21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11...

12
21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 | Distribuição Dirigida Página 7 OPERAÇÃO XEQUE-MATE Samuca reúne lideranças regionais para traçar futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 PRODUÇÃO INB bate novo recorde na recarga na Usina de Angra 1 Página 4 ENCONTRO Proposta da CSN não agrada Sindicato Página 3 CPI DA PREVIBAM Câmara de BM começa em agosto a apurar possíveis irregularidades “Mineiro” e mais vinte são condenados pela Justiça ACORDO COLETIVO Página 8 63ª Festa do Peão será de 16 a 26 de agosto BARRETOS Página 7 Emissão de gases assusta moradores de VR CSN A Câmara Municipal de Barra Mansa definiu na quinta-feira (dia 19) os componentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades no Fundo de Previdência Social (Previbam) entre os anos de 2013 e 2016 O prefeito Samuca Silva (Podemos) surpreendeu na noite de sexta-feira (dia 20), ao realizar um jantar com diversos pré- candidatos a deputado da região Sul Fluminense e lideranças políticas. O encontro foi no Bela Vista A Indústrias Nucleares do Brasil alcançou um novo recorde no tempo de produção da 24ª recarga para a usina nuclear Angra 1. O processo foi finalizado em apenas 106 dias, o que totaliza uma redução de um mês e quatro dias em relação à produção anterior Fotos: Divulgação

Transcript of 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11...

Page 1: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 | Distribuição Dirigida

Página 7

OPERAÇÃO XEQUE-MATE

Samuca reúne liderançasregionais para traçar

futuro de Volta Redonda

Páginas 10 e 11

Página 6

PRODUÇÃOINB bate novo recordena recarga na Usina

de Angra 1

Página 4

ENCONTRO

Proposta da CSN nãoagrada Sindicato

Página 3

CPI DA PREVIBAMCâmara de BM começa

em agosto a apurarpossíveis irregularidades

“Mineiro” e mais vinte sãocondenados pela Justiça

ACORDO COLETIVO

Página 8

63ª Festa do Peão seráde 16 a 26 de agosto

BARRETOS

Página 7

Emissão de gasesassusta moradores de VR

CSN

A Câmara Municipal de Barra Mansa definiuna quinta-feira (dia 19) os componentes daComissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

para investigar possíveis irregularidades noFundo de Previdência Social (Previbam)

entre os anos de 2013 e 2016

O prefeito Samuca Silva (Podemos)surpreendeu na noite de sexta-feira (dia 20),

ao realizar um jantar com diversos pré-candidatos a deputado da região Sul

Fluminense e lideranças políticas.O encontro foi no Bela Vista

A Indústrias Nucleares do Brasil alcançou umnovo recorde no tempo de produção da 24ª

recarga para a usina nuclear Angra 1. Oprocesso foi finalizado em apenas 106 dias, oque totaliza uma redução de um mês e quatro

dias em relação à produção anterior

Fotos: Divulgação

Page 2: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

NOTAS2 NOTAS www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018

EXPEDIENTE: C M DE LIMA FILHO Jornais e RevistasInscrição Municipal: 052727009 ::CNPJ: 13.018.923/0001-12Endereço: Rua Luiz Alves Pereira, nº 115,Sala 301, Ed. Maria Yabrudi - Aterrado :: Telefone: (24) 3338-8341|E-mail: [email protected]: Claro Mariano :: Editor Responsável: Luiz Eduardo Passos.Gráfica: Diário do Vale.|Tiragem: 10.000 : Distribuição: Semanal

Os artigos publicados no jornal Folha do Aço não refletem,necessariamente, a opinião do jornal.

PSCO nome do ex-vereador Jor-

ginho Fuede será confirmadoneste sábado (dia 21) comocandidato a deputado estadualpelo Partido Social Cristão(PSC). A convenção dos peixi-nhos está marcada para inici-ar às 9h, no Clube Monte Sina,na Tijuca, Zona Norte do Rio.

PSDNelson Gonçalves é outro

político da Cidade do Aço queserá oficializado neste sábadocomo candidato às eleiçõesde outubro. A convenção doPartido Social Democrático(PSD) acontece no ginásio doClub Municipal, na Tijuca. Nel-son disputará uma cadeira naCâmara dos Deputados, emBrasília.

ÍndioNa mesma ocasião, a can-

didatura do deputado federalIndio da Costa para o governodo estado do Rio será confir-mada pelo PSD.

MoradorVolta Redonda tem mais

um ilustre morador e represen-tante na vida política. O depu-tado estadual Gustavo Tutuca(MDB) agora reside na cidade.

PesquisaFoi lançada na quarta-feira

(dia 18) uma pesquisa públicapara que a sociedade civil e osprofissionais da área jurídicaajudem a definir as metasmais importantes da JustiçaEleitoral para 2019. O objetivoé tornar o processo de esco-lha dessas metas o mais par-ticipativo possível. Magistra-dos, advogados, membros doMinistério Público, servidorespúblicos, associações de clas-se e cidadãos em geral pode-rão preencher um breve ques-tionário e avaliar o grau de re-levância de cada uma das me-tas. A pesquisa também bus-ca conhecer as expectativasdo público em relação à pres-tação jurisdicional oferecidapela Justiça Eleitoral. O formu-

Ferrinhos

veis sob posse da CSN". Oevento teve por objetivo cons-cientizar a população da cida-de sobre o processo judicial,que corre em segunda instân-cia do TRF 2 no Rio, movidopelo Ministério Público. A açãoreivindica a retomada das áre-as da CSN (terras, logradouros

lário poderá ser acessado atéo dia 31 de julho.

CNJA pesquisa está prevista na

Resolução nº 221/2016, doConselho Nacional de Justiça(CNJ), que indicou a necessi-dade da realização de consul-ta pública como etapa prelimi-nar ao processo de formulaçãodas metas nacionais do PoderJudiciário. Essas metas sãoformuladas a partir de estudose análises técnicas feitas peloConselho, visando o aperfeiço-amento do Poder Judiciário. Asações são traçadas por conse-lheiros e comissões permanen-tes do CNJ, pela CorregedoriaNacional de Justiça e pela Pre-sidência do órgão de controleadministrativo, financeiro e dis-ciplinar do Judiciário nacional.

WhatsApp IO Centro Judiciário de So-

lução de Conflitos e Cidadania(Cejusc) do Fórum da Leopol-dina realizou na terça-feira (dia17), a primeira mediação noJudiciário do Rio com uso doaplicativo WhatsApp. A inicia-tiva possibilitou a realizaçãode uma audiência entre umbrasileiro radicado na Angola esua ex-mulher, que vive no Rio.Os dois discutem sobre umapartilha de bens que já duradez anos. De acordo com ocoordenador do Cejusc, juizAndré Tredinnick, graças aoaplicativo foi possível colocarfrente a frente as duas partes.É o projeto Justiça Digital doNúcleo Permanente de Solu-ção de Conflitos (Nupemec),do Tribunal de Justiça do Rio.

WhatsApp IIO projeto surgiu das neces-

sidades do cotidiano do Ce-jusc com parte da populaçãolocal. A coordenadora e ideali-zadora do projeto Justiça Digi-tal, Evelyn Isabel Castillo Are-valo, relatou que muitos mora-dores de áreas consideradasde risco têm dificuldades paracumprir determinações da Jus-tiça, alegando não receber asintimações e as citações.

Modernização IA MAN Latin América, mai-

or fabricante de caminhões daAmérica do Sul, adotou a In-ternet das Coisas para auto-matizar o controle da sua pro-dução na fábrica, em Resen-de. A empresa, que fazia o ras-treamento dos veículos a par-tir de cartões entregues aosmotoristas dos caminhões,agora, está usando rastrea-mento automatizado, contrata-do junto à T-Systems Brasil. Ainiciativa é uma das ações detransformação digital da fabri-cante de caminhões.

Modernização IICom os dados gerados pelo

sistema da Roambee, da T-Systems, a área de logística daMAN passa a contar com umcontrole mais detalhado de seutransporte interno, assim comodo dimensionamento de suasdocas. Os resultados destaanálise permitirão reduzir o tem-po de permanência dos cami-nhões nas docas.

FomentoO coordenador de Políticas

Públicas da Moeda Social dasecretaria de Economia Popu-lar e Solidária da prefeitura deMaricá, Natan Melo Costa, es-teve em Volta Redonda na quin-ta-feira (dia 19), para trocar ex-periências e conhecer os pro-jetos do Banco VR de Fomen-to. Na pauta da visita, os as-suntos principais foram econo-mia solidária e o atendimentoao MEI (Micro EmpreendedorIndividual). O coordenador doBanco, Nelson Kruschewsky,lembrou que esta é uma visitaem retribuição às duas vezesem que esteve em Maricá - aolado da secretária de Políticaspara Mulher, Direitos Humanose Idosos de Volta Redonda,Dayse Penna - em janeiro emarço deste ano.

PlenáriaFoi realizada na quinta-fei-

ra (dia 19), na Cúria Diocesa-na, em Volta Redonda, a se-gunda plenária com o tema "Ajudicialização das terras e imó-

O músico José Maria Guerra Sobrinho (na foto), co-nhecido como Guerra, morreu na sexta-feira (dia 20), noHospital São João Batista.

Ele estava internado há cerca de três semanas, sen-do os últimos cinco dias na UTI. Guerra tinha uma sériede problemas renais e cardiológicos e tinha ido ao hos-pital, inicialmente, para cuidar de dores nas pernas. Ovelório e o sepultamento serão no Portal da Saudade.

Guerra tinha 71 anos, a maioria deles dedicados amúsica. Durante muitos anos, ele liderou o grupo Guer-ra e Sua Banda, ficando muito conhecido na região.Vários músicos de projeção nacional trabalharam comGuerra, que, além de liderar o conjunto que leva seunome, também era produtor de shows.

Ele deixa três filhos e quatro netos.

Reprodução da Internet

e imóveis) que foram privatiza-das junto à empresa em 1993,mas não são áreas utilizadaspara as atividades de produ-ção. A organização é uma par-ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda ea Ordem dos Advogados doBrasil, a OAB de VR.

Page 3: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 GERAL 3

A Indústrias Nucleares doBrasil (INB), responsável pelafabricação do combustível queabastece as usinas nuclearesbrasileiras, alcançou um novorecorde no tempo de produ-ção da 24ª recarga para a usi-na nuclear Angra 1. O proces-so foi finalizado em apenas106 dias, o que totaliza umaredução de um mês e quatrodias em relação à produçãoanterior.

Os resultados obtidos fa-zem parte da meta da empre-sa em gerar capacidade paraproduzir as recargas das usi-nas Angra 1, 2 e 3 dentro dajanela de um ano, além de re-alizar as chamadas GrandesRevisões, uma checagem detodos os equipamentos antesdo início de um novo ciclo deprodução.

Apesar da usina Angra 3ainda estar em construção, aINB trabalha para garantir acapacidade de produção paraabastecer o futuro reator e,por isso, estabelece metascada vez mais arrojadas naprodução dos elementos com-bustíveis. A recarga é proces-so de reabastecimento deuma usina nuclear por meio

INB bate novo recorde naprodução da recarga de Angra 1 Resgatada

Uma mulher de 73 anos, que vivia em cárcere privado esofria maus tratos do filho, de 42. O flagrante aconteceu nobairro Campo Alegre, em Itatiaia. A casa, que não possuibanheiro do lado de dentro, estava em condições precáriase ainda estava com trancas e janelas fechadas por tijolos.Os vizinhos contaram à PM que o homem mantinha a mãepresa dentro de casa sem alimentação e água. Ela estavadebilitada e desidratada. As testemunhas disseram a poli-ciais que a idosa sofria agressões. A idosa foi encaminha-da ao Hospital Municipal, onde recebeu atendimento e foiliberada. Agora, ainda segundo a polícia, a idosa ficará sobos cuidados de uma filha. Em nota, a prefeitura de Itatiaiainformou que a família vinha sendo acompanhada pelo Cen-tro de Assistência Social, e que a vítima já tinha sido afas-tada do convívio com o filho, mas sempre voltava a morarcom ele porque não entendia que estava sendo maltratada.Ainda na nota, o Creas revelou que o filho possui um trans-torno psiquiátrico e estava sendo acompanhado pelo Cen-tro de Atenção Psicossocial (Caps) e a mãe era a respon-sável legal por ele.

DecretadaPela 1ª Vara Criminal de Barra Mansa, a prisão tempo-

rária do comerciário Fernando Muniz da Silva, 35 anos. Eleé suspeito do assassinato de sua companheira, a tambémcomerciária Viviane Ribeiro de Souza, 46 anos. Ela foi en-contrada morta no último dia 11, dentro de casa, na RuaOrlando Brandão, na Vila Orlandélia. O pedido de prisão foifeito pelo delegado Ronaldo Aparecido, que pediu a quemtiver informações sobre o paradeiro do suspeito que denun-cie pelo telefone da delegacia: (24) 3328-4863. Não é preci-so a pessoa se identificar. Viviane era funcionária da Pada-ria Zinha, no Centro de Barra Mansa. Na véspera de ser en-contrada morta, ela saiu do estabelecimento por volta das22h. No dia seguinte, não apareceu para trabalhar. Preocu-pado com a falta de notícias, um tio dela foi à sua residên-cia, pegando a chave com uma filha da vítima e a encon-trou morta. Segundo ele contou à polícia, o portão e a por-ta da residência estavam trancados. O corpo da comerciá-ria estava caído ao lado da cama, com ferimentos provoca-dos por facadas. A arma usada para matar a mulher foi apre-endida. Desde então, o suspeito do feminicídio, como casofoi registrado, está desaparecido.

BaleadoRoni Alves Chagas, conhecido como "Piu-Piu". A tenta-

tiva de homicídio foi registrada na Rua Belo Horizonte, nobairro Getúlio Vargas, em Barra Mansa. Segundo testemu-nhas informaram à PM, dois homens passaram de moto eatiraram contra a vítima. Os autores dos disparos não fo-ram identificados. Piu-Piu foi atingido por um tiro de raspãono tórax e outro na barriga. Ele foi socorrido pelo irmão elevado à Santa Casa de Misericórdia, onde foi submetido auma cirurgia. Ele não corre risco de morrer.

MorreuÂngelo Fortes, 42 anos, atropelado por um ônibus da Vi-

ação Cidade do Aço. O acidente aconteceu no Parque dasGarças, região do Roma. Segundo conhecidos, a vítima tra-balhava como pedreiro e estava retornando para casa quan-do aconteceu o atropelamento.

Resumo de PolíciaDivulgação

da substituição de elementoscombustíveis descarregadospor novos. Estes elementossão estruturas metálicas, comaté 5 metros de altura, forma-dos por um conjunto de tu-bos, chamados de varetas,que recebem as pastilhas deurânio enriquecido.

A próxima etapa após aprodução é o transporte atéas usinas. "Embora a Eletro-nuclear tenha adiado o trans-porte da recarga para novem-bro, a INB manteve o objetivode fazer a produção no menortempo possível", informouMarcelo Sobral, superinten-dente de Produção do Com-

bustível. De acordo com Mar-celo, é fundamental alcançarestas metas para as recargasdas usinas nucleares. "Temosque nos preparar para atendera essa demanda futura e, porisso, estamos diminuindo otempo de produção", concluiSobral.

A previsão de início para apróxima produção é para ou-tubro, com uma meta estipu-lada em 120 dias para a15ªrecarga da usina Angra 2.Se a marca for alcançada, aINB irá concretizar mais umaredução de tempo, já que a14ª levou 126 dias para serproduzida.

Previsão de início para a próxima produção é para outubro deste ano

Page 4: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 | www.folhadoaco.com.br4 GERAL

A data-base dos metalúrgi-cos da região Sul Fluminenseé no dia 1° de maio. Isso sig-nifica que até esse dia, osacordos coletivos deveriamestar negociados, assinadose aprovados pelos trabalhado-res, para que o reajuste fos-se aplicado. Um pouco deatraso é normal, mas quandose trata da negociação com aCompanhia Siderúrgica Naci-onal (CSN) o impasse é qua-se certo.

A pauta de reivindicaçõesdos trabalhadores foi apresen-tada em abril, porém, a em-presa só apresentou uma pro-posta para ser colocada emvotação na quinta-feira (dia19).

A CSN ofereceu um reajus-te salarial com base no INPC(1,69%), retroativo a 1º demaio; reajuste do Cartão Ali-

Votação de proposta será na quarta-feira (dia 25)mentação de 1,69%, passan-do de R$ 370 para R$ 376,25e reajuste do reembolso doauxílio creche que, caso apro-vada a proposta, passará aser de R$ 551,15. Segundo aproposta da empresa, as dife-renças de maio até a data daaprovação da proposta serãocreditadas no pagamento domês de agosto.

Em seu boletim, a direçãodo Sindicato dos Metalúrgicosrechaçou a proposta da em-presa e fez críticas a posturaadotada pela CSN na negoci-ação. "Depois de criar tantaexpectativa de que estariamestudando uma proposta jus-ta para apresentar aos traba-lhadores, os representantesda CSN chamaram o sindica-to para se reunir e apresenta-ram uma proposta, no míni-mo, vergonhosa para os meta-

lúrgicos", diz trecho do infor-mativo.

Sem aumento real de ne-nhum item, a direção do sin-dicato colocará a proposta emvotação, mas orienta pela suarejeição. "Não tem como apro-var uma proposta que não con-tém aumento real, nem no sa-lário, no cartão alimentação,carga extra no cartão e tantosoutros itens. Os metalúrgicostêm que fortalecer a nossaluta dizendo um grande não àproposta. Precisamos nos unire nos valorizar. Afinal, o patrãonão vai dar um aumento justosem que os trabalhadores seorganizarem e mostrarem asua força", explicou SilvioCampos, presidente do Sindi-cato dos Metalúrgicos.

A votação será nessa quar-ta-feira, das 6h às 18h, na Pra-ça Juarez Antunes.

ACORDO COLETIVO NA CSN

Proposta prevê reajuste com base no INPC

A Fundação Oswaldo Ara-nha promoveu, nessa quinta-feira (dia 19), o Encontro deFuncionários Técnico-Admi-nistrativos. O evento aconte-ceu no auditório William Mo-nachesi, no campus OlezioGalotti, e teve como objetivoapresentar o espaço aos pro-fissionais que atuam na insti-tuição.

A conquista do auditóriopossibilita que esses encon-tros se tornem parte da rotinada FOA, segundo o vice-presi-dente da instituição, EduardoPrado. “Não promovíamos esseencontro por não termos umespaço adequado para isso.Não apenas atividades cultu-rais, mas eventos acadêmicospara que eles possam ser ca-pacitados. A instituição sóexiste por conta do seu corposocial, que é formado pelosseus funcionários técnico-ad-ministrativos, pelos docentes ealunos. Isso é a FOA e isso é

Fundação Oswaldo Aranha promove encontrode funcionários técnico-administrativos

o UniFOA. Sem essas três fi-guras nada seria possível”,completou o vice-presidente.

Funcionários de todosos campi estiveram presentesno encontro. “Sem dúvidas oevento trouxe uma interaçãoentre todos nós, o que nosune e nos aproxima mais, por-que acontece uma troca entrecolaboradores de setores dife-rentes que não é possível serfeita no dia a dia. Somos umainstituição que procura o me-lhor em todos os sentidos e aatividade nos incentiva a me-lhorar quanto profissionaise seres humanos”, pontuouFátima Rios, que trabalha nasecretaria dos cursos de Jor-nalismo e Publicidade e Pro-paganda.

A Divisão de Recursos Hu-manos contribuiu na operaci-onalização do evento. “Feliz-mente foi um sucesso pelaquantidade de funcionáriosque aceitaram o nosso convi-

te e aderiram ao evento. Paranós isso é muito importante,porque eles se atualizaram

acerca da política da fundaçãoe a respeito das novas diretri-zes estabelecidas pelo MEC

que vão impactar na área ad-ministrativa”, concluiu o chefedo RH, Marcos Mendes.

Encontro serviu para apresentar o espaço aos profissionais que atuam na instituição

Divulgação

Page 5: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 5

Nos [email protected] ••••• Julio Cesar

Camila Medeiros e Valter Mendes

Os músicos Rhuam e Neném Jonhy

O empresário Marcos Ramos e sua mãe IrlaRamos, aniversariante deste sábado (dia 21)

O empresário Helder Salomãoe a netinha Lily

Tatiane Marcelinho, que hoje (dia 21)desperta com idade nova, e Rodrigo Brandão

O Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila SantaCecília, realizou na segunda (dia 17), a abertura daexposição "Lentes Urbanas", com os trabalhos defotografias de 11 fotógrafos (2 são profissionais e 9amadores). A curadoria é de Magela Bastos, que

está comemorando 25 anos de fotografia. Cerca de130 fotos retratam diversos temas da cidade deVolta Redonda, como monumentos, arquitetura,

cultura, fauna, flora, local e fé. Os trabalhos são deAlmir Folly, Fábio Diniz, Thays Teixeira, Leonan

Claro, Lucas Silva, Filippe Santos, Magela Bastos,Márcio de Amorim, Paula Jackson, Vitor Netto. A

mostra segue até 31 de julho, de segunda àssextas-feiras, das 10h às 18h.

O Circuito Gastronômico Rota do Vinho 2018acontece no dia 4 de agosto, a partir das 20h, nasede social do Clube dos Funcionários. Música

instrumental ao vivo, vinhos importados, cardápiovariado e a presença de chefs e sommeliers. Mais

informações pelo telefone (24) 2102-2750.

Dois dos eventos sociais mais esperadosde nossa região estão chegando: as

tradicionais feijoadas da Apadefi (Associa-ção de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos)

de Volta Redonda, em sua 11ª edição, e daCDL Jovem, em seu 8º ano. Este ano elas

serão em conjunto, no dia 26 de agosto, noGalpon Eventos. Todos os recursos angariados

serão revertidos em prol das atividades daApadefi. Entre as atrações confirmadas, Mistu-

reba e da Preta Gil.

Sensação no Sul do Estado, a dupla JulinhoMarassi e Gutemberg, se apresenta todo domingono bairro Lagoa, Zona Sul do Rio. O show "Tardezi-nha Appaloosa", começa às 17h, no Josef's Bar, na

Avenida Epitácio Pessoa. A entrada é franca e aclassificação é livre.

Page 6: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 |6 BARRA MANSA

Câmara de BM define integrantes da CPI da PrevibamA Câmara Municipal de Barra Man-

sa definiu na quinta-feira (dia 19) oscomponentes da Comissão Parlamen-tar de Inquérito (CPI) para investigarpossíveis irregularidades no Fundo dePrevidência Social (Previbam) entre osanos de 2013 e 2016. Conforme esta-belece a Lei Orgânica do Município, apresidência ficará a cargo do autor dorequerimento, neste caso o vereadorWellington Pires (PP). Os demais ti-tulares indicados são Jefferson Mame-de (PSC) e José Renato de Oliveira(PP). Na suplência estão Elias da Cor-bama (PHS) e Zélio Show (PRTB).

Wellington Pires prevê que a insta-lação da CPI aconteça logo nas primei-ras semanas de agosto, quando os par-lamentares retornam do período de re-cesso. "Desde o primeiro dia em queassumi como vereador, no dia 1º de ja-neiro do ano passado, venho requeren-do documentos, porque eu já sabia quea saúde financeira da Previbam nãoestava boa. Em um deles pedi uma pla-nilha com processos de pagamentos everifiquei dispensa de licitação em al-guns contratos", explicou.

Nos últimos meses, o vereador ob-teve uma série de documentações emque, segundo ele, sinalizam para pro-váveis ilegalidades ocorridas nos pro-cessos de pagamentos, contrataçõese dispensa de licitações. Os contra-tos fracionados firmados pelo Fundocom prestadoras de serviços tambémestão na mira da CPI. Um dele é coma Casfs - Comprev, de serviços de as-sessoria e consultoria previdenciária,estimado em mais de R$ 120 mil."Conforme fui tendo acesso aos docu-mentos e observando a gravidade dasirregularidades, achei por bem solici-tar a criação de uma Comissão daCâmara para ter mais respaldo e au-xiliar nas investigações", contou We-llington Pires. "Vou prezar para quetudo seja feito de forma transparentee caso as irregularidades sejam com-provadas, vamos tomar providências eos culpados terão que reparar os da-nos causados ao Fundo", completou.

Outro ladoEx-presidente da Previbam, o ad-

vogado Paulo César Alves antecipou auma provável convocação para prestardepoimento à CPI. Em nota, encami-nhada à imprensa na tarde de sexta-feira (dia 20), PC afirmou que a inicia-tiva é uma retaliação ao fato de atuar

SUSPEITA DE IRREGULARIDADE

veram na presidência as advogadasWandecler Pronvenci e Vanessa Ser-pa, além da senhora Denise SantosGomes, esta última, atual gerente ad-ministrativa e financeiro. Nos seis me-ses em que estive presidente do órgãoprestei à Câmara Municipal de BarraMansa, mensalmente, as devidas infor-mações sobre todos os valores recebi-dos e pagos pela Previbam e tenho acerteza que as demais gestoras tam-bém o fizeram. Porém, o interessanteé que o vereador, mais preocupado emolhar para o retrovisor do que para opara-brisa, não se ateve ao fato de queo atual gestor municipal NUNCA fez osreferidos repasses previdenciários, oque pode ser verificado em consulta aoCadPrev Web do Ministério da Previdên-cia Social, no endereço eletrônico http://www.previdencia.gov.br/regimes-propri-os/sistemas-srpps/cadprev/.

Ficam então os questionamentos: Oque há por detrás das reais intençõesde limitar a famigerada CPI somente àminha gestão na Previbam? Por quenão verificar as atuais concessões deauxílio doença sem a realização de pe-rícias médicas? O que diferencia a prá-tica do atual gestor municipal das ale-gadas pelo vereador em detrimento dogestor municipal anterior? Serão algu-mas das respostas que darei se estaencenação seguir adiante!"

como advogado de um suplente quepede, na Justiça Eleitoral, a perda domandato do atual presidente da Câma-ra, Marcelo Cabeleireiro (PSDC), porinfidelidade partidária.

Segundo o advogado, a represáliafica clara pela "seletividade temporal" daCPI, que se limita ao período em que foigestor da Previbam. Ainda de acordocom Paulo César, o vereador WellingtonPires, que propôs a CPI, declarou terencontrado indícios de irregularidadessem apontar quais ou apresentar provas,"mesmo que mínimas".

Procurado para falar sobre a decla-ração do ex-presidente da Previbam, overeador Wellington Pires consideroucomo uma possível confissão de cul-pa. "Se ele fala isso [retaliação por atu-ar como advogado de um suplente],para mim, está assumindo uma con-fissão de culpa. Até porque, ele não foio único presidente nesses quatroanos", reagiu o parlamentar. Entre 2012e 2016, além de Paulo César Alves, oFundo foi presidido por outras três pes-soas: Wandecler Pronvenci, VanessaSerpa e Denise Santos Gomes. A Co-missão tem o prazo de 180 dias paraconcluir os trabalhos.

Veja a íntegra da nota doex-presidente da Previbam:

"Recebi a informação de aberturada referida CPI da Previbam com mui-ta tranquilidade, pois não há qualquerirregularidade como fora ventilado peloVereador que requereu a sua instaura-ção. Não se justifica a abertura da CPIpor vários motivos, entre eles os quepassarei a pontuar:

1) Nota-se, sem muito esforço, quea seletividade temporal da referida CPItem por fim limitá-la somente ao perí-odo em que estive gestor no referidoórgão. Trata-se de um ato em repre-saria à propositura de Ação de Decre-tação de Perda de Mandato Eletivo doPresidente da Câmara de Vereadoresde Barra Mansa, movida pelo meu cli-ente e primeiro suplente do atual Pre-sidente da Câmara, onde atuo comoAdvogado do autor.

Por que não estendê-la à atual ges-tão da Previbam, visto que há questõesa serem verificadas pelos Ilustres Ve-readores, como por exemplo, a con-cessão de Licenças de Auxílio Doen-ça entre os meses de fevereiro/2018 ajunho/2018, sem a realização de perí-

cia médica, ao arrepio do que deter-mina o parágrafo 1º do artigo 34 da Lei3965/2011, entre outras questões?

2) Ao ser requerida a instauraçãoda CPI, o requerente apenas verbali-zou ter encontrado indícios de irregu-laridades na Previbam, sem, porém,aponta-los ou apresentar provas dosindícios, mesmo que mínimas, à jus-tificar a instauração de uma CPI. Nãose instaura uma CPI desta forma, semindícios mínimos, sob pena de banali-zação de tão importante instituto de fis-calização.

3) Todos os processos de contra-tação de serviços prestados à Previ-bam, no período seletivo do propositorda CPI, foram exaustivamente audita-dos pelo Tribunal de Contas do Esta-do do Rio de Janeiro (TCE/RJ) e peloMinistério da Previdência Social, inclu-sive com inspeção dos processos re-alizada in loco, anualmente, por cadaum dos órgãos fiscalizadores, não ten-do sido encontrada qualquer irregula-ridade. Como pode agora o edil afirmarque houve fracionamento de licitações,irregularidades em contratações comdispensa de licitação e toda sorte defalácias, entre outras pueris afirma-ções? Ao que parece pretende ele su-plantar a alta capacidade técnica doTCE/RJ em auditoria pública, mas cer-tamente passará ao largo.

4) Em entrevistas frenéticas nasrádios e jornais de nossa região, embusca de holofotes, o vereador que pro-pôs a instauração da CPI aduziu queentre as irregularidades verificadas seencontrava o fato do gestor municipalanterior, mais precisamente no ano de2016 (em que estive gestor por 6 me-ses), ter deixado de efetuar os repas-ses a título previdenciário para a Pre-vibam, em desacordo, inclusive, como que determina as Leis Municipais nº4329/2014 e nº 3965/2011, em seu ar-tigo 15. Afirmou que tal procedimentoconfiguraria crime de apropriação indé-bita e crime de improbidade adminis-trativa (sic), tendo sido omisso o ges-tor da Previbam à época, por não terinformado à Câmara Municipal a refe-rida irregularidade. Ocorre que, no anode 2016, como já afirmei, estive ges-tor da PREVIBAM por apenas seismeses. Nos outros seis meses esti-

Vereador Wellington Piresprojeta para agosto início daComissão

Divulgação

Page 7: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 7

Após retirar as pré-candidaturas deFernando Samuquinha e Maycon Abran-tes, o prefeito Samuca Silva (Podemos)surpreendeu na noite de sexta-feira (dia20), ao realizar um jantar com diversospré-candidatos a deputado da regiãoSul Fluminense. O encontro foi no Ho-tel Bela Vista. Como já era de se es-perar, os dois pré-candidatos apoiadospelo ex-prefeito Antônio Francisco Neto(MDB) não compareceram ao jantar:Munir Francisco e Deley de Oliveira,ambos do PTB.

Em contato com a reportagem daFolha do Aço, o prefeito enfatizou que oencontro foi com candidatos que se iden-tificam com o processo de desenvolvi-mento que está acontecendo em VoltaRedonda. "Não pensamos em um proje-to de poder. Esta é a nova política. Es-tou reunindo políticos que querem cuidardas pessoas e da cidade, que ajudem afazer Volta Redonda ter mais desenvolvi-mento econômico, geração de emprego,melhorar saúde e educação. Volta Re-donda perdeu muitos investimentos nosúltimos 20 anos, não podemos perdermais oportunidades", destacou.

Durante o encontro, Samuca aindaentregou a cada pré-candidato cópia doseu plano de governo, para que eles co-nheçam o planejamento da cidade parao próximo ano e que consigam ajudarno desenvolvimento dos projetos. Ochefe do Palácio 17 de Julho ainda des-

Samuca Silva reúnepré-candidatos a deputado

para debater eleições 2018

COM AUSÊNCIAS DE MUNIR E DELEY

Os moradores de Volta Redondamais uma vez ficaram assustados du-rante a semana com as espessas nu-vens de fumaça lançadas dos equipa-mentos da Usina Presidente Vargas.Os registros foram compartilhados nasredes sociais. "Gente, é sério issomesmo? Inacreditável... CSN hoje estáa todo vapor, literalmente... Inea, issoestá dentro do normal? Vamos denun-ciar, gente", relatou a internauta AlineDelgado ao postar uma foto.

A Companhia Siderúrgica Nacionalinformou, por intermédio da assessoriade imprensa, que "identificou emissõesfugitivas pontuais essa semana e já le-vantou suas causas". O site Wikipédiaexplica que o termo significa "são emis-

Emissões de gases deequipamentos da CSN

assustam moradores de VRtacou que foram ao encontro pré-can-didatos de diversos partidos e ideolo-gias, mas com objetivo comum: o me-lhor para a cidade. "O encontro é plu-ral, com várias lideranças, candidatosinclusive que estiveram contra nossacandidatura em 2016. Isso demonstraque o objetivo aqui não é um projeto depoder. É, de fato, buscar o melhor paranossa cidade, para que possamos de-senvolver economicamente, gerar em-pregos, conseguir recursos para saúdee educação, entre outros", pontuou.

sões de gases ou vapores de equipa-mentos sobre pressão que ocorrem de-vido a vazamentos e outras libertaçõesinvoluntárias ou irregulares de gases,principalmente a partir das atividades in-dustriais". As emissões são de difícilcontrole, podendo, em certos casos,por em perigo trabalhadores e instala-ções, além de agravar fenômenos comoo efeito estufa.

De acordo com a CSN, a questão foireportada ao Instituto Estadual do Am-biente (Inea) "e medidas técnicas estãosendo tomadas". A siderúrgica disponi-bilizou a Linha Verde para dúvidas, críti-cas e sugestões, que podem ser enca-minhadas pelo telefone 0800 282 4440e o e-mail [email protected].

"Não pensamosem um projeto de

poder. Esta é anova política”,Samuca Silva

Estiveram presentes ao encontro:Carlos Conrado (DC); Paulo Baltazar(PDT); Rogério Loureiro (Podemos); de-legado Marcelo Russo (PRB); JorginhoFuede (PSC); Zoinho (PR); Nelson Gon-çalves (PSD); Alexandre Serfiotis (MDB);José Augusto (PDT); Antônio Furtado(PSL); Marcia Cury (Solidariedade); Go-tardo (PSL); Sidney Dinho (Patriota);Laydson (MDB); Samuquinha (Solidari-edade); Maycon Abrantes (Solidarieda-de); e Washington Granato (PTC).

Empresa garantiu que “medidas técnicas estão sendo tomadas"

Reprodução Aline Delgado

Page 8: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 | www.folhadoaco.com.br8 GERAL

Equipes de competidores demontarias em touro represen-tam oito estados brasileiros nadisputa que acontece durante aFesta do Peão de Barretos.

Uma competição interesta-dual abrirá a programação dasmontarias em touro da 63ª Fes-ta do Peão de Barretos. Repre-sentantes de São Paulo, MinasGerais, Goiás, Paraná, SantaCatarina, Espírito Santo, MatoGrosso e Mato Grosso do Sulentram na maior arena de ro-deio da América Latina nosdias 16, 17 e 19 de agosto.

Disputa entre estados énovidade na programação da63ª Festa do Peão de Barreto

Créditos: André Monteiro

São cinco competidores porestado e a equipe que tiver amaior somatória de notas dostrês dias de disputas vence ese classifica para o 26º Barre-tos International Rodeo.

Para montar as equipes,profissionais que atuam em di-ferentes frentes da montaria emtouro foram selecionados, entreeles tropeiros, ex-competidorese veterinários.

O diretor de rodeio da As-sociação Os Independentes,Marcos Abud, afirma que seráuma competição de alto nível

técnico. "Além de importantesrepresentantes regionais reuni-remos também no rodeio inte-restadual boiadas campeãsque proporcionarão aos compe-tidores excelentes montarias eao público verdadeiros espetá-culos nesse esporte que é puraadrenalina", afirmou.

A 63ª Festa do Peão de Bar-retos acontece de 16 a 26 deagosto e os ingressos estão àvenda no site totalacesso.com.A programação completa doevento pode ser conferida nosite independentes.com.br

Oito estados vão participar da competição durante a Festa do Peão de Barretos

Embaixador da Festa doPeão de Barretos pelo segun-do ano consecutivo, o cantorGusttavo Lima anunciou queirá gravar o sétimo DVD de suacarreira durante seu show noevento.

A gravação acontecerá nodia 25 de agosto, sábado, epromete ser marcada por mui-ta emoção. Em 2017, Gustta-vo fez história na arena de Bar-

Gusttavo Lima anuncia gravação de DVDna 63ª Festa do Peão de Barretos

retos com um show que tevemais de cinco horas de dura-ção e churrasco em cima dopalco.

Dono da música que domi-nou as rádios de todo o Brasilno primeiro semestre de 2018,"Apelido Carinhoso", o cantortem levado o nome de Barretospor onde passa com o bordão"Respeita o Embaixador". "Es-tou feliz e ansioso demais! Mi-

nha relação com Barretos é demuito amor, música e gratidão.Gravar um DVD nessa festamaravilhosa, com certeza, seráum sonho realizado. Quero vertodo mundo lá!", comenta.

A festa contará com maisde 100 shows de artistas na-cionais e internaconais, comoShania Twain, Anitta, Jorge eMatheus, Marília Mendonça,Trio Parada Dura e muito mais.

Preso IJuarez Vieira de Faria, 62 anos, um dos suspeitos de um

homicídio praticado em Rio Claro há oito anos. Ele teve aprisão preventiva decretada pelo juiz Thiago Gondim de Al-meida Oliveira. Outro suspeito de participação está foragido.Juarez é apontado como um dos autores do assassinato deWaldemiro Silva, no dia 1º de junho de 2010. A vítima levouum tiro na nuca. Outros dois homens que estavam com eletambém foram alvos de disparos, mas conseguiram fugir. Elesreconheceram Juarez. O delegado Michel Floroschk explicouque o crime ocorreu numa área pertencente à Light, na es-trada Rio Claro-Mangaratiba. Segundo ele, a concessionáriade energia permitiu que Juarez utilizasse um trecho de seuterreno em troca de cuidar do local. Pelo que apurou a polí-cia, o suspeito teria se irritado com o fato de Waldemiro eos amigos utilizarem um trecho como passagem para ir pes-car na represa da Light.

Presos IIDois jovens que não tiveram a identidade divulgada, sus-

peitos de assaltos. A prisão ocorreu na Rua 154, no bairroLaranjal, onde um PM do batalhão de Resende, que estavade folga, percebeu uma tentativa de assalto. A dupla estavanuma moto e, segundo o policial, abordou a vítima como seestivesse portando armas, exigindo dinheiro e celular. No en-tanto, eles não estavam armados. Uma viatura do 28º Bata-lhão foi chamada e conduziu os suspeitos e a vítima à dele-gacia. A PM informou que um deles tem passagem por as-salto a mão armada, enquanto outro responde por tráfico dedrogas e associação para fins de tráfico. A moto foi apreen-dida e levada para o pátio da Guarda Municipal.

Preso IIIRiterchales de Souza Martins, 43 anos, por tráfico. A PM

chegou ao suspeito após denúncia anônima de que em umacasa no bairro Vila Mury estava servindo para o preparo dedrogas para venda. Informado da denúncia, o homem permi-tiu uma revista. Cerca de 27 kg de maconha dividida em vá-rios tabletes e uma certa quantidade de cocaína.

Preso IVValtencir da Silva Calixto, 50 anos, por lesão corporal e

violência doméstica contra sua ex-companheira. O mandadode prisão expedido pela Justiça foi cumprido pela equipe daDeam de Volta Redonda, chefiada pela delegada Mônica Are-al. O fato ocorreu em 14 de setembro de 2011 quando, deacordo com o inquérito policial, a mulher foi ameaçada eagredida pelo suspeito. A delegada disse que, com o man-dado prestes a vencer, solicitou à sua equipe urgência e em-penho no cumprimento e, depois de um intenso trabalho deinteligência, foi identificado o paradeiro de Valtencir, que foipreso na casa da mãe. O local não foi informado.

Divulgação Polícia Civil

Resumo de Polícia

Page 9: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 9GERAL

O futuro da humanidade, segundo Harari

Por Adelson Vidal Alves

A ideia de que os sereshumanos tomam suas deci-sões de forma livre é falsa.Na verdade, somos simplesalgoritmos e não existe um"Eu" individual dentro de nós.Nossas escolhas são toma-das por sequências de atosque acontecem no nosso or-ganismo. Essa é uma dasideias defendidas pelo histo-riador Yuval Noah Harari noseu livro "Homo Deus: umabreve história do amanhã".

O autor faz outras tantasafirmações sobre o nosso fu-turo, algumas positivas, ou-tras nem tanto. Para Harari,o desenvolvimento científicofoi capaz de vencer a fome etantas doenças que em ou-tros tempos quase dizima-ram a humanidade. Além dis-so, a engenharia genética eoutras ciências seriam capa-zes de manipular o organis-mo humano a ponto de fazernão existir mais morte, nemtristeza. Um sonho.

Por outro lado, poderemosvirar uma simples espécie nasmãos da tecnologia, o domíniodo Homo sapiens estaria che-gando ao fim. Imaginem queescolher um casamento, o pra-to do dia ou o programa do fimde semana dependerá tão so-mente do processamento dedados de um programa comoo Google, que antes de nós,já saberia a melhor decisão aser tomada.

Somos algoritmos, ecomo tal, bastariam algumasinformações para que outrosalgoritmos tecnológicos deci-dam por nós o que fazer. Nahora de votar, nada de refle-xões longas na boca da urna,um simples programa decomputador analisaria tudo oque você pensou nos últimosanos e apontaria o candida-to que combina mais comvocê. Ele te indicaria onome, você só teria somen-te o trabalho de confirmar a

escolha do algoritmo.Mais: homens motoristas

não existirão. Um veículo pro-gramado será capaz de te le-var em segurança até seudestino, sendo capaz de pre-ver em qual rua virar para nãopegar trânsito, a velocidadecerta de andar, e o momentoexato do freio. Nada de aci-dentes, multas de trânsito eengarrafamentos. As máqui-nas do futuro serão capazesde, rapidamente, processarinformações que humanos er-rantes não conseguem fazera tempo de evitar problemasque nos atormentam no coti-diano da vida.

Os médicos também ce-derão seus consultórios paraprogramas de informática,que em minutos analisarãodados do seu corpo e de suaalimentação dando um diag-nóstico infinitamente maispreciso que os constatadospor médicos humanos. Eaquela reunião de negócios?Como se comportar? O quedizer? Um aparelho instaladono seu corpo vai avaliar suapressão sanguínea, sua adre-nalina e te apontar se vocêdeve ou não fechar um negó-cio, falar ou ficar em silênciono encontro. Incrível, não?

Todas essas possibilida-des não são apenas ficção.Ao contrário. Muitos progra-mas e pesquisas elaboradaspor grandes grupos econômi-cos já apontam nessa dire-ção. Pelo que tudo indica, oHomo sapiens não será maiso grande dominador, seremosapenas uma peça de manipu-lação nas mãos da inteligên-cia artificial.

Resta ainda saber o quefaremos quando os empregosdesaparecerem, quando eliteshumanas puderem criar su-per-humanos. Como ficará apolítica, a democracia, o pro-cesso educacional? Para Ha-rari, as ciências biológicasdarão conta de resolver tudoisso, afinal, seríamos apenasalgoritmos produzidos pelaseleção natural. Aqui mora,talvez, seu grande defeito: odeterminismo biológico. Aindasim, sua tese de que o futuropode sim nos subordinar anossa própria tecnologia éalgo atormentador. O temponos dirá o quanto ele está ounão certo em suas previsões.

Adelson Vidal Alvesé historiador

Giro do JudiciárioPM I

A Justiça converteu em pre-ventiva a prisão em fragrantedo cabo da PM Pedro Henri-que Machado de Sá, acusadode matar com um tiro o estu-dante Ryan Teixeira do Nasci-mento, 16 anos, em Maga-lhães Bastos, Zona Norte doRio. O acusado foi apresenta-do na quinta-feira (dia 19), emaudiência na Central de Custó-dia do Tribunal de Justiça doRio, em Benfica. O estudantefoi baleado e morto quandobrincava com um grupo de ami-gos no telhado de um posto desaúde na Rua das Laranjeirasdo Sul. Os menores contaramque o acusado chegou, fazen-do seis disparos de fogo. Umdos menores também foi ame-açado e somente liberado pelohomem, com a intercedênciada mãe. Após notarem queRyan não estava entre eles,encontraram seu corpo no te-lhado do posto.

PM IINa audiência, a juíza negou

o pedido de liberdade provisó-ria do acusado. A magistradaanotou que "o custodiado foipreso em flagrante (...), tratan-do-se, portanto, de crimes do-losos punidos com penas pri-vativas de liberdade máximasuperior a quatro anos". Acres-centou também que "constata-se que a liberdade do custodi-ado poderia comprometer a cre-dibilidade das instituições res-ponsáveis pela persecução pe-nal, ante a gravidade em con-creto revelada pelo 'modus ope-randi' da conduta delituosa...".A juíza determinou o encami-nhamento do acusado, com ur-gência, para exame e trata-mento médico, em razão de,recentemente, ter sofrido uminfarto.

Metrô IA 2ª Câmara Cível do TJRJ

decidiu, por unanimidade, queo Metrô terá de indenizar emR$ 5 mil, com juros e corre-

ção, por danos morais, umapassageira que foi vítima deassédio em um dos vagões daconcessionária de transportesno trecho Largo do Machado-Central. Segundo o relato dapassageira, um homem seaproveitou da superlotação novagão para se esfregar de "for-ma ultrajante, desonrosa eimoral através de movimentosde cunho sexual". Ao ser inter-pelado, o agressor ainda aameaçou, dizendo para a víti-ma que "lhe daria um tiro nacara e nada iria acontecer". Amulher conseguiu fazer o re-gistro da agressão na Ouvido-ria da Polícia.

Metrô IIO Metrô alegou que lhe

cabe apenas a exploração emanutenção do serviço públicode transporte, cabendo ao Es-tado a aquisição de novostrens para aumento da frota. Odesembargador Paulo SérgioPrestes dos Santos, da 2ª Câ-mara Cível e relator do proces-so, considerou a omissão doMetrô em relação à segurançados seus passageiros e tam-bém por não evitar a superlo-tação. Ele apontou, em seuvoto, que: "A superlotação nãoé fato imprevisível nem inevitá-vel, mas sim, um fato que ocor-re diariamente, e ao que pare-ce, nada é adotado pelo réupara evitar esse tipo de proble-ma. Portanto, não há comoexcluir a responsabilidade doréu, em relação à conduta ina-propriada de outro passageiro,que se aproveitando da super-lotação, praticou atos de assé-dio e constrangimento contra aautora".

UTI IO juiz Sérgio Roberto Emí-

lio Louzada, titular da 2ª Varada Fazenda Pública do TJRJ,declarou a nulidade do contra-to de gestão firmado entre aSociedade Espanhola de Be-neficência (SEB) e o Municípiodo Rio, para que a instituiçãofosse responsável pela admi-

nistração do CER-Leblon (UTIdo Hospital Miguel Couto) noperíodo de 2012 a 2015. Nadecisão, a SEB também foicondenada a ressarcir os da-nos causados aos cofres domunicípio, além de ser desqua-lificada como Organização So-cial, não podendo mais firmarcontratos com a administraçãopública.

UTI IINa ação civil pública, movi-

da pelo Ministério Público doRio, entre os atos ilícitos pra-ticados pela SEB foram cons-tatados superfaturamento decontratos com prestadores deserviços ou fornecedores deprodutos; contratações de ser-viços não previstos no plano detrabalho; e pagamentos dedespesas sem a devida com-provação do serviço, tendo ovalor da causa sido estimadopelo Ministério Público emmais de R$ 164 milhões. Emum dos atos ilícitos cometidospela SEB, destacados na de-cisão, o magistrado ressaltouo fato de a SEB ter contrata-do a empresa JVLM ServiçosMédicos Ltda. para responderpela gestão médica da Unida-de de Terapia Intensiva Adultona Coordenação de Emergên-cia Regional Leblon - CER Le-blon.

UTI IIIEm outra irregularidade

apontada, a SEB contratou aempresa LAB JB Diagnósticospara prestação dos serviçosespecializados de diagnósticopor laboratório clínico, com es-timativa de gastos mensais novalor de R$ 90 mil. Contudo, aLAB JB possuiu as iniciais deJames Bispo dos Reis, signa-tário do contrato e responsávelpelo departamento Labcare doHospital Espanhol, tambémmantido pela SEB. Não porcoincidência, os dois laborató-rios atendem pelo mesmo nú-mero de telefone.

Page 10: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 | www.folhadoaco.com.br10 POLÍCIA

O juiz Mauricio Magnus, da2ª Vara Criminal de Volta Re-donda, condenou Fábio JuniorFreitas da Costa, o Mineiro, a15 anos de reclusão, no regi-me fechado por associação aotráfico de drogas. Ao todo, ou-tras 20 pessoas foram conde-nadas com base na OperaçãoXeque-Mate, deflagrada em no-vembro de 2016 pela PolíciaCivil.

Segundo a denúncia do Mi-nistério Público do Estado doRio, os envolvidos forneciamdrogas para o Retiro, JardimCidade do Aço e Siderlândia.Ainda segundo a polícia, o che-fe do tráfico comandava a ven-da de entorpecentes nessesbairros, chegando a expulsarmoradores e matar uma pes-soa que não fazia parte da fac-ção. Mineiro foi um dos crimi-nosos mais procurados de Vol-ta Redonda. Ele foi preso poragentes da 93ª DP em junhode 2016, na cidade de CabroFrio, de onde comandava, adistância e por telefone, o trá-fico de drogas nos três bairros.

A investigação teve origemno bojo do inquérito policial no6536/2014, o qual desarticuloua associação criminosa chefi-ada por Jhonatan Filipe Satur-nino da Silva, o Nem Sapão,no Santo Agostinho. No cursodas interceptações telefônicasdesenvolvidas na investigação,verificou-se estreita ligação en-tre os traficantes do SantoAgostinho com aqueles do Jar-dim Cidade do Aço, comanda-dos por Mineiro. Por tal moti-vo, de acordo com a investiga-ção, após a deflagração daoperação que desarticulou otráfico do Santo Agostinho, oInquérito Policial 2257/16 foiinstaurado pela 93ª Delegaciade Polícia de Volta Redonda,visando apurar os envolvidosna prática do crime de tráficoe associação para o tráfico dedrogas no bairro Jardim Cida-de do Aço.

Justiça condena Fábio Junior Freitas daCosta, o Mineiro, a 15 anos de prisão

OPERAÇÃO XEQUE-MATE

Logo no início das investi-gações, a Polícia Civil repre-sentou pela quebra do sigilo dedados e das comunicações te-lefônicas de diversos trafican-tes. Não demorou para se con-firmar a suspeita de que Minei-ro era o líder da perigosa as-sociação responsável pelo trá-fico ilícito de drogas no Retiro,Jardim Cidade do Aço e Sider-lândia.

O monitoramento dos pri-meiros alvos iniciou em agos-to de 2015 e, no decorrer dasinvestigações, foi possível iden-tificar diversos membros da or-ganizada associação chefiadapor Mineiro. O monitoramentodas conversas telefônicas foiencerrado em junho de 2016,ocasião em que líder da qua-drilha foi preso. Os investiga-dores, durante o período dasinterceptações telefônicas,constataram a ascendência deMineiro sobre os demais inte-grantes da quadrilha, passan-do instruções aos seus subor-dinados, decidindo a expulsãode moradores, chegando aoponto de determinar a morte deum desafeto, integrante de suaorganização criminosa.

Além disso, durante a in-vestigação, alguns membrosda organização criminosa fo-ram presos em flagrante. Po-dendo ser destacada, a ocor-rência em que Marco AntonioMiranda foi preso por tráfico dedrogas, e ofereceu, a mandode Mineiro, uma quantia men-sal a policiais militares, confor-me aponta a denúncia do Mi-nistério Público. "Ao longo dasinvestigações, confirmou-se aexistência de uma sólida asso-ciação voltada para o comérciode drogas, levado a termo deforma organizada e estável pe-los ora denunciados, principal-mente nos bairros Retiro, Jar-dim Cidade do Aço e Siderlân-dia", destaca um dos trechosda ação judicial.

De acordo com as provas

obtidas pelos investigadores,Mineiro chefiava a facção co-nhecida como TCP (TerceiroComando Puro) na região SulFluminense e com a participa-ção de alguns membros de suafamília. "Diversos diálogos te-lefônicos travados entre os de-nunciados evidenciaram o ha-bitual emprego de armas defogo na venda de entorpecen-tes ora noticiada, o que se ex-trai dos Relatórios de Inteligên-cia Policial", revela os docu-mentos que instruíram a medi-da judicial. Mesmo residindonas cidades de Itaguaí e de-pois Cabo Frio, uma vez queestava foragido, Mineiro exer-cia seu comando de "forma rí-gida, contundente e muitas ve-zes violenta", conforme de-monstrou os diálogos transcri-tos na acusação.

ComparsasDentro da estrutura da qua-

drilha, Adriana Alves de SouzaCorrea exercia a função de ge-rente geral da organização cri-minosa responsável pelo tráfi-co de drogas dos bairros Reti-ro, Jardim Cidade do Aço e Si-

derlândia. Mineiro, segundo ainvestigação, depositava espe-cial confiança na comparsa,com quem mantinha contatotelefônico quase diariamente,principalmente para prestaçãode contas, uma vez que estagerenciava a parte financeirado bando.

Além de contato telefônico,durante as interceptações fi-cou claro que Adriana se en-contrava mensalmente comMineiro para acertar as contase receber as ordens que deve-riam ser repassadas aos de-mais integrantes da organiza-ção criminosa. A quebra do si-gilo bancário autorizada pelojuízo demonstrou a existênciade comportamentos atípicosnas contas correntes de Adri-ana, indicando a movimenta-ção de altas quantias, "todasincompatíveis com qualquereventual atividade lícita por eladesempenhada".

Rafael da Silva Oliveira, o"Gordinho", era outro que go-zava da confiança de Mineiro.Segundo as investigações, eleera um dos principais gerentes

da quadrilha. Conversas inter-ceptadas evidenciam que Gor-dinho auxiliava na administra-ção da organização criminosa,gerenciando a atividade dos de-mais membros, realizando a li-derança operacional da quadri-lha e concretizando as negoci-ações de drogas. Era um dosresponsáveis pelo controle eguarda das drogas e armas defogo.

Jose Antonio Silva Lourena,conhecido como "Sete Um",também tinha prestígio juntoao chefe da organização crimi-nosa e chegou até a frequen-tar a casa de Mineiro. Tambémera um dos gerentes operaci-onais da organização crimino-sa responsável pelo tráfico dedrogas do Retiro, Jardim Cida-de do Aço e Siderlândia. Asconversas interceptadas evi-denciam que "Sete Um", as-sim como Gordinho e Josimarda Silva Conceição, o "Marom-ba", tinha total acesso ao ma-terial entorpecente e ao arma-mento da quadrilha e tambémse responsabilizava pela guar-da desses materiais.

Mineiro foi considerado pelas autoridades policiais o maior traficante de drogas daRegião Sul Fluminense

Reprodução da Imternet

Page 11: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

ESPORTEwww.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 11POLÍCIA

CONTINUAÇÃO: OPERAÇÃO XEQUE-MATEDecisõesNo julgamento ocorrido no último

dia 12, o juiz Mauricio Magnus revogoua prisão cautelar do acusado RafaelMayrink Victorino Ginaio e também, asmedidas cautelares impostas aos acu-sados Cristiane Aparecida Rodrigues,Wenceslau de Souza, Gerusa Albu-querque Bezerra e José Joaquim daCosta. Com relação ao sequestro dosativos existentes nas contas bancáriasdos réus Adriana, Natália e José Joa-quim, foi determinado o desbloqueiodos valores tão somente em favor doacusado José Joaquim.

Com relação à ré Natalia da CruzSouza, condenada a sete anos e seismeses de reclusão, não houve saldobloqueado. Já no que se refere a Adri-ana Alves de Souza Correa, condena-da a 12 anos e quatro meses de pri-são, o magistrado decretou o perdimen-to dos valores bloqueados em favor daUnião Federal, devendo tal valor ser re-vertido diretamente ao Fundo NacionalAntidrogas (Funad).

O juiz decretou, ainda, o perdimen-to dos telefones celulares apreendidosna residência de Mineiro em favor daUnião, "devendo os mencionados bensserem leiloados pelo órgão administra-tivo competente, qual seja, a Secreta-ria Nacional de Políticas Sobre Drogas(Senad)". Com relação ao veículo apre-endido na residência do criminoso, a93ª DP será oficiada para que informea localização do bem. "Ressalte-se,contudo, que as diligências referentesà destinação dos bens apreendidos de-verão ser encetadas somente após otrânsito em julgado da sentença", refor-ça a sentença.

CondenadosFabio Junior Freitas da Costa, o

Mineiro: 15 anos de reclusão, no re-gime fechado, e 1.800 dias-multa, novalor de um décimo do maior saláriomínimo;

Adriana Alves de Souza Correa:12 anos e quatro meses de reclusão,no regime fechado, e 1.623 dias-mul-ta, no valor de um décimo do maior sa-lário mínimo;

Rafael da Silva Oliveira: 12 anosde reclusão, no regime fechado, 1.575dias-multa, no valor de um décimo domaior salário mínimo;

José Antonio Silva Lourena: 12anos de reclusão, no regime fechado,

1.575 dias-multa, no valor de um déci-mo do maior salário mínimo;

Josimar da Silva Conceição: 11anos e sete meses de reclusão, no re-gime fechado, 1.525 dias-multa, no va-lor de um décimo do maior salário mí-nimo;

Bruno Afonso de Oliveira Silvas:nove anos e 22 dias de reclusão, no re-gime fechado, e 1.269 dias-multa, novalor de um décimo do maior saláriomínimo;

Anderson da Silva Souza Cirillo:dez anos e seis meses de reclusão, noregime fechado, 1.470 dias-multa, novalor de um décimo do maior salário mí-nimo;

Thiago da Silva Defino: oito anose três meses de reclusão, no regimefechado, 1.386 dias-multa, no valor deum décimo do maior salário mínimo;

Raione de Almeida Simão: oitoanos e três meses de reclusão, no re-gime fechado, 1.386 dias-multa, no va-lor de um décimo do maior salário mí-nimo;

Marcelo Junior Alves: nove anose sete meses de reclusão, no regimefechado, 1.617 dias-multa, no valor deum décimo do maior salário mínimo;

Gustavo Henrique Gomes dosSantos: cinco anos e sete meses, noregime fechado, 1.006 dias-multa, novalor de um décimo do maior salário mí-nimo;

Washington Gomes de Almeida:nove anos e cinco meses de reclusão,no regime fechado, 1.617 dias-multa,no valor de um décimo do maior salá-rio mínimo;

Marcos Willian de Paula Amaralda Silva: nove anos e cinco meses dereclusão, no regime fechado, 1.617dias-multa, no valor de um décimo domaior salário mínimo;

Thiago Luiz Candito RodriguesAlves Pereira: sete anos e dez me-ses, no regime fechado, 1.408 dias-multa, no valor de um décimo do mai-or salário mínimo;

Jorge Luiz Nunes: seis anos enove meses de reclusão, no regime fe-

chado, 1.207 dias-multa, no valor deum décimo do maior salário mínimo;

Alexandre Pacheco de Oliveira:seis anos e nove meses de reclusão,no regime fechado, 1.207 dias-multa,no valor de um décimo do maior salá-rio mínimo;

Angelo de Queiroz: nove anos dereclusão, no regime fechado, e 1.365dias-multa, no valor de um décimo domaior salário mínimo;

Glauber de Souza Silva: cincoanos e sete meses, no regime fecha-do, e 1.125 dias-multa, no valor de umdécimo do maior salário mínimo;

Roniele Carlos Barroso Ferreira:sete anos e seis meses de reclusão,

no regime fechado, e 1.260 dias-mul-ta, no valor de um décimo do maior sa-lário mínimo;

Natalia da Cruz Souza: sete anose seis meses de reclusão, no regimefechado, e 1.260 dias-multa, no valor deum décimo do maior salário mínimo;

Robson de Freitas Costa: seisanos de reclusão, no regime fechado,e 1.155 dias-multa, no valor de um dé-cimo do maior salário mínimo;

AbsolvidosCristiane Aparecida Rodrigues;Wenceslau de Souza;Gerusa Albuquerque Bezerra;Rafael Mayrink Victorino Ginaio;Deivid Antenor de Souza Batalha;José Joaquim da Costa.

www.folhadoaco.com.brFacebook/FolhadoAco

Page 12: 21 a 27 de Julho de 2018 | Edição 379 | Ano 7 ... · futuro de Volta Redonda Páginas 10 e 11 Página 6 ... ceria entre a diocese de Bar-ra do Piraí - Volta Redonda e ... no Centro

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 21 a 27 de Julho de 2018 |12