231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

8

description

231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

Transcript of 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

Page 1: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP
Page 2: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

CelebraçõesIGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS:- Sábado - 18h- Domingo - 11h- Domingo - 18h- Domingo - 20h- Terça-feira - 19h15 - Pelos falecidos.- Quarta-feira - 8h - Novena Perpétua deNossa Sra. do Perpétuo Socorro, combênçãos às pessoas e aos objetos.- Sexta-feira - 8h

IGREJA DE NOSSA SENHORA DEFÁTIMA - JD. GUANABARA:- Domingo - 8h- Quinta-feira - 19h30 - Pelos falecidos.- Sexta-feira - 7h30 - Momento de Oraçãodo Apostolado e Celebração com serviçoda Eucaristia.

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO:- 2ª e 4ª quinta-feira do mês - 15h30 -Capela do Lar São Vicente de Paulo.

Celebrações MensaisToda 1ª sexta-feira do mêsDia de Oração diante do SantíssimoSacramento.14h - 19h - Exposição e Adoração doSantíssimo - Matriz de São Domingos.15h - 19h - Celebração, Exposição eAdoração do Santíssimo - Igreja de N. Sra.Fátima.19h - Benção do Santíssimo e, em seguida,Celebração da Eucaristia - Matriz de SãoDomingos.

Todo dia 13 do mês (menos aos domingos)15h - Oração do Terço e Celebração daEucaristia - Igreja de N. Sra. Fátima.

2

MaioMaria, mãe deDeus e nossa

Jornalista FundadorJC Nascimento

Jornalista ResponsávelSabrina Furlan - MTB 30880

RevisãoMaria Ignez Worschech (Inezita)

Departamento ComercialDirson Zerbeto Júnior

PUBLICAÇÃO MENSALAv. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP

(19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br

ImpressãoO Liberal

Tiragem7.000 exemplares

DiagramaçãoEliane Deliberali

ColaboraçãoAna Paula LovattiAna Paula PontesAntonio A.C.LimaDiogo Tavoloni

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAOs artigos são de responsabilidade de seus autores.

Sugestões de pautas, críticas ou artigos envie para o e-mail:[email protected] ou ligue na secretaria da

paróquia - (19) 3461-2865 - e fale com Sabrina.

Divina M.BertaliaGustavo MelloLuciana TeixeiraMagda Lohr

Pe. Lázaro Gabriel Lourenço

Serviços religiosos:Atendimento do pároco- Terça-feira - a partir das 14h30- Quarta-feira - 9h às 11h- Quinta-feira - visita aos doentes,bênçãos às casas, entre outros.- Sexta-feira - 8h30 às 11h- Sábado - 8h30 às 11hObs.: É preciso ligar na secretaria paraagendar horário. Fone: 3461-2865.

Segunda-feira- 19h30 - Grupo de Oração - São Domingos- 19h30 - Terço com os Homens - N. Sra. deFátimaTerça-feira- 20h - Estudo Bíblico - São Domingos.Quarta-feira- 19h30 - Terço com os Homens - S.Domingos.Quinta-feira- 20h - Estudo Bíblico - N.Sra. de Fátima.

Alguém do povo exclama: “Como égrande, oh Senhor! Quem te gerou ealimentou?”.

Jesus responde: “Oh mulher, paramim é feliz quem soube ouvir a voz deDeus e tudo guardou”.

Embora, no Evangelho, ela não sejachamada expressamente "Mãe de Cristo"ou "Mãe de Deus", esta dignidade deduz-se, com todo o rigor, do texto sagrado. OArcanjo Gabriel, dizendo à Maria: "Osanto que há de nascer de ti seráchamado Filho de Deus" (Lc 1, 35),exprime claramente que ela será Mãe deDeus. O Arcanjo diz que o Santo quenascerá de Maria será chamado “o Filhode Deus”. Se o Filho de Maria é o Filhode Deus, é absolutamente certo que Mariaé a Mãe de Deus.

Repleta do Espírito Santo, Isabelexclama: "Donde me vem que a Mãe demeu Senhor venha visitar-me?" (Lc 1,43). Que quer dizer isso senão que Mariaé a Mãe de Deus? Mãe do Senhor ou"Mãe de Deus" são expressões idênticas.

Do fato de ser mãe do Cristo Senhordecorre toda sua dignidade e todadevoção do povo. Como nos diz muitobem pe. Zezinho em duas de suascanções Marianas:

1) Senhora e Rainha: “O povo techama de Nossa Senhora por causa deNosso Senhor. O povo te chama de Mãee Rainha, porque Jesus Cristo é o Rei docéu”.

2) Primeira Cristã: “Primeira cristã,Maria da luz. Sabias, oh Mãe, amar teuJesus, Primeira cristã, Maria do amor,soubeste seguir teu Filho e Senhor”.

A vida inteira de Maria está ligada ea serviço do Cristo: Maria é a serva doSenhor por excelência.

Parabéns pe. Lázaro, por transbordar alegria em sua vida e no trabalho com acomunidade! Desejamos que Deus o ilumine e o guie para ser este padreamigo, na sua simplicidade de ser... Nem mais e nem menos: apenas ser.

Vamos celebrar com pe. Lázaro sua data natalícia, no dia 25 de maio, às19h30, na Igreja Matriz de São Domingos.

Filho de Antonio Gabriel Lourençoe Astrogilda dos Santos Lourenço (jáfalecidos), Lázaro Gabriel Lourenço,nasceu em 25 de maio de 1963.

Sua história de vida é bastantecomplexa, mas com muita riqueza emsabedoria familiar, profissional eextremamente religiosa. Assim, tornou-se um padre que, ao mesmo tempo emque cativa a atenção da comunidade comsua simplicidade, também surpreendecom sua sabedoria infinita. Mas, antesde seguir a vocação religiosa, pe. Lázarofala com orgulho que trabalhou na roça,colheu laranja e cortou cana-de-açúcar.

O dia 25 é uma data marcante natrajetória deste pároco, que nasceu no

dia 25/05 e tomou posse na ParóquiaSão Domingos, em Americana, no dia25/02/2011.

Como disse sua ex-secretária daParóquia São Manoel, em Leme, MariaAparecida Baldin Arrais, aos poucos pe.Lázaro vai conquistando os paroquianoscom sua simplicidade, sempre disponívelpara o trabalho e com visível percepçãodas necessidades de cada pastoral emovimento da comunidade.

É o que vem acontecendo aqui nascomunidades do São Domingos e doGuanabara. Todos comentam, prin-cipalmente coordenadores e lideranças, quepe. Lázaro se preocupa com a participaçãoativa das pastorais, mantendo-as unidas para

os serviços da Igreja.Durante a Semana Santa, as

equipes da liturgia e toda a co-munidade perceberam que suasmissas são festivas e a participaçãointegrada de todos. ”Ele sempre trazum diferencial que surpreende”,afirma o assessor da dimensãolitúrgica, Flávio Pompeu.

Aniversário

Pe. Lázaro festeja seus 48 anos

Robert LandgrafRogéria FogaçaThaís Azevedo

Page 3: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

3Padroeira

Nossa Senhora de Fátima comemora 28 anos no Guanabaracido), em entrevista ao Jornal Integraçãohá três anos, disse que acompanhou desdeo início as etapas da construção do prédiodo templo voluntariamente, recordandoainda da primeira missa em meados de 1988,quando entregou o templo de NossaSenhora de Fátima para dom FernandoLegal, bispo diocesano na época.

Olavo Vitti, morador do bairro desde1979, lembra da chegada da imagem deNossa Senhora de Fátima na Paróquia SãoDomingos em 1983, vinda de Portugal. Aimagem foi trazida para a comunidade doGuanabara, quando a igreja ainda estavasendo terminada, em 1985. “Eu me lembrocomo se fosse hoje, dona Lourdes Antoniada Luz Scaranello Sellin segurando o andorcom a imagem em procissão desde a IgrejaMatriz de São Domingos até a Igreja deNossa Senhora de Fátima. Para mim foi

emocionante ver os olhos das pessoasbrilhando ao receberem a imagem da santa.Foi uma prova de fé”, relata emocionado.

Esta lembrança de procissões e dacoroação de Nossa Senhora de Fátimatambém é uma recordação forte na vida dorecente casal Charline e Elton Culti. Ele, quedesde jovem foi coroinha da comunidade,falou da emoção: “Como era bonito ver ahomenagem à padroeira, mesmo sendosimples. A comunidade ficava toda envolvidacom os preparativos, por isso acho que deveser mantida essa tradição”. Ao explicar quecresceram e se desenvolveram espiritual-

A comunidade nasceu da necessidadepastoral do bairro, que crescia bastante.Atualmente integram esta comunidade oJardim Guanabara, o Jardim Lizandra eparte do Jardim Paulistano.

Com 73 anos, Geraldo José da Silva,pedreiro aposentado, morador do Guanabarahá 41 anos, lembra que foi convidado pelacomissão que trabalhava na linha de frentepara que fosse levantada a Igreja de NossaSenhora de Fátima.

Seu Geraldo afirma que tudo começouem 1983, quando as primeiras festas,realizadas a cada dois meses, na Igreja Matrizde São Domingos, começaram a arrecadarrecursos para a compra de cimento e demaismateriais de construção. “Lembro quedemorou cerca de 15 anos para que as obrasda igreja fossem concluídas”.

O engenheiro Lélio Worschech (fale-

Nossa comunidade celebrou festivamente a Páscoa. De agora até o início dejunho celebraremos o Tempo Pascal, um tempo de profunda espiritualidade onde, naLiturgia, recordaremos os gestos do Senhor Ressuscitado junto à comunidade.

Recordaremos a confissão de fé de Tomé: "Meu Senhor e meu Deus!". No qualEle se manifesta vivo no meio de nós, ajuda-nos a vencer o medo, dá-nos a paz ecomunica-nos o seu Espírito! (2º Domingo da Páscoa).

Celebraremos a presença do Senhor Ressuscitado no encontro com os discípulosno caminho de Emaús. Tantas vezes, durante a nossa vida, sentimos a presença doSenhor caminhando ao nosso lado, ouvindo nossas angústias, conhecendo nossastristezas... "Fica conosco, Senhor!" (3º Domingo da Páscoa).

No 4º Domingo Ele se revelará como o Bom Pastor, que cuida de nossas vidas

A Espiritualidade do Tempo PascalRessuscitado

com carinho materno. É como tantas vezes cantamos:"Tu és, Senhor, o meu Pastor... Por isso nada em minhavida faltará...".

Depois celebraremos a manifestação de JesusRessuscitado como Caminho, Verdade e Vida, nacerteza de que pela comunhão no seu Corpo e Sanguesomos um com Ele (5º Domingo da Páscoa).

Por fim, no 6º Domingo, Jesus promete que nãoabandona aqueles que o seguem. Envia o Espírito SantoConsolador, que nos anima na construção do Reino ena vida de cada dia!

Toninho

mente na comunidade, Charline e Eltonficaram comovidos. A história deles secruzou com o olhar de Maria. Ela explicaque desde que Elton era acólito, já opaquerava e sentia que se casaria com ele.Depois que iniciaram o namoro, fizeramcrisma juntos, tornaram-se ministros daeucaristia e membros da Pastoral dosEnfermos. Em 2010 receberam osacramento do matrimônio na Igreja deNossa Senhora de Fátima, permanecendoatuantes até hoje na comunidade e, agora,pretendem encaminhar para o mesmocaminho o filho ou a filha que está por vir.

Coroação deNossa Senhora deFátima (28/05/1998)

Festejos da PadroeiraVenham todos! Convidem os vizinhos e amigos para este momento

em nossa comunidade!“Que o Senhor abençoe e ajude a todos. Conceda saúde

de corpo e de alma”, pe. Lázaro.Programação religiosa13/05 - Sexta-feira - 19h30 - Celebração da Padroeira comProcissão.Após a missa, teremos bolo gelado, para comemorar o diada padroeira. Quem puder colaborar, pode retirar a receitadurante as missas de domingo, com a Lucinha, na livraria.

29/05 - Último domingo do mês - 8h - Coroação deNossa Senhora de Fátima, com as crianças da catequese.

Programação Social14/05 - Sábado - A partir das 19h - Quermesse daPadroeira, no salão de festas da comunidade.

Page 4: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

4

Um momento importante para os católicosSemana Santa

Após amadurecer num período de tantasmudanças, adaptações e aceitações com a presença dopároco pe. Lázaro Gabriel Lourenço e o seminaristaRobert Landgraf, a comunidade surpreendeu-se comas novidades litúrgicas e colaborou para que tudo saíssede forma espiritualmente agradável e especial, tanto naMatriz de São Domingos quanto na Igreja de NossaSenhora de Fátima, no Jardim Guanabara.

A comunidade do São Domingos, desde a Terça-feira Santa, se envolveu com a preparação do TríduoPascal. A celebração da Quarta-feira Santa foi diferente,com a Via-Sacra pelas ruas do bairro São Domingos,em que houve a participação separada de homens emulheres no início e a posterior união de todos, inclusivecom a presença de Verônica. Momento semelhanteaconteceu na Sexta-feira Santa, durante a Procissãodo Senhor Morto. Outra novidade foi a celebração doSábado Santo, na praça em frente à igreja, onde foifeita uma fogueira para a Bênção do Fogo Novo e foiaceso o Círio Pascal. Depois, a Vigília Pascal teve noveleituras e sete salmos, conforme as indicações litúrgicas.Algo que envolveu a comunidade, que nem percebeuque a celebração teve três horas de duração.

Os leitores do Jornal Integração conferem aquialguns momentos desta Semana Santa. Mais fotospodem ser visualizadas na página da paróquia na internet(www.paroquiasaodomingos.com.br), em Galeria deImagens.

Ana Paula Pontes

O diferente fez a diferençaEsse ano a Via-Sacra surpreendeu e

chegou a emocionar alguns fiéis queacompanharam as 15 estações durantetodas as quartas-feiras da Quaresma.Porém, na Quarta-feira Santa, a procissão

tomou conta das ruas e a divisão entrehomens e mulheres fez toda a diferençanas comemorações da Semana Santa.

Segundo o casal Maria Palmira eEdivino Pontes, quando chegaram à igreja

e foi pedido paraque ficassem se-parados foi umasurpresa. “Não sa-bíamos o que iaacontecer e essadivisão entre ho-mens e mulheresnos surpreendeunum primeiro mo-mento. Mas depoisfoi lindo ver asmulheres saindo da

igreja com Maria e os homenscom Jesus, em lados opostos.E na Quarta Estação, quandoJesus se encontra com a mãe,quando os dois grupos seencontraram na rua, foi emo-cionante”, conta Palmira.

Para o casal, vivenciar essemomento significou reviver aparticipação deles nas procissõesque aconteciam antigamente, nointerior de Minas Gerais, semprena Sexta-feira Santa. “Naquele tempo osmoradores percorriam o 'caminho da dor'”,conta o casal. Para eles, outro momentomarcante da Via-Sacra foi o canto deVerônica. “Uma das coisas mais lindas quevi na Via-Sacra”, diz Edivino. Segundo ele,

a forma como foi feita a caminhada sagradafortaleceu ainda mais o momento dereflexão. “O canto e o violão deram o tom àcerimônia, deixando tudo mais belo ainda.Os organizadores estão de parabéns”,completa Palmira.

Page 5: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

5Semana Santa

Participar e vivenciar estes dias nacomunidade de Nossa Senhora de Fátimafoi muito emocionante e gratificante.

Começamos a preparar algumas

Emoção na comunidade de Nossa Senhora de Fátimasemanas antes, muitas pessoas seenvolveram e trabalharam muito parafazer estes dias acontecerem. O semina-rista Robert, que esteve à frente das

celebrações conosco, éuma pessoa muito ca-tivante e que fala ao co-ração de cada.

Todos os dias foramimportantes, mas aquivou enfatizar dois mo-mentos especiais: aSexta-feira Santa e oDomingo de Páscoa.

Na Sexta-feira come-çamos bem cedo, às 6horas já estávamos nacapela, reunidos para ahora santa que se es-tendeu até meio-dia, como encerramento feitopelo Robert. Momentosde muita oração e silên-cio, gratificantes a cadaum de nós. Na parte datarde, com a adoração dacruz, vivenciamos muitaemoção. A Maria cantou“Ninguém te ama comoeu” e a comunidade seemocionou: muita gentechorou e relembrou fatosde suas vidas; foramfeitos pedidos ao Cristo

pregado na cruz, sendomuitas graças atendidas.Para finalizar este mo-mento, ainda tivemosuma pequena encenaçãocom o Cristo Morto, nocolo de sua mãe, en-quanto ouvíamos acanção “Diário de Ma-ria”.

No Domingo dePáscoa todos estavamalegres e animados.Com bandeirinhasbrancas nas mãos, fi-zemos nossa caminha-da da ressurreição. Aoentrarmos na igrejafomos recebidos porJesus Cristo e suamãe, Maria, que esta-vam à porta da igreja,cumprimentando osfiéis. Belíssima cele-bração e encerramentocom o café da manhãno salão.

Agradecemos atodos que participaramna preparação destes momentos efizeram com que a nossa Semana Santaficasse nos corações e na lembrança decada um nós. Agradecemos ao Robert,que dedicou seu tempo a nós e nos

Cristo Ressuscitou! Aleluia, Aleluia!Como seminarista,

tive a oportunidade de fazeros trabalhos de pastoral naParóquia São Domingos,especificamente na SemanaSanta na comunidade deNossa Senhora de Fátima.

Pude realizar um ver-dadeiro encontro com oCristo Ressuscitado emtodos aqueles que esti-

propiciou momentos de muita oração,reflexão e união da comunidade.

Ana Paula LovattiEquipe de Liturgia da Comunidade

de Nossa Senhora de Fátima

veram conosco participando dessaSemana de intensos trabalhos, masprincipalmente através da oportunidade dotestemunho de uma comunidade viva nasua fé e na missão do anúncio doEvangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pude sentir que a comunidade tornou-se envolvida com os trabalhos de pastorais,desejosa de uma Semana Santa intensa,fortalecida em aspectos litúrgicos e tambémna preparação do ambiente celebrativo.

Chamou-me a atenção a dispo-nibilidade e a abertura ao novo, além daparticipação dos jovens em todos osmomentos.

Agradeço a oportunidade e a con-fiança que a comunidade depositou emmim. Vivenciando ainda o Tempo Pascal,desejo que o Cristo Ressuscitado con-tinue iluminando toda a comunidade,sendo discípulos e missionários.

Robert Landgraf

Page 6: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

66

Estamos em um mês cheio dedatas especiais...Maria, Mães, trabalhadores,Sol...Muitas comemorações,presentes, orações e alegria!

Olá amigos do Gotinha!Olá amigos do Gotinha!Olá amigos do Gotinha!Olá amigos do Gotinha!Olá amigos do Gotinha!

Obrigada Natália, por participar desta página, falando um pouco devocê e nos ensinando muitas coisas boas... Um abração!!!

- Qual a sua cor predileta? Rosa.

- Qual a sua comida favorita?Macarrão.

- O que gosta de fazer quando estácom a família? Passear na casa daavó paterna.

- Qual a matéria de que mais gostana escola? Educação física.

Natália Seleguini BarbosaIdade: 11 anos

- O que você gosta de fazer nas horasvagas? Usar o computador.

- O que gosta de fazer na Igreja depoisque fez a catequese e recebeu a 1ªeucaristia? Quis tornar-me acólita,então disse à Rose (da livraria) quegostaria de ajudar no serviço do altar.Através da ajuda do Caio, que é acólitona celebração das 18 horas (desábado), e de outra acólita chamada

Natália, que serve nascelebrações de domingo,às 20 horas, eu comeceia participar e prestaratenção em tudo. Já fazquatro meses queofereço este serviço nascelebrações de domingo.

Natália merece nossoscumprimentos, poisparticipou de todas ascelebrações da SemanaSanta como acólita.

Vamosajudar ascrianças achegarematé Maria...

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Vamos rezar:Querido Jesus,ajude-nos a seguirsempre o exemplode sua mãezinha,dizendo sempresim ao Papai doCéu. Amém.

Amigo...Esta página é construída paravocê. Nós queremos suaopinião, seus desenhos eorações...Mande para nós! Deixe nasecretaria ou envie por e-maile colocaremos aqui.Um abraço! Contamoscom você!!!

Rogéria Fogaça - [email protected] -Colaboração: Thaís Azevedo - [email protected]

Page 7: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

7

RPG é alternativa para umapostura adequadaOs músculos antigravitários são os

responsáveis pela sustentação do peso docorpo, mantendo, assim, a postura. Quandonão estão perfeitamente alinhados, estesmúsculos não exercem sua função de maneiraeficaz, causando a má postura e,consequentemente, as dores.

Um dos principais problemas é que aconsciência corporal passa a identificar apostura alterada como a correta. Assim,atividades do dia a dia são realizadas sobcondição inadequada, sobrecarregando

Saúde

Super Dicas

Toninho

Ele é seminarista e está fa-zendo o seu estágio pastoral emnossa paróquia. Robert DonizetiLandgraf nasceu e foi criado nacidade de Descalvado (SP), lugarque ama e ao qual, sempre quepossível, retorna para matar assaudades dos familiares e dosamigos. É filho de Zoraide eAparecido Landgraf e tem duasirmãs, Renata e Raquel. É tambémo orgulhoso tio de dois lindossobrinhos, Brayan e Kelvin. Robertgosta muito de animais e tem duascachorrinhas de estimação que moram nacasa de seus pais. Elas são “vira-lata”, massão as rainhas de casa, lindinhas e superobedientes.

Robert é um jovem de 29 anos, de bemcom a vida porque gosta do que escolheufazer. Interessado no aprimoramentopessoal, ele acredita que novas experiênciaspodem sempre trazer grandes aprendi-zados. É muito rigoroso consigo mesmoem tudo o que faz, pois não gosta de nadamal feito. Isso o faz ser exigente tambémcom as outras pessoas, mas procurasempre respeitar os limites de cada um.Otimista, Robert acredita no ser humano ena sua capacidade de amar e ser amado, oque considera um dom de Deus. Gostamuito de ler, pois avalia que a leiturapossibilita conhecer e entender melhor omundo e as pessoas. Um dos livros in-teressantes que já leu e recomenda é ACabana, de Willian P. Young. Também gostamuito de cinema e o último filme queassistiu foi o drama O Discurso do Rei,com direção de Tom Hooper. Além desseempenho e interesse pelo crescimentopessoal e religioso, Robert é um jovemextremamente educado, cuja finesse esimpatia destacam-se à primeira vista.

A vocação religiosa ele credita à sua avóIrene, com quem morou, em função decursar a Faculdade de Administração, em2000. Foi ela que o encaminhou à vida emcomunidade, tanto nas celebrações religiosasquanto nas festas, na Paróquia NossaSenhora do Belém. Ia às missas, fazia

Robert, seminarista

Divina Bertalia

Um Doce Olhar (Paris Filmes - 103 mim), filmeturco vencedor do Urso de Ouro de Berlim em 2010 éde rara sensibilidade (monótono para quem espera ação),que retrata a vida do pequeno Yusuf e seu pai, um apicultorda região montanhosa da Turquia. Um dia, quando o paiparte para uma viagem e demora para voltar, e o meninose vê sozinho com a mãe, começam as lições de suavida. Quase uma poesia.

Muito interessante o livro Pode hoje a Paróquia ser umaComunidade Eclesial? (Vozes - 120 págs.), do franciscanoJoão Fernandes Reinert. Lançado no ano passado, aponta paraa urgência de uma renovação da Igreja e da estrutura paroquial.Conhecer o dinâmico e complexo terreno contemporâneo é oprimeiro passo da urgente caminhada em direção à conversãopastoral e estrutural. O texto pretende ser um instrumento detrabalho a todos que estão empenhados na missão evan-gelizadora e acreditam na renovação eclesial.

determinadas estruturas do corpo.Posteriormente, surgirão dores, tendinites e,mais em longo prazo, degenerações como aartrose e a tendinose. Então, entra em cena aReeducação Postural Global ou RPG.

O fisioterapeuta com formação em RPGutiliza a globalidade do corpo através deposturas indicadas para cada pessoaindividualmente, com o objetivo de restauraro reequilíbrio muscular. Isso ocorre após aavaliação minuciosa do fisioterapeuta, que éde extrema importância.

A RPG é indicada para todas as pessoasque apresentam má postura ou possuempatologias do aparelho locomotor, como:dores musculares agudas e crônicas, doresde cabeça, dores articulares, distúrbios daarticulação temporo-mandibular, tendinites,bursites, hérnias de disco, desvios da colunavertebral ou alterações posturais diversas.

O tratamento de RPG é realizado emsessões semanais de aproximadamenteuma hora e o período de tratamento variade acordo com o problema e o objetivode cada indivíduo.

“Que Ele cresça e eu diminua”

leituras, foi acólito e passou a ajudar as irmãsmissionárias na coordenação da catequese,que o incentivavam também a ir para oseminário, pois viam nele uma semente devocação sacerdotal. Foi o pe. Ângelo Rossi,atual pároco da Paróquia Santo Antônio, deAmericana, que o encaminhou para osencontros vocacionais. Em 2004, ingressouno propedêutico em Limeira e em 2005 jáestava no Seminário São João Maria Vianney,que a nossa diocese mantém em Campinas.Estuda na PUC - Campinas (PontifíciaUniversidade Católica), onde já concluiu oCurso de Filosofia e cursa atualmente o 3ºano de Teologia. Já estagiou na sua paróquiade origem em Descalvado, na ParóquiaNossa Senhora de Lourdes de Limeira etambém em Arthur Nogueira, na ParóquiaNossa Senhora das Dores.

Em todas essas comunidades aprendeumuito e fez muitos amigos e assim desejae espera que seja aqui na nossa ParóquiaSão Domingos de Gusmão. Robert apro-veita para agradecer ao pe. Lázaro portê-lo acolhido, oferecendo-lhe esta novaoportunidade de aprendizado, bem comoa todos da paróquia, da Matriz e daComunidade de Nossa Senhora de Fátima,do Jardim Guanabara. Robert faz questãode dizer que está sempre disponível paraajudar naquilo que estiver ao seu alcance,espera fazer muitos amigos aqui e conta comas orações de todos. Oferece, ainda, à nossareflexão, um trecho bíblico que temnorteado a sua vocação: “Que Ele cresça eeu diminua” (Jo 3,30).

Page 8: 231 - Jornal Integração - Mai/2011 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

8De olho nas pastorais

ParabénsTodo o cuidado e muito carinho em

todas as celebrações desta Quaresma.PosturaO cuidado com que a Kátia (cate-

quista) preparava o altar.AlegriaPrestar serviço à comunidade como

pastor. Pe. Lázaro demonstrou felicidadeem fazê-lo.

Alegria 2Todos que participaram do Choco

Prêmio ficaram admirados com adelicadeza dos coelhinhos de Páscoa feitospelas voluntárias.

CantoGostosa a participação de todos nos

cânticos durante a celebração do lava-pés,na Quinta-feira Santa.

Bastidores

O Beato do AmorMisericordioso do Pai

No segundo domingo da Páscoa,denominado pelo então Papa João Paulo IIdesde abril de 2000 como o Domingo daDivina Misericórdia, aquele pontífice foibeatificado pelo seu sucessor, o Papa BentoXVI, na Praça de São Pedro, em Roma,em três dias de celebrações.

Um homem filho de uma simples famíliapolonesa católica devota, Karol Wojtylapassou por muitos momentos de dificuldades:a morte da mãe, do irmão mais velho e, maistarde, do pai, todos católicos fervorosos, queensinaram os princípios da fé cristã ao caçula.Já na faculdade, despontando para umacarreira de ator, sofreu com a perseguiçãodos nazistas, a prisão e a morte de muitosamigos, professores e clérigos.

Nesse momento ele sente-se chamado àvocação sacerdotal, na clandestinidade fazseus estudos. Com o fim da guerra e dos

terrores nazistas éordenado sacerdote.Mas tem início umnovo martírio em suavida, a perseguiçãosoviética. Como páro-co, professor de teo-logia, bispo, repre-sentante polonês noConcílio Vaticano II,cardeal polonês, foieleito Bispo de Roma,ou seja, Sumo Pontíficeda Igreja em 1978.

Sempre reafirmou, em todos os momentos,a sua crença no Evangelho. Seu pontificadode 26 anos foi muito frutuoso, visitou 129países e levou a Igreja Católica Romana aum novo milênio da Era Cristã. Sofreu umatentando e atribuiu à Santíssima Virgem deFátima sua salvação. Mesmo sendo afetadopelo Mal de Parkinson, nunca desistiu oudeixou de proclamar a todo o povo,principalmente a juventude, desde o primeirodia de seu pontificado: "Não tenhais medo!".

Assim, por tudo que foi para a Igreja epara o mundo, depois de muitos milagresatribuídos a ele ainda em vida, o romanopontífice, homem do perdão, da recon-ciliação e da paz, será reconhecido pelaIgreja como beato, uma etapa para oprocesso de canonização.

Oh Beato João Paulo II, rogai a Deuspor nós.

Alex R. Quinteiro

João de Deus

Via-Sacra da JuventudeNo dia 17 de abril, Domingo de Ramos, a Catequese da Crisma realizou uma atividade

muito interessante: catequista e crismandos participaram da Via-Sacra da Juventude.Em cada uma das 14 estações foram lembradas as situações em que a juventude vivehoje, relacionando-as com os gestos de Jesus, e um símbolo era destacado. Exemplo:na 4ª estação, quandoJesus se encontra comsua mãe, foram lembra-dos os jovens abando-nados pela família e osímbolo era um tra-vesseiro.

A participação dosjovens foi excelente. Aofinal, o catequista Allan,vestido de Jesus, deuuma bela mensagem dePáscoa e o encontro ter-minou com uma confra-ternização pascal.

Encontro de reflexão na catequeseNo dia 1º de maio tiveram início as atividades da Catequese de Iniciação à Eucaristia

da 1ª etapa, com o Encontro de Pais e Mães. Foi um encontro bastante interessante, noqual pais e mães receberam as primeiras orientações para as atividades e os encontroscom as crianças, que terão início no dia 16 de maio. O Toninho fez uma reflexão sobre"A Catequese Hoje" e a missão dos pais e mães como primeiros educadores da fé dosfilhos. O 2º encontro ficou marcado para 09 de maio.

Encontro de formação bíblicaPara catequistas e interessados.É só comparecer e trazer a Bíblia!Data: 29 de maio (domingo)Horário: 8 às 10 horas

Local: Salão de eventos da Igreja Matriz deSão Domingos

Tema: A mensagem do Novo Testamento

AgradecimentoA todos que doaram cestas e ovos de

Páscoa.SueliUm nome bastante chamado nas

celebrações do Tríduo Pascal. Cânticos quenão são tão conhecidos exigem alguém àfrente.

EmoçãoVerônica emocionou durante a Via-Sacra

na Quarta-feira Santa e na procissão daSexta-feira Santa.

VerônicaAquela que, segundo a tradição,

enxugou o rosto de Jesus. No seu mantoficou marcada a face do Cristo.

ParticipaçãoCrianças de “cavalinho” junto com a

família também participaram da nossaSemana Santa.