214051153 Raciocinio Logico

72
RACIOCÍNIO LÓGICO 1) Dadas as proposições p: Pedro é bom, q : Se Pedro estuda então Pedro é bom  e r: Pedro é bom ou Pedro estuda , é certo afirmar que: a) p é simples e que é composta b) q é composta e r é composta c) p é simples e r é composta d) todas as afirmativas es tão c orretas 2) A negação da proposição o:  A terra gira  é a) A terra não gira b) É falso que a terra gira c) Não é verdade que a terra gira d) Toas as anteriores 3) Dadas as proposições p: A neve é preta  e q: A terra é um satélite , é certo afirmar que: a) p é verdadeira e q é falsa b) ~p é verdadeira e “Se p, então q” é verdadeira c) p é falsa e “Se p, então q” é falsa d) p, p e “Se p, então q”são falsas 4) Sejam as proposições p: os meninos jogam e q: O cão ladra . Em linguagem corrente a proposição (p e ~q) fica: a) Os meninos não jogam e o cão ladra b) Os meninos não jogam e o cão não ladra c) Os meninos jogam e o cão não ladra d) Os meninos jogam e o cão ladra 5) A negação da proposição p: Os preços sobre e Pedro não justo  e: a) Os preços não sobem e Pedro não é justo b) Os preços sobem ou Pedro não é justo c) Os preços não sobem ou Pedro não é justo d) Os preços não sobem ou Pedro é justo 6) Sejam as proposições p: Marcos é alto e q: Marcos é elegante. A proposição r: Não é verdade que Marcos é alto ou elegante, em linguagem simbólica fica: a) ~ p ou q b) ~ (p ou q) c) ~ (p e q) d) ~ p ou ~q 7) Sejam as proposições p: Thiago é cearense  e q: o gato late . Escrever em linguagem corrente as seguintes proposições: a) ~ p b) ~ q c) p ou q d) ~ p ou q e) Se, então q f) Se p, então ~ q g) Se ~ p, então q h) Se ~ p, então ~ q

Transcript of 214051153 Raciocinio Logico

  • RACIOCNIO LGICO

    1) Dadas as proposies p: Pedro bom, q: Se Pedro estuda ento Pedro bom e r: Pedro bom ou Pedro estuda, certo afirmar que:

    a) p simples e que composta b) q composta e r composta c) p simples e r composta d) todas as afirmativas esto corretas

    2) A negao da proposio o: A terra gira a) A terra no gira b) falso que a terra gira c) No verdade que a terra gira d) Toas as anteriores

    3) Dadas as proposies p: A neve preta e q: A terra um satlite, certo afirmar que: a) p verdadeira e q falsa b) ~p verdadeira e Se p, ento q verdadeira c) p falsa e Se p, ento q falsa d) p, p e Se p, ento qso falsas

    4) Sejam as proposies p: os meninos jogam e q: O co ladra. Em linguagem corrente a proposio (p e ~q) fica:

    a) Os meninos no jogam e o co ladra b) Os meninos no jogam e o co no ladra c) Os meninos jogam e o co no ladra d) Os meninos jogam e o co ladra

    5) A negao da proposio p: Os preos sobre e Pedro no justo e: a) Os preos no sobem e Pedro no justo b) Os preos sobem ou Pedro no justo c) Os preos no sobem ou Pedro no justo d) Os preos no sobem ou Pedro justo

    6) Sejam as proposies p: Marcos alto e q: Marcos elegante. A proposio r: No verdade que Marcos alto ou elegante, em linguagem simblica fica:

    a) ~ p ou q b) ~ (p ou q) c) ~ (p e q) d) ~ p ou ~q

    7) Sejam as proposies p: Thiago cearense e q: o gato late. Escrever em linguagem corrente as seguintes proposies:

    a) ~ p b) ~ q c) p ou q d) ~ p ou q e) Se, ento q f) Se p, ento ~ q g) Se ~ p, ento q h) Se ~ p, ento ~ q

  • 8) Sejam as proposies => p: Se 3 + 2 = 6 ento 4 + 4 = 9 e q: 3 + 4 = 7 e 6 + 4 = 10. Os valores-verdade de p e q, nesta ordem, so:

    a) V e F b) V e V c) F e F d) F e V

    9) Sejam os dois argumentos: argumento 1: Alguns reformadores so fanticos. Todos os reformadores so idealistas, ento: Alguns idealistas so fanticos. argumento 2: Nenhum barco de recreio anda debaixo dgua. Todos os barcos que andam debaixo dgua so submarinos, ento: Nenhum submarino barco de recreio. correto afirmar que:

    a) Os dois argumentos so vlidos b) Os dois argumentos no so vlidos c) O argumento 1 vlido e o argumento 2 no vlido d) O argumento 1 no vlido e o argumento 2 vlido

    10) Sobre os seguintes argumentos que seguem, podemos afirmar:; argumento 1: Este argumento no incorreto => Logo este argumento correto. argumento 2: Se este argumento for correto, ento ele no ser invlido => Assim, se ele for invlido, ento ele ser incorreto

    a) So ambos no vlidos b) So ambos vlidos c) O 1 vlido e o 2 no vlido d) O 1 no vlido e o 2 vlido

    11) Classificando os argumentos que seguem em vlido (V) e no-vlido (N), a seqncia correta obtida, para os argumentos 1, 2 e 3, nesta ordem, :

    argumento 1: Nenhum F G; Todo G H => Nenhum F H argumento 2: Todo F G; Nenhum G H => Nenhum F H argumento 1: Algum F G; Algum G H => Algum F H

    a) N, V, N b) N, V, V c) V, V, N d) V, N, V

    12) Verificar a validade dos seguintes argumentos. Marque com (V) os verdadeiros e com (F) os falsos:

    a) Se aumentam os salrios, ento os preos aumentam; Se os preos aumentam, ento aumenta a inflao => Logo, se aumentam os salrios aumentam a inflao.

    b) Se trabalho no posso brincar; Trabalho ou passo em matemtica. Passei em matemtica e no brinquei. => Logo, no trabalhei.

    c) Joo ou Pedro estiveram aqui. Se fosse Joo, o quadro negro estaria cheio de poesia. Mas como isso no acontece. => Foi Pedro quem este aqui.

    d) Se no chove, ento no estudo. Ontem estudei. => Logo, ontem choveu. e) Se trabalho, ento posso comprar meu carro. Se no brinco, ento trabalho.

    Mas no pude comprar meu caro. => Logo brinquei.

  • 13) Se as mos do garom esto cobertas de sangue, ento, ele matou-o, mas, o garom est com a aparncia impecvel, portanto, ele inocente. A concluso est logicamente correta?

    14) Verifique se o seguinte argumento vlido: 1 + 1 = 3 ou 1 + 5 # 5 mas 1 + 4 = 5, portanto 1 + 1 = 3

    15) D, em linguagem corrente, a negao, lgica, da proposio abaixo. Se o aluno no prestar ateno, ento ele no aprender

    16) Os bebs no so lgicos. Quem consegue amestrar um crocodilo no desprezado. Pessoas ilgicas so desprezadas. Portanto, bebs no sabem amestrar crocodilos. A concluso est logicamente correta?

    17) Verifique se o seguinte argumento logicamente vlido: Se o Galeno gosta de feijo, ento o Jordano gosta de carne, mas se o Germano gosta de pizza, ento o Jordano no gosta de carne. Portanto, se o Germano gosta de pizza, ento o Galeno no gosta de feijo.

    18) Todos os advogados so ricos. Poetas so temperamentais. Carlos um advogado. Nenhuma pessoa temperamental rica. Portanto Carlos no um poeta. A concluso est logicamente correta?

    19) A seguinte proposio Se o aluno estudou, ento, ele passou. logicamente equivalente a;

    a) Se o aluno passou, ento ele estudou. b) Se o aluno no passou, ento ele no estudou. c) Se o aluno no estudou, ento ele no passou.

    20) Se os cavalos voam ou as vacas comem alcachofra, ento o mosquito um pssaro nacional. Se o mosquito um pssaro nacional, ento a manteiga de amendoim coloca um bom gosto no cachorro quente, mas a manteiga de amendoim coloca um gosto horrvel no cachorro quente. Portanto, vacas no comem alcachofra. A Concluso est logicamente correta?

    21) Um lgico, ao reencontrar a sua amiga inigmtica, perguntou quais eram as idades dos trs filhos dela. Ela no perdendo a chance respondeu:

    - O produto das trs idades igual a 36. - No d para saber. Disse o lgico. - A soma das trs idades igual ao nmero da casa nossa frente. - Ainda no d para saber. disse o lgico. - O mais velho toca piano. - H! Agora d para saber. Disse, finalmente, o lgico. Quais eram as idades dos trs filhos dela?

    22) Em cada uma das trs caixas h duas bolas. Numa esto 2 brancas na outra 2 vermelhas e na terceira 1 branca e uma vermelha. As tampas das caixas, de acordo com o contedo, tm as inscries: B B, V V e B V, mas as tampas foram trocadas e nenhuma est na caixa certa. De que caixa tem-se que tirar uma bola, sem olhar par a segunda bola, para se saber quais so as bolas que esto em cada uma das caixas?

    B B B V V V

  • a) b) c)

    23) De trs lpis de tamanhos diferentes, um sempre dois centmetros maior que o outro. Juntos perfazem 27 cm de comprimento. Qual o comprimento de cada um?

    24) Timteo tem na sua cmoda 17 gravatas azuis, 11 gravatas amarelas, 9 gravatas cor de laranja, 34 gravatas verdes e 2 gravatas roxas. As gravatas esto todas misturadas. Timteo pega algumas, s escuras, sem lhes ver a cor. Quantas gravatas, no mnimo, deve pegar para ter a certeza de conseguir, pelo menos, duas da mesma cor?

    25) Era um verme to pequeno que quase sumia, comeando do cho, no tronco subia e usando de toda energia, noite 4 metros para cima fazia, mas de dia 2 metros descia. Aps 12 noites, a subida teve fim. Diga baixinho, s para mim, qual era a altura da rvore do jardim?

    26) Um amigo, profundamente cptico quanto s boas intenes da humanidade. Afirmava que 70% dos homens so desonestos, 70% so intolerantes e 70% so violentos. Se ele estivesse certo, numa amostra perfeita com 100 homens, qual a quantidade mnima de pessoas simultaneamente desonestas, intolerantes e violentas?

    27) Trs ladres esperavam suas execues. Mas, no dia da execuo, o rei resolveu dar uma chance a eles. Mandou cham-los e ordenou que os trs entrassem em um quarto escuro, onde sabiam que havia trs chapus pretos e dois brancos, e que colocassem um chapu na cabea e sassem em fila, de modo que cada um pudesse ver o chapu de quem estivesse na sua frente. O rei perguntou ao ltimo da fila

    Qual a cor do seu chapu? No sei. disse o ltimo. O rei perguntou ao do meio: - Qual a cor do seu chapu? No sei. disse o do meio. O rei fez a mesma pergunta ao primeiro da fila: Qual a cor do seu chapu? preto. disse o primeiro da fila. Vendo que as concluses dos trs foram logicamente corretas, o rei resolveu libert-los. Explique o raciocnio lgico usado pelo ladro da frente, para concluir que a cor do seu chapu preto, sabendo-se que os trs podiam ouvir as perguntas do rei e as respostas uns dos outros.

    28) Uma Herana de diversos objetos de valor (tais como, peas decorativas, mveis, roupas, quadros, etc.) deve ser dividida entre dois herdeiros, sem haver necessidade de interveno de juiz ou qualquer pessoa como intermedirio. Como eles podem fazer isto, sem briga, ficando igualmente satisfeitos.

    29) Joo devia no armarinho quinze reais. No dia do vencimento, Joo pagou integralmente sua dvida com duas cdulas e no entanto uma das cdulas no era de cinco reais. Explique se tal situao possvel, sabendo-se que Joo no recebeu troco e nem o dono do armarinho ficou devendo a Joo,

    30) Certas bactrias se multiplicam to rapidamente que seu nmero dobra a cada minuto. Em um pedao de casca, elas se multiplicam de tal maneira que em 57

  • minutos j encheram-na totalmente. Em quantos minutos encheriam a metade da casca?

    31) Em uma ilha vivem duas tribos: a tribo dos vugs que s falam a verdade e a tribo dos mugs que s falam mentiras. Certo viajante, passando por essa ilha, encontra trs nativos, A-ug, B-ug e C-ug e, desejando saber a que tribo pertenciam, resolve pergunta-los. No entanto, s lhe permitido fazer uma nica pergunta a cada um. Pensou e perguntou:

    Diga-me, A-ug, o B-ug um vug? Sim, ele . Agora com voc, B-ug: A-ug e C-ug so da mesma tribo? No Ento, agora me responde voc, C-ug: O B-ug um vug? Sim O viajante seguiu satisfeito pois, agora sabia qual era a tribo de cada nativo. Pergunta-se: A que tribo cada um pertence?

    32) Doze trabalhadores tm que transportar 12 sacos de batata da estao ferroviria para o mercado. Cada um s pode carregar um saco. Os 12 precisam para isso 1 hora. Enquanto tempo 6 trabalhadores faro todo o transporte?

    33) Responda rpido! Um tijolo pesa um quilo mais meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?

    34) Um explorador visita um pequeno pas, constitudo por duas aldeias, uma grande e outra pequena. Ainda que a lngua seja a mesma, os habitantes da aldeia pequena nunca mentem, ao passo que os da grande mentem sistematicamente.

    O explorador dirige-se a uma criana e, apontando um homem e uma mulher, pergunta: - A aldeia do homem maior do que a da mulher? - Grib. - A tua aldeia maior do que a do homem? - Grib. - Embora ignorando se Grib quer dizer sim ou no, podemos deduzir qual a

    resposta a cada uma das duas perguntas?

    35) Em uma laranjeira no havia laranjas, no entanto, um menino subiu na laranjeira e desceu com laranjas. Explique se tal situao possvel, sabendo-se que o menino no levava laranjas. Obs.: Leve em considerao que nenhum agente externo dever interferir na concluso do problema.

    36) Uma professora quis presentear seus quatro alunos com discos. Ao primeiro aluno ela queria dar a metade de seus discos, mas, para isso, teria que partir um dos discos ao meio, par evitar esse problema, deu a metade de seus discos mais meio disco para ele. Pelo mesmo motivo, ao segundo aluno ela deu a metade dos discos restantes mais meio disco, ao terceiro ela deu a metade dos discos restantes mais meio disco e ao quarto aluno ela deu a metade dos discos restantes mais meio disco, ficando, portanto, sem nenhum disco. Quantos discos possua a professora?

  • As questes de 37 a 40 fazem parte da prova de raciocnio lgico do matemtico AFTN-96.

    37) Jos quer ir ao cinema assistir ao filme Fogo contra Fogo, mas no tem certeza que o mesmo est sendo exibido. Seus amigos, Maria, Lus e Jlio tm opinies discordantes sobre se o filme est ou no em cartaz. Se Maria estiver certa, ento Jlio est enganado. Se Jlio estiver enganado, ento Lus est enganado. Se Lus estiver enganado, ento o filme no est sendo exibido. Ora, ou o filme Fogo contra Fogo est sendo exibido, ou Jos no ir ao cinema. Verificou-se que Maria est certa Logo,

    a) O filme Fogo contra Fogo est sendo exibido b) Lus e Jlio no esto enganados c) Jlio est enganado, mas no Lus d) Lus est enganado, mas no Jlio e) Jos no ir ao cinema

    38) Se Nestor disse a verdade, Jlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, h um leo feroz nesta sala. Ora, no h um leo feroz nesta sala. Logo,

    a) Nestor e Jlio disseram a verdade b) Nestor e Lauro mentiram c) Raul e Lauro mentiram d) Raul mentiu e Lauro disse a verdade e) Raul e Jlia mentiram

    39) Trs amigas, Tnia, Janete e Anglica, esto sentadas lado a lado em um teatro. Tnia sempre fala a verdade; Janete s vezes fala a verdade; e Anglica nunca fala a verdade. A que est sentada esquerda diz: Tnia quem est sentada no meio. A que est sentada no meio diz: Eu sou Janete. Finalmente, a que est sentada a direita diz: Anglica quem est sentada no meio. A que est sentada esquerda, a que est sentada no meio e a que est sentada direita so, respectivamente.

    a) Janete, Tnia e Anglica b) Janete, Anglica e Tnia c) Anglica, Janete e Tnia d) Anglica, Tnia e Janete e) Tnia, Anglica e Janete

    40) Os carros de Artur, Bernardo e Csar so, no necessariamente nessa ordem, uma Braslia, uma Parati e um Santana. Um dos carros cinza, um outro verde, e o outro azul. O carro de Artur cinza; o carro de Csar o Santana; o carro de Bernardo no verde e no a Braslia. As cores da Braslia, da Parati e do Santana so, respectivamente,

    a) cinza, verde, e azul b) azul, cinza e verde c) azul, verde e cinza d) cinza, azul e verde e) verde, azul e cinza

  • 41) Quem tem o peixe? Dicas: O ingls vive na casa vermelha O sueco tem cachorros como animais de estimao O dinamarqus bebe ch. A casa verde fica esquerda da casa branca O dono da cada verde bebe caf. A pessoa que fuma Pall Mall cria pssaros. O dono da casa amarela fuma Dunhill. O homem que vive na casa do centro bebe leite. O nueregus vive na primeira casa. O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem gatos O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill. O homem que fuma Bluemaster bebe cerveja. O alemo fuma Price. O noruegus vive ao lado da casa azul. O homem que fuma Blend vizinho do que bebe gua. Obs.: Einstein escreveu esse teste no sculo passado. Ele disse que 90% do mundo no podia resolve-lo.

    42) Cada um dos cartes abaixo tem de um lado, um nmero, no outro uma letra. Algum afirmou que todos os cartes que tm uma vogal numa face e tem um nmero par na outra.

    Para verificar se tal afirmao verdadeira: a) necessrio virar todos os cartes; b) suficiente virar os dois primeiros cartes; c) suficiente virar os dois ltimos cartes; d) suficiente virar os dois cartes do meio; e) suficiente virar o primeiro e o ltimo.

    43) HOMEM est para MENINO como MULHER est para: a) rapaz b) garoto c) dama d) menina e) multido

    44) Que nmero vem a seguir nesta srie 2, 4, 6, 8?

    45) Qual o objeto no pertinente a este grupo? a) lpis b) caneta c) esferogrfica d) pincel e) porrete

    A B 2 3

  • 46) TROMBETA est para TOCAR assim com o LIVRO est para a) brincar b) ler c) msica d) palavras e) descanso

    47) AUTOMVEL est para RODA assim com o CAVALO est para a) perna b) cauda c) galope d) carroa e) dirigir

    48) Que nmero vem a seguir nesta srie: 3, 9, 15, 21?

    49) VACA est para ESTBULO assim como HOMEM est para a) celeiro b) leite c) casa d) fazenda e) restaurante

    50) 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,.... Qual o nmero o stimo nmero depois do nmero exatamente anterior ao 6?

    51) Qual o nmero vem a seguir nesta srie; 1,3,5,7?

    52) Joo tem 10 Reais. Se tivesse 3 Reais a menos teria a metade da quantia total de Jorge. Quanto Jorge tem a mais que Joo?

    a) 7 Reais b) 4 Reais c) 2 Reais d) 13 Reais

    53) Qual o objeto no pertinente a este grupo a) rdio b) bateria c) caldeira d) telefone

    54) Somente as aves possuem penas, assim sendo qual o certo? a) as aves mudam as penas na primavera b) todas as penas so brilhantes c) as cobras no possuem penas

    55) Que nmero vem a seguir nesta srie: 90, 85, 75, 60, 40?

    56) Que nmero vem a seguir nesta srie: 22, 33, 44, 55, 66?

    57) Que letra vem a seguir nesta srie: A C E G I

  • 58) Qual o nmero errado nesta srie: 1, 19, 8, 5, 145, 127?

    59) Marque qual a letra mais distante da primeira letra do alfabeto na mesma distncia em que o segundo I est do primeiro I em: INARMONIOSO

    60) Que nmero vem a seguir nesta srie: 18, 12, 15, 10, 12, 8?

    61) Que letra vem a seguir nesta srie: A C B D F E G

    62) 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19. Marque qual o nmero mais distante anterior a 14, na srie acima, na mesma distncia em que a letra K se situa depois de F na ordem alfabtica.

    63) Os nazistas SAQUEARAM as cidades por meio de a) canhes b) incndio premeditado c) destruio d) roubo e) luta generalizada

    64) Quantos quilmetros um cachorro pode correr em 3 minutos se ele percorre a metade da velocidade de um carro a 40 quilmetros horrio?

    65) Uma canoa sempre tem? a) remo b) velas c) gua d) cabo de atrao e) comprimento

    66) Qual a soma das letras que esto perto de vogais mas depois de K ou R? PAULEGKATLOIRQOZ

    67) Que nmero vem a seguir nesta srie: 2, A, 9, B, 6, C, 13, D

    68) Na linha abaixo quantas letras vm depois de K, mas ambas antes de R ou depois de T?

    A A B K M X J T V C R R P L

    69) 20 homens podem cavar 40 buracos em 60 dais; assim sendo, em quantos dias 10 homens podem cavar 20 buracos?

    70) Nesta srie quantas letras vm antes de um nmero mpar e exatamente depois de um nmero maior que 6?

    Z,1,9, A, 4,B,3,14,19,C,8,9,B,5,D,12,E,17

    71) Suponha que So Paulo lidere a confederao de futebol e Ribeiro Preto esteja em quinto lugar enquanto Campinas se encontre entre as duas. Se Bauru est na frente de Ribeiro Preto e Jundia est logo aps Campinas, qual desta cidades est em segundo lugar?

    a) Jundia b) Ribeiro Preto

  • c) Bauru d) Campinas e) So Paulo

    72) Uma das sries abaixo est em ordem inversa outra com exceo de um nmero. Qual esse nmero?

    1,2,3 1,3,2

    73) Metade dos vencimentos de um garom e mais dez reais provm de gorjetas. Se ele oitenta reais, quantos reais recebeu de gorjetas?

    74) Se um trem est trs minutos atrasado e perde trs segundos por minuto de velocidade, quantos minutos faltaro para que o trem fique atrasado uma hora?

    75) Um trem correndo 30 quilmetros por hora est adiante de outro que percorre 50 quilmetros horrios. Qual a diferena em quilmetros entre os dois trens, se 15 minutos o tempo suficiente para que o trem mais rpido alcance o mais vagaroso?

    76) Um trem completa metade de uma viagem a 30 quilmetros horrios e a outra metade a 60 quilmetros por hora. Se o total da viagem compreende 20 quilmetros, quantos minutos o trem levou para complet-la?

    77) Quando Tia Clara faz sopa ela pe um feijo para cada duas ervilhas. Se sua sopa contm um total de 300 ervilhas e feijes, quantas ervilhas h na sopa?

    78) Nenhum cachorro pode cantar, mas alguns cachorros podem falar. Se assim for, ento:

    a) alguns cachorros podem cantar b) todos os cachorros no podem cantar c) todos os cachorros no podem falar

    79) Nenhum homem bom, mas alguns no so maus. Assim sendo: a) todos os homens no so maus b) nenhum homem no mau c) todos os homens no so bons.

    80) O rio A e o rio B tm juntos uma extenso de 850 quilmetros, e o rio B 250 quilmetros menor que o rio A. Qual a extenso do rio A?

    81) Joo e Jos foram s corridas de cavalos, onde Joo perdeu 68 reais nos primeiros dois preos; perdeu no segundo preo 6 reais mais do que havia perdido no primeiro. Mas no segundo perdeu 4 reais menos que Jos. Quanto Jos perdeu no segundo preo?

    82) Um cacho de bananas tem um tero a mais do que um outro cacho. Se o segundo cacho tem 3 bananas menos que o primeiro, quantas bananas tem o primeiro cacho?

    83) Pssaros podem voar e saltar, mas as minhocas podem rastejar. Assim sendo: a) Pssaros comem minhocas b) Pssaros no rastejam. c) Pssaros s vezes rastejam

    84) Que nmero tanto maior que 10 quanto menor que a metade de 30 mais 10?

  • 85) Paulo recebe o dobro da conta de lucros recebia igualmente por seus trs outros scios. Qual a frao de Paulo referente ao lucro total?

    86) Se todos os homens usam palet, ento homens grandes usam; a) palets grandes b) palets menores c) palets d) poucos palets

    87) Que nmero vem a seguir nesta srie: 66, 63, 57, 45?

    88) Que nmero vem a seguir nesta srie: 65, 68, 72,77,83?

    As questes de 89 a 113 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 1996.

    89) A mdia aritmtica das idades dos candidatos a um concurso pblico federal de 36 anos. Quando separados em grupos de no-fumantes e de fumantes essa mdia de 37 anos para o grupo de no fumantes e de 34 anos para o grupo de fumantes. A razo entre o nmero de candidatos no fumantes e fumantes :

    a) b) 2 c) 37/34 d) 34/37 e) 36/34

    90) Se Teliles mais alto do que Anlia, ento Dalva mais alta do que Maria. Se Dalva mais lata do que Maria, ento Joo mais alto do que Teliles. Ora, Teliles mais alto do que Anlia, logo,

    a) Dalva mais alta do que Maria e Joo mais alto do que Anlia b) Teliles mais alto do que Maria e Anlia e mais alta do que Joo. c) Joo mais alto do que Anlia e Anlida mais alta do que Teliles. d) Dalva no mais alta do que Maria ou Anlia mais alta do que Teliles e) Teliles mais alto do que Joo ou Anlia mais alta do que Teliles

    91)Os pontos A, B, C e D esto colocados, exatamente nesta ordem, sobre uma linha reta. O segmento AC mede 21 cm, o segmento BD mede 26 cm e o segmento CD mede o dobro do segmento AB. O segmento BC, portanto mede

    a) 5 cm b) 10 cm c) 11 cm d) 16 cm e) 20 cm

    92) Qual (is) dos segmentos conjuntos de nmeros pode(m) ser associado(s) aos comprimentos dos lados de um tringulo?

  • I (1, 1, 3) II (3, 4, 7) III (5, 7, 9)

    a) Somente I b) Somente II c) Somente III d) Somente I e II e) Somente II e III

    93) Complete a seqncia: 1/4, 16/9, 25/36, 64/49, ?/?.

    a) 82/90 b) 100/72 c) 81/100 d) 99/72 e) 100/81

    94) Se x 2 menor que y, ento

    a) x e y so positivos b) y menor que x + 2 c) y maior que x d) y + 2 maior que x e) x e y so negativos

    95) Os pesos de quatro pacotes so 1, 3, 5, e 7 quilos, respectivamente. Qual dos valores abaixo no poder ser uma combinao do peso destes pacotes?

    a) 9 b) 10 c) 12 d) 13 e) 14

    96) Qual o prximo nmero na srie 5, 29, 80

    a) 100 b) 160 c) 320 d) 400 e) 480

    97) Joo tem x reais a mais que Mrio. Juntos, eles tm um total de y reais. Quanto reais tem Mrio?

    a) 2

    xy

    b) 2xy

  • c) xy 2

    d) xy 2 e) xy 2

    98) Em pesquisa realizada entre 200 estudantes universitrios, encontrou-se que 50% tomam conhecimento das notcias atravs da televiso, 30% so informados atravs de jornais e 20% se informam atravs de jornais e televiso. Qual o nmero de pessoas que no lem jornais e nem assistem televiso ?

    a) 80 b) 40 c) 120 d) 0 e) 60

    99) Se y = x 10/x , e x um nmero positivo, cujo valor crescente, ento o valor de y:

    a) tambm crescente b) decrescente c) permanece constante d) primeiro aumenta, e depois comea a diminuir e) primeiro diminui e depois aumenta.

    100) Se a rea de uma tringulo de base B igual base do quadrado de lado B, ento a altura do tringulo :

    a) B/2 b) B c) 4B d) B e) 2B

    101) O preo de uma mercadoria foi reduzido em 25%. Se quisermos obter novamente o preo original, o novo preo deve ser aumentado de:

    a) 20% b) 25% c) 33,3% d) 40% e) 50%

    102) A mdia simples de 5 nmeros 10. Se subtrairmos 10 de cada desses cinco nmeros e somarmos os cinco resultados, teremos um nmero:

    a) positivo b) negativo c) igual a zero d) maior que 2 e menor que 10 e) maior que 0 e menor que 2.

  • 103) Um txi cobra R$ 0,20 pelo primeiro quarto de quilmetro rodado e R$ 0,05 para cada quarto de quilmetro adicional. Quanto custar, em reais a viagem de D quilmetros, onde D maior que um quarto de quilmetro?

    a) 0,20 + 0,5D b) 0,20 + 0,05 (4D - 1) c) 0,20 + 0,20D d) 0,20 + 0,04 (D 1) e) 0,20 + 0,20 (D 1)

    104) Uma empresa pagou R$ 20.000,00 para colocar um anncio numa revista de circulao nacional. Se a revista tem uma circulao de 200.000 exemplares, qual o custo do anncio por mil exemplares?

    a) R$ 25,00 b) R$ 50,00 d) R$ 100,00 e) R$ 250,00 f) R$ 400,00

    105) Um quadrado modificado para retngulo, atravs do aumento de 10% no seu comprimento e uma reduo de 10% na sua largura. Sua rea

    a) permanece a mesma b) aumenta em 10% c) reduz em 10% d) aumenta em 1% e) reduz em 1%

    106) Em determinado ano a indstria de cimento no Brasil trabalhou em mdia com55% de ociosidade. Para o ano seguinte, sabe-se que:

    I) A capacidade instalada aumenta em 8% II) A produo aumentou em 20% em relao ao ano anterior.

    Qual foi a taxa de utilizao mdia no ano seguinte?

    a) 50% b) 45% c) 55% d) 60% e) 40%

    107) Luciene ganhou um desconto de 10% na compra de um rdio. Celso foi mesma loja e conseguiu um desconto de 10% sobre o preo pago por Luciene. Em relao ao preo original do rdio, qual o desconto obtido por Celso?

    a) 20% b) 22% c) 19%

  • d) 21% e) 18%

    INSTRUO: As questes 108 e 109 devero ser respondidas com base nos dados transcritos abaixo:

    Cinco amigos Roberto, Paulo, Luiz, Carlos e Marcos possuem automveis de modelos diferentes (Monza, Uno, Escort, gol e Voyage), cores diferentes (vermelho, branco, preto, azul e verde) e anos de fabricao diferentes, sendo 1984 o ano mais antigo e 1988 o ano mais novo. Sabe-se que:

    - Paulo tem carro preto - O Escort de 1986 verde - Luiz tem o carro mais antigo - O modelo Monza s existe a partir de 1986 - Carlos tem um Uno - O carro de Roberto de 1985 - O carro de Marcos de dois anos mais velho que o carro de Carlos.

    Responda s perguntas que se seguem:

    108) Se o carro de Marcos fosse o Voyage, ento o proprietrio do Monza s poderia ser:

    a) Carlos b) Roberto c) Luiz d) Paulo e) No h informaes suficientes

    109) Se o carro de Roberto fosse vermelho, o carro de Luiz seria necessariamente, o :

    a) Escort b) Voyage c) Monza d) Uno e) Gol

    As questes 110 e 111 devero ser respondidas tendo como base as afirmativas abaixo:

    I) Cinco pessoas numa sala tm idades diferentes II) As idades so indicadas por nmeros inteiros III) Antnio um ano mais velho que Maria IV) Maria dois anos mais velha que Joo V) Suzana dois anos mais nova que Antnio VI) Lcia dois anos mais nova que Joo.

    110) Qual das opes abaixo indica a ordem cronolgica da pessoa mais velha para a pessoa mais nova?

    a) Antnio, Maria, Joo, Suzana, Lcia b) Antnio, Maria, Suzana, Lcia, Joo

  • c) Antnio, Joo, Maria, Lcia, Suzana d) Antnio, Maria, Suzana, Joo, Lcia e) Maria, Joo, Antnio, Lcia, Suzana

    111) A soma das idades de Antnio e Joo :

    I) duas vezes a idade de Maria II) igual soma das idades de Maria e Suzana III) um nmero mpar

    a) Igual a I b) Igual a II c) Igual a III d) Igual a I e II e) Igual a II e III

    112) SE x/y = 4/3 e z = x + y, ento qual das expresses abaixo correta?

    a) x = y + 1 b) z = 7 c) x = 3y/4 d) 3z = 7y e) z = 7/3

    113) Um pintor colocou um quadro venda. Com no conseguiu vender ao final de um ms, resolveu remarcar o preo concedendo 30% de desconto. Uma semana depois, nova remarcao, mais 10% de desconto. Mais outra semana e um comprador se dispe a comprar o quadro, desde que seja concedido um desconto de 20%. O desconto foi concedido e a venda foi realizada. Que percentagem do preo inicial representou o preo de venda?

    a) 50,4% b) 64% c) 40% d) 60% e) 49,6%

    As questes de 114 a 138 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 1997.

    114) Se Beto estuda com Maria, ento Maria aprovada nos exames. Se Maria aprovada nos exames, ento Ana aprovada nos exames. Se Ana reprovada nos exames, ento Pedro estuda com Ana. Ora, Pedro no estuda com Ana. Logo;

    a) Ana no reprovada e Maria aprovada b) Ana reprovada Maria aprovada c) Ana no reprovada e Beto no estuda com Maria d) Maria aprovada e Beto estuda com Maria e) Maria no aprovada e Beto estuda com Maria

  • 115) Em um determinado concurso, o critrio de avaliao baseado na mdia ponderada das notas de trs provas, tendo a nota da primeira prova peso 1, da segunda peso 2 e da terceira peso 3. Se tal mdia for igual ou superior a 8,0, o candidato fica dispensado das atividades de estgio preparatrio. Vernica obteve 8,0 na primeira prova e 6,5 na segunda. Para ser dispensada das atividades do estgio preparatrio, Vernica precisa tirar uma terceira nota no mnimo igual a:

    a) 7,0 b) 7,5 c) 8,0 d) 8,5 e) 9,0

    116) Otaclio obteve em um determinado dia dois emprstimos pelo perodo de um ano cada um, totalizando R$ 10.000,00. A taxa de juros para um emprstimo foi de 15% a.a., e para o outro foi de 10% a.a. O total de juros para os dois emprstimos foi igual ao juro que Otaclio pagaria se tivesse tirado todo o capital a uma taxa de 14% a.a. O valor do emprstimo pelo qual Otaclio pagou a taxa de juros de 15%, portanto, igual a:

    a) R$ 1.000,00 b) R$ 2.000,00 c) R$ 5.000,00 d) R$ 8.000,00 e) R$ 9.000,00

    117) Das seguintes premissas

    P1:Ana bonita e simptica, ou Ana alegre P2: Ana no alegre

    Conclui-se que Ana :

    a) bonita ou simptica b) no bonita ou no alegre c) bonita e no simptica d) no bonita e no simptica e) bonita e simptica

    118) Uma loja de roupas masculina trabalha apenas com dois tipos de confeco, a saber: Vialuxo e Viachic. De cada 100 clientes que entram na loja 30 compram roupas de confeco Vialuxo e 50 compram roupas da confeco Viachic, 10 tambm compram Vialuxo. Ento, a probabilidade de um cliente, selecionado ao acaso, no comprar produto algum (isto , no comprar nem roupas da confeco Vialuxo e nem da confeco Viachic) igual a:

    a) 0,1 b) 0,2 c) 0,3 d) 0,4 e) 0,5

  • 119) Os elementos que formam o conjunto X = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7} forma separados entre dois outros conjuntos: o conjunto A, com 4 elementos, e o conjunto B com e elementos. Na formao desses dois novos conjuntos (A e B), obedeceu-se s seguintes restries: a) os nmeros 2 e 4 devem estar no mesmo conjunto; b) o nmero 1 no pode estar no mesmo conjunto nem com 2, nem com 3. Ora, sabe-se que, na separao final, 1 e 6 foram colocados no conjunto A. Ento, necessariamente, o conjunto B tem os seguintes elementos:

    a) 2, 3, 4 b) 2, 3, 5 c) 2, 3, 7 d) 3, 4, 5 e) 3, 4, 7

    120) Quatro amigas Ana, Beti, Carla e Dani obtiveram os quatro primeiros lugares em um concurso de dana, julgado por uma comisso de trs juzes. Ao comunicarem a classificao final, cada juiz anunciou duas colocaes, sendo uma delas verdadeira e a outra falsa:

    Juiz 1: Ana foi a primeira; Beti foi a segunda Juiz 2: Ana foi a segunda; Dani foi a terceira Juiz 3: Carla foi a segunda; Dani foi a quarta

    Sabendo que no houve empates, a primeira, a segunda, a terceira e a quarta colocadas foram, respectivamente,

    a) Ana, Carla, Beti, Dani b) Ana, Carla, Dani, Beti c) Beti, Ana, Dani, Carla d) Beti, Ana, Carla, Dani e) Carla, Beti, Dani, Ana

    121) Uma pesquisa entre 800 estudantes brasileiros sendo 4000 meninos e 400 meninas mostrou os seguintes resultados: do total de estudantes entrevistados, 500 praticam esportes, 350 gostam de Matemtica e 250 praticam esporte e gostam de Matemtica. Do total de meninas entrevistadas, 200 praticam esporte, 150 gostam de Matemtica e 50 praticam esporte e gostam de Matemtica. O nmero de meninos entrevistados que no praticam esporte e no gostam de Matemtica , portanto, igual a:

    a) 0 b) 25 c) 50 d) 100 e) 200

    122) Se x um nmero inteiro mpar e y um nmero par, quais das afirmaes a seguir so sempre verdadeiras?

    I x + y mpar II x.y impar III 2x + par

    a) I e II

  • b) I e III c) II e III d) I, II e III e) Somente I

    123) O prximo nmero da seqncia 3, 10, 4, 18, 5, 28, 6, ...:

    a) 37 b) 38 c) 39 d) 40 e) 41

    124) Um avio voa k quilmetros durante t horas, chegando ao seu destino m horas antes do previsto. A que velocidade mdia o avio deveria ter voado para chegar no horrio previsto?

    a) mt

    k

    b) kmt

    c) k

    mt +

    d) m

    k

    e) tm

    k+

    125) Um nibus pode acomodar 60 adultos e 80 crianas. Se 60 crianas j esto no nibus, quantos adultos podero ainda ocupar o nibus.

    a) 5 b) 10 c) 15 d) 20 e) 30

    126) Uma videolocadora cobra R$X pelos trs primeiros dias de locao de uma fita e R$Y para cada dia que ultrapasse os trs primeiros dias locados. Considerando o nmero de dias igual a d , qual a frmula que permite o clculo do custo de aluguel por um perodo superior a 3 dias?

    a) X + Yd b) X + Y (d + 3) c) 3X + Y (d - 3) d) X + Y (d 3) e) XY

    127) Duas secretrias devem enderear 729 correspondncias cada uma. A primeira mais rpida e enderea 18 envelopes a cada 5 minutos. A segunda enderea 12 envelopes a cada 5 minutos. No momento em que a primeira secretria acaba sua tarefa, quantas horas a segunda secretria ainda deve trabalhar para concluir o trabalho?

  • a) 1/3h b) 1h 2/3 c) 2h d) 3h 1/2 e) 5h

    128) Um lenhador pretende cortar um tronco de 8,6 metros em duas partes de tal modo que o maior pedao exceda o menor 3m 2,8 metros. Qual o comprimento do menor pedao?

    a) 2,9m b) 2,8m c) 5,6m d) 5,7m e) 2,4m

    129) Uma empresa reduziu a jornada de trabalho de sues funcionrios de 40 para 36 horas semanais mas manteve os salrios. Se um operrio recebia X reais por hora trabalhada antes da reduo da jornada, quanto ele passou a ganhar por hora aps a reduo?

    a) 1/10 b) 10.9 c) 9X/10 d) 10X/9 e) X

    130) Em um campeonato de futebol cada equipe recebe dois pontos por vitria, um ponto por empate e zero por derrota. Sabendo que ao final do campeonato cada equipe disputou 40 partidas e que uma determinada equipe obteve 24 pontos, o nmero mnimo de derrotas sofridas por esta equipe foi de:

    a) 28 b) 24 c) 12 d) 15 e) 16

    131) Que quantia somada a 850% de si mesma igual a R$ 32.300,00? a) R$ 3.800,00 b) R$ 3.400,00 c) R$ 37,95 d) R$ 375,58 e) R$ 380,00

    132) O preo de cada livro R$ 50,00 e o de cada caderno R$ 20,00. Deseja-se comprar pelo menos 15 objetos entre livros e cadernos gastando no mximo R$ 500,00. Qual o nmero mximo de livros que se pode comprar?

    a) 10 b) 4 c) 7 d) 6

  • e) 5

    133) Se a mdia de cinco nmeros inteiros e consecutivos 17, qual o maior dos cinco nmeros?

    a) 19 b) 20 c) 21 d) 22 e) 23

    134) Se na figura abaixo a = 3d, ento mede:

    a) 25 b) 80 c) 75 d) 35 e) 100

    135) Se o comprimento e a largura de um retngulo so duplicados, ento:

    a) A rea e o comprimento dos retngulos so multiplicados por 4 b) A rea multiplicada por 2 e o permetro por 4 c) A rea multiplicada por 4 e o permetro por 2 d) A rea e o permetro so multiplicados por 2 e) O permetro multiplicado por 4 e a rea por 8.

    136) Um copo cheio de gua pesa 325g. Se jogarmos metade da gua fora, seu peso cai para 180g. Qual o peso do copo vazio?

    a) 145g b) 70g c) 90g d) 35g e) 45g

    137) ngela, Letcia, Helosa e Denise apostaram uma corrida, ngela disse Heloisa chegou em segundo e Denise em terceiro. Letcia disse: Helosa ganhou e eu cheguei em segundo. Helosa disse: Denise foi a ltima e ngela a segunda. Sabendo que em cada afirmao h uma verdade e uma mentira, quem chegou em ltimo lugar?

    a) ngela b) Letcia c) Helosa d) Denise e) No possvel determinar

    138) Se Suzana tem R$ 5 a mais que Gilberto e Gilberto R$ 2 a mais que Eduardo, qual as seguintes transaes far com que os trs fiquem com quantias iguais?

    b a 80

    e c d

  • a) Suzana deve dar R$ 4 a Eduardo e Eduardo receber R$ 1 de Gilberto. b) Suzana deve dar R$ 2 a Eduardo e Eduardo receber R$ 2 de Gilberto. c) Eduardo deve dar R$ 1 a Suzana e Suzana deve dar R$ 2 de Gilberto. d) Suzana deve dar R$ 3 a Eduardo e R$ 1 a Gilberto. e) Tanto Suzana como Gilberto devem dar R$ 7 a Eduardo

    As questes de 139 a 163 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 05/1998.

    139) Se 2 < R < 8 e 1 < S < 5/2, ento o intervalo que expressa todos os possveis valores do produto, R.S, indicado por:

    a) (1,5) b) [2,20) c) (2,20) d) [5/2,8) e) [5/2,8]

    140) Considerando-se as seguintes premissas:

    X A e B, ou X C X no C

    conclui-se que X :

    a) A ou B b) A e B c) No A ou no C d) A e no B e) No A e no B

    141) Se A maior do que B, ento C maior do que D. Se C maior do que D, ento E maior do que A. Ora, A maior do que B. Logo,

    a) C maior do que D e E maior do que B b) A maior do que D e B maior do que E c) E maior do que B e B maior do que A d) C no maior do que D e B maior do que A e) A maior do que E, ou B maior do que A

    142) A mdia entre quatro valores, a saber, 3x, (x + 5), (2 3x) e (25 x) , igual a:

    a) 5 b) 6 c) 8 d) 15 e) 22

    143) A concluso do argumento expresso por esta sentena Patrcia ser queimada pois uma bruxa muito feia, e as bruxas muito feias so queimadas :

  • a) Patrcia bruxa muito feita b) Existem bruxas muito feias c) Patrcia ser queimada d) Bruxas muito feias so queimadas e) Patrcia feia ou existem bruxas muito feias

    144) Uma sentena logicamente equivalente a Se X Y, ento Z W :

    a) X e Y ou Z W b) X Y ou Z no W c) Se Z W, X Y d) Se X no Y, ento Z no W e) Se Z no W, ento X no Y.

    145) Das premissas: Nenhum X Y. Alguns Z so Y segue-se, necessariamente, que,:

    a) alguns X so Z b) alguns Z so X c) nenhum X Z d) alguns Z no so X e) nenhum Z X

    146) Se a proposio Nenhum A B for verdadeira, ento tambm ser verdade que:

    a) todos no A so no B b) alguns no B so A c) nenhum A no B d) nenhum B no A e) nenhum no B A

    147) Sendo X e Y dois nmeros reais quaisquer, define-se a operao como: X Y = X(X Y). Assim, a expresso X (X Y) igual a:

    a) X - XY b) X - 2XY c) X - X - XY d) X - (XY) e) X - X + X Y

    148) Se Alguns professores so matemticos e todos matemticos so pessoas alegres, ento, necessariamente,

    a) Toda pessoa alegre matemtico b) Todo matemtico professor c) Algum professor uma pessoa alegre. d) Nenhuma pessoa alegre professor e) Nenhum professor no alegre

    149) Se X A, ou Y B. Se X A, ento Z C. Ora, Y no B.Logo,

    a) X no A

  • b) Z C c) Z no C e X A d) Z no C, ou Y B e) Se Z C, ento Y B

    150) Se X no igual a 3, ento Y igual a 5. Se X igual a 3, ento Z no igual a 6. Ora, Z igual a 6. Portanto,

    a) Y igual a 5. b) X igual a 3. c) X igual a 3, ou Z no igual a 6. d) X igual a 3, e Z igual a 6. e) X no igual a 3, e Y no igual a 5.

    151) Em um hospital, contando-se apenas os mdicos (m) e enfermeiras (e), trabalham 240 pessoas. Se a razo entre mdicos e enfermeiras de 5 para cada 7, ento o nmero de mdicos de:

    a) 80 b) 100 c) 120 d) 140 e) 157

    152) Considere dois conjuntos no vazios. O conjunto A possui 64 subconjuntos. O conjunto B, por sua vez, possui 16 subconjuntos. Sabe-se tambm, que o conjunto A B tem 7 elementos . Nessas condies, conclui-se que o nmero de elementos do conjunto a B :

    a) o b) 1 c) 2 d) 3 e) 4

    153) O valor de y para que o conjunto A = { -1, (2x + y), 6, 7, 9} seja igual ao conjunto B = {6, 7, 9, 4, x y}, igual a:

    a) 2 b) 1 c) 0 d) 1 e) 2

    154) Se x, y e x so nmeros diferentes de zero tais que: 1 y > x e xy = z, ento a alternativa necessariamente falsa

    a) y > z b) y = z c) z = x d) x > z e) z > 0

  • 155) Se os conjuntos A, B e A B possuem, respectivamente, 1500, 1200 e 1000 elementos, ento o nmero de elementos pertencentes ao conjunto A B igual a:

    a) 200 b) 300 c) 500 d) 1100 e) 1200

    156) Os resultados de uma pesquisa realizada em uma grande capital indicam que 40% de seus habilitantes costumam ler o jornal local denominado Gazeta Informativa, enquanto que 30% costumam ler um outro jornal, tambm local, denominado Dirio Esclarecedor. A pesquisa informa, tambm que penas 10% dos habitantes desta cidade lem os dois jornais. Assim, se nesta grande capital existirem 1.500.000 habitantes, o nmero de pessoas que no lem nenhum dos dois jornais igual a:

    a) 600.000 b) 650.000 c) 750.000 d) 800.000 e) 850.000

    157) Em uma sala de aula com 20 alunos, 12 jogam basquete e 16 de trabalhar no computador. Assim, o percentual de alunos que jogam basquete e gostam de trabalhar no computador :

    a) exatamente 40% b) exatamente 60% c) no mnimo 40% d) no mnimo 50% e) no mnimo 60%

    158) Uma locadora de carro tem 300 veculos dos quais 30% so carros de 4 portas. De todos os veculos da locadora, 20% tm motor a gasolina. Sabendo-se que 15 carros 4 portas tm motor a gasolina, a percentagem de carros da locadora para no so a gasolina e nem tem 4 portas :

    a) 10% b) 55% c) 60% d) 75% e) 90%

    159) Ana mandou fazer um vestido para ir a uma recepo, mas no sabe se o mesmo ficar pronto. Suas amigas, Jlia, Sandra e Valria tm opinies diferentes sobre se o vestido ficar ou no pronto at a hora de Ana se vestir para a recepo. Se Jlia estiver certa, ento Valria est enganada. Se Valria estiver enganada, ento Sandra enganada. Se Sandra estiver enganada, ento o vestido no ficar pronto. OU o vestido fica pronto, ou Ana no ir a recepo . Ora, verificou-se que Jlia est certa. Logo;

    a) O vestido fica pronto b) Sandra e Valria no estavam enganadas

  • c) Valria estava enganada, mas no Sandra d) Sandra estava enganada, mas no Valria e) Ana no ir a recepo

    160) Trs mulheres R, S e T, dois homens, U e V e quatro crianas =, W, X, Y e Z vo assistir a final de um campeonato em um estdio de futebol. Eles possuem um total de 9 lugares para assistir o jogo mas esses lugares esto localizados em trs diferentes reas do estdio; havendo um grupo de tr6es lugares adjacentes em cada rea. Para assistir o jogo, estas nove pessoas ficaro em grupos de trs de acordo com as seguintes restries.

    - Nenhum adulto do mesmo sexo pode ficar junto em qualquer grupo - W no pode ficar no grupo em que estiver R - X precisa ficar no grupo com S ou R ou ambos , mas no pode ficar no mesmo

    grupo em que Z estiver.

    Se R o nico adulto em seu grupo, ento uma das possveis possibilidades para os outros dois membros do grupo :

    a) W e X b) W e Y c) X e Y d) X e Z e) X e S

    161) Se x e y so inteiros consecutivos, ento uma expresso que representa necessariamente, um nmero inteiro e par :

    a) x b) y c) xy/2 d) x/y e) xy

    162) Para que a proposio todos os homens so bons cozinheiros seja falsa, necessrio que:

    a) todas as mulheres sejam boas cozinheiras b) algumas mulheres sejam boas cozinheiras c) nenhum homem seja bom cozinheiro d) todos os homens sejam maus cozinheiros e) ao menos um homem seja mau cozinheiro

    163) Em um centro de cpias as primeiras 10 cpias custam x centavos cada. Cada uma das prximas 50 cpias custa 5 centavos a menos por cpia. Da cpia nmero 61 em diante o custo 2 centavos por cpia. Ento, o custo em centavos, em termos de x, de 200 cpia dado por:

    a) 60x + 30 b) 50x 10 c) 50(x 5) d) 60x 110 e) 10x + 490

  • As questes de 164 a 188 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 09/1998.

    164) Sabendo-se que a mdia aritmtica entre dois nmeros a e b igual a 10, podemos afirmar que:

    a) a e b so iguais a 10 b) a e b so maiores que 10 c) a maior que 10 e b menor que 10 d) a maior que b e) a no menor que 10 ou b menor que 10

    165) O campeonato de futebol da galxia de Andrmeda comea com 1500 times e jogado no sistema de eliminatria simples, isto , se um time perde uma partida ele est automaticamente fora do torneio. Quantas partidas foram jogadas no campeonato deste ano at conhecer-se o campeo, sabendo-se que no houve nenhum empate?

    a) 750 b) 1400 c) 1500 d) 1499 e) 1490

    166) Para que a afirmativa Todo matemtico louco seja falsa, basta que:

    a) todo matemtico seja louco b) todo louco seja matemtico c) algum louco no seja matemtico d) algum matemtico seja louco e) algum matemtico no seja louco

    167) Considere o conjunto A = {0, 1, 2, 4, 8}. Somando de todas as maneiras possveis dois ou mais elementos distintos de A obtemos:

    a) 10 nmeros diferentes. b) 12 nmeros diferentes. c) 15 nmeros diferentes. d) 8 nmeros diferentes. e) 20 nmeros diferentes.

    168) De quantas maneiras diferentes se pode trocar uma moeda de 50 centavos em moedas de 5, 10 e 25 centavos?

    a) 10 b) 9 c) 11 d) 5 e) 15

    169) Em uma pesquisa com 46 estudantes, constatou-se que 23 gostavam de rock, 24 de bossa nova e 19 de pagode; 12 gostavam de rock e bossa nova, 13 de rock e pagode e 14 de

  • bossa nova e pagode, e 9 gostavam de todos os trs tipos. Quantos estudantes no gostavam de nenhum dos trs tipos de msica?

    a) 10 b) 13 c) 15 d) 12 e) 18

    170) Das afirmaes todo animal roxo tem 13 pernas e todo unicrnio roxo pode-se concluir que:

    a) existem unicrnios roxos b) no existem animais de 13 pernas c) todo unicrnio tem 13 pernas d) todos os animais de 13 pernas so unicrnios e) todo animal roxo um unicrnio

    171) Os prximos dois nmeros na seqncia 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, ... so;

    a) 34, 35 b) 43, 55 c) 47, 62 d) 35, 54 e) 34, 54

    172) em um grupo de estudantes 12 esto na classe de Qumica, 10 na de Fsica, 3 estudam Qumica e Fsica e 5 no estudam nem Qumica e nem Fsica. Quantos estudantes esto no grupo?

    a) 22 b) 20 c) 24 d) 18 e) 19

    173) Um trem sai de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro s 18:00 horas com velocidade constante de 50 km/h; um segundo trem inicia o mesmo percurso s 19:00 horas, em trilhos paralelos aos do primeiro, com velocidade constante de 60 km/h. A distncia de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro de 480 km. Assinale a concluso que decorre destes fatos.

    a) Os trens nunca vo se emparelhar b) Os trens vo se emparelhar uma vez antes de chegar ao Rio c) Os trens vo se emparelhar duas vezes antes de chegar ao Rio d) Os trs s vo se emparelhar ao chegar ao Rio e) No possvel chegar a uma concluso a partir dos fatos apresentados

    174) Um nibus tem capacidade para transportar exatamente 15 adultos ou ento exatamente 20 crianas. Se neste nibus j se encontram 14 crianas, quantos adultos ainda podem entrar sem que a capacidade seja excedida?

    a) 6

  • b) 4 c) 15 d) 5 e) 20

    175) Voc j sabe que 2 1 = 2, 2 = 4, 2 = 8, 2 4 = 16, 2 5 = 32, 2 6 = 64 e assim por diante. Qual o ltimo dgito do nmero 2 99 ?

    a) 2 b) 8 c) 6 d) 7 e) 4

    176) Seu professor de Geometria pede para voc calcular um lado de um tringulo escaleno usando a lei dos cossenos. Qual das respostas abaixo no podem ser a correta?

    a) 7 b) 0,0005 c) pi d) 1,27 e) 20/9

    177) Uma festa tem 8 convidados, que se cumprimentam com apertos de mo. Sabendo-se que qualquer convidado cumprimentou todos os outros exatamente uma vez, quantos apertos de mo aconteceram?

    a) 56 b) 8 c) 32 d) 28 e) 16

    178) Joo, Paulo, Ana e Maria formam dois casais. Cada uma destas pessoas gosta de um nico esporte entre correr, nadar, andar de bicicleta e jogar futebol, e duas delas nunca gostam do mesmo esporte. Sabe-se que

    - Joo no gosta de jogar futebol - Paulo e sua mulher no gostam de correr - Nenhuma mulher gosta de jogar futebol - O marido de Ana ganhou uma bicicleta para praticar seu esporte preferido.

    179) Marcos mente s sextas, sbados e domingos, e fala a verdade nos outros dias da semana. Joana mente s teras, quartas e quitas, e fala a verdade nos outros dias da semana. Se hoje dizem que mentiram ontem, que dia da semana hoje?

    a) Domingo b) quinta-feira c) sexta-feira d) segunda-feira e) quarta-feira

  • INSTRUES: 180 a 184 voc encontrar uma pergunta e duas afirmaes numeradas (1) e (2). No necessrio responder pergunta. Pede-se que voc escolha, entre as alternativas abaixo, a mais adequada a cada caso.

    a) A afirmao (1) sozinha suficiente para responder pergunta, mas a afirmao (2) sozinha no o .

    b) A afirmao (2) sozinha suficiente para responder pergunta, mas a afirmao (1) sozinha no o .

    c) As afirmaes (1) e (2) permitem responder pergunta, mas uma qualquer sozinha no o permite.

    d) Qualquer uma das afirmativas permite responder pergunta. e) A pergunta no pode ser respondida com as afirmaes dadas.

    180) Qual o nome do presidente do Brasil?

    (1) Fernando Henrique Cardoso candidato presidncia (2) Eduardo Azeredo no candidato presidncia do Brasil

    181) Qual a rea de um quadrado de lado r?

    (1) O permetro do crculo inscrito no quadrado 2. (2) r a raiz da equao x - 5x + 6 = 0

    182) Quem o mais alto entre Joo, Pedro e Paulo?

    (1) Joo mais baixo que Pedro e Paulo mais alto que Joo (2) Joo mais baixo que Pedro e Paulo mais alto que Pedro

    183) Quais so os valores de a e b

    (1) a + b = 2 (2) a b = 2

    184) Qual a distncia percorrida pelo carro na viagem?

    (1) Conhece-se o tempo, em minutos, gasto na viagem e a velocidade (constante) do carro em metros por hora.

    (2) Conhece-se o consumo do carro em quilmetros por litro e a quantidade de combustvel, em decilitros, gasta na viagem.

    185) Definimos uma nova operao como se segue: se a e b so nmeros inteiros, ento a b = a + b 5. Qual o valor de 2 (3 4) + ( 1 5) ?

    a) 5 b) 1 c) 2 d) 2 e) 0

    186) Suponha que a e b sejam nmeros inteiros tais que a = b + 1, e considere as seguintes afirmaes.

  • (1) a maior que b (2) a maior que b (3) a e b so mpares

    Pode-se, ento, afirmar que:

    a) (1), (2) e (3) so verdadeiras b) (1) e (2) so verdadeiras e (3) falsa c) (1) e (2) so falsas e (3) verdadeira d) (1) verdadeira e (2) e (3) so falsas e) (1), (2) e (3) so falsas

    187) Qual das seguintes respostas melhor se adapta pergunta Quantos metros cbicos de ar se encontram em um quarto de tamanho mdio de um apartamento comum?

    a) 1 b) 500 c) 5 d) 30 e) 150

    188) Sabe-se que se Joo ama Maria, ento Jos ama Marta. Por outro lado, sabemos que Jos no ama Marta, e podemos concluir que:

    a) Joo e Jos amam Maria b) Jos ama Maria e Joo ama Marta c) Joo no ama Maria e Jos ama Marta d) Jos no ama Marta e Joo no ama Maria e) Joo ama Maria e Jos no ama Marta

    As questes de 189 a 212 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 05/1999.

    189) A resposta pergunta Que horas so? usualmente dada na forma xx:yy, onde xx indica as horas de 00 a 23 e yy indica os minutos de 00 a 59. Se voc tentar adivinhar que horas so (na forma indicada), qual erro mximo que pode acontecer com relao hora certa? (Por exemplo, se agora so 9:00 e voc diz 13:32, o erro 04:32)

    a) 11:59 b) 06:00 c) 12:00 d) 24:00 e) 23:59

    190) Um tijolo de dimenses 3cm x 4cm x 5cm mergulhado em tinta preta e, depois, cortado em cubinhos iguais de 1cm x 1cm x 1cm. Quantos desses cubinhos no

    Sabendo-se que tero nenhuma face pintada de preto?

    a) 36 b) 60 c) 6

  • d) 12 e) 1

    191) No mapa abaixo, os nmeros 1, 2, 3, 4, 5 e 6 correspondem s cidades A, B, C, D, E e F, mas no necessariamente nessa ordem

    N .1 .2 .3 .4 .5 .6

    . C est ao sul de A,

    . B est ao sudoeste de F e

    . B est ao noroeste de E, pode-se concluir que a cidade D corresponde ao nmero.

    a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

    192) Quantos so os conjuntos de nmeros inteiros positivos { }ba, tais que ab = 360 e a + b < 100?

    a) 8 b) 9 c) 11 d) 12 e) 10

    193) Um retngulo tem permetro de 504m. Sabe-se que o comprimento de um de seus lados mais 6 metros igual ao dobro do comprimento do outro. Qual a rea do retngulo em metros quadrados?

    a) 76.412 b) 64.721 c) 14.276 d) 47.621 e) 24.721

    194) Um grupo de amigos vai a um restaurante. Ao final da refeio, a conta, com a gorjeta includa, fica em R$ 24,00. A despesa , ento, dividida igualmente entre todos. A, como sempre acontece, dois dos amigos dizem que esto sem dinheiro. Isso fora os restantes a contriburem, cada um, com R$ 1,00 para que a conta seja paga. Quantas pessoas havia no grupo?

    a) 8 b) 6 c) 4 d) O problema no tem soluo e) O problema tem duas solues.

  • 195) Qual o prximo nmero na seqncia 77, 49, 36, 18 ......?

    a) 10 b) 12 c) 8 d) 14 e) 7

    196) Trs suspeitos de roubar um a loja so interrogados na delegacia. Armando diz Fui eu!. Bernardo diz No foi Armando. Carlos diz No fui eu!. Sabendo-se que apenas um dos suspeitos est falando a verdade e que a loja foi assaltada por apenas um dos suspeitos, podemos afirmar que o autor do assalto foi

    a) Armando b) Bernardo c) Carlos d) Nenhum deles e) No possvel responder pergunta.

    197) As letras T, X, Y, Z e W esto escritas em uma linha. Sabendo-se que

    . 2 letras separam X e Y,

    . T est esquerda de X,

    . Z e W esto juntas e

    . W est to perto de T como de Y, podemos afirmar que:

    a) Z ocupa a segunda posio a contar da esquerda. b) W est direita de Y. c) W ocupa a terceira posio a partir da direita. d) W est entre Z e Y. e) A primeira letra direita no Y.

    198) Joo e Maria marcam um encontro no parque. Para chegar l de suas casas, eles tm de andar exatamente a mesma distncia. Ambos saem de casa mesma hora. Joo anda a 5 km/h enquanto Maria anda a 4km/h. Joo, claro, chega primeiro; Maria chega 15 minutos depois. A que distncia ambos moram do parque?

    a) 2km b) 4km c) 3km d) 5km e) 2,5km

    199) 30 balas so distribudas entre 11 crianas. Podemos afirmar que:

    a) Pelo menos 1 criana ganhou 4 balas. b) Pelo menos 2 crianas ganharam exatamente 5 balas. c) 8 crianas ganharam 3 balas cada e as outras e ganharam 2 balas cada. d) Pelo menos duas crianas ganharam o mesmo nmero de balas. e) Nenhum criana ficou sem balas.

  • 201) Um pintor pinta um quarto em 4 horas. Outro faz o mesmo servio em 3 horas. Em quanto tempo o quarto ser pintado se ambos trabalharem juntos?

    a) Exatamente 3 horas e meia. b) Aproximadamente 1 hora e 40 minutos. c) Exatamente 2 horas. d) Aproximadamente 2 horas. e) Exatamente 1 hora e 55 minutos.

    202) Uma cidade tem 12 restaurantes, dos quais 2 servem apenas carne vermelha, 1 serve apenas frutos do mar e 6 no servem nada que contenha vinho. Fora essas restries, atendem qualquer pedido. O nmero dos que no servem nem carne nem fruto do mar igual ao nmero daqueles que servem carne e frutos do mar mas evitam o vinho. O nmero de restaurantes onde se pode comer camaro com vinho branco duas vezes o nmero de restaurantes que servem rosbife com molho de vinho madeira. No Chez Pierre, come-se fil de boi e bebe-se um excelente vinho francs, mas no so servidas ostras. Em quantos restaurantes possvel pedir polvo frito e rosbife com molho de vinho tinto?

    a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4

    203) Qual a diferena entre a soma dos 500 primeiros nmeros pares positivos (comeando de 2) e a soma dos 500 primeiros nmeros impares positivos?

    a) 1000 b) 750 c) 2000 d) 250 e) 500

    204) Seja x = 1. Ento x = x, donde x - 1 = x 1. ento (x-1) (x+1) = x 1. Logo x + 1 = 1, donde x = 0. Conclumos, assim, que 1 = 0, o que mostra que algo est errado neste raciocnio. Qual o erro?

    a) Supor x = 1 b) Concluir, dado x = 1, que x = x c) Subtrair 1 dos dois lados da equao x = x d) Dividir por x 1 e) O raciocnio est correto, apesar de o enunciado afirmar o contrrio.

    205) Quantos nmeros inteiros entre 100 e 999 (inclusive) possuem dgitos repetidos? (Por exemplo, 223 e 222 possuem dgitos repetidos o 2 - , ao contrrio de 123.)

    a) 497 b) 227 c) 643 d) 252

  • e) 344

    206) Um jarro azul contm 1 litro de leite e um jarro verde 1 litro de caf. 100ml de leite so retirados do jarro azul e adicionados ao jarro verde, misturando bem. Aps isso, 100ml da mistura no jarro verde so retirados e despejados no jarro azul. Podemos afirmar que:

    a) H mais leite no jarro azul que caf no jarro verde. b) H mais caf no jarro verde que leite no jarro azul. c) A quantidade de caf no jarro azul diferente da quantidade de leite no jarro verde,

    mas no se pode afirmar qual vaso contm maior quantidade. d) H tanto leite no jarro azul quanto caf no jarro verde. e) H tanto leite no jarro verde quanto leite no jarro azul.

    207) Das afirmaes

    . Alguns gatos so centopias;

    . Centopias gostam de jogar xadrez, podemos concluir que:

    a) Existem centopias que no so gatos b) Centopias miam. c) Se Joo no gosta de jogar xadrez, ento Joo no uma centopia. d) Gatos gostam de jogar xadrez. e) Gatos tm 100 pernas.

    208) Entre carros e motocicletas, Paulo tem 11 veculos, que, juntos, possuem 36 pneus. Qual a diferena entre o nmero de carros e o de motocicletas?

    a) 3 b) 2 c) 1 d) 0 e) 1

    209) So dados dois nmeros inteiros positivos cujo quociente est compreendido entre 1 e 2. Pode-se afirmar que:

    a) Os nmeros so iguais b) O maior nmero menor que 1,5 vez o menor. c) O menor nmero menor que a metade do maior. d) A soma dos dois nmeros mpar. e) Nenhuma das afirmativas acima vlida.

    210) Armando, Bernardo, Carlos e Daniel saem de chapu, casaco e luvas em um dia frio. Na pressa, nenhum deles chegou a vestir qualquer uma de suas peas de vesturio, pegando uma de cada um dos colegas. Sabendo-se que

    - nenhum deles possui mais de uma pea de vesturio de cada um dos tipos acima;

    - quem est com o chapu de Carlos tambm est com as luvas de Armando e o casado de Bernardo;

    - Bernardo no est com o chapu de Daniel; - Armando no est com o casaco de Carlos;

  • - Carlos no est com as luvas de Daniel; pode-se afirmar que quem est com as luvas de Carlos

    a) Armando b) Bernardo c) Carlos d) Daniel e) No possvel responder pergunta com os dados fornecidos.

    211) Pense em um caminho de carga normal. razovel dizer que sua capacidade de:

    a) 1 m b) 15 m c) 100 m d) 50 m e) 2 m

    212) Em um pas rabe vivem Ahmed, Kalil e Said. Ahmed tem uma esposa a menos que seu irmo Kalil; este for sua vez, tem uma esposa a menos que Said; e este ltimo tem duas vezes mais esposas que Ahmed. Em conjunto, quantas so as esposas de Ahmed, Kalil e Said?

    a) 5 b) 6 c) 9 d) 7 e) 8

    213) Em cada um dos pares abaixo, os nmeros direita so obtidos dos nmeros esquerda por uma frmula matemtica simples, que a mesma em cada linha. - (8, 23), (3, 13), (11, 29), (2, x) - (6, 10), (5, 8), (17, 32), (12, y) - Pode-se afirmar que os valores de x e y so, respectivamente:

    a) 11, 21 b) 10, 24 c) 11, 24 d) 10, 21 e) 11, 22

    As questes de 214 a 224 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 06/2000.

    214) Considere as seguintes afirmativas: - Todos que gostam de administrao so inteligentes. - Existem pessoas inteligentes que so simpticas.

    Das afirmaes acima, conclui-se que:

  • a) nenhuma pessoa que gosta de administrao simptica. b) Toda pessoa que gosta de administrao simptica. c) Existem pessoas que gostam de administrao e so simpticas. d) Toda pessoa simptica gosta de administrao. e) Podem existir pessoas que gostam de administrao e so simpticas.

    215) Sejam as proposies:

    - p: Thales honesto - q: Thales trabalhador.

    Assuma que os smbolos e letras , , np e nq, representam, respectivamente, conjuno (e), disjuno (ou), negao de p e negao de q. Dentre as alternativas abaixo, em linguagem simblica, aquela que representa a proposio No verdade que Thales desonesto ou trabalhador

    a) np nq b) n (np nq) c) n (np q) d) np nq e) np q

    216) Considere as seguintes afirmaes:

    - Algum poltico honesto. - Nenhum jogador honesto.

    Ento, CORRETO afirmar que

    a) algum poltico jogador b) algum poltico no jogador c) algum honesto jogador d) todo poltico jogador e) todo jogador poltico

    217) Um restaurante aumenta seus preos em 10% para cobrir despesas de servios. Chamando de p os preos antigos do cardpio e de y os preos com acrscimo, a equao que relaciona p e y dada por

    a) 10y + 11p = 0 b) y = p + 10 c) y = 10p d) 10y 11p = 0 e) 11y 10p = 0

    218) Considere as afirmativas abaixo:

    - Algumas empresas brasileiras de avaliao civil mal administradas esto em crise.

  • - Todas as empresas brasileiras de aviao civil em crise tm baixo nvel de ocupao de aeronaves.

    Com base nessas afirmativas, CORRETO afirmar que

    a) as empresas brasileiras avaliao civil esto em crise devido sua m administrada e ao baixo nvel de ocupao de aeronaves.

    b) Se uma empresa brasileira de aviao civil tem baixo nvel de ocupao de aeronaves, ento ela mal administrada.

    c) O baixo nvel de ocupao de aeronaves das empresas brasileiras de aviao civil se deve s elevadas tarifas por elas praticadas.

    d) Algumas empresas brasileiras de aviao civil mal administradas no esto em crise tm elevado nvel de ocupao de aeronaves.

    e) Todas as empresas brasileiras de aviao civil que tm elevado nvel de ocupao de aeronaves so bem administradas.

    219) Em um armazm existem trs caixas fechadas, cada uma delas com uma etiqueta de identificao do seu contedo. Uma delas contm somente mas, a outra somente pras, e a terceiras, mas e pras. Nenhuma das caixas est com a etiqueta de identificao do contedo correta. A quantidade mnima de frutas que deve(m) ser retirada(s) de uma das caixas para colocar as etiquetas de identificao corretamente

    a) uma fruta da caixa com a etiqueta mas b) uma fruta da caixa com a etiqueta pras c) uma fruta da caixa com a etiqueta mas e pras d) duas frutas da caixa com a etiqueta mas e pras e) trs frutas da caixa com a etiqueta mas e pras

    220) Assinale, dentre as alternativas abaixo a proposio INCORRETA.

    a) Se a soma de dois nmeros positivos igual a 16, ento a mdia aritmtica deles igual a 8.

    b) Se o produto de dois nmeros positivos igual a 16, ento a sua mdia geomtrica igual a 4.

    c) Se a soma de dois nmeros positivos igual a 16, ento a mdia geomtrica deles menor ou igual a 8.

    d) Se o produto de dois nmeros positivos igual a 16, ento a sua mdia aritmtica maior ou igual a 4.

    e) No existem dois nmeros positivos cuja soma e produto sejam iguais a 16.

    221) Uma bandeira formada por quatro listras que devem ser coloridas usando-se apenas as corres amarelo, branco e cinza, no devendo listras adjacentes ter a mesma cor. De quantos modos distintos essa bandeira pode ser colorida?

    a) 6 b) 12 c) 18 d) 20 e) 24

  • 222) Mateus e Lucas apostam uma corrida. Mateus corre a metade do tempo e anda a outra metade. Lucas corre a metade da distncia e anda a outra metade. Se ambos correm e andam com as mesmas velocidades, ento CORRETO afirmar que

    a) Mateus chegar primeiro ao final do percurso. b) Lucas chegar primeiro ao final do percurso. c) Mateus e Lucas chegaro juntos ao final do percurso. d) Mateus e Lucas chegaro juntos metade do percurso. e) Na metade do percurso, Lucas estar na frente de Mateus.

    223) Um passageiro est parado numa estao ferroviria e verifica que um trem leva 9 segundos para passar por ele e 21 segundos para atravessar todos os 80m de comprimento da estao. Qual o comprimento do trem?

    a) 80m b) 60m c) 55m d) 40m e) 30m

    224) Para fazer uma viagem Rio de Janeiro So Paulo Rio de Janeiro, possvel usar como meio de transporte trem, nibus ou avio. De quantos modos diferentes possvel escolher os meios de transporte se no se deseja usar na volta o mesmo meio de transporte utilizado na ida?

    a) 3 b) 4 c) 6 d) 9 e) 24

    As questes de 225 a 235 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 10/2000.

    225) Considere as seguintes sentenas:

    i. As rosas so vermelhas e as violetas so azuis. ii. Quando a deciso do campeonato? iii. A prova difcil ou longa.

    Do ponto de vista da lgica, pode-se dizer que

    a) I, II e II so proposies. b) I e III so proposies compostas. c) I, II e III so proposies simples. d) I, II e III so proposies compostas. e) O valor verdade de II : FALSO.

  • 226) Uma fbrica de geladeiras produz 50 unidades, ocupando, nas trs fases de produo, o seguinte pessoal.

    - Fase de Fabricao: 30 pessoas em 10 dias de 8 horas. - Fase de Montagem: 15 pessoas em 8 dias de 10 horas. - Fase de Acabamento: 10 pessoas em 5 dias de 12 horas.

    Assim sendo, pode-se dizer que

    a) 55 pessoas fazem uma geladeira em 1 hora. b) 84 pessoas fazem uma geladeira em meia hora. c) Cada pessoa faz uma frao de 0,0119 de geladeira em 1 hora d) A cada hora produzida uma geladeira. e) Uma pessoa demora 55 horas para fazer uma geladeira.

    227) Um casal pretende ter trs filhos. As possibilidades quanto seqncia de sexo dos filhos so em nmero de.

    a) 3 b) 4 c) 6 d) 7 e) 8

    228) Um caixa eletrnico trabalha apenas notas de R$ 5,00 e R$ 10,00. Se uma pessoa retirou 35 notas totalizando R4 250,00, ento pode-se dizer que a pessoa recebeu

    a) vinte e cinco notas de R$ 5,00 e dez notas de R$ 10,00 b) quinze notas de R$ 5,00 e vinte notas de R$ 10,00. c) dez notas de R$ 5,00 e quinze notas de R$ 10,00 d) vinte notas de R$ 10,00 e dez notas R$ 5,00 e) quinze notas de R$ 10,00 e vinte notas de R$ 5,00.

    229) Numa cidade ocorreram 480 acidentes envolvendo automveis. Em 160 deles os carros eram dirigidos por mulheres. Com estes dados, ao se comparar o desempenho de homens e mulheres como motoristas, pode-se dizer que

    a) as mulheres so trs vezes mais cuidadosas e seguras ao volante do que os homens. b) Os homens so mais cuidadosos e seguros ao volante do que as mulheres. c) Nada se pode concluir sobre tal desempenho. d) H trs vezes mais homens dirigindo nesta cidade do que mulheres. e) Homens e mulheres nesta cidade tm o mesmo desempenho ao volante.

    230) Dois hotis, A e B, de uma cidade apresentam num ms (30 dias) as seguintes ocupaes: - Hotel A, com 60 leitos hospedou 120 pessoas; - Hotel B, com 100 leitos hospedou 180 pessoas.

    - Com esses dados, pode-se afirmar que:

  • a) os hotis apresentam o mesmo grau de ocupao. b) O grau de ocupao do hotel A 2/3 do grau de ocupao do hotel B. c) O grau de ocupao do hotel B menor do que o do hotel d) O grau de ocupao de ambos os hotis baixo. e) Os hotis A e B estiveram sempre com ocupao completa.

    231) Um estudante novato da ps-graduao disse o seguinte:

    Se eu obtiver A em matemtica, ento eu irei cursar uma nova disciplina.

    Agora, considere as seguinte hipteses:

    I) verdade que ele obteve A em matemtica; verdade que ele cursar uma nova disciplina.

    II) verdade que ele obteve A em matemtica, falso que ele cursar uma nova disciplina.

    III) falso que ele obteve A em matemtica; verdade que ele cursar uma nova disciplina.

    IV) falso que ele obteve A em matemtica; falso que ele cursar uma nova disciplina.

    Assim sendo, pode-se afirmar que o valor lgico da sentena dita VERDADE nas hipteses:

    a) I, II e III b) I, III e IV c) II, III e IV d) I, II e IV e) I, II, III e IV

    232) Considere as seguintes sentenas:

    I) ~(2 < 3 1> 2); II) ~(pi real v pi um inteiro); III) 11 impar 11 primo;

    Onde os smbolos denotam: ~ (negao); (implicao); v (ou); (se e somente se).

    Representando o valor verdade de uma sentena por V quando ele for verdadeiro e por F quando ele for falso, com relao s sentenas dadas, os seus verdadeiros so, respectivamente:

    a) V, F, V b) V, V, F c) V, V, V d) F, V, F e) F, F, V

    233) Uma autoridade da rea econmica disse que o seguinte:

  • No verdade que se os ndices das bolsas de valores baixarem, ento haver desvalorizao cambial.

    Com base nesse pronunciamento, pode-se concluir que

    a) os ndices das bolsas podem baixar e no haver desvalorizao cambial. b) Haver desvalorizao cambial se os ndices das bolsas baixarem. c) Se os ndices das bolsas baixarem, no haver desvalorizao cambial. d) Se os ndices das bolsas no carem, no haver desvalorizao cambial. e) Os ndices das bolsas podem baixar e pode haver desvalorizao cambial.

    234) Ap;os uma manifestao popular de rua, foi afirmado por um manifestante o seguinte:

    Se existe algum tumulto, algum morto.

    1. falso que se existir algum tumulto algum morto. 2. Existe um tumulto e falso que algum morto. 3. Existe um tumulto e todos esto vivos.

    Com relao aos pronunciamentos, pode-se dizer que

    a) somente I um desmentido b) I, II e III so desmentidos c) III no um desmentido d) II e III no so desmentidos e) Somente II um desmentido.

    235) Sobre a funo logartmica natural, fazem-se as seguintes sentenas:

    1. o domnio o conjunto de todos os nmeros reais. 2. a imagem o conjunto de todos os nmeros reais. 3. A funo crescente em todo o seu domnio. 4. A funo descontnua num nico pondo de seu domnio. 5. A funo tem uma assntota horizontal. 6. A funo no tem inversa.

    a) F, F, V , V, F, F b) F, V , V , F, F, F c) V, V, V, F, V, V d) F, V, V, V, F, F e) V, F, V, F, V, V

    As questes de 236 a 245 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 02/2001.

    236) Considere as seguintes sentenas:

    I. No verdade que ela alta e elegante. II. No verdade que ela alta ou elegante. III. Ela no alta e ela no elegante. IV. Ela no alta ou ela no elegante.

  • Ento pode-se afirmar que:

    a) I equivalente a II e III equivalente a IV. b) II, III e IV so equivalentes. c) I equivalente a III e II equivalente a IV d) I equivalente a IV e II equivalente a III e) I, III e IV so equivalentes.

    237) Considere os seguintes argumentos: S1: Nenhum professor temperamental. S2: Pedro um artista. S3: Todos os artistas so temperamentais.

    Ento, uma concluso tal que o argumento seja vlido e tal que cada premissa seja necessria concluso :

    a) Pedro artista e professor. b) Pedro um professor temperamental c) Pedro no temperamental. d) Artistas so temperamentais. e) Pedro no professor.

    238) Considere os seguintes argumentos:

    I. Todos os administradores so pessoas interessantes. II. Rafael uma pessoa interessantes.

    E as seguintes concluses:

    I. Rafael administradora. II. Rafael no administradora. III. Rafael administradora mas no uma pessoa interessante.

    Ento a validade dos argumentos para cada uma destas concluses , respectivamente:

    a) Falcia, falcia, falcia b) Falcia, vlido, falcia c) Vlido, falcia, falcia d) Vlido, vlido, vlido e) Vlido, falcia, vlido

    239) Num rodeio trs boiadeiros laam trs bois em trs minutos. Desta forma, seis boiadeiros laaro seis bois em:

    a) 15 minutos b) 2 minutos c) 3 minutos d) 6 minutos e) 12 minutos

  • 240) Um trabalhador gasta 5 horas para limpar um terreno circular de 7m de raio. Quanto tempo gataria se o terreno tivesse 14m de raio?

    a) 7,5 horas b) 10 horas c) 15 horas d) 20 horas e) 22,5 horas

    241) Joo vai para a escola de nibus ou metr. Quando ele vai de metr ele volta de nibus. Durante x dias letivos Joo foi de nibus 8 vezes, voltou de nibus 15 vezes e tomou metr (ida ou volta) 9 vezes. Nestas condies o valor de x :

    a) 8 b) 9 c) 12 d) 15 e) 16

    242) Considere a seguinte sentena:

    No verdade que a empresa no obteve lucro e distribui bonificaes.

    Ela logicamente equivalente a:

    a) A empresa teve prejuzo e distribuiu bonificaes. b) A empresa obteve lucro ou no distribuiu bonificaes. c) A empresa teve prejuzo ou distribuiu bonificaes. d) A empresa obteve lucro e distribuiu bonificaes. e) A empresa no teve lucro e no distribuiu bonificaes.

    243) Considere a seguinte sentena:

    No verdade que se no chover hoje ento aumentar o preo das hortalias. Ela logicamente equivalente a:

    a) Hoje no chove e aumentar o preo das hortalias. b) Hoje chove e aumentar o preo das hortalias. c) Hoje chove ou aumentar o preo das hortalias. d) Hoje no chove e no aumentar o preo das hortalias. e) Hoje no chove ou no aumentar o preo das hortalias.

    244) Dada a sentena:

    dia de avaliao escolar e todos os alunos esto preparados.

    Uma forma de nega-la :

    a) No dia de avaliao escolar e todos os alunos esto preparados. b) dia de avaliao escolar e algum aluno no est preparado. c) No dia de avaliao escolar ou algum aluno no est preparado. d) No dia de avaliao escolar e algum aluno no est preparado.

  • e) No verdade que no dia de avaliao e todos os alunos esto preparados.

    245) Considere o seguinte argumento;

    S1: Se uma agncia bancria e mal administrada, ela deficitria; S2: Se uma agncia bancria deficitria, ela deve ser desativada;

    e a concluso ;

    S: Agncias bancrias mal administradas sero desativadas.

    Neste caso, pode-se afirmar que o argumento:

    a) uma falcia. b) Dependendo do tipo de agncia uma falcia. c) vlido. d) vlido mas depende do tipo de agncia. e) Pode ser vlido ou falcia dependendo do tipo de agncia.

    As questes de 246 a 261 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 06/2001.

    246) Qual das frases a seguir representa a negao de A (~A) se A a sentena: Maria adora velejar mas detesta voar.

    a) Maria detesta velejar e voar. b) Maria no gosta de velejar ou de voar. c) Maria no gosta de velejar mas adora voar. d) Maria detesta velejar ou adora voar. e) Maria adora velejar e detesta voar.

    247) Considere a seguinte proposio: Ela no nem bonita nem rica. Ento, sua negao simples :

    a) Ela rica mas no bonita. b) Ela bonita ou rica. c) Ela bonita e rica. d) Ela no bonita ou rica. e) Ela bonita mas no rica,

    248) Considere a seguinte sentena

    O Ministro da Fazenda competente ou tem bons assessores.

    Essa sentena logicamente equivalente a

    a) O Ministro da Fazenda competente e tem bons assessores. b) O Ministro da Fazenda no competente e no tem bons assessores. c) O Ministro da Fazenda competente ou no tem bons assessores.

  • d) No verdade que o Ministro da Fazenda incompetente e no tem bons assessores. e) No verdade que o Ministro da Fazenda incompetente ou no tem bons

    assessores.

    249) Considere as seguintes premissas:

    p: Paulo administrador. q: Maria professora.

    Qual dos itens abaixo representa, em linguagem comum, a proposio composta )~~(~~ qp

    a) Paulo administrador e Maria no professora b) Paulo administrador ou Maria no professora c) Paulo administrador ou Maria no professora d) Paulo no administrador e Maria no professora e) Paulo no administrador ou Maria professora

    250) Considere as seguintes proposies compostas

    I. Roma a capital da Fraca ou 3 + 4 = 7 II. Londres a capital da Itlia ou 2 + 5 = 9 III. Braslia a capital do Brasil, e 2 + 2 = 7 ou 3 + 3 = 6 IV. falso que, se Lisboa a capital da Frana, ento Braslia a capital da

    Argentina

    Os valores lgicos das proposies I, II, III e IV, formam a seguinte a seqncia

    a) F, F, F, F b) V, F, V, V c) V, V, V, F d) V, F, V, F e) V, F, F, V

    251) Considere as proposies p: A Terra plana e q: 2 um nmero racional. Dentre as proposies compostas abaixo, qual a de valor lgico VERDADEIRO?

    a) A Terra plana se, e somente se, 2 um nmero racional. b) A Terra no plana se, e somente se, 2 um nmero racional. c) Se a Terra no plana, ento 2 um nmero racional d) A Terra plana ou 2 um nmero racional e) A Terra plana se, e somente se, 2 um nmero irracional

    252) Sejam p e q proposies simples assumindo o valor lgico V ou F, na ordem i indicada na tabela abaixo:

    i p q ~(~p q)

    1 V V 2 V F 3 F V

  • 4 F F

    Os valores lgicos da proposio composta ~(~p q) que completam a tabela, na ordem dada, so

    b) V, V, F, F c) F, F, F, V d) V, V, F, V e) V, F, F, F, f) F, F, V, V

    253) Seja a proposio p: Cludio fala ingls e a proposio q: Cludio fala alemo, ento a proposio: ~p ~q em linguagem corrente

    a) falso que Cludio no fala ingls nem o alemo. b) Cludio no fala ingls e nem alemo. c) Cludio fala ingls, mas no fala alemo. d) Cludio no fala ingls e fala alemo. e) falso que Cludio fala ingls e alemo.

    254) A proposio )~(~~ qp equivalente a

    a) qp b) qp c) qp ~~ d) qp ~ e) qp ~

    255) Qual(is) argumento(s) abaixo (so) dedutivos?

    I. Todo mamfero tem corao. Todos os gatos so mamferos.

    - Todos os gatos tm corao.

    II. Todos os gatos que foram observados tinham corao. - Todos os gatos tm corao.

    III. Todos os ces tm penas. Todos os pssaros so ces.

    - Todos os pssaros tm penas.

    IV. A grande maioria dos brasileiros de trinta e cinco anos, atacados por cncer pulmonar, no vive por mais de trs anos.

    Joo Pedro um brasileiro de trinta e cinco anos, atacado de cncer pulmonar.

    - Joo Pedro no viver por mais de trs anos.

    a) I, III e IV b) I e IV c) II e IV d) I e III

  • e) Somente I

    256) Considere as seguintes proposies: I. 3 + 2 = 7 e 5 + 5 = 10 II. No verdade que 12 um nmero mpar. III. Se 03 = 3 ento 3 > 1 IV. 4 + 3 = 5, se e somente se, 1 + 1 = 3

    a) F, V, F, V b) F, F, V, V c) F, V, V, V d) V, V, V, F e) F, V, F, F

    257) Sejam as proposies: p: Pedro pobre r: Roberto feliz

    Qual das afirmativas abaixo est CORRETA?

    a) pr significa Roberto feliz e Pedro pobre. b) rp ~ significa Pedro pobre e Roberto no feliz. c) )~(~~ rp significa Pedro pobre ou Roberto no feliz. d) rp ~~ significa Se Pedro no pobre, ento Roberto no feliz. e) rp ~ significa Se Pedro no pobre, ento Roberto feliz.

    258) Considere a sentena: Alguns alunos so estudiosos. A NEGAO desta sentena

    a) Existem alunos estudiosos. b) Alguns alunos no so estudiosos. c) Todos os alunos no so estudiosos. d) Todos os alunos so estudiosos. e) H alunos que no so estudiosos.

    259) Considere as seguintes afirmaes:

    I. Dizer que uma proposio lgica ou verdadeira ou falsa sempre verdadeiro.

    II. Dizer que uma proposio lgica verdadeira e falsa ao mesmo tempo sempre falso.

    III. Dadas duas proposies p e q, a proposio: )(~)( qpqp uma contradio.

    Ento pode-se dizer que

    a) Somente I e II so corretas. b) As trs afirmaes so corretas. c) Somente II e III so corretas. d) Somente I e III so corretas.

  • e) III falsa

    260) Considere as seguintes proposies:

    I. Se Vasco da Gama descobriu o Brasil, ento a rea do crculo de raio r rpi2 .

    II. Se Vasco da Gama descobriu o Brasil, ento o nmero pi menor do que 3.

    III. Se o Sol gira em torno da Terra, ento a Terra plana.

    O valor lgico de cada uma delas forma, respectivamente, a seqncia

    b) V, F, F c) V, V, F d) F, V, V e) V, V,V f) F, F, F

    261) Seja a proposio condicional: Se Carlos administrador, ento pobre. A contrapartida (ou recproca da contrria) da proposio condicional dada

    b) Se Carlos administrador ento rico. c) Se Carlos pobre ento administrador. d) Se Carlos no pobre ento no administrador. e) Se Carlos pobre ento no administrador. f) Se Carlos no administrador ento pobre.

    As questes de 262 a 277 fazem parte da prova de raciocnio lgico do teste ANPAD 09/2001.

    262) Considere as seguintes premissas:

    a. Se chover em abundncia, no haver racionamento de energia eltrica. Se no houver racionamento de energia eltrica, haver crescimento econmico.

    b. Se chover em abundncia ou se no houver racionamento de energia eltrica, haver crescimento econmico. No houve racionamento de energia eltrica.

    c. Haver crescimento econmico se, e somente se, chover em abundncia. Choveu em abundncia.

    d. Se chover em abundncia, no haver racionamento de energia eltrica e, se houver crescimento econmico, haver racionamento de energia eltrica. Houve crescimento econmico.

    As concluses para cada argumento seja vlido so, respectivamente:

    a) Se chover em abundncia, haver crescimento econmico; haver crescimento econmico; no haver crescimento econmico; houve racionamento de energia eltrica.

    b) haver crescimento econmico; no haver crescimento econmico; haver crescimento econmico; no choveu em abundncia.

    c) no haver crescimento econmico; haver crescimento econmico; haver crescimento econmico; choveu em abundncia .

  • d) se chover em abundncia, haver racionamento de energia eltrica; haver crescimento econmico; haver crescimento econmico; choveu em abundncia.

    e) se chover em abundncia, haver crescimento econmico; haver crescimento econmico; haver crescimento econmico; no choveu em abundncia.

    263) Considere as seguintes proposies:

    I. No verdade que as equipes classificadas so tcnicas e possuem grandes torcidas.

    II. As equipes classificadas no so tcnicas e no possuem grandes torcidas. III. No verdade que as equipes classificadas so tcnicas ou possuem

    grandes torcidas. IV. As equipes classificadas no so tcnicas ou no possuem grandes torcidas.

    Ento, sobre a equivalncia de proposies, pode-se afirmar que:

    a. I equivalente a II e III equivalente a IV b. I equivalente a III e II equivalente a IV c. Somente I equivalente a II d. I equivalente a IV e II equivalente a III e. Somente II equivalente a IV.

    264) Considere as seguintes proposies: p: Est frio; q: Est chovendo. Ento, a proposio compostas por p e q, que sempre verdade,

    a) se est frio, ento est chovendo. b) Se est frio, ento est frio e chovendo. c) Se est chovendo, ento est frio e chovendo. d) Se est frio e chovendo, ento est frio se, e somente se, est chovendo. e) Est chovendo, ento est frio.

    265) Considere as seguintes proposies , definidas no conjunto dos nmeros reais: I. Existe x tal que x + 2 = x II. Existe x tal que 042 =+x III. Para todo x, x 3 < x. IV. Para todo x, xx = V. Existe x tal que xexIn >)(

    a. F, F, V, F, F b. V, V, V, V, V c. F, V, V, V, V d. F, F, V, V, V e. F, F, F, F, V

    266) Considere a proposio: se h corrupo, algum prejudicado e as seguintes sentenas.

  • i. falso que, se existe corrupo, algum prejudicado. ii. H corrupo e ningum prejudicado. iii. No h corrupo e ningum prejudicado.

    Pode-se afirmar que, em relao proposio dada, (so) sentena(s) NEGATIVA(S)

    a) I, II e III b) I e II c) II e III d) I e III e) Somente a I

    267) Sendo a, b e c nmeros reais, considere as seguintes proposies:

    I. Se a < b < c, ento a < c. II. Se a < b, ento a + c > b + c. III. Se a < b e c < 0, ento ac < bc. IV. Se a > b e c < 0, ento ac < bc

    Sobre essas proposies, tem-se que.

    a) somente I e IV so verdadeiras b) I e II so verdadeiras c) III e IV so verdadeiras d) I e III so verdadeiras e) Todas so verdadeiras

    268) Considere as seguintes proposies:

    I. 10>x equivalente a .1010

  • IV. Se dois conjuntos R e S so ilimitados, ento a interseo desses conjuntos sempre ilimitada.

    A seqncia de valores verdades dessas proposies , respectivamente,

    b) F, F, F, F c) F, F, V, V d) V, V, V, F e) V, V, F, V f) V, V, F, F

    270) Considere as seguintes proposies sobre conjuntos:

    I. A um subconjunto de B. Ento a interseo de A com B precisamente B. II. Seja A um subconjunto de B. A unio de A com B precisamente B. III. Seja A um subconjunto de B. Ento o complemento de A, A um

    subconjunto do complemento de B, B. IV. Seja A um subconjunto de B. A unio de A e de (B A) precisamente B.

    As proposies VERDADEIRAS so

    a) II e IV b) I e III c) III e IV d) I e IV e) II e III.

    271) Considere as seguintes proposies compostas:

    I. No verdade que 2 + 2 = 4 ou 4 1 = 3 II. No verdade que 15 nmero primo. III. 2 + 3 = 5 se, e somente se, 1 + 5 = 3 IV. Se 3 < 5, ento 3 < - 5.

    O valor lgico (V ou F) de cada uma das proposies I, II, III e IV , respectivamente,

    a) F, F, F, V b) F, V, V, F c) V, V, F, F d) F, V, F, F e) V, F, F, V

    272) Sejam p e q proposies e seus valores lgicos dados conforme a tabela abaixo

    p Q V V V F F V F F

  • Com essas informaes, a seqncia de valores lgicos fornecida pela proposio ~p (qp)

    a) V, V, F, F b) V, F, V, F c) V, V, F, V d) F, V, F, V e) F, F, V, V

    273) Certa pessoa gastou todo o dinheiro (R$) que tinha fazendo compras em trs lojas. Em cada uma delas, ela gastou um real a mais do que a metade do que ela tinha ao entrar nela. A pessoa tinha, inicialmente,

    a) R$ 14,00 b) R$ 15,00 c) R$ 20,00 d) R$ 25,00 e) R$ 30,00

    274) Seja p a proposio Carla ricae q a proposio Carla feliz. Traduzindo para a linguagem simblica a proposio Carla pobre ou infeliz, tem-se que

    a) qp ~~ b) )~(~~ qp c) )~(~ qpp d) )~(~~ qpp e) qp ~~

    275) A proposio )~(~ qp equivalente a

    a) qp ~ b) qp ~~ c) qp d) qp ~~ e) qp ~

    276) Um pai tem hoje 62 anos e seus quatro filhos tm, juntos 41 anos. A idade do pai ser igual soma das idades de seus quatro filhos daqui a

    a) 5 anos b) 7 anos c) 8,5 anos d) 10 anos e) 12,5 anos

    277) Sejam p e q proposies. Ento, a contrapositiva de qp ~

    a) qp ~ b) pq c) pq ~~

  • d) pq ~ e) qp

    As questes de 278 a 295 fazem parte da prova de raciocnio lgico ANPAD 09/2004.

    278) Cinco amigas Paula, Virgnia, Slvia, Cristina e Gabriele moram na mesma cidade e so muito apegadas umas s outras. Nenhuma delas sai sem a companhia de uma das outras quatro. No ltimo sbado, houve falhas de comunicao entre elas e no puderam sair todas juntas como de costume. Nesse sbado, os trs seguintes fatos aconteceram:

    a. Paula tentou falar com Slvia, mas no conseguiu de forma alguma. b. Paula e outra das cinco amigas foram ao cinema e assistiram a um filme

    romntico. c. Virgnia foi viajar somente com Gabriela para outra cidade.

    Com base unicamente nessas afirmativas, podemos concluir que, nesse sbado,

    a) Slvia viajou junto com Gabriela b) Silvia saiu a passear sozinha. c) Paula assistiu a um filme com Virgnia d) Cristina assistiu a um filme e) Cristina foi assistir a um filme com Virgnia

    279) Um nibus sai do terminal A com 20 passageiros. Na primeira parada, sobem r passageiros; na prxima sobem 6 passageiros e descem dois; na seguinte, descem 3 e sobem 2; na prxima, sobrem 2 e descem 5; na ltima, antes do terminal B, descem 3 passageiros. O nmero de paradas que o nibus fez entre os dois terminais e o nmero de passageiros que estavam no nibus entre a terceira e quarta parada, so, respectivamente,

    a) 6 e 34 b) 6 e 22 c) 5 e 28 d) 5 e 22 e) 4 e 29

    280) Ao se escreverem os nmeros de 1 a 50, o algarismo 3 utilizado

    a) cinco vezes b) dez vezes c) doze vezes d) quinze vezes e) dezesseis vezes

  • 281) Aldo, Lucas e Osmar saram para passear de bicicleta. Em um certo momento, eles trocam as bicicletas e os bons entre si. Isto , cada um passeia agora com a bicicleta de um segundo e o bon de um terceiro. O que est com o bon de Osmar est com a bicicleta de Lucas. Ento,

    a) Osmar est com o bon de Aldo. b) Lucas est com a bicicleta de Aldo. c) Aldo est com a bicicleta de Osmar. d) Osmar est com a bicicleta de Aldo. e) Lucas est com o bon de Osmar.

    282) Sejam as proposies:

    p: Amir estudioso. q Amir trabalhador.

    A alternativa abaixo que representa a proposio ~ q ~ p

    a) Amir trabalhador e estudioso b) Amir no trabalhador ou no estudioso c) Amir no trabalhador e estudioso d) Amir no trabalhador ou estudioso e) Amir no trabalhador e no estudioso

    283) Meu relgio atrasa 96 minutos a cada dia. Se ele mostra a nora correta s 2 horas da madrugada, ento a hora certa quanto o relgio mostra 4 horas da tarde do mesmo dia

    a) 4h 30 min da tarde b) 5 h da tarde c) 5h 29 min da tarde d) 5h 55 min da tarde e) 5h 14 min da tarde

    284) Baseando-se nas tabelas-verdade das proposies seguintes, a alternativa que representa um valor falso

    a) se 2 + 2 = 4, ento 2 par. b) se 2 + 2 = 3, ento 2 impar c) se 2