextel, Tim e Vivo. Quando ainda não existiaa telefonia celular no Brasil, a estruturaabrigava apenas antenas de microondas,usadas na realização de comunicaçõesinterurbanas de telefonia fixa. A torre entrouno pacote de privatizações e concessões doGoverno Fernando Henrique Cardoso.

O morador Manoel Ferraz Faria capina parte da Alameda Nilo Tavaresque conduz à colina: mato em vários trechos

A praça principal da colina não tem coletores de lixo:visitantes acabam jogando no chão o que é usado

O Mirante da Colina ganhou placa indicativa: a restauração da construção de1968 está prometida pela Prefeitura

ACONTECE

ACONTECE

ACONTECE

ACONTECE

Torre na Colina dos Mirantes é maior que nave espacial que levou o Homem à Lua

Page 8: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECE MARÇO/ABRIL - 2019 7

EMEL ELEVADORESA EMEL É TRADIÇÃO EM MANUTENÇÃO E REFORMA DE ELEVADORES E ESCADAS ROLANTES.

NOSSO ENDEREÇO É RUA FILEUTERPE 691 – LOJA C – BAIRRO SÃO PEDRO.NOSSOS TELS: (21) 2642-0455/ 3097-4666/ PLANTÃO: 9 9802-0855 / 9 8185-0006.

NOSSOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS SÃO: WWW.AMARELASINTERNET.COM/EMEELEVADORES- E O EMAIL [email protected]. ESTAMOS REGISTRADOS NO CREA SOB O

NÚMERO 2007215453. EMEL, GARANTIA DE SEGURANÇA E QUALIDADE!

Teresópolis ganha nova academiaComeçou a funcionar em mar-

ço a mais nova academia de gi-nástica da cidade. A Upper FitClub ocupa um espaço de quase1.500 metros quadrados no nú-mero 138 da Avenida FelicianoSodré.

A academia é um dos mais no-vos investimentos na parte sul daReta, aonde filiais ou franquiasde grandes empresas vêm se ins-

talando, inclusive instituiçõesbancárias, mais recentemente aagência do Santander.

Os investimentos contribuempara descentralizar o desenvolvi-mento do município, duranteanos focado no centro da cida-de, o que acabou gerando gran-de fluxo de pessoas e veículos,tendo como uma das repercus-sões a falta de vagas.

A MAIOR DA REGIÃO SERRANAA Upper Fit apresenta-se como

a maior academia da Região Ser-rana e conta com o que há de maismoderno em termos de equipa-mentos, além de contar com equi-pe especializada.

Musculação, Ginástica, Pilates,Spinning e Upper Cross são al-gumas opções para quem já fazou pretende começar a praticaralguma atividade física.

Além disso, o espaço conta ain-da com o setor de Fighting Zone,para a prática de artes marciais.

O Cage, que lembra os octógo-nos das transmissões de MMApela TV, é o único de Teresópolis

com as medidas oficiais, comorelatou ao ACONTECE CláudioGalli, professor de Muay Thai eBoxe, que dá aulas na academia.

Já Pedro Lopes, profissional deEducação Física, atua na área doCross Traning;

- Além de trabalhar o emagreci-mento, a flexibilidade, a parte car-diovascular e a força, o pratican-te também ganha agilidade, equi-líbrio e precisão de movimento –observou ao ACONTECE.

A pré-matrícula pode ser feitaatravés do site da Upper Fit Club,que também mostra as diversasopções de pacotes disponíveis.

Ergometria: aparelhos de última geração

Musculação: alunas na malhação

‘Octógono’: visitantes observam o Cage

LUIZ HENRIQUE/COLABORAÇÃO

ACONTECE

ACONTECE

ACONTECE

ACONTECE

Cross Training: o professor Pedro Lopes orienta o aluno Renato Rezende

O ‘octógono’ visto por outro ângulo

Page 9: 2019 MARÇO/ABRIL EDIÇÃO NÚMERO 10 Clique na barra de … · 2019. 9. 18. · que magnífica madeira foi ali em-pregada! “, escreveu. O imóvel foi demolido em 1968. Historiadores

ACONTECEMARÇO/ABRIL - 20198

Já podem ser feitas as reser-vas para a superviagem que aJCA Tour está preparando parao mês de abril: no dia 28, o ro-teiro é a Serra Gaucha e suas es-petaculares atrações.

A aventura inclui Gramado,Canela, Nova Petrópolis, no RioGrande do Sul, além de Balneá-rio Camboriú e Brusque, emSanta Catarina.

Em Gramado, os visitantes te-

JCA Tour prepara excursãopara a Serra Gaucha

Mini Mundo: construções 24 vezes menores de várias partes do planeta

Fernanda Steffen/Wikipediarão a oportunidade única de co-nhecer O Mini Mundo, um par-que temático ao ar livre com ré-plicas fiéis de construções emminiatura de diversas partes doplaneta.

Ainda em Gramado, o Sno-wland, um parque de neve. Ocomplexo de entretenimentotem 16 mil metros quadradose sensação térmica de 3 grausabaixo de zero, com neve de

No roteiro, Mini Mundo, Mundo a Vapor e o Parque de Neve Snowland

Gramado Blog

Mundo a Vapor: fachada reproduz acidente ocorrido em Paris, em 1895

Snowland, em Gramado: maior parque de neve fechado das Américas

Heloisa Tolipan/internet

verdade, pista de esqui, áreade diversão infantil, persona-gens animados e praça de ali-mentação.

Já em Canela, a visitação é noMundo a Vapor, outro parque te-mático com trens em tamanhoreal e também réplicas perfeitasem miniatura, com funciona-mento mecânico.

O roteiro completo você con-fere no site www.jcatour.com.br