2021-2022 Passatempo de Natal 2021

12

Transcript of 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

Page 1: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

PASSATEMPO DE NATAL

INSTITUTO DAS FLORESTAS E CONSERVAÇÃODA NATUREZA, IP-RAM

PROGRAMA DE ATIVIDADES DEEDUCAÇÃO AMBIENTAL

2021-2022

Page 2: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

PASSATEMPO

“VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING……CONSERVANDO A NATUREZA”

O Instituto das Florestas e Conservação daNatureza, IP-RAM em parceria com o CaniçoShopping lança o Passatempo de Nataldirigido aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2ºciclos e Centros de Atividades eCapacitação para a Inclusão (CACI's) daRegião, no âmbito das comemorações doNatal 2021: a decoração natalícia do CentroComercial “Caniço Shopping” com usoexclusivo de materiais reutilizados.

Dada a situação pandémica da Covid19 o passatempo apresenta-se àsemelhança do ano anterior

Esta iniciativa realiza-se pelo 13º anoconsecutivo e pretende sensibilizar os maisjovens e a comunidade em geral para areutilização de materiais. Com esta açãopretende-se que haja uma diminuição deresíduos que constituem um problema atual eurgente, em prol da biodiversidade, do meioenvolvente, da paisagem e até dasobrevivência humana.

Page 3: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

É importante transmitir a importância devoltar a usar os produtos antes de os deitarfora. Alguns produtos têm embalagensreutilizáveis, há outros em que a imaginaçãoajuda a potenciar uma nova ou maisduradoura utilização.

Após estes anos, é possível afirmar que estepassatempo de Natal é uma mais-valia e umexemplo para as entidades parceiras, para asinstituições participantes, para os lojistas,para o público em geral e para a natureza,dado que com a reutilização de materiais eum menor investimento financeiro foi possíveldecorar o centro comercial paticamente a"custo zero".

Nunca é demais relembrar que as criançasque são educadas e sensibilizadas hoje irãoconstituir no “amanhã” uma sociedade maisinformada, responsável e pro ativa.

O período de inscrição de participação nopassatempo decorre entre 24 de setembroaté 8 de outubro de 2021.O limite máximo é de 30 inscrições.As Instituições interessadas deverão fazê-lono Núcleo dos Dragoeiros das Neves atravésdos seguintes contactos: 291 795 155 [email protected] inscrições serão aceites por ordem dechegada.

Page 4: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

À semelhança do ano anterior, dado àsituação pandémica da Covid19 mantém-se asáreas de intervenção do Caniço Shopping, deacordo com o plano de contingência em vigor.

NOTAS IMPORTANTES PARA ESTE ANO:

O número de participantes será restringido a30 instituições;

Haverá reunião on-line via zoom, informativa,com os responsáveis das instituições no dia 11de outubro às 10:00 horas;

A decoração do Caniço Shopping serálimitada a algumas áreas indicadas pelaDireção do Shopping;

A atribuição das áreas às 30 Entidadesparticipantes será por sorteio realizado peloIFCN (Divisão de Formação e Comunicação) nodia da reunião on-line;

O "Caniço Shopping" e seus parceirosoferecerão às Instituições participantes, comogratificação, um Voucher Prenda que seráentregue na Administração do CentroComercial aquando da desmontagem dostrabalhos.

Page 5: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

O tema é o Natal, tendo as instituições totalliberdade para a escolha dos materiais eelementos decorativos.

Os trabalhos serão montados no local, nasemana de 15 a 19 de novembro, por doisresponsáveis (nº máximo) de cadaInstituição contando com o apoio deelementos do IFCN e do Caniço Shopping.

À semelhança do ano anterior, a Instituiçãoterá que marcar o dia e hora (2 horas) paraa montagem através do Núcleo dosDragoeiros das Neves através dos seguintescontactos: 291 795 155 [email protected].

Realçamos que os trabalhos terão que estarfinalizados e preparados a seremcolocados, não havendo possibilidade determinarem os trabalhos no CaniçoShopping.

Cada Instituição deve identificar o seutrabalho com os seguintes dados:

- nome da instituição; - identificação participantes (idades/nível deescolaridade/responsável); - materiais utilizados. 

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Page 6: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

Todos os trabalhos vão constituir umadecoração/exposição coletiva aberta aopúblico, de 20 de novembro de 2021 a 7 dejaneiro de 2022.

A entrega do Voucher Prenda será feita peloCaniço Shopping . Os responsáveis dasInstituições participantes deverão passar naadministração deste Centro aquando dadesmontagem dos trabalhos.

A desmontagem e recolha dos trabalhosserá nos dias de 10 e 11 de janeiro de2022, por 2 responsáveis (nº máximo) decada Instituição, em data e hora previamentemarcada.

Espaços a decorar

Nº de Instituições Áreas de Intervenção

9 Zona da Fonte - 10 árvores (8 grandes + 2 pequenas)

5Painéis de madeira no piso 1 (material todo fixo à parede. Osmateriais não podem estar no chão do corredor

13

Corredores dos pisos 0 e 1 - Estruturas leves e sustentáveispenduradas nos tetos com um diâmetro de 80cmPiso 0 - existência de 20 camarões (cada instituição fará entre 4 ou 6 peças)Piso 1 - existência de 45 camarões (cada instituição fará 5 peças)

22 colunas quadrangulares no piso 1, zona dos cafés (4 trabalhos porcoluna/instituição). Estruturas leves e sustentáveis penduradas noscamarões das colunas.

1 Espelhos da escada rolante - Peças leves e sustentáveis

Total = 30

Foto 2 - Página anterior

Foto 1 - Página anterior

Foto 3 - Página anterior

Foto 4 - Página atual (abaixo)

Foto 4

Page 7: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

Recomendações de Segurança:

- Todos dos trabalhos decorativos terão de virda instituição completamente finalizados, ouseja, prontos a serem colocados nos espaços;

- Só serão permitidos 2 responsáveis porinstituição para fazer a montagem edesmontagem da decoração para evitarajuntamentos de pessoas, e num período de 2horas indicadas pelo IFCN;

- As escolas terão de levar os utensíliosnecessários para fazer a montagem edesmontagem, com exceção dos escadotesque serão disponibilizados pelo CaniçoShopping. Os trabalhos não poderão seracabados ou retocados no Centro Comercial;

- Uso de etiqueta respiratória;

- Cumprimento dos distanciamento social;

- Respeitar todas as orientações e sinaléticado "Caniço Shopping"

O passatempo de Natal poderá estar sujeito a alterações, comosuspensão ou cancelamento, de acordo com o evoluir da situaçãopandémica COVID19

Page 8: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

REGULAMENTO

“VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING……CONSERVANDO A NATUREZA”

1. Podem participar todos os alunos dasescolas do pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo eCACI's da RAM.

2. Cada instituição ficará responsável peladecoração de uma determinada área doCentro Comercial que será atribuída porsorteio pela equipa do IFCN.

3.  A inscrição de participação é obrigatóriae deverá ser feita por e-mail para:[email protected] ou por telefone: 291795 155, até ao dia 8 de outubro. Nainscrição deverá constar: identificação dainstituição, turma(s), idade/nível deescolaridade dos participantes, nome doprofessor responsável, contacto telefónico ee-mail. É necessário indicar o número departicipantes.Só serão aceites as primeiras 30inscrições e por ordem de chegada.

4. A atribuição da área de intervenção /decoração será realizada pelo IFCN nareunião on-line via Zoom.

Page 9: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

REGULAMENTO

“VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING……CONSERVANDO A NATUREZA”

5.  Espaços a atribuir:

- Zona da Fonte: 10 árvores (8 grandes + 2pequenas;

- Painéis de Madeira no Piso 1;

- Corredores dos Pisos 0 e 1 (elementos parapendurar);

- 2 Colunas quadrangulares no piso 1 (zonados cafés);

- Espelhos das escadas rolantes.

6.  Cada trabalho deverá estar identificadocom os seguintes dados: nome da instituição;identificação participantes (idades/nível deescolaridade/responsável); materiaisutilizados. (de forma resumida).

7. Só serão aceites trabalhos que utilizemmateriais reutilizados.

Solicita-se a todos os participantes que nãoutilizem material vegetal vivo, ou seja, quenão arranquem ou cortem do espaço natural,exemplares de plantas (ex: cabrinhas) e debriófitos (ex: musgos).

Page 10: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

REGULAMENTO

“VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING……CONSERVANDO A NATUREZA”

8.  A montagem dos trabalhos deverá serfeita na semana de 15 a 19 de novembro, pordois responsáveis (nº máximo) de cadaInstituição contando com o apoio deelementos do IFCN e do Caniço Shopping.

9. A desmontagem e recolha dos trabalhosserá na semana de 10 e 11 de janeiro de2022 por 2 responsáveis (nº máximo) decada Instituição.

10. Quer a montagem quer a desmontagemterão que ser agendadas através do Núcleodos Dragoeiros das Neves: 291 795 155 [email protected].

11. Os trabalhos terão que estar finalizadose preparados a serem colocados, nãohavendo possibilidade de terminarem ostrabalhos no local.

12.  Todos os trabalhos vão constituir umadecoração/exposição coletiva aberta aopúblico, de 20 de novembro de 2021 a 7 dejaneiro de 2022.

Page 11: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

REGULAMENTO“VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING……CONSERVANDO A NATUREZA”

13.  Este ano a reunião com as instituiçõesparticipantes será realizada on-line viazoom no dia 11 de outubro às 10:00 horas.

14. O "Caniço Shopping" e seus parceirosoferecerão às Instituições participantes, comogratificação, um Voucher Prenda que seráentregue na Administração do CentroComercial, aquando da desmontagem dostrabalhos.

15.   A organização reserva-se no direito demodificar quaisquer destes pontos por motivosde força maior e de acordo com o evoluir dasituação pandémica Covid19. Nesse caso, osparticipantes serão informados de qualqueralteração com a máxima rapidez possível.

16. De modo a intensificar a divulgação nasredes sociais (site; Facebook e Instagram) doCaniço Shopping e do IFCN, IP-RAM, asinstituições participantes deverão enviar:

- Fotos da elaboração do trabalho (máximo 6fotos) com a descrição do material utilizado edados da instituição e dos participantes;

Este material deverá ser enviado, via correioeletrónico, para: [email protected]

Page 12: 2021-2022 Passatempo de Natal 2021

REGULAMENTO“VAMOS DECORAR O CANIÇO SHOPPING……CONSERVANDO A NATUREZA”

17. Recomendações de Segurança

- Todos dos trabalhos decorativos terão de virda instituição completamente finalizados, ouseja, prontos a serem colocados nos espaços;

- Só serão permitidos 2 responsáveis porinstituição para fazer a montagem edesmontagem da decoração, de modo aevitar ajuntamentos de pessoas, e numperíodo de 2 horas indicadas pelo IFCN;

- As escolas terão de levar os utensíliosnecessários para fazer a montagem edesmontagem, com exceção de escadotesque serão disponibilizados pelo CaniçoShopping. Os trabalhos não poderão seracabados ou retocados no Centro Comercial;

- Uso de etiqueta respiratória;

- Cumprimento dos distanciamento social;

- Respeitar todas as orientações e sinaléticado Caniço Shopping.

18. A participação pressupõe a aceitação incondicional deste regulamento, sendo as omissões resolvidas pontualmente pela a organização.