22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

8
Sábado 22 DE MARÇO DE 2014 Libertadores do Nordeste Rosário de Pinto Bandeira levanta a taça em 1994 na primeira e única conquista de uma equipe da região na competição 20 anos de uma façanha Página 6

description

Bento Gonçalves/RS

Transcript of 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

Page 1: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

Sábado22 DE MARÇO DE 2014

Libertadores do Nordeste

Rosário de Pinto Bandeira levanta a taça em 1994 na primeira e única conquista de uma equipe da região na competição

20 anos de uma façanha

Página 6

Page 2: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

2 Sábado, 22 de março de 2014 | Semanário

Gauchão

Passo Fundo perde no Tribunal

O Esportivo respira mais aliviado depois do jul-

gamento do Passo Fundo na quinta-feira, 20, na sede da Federação Gaúcha de Futebol. Com o resultado o Alviazul não fica de fora do campeonato gaúcho de 2015, seguindo na primeira divisão.

O julgamento do time do

Vinicius [email protected]

Planalto poderia colocar o Es-portivo na ponta debaixo da tabela, e levar o time do Galo da Serra para a quarta colo-cação, tirando o Cruzeiro das quartas de final do Campeo-nato Gaúcho. Dessa forma, fica tudo como estava, o Cru-zeiro segue classificado para enfrentar o Internacional e o Passo Fundo é uma das três equipes rebaixadas para a Sé-rie A2. O time do Montanha

aguarda agora, uma nova con-vocação, ainda referente ao caso Márcio Chagas.

Derrota nos tribunais

Depois de perder no campo, a equipe do Passo Fundo saiu derrotada também nos tribu-nais. Na quinta-feira, 20, o jul-gamento do TJD pelos oito pon-tos perdidos que decretaram o rebaixamento não foi nem um

pouco positivo para o “Galo da Serra”. O pleno do tribunal de-cidiu por nove votos a zero que o Passo Fundo não tem como retomar a pontuação.

O clube deve buscar os pon-tos perdidos no STJD, no Rio de Janeiro que é a última ins-tância da justiça desportiva, e tentar reverter o rebaixamen-to da série A do campeonato gaúcho.

Nas redes sociais, torcedo-

res do Passo Fundo prometem entrar na justiça comum para brigar pela causa do clube. Al-guns chegam a acusar o próprio clube de ter armado para deixar o mesmo na situação em que se encontra. O clube começou o seu “naufrágio” na competição, depois que a Federação Gaúcha tirou oito pontos, dos treze que o clube havia conquistado, pelo fato do jogador Paulo Josué es-tar inscrito de forma irregular.

Page 3: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

Assoeva 6Assaf 4ADS 3Atlântico 3Alaf 3América 2AGSL 2Teutônia 1Afusca 1BGF 1Cachoeira 0ACBF não estreou

Classificação P

19/03 - Quarta-feira

20/03 - Quinta-feira

Assoeva 3 x 0 ALAFAssaf 2 x 1 CachoeiraAfusca 1 x 1 AGSLTeutônia 1 x 3 AtlânticoBGF 2 x 2 América

ACBF 1 x 1 ADS Sananduva

3Semanário | Sábado, 22 de março de 2014

Série Ouro de Futsal

BGF quer a vitória em Cachoeira

O BGF entra em quadra hoje, 22, na cidade de Ca-

choeira do Sul para enfrentar o Cachoeira Futsal. O jogo será o terceiro confronto do BGF no campeonato estadual da série ouro e também a busca pela primeira vitória. O adversário do BGF também não ganhou ainda na competição, foram duas partidas até o momento e duas derrotas. Já o BGF soma até o momento um ponto na competição, sendo que ainda ganha ritmo de jogo dentro de quadra, para chegar aos 100% do potencial de sua equipe.

No BGF, apesar dos resul-tados, o clima é de otimismo e evolução do grupo. Para o técnico Vaner Flores o tempo de treinamento ainda é muito pouco para a competição. “No ano passado em oito jogos no primeiro turno, nós ganhamos duas partidas. O jogo é esse e temos que trabalhar. No con-texto faz parte e temos que

estar tranquilos”, disse Flores. Sobre o próximo adversário, ele explica que jogar em Ca-choeira é difícil, sendo que o BGF já perdeu na casa do adversário. “O Cachoeira jo-gando em casa é muito forte”, disse o técnico.

A noite de quarta-feira, 19, não foi das melhores para o BGF. O time que teve apoio

da torcida no Ginásio Muni-cipal de Esportes não se deu bem na segunda rodada do Campeonato Estadual da série Ouro de Futsal. O time serra-no empatou com o América de Tapera pelo placar de 2 x 2. O primeiro gol aconteceu ainda no primeiro tempo com o jo-gador Hal, que comemorou muito com a torcida.

O segundo tempo, iniciou com atraso por conta da segu-rança. Alguns minutos depois e com a equipe de arbitragem mais tranquila, começou o se-gundo tempo, que foi de su-perioridade para o BGF que ampliou o placar com o joga-dor Well, que na sequência acabou expulso por uma joga-da mais dura. O América me-lhorou seu jogo na etapa com-plementar marcou com Nuno, faltando quatro minutos e o gol do empate para o América aconteceu quando faltavam 12 segundos para terminar a partida, convertido pelo jo-gador Marcel. Empate com sabor de derrota para o time da Capital do Vinho na estreia em casa.

Para o técnico Vaner Flores, a equipe poderia ter segurado mais a posse de bola. “Nó po-deríamos ter ficado mais com a bola e o jogador do América foi feliz no lance e aproveitou para empatar. Nós estamos buscan-do a todo momento “encaixar” o time”, salientou o treinador.

Vinicius [email protected]

Hal abriu o placar para o BGF na primeira partida em casa com o América

VINIC

IUS M

IEZNIKO

WSKI

Page 4: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

4 Sábado, 22 de março de 2014 | Semanário

Voleibol Jiu-Jitsu

Bento Open encerra com sucesso de participação

Bento Gonçalves foi mais uma vez sede de uma grande competição de artes marciais. O Bento Open de Jiu-Jitsu, que aconteceu no sábado e domin-go, 15 e 16, mostrou a força da modalidade no estado e no sul do Brasil. Dezenas de atletas de vários lugares, se aglome-ravam na quadra do Ginásio Municipal de Esportes, que foi pequena para acomodar todos os competidores.

O sábado foi marcado pelas competições das crianças nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, além da faixa branca. O domingo foi a vez dos atletas mais graduados; faixas roxas, azuis, marrons e pretas.

No total o Bento Open de Jiu-Jitsu reuniu cerca de 400 competidores.

A classificação final teve na categoria Kids a seguin-te classificação; em primeiro

Garra Team, segundo Sul Jiu--Jitsu e Alex Thaka em ter-ceiro. No adulto o título ficou com Sul Jiu-Jitsu, o segundo colocado foi a equipe do Gue-to e o terceiro mais uma vez a equipe Garra Team de Bento Gonçalves.

Jiu-Jitsu para todos

O grande destaque do muni-cípio ficou por conta dos alu-nos do projeto Jiu-Jitsu. No sábado, 15, cerca de 50 alunos participaram da competição, sendo que parte destes vem dos núcleos do bairro Concei-ção e Carrossel da esperança.

O projeto que tem apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves tem hoje, 22, Café da Manhã em comemoração do Dia In-ternacional da Síndrome de Down. O evento acontece em frente a prefeitura.

Crianças foram destaque no sábado,15, e mostraram força no tatame

Dentinho projeta a temporada do Bento

O Bento Vôlei deve retomar as atividades da equipe

adulta no período do mês de abril. Diferente de 2013, a equipe começa a preparação no primeiro semestre, com novos horizontes na tempo-rada. O Semanário conversou com o jogador e coordenador do Bento Vôlei, o Dentinho, que falou sobre o trabalho do clube e as expectativas para 2014.

Jornal Semanário: Como você analisa a temporada pas-sada e os resultados obtidos até o momento?

Dentinho: Eu sou mui-to exigente no que eu faço e não ter classificado para a se-mifinal foi um choque muito grande. Fazendo um levanta-mento do ano, considero que foi extremamente positivo, pelo tempo que nós estamos a frente do Bento Vôlei e pelas coisas que a gente conseguiu retomar. Com relação a equi-pe adulta, no campeonato gaúcho fizemos frente a equi-pe de Canoas que participa da Superliga. Com relação a Superliga B, a competição me surpreendeu pela qualidade e organização. Logicamente que nós acreditávamos que o nosso time tinha mais con-dições de ir adiante. Aconte-ceram algumas coisas ali no meio e não foi uma coisa só

que impediu que a gente clas-sificasse, e eu levo isso pra minha vida como um apren-dizado, e para a próxima tem-porada, nós já estamos proje-tando o trabalho 2014/2015.

JS: Quando irá acontecer o retorno das atividades do adulto?

Dentinho: Tem uma gran-de parte do grupo, que vai ter continuidade no trabalho. Alguns tinham contrato até março, abril. O Bento Vô-lei continua e já no próximo mês a gente pretende juntar o plantel , para que possamos nos preparar para o campeo-nato gaúcho. Praticamente vai ter um período de recesso e não tem a necessidade de ficar

com uma grande quantidade de treinos. Nós vamos fazer uma avaliação mais criteriosa e definitiva nas próximas se-manas, para saber quem fica e quem vai. Tem muitos jogado-res de Bento que continuam as atividades.

JS: Como foi pra você jogar e coordenar o clube, não atra-palhou o teu desempenho na quadra?

Dentinho: A decisão de jogar e trabalhar como su-pervisor, foi uma necessidade que a gente encontrou nessa caminhada e foi uma esco-lha minha. Foram duas fun-ções de extrema importância e responsabilidade, que me demandaram muito tempo e energia. No meu ponto de vis-ta, acabei falhando em ambas. Acho que de um certo modo eu cumpri elas, mas eu pode-ria ter feito melhor, se esco-lhesse uma ou outra. Para a próxima temporada isso tem que ser avaliado melhor.

JS: Você acha que poderia ter feito algo diferente duran-te a Liga B? Como você avalia?

Dentinho: Particularmen-te eu estou bem tranquilo, com relação as atitudes em prol do que foi feito. Eu saio com a consciência tranquila, pois não foi na última rodada que a gente perdeu a classifi-cação e sim no segundo jogo contra Santo André, onde nós perdemos pontos.

Equipe adulta deve retomar os treinamentos no mês de Abril

Vinicius [email protected]

FOTO

S VINIC

IUS M

IEZNIKO

WSKI

Page 5: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

5Semanário | Sábado, 22 de março de 2014

Atletismo

Família Spadari comanda provas em Caxias do Sul

A família Spadari segue cor-rendo atrás de mais vitórias nas rústicas que ocorrem pelo Rio Grande do Sul. Helen Spadari ficou com a segunda colocação geral na Rústica Caminhos da Colônia que aconteceu em Ca-xias do Sul no dia 9 de março. Heitor Spadari chegou na pri-meira colocação na categoria 55 até 59 anos. Na Rústica Simbio-se, que aconteceu no sábado, 15,

em Passo Fundo, Hélen chegou na primeira colocação na catego-ria duplas misto, e no domingo, 16, foi a vez de Heitor Spadari se consagrar na Rústica Municipal da Guarda de Novo Hamburgo na categoria 55 à 59 anos.

A atleta Suelen Spadari que sempre acompanha a família, deve ficar um tempo afastada das pistas e deve retornar em breve para participar de competições.

Hélen e Heitor Spadari conquistando novos títulos em rústicas no estado

Downhill

ADHV sobe no pódio em Feliz no estadual

AAssociação Downhill do Vinho (ADHV), esteve

participando no final de se-mana da segunda etapa do Es-tadual da modalidade e conse-guiu excelentes resultados.

O evento que aconteceu na cidade de Feliz no final de se-mana passado, 15 e 16, reuniu atletas de vários lugares do estado, além de receber tam-bém a Copa Brasil da moda-lidade.

No pódio o destaque ficou por conta da categoria Mas-ter A2, com Diogo Zanetti na primeira colocação e com-pletando o pódio Dalton Dal Castel em quarto lugar e Da-niel Dal Castel em quinto. Na categoria Elite, destaque para Gabriel Lanfredi, que chegou na terceira colocação. Na ca-tegoria sub-30 Marcos Miolo

Vinicius [email protected]

chegou em quinto. Gianfran-co Oro foi o vice-campeão no ranking brasileiro. A próxima

etapa do Estadual ocorre em Pinto Bandeira durante os dias 26 e 27 de Abril.

Atletas das ADHV Diogo Zanetti, Dalton e Daniel Dal Castel na Máster 2

FOTO

S DIVU

LGAÇ

ÃO

Page 6: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

6 Sábado, 22 de março de 2014 | Semanário

Jogos da 1ª Rodada

Ferroviário x Esportivo

Pradense x Santa Cruz

Cavaleiros x Progresso

L. Brasil x Az de Puro

Independente x Progresso

Rosário x Morro

* Paranaguá e Nova Roma folgam

Libertadores do Nordeste

Rosário comemora 20 anos do título

O futebol amador sempre foi muito valorizado em

Bento Gonçalves, graças aos dirigentes e abnegados que mantém a tradição de anos. A Copa Libertadores do Nordes-te é exemplo claro disso, sendo que ao longo de 21 anos, desde que iniciou em 1994, procu-rou manter o futebol regional amador vivo e valorizado.

Na segunda edição, que aconteceu há 20 anos, foram cerca de 30 equipes que par-ticiparam e abrilhantaram a Copa. O vencedor da época foi o Rosário de Pinto Bandeira, que se consagrou mesclando jogadores profissionais com amadores. O campeão da pri-meira edição foi o Cruzeiro de Flores da Cunha, que venceu na final o Antifumo Barbosa. A conquista do Rosário ainda é inédita na região, já que ne-nhuma outra equipe próxima de Bento conseguiu vencer a competição nos últimos anos.

O Semanário conversou com dois ex-atletas que fizeram parte daquela geração do Ro-sário e que ajudaram o time na conquista do primeiro e único

título que a região de Bento ga-nhou. Nairo Pivatto e Miguel Lima contaram um pouco sobre a importância da conquista.

Para Pivatto, naquela época, a competição do jeito que era organizada era muito dispu-tada. O ex-camisa 10 do time explica que o time funcionava como se fosse um “motor” e era muito veloz. “Nós tínha-mos um baita time e era difí-

cil de bater o Rosário naquele ano, pois além da Copa Nor-deste, nós ganhamos o Dis-trital e também a Copa dos Campeões,” disse Pivatto. Para Lima as lembranças são muitas e a torcida era outro ponto que fazia a diferença nas partidas dentro de casa, e que “parava” o pequeno distrito na época. “O nosso torcedor estava acos-tumado a vencer, por isso nos

prestigiavam sabendo que iría-mos vencer”, explicou Lima.

As lembranças do campeo-nato são muitas, mas o que marcou mesmo foi a final da Libertadores que aconteceu na cidade de Flores da Cunha contra o time do Cruzeiro, partida vencida pelo Rosário, onde segundo os ex-boleiros, no dia do jogo, ônibus de tor-cedores se deslocaram até o

local para apoiar o time de Pinto Bandeira, acreditando na conquista do título. Nairo explica que a festa começou em Flores da Cunha . “Lá em Flores da Cunha o estádio es-tava lotado, eram cerca de três mil torcedores. Eu marquei um gol e os outros dois foram mar-cados pelo Edmilson. Na volta da viagem, quando chegamos em Pinto Bandeira fomos rece-bidos com fogos e tanta festa, que teve até um baile somente para comemorar a conquista”.

O time que participou da campanha na época era forma-do com os seguintes nomes na comissão técnica e jogadores: técnico Evanor, diretor Gilber-to, presidente Hermes. Joga-dores; Edu, Maninho, Edemir, Dirceu, Gilmar, Antônio, Sch-mitt, Rui , Daniel, Darci, Go-mes, Falcãozinho, Joãozinho, Edmilson, Nairo, Nego e Batis-ta. O massagista era Nei Pradiê (in memoriam).

Nairo e Miguel afirmam que o grupo era muito unido e se conhecia muito bem dentro de campo. “Quando um jogador pensava uma coisa, o outro já sabia o que tinha que fazer, ti-nha “sintonia”, explicaram os ex-jogadores.

Vinicius [email protected]

Equipe do Rosário de Pinto Bandeira que foi campeã da Copa Libertadores do Nordeste no ano de 1994

A Copa Libertadores inicia neste final de semana e tem sua primeira partida hoje, 22, com as equipes do Ferroviário e Espor-tivo. A maioria dos confrontos ocorrem no domingo, 23 e tem os seguintes enfrentamentos; Pradense x Santa Cruz, Cavalei-

ros x Progresso, Linha Brasil x Az de Ouro, Independente x Planal-to e Rosário x Morro. As equipes do Paranaguá e Nova Roma são os times que folgam na rodada.

A 15ª edição da Copa Liber-tadores é dividida em duas cha-ves com sete equipes. A chave

A tem as seguintes equipes: Ferroviário, Pradense de Ipê, Esportivo, Cavaleiros, Santa Cruz, Progresso e Nova Roma. No grupo B os times são; Rosá-rio, Az de Ouro, Independente, Planalto, Morro, Linha Brasil e Paranaguá.

15ª edição da Copa abre amanhã

REPR

OD

ÃO

Page 7: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

7Semanário | Sábado, 22 de março de 2014

Tênis de mesa

Possamai vai ao Chile com a Seleção Brasileira

O técnico de tênis de mesa e Staff da Seleção brasileira para-límpica, Luciano Possamai, par-ticipa no Chile do ParaSulame-ricano de tênis de mesa e mais sete modalidades. O Parasulme-ricano é uma competição onde a delegação junta-se para se pre-parar para o Rio 2016, e já tem programado um próximo en-contro para Toronto em 2015. A delegação brasileira conta com mais de 81 atletas em modali-dades como atletismo, basquete, bocha, halterofilismo e natação.

“A nossa seleção está com mais andantes que cadeirantes, desta vez em função das vagas destinadas a esta competição. Vamos participar com dois ca-deirantes masculinos e um fe-minino, na classe 1 e 2 no mas-culino e na classe 4 no feminino. A nossa expectativa é sairmos campeões da primeira edição dos jogos aqui no Chile”, disse Possamai.

O Parasulamericano inicia hoje, 23, e vai até o dia 31 de março.

Bento-gonçalvense participa como Staff na delegação do Brasil

FOTO

S DIVU

LGAÇ

ÃO

Muay Thai

O atleta de Muay Thai, Jus-semar Noskoski que de-

fende as cores da Garra Team e de Bento Gonçalves no Mun-dial de Muay Thai, sagrou-se campeão do mundo na modali-dade na Tailândia, terra de ori-gem da arte marcial. Noskoski bateu na final o lutador da Ilha de Chipre, Demos Purn, na ca-tegoria até 81 Kg.

Para o professor e lutador Eduardo Virissimo o momento é de muita emoção pelo título. Nas redes sociais, Virissimo comemorava a vitória obtida na sexta-feira, 21. “Mais um cinturão para o Brasil, Jusse-mar Noskoski, representando a CBMT representando o Bra-sil, o Rio grande Do Sul, Bento Gonçalves e toda família Gar-ra Team teve uma apresenta-ção impecável e conquistou o cinturão mundial, obrigado a

Vinicius [email protected]

Bento-gonçalvense é campeão mundial

todos que acreditaram”, disse Virissimo.

Segundo Virissimo, apesar das dificuldades para levar os atletas para o país das compe-tições, nunca faltou empenho. “Passamos por muitas dificul-dades até chegar a este resul-tado, coisas que um atleta de

tal nível não deveria nunca passar e este ainda e um senti-mento de derrota”, desabafou o lutador.

A Garra Team deve entrar no ringue, na Tailândia, ainda hoje com outros atletas. A busca por mais títulos mundiais continua no continente asiático.

Noskoski ao lado do Mestre Eduardo Virissimo comemora o título

Page 8: 22/03/2014 - Esportes - Edição 3012

8 Sábado, 22 de março de 2014 | Semanário

[email protected] MacielDe primeira

Contas sanadas e Copinha na mira

Torneio do ProgressoAmanhã, a partir das

8h, acontece mais uma edição do Torneio do Progresso. Vários jogos prometem muita disputa e emoção ao longo do dia. A primeira rodada, em jogos eliminatórios, tem as seguintes partidas: Borgo x M. Borges, Cris-tófoli x Braga, Conceito

Duelo interessante

No próximo sábado, 29, às 15h, na Montanha Ve-lha, tem mais uma rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby. O tetracam-peão Farrapos enfrenta a equipe do Serra. Até o ano passado, era fácil di-zer que o time de Carlitos Baldassari venceria, mas agora é diferente. O time do Serra evoluiu, cresceu e é uma outra equipe na disputa do estadual deste

ano. Na primeira rodada, o time de Caxias do Sul surpreendeu o Charrua, em Porto Alegre, e ven-ceu. O objetivo do Serra é ser o novo Farrapos no Rio Grande do Sul. O te-tracampeão que se cuide, pois a partida promete ser muito dura. Muito bom ver a ascensão do nosso time fazer escola. É a evolução do rúgbi gaú-cho, rumo à hegemonia.

x Meriene, Los Herma-nos x Cruzeiro, Colorado x Amigos da Bola, BSD x Akeo, Ipiranga x Ben-to, Rosário-PB x Salton, Primavera x Rede, Getú-lio x Garotos da Rua, De Paula x Amigos do Lucas. Para quem gosta de fu-tebol amador é uma boa pedida.

Na manhã de ontem con-versei longamente com o presidente do Clube Es-portivo, Luís Oselame, e fiquei muito otimista com as coisas que ouvi. Mais do que dirigente, Oselame é um torcedor, e projeta uma volta por cima do clube ainda neste ano, projetan-do um segundo semestre ativo. Confira o bate-papo:

Racismo

“Fiquei muito triste, por-que no momento mais difí-cil enfrentado pelo Esporti-vo, não tivemos o apoio de nenhuma liderança políti-ca ou empresarial. Ontem (quinta), no julgamento do Passo Fundo, lá estavam prefeito, deputados e em-presários saindo em defesa do clube. Infelizmente, aqui é assim. Aqueles que se di-zem torcedores vão pagar por aquelas atitudes. Todo o dinheiro que o Esportivo vai gastar com este proces-so, vamos buscar reembol-so na esfera judicial”.

Contas do clube

“Terminamos 2013 com uma dívida de meio mi-

lhão. Pagamos todas as pendências atrasadas e nosso déficit é de apenas R$ 90 mil, algo que temos como pagar sem precisar antecipar dinheiro da Fe-deração. Poucos clubes vão ter esta possibilidade”.

Copinha

“Estamos projetando participar do campeona-to. Vamos fazer um bom time e já estamos conta-tando com alguns jogado-res. Temos interesse em atletas comprometidos. Não descartamos o retor-no de um Fábio Oliveira ou um Victor, por exem-plo, que nos deram mui-tas alegrias. Vamos con-versar com o Ramon e o Brandão para ver se con-

seguimos contar com eles também”.

Gauchão 2014

“Quero aproveitar esta conversa para fazer um mea culpa com os torce-dores. A nossa campanha foi péssima. Acho que faltou um pouco mais de pulso por parte da dire-ção. Erramos na contra-tação do primeiro técnico, que ficou alheio a tudo, e também na aposta com a maioria dos atletas. Mas nem tudo foi ruim, com o Flávio melhoramos e, com mais uma vitória, tínha-mos beliscado a classifi-cação. As parcerias foram razoáveis, mas pelo menos deixamos as portas aber-tas e aprendemos que po-demos utilizá-las de outra forma a partir de agora”.

Bruno Noventa

“O Bruno é um bom pro-fissional e vamos mantê-lo. Ele vai nos ajudar bastante a chegar onde queremos. Ao lado do Eduardo Casa-granda acho que vamos ter um novo Esportivo daqui para frente.