SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 -...

10
R R

Transcript of SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 -...

Page 1: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

RR

Page 2: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 2

EXPEDIENTE

EDITORIAL

“Nova Era”

Ricardo Movits

Direção/Edição:Laura Fahning

[email protected] gráfico/

editoração:Iza Pyjak

[email protected]:

Revista Horizontee-mail:

[email protected]: http://

revistahorizontePesquisadora:Ana de Paula

O primeiro passo é: goste de simesmo. Gostar de si mesmo é omais importante ingrediente daautoconfiança. Pessoas que seamam são alegres e otimistas, sen-tem-se bem consigo mesma, e osoutros gostam de estar com elas.

O segundo passo: escolhaseus pensamentos. Você é a somatotal dos seus pensamentos; e a di-ferença entre um otimista e um pes-simista está no que cada um esco-lhe como centro do pensamento. Emtodos os momentos, você tem a li-berdade de escolher que pensamen-to vai conservar e qual vai dispen-sar. Por isso, toda vez que se sentirdeprimido, desanimado ou pessimis-ta, mude a direção de seu trem depensamentos imediatamente. É sim-ples: diga não aos pensamentosnegativos e procure outros que pos-sam criar um estado de otimismo ealegria.

O terceiro passo: observe aspessoas confiantes. Tente descobrircomo elas conseguiram, observesuas características, preste atençãoao modo como falam e se compor-tam. Procure-as, ouça-as, imite-as...

O quarto passo: escolha as in-fluências. Você sabe que está expos-to a influências e opiniões de todos

os tipos e isso é algo que não sepode evitar. O importante é estarconsciente do que o influencia e sa-ber a quais influencias quer se ex-por. Inunde sua mente com ideias epensamentos mais animadores epositivos que puder encontrar. Co-mece a cortar e filtrar pontos de vis-tas negativos e pessimistas que ou-vir. Desenvolva imunidade ao pessi-mismo, de modo a não absorvê-lo.

O quinto passo: cuidado comas comparações. A maneira maisrápida de acabar com aautoconfiança é comparar-se apessoas erradas. Por isso, não co-loque ninguém num pedestal. Nãose ache inferior a ninguém. Esque-ça as comparações e escolha al-guém apenas para servir de mode-lo, uma pessoa que tenha qualida-des e características que você ad-mira e que poderá ensinar a vocêalguma coisa.

Os cinco passos para abrilhante autoconfiança

Qual é o código de condutaque devemos honrar em

nossas vidas?Cada coisa na natureza possui seu

código de conduta (dharma). A águatem a natureza e a obrigação de mo-ver-se; o fogo possui o dharma dequeimar e consumir; o ímã, de atraire puxar para junto de si. Cada umadessas coisas, incluindo as estrelasdo firmamento, mantém seu códigode conduta inalterado. O código deconduta apropriado é “Falar a verda-de e praticar a retidão” (SathyamVadha; Dharmam Chara). Vocês de-vem preencher cada momento da suavida com pensamentos, palavras eações que reflitam a sua consciênciado dharma. Esse tipo de vida é amarca do bom caráter.

- Sathya Sai Speaks 4, Cap.16, 15-04-1964.

Adaptação do livro de FionaHarrold, “Seja o treinador de sua

vida”, Ed. Best Seller

Nesta edição resol-vemos criar uma seçãonova, chamada “Vege-tarianos Históricos”.Acreditamos que damesma forma que estaspersonalidades influen-ciaram o nosso presen-te, elas também podemcontribuir de outra for-ma: ensinando-nosuma maneira melhor deconviver com nossos ir-mãos “irracionais”.

Fomos indagadospelo leitor Carlos Eduar-do sobre o significadodas expressões Na-maste e Om Sai Rame, eis nesta edição con-forme prometido, a res-posta.

Por fim, o artigo OCoração da Humanida-de se Expressa, nos levaa refletir na necessidadede uma mudança de ati-tude urgente, atravésde um processo interno,constante e objetivo.

Aproveitem e, boaleitura!

Capa

O Lugar

Quero ir para um lugar em que não hajapassado.Um lugar em que o ar seja puro e comcheiroDe terra e mato verde...e molhado...Um lugar em que possa respirar a vida...Sem ira...ou bala perdida...Nesse lugar eu serei feliz e inteira...Olhando o céu e as nuvens que pas-sam ligeiras...Me acenando com a brisa altaneira...Que passeia sem pressa...no azul, comoesteira...Navegando pela Terra inteira...Quero ser eu, nesse lugar,Quero tudo encontrar e desfrutar...Na beleza da Vida...que passa ligeira...Sem nada perder dessa Brincadeira...

Sonia Amaral - Rio, 09/06/05Poema feito para a Cidade de

Petrópolis

Page 3: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 3

Page 4: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4

Letra da música

Aquarius

(Tradução livre de Toninho Buda)

Quando a lua estiver na sétimacasaE júpiter alinhar-se com marteEntão a paz guiará os planetasE o amor dirigirá as estrelasEste é começo da época deaquariusA época de aquariusAquarius! Aquarius!Harmonia e compreensãoSimpatia e confiança existiráNão mais falsos ou ridículosSonhos vivos brilhando asvisõesRevelação de cristal místicosE a liberação da verdadeiramenteAquarius!Aquarius!Quando a lua estiver na sétimacasaE júpiter alinhar-se com marteEntão a paz guiará os planetasE o amor dirigirá as estrelasEste é começo da época deaquariusA época de aquariusAquarius!Aquarius!

http://www.youtube.com/watch?v=EegRh8Z4H-o

Marte estará em conjunção exa-ta com Júpiter no dia 17 e 18 defevereiro, quando em torno do meiodia (Brasil), a Lua estará na sétimacasa coincidindo com a configura-ção planetária que preconizou a mú-sica Aquarius dos finais dos anos 60como o inicio da Nova Era deAquarius. Além disto o Sol, Mercúrioe Netuno (o 1º da posição que es-tava quando descoberto) tambémestarão no signo de Aquário, fazen-do destes dias realmente indicado-res de bênção estelar a tudo o querepresenta o signo e Era de Aquário.

É fácil observar como todosestamos sendo convidados a ampli-ar nossa visão dos relacionamentosno intuito de conseguirmos sermosmais generosos, solidários, toleran-tes, compassivos e virtuosos.

A pessoa presa no automatismoiludido de que os outros tem que serde seu jeito e fazerem o que ela quer,sofre e sofrerá enquanto não se li-bertar destes mecanismos obsoletosque optam pela ilusão de que o mun-do tem que ser como a pessoa quer.Isto, claro, é a alternativa mais sim-ples e cômoda para a máquina hu-mana.

Resta a alternativa iluminada dedialogar, aceitar o outro tal qual é enegociar com generosidade, flexibi-lidade e amplidão os parâmetros aserem respeitados nos relaciona-mentos. Nada mais prazeroso quedescobrir que o outro é sempre umasurpresa. Nada melhor que conse-guir aceitar o outro tal qual é e con-seguir construir um relacionamentorico, dinâmico, prazeroso, amoroso.

Conviva na proteção da medita-ção com medos e paranóias de per-der, até aceitar que tudo sempreacaba e se renova. Este o mistériodeste mundo. “O melhor amor é omortal” fala Zeus a sua amadaSemele.

Amar, amar, amar, ainda que nãose seja correspondido. A delicia deamar transcende o querer. Amar atéviver que somos o UM. Lembre doMestre Jesus:”amar ao outro como asi mesmo”. Experimente este prazerinfinito, gostoso... O outro como amim mesmo, delicia divina e humana.

Agradecer pelo que recebe e sa-

ber acalmar a cri-ança interior quesempre quer maisdo que recebe.

Conqu i s t a rcom beleza e arteo que se quer,mas nunca pedir,cobrar, recriminaro que não se re-cebe com alegria.

Gozar só derespirar, de viverneste mundo dealegrias ao alcance de todos.

Que bênção maravilhosa estar re-cebendo nestes dias a luz de todosesses planetas no signo de Aquário,facilitando se tornar mais humano evirtuoso, alegria.

Ame, e esqueça se écorrespondido ou não. Desfrute a ale-gria de constatar, que se está no lu-gar certo, com a pessoa certa e fa-zendo o melhor a ser feito... presen-te e amoroso, se permita transformarerros e faltas em oportunidades decrescimento, aprimoramento...

Sabendo que mais importante quealcançar a perfeição é conseguir seaceitar humano-eterno processo daalternância da Luz com a Sombra etodo desfile das polaridades: tenho-não tenho, bonito-feio, alegria-tris-teza...

Desfrute estar junto às pessoassendo o mais virtuoso que possa, co-mungue, participe, troque, se relaci-one...

“Antes de agir se pergunte: estemeu ato é virtuoso? Se não for nãofaça, espere, até a luz surgir no seucoração” (do meu irmão Léo Artése)

Novamente Marte alinhado comJúpiter e Lua na sétima casa

Cena do filme de MilosForman “Hair”, um dos

maiores musicais de todosos tempos

Por Hector [email protected]

Colaboração de Hela Amorim

Para entrar na lista horoscopo, ondeposto o horóscopo semanal, minhasreflexões sobre as configurações plane-tárias mais importantes que vivemos,assim como informações de meus tra-balhos, cursos e vivências é só mandarum e-mail em branco (quer dizer semcolocar nada em assunto ou no espaçode texto do e-mail) para: [email protected]

Page 5: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 5

Crianças de 2 e 3 anos po-dem aprender os primeirospassos da arte iogue da me-ditação, da hatha-yoga e deuma vida equilibrada? A Es-cola Arte de Viver, em SãoPaulo, acredita que sim. Comuma proposta baseada nosprincípios educacionais deParamahansa Yogananda,grande mestre indiano, autorde uma vasta obra sobre aciência da Ioga e da Medita-ção, a escola procura passarde uma forma lúdica a vivênciados valores humanos univer-sais no dia-a-dia, princípiosesses que devem ser, antesde mais nada, praticados pe-los próprios educadores.

O currículo, baseado nosensinamentos de Yogananda,está dividido basicamente emquatro grandes áreas de de-senvolvimento humano paraum modo de vida equilibrado:

A ciência do corpo - a cri-ança aprende sobre os princí-pios de energia que regem oseu corpo, com base na ciên-cia da Ioga. São enfatizadosos bons hábitos que deve ad-quirir para uma boa alimenta-ção, bem como o respeito aosritmos do comer e dormir, parauma maior qualidade de suasaúde. A hatha-yoga, comoforma de recarregamento eequilíbrio da energia do cor-po é um dos pilaresenfatizados para a manuten-ção da saúde e base para oincremento da força de von-tade e do auto-controle.

Engenharia Mental - a cri-ança é estimulada a construirpontes sobre os rios das difi-culdades que enfrenta e a de-senvolver um plano de vida ba-seado em nobres ideais. Aforça de vontade, a corageme o conhecimento da superio-

EDUCAÇÃO PARA PAZ

Ensinandoa arte deviver

ridade da mente sobre o co-mando do corpo são estimula-dos também nas diversas ati-vidades escolares.

Artes Sociais - nessa área,a criança aprende sobre a artede regular a sua auto-ambiçãopara que ela não discorde dos

interesses e exigências davida em sociedade, isto é, quepossa converter o desejo, depossuir pela alegria do com-partilhar. A arte da coopera-ção e da interdependência quetemos como seres humanos,fazem parte do cotidiano es-colar.

Dimensão Espiritual - Arelação da criança com o seuuniverso espiritual, para queela possa acessar a fonte depaz dentro de si mesma é oprincipal objetivo do sistemaeducacional Arte de Viver. Aspráticas de meditação e to-das as atividades propostascontribuem para o desenvol-vimento da concentração epara manter a mente livre das“bactérias” do medo, melan-colia, gula, falta de iniciati-va, raiva, preguiça, egoísmoe outras manifestações natu-rais do ser humano. As leisque regem o Universo, comoa Lei da Ação e Reação, a Leida Atração e outras são trans-mitidas de uma forma leve econtextualizada, para a crian-ça possa compreender, no seudia-a-dia, como ela mesmapode moldar o seu destino e,com isso, influenciar no des-tino da Humanidade.

Mais informações:Os pais interessados em

conhecer esse projeto, pode-rão comparecer em

uma reunião aberta no dia19 de fevereiro, às 19:30 ho-ras, na Rua Sepetiba, 1367 -travessa da Av. Cerro Corá,Alto de Pinheiros, São Paulo.

Fonte: http://www.projetoescola

artedeviver.com.br/

Page 6: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 6

Em meu livro “Jesus, o CristoYogue – a yoga oculta no cristi-anismo original” procurei de-monstrar a unidade subjacentea todas as verdadeiras religiões.Etimologicamente falando, pode-mos classificar a religião em, pelomenos, dois estágios ou níveisde compreensão e interpretaçãodas Sagradas Escrituras. Umdesses níveis é o que chamamosde superficial ou exotérico en-quanto há um nível mais profun-do de compreensão que é co-nhecido como esotérico ou psí-quico.

A psique deve ser compre-endida, aqui, em seu sentido ori-ginal, em sua etimologia gregaque significa “mente ou alma”(psyché). Para Jung a psique nãose limita ao indivíduo, mas é co-letiva. Na verdade, nós estamos“mergulhados” no subconscien-te coletivo. Para além do sub-consciente coletivo, em nívelmais profundo, estamos“submersos” naquilo que osgrandes mestres chamaram denível superconsciente.

Jesus foi um grande prega-dor esotérico. Ele não disse queo Reino de Deus estava nalgumlugar distante do próprio ho-mem. A idéia de um julgamentoeterno ou de um Deus irado evingativo jamais passou pelosensinamentos do Cristo. Porexemplo, quando questionadopelos fariseus a respeito da vin-da do Reino de Deus, Jesus foiclaro ao afirmar que o Reino doEspírito não vem com aparênciaexterior ou ostensiva.

Interrogado pelos fariseus so-bre quando chegaria o Reino deDeus, Jesus respondeu-lhes: ‘oReino de Deus não vem comaparência ostensiva. Ninguémpoderá dizer: Ei-lo aqui ou Ei-loali, pois o Reino de Deus estádentro de vós. (Lc 17:20-25)

Se o Reino de Deus está den-tro do homem, como afirmouJesus, qual a melhor forma de Obuscarmos senão “mergulhan-do” em profunda introspecção,

meditação? Ao afirmar que o Rei-no do Espírito está dentro do ho-mem, Jesus confirmou todos osBudhas de outrora, todos os san-tos e grandes Avatares que, umdia, santificaram o solo de terrasorientais.

E em relação a isso, Jesustambém foi um oriental. Ele nas-ceu em terras orientais, viveu noOriente, pregou, morreu e, res-suscitou no Oriente (atual médiooriente). Não é de se admirar queseus ensinamentos sejam orien-tais. Em sua carta aos Coríntios,Paulo, antigo Saulo, confirmou,mais uma vez, o Cristo ao es-crever as seguintes palavras: “En-tão não sabeis que sois o Templodo Espírito e que o Espírito deDeus habita em vós?” (1Cor3:16)

Questionado pelos judeusporque havia expulsado os ven-dilhões do templo, Jesus disse:“Destrói este Templo e, em trêsdias o reconstruirei”. Na verdadereferia-se a seu próprio corpocomo a morada, o “Templo” doEspírito. Após a crucificação, naressurreição, tal como profetiza-do, reconstruiu o templo corpo-ral em três dias, uma perfeita de-monstração dos poderesyóguicos de revitalização das cé-lulas corporais, um processo co-nhecido por yogues indianos etibetanos que realizaram íntimacomunhão com o Atman (Deus)no corpo.

Atman, segundo nos dizemas Sagradas Escrituras indianas,habita o corpo humano. O corpoé considerado, por todos osyogues, o Templo de Deus, amorada da alma (Atman). Cincomil anos pretéritos o SenhorKrishna afirmou a seu fiel discípu-lo Arjuna que Atman habita o co-ração de todos os seres vivos.

No Evangelho apócrifo deTomé, hoje considerado, por mui-tos estudiosos da Bíblia, um dosmais autênticos, talvez mais au-têntico que os quatro Evangelhoscanônicos, Jesus é claro ao afir-mar a existência do Reino como

algo pertencente ao homem. Elediz:

“Se vossos guias vos afirma-rem:

Eis que o Reino está no Céu,Então, as aves estarão mais

perto do Céu do que vós;Se vos disserem:Eis que ele está no mar,Então, os peixes já o conhe-

cem...Pelo contrário, o Reino está

dentro de vós e, também, forade vós.

Quando vos conhecerdes avós mesmos, então sereis co-nhecidos e

Sabereis que sois os filhos doPai, o Vivente;

Mas se não vos conhecerdes,Então, estareis em ilusão,E sereis ilusão1.

Muitos estudiosos cristãos,contemporâeos, principalmentemonges beneditinos, têm escri-to a respeito de Jesus e seusensinamentos yóguicos. A me-ditação tem sido praticada den-tro da Igreja Católica desde aépoca dos chamados “padres dodeserto” que são, segundo JeanYves Leloup, os pais do cristia-nismo. Jon Main, mongebeneditino, descobriu que omantra utilizado, em meditação,pelos padres gregos.“Maranatha” que significa “VemSenhor” era o “mantra” repeti-do continuamente pelos padrescontemplativos dos primeirostempos do cristianismo.

Em cavernas, esses mon-ges cristãos renunciantes (asce-tas) nos séculos I, II, III e IV en-travam em profunda comunhãointerior com o Espírito no íntimoda alma, tal como os yogues in-dianos em suas cavernas no dis-tante Himalaia. Mais tarde, du-rante a Idade Média e na Renas-cença, São João da Cruz, Teresade Ávila e Mestre Eckart foramperseguidos pela Igreja, pois pro-pagavam ensinamentos interio-res (esotéricos) a respeito deDeus. João da Cruz e Teresa deÁvila dialogavam com Deus em�

JESUS, UM CRISTO YOGUE

Page 7: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 7estado de contemplação. Eramamigos e fundaram a Ordem dasCarmelitas dos pés descalços.

Em profunda comunhão in-terior com Deus, Teresa de Ávilamanifestava “dons” de levitação.Quando tal ocorria, as freiras doconvento não eram capazes detrazê-la de volta ao chão. Emestados de êxtase, Teresa dialo-gava com Deus sabendo que talexperiência é interior. São Joãoda Cruz escreveu:

O Verbo Filho de Deus, junta-mente com o Pai e o EspíritoSanto, está essencial e realmen-te escondido no íntimo de cadaser. Que queres, ó alma, e quemais buscas fora de ti, se encon-tras em teu próprio ser a rique-za, a satisfação, a fartura e oreino, que é teu Amado a quemprocuras e desejas? (Pensamen-tos sobre “A busca de Deus” deSão João da Cruz)

A contemplação cristã é osamadhi (superconsciência) dosyogues, é o satori budista, é oêxtase judaico e islâmico. Por issoDeus é um só. Ele está “oculto”em todas as verdadeiras religi-ões. Em essência, todas dialo-gam, pois comungam em esta-dos que transcendem o dogma,o clero. No livro “Jesus, o CristoYogue” inclui um capítulo no qualfalo a respeito do sagrado en-contro entre dois grandes san-tos, Paramahansa Yogananda(um hindu) e Teresa Neumann(uma freira católica).

Apesar de comungarem emreligiões superficialmente diferen-tes - hinduísmo e cristianismo -,ambos se reconheceram comoamantes de Deus. Ao receberYogananda, Teresa enviou, pormeio de um mensageiro, as se-guintes “boas vindas”: “Emborao bispo tenha me pedido paranão receber a ninguém sem asua permissão, abrirei uma ex-ceção ao homem de Deusvindo da Índia.”

1. IntroduçãoNamaste ou Namaskar é o jei-

to indiano de saudar outra pes-soa. Estejam onde estiver, na rua,na casa, no transporte público, notelefone, quando se encontramcom as pessoas, conhecidos ounão, antes de iniciar uma conver-sação. Namaste é o modo cortêscostumeiro de iniciar e muitas ve-zes terminar uma conversação.Namaste não é um gesto superfi-cial, ou uma simples palavra, é paratodas as pessoas, jovens ou não,amigos ou estranhos.

2. Namaste, de acordocom as Escrituras

Namaste, e as suas variantesmais comuns, Namaskar,Namaskaara, ou Namaskaram,Namaskarana, é uma das cinco for-mas do jeito tradicional menciona-do nos Vedas. Normalmente é en-tendida como exaltação, mas atu-almente refere-se ao ato de pres-tar homenagem ou demonstrarrespeito um a outro, como é a prá-tica de hoje, assim que encontra-mos uns aos outros.

3. O significado de NamasteEm sânscrito Namaste é a jun-

ção de palavras, Nama = nome (nosentido de Santo Nome ouBrahman) + ashtu = sinal de res-peito (verbo ser) + te = a ti; aqual tem os significados de: mi-nhas saudações, boas vindas, ouexaltações ao Brahman que vocêé, ou saudações a você.

4. Como fazer NamasteAs mãos postas são colocadas

diante do peito: coloque as duaspalmas juntas e mantenha-as di-ante do peito. Expresse a palavra“Namaste” e enquanto diz a pala-vra, curve levemente a cabeça parafrente.

5. Por que Namaste?Namaste não é meramente uma

saudação causal ou formal numaconversação ou encontro cultural,ou um ato de adoração. Há muitomais do que os nossos olhosvêem. O verdadeiro encontro en-tre duas pessoas é o encontro desuas mentes. Quando nós sauda-mos uns aos outros com Namaste,isso significa “que nossas mentesse encontrem”, é isso o que signi-

fica as nossas mãos unidas diantedo peito. O ato de curvar levemen-te a cabeça é uma forma graciosade estender amizade amável, res-peito e humildade.6. O significado espiritual de

NamasteA razão pela qual nós fazemos

Namaste é seu profundo significa-do espiritual. O gesto reconhece afé na força da vida, na divindade,o Ser ou Deus que em “mim” éigual em todos. O reconhecimentodesta unidade, tendo a palma dasmãos unidas, é um ato de honrara Deus que se encontra na outrapessoa e que nós encontramos.

7. Namaste na oraçãoDurante as orações os Hindus

não apenas colocam as mãos pos-tas como também fecham osolhos, para contemplar o ser in-terior. Este gesto físico é algu-mas vezes acompanhado com odizer dos nomes de Deus como:“Ram Ram”, “Jay Sri Krishna”,“Namo Narayana”, “Jay Siva Ram”,ou apenas “Om Santi”, o refrãocomum dos cânticos devocionaisdos Hindus. As expressões men-cionadas também são ditas quan-do dois devotos Hindus se en-contram, indicando o reconheci-mento da divindade no interior desi mesmo, e recepção amável deum para o outro.

Alexandre Augusto Campelo édiscípulo de Paramahansa

Yogananda e autor do livro Jesus, oCristo Yogue – a yoga oculta no

cristianismo original.WWW.jesuscristoyogue.com

(Footnotes)1 Evangelho de Tomé, pág. 15.

Tradução de Jean Yves Leloup.

NAMASTE & OM SAI RAM

Hari Hara OM Tat SatFonte: http://

www.gita.ddns.com.br/hinduismo/namaste.php

OM SAI RAMOM SAI RAMOM SAI RAMOM SAI RAMOM SAI RAM

Este é o mantra em sânscritode Sai Baba, usado por todos osseus devotos como saudação aoDeus que habita em cada um denós.

O significado de suas pala-vras são:� OM – é o som primordialque criou o Universo e permeiatudo.� SAI – Deus mãe.� RAM – Deus Pai.

Fonte: www.sathyasai.org.br

Page 8: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 8

Leon Nikolaievitch Tolstoi,genial escritor russo, nasceuem 1828 em Iasnaia Poliana.Filho de uma importante fa-mília ligada aos Czares, fi-cou órfão ainda criança. Fre-quentou a Universidade deKazan, onde estudou LínguasOrientais e Direito.

Defendeu uma arte ins-pirada na moral, na qual oartista comunicaria os senti-mentos e a consciência reli-giosa do povo.

Dedicou-se a uma vidade comunhão com a nature-za. Deixou de beber e fumartornou-se vegetariano e pas-sou a vestir-se como campo-nês. Convencido de que nin-

guém deve depender do tra-balho alheio, buscou a auto-suficiência e passou a limparseus aposentos, lavrar o cam-po e produzir as próprias rou-pas e botas. Em nome da cas-tidade, procurou dominar osdesejos carnais em relação àesposa. Engajou-se em ativi-dades filantrópicas e foi a con-tragosto que viu sua casa atrairvisitantes interessados emsuas idéias e, cercada de co-lônias de discípulos que pre-tendiam viver segundo seusensinamentos.

Aos 82 anos, cada vezmais atormentado pelas con-tradições entre sua condutamoral e a riqueza material da

sua família, e também devi-do aos constantes atritoscom a esposa, que se opu-nha a desfazer-se de suasposses, Tolstoi acompanha-do pelo seu médico e pelasua filha caçula, foi emborade casa no meio da noite.Três dias mais tarde, seuestado de saúde se agravouem decorrência de uma pneu-monia. Morreu no dia 20 denovembro de 1910, em umaestação ferroviária.

LEON Nikolaievitch TOLSTOI“Enquanto houver abatedouros, haverá guerras”. (1828 – 1910)

Fonte: www.lpm-editores.com.br e

www.dec.ufcg.edu.br

Page 9: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 9

Alguns dizem que a humani-dade está vivendo agora emsua 11ª hora, o último momen-to em que se pensa ser possí-vel a mudança.

Os exemplos estão todos asua volta de outras espéciesquase ou já extintas. Abaixodos oceanos e sob cidades dosdias de hoje, estão indícios so-bre antigas civilizações huma-nas que desapareceram de umaforma relativamente rápida,devido ou a mudanças abrup-tas nos padrões de tempo ouaplicações errôneas das leis na-turais causadas pelos humanos.

A ciência, mais do que emqualquer outro tempo em suahistória registrada, é capaz deprojetar resultados baseadosnos cenários atuais envolven-do mudanças na Terra.

Poder para Mudar oMundo

Uma projeção não é o mes-mo que a realidade no aqui eagora, naturalmente. Também,as projeções se relacionammais com as coisas externas,como aquecimento global e re-cursos do planeta. Os cientis-tas raramente têm em contaem suas projeções o elementoda consciência humana e o ver-dadeiro poder que os humanostêm de mudar o seu mundo. Osperitos científicos que advertemsobre as catástrofes tem se fo-calizado extensivamente maisno mal que as pessoas podemfazer do que no bem.

Ainda, as projeções terríveisde onde a humanidade pode es-tar sendo encaminhada têmdado às massas um chamadode despertar suficientementegrande para agitar as coisas.

�As mudanças que são ne-cessárias agora não resultarão

da complacência ou da apatia.As pessoas devem começar aconsiderar, não apenas a si mes-mas, mas a humanidade comoum coletivo e o planeta comoum lar sagrado. A compreensãoprecisará ser ampla, a visãogrande, e o sonho expansivo.

�Para sobreviver e prospe-rar, a humanidade precisará acei-tar abordagens inteiramente no-vas, estar disposta a assumir ris-cos, e deixar ir a interminável de-signação das transgressões. Naessência do seu ser, vocês sa-bem que isto é verdadeiro, e queisto se aplica a vocês, a um ní-vel muito pessoal. Vocês sabemtambém que a chispa Divina den-tro de vocês não é superficial.

�Quando vocês acessam oseu verdadeiro e Divino poder,as regras do velho paradigmanão mais se aplicam. Sua per-cepção se amplia, sua visão au-menta, e seu sonho se expan-de. Possibilidades ilimitadas aflu-em!

O Que Vocês EstãoFazendo Aqui?

Sua inteligência superior o co-locou no planeta nesta existên-cia para participar da mudan-ça na consciência que estásendo criada agora. V o c ê spodem não se lembrar do “con-trato”, mas vocês o fizeram!

�Nada em sua vida até aquitem sido um acidente ou perdi-do.

�Havia um propósito paratudo isto, que vocês compreen-derão com o tempo. Por agora,é suficiente saber que vocês es-tão aqui com um propósito.Vocês não são vítimas, nem deoutras pessoas e nem de cir-cunstâncias. Vocês são umTransformador Divino, com-preendendo mais e mais a

cada dia o que isto significana prática.

�Vocês têm desempenhadoum papel instrumental em aju-dar a mudar a mente da hu-manidade da rigidez e domedo para a acessibilidadee o amor. Vocês tem feito istoa cada vez que se afastam dasua própria rigidez e do medo,e a cada vez que tem questio-nado estas respostas em seumundo exterior. Vocês têm fei-to isto, pois se focalizarammais e mais nesta existên-cia em como criar mais aber-tura e amor - não somenteem si mesmo, mas no pla-neta. Vocês tem feito istoquando tem mantido a visãode uma nova Terra que écentrada no coração e amo-rosa.

�A cada vez que vocês aju-daram destes modos, se tor-naram parte da solução que oseu mundo precisa, e sempreprecisou, quando o medo e oódio dominam a experiência hu-mana. Há agora uma grandeaceleração no despertar da hu-manidade. O coração da hu-manidade está se expres-sando - solicitando um retor-no ao amor. Este é o estímulopara a atual reconfiguração dasociedade agora em pleno im-pulso. Os exemplos estão to-dos a sua volta.

Barack Obama é o

Seu Reflexo

Os Estados Unidos agoratem um líder que está no po-der por causa do grande núme-ro de americanos que muda-ram as suas mentes sobre ostatus quo e se concentraramem criar algo radicalmente di-ferente e o novo paradigma.

As pessoas queriam mudan-

O Coraçãoda Humanidade se Expressa

O Conselho dos 12 através de Selacia

Page 10: SHANTIrevistashanti.com.br/revistas/Shanti_20.pdf · 2020. 1. 10. · SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 4 Letra da música Aquarius (Tradução livre de Toninho Buda) Quando a lua

SHANTI - FEVEREIRO/2009 - PÁGINA 10

Refere-se a criação deum material de extrema im-portância após uma cirur-gia torácica.Tem seu usoindicado após procedimen-tos cirúrgicos na regiãotorácica.

Suporte desenvolvidoespecialmente para que opaciente sinta-se seguro econfortável, aliviando asdores normalmenteprovocadas pelo pós-ope-ratório, ao tossir e que aocaminhar mantenha a pos-tura correta. O objetivo douso é para aliviar descon-fortos. Esse colete está

plenamente habilitado, para que os pacientes tenham umpós-operatório seguro e com qualidade

CARDIO CARDIO CARDIO CARDIO CARDIO TTTTTORAXORAXORAXORAXORAXSUPORTE PÓS - CIRURGIA TORÁCICA ou Colete

pós esternotomia

e-mail: [email protected]: 61 3435-8036 e 9283-0871

ENTREGAMOS PARA TODO O PAÍS.

ça, e elas insistiram que estamudança envolvesse o bem dotodo e o cidadão comum. Elasqueriam alguém com imagina-ção, bondade e força interiorpara conduzi-las durante estestempos caóticos. Elas queriamver um líder que pudesse pen-sar fora da tradição, e ajudar arestaurar a reputação da Amé-rica no mundo. Elas queriam al-guém genuíno que pudesse seexpressar verdadeiramente etambém com um sentimento deotimismo em relação ao futu-ro.

É importante que os ameri-canos e outros ao redor domundo se lembrem de ondeestá o verdadeiro poder.

Quando vocês observaremBarack Obama nos próximosdias, saibam que a sua eleiçãofoi possível somente porque aspessoas estavam preparadaspelo que ele as representa. É amente das pessoas, então, quecriou a mudança em Washington.

Não olhar em quão podero-so é Obama é ter aterrissadoonde ele está. A eleição de qual-quer líder em uma sociedade de-mocrática é um esforçoenergético coletivo.

Os líderes, negócios e ou-tras instituições do seu mundosão manifestações do mundoexterior da consciência da huma-nidade.

Barack Obama, então, é oseu reflexo, mostrando-lhes oque tem mudado na consciênciahumana. Este reflexo em parti-cular é importante, revelandonão somente as mudanças nosamericanos, mas em uma escalaglobal.

Como isto pode ser? Enquan-to é do conhecimento comumentre os trabalhadores da luz deque tudo está conectado, so-mente em tempos recentes temum grande número de pessoasem todos os continentes, des-pertos para esta idéia.

Mais pessoas em todo o

Produto criado por Veronica Mucury

e-mail:[email protected]

blog:http://revistahorizonte

Estamos disponibilizandoo e-mail da Revista

Horizonte e seu blog,para que vc tenha mais

uma fonte de informação.

mundo compreende agora queelas fazem uma diferença.Obama assumindo o poder emWashington é somente um deuma série ilimitada de poten-ciais que vocês e a humanida-de podem criar nos dias poste-riores.

Enquanto vocês continuam ajornada da redescoberta da suanatureza Divina, nós os envol-vemos com o nosso amor ebênçãos. Nós somos O Conse-lho dos 12.

Tradução:Regina Drumond

[email protected]

Fonte Original em Português:http://

www.novasenergias.net/selacia/

hearthumanityspeaks09.htmlInglês: http://www.selacia.com

Direitos Autorais 2009 deSelacia, Canal para o Conselho

dos 12. Todos os DireitosReservados