243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _...

8
6 Reunião da junta de freguesia com intervenção do público, 24 de junho às 19,30 horas, mediante inscrição prévia (até 48 horas de antecedência) www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ mensal _ MAIO _ 2013 Director: José Manuel Rosa do Egipto | distribuição gratuita Freguesia 616.º aniversário comemora Famosos a desfilar pela Igualdade Dia da Criança na Quinta Pedagógica 4.º encontro de Bandas na SFUCO

Transcript of 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _...

Page 1: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

6

Reunião da junta de freguesia com inter venção do público, 24 de junho às 19,30 horas, mediante inscrição prévia (até 48 horas de antecedência)

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ mensal _ MAIO _ 2013 Director: José Manuel Rosa do Egipto | distribuição gratuita

Freguesia

616.º aniversáriocomemora

Famososa desfilar

pelaIgualdade

Dia da Criança naQuinta Pedagógica

4.º encontrode Bandasna SFUCO

Page 2: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

P_2

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013

Junta de Freguesiade Santa Maria dos Olivais

Rua General Silva Freire, Lote C - 1849-029 LisboaTelefone: 21 854 06 90 — Fax: 21 852 06 87

e-mail: [email protected] — Internet: www.jfsmo.ptHorário: 2.ª a 6.ª feira das 09.00 às 17.30 horas

Atendimento Jurídico: 5.ªs feiras das 15h00 às 17H30(gratuito / com marcação prévia)

Assistente Social: 4.ªs feiras das 15h00 às 17H30(gratuito / com marcação prévia)

JOSÉ MANUEL ROSA DO EGIPTOPRESIDENTE

E-mail: [email protected]:

Gestão Administrativa,Recursos Humanos,Segurança eProtecção Civil,

Intervenção Social

LUÍS JORGE TEIXEIRAMENDES DA SILVA

SECRETÁRIOE-mail: [email protected]

Pelouros:Desporto

VIRGINIA MARIA VICENTEBATISTA CORREIA COSTA

TESOUREIRAE-mail: virginia.costa @jfsmo.pt

Pelouros:Finanças e Património

HONORATO MONTEIRO MOURAE-mail: [email protected]

Pelouros:Cultura, Juventude, Saúde e Prevenção

da Toxicodependência,Urbanismo e Habitação

ANABELA PEREIRAMARTINS SILVA

E-mail: [email protected]:Educação

RUI MANUEL MOREIRAVIDAL SIMÕES

E-mail: [email protected]:

Comércio e Turismo,Mobilidade e Transportes

Executivo

Director: José Manuel Rosa do Egiptoe-mail:[email protected] e Redacção: Junta de Freguesiade Santa Maria dos OlivaisRua General Silva Freire, Lote C1849-029 LisboaTelefone: 21 854 06 90 Fax: 21 852 06 87e-mail: [email protected]

*Por motivos de clareza ou de espaço, reservamo-nos o direito de seleccionar os temas e publicar só o queconsiderarmos de interesse colectivo para a população.*

MAIO de 2013 - Ano XXII - N.º 243 – Distribuição gratuitaMensa l - Reg is to : 120411Depós i to Lega l :57254 /92

T i ragem: 25 .000 exempla res

ISMAEL NASCIMENTO FONSECAE-mail: [email protected]

Pelouros: Espaço Público, Ambiente, Espaços Verdese Higiene Urbana

Ensino do Violinoa partir dos 6 anos

Classes de 2 alunos.Prof. Johann Velislav Pereira.

Inscrições em [email protected] pelo telefone 218534953.

Pelo 4.º ano consecutivo, a Socieda-de Filarmónica União e Capricho Olivalensevoltou a dar música aos Olivais. As socieda-des filarmónicas Incrível Almadense, Maior-guense e Olivalense, foram as protagonistasde uma tarde repleta de música de qualidade.

O 4.º Encontro de Bandas de Santa Maria dosOlivais, que se inseriu nas comemorações do616.º aniversário da freguesia, foi promovidopelo grupo musical olivalense em parceria coma autarquia local, tendo como objectivo divul-gar uma proposta musical enraizada na memó-ria de várias gerações.

“O nosso objectivo é promover o trabalho fei-to pelas bandas filarmónicas, que são um im-portante património cultural e que deve ser pre-servado”, defendeu o presidente da SFUCO,Joaquim Silva. O dirigente salientou, também,a importância da formação musical para o de-senvolvimento das crianças, revelando queexistem novos membros a querer entrar para aSFUCO, mas que não o podem fazer uma vezque não existem uniformes e instrumentos su-ficientes para todos. Por este motivo, o eventoteve também uma vertente solidária, através daqual se pretendeu angariar fundos para supor-tar os custos inerentes da actividade.

Tarde repleta de músicaÀ causa juntaram-se a Sociedade

Filarmónicas Incrível Almadense, liderada pelomaestro David Antunes Correia; e a SociedadeFilarmónica Maiorguense, dirigida pelo Maes-tro João Roque. Cada uma das bandas subiu aopalco durante 40 minutos, proporcionando aopúblico presente um momento de grande qua-

4.º Encontrode Bandas nos Olivais

lidade musical. A banda de Leiria tocou temascomo Pacif Dreams; Lord of the Danec; Cam-pinos Scalabitanos e El Barbaña; enquanto abanda de Almada, impressionou com os temasThe Police Academy March; The adventuresof Timtim-Prisioners of the Sun; Paco Ban-deira Medley e West Side Story. Os ma-estros agradeceram a oportunidade de fazeremparte deste evento e contribuir para a promo-ção do trabalho das bandas filarmónicas portu-guesas. O momento final foi protagonizado pelabanda da casa. O Maestro Luís Filipe HenriquesFerreira dirigiu a banda e, ao som de Guardiansof Peace; Martenizza; Israel Sha-lom; DeepPurple Medley e Everybody Needs Somebodyto Love conseguiu, por diversas vezes, levan-tar o público presente que aplaudiu de pé abanda da SFUCO.

Preservar a tradição e a cultura

Para o Presidente da Junta de Freguesia dosOlivais, José Manuel Rosa do Egipto, as bandasfilarmónicas são um dos maiores exemplos detradição e cultura em Portugal, motivo pelo qualé necessário “agradecer à SFUCO e a todos osque nela estão envolvidos, pela tarde proporcio-nada, pois é nesta sinergia que a cultura musicalse vai dando a conhecer”. O autarca demonstrou,ainda, o seu apoio a esta colectividade centená-ria e salientou a importância que a contrataçãode Joaquim Barata Silva teve para o crescimen-to da sociedade. Com 126 anos de existência,a Sociedade Filarmónica União e Capricho Oli-valense é a mais antiga colectividade da Fregue-sia dos Olivais. Composta por 60 músicos, dos11 aos 79 anos, tem-se dedicado à promoçãomusical e cultural na cidade de Lisboa. Atra-vés do seu encontro anual de bandas, a SFUCOtem conseguido promover e preservar a tradi-ção filarmónica, através do convívio e parti-lha de conhecimentos e experiências entre oscerca de 150 músicos que habitualmente fa-zem parte deste encontro. Este ano não foiexceção e, mais uma vez, proporcionou aospresentes uma tarde única de enriqueci-mento cultural e musical, contribuindo paraa sobrevivência de tradições que estarão parasempre ligadas ao património nacional.

José Manuel Rosa do Egipto,salientou o contributo da SFUCO

como exemplo de tradição e cultura

Page 3: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013

P_3

No âmbitodas comemoraçõesdo 616.º aniversário

da freguesia dosOlivais, a Junta

de Freguesia local,em parceria

com a ANDDI,organizou

a 3.ª Caminhadade DesportoAdaptado.

Mais de duzentos atletasportadores de deficiênciaresponderam ao repto daJunta de Freguesia e reuni-ram-se no Parque do Valedo Silêncio para participarnesta atividade, que temcomo objetivo promover aintegração destas pessoasem atividades desportivasque contribuem para o seudesenvolvimento a nível fí-sico e social.

“Esta é uma prova quefaz parte do calendário daAssociação e que possuium caráter mais lúdico erecreativo. É uma ativida-de que permite a todos,com maior ou menor mo-bilidade, participar em péde igualdade”, explica JoséPavoeiro, Presidente daFederação Portuguesa deDesporto para Pessoascom Deficiência.

Convidadosmuito

especiaisA terceira edição da

prova contou com a pre-sença de cinco convida-dos especiais, que vierammostrar aos restantes par-ticipantes que, indepen-dentemente das adversi-dades que a vida nos cau-sa, é possível sermos bemsucedidos, desde que nosempenhemos em ir atrásdos nossos sonhos. CarlosFerreira e Raquel Cerquei-ra, atletas paraolímpicos Mannie NG, campeã mun-dial de natação de Síndro-me de Down; Paulo Bena-vente, campeão mundialpor equipas da meia-ma-ratona e Pedro Isidro,atleta olímpico liderarama caminhada, motivandoos restantes companheirosdurante todo o percurso.

Pedro Isidro, revelou aojornal OLIVAIS, que nãohesitou em aceitar o convi-

te feito pela ANDDI paraparticipar na iniciativa, poisacredita que estas “cami-nhadas” são muito impor-tantes para as pessoas comdeficiência, uma vez que asmotiva para superarem assuas dificuldades e paragostarem mais da interaçãodesportiva”.

Abraçariniciativas Para a Junta de Fregue-

sia dos Olivais, representa-da no evento por Luís Jor-ge Silva, Vogal do Despor-to e Vice-presidente daANDDI Portugal, a mais-valia desta caminhada estárelacionada com a satisfa-ção dos seus participantes.“O valor desta iniciativa éestarem aqui 163 jovensportadores de deficiência afazerem uma caminhada,que é o que eles precisamde fazer. A função da Juntade Freguesia é abraçar eintervir da melhor formanestas atividades e contri-buir em iniciativas que pro-porcionem a estas pessoasmomentos de desporto”,defendeu Luís Jorge Silva.O vogal revelou, ainda, queo seu objetivo é que estaspessoas possam , futura-mente, serem inseridas ematividades que estão aber-tas a toda a populaçãocomo é o caso das cami-nhadas promovidas pelaautarquia local. A 3.ª Mar-cha é uma iniciativa ondeestão representadas todasas áreas de deficiência eque pretende, precisamen-te, ser acessível a todos.

O evento, que se realizouna manhã do dia 3 deMaio, contou com a par-ticipação da Cerci Lisboa– Olivais e Espaço Luz;CERCIMA; APERCIM-Mafra; APPACDM-Setú-bal; CERCITOP; e daAPCL-Lisboa e Espaço 7Ofícios.

No final, todas as insti-tuições tiveram direito auma recordação, que osatletas receberam commuita satisfação: a mas-cote Bicas. A organizaçãoproporcionou ainda umalmoço volante a todos demodo a que os envolvidospudessem usufruir de ummomento de convívio sin-gular.

3.ª Caminhadade DesportoAdaptado

Page 4: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

P_4

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013

A Freguesia dos Olivaiscompletou, no dia 6 de Maio,

616 anos de vida. Para celebrartão avançada idade, a autarquialocal realizou, ao longo de todoo mês, uma série de atividadespara assinalar o aniversário.Como já vem acontecendo

nos últimos anos, no programade comemorações não podefaltar o almoço de convívio,onde autarcas e moradores

se juntam para cantaros parabéns aos Olivais.

Com encontro marcado no restauranteRichard’s, no Complexo Desportivo dosOlivais e Moscavide, ao convite respon-deram cerca de duas centenas de mora-dores. O menu, como vem sendo habi-tual, incluía o típico bacalhau, mas o in-grediente principal deste encontro é,como sempre, o convívio entre os se-niores olivalenses.

Destinado a todos os fregueses commais de 65 anos, nascidos nos Olivais,o evento pretende dar a oportunidadedestes moradores voltarem a rever ami-gos de infância e criarem laços de pro-ximidade com os seus actuais vizinhos.

Sendo esta uma tradição antiga nasfestividades do aniversário da fregue-sia, José Manuel Rosa do Egipto, quese junta pelo última vez a esta festa en-quanto presidente da autarquia local,deixou um apelo especial àqueles quevirão a seguir a si. “A nossa ideia, quan-do criámos este almoço, era a de pro-mover o convívio entre as pessoas que,apesar de viverem na mesma freguesia,já não se encontram há muitos anos.Enquanto presidente existem dois even-tos que considero imprescindíveis nascomemorações do nosso aniversário: oEncontro de Bandas da SFUCO e estealmoço. Portanto, é meu desejo quequem vier a seguir a mim, continue nasenda destes dois encontros”, afirmouo autarca, momentos antes de se cortaro bolo de aniversário.

Rever velhoscompanheiros Pelo 4.º ano consecutivo, Simone

Represas, a mais antiga moradora dosOlivais, é a responsável por soprar asvelas do bolo de aniversário. No augedos seus 94 anos, a moradora não pres-cinde de estar presente neste encontro,onde tem a oportunidade de “rever ami-gos, filhos e netos”.

É precisamente este o motivo peloqual José Santos, nascido e criado narua das Centieiras, elege este almoçoconvívio como a melhor medida cria-da pela Junta de Freguesia dos Olivais.“É uma maravilha assistir a este am-

616.ºAniversáriodos Olivais

biente e ver os grupinhos a juntarem-se. Este foi o melhor evento criadopor esta junta, pois o povo dos Oli-vais reúne-se todo”, afirma o mora-dor, de 70 anos, que chegou a viverem Benfica, mas que não conseguiuestar longe dos Olivais, acabando porregressar àquela que é para si a me-lhor freguesia lisboeta.

Durante horas, recordam-se históri-as de infância, lembram-se locais jáinexistentes e, por momentos, regres-sa-se a um passado, onde todos estesolivalenses foram muito felizes. Asantigas quintas onde brincavam em cri-anças; o trabalho na cortiça, nascentieiras; e as traquinices que faziamna escola, são apenas algumas das lem-branças que trocam entre si.

“Esta é a primeira vez que venho aoalmoço. Fui convidada anteriormente,mas como não tinha ninguém para vir co-migo tinha receio. Este ano decidi vir eestou estupefata. Encontrei muitos ami-gos da minha 1.ª classe e estão todosmuito mais velhos. Acho que ainda soua que estou com melhor aspeto o queme deixa contentíssima”, diz LiberdadeCruz , em tom de brincadeira, afirman-do que não voltará a falhar ao almoço.

Um convíviopara repetir

Para além do convívio entre mora-dores, é patente também as boas re-lações existentes entre o executivoda Junta de Freguesia dos Olivais eos seus moradores. Durante o encon-tro, por repetidas vezes, foi possívelencontrar os vogais da autarquia emconfraternização com os fregueses.Para Anabela Silva, Honorato Moura,Luís Jorge Silva e Rui Simões, é umatradição que se deve manter.

Esta iniciativa foi a forma que opresidente e o seu executivo encon-traram para reunir, num mesmo mo-mento, todos os naturais da fregue-sia, com mais de 65 anos. Todos osanos se reúnem pessoas que seveem quotidianamente e outras quesó se reveem muitos anos depois.

O Almoço Convívio é, assim, um doseventos mais simbólicos da freguesia,conseguindo atingir um dos principaisobjectivos de qualquer autarquia: pro-mover o encontro, o bem-estar e asboas-relações entre moradores. Embo-ra seja uma grande freguesia, os Oli-vais conseguem manter um ambientebairrista, que aproxima os seus mora-dores, tornando-a uma das mais sim-páticas e acolhedoras da capital. É porisso que, tal como se verificou nesteencontro, estes moradores são incapa-zes abandonar a terra que os viu cres-cer e onde têm, para sempre, guarda-das as suas melhores recordações.

Page 5: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013

P_5

Semanado Bebé

Entre 11 e 17 de Maio,a Freguesia dos Olivais

levou a cabo a 1.ª Semana do Bebé.

Dia da criançana Quinta Pedagógica

Realizada no âmbito das comemorações do 30.º ani-versário da Unidade da Primeira Infância do HospitalDona Estefânia, a iniciativa pretende enaltecer a im-portância do período da gravidez e da primeira infân-cia (0-3 anos) para o desenvolvimento pessoal, sociale comunitário; sensibilizar para a necessidade de apro-ximar os recursos da comunidade às famílias grávidase com bebés; e contribuir para a promoção da cons-trução de vínculos positivos entre bebés e cuidadores.

“Esta iniciativa surgiu por parte da Unidade da Pri-meira Infância, através do Dr. Pedro Caldeira da Silva edas enfermeiras, e ao qual a autarquia se decidiu juntar”,explica Anabela Silva, vogal da Educação.

Ao longo de toda a semana foram realizadas váriasatividades, como aulas de ginástica e relaxamento emassagens para bebés, em que o que se procurou fa-zer “foi adaptar as atividades já existentes na freguesiae adaptá-las para as crianças”

Para a concretização destas mesmas acções, foi pre-ponderante a participação de várias instituições locais,como é o caso da ADCEO, da Biblioteca Municipal dosOlivais, da Quinta Pedagógica, da Piscina do Oriente, doProjeto Sementes de Música, da Escola Secundária An-tónio Damásio ou dos vários Centros de Dia, onde osidosos fizeram roupas de bebés para oferecerem às mães.

O Centro Comercial Spacio Shopping foi palco dealgumas destas actividades, bem como de vários pa-inéis de conversa com especialistas em medicina e psi-cologia infantil, entre outros. No dia 17 de Maio, porexemplo, o espaço recebeu o humorista Nuno Marklpara, de uma forma divertida, abordar o tema daparentalidade.

Para Anabela Silva, o objectivo desta iniciativa é“chamar a atenção para a importância desta faseno crescimento das crianças, pois é a fase onde as cri-anças mais absorvem informação e mais necessitamde estímulos”.

A 1.ª Semana do Bebé foi promovida pelo CentroHospitalar de Lisboa, pela Junta de Freguesia dos Oli-vais, pela Unidade da Primeira Infância e pelo K’Cidade– Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano.

Insufláveis, dança,música, jogos, mas

acima de tudo, muitadiversão! Foi assim

que a Junta deFreguesia dos Olivaisproporcionou a todas

as suas criançasum dia inesquecível.

Aproveitando o factode, este ano, o Dia daCriança ser celebrado aum sábado, a autarquialocal decidiu organizaruma festa em grande,onde pais e filhos pudes-sem estar unidos paracomemorar o dia daque-les que são o futuro dosOlivais.

“Este dia é muito im-portante. A festa quehoje estamos aqui a fa-zer exigiu um grande tra-balho de organizaçãomas podemos garantirque valeu a pena. Aliás,o resultado está à vista.Estão aqui muitas famí-lias e as crianças estãoa divertir-se”, diz Ana-bela Silva, vogal da Edu-cação da Junta de Fre-guesia dos Olivais.

Durante todo o dia, ascrianças puderam parti-

cipar nas mais diversasatividades e que incluí-am: jogos tradicionais,aulas de dança, pinturasfaciais, brincadeiras naágua, insufláveis, de-monstrações de capoei-ra, ouvir contos e mui-to mais.

As atividades foram,pra t icamente todas ,efetuadas por jovens eatletas da freguesia, umavez que era objetivo daautarquia incluir toda acomunidade na organiza-ção do evento.

Quem não quis, tam-

bém, faltar à festa, foi a34.ª esquadra da PSPdos Olivais, que deu aoportunidade aos maisnovos de experimenta-rem as roupas e algunsutensílios da polícia.

Para além do caráterlúdico do evento, procu-rou-se, igualmente, pro-porcionar bons momen-tos em família e o obje-tivo parece cumprido.“Acho esta ideia muitopositiva. É a primeiravez que venho e estou agostar muito. É agradá-vel para as crianças, é

realizada num espaço li-vre em que há contatocom a natureza e com osanimais, portanto é umaoportunidade única”,conta-nos, satisfeita,Sandra Eugénia.

Pela fel icidade es-tampada no rosto dasmuitas crianças que nãoquiseram perder nenhu-ma das brincadeiras, épossível garantir que osobjetivos da organiza-ção foram alcançados eque este será, sem dú-vida, um dia para maistarde recordar.

Page 6: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

P_6

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013

Alunos das EscolasAntónio Damásio, Eça de

Queirós e Fernando Pessoapremiados pelo RotaryClube Lisboa - Olivais.Recompensar o esforço e o

mérito daqueles que trabalhamarduamente pela aquisição denovos conhecimentos, servin-do de exemplo aos outros alu-nos, é o objetivo do RotaryClube Olivais, que voltou a rea-lizar a sua Cerimónia Anualde Entrega de Bolsas e Pré-mios Escolares.

No auditório da Escola Se-cundária António Damásio,alunos, professores, encarre-gados de educação e dirigen-tes escolares reuniram-senuma iniciativa que, segundoMário Gomes, Presidente doRotary Clube Lisboa Olivais,se insere “no seu serviço deapoio à comunidade e que nes-te caso representa o seu in-centivo à educação”.

Na entrega dos prémios, par-ticiparam , para além de MárioGomes; António Cruz, MariaJosé e Lurdes Nabais, directo-res das Escolas António Da-másio, Eça de Queirós e Fer-nando Pessoa, respectivamen-te; e Luís Miguel Duarte, go-vernador do Rotary Lisboa.

Prémios A iniciativa, que premeia os

melhores alunos das três es-colas, enaltece também, atra-vés do Prémio Eça Queirós ePedro Nunes, os alunos quemais se destacam nas discipli-nas de Português e Matemáti-ca. Na cerimónia, não são es-quecidos, os alunos que são,para os seus colegas, exem-

Arte ilimitadaA Casa da Cultura dos Olivais voltou a abrir as suas portas

em prol da arte e recebeu, entre 3 e 18 de Maio, a exposição“Arte sem limites”.

Composta por trabalhos de pintura de azulejos, fotografia edesenhos, a mostra é um projecto da autoria de Ana LuísaCorrondo, Miguel Sá Marques e Rui Guerra, três amigos quetiveram, graças à casa da cultura, a oportunidade de tornarempúblicos os trabalhos que têm desenvolvido ao longo dos úl-timos anos. Para uns, foi uma estreia, para outros, a exposi-ção marca o seu regresso ao panorama artístico depois de anosde ausência.

Miguel Sá Marques fotografa desde a 3.ª classe. Aos 7 anosofereceram-lhe uma máquina fotográfica e foi nesse momentoque se apaixonou poresta arte. “Ofereceram-me uma máquina em pe-queno e desde logo co-mecei a fotografar tudoo que via. Durante o meupercurso fiz algumas ex-posições, mas a certa al-tura decidi pegar fogo atodos os meus trabalhose afastei-me desta área”,conta. A paixão pela fo-tografia era, no entanto,mais forte e com o aparecimento da fotografia digital, o bi-chinho voltou a apoderar-se de Miguel. “Em 2005 comecei adedicar-me novamente à fotografia e estou hoje a expor osmeus trabalhos como se fosse a primeira vez na minha vida”,acrescentou, no âmbito da inauguração da mostra.

Rui Guerra também já é experiente nestas lides. Odesenhador participou ao longo da sua carreira em várias ex-posições e em catálogos, mas acredita que esta nova exposi-ção é uma oportunidade para si. “Gosto muito daquilo quefaço. A arte, porém, é muito complexa e existe sempre umesforço muito grande para conseguirmos singrar na área e paraque as pessoas gostem do nosso trabalho”, revela o artista,que contou nesta mostra com 13 trabalhos de esferográfica elápis de carvão.

Já Ana Luísa Corrondo expôs pela primeira vez os seus tra-balhos, que são o resultado das aulas de pintura de azulejosque realiza há cerca de 9 anos. Para a artista a “pintura é umaterapia e algo que dá prazer mental e emocional”. Ana Luísinspirou-se em livros de imagens e animais e parece que a suainspiração conquistou, também, o público, uma vez que logono primeiro dia de exposição conseguir vender a maioria dosseus azulejos.

Ana Esteves foi a porta-voz da Casa da Cultura, e em nome dainstituição e da Junta de Freguesia dos Olivais, voltou a salien-tar o facto de “esta ser uma casa aberta àqueles que partilhamo gosto pela arte” e confessou ser um prazer poder ter nassuas instalações os talentosos trabalhos destes três artistas.

Crescer com MúsicaA Casa da Cultura dos Olivais vai acolher, todas

as quartas-feiras, o projecto “Crescer com Música”.A iniciativa destina-se a bebés

entre os 0 e os 3 anos e cada gru-po deverá ter um mínimo de 5crianças inscritas e 15 no máxi-mo. O projecto tem início no dia5 de Junho, e realiza-se todasquartas-feiras, das 18h às 18h30.

Bolsas de estudopara os melhores

plos de bons companheiros. “Estas bolsas premeiam a

excelência escolar dos alunose pretendem dar-lhes um apoiofinanceiro para que possamcontinuar a desenvolver osseus estudos. Alguns prémiossão de excelência, outros sãoprémios de liderança que pre-meiam os amigos e melho-res companheiros de cada es-cola”, explica Mário Gomes,ao jornal Olivais.

No total, foram entreguesdezoito prémios, que conta-ram, este ano, com o apoio daVodafone, do governador doClube Rotary do distrito deLisboa e da empresa Manufac-turas Roma.

Luís Miguel Duarte é, aliás,um exemplo para estes alunos,uma vez que também o gover-nador, enquanto aluno, foi pre-miado como um dos melhoresalunos da antiga Escola Pro-fessor Herculano Saraiva. Co-nhecendo a motivação que estereconhecimento proporcionaaos alunos, o governador de-fende que “nos tempos quecorrem, é importante premiara dedicação que os alunos têmà escola, ao estudo e à sua pró-pria valorização profissional”.

Embora apenas os melhoresalunos sejam reconhecidosnesta cerimónia, os organiza-

dores não esqueceram os res-tantes alunos, relembrandoque esta entrega de prémios,para além de ser um incentivoaos melhores, serve tambémde exemplo para que os outrosalunos se empenhem mais.

O director António Pinto daCruz não quis, por isso, dei-xar de salientar “ a inicia-tiva louvável” do Rotary Clu-be, e deixar uma palavra de in-centivo a todos os seus alunos.“É sempre bom estimular osalunos através de iniciativascomo estas. Não quero deixartambém de lembrar aos res-tantes alunos que não nos es-quecemos deles. Todos elessão muito acarinhados e espe-ramos que um dia possamtambém eles estar aqui a re-ceber um prémio”, afirmou.

Com o ano lectivo quase achegar ao f im, os a lunospremiados não conseguiramconter o seu entusiasmo por,ao final de um ano de traba-lho, terem uma recompensapelo ser esforço.

Um exemplo de que a edu-cação, pela importância quetem no desenvolvimento dasociedade, deve ser incenti-vada, para que se possamcontinuar a criar, em Portu-gal, futuros grandes profis-sionais.

Foram entregues dezoito prémios, que contaram, este ano, com o apoio da Vodafone, do governadordo Clube Rotary do distrito de Lisboa e da empresa Manufacturas Roma

“Alguns prémios são de excelência, outros são prémios de liderançaque premeiam os melhores de cada escola”, explica Mário Gomes

Miguel Sá Marques, Rui Guerra,Ana Luísa Corrondo

Page 7: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013

P_7

O Elo Socialrealizou

o seu 5.º desfile“Moda’r Mentalidades”.

Inserido nas comemoraçõesdo seu 30.º aniversário,

o evento juntouna passarelle da FIL,

no Parque das Nações,pessoas com deficiênciae famosos, numa acção

que pretendeu promovera igualdade e a inserção

social destes jovens.Para José Figueiras, na qualidade de

figura pública, a sua missão é contri-buir para dar maior visibilidade a cau-sas como estas.

“Enquanto figuras públicas faz par-te do nosso caderno de encargos pro-fissionais participar nestas acções.Esta iniciativa tem a mais valia demostrar à sociedade que todos temoso direito e a capacidade de fazer asmesmas coisas”, afirmou.

Para além do apresentador, fizeramparte do desfile Heitor Lourenço,Cleia Almeida, Jorge Corrula, CarlaAndrino, Paulo Vintém, MafaldaArnauth, Susana Félix, Luís FilipeBorges, Márcia Leal, Pedro Górgia, eMiguel Domingues. Paula Teixeira,Susana Félix e André Cruz foram osprotagonistas dos momentos musicaisdo evento, que foi apresentado porFernanda Freitas e Mafalda Ribeiro.

Para a directora da instituição, Cre-milde Zuzarte, iniciativas como estasão uma mais valia para os jovens doElo Social, bem como para todosaqueles que colaboram nesta causa.

“Esta é uma iniciativa de inclusãoimportantíssima, inclusivamente paraas pessoas que vão estar a desfilar comos nossos jovens. Para muitos é a pri-meira vez que têm a oportunidade deconviver com pessoas com deficiên-cia e sentimos que é gratificante paraeles poderem conviver com estes jo-vens”, salienta.

Numa tarde muito animada eemotiva, o “Moda’r Mentalidades”provou, mais uma vez, que os utentesdo Elo Social são capazes de fazerqualquer coisa. E tudo isto graças aotrabalho desta instituição, que temsido incansável na tentativa de provara estes jovens que nada é impossível.

Famosos e utentes do Elo Social unidos

Desfilar pela Igualdade

Page 8: 243 MAIO 2013 - eCivitasjfsmo.ecivitas.net/www/articlefiles/742-Jornal MAIO 2013.pdf · P_2 _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais Rua

P_8

www.jfsmo.pt _ Ano _ XXII _ n.º 243 _ MAIO _ 2013

A Marchados Olivais

já estáa postos para

o desfiledas Marchas

Populares 2013.

Será em tons de prata,laranja e salmão, que osmarchantes dos Olivaisprometem surpreenderno próximo dia 12 deJunho, quando descerema Avenida da Liberdade,sob o tema “Lisboa a tise confessa”.

O tema, que é uma re-ferência à música queAntónio Calvário levouà Eurovisão, em 1964,serve de mote a uma ho-menagem que o Grupode Pesca e Desporto dos

António Calvário é o grande homenageado

Lá vem a marcha!

Olivais pretende fazeràquele que ao longo denove anos tem sido o seupadrinho.

“Decidimos fazer-lheesta homenagem porqueé um homem com 55anos de carreira e commuitos anos de marcha.Por tudo aquilo que fezpela cultura, pela can-ção, pelo cinema e nasfestas de Lisboa, mere-ce este reconhecimen-to”, conta Carlos San-tos, presidente da colec-tividade.

A madrinha é uma ami-ga especial de AntónioCalvário, que decidiujuntar-se à Marcha dosOlivais para esta home-nagem tão especial.

“A nossa madrinhaeste ano será a Madale-

na Iglésias, pois é umagrande amiga do nossopadrinho e que o acom-panhou nos momentosmais importantes da suacarreira”, explica.

Apoioà Marcha

O executivo da Juntade Freguesia dos Oli-vais tem sido uma pre-sença constante nos en-saios da marcha, de-monstrando, assim, oseu apoio àqueles que setêm dedicado de corpoe alma a defender a Fre-guesia, naquela que é amaior festa de Lisboa.

No passado dia 20 deMaio, Luís Jorge Silva,Honorato Moura e Ana-bela Silva, estiverampresentes no ensaio na

Escola Secundária Eçade Queiroz, e deixaramuma mensagem especi-al aos marchantes.

“Queremos agrade-cer-vos por todo o tra-balho que têm tido e de-sejar-vos a melhor sor-te do mundo. Certa-mente que vão brilhar”,disse Luís Jorge Silva,Vogal do Desporto.

Também o executivoda Câmara Municipal deLisboa assitiu ao ensaioda Marcha dos Olivais enão deixou de agradecera todos aqueles quecontribuem para a rea-l ização desta grandefesta.

“As Marchas de Lis-boa são um dos grandesmomentos da cidade edevemos tudo a estas

pessoas, que são res-ponsáveis pelas músi-cas, pelas roupas e pelamarcha.

É de uma grande ge-nerosidade o facto detrabalharem durantemeses para este espetá-culo”, afirmou AntónioCosta.

Na avenidapara vencerCom uma marcha es-

sencialmente jovem, osOlivais demonstram quea comunidade continuaempenhada em manter

uma das mais antigastradições lisboetas.

Sempre animados, osmarchantes dos Olivaisestão preparados paradar o seu melhor naapresentação no Pavi-lhão Atlântico, no dia 9de Junho, e na Avenidada Liberdade, na noitede 12 de Junho. ParaCarlos Santos, “traba-lho e honestidade” sãoos pontos fortes destamarcha, e os princípiospelos quais se regempara lutar pelo títulode melhor marcha de2013.