231117 - Apreendedorismo LW Startups (2) · troca de conteúdo, hackathon, cursos, livros,...

23

Transcript of 231117 - Apreendedorismo LW Startups (2) · troca de conteúdo, hackathon, cursos, livros,...

Sou o Ale Porto, engenheiro, jornalista, marketeiro, corinthiano, DJ, marido da Cris e pai do Felipe.

Fiz carreira passando por algumas rádios e TVs, empresas de tecnologia, agências digitais e hoje sou

CEO da IN3. Uma software house que pertence ao fundo de investimentos INCUBE e que ajuda Startups e empresas no desenvolvimento de

aplicativos.

Montar uma Startup não é apenas ter uma boa ideia.

Colocá-la em prática é muito mais difícil do que parece.

Você vai precisar de MUITA dedicação emvários setores diferentes e ai vão algumas dicas:

É a fase de validação da Startup.

Estude o mercado, faça pesquisas, leia livros, bons cases e converse com o máximo de pessoas possíveis.

Imagine como vão usar seu produto e se de fato isso vai melhorar ou facilitar a vida do usuário.

Seja flexível para ajustes, mas também persistente na sua proposta.

É muito importante buscar pessoas que tenham habilidades que você não tem e principalmente que sejam engajadas com o projeto.

Não se agarre na internacionalização como um próximo estágio do negócio.Startups devem pensar globalmente. Se você tem uma solução mundial, considerar o mundo como sua área de negócios traz vantagens, como atrair a atenção de investidores.

Pense na proposição de valor, segmento de clientes, atividades chave, parceriasestratégicas, suas fontes de receita, custos, recursos, canais de distribuição

e relacionamento com os clientes.

Projete um business plan de no mínimo 3 anos para ter certeza dos números e ter um norte à seguir.

Economize ao máximo!

Foque no que realmente é necessário para ter um produto de qualidadena hora de apresentá-lo ao mercado.

Todo começo costuma ser tempo de “vacas magras”.

Focar sua energia no seu Minimum Viable Product (MVP) é uma das chaves para nãose perder no começo da sua startup.

“ Toda vez que você estiver prestes a tomar uma decisão para sua startup, o primeiro questionamento que você deve se fazer é : Onde está a receita ? ”

– Neil Patel

https://neilpatel.com/br/blog/manter-o-foco-ao-crescer-startup

É um produto com o mínimo de recursos possíveis que passará por testes primários para validar a viabilidade do negócio.

As experimentações práticas que serão desenvolvidas permitem à Startup entender os “porquês” que estão por trás do comportamento de sua clientela, além de detectar antes do lançamento integral.

O iPhone 1 era o típico exemplo de Minimum Viable Product. Não possuía algumas funções básicas, como copiar e colar, além de exigir download obrigatório do iTunes para ativação. O objetivo era claramente segurar algumas funcionalidades para que fossem lançadas nas versões seguintes do equipamento, gerando ansiedade e euforia entre os clientes.

O Groupon era um site extremamente simples, feito em Wordpress e que gerava cupons em pdf, os quais eram enviados de forma manual a cada interessado.

Um bom aplicativo se divulga sozinho através do boca a boca, mas primeiro as pessoas precisam te achar.

Redes sociais e mídias digitais são baratas e ótimos caminhos. Encontre oportunidades ”fora da caixa” com parcerias estratégicas.

No início, sua startup provavelmente não vai ter dinheiro para valorizar bons profissionais.

Busque outras formas de reter esses funcionários, seja com um ambiente agradável ou mantendo o clima sempre favorável.

Provoque o ”apreendedorismo” comtroca de conteúdo, hackathon,

cursos, livros, palestras...etc.

Em primeiro lugar busque gerar receita própria. Busque investidores para planos específicos ou quando houver um objetivo clarodo que fazer com o dinheiro.

Método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, era usado para tudo na empresa, do aperfeiçoamento do mecanismo de buscas ao Google Hangouts, com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias.

Eric Ries é um empresário e autor do popular blog Startup Lessons Learned. Já aconselhou uma série de startups, grandes empresas e empresas de capital de risco em negócios e estratégia de produtos. Sua metodologia foi escrita no New York Times, Wall Street Journal, Harvard Business Review, Huffington Post e muitos blogs.

O próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que cria algo novo.

O cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis - aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, mas como começar? Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado?

Técnicas para a elaboração de pesquisas de mercado, que possibilitarão maior conhecimento dos clientes, fornecedores e concorrentes, e orientações para a construção de um plano de negócio para os pequenos empreendimentos.

A filosofia e os procedimentos adotados para a implantação do orçamento base zero na indústria e na administração pública são quase idênticos, com a mecânica diferindo ligeiramente em cada caso para se adaptar às necessidades do usuário.

E-mail: [email protected]: /aleporto

Skype: alevgpsFacebook: /alevgpsInstagram: BeermissionWhatsApp: +55 11 99881_5562