21042 Estátua da Liberdade - lego.com · A Estátua da Liberdade foi uma oferta do povo francês...

10
Estátua da Liberdade Nova Iorque, EUA 21042

Transcript of 21042 Estátua da Liberdade - lego.com · A Estátua da Liberdade foi uma oferta do povo francês...

Estátua da LiberdadeNova Iorque, EUA

21042

2

Liberdade

A Estátua da Liberdade foi uma oferta do povo francês aos Estados Unidos em sinal de amizade, e tornou-se desde então um símbolo da liberdade e democracia em todo o mundo. Inaugurada a 28 de outubro de 1886, era muitas vezes a primeira coisa avistada pelas pessoas que chegavam ao porto de Nova Iorque para começar uma nova vida na América.

«Guardas a porta ocidental, sobre a baía de Manhattan. As nuvens de dúvida que ocultaram a tua face dissiparam-se:

O teu olhar nítido estende-se até longe, elevas bem alto a tua mão para espalhar a

luz da liberdade por todos os países do mundo.» Henry van Dyke

A liberdade iluminando o mundo 1917

3

O Presente

Édouard de Laboulaye foi um ilustre político pensador francês e um forte apoiante do Presidente Abraham Lincoln durante a Guerra Civil Americana. Em 1865, propôs criar um monumento que seria oferecido aos Estados Unidos pelo povo francês para comemorar a recente vitória da União na Guerra Civil e a abolição da escravatura.

Dez anos mais tarde com a ajuda do escultor Frédéric-Auguste Bartholdi, Laboulaye tornou a sua proposta realidade e fundou a União Franco-Americana para angariar fundos para o projeto. Esperava-se que o povo francês financiasse a estátua proposta, hoje chamada «A Liberdade Iluminando o Mundo», enquanto que o povo americano pagaria o seu pedestal.

Numa das suas viagens aos Estados Unidos para angariar fundos, o escultor Bartholdi deu-se conta de que Nova Iorque era a porta de entrada para a América e indicou o lugar perfeito para a estátua. A Ilha de Bedloe podia ver-se de todos os barcos que entravam ou deixavam o porto da cidade e Bartholdi imaginou a sua estátua erguida sobre o forte Wood que já se encontrava na ilha.

O projeto rapidamente captou a imaginação de muitos em ambas as partes do Atlântico, e quando o povo francês angariou 400.000 francos, começou finalmente a construção da estátua.

«...um raio de luz atravessará a escuridão ... até que a

Liberdade ilumine o mundo»Presidente Grover Cleveland

Discurso de inauguração da Estátua da Liberdade 28 de outubro de 1886

4

Do sonho à realidade

Em 1876, os artesãos franceses começaram a preparar os primeiros elementos da estátua. Enquanto que o desenho exterior e materiais estavam decididos, o grande desafio residia na construção da estrutura interna da estátua.

Bartholdi recorreu ao arquiteto francês e engenheiro de estruturas, Gustave Eiffel, tendo este proposto criar um pilone central de 28 m sobre o qual podiam ligar-se vigas assimétricas. Barras de metal seriam depois aparafusadas às vigas para fixar a superfície de cobre que envolve a estátua. Eiffel usaria o mesmo método de construção de pilone da sua famosa Torre Eiffel, concluída em 1889.

A totalidade da estátua foi concluída em Paris entre 1881 e 1884. Foi recebida em Nova Iorque com grande pompa a bordo do navio francês Isère a 17 de junho de 1885. Quando o pedestal ficou concluído em 1886, a estátua com 46 m de altura foi rapidamente montada. A última secção a ser concluída foi a face da Estátua da Liberdade, tendo ficado coberta até à data oficial da inauguração a 28 de outubro de 1886. A chuva e o nevoeiro não impediram que um milhão de nova-iorquinos estivessem presentes na inauguração da nova estátua.

5

Um ícone universal

A estátua da Liberdade foi projetada para ser vista como um símbolo universal de tolerância e liberdade. A figura feminina de toga representa Libertas, a deusa romana da liberdade, e apesar de não se conseguirem ver claramente os seus pés, ela está sobre algemas e correntes quebradas, com o pé direito levantado que representa a sua saída da opressão e da escravatura. Os sete espigões na coroa representam os sete oceanos e os sete continentes do mundo, reforçando o conceito universal de liberdade.

Com o passar do tempo, a estátua também iria converter- se num símbolo bem-vindo de esperança para as diferentes gerações de imigrantes nos Estados Unidos. Entre 1886 e 1924, quase 14 milhões de imigrantes entraram nos Estados Unidos através de Nova Iorque. A

estátua da Liberdade foi frequentemente a primeira coisa que viram quando chegaram de barco à sua nova pátria.

O Serviço de Parques Nacionais da América assumiu a responsabilidade da ilha em 1937, e decidiu transformar a área à volta da estátua num parque. A ilha de Bedloe mudou de nome para ilha da Liberdade em 1957 para comemorar a conclusão deste trabalho. A estátua foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1984 e continua a atrair cerca de 4 milhões de visitantes por ano.

«Mantenham antigas terras sua pompa histórica!» grita ela Com

lábios silenciosos. «Dai-me os seus fatigados, os seus pobres,

As suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade,

O miserável refugo das suas costas apinhadas.

Mandai-me os sem abrigo, os arremessados pelas

tempestades, Pois eu ergo o meu farol junto ao portal dourado!»

Emma LazarusO Novo Colosso

1883

6

Factos e Números

Estilo Escultura neoclássica

Materiais Estátua: Cobre e Ferro

Pedestal: Pedra

Altura Estátua: 46 m

Incluindo pedestal: 93 m

Peso 204 toneladas métricas

Inauguração 28 de outubro de 1886

7

LEGO® Architecture – gosta?

O Grupo LEGO gostaria de saber a sua opinião sobre o produto que acabou de comprar. A sua avaliação vai ajudar no desenvolvimento futuro da série a que pertence este produto. Visite:

LEGO.com/productfeedback

Ao completar o nosso pequeno inquérito, habilita-se automaticamente a um sorteio para ganhar um prémio LEGO®.

Aplicam-se termos e condições.

8

LEGO® Architecture

A série LEGO® Architecture captura de forma criativa a essência dos edifícios de referência mais icónicos do mundo, enquanto lhe oferece uma agradável e envolvente experiência de construção LEGO.

Quer o seu interesse seja viagens, design, história ou arquitetura, estes sets são uma recordação física de uma grande viagem ao estrangeiro, de um edifício famoso que conhece bem ou de uma cidade que ainda sonha visitar.

Todos os sets LEGO Architecture são concebidos para ser exibidos. Muito mais do que apenas uma foto, construir e exibir o modelo na sua secretária, na estante de livros ou na prateleira, permite-lhe ser transportado cada vez que o admira.

Siga-nos em

Adam Reed Tucker colaborou no desenvolvimento da linha de produtos LEGO Architecture.

21019A Torre Eiffel

21028 Cidade de Nova Iorque

21030 Edifício do Capitólio dos Estados Unidos

Celebre o mundo da arquitetura e colecione todos os modelos

21032 Sidney

21033 Chicago

21034Londres

21035Museu Solomon R. Guggenheim®

21036Arco do Triunfo

21041Grande Muralha da China

21039Xangai

21042Estátua da Liberdade

9

10

Customer ServiceKundenserviceService ConsommateursServicio Al Consumidor

LEGO.com/service or dial

00800 5346 5555 :1-800-422-5346 :

Referências

Fotos -

© Shutterstock

© Offset

Texto -

www.nps.gov

LEGO and the LEGO logo are trademarks of the LEGO Group. ©2018 The LEGO Group. 6262200 Siga LEGO® Architecture em