2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais...

18

Transcript of 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais...

Page 1: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo
Page 2: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Prana2

Oh Tu que vives na imensidão do espaçoNa escuridão da vidaQue andas, mas não sabe por onde caminhasQue olhas, mas não sabes definir o que vêsIncapaz de definirO teu EuÉs um vago bicho sem destinoQue nascestes em cima desta terraSem saber porque nem para que.

Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO

21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou www.culturaracional.com.br

Page 3: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

03 Universo Holístico -SETEMBRO - 2020

Por Que Blavatstky Recebeu Tanta Oposição?

Por Ricardo Lindemann1

Havia grandes interesses políticos e religiosos contrários a qualquer avanço dos ideais da Sra. Blavatsky (1891 - 1891) e daSociedade Teosófica (1875) pela causa da Fraternidade Universal sem distinções de raça, credo, sexo, casta ou cor, no final doséculo XIX. O grande pacifista denominadoMahatma Gandhi (1869 - 1948), depois de conhecer a Sra. Blavatsky e a Dra. Besant emLondres em 1891, como atesta sua autobiografia, filiou-se à Sociedade Teosófica, que teve grande participação no movimento pelaindependência da Índia e valorização da filosofia oriental, principalmente o Yoga, o Vedanta e o Budismo, no seu estudo eclético dereligião comparada, filosofia e ciência, contra o materialismo e a favor da paz mundial.

Nesse contexto de resistência à universalidade de seus ideais, tudo foi feito para se acusar injustamente a Sra. Blavatsky comoimpostora, e a Sociedade para Pesquisas Psíquicas de Londres (SPP), por meio do relatório Hodgson, chegou à acusá-la de fraudeprincipalmente na questão das cartas dos Mahatmas em 1885, sem sequer analisar esses documentos no microscópio. Essa justaanálise só foi feita em 1997, resultando na falta de provas para qualquer acusação, e, portanto, por meio do relatório Harrison da SPPfoi feita uma retratação: “o estrago causado [ao nome de H.P. Blavatsky] não se deve ao que foi dito, mas ao que não foi dito.”(HARRISON, Vernon, PhD. H.P. Blavatsky e a Sociedade para Pesquisas Psíquicas: Retratação a Blavatsky sobre as Cartas dosMahatmas. Brasília: Teosófica, 2015, p. xvii) E conclui: “Peço desculpas a ela [H.P. Blavatsky] por termos levado cem anos parademonstrar que ela escreveu a verdade.” (Ibidem, p. 44)

Na verdade, a grande maioria das cartas foi precipitada, algo semelhante à um fenômeno parapsicológico de materializaçãosomente da tinta sobre o papel, ou seja, não foi psicografada, o que afasta a tese escrita direta das subpersonalidades durante algumtipo de transe, segundo define a própria Enciclopédia Teosófica (Theosophical Encyclopedia. Quezon City, Theosophical PublishingHouse (TPH), 2006):

Precipitação: O processo de impressão sobre papel das imagens mentais de um escritor ao invés de escrevê-las com a mão. [...]Cartas precipitadas parecem ter a curiosa qualidade do texto ser composto de linhas diagonais [as misteriosas micro-estrias relatadaspor Harrison, (HARRISON, 2015, p. 106 )], incluindo sublinhados, algo que canetas e lápis não conseguem produzir. Para umadiscussão detalhada sobre este tema recomenda-se The Mahatmas and Their Letters de autoria de Geoffrey Barborka. (Adyar,TPH, 1973) (Op. Cit., p. 505 )

Harrison assim se refere às micro-estrias: “Chamo atenção para características curiosas e inexplicadas das cartas de K.H., ouseja, as estrias claras e regulares de alguns escritos aparentemente feitos com lápis azul (Fig. 11).” (HARRISON, 2015, p. 106 ) Ofato é que enquanto a ciência moderna não for capaz de explicar como as micro-estrias paralelas foram produzidas, também nãopode haver acusação de fraude, pois antes se caracteriza um campo de investigação ou fenômeno ainda desconhecido para a ciência.

Creio que devo acrescentar meu testemunho pessoal, quando tive em mãos os originais das cartas ainda no Museu Britânicoem 1991, que as impressionantes micro-estrias rigorosamente paralelas eram claramente visíveis, mesmo sem microscópio, masalém disso tive a forte impressão de que a tinta estava localizada somente no interior ou “miolo” do papel sem ter tingido seu versonem o anverso, como se realmente tivesse sido materializada diretamente no interior do papel sem ter sido escrita sobre ele, emboraeu nada possa afirmar sobre o processo de laminação que as cartas teriam sofrido no Museu Britânico, conforme em tambémmenciona Harrison:

Os documentos que parecem ter sido escritos com tinta preta são igualmente fascinantes. As marcas escuras parecem estar dentrodo papel e não na superfície. É difícil termos certeza disso agora, porque as cartas encadernadas foram laminadas em tecido dearquivo para preservá-las. Temos, portanto, que distinguir entre as fibras do tecido protetor e as fibras do papel das cartas.(HARRISON, 2015, p. 42)

Mais relevante deveria ser a positiva e inspiradora e criteriosamente comprovada influência da obra de Blavatsky, principalmenteA Doutrina Secreta, e seus ideais, sobre o Parlamento Mundial das Religiões de Chicago, bem como na vida e obra de Gandhi,Thomas Edison, Crookes, Einstein, Yeats, James Joyce, Fernando Pessoa, Kandinsky, Mondrian, Klee, Gaugin, Mahler, Sibelius,Scriabin, entre vários outros. (CRANSTON, S. Helena Blavatsky: A Vida e Influência Extraordinária da Fundadora do MovimentoTeosófico Moderno. Brasília: Teosófica, 1997, p. 465 - 558)(Footnotes)1Doutorando em Ciência da Religião - UFJF, Mestre em Filosofia - UnB, Engenheiro Civil - UFRGS, ex-Presidente da Sociedade Teosófica no Brasil, Presidente doSindicato dos Astrólogos de Brasília, autor de A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios (4. ed. Brasília: Teosófica, 2020)e coautor de A Tradição-Sabedoria (5. ed. Brasília: Teosófica, 2020). E-mail: [email protected]

Page 4: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Prana04

Qual o propósito do movimento Ativismo Quântico,que você criou?

A física quântica está conosco há quase cem anos. Noentanto, a grande maioria dos cientistas, políticos,economistas e cientistas das áreas sociais e humanas aindaadota uma visão de mundo que é baseada na físicanewtoniana: o materialismo científico. A matéria é tudo, ofuturo está determinado; não há criatividade, não hávirtudes, não há significado nem propósito na vida humana.É uma visão de mundo terrível.

Essa visão de mundo domina a ciência...E vem sendo usada por filósofos e cientistas para

desconstruir a visão das tradições antigas, que postulavaum mundo diferente, na qual existiam também o espírito eas virtudes. Estamos num ponto muito peculiar da história.Todo o nosso sistema educacional, político, econômico ede saúde está baseado numa visão incompleta da realidade,porque a física newtoniana não funciona. O que funciona éa física quântica, e sua mensagem é muito clara. Os objetossão possibilidades, e a consciência faz suas escolhas.

A física quântica está fazendo uma ponte entrefilosofia, religião e ciência...

E sem dualismo. As coisas não mais são vistas comoduais. Tudo está contido numa visão monística de ser quechamamos de consciência.

É interessante que, apesar de toda a evidência quea física quântica tem trazido, haja uma relutância doscientistas em adotas essa nova visão de mundo. Será issoparte da cultura na qual vivemos?

Isso era de se esperar. Afinal, o materialismo científicoestá presente há muitos anos, e ele tem uma história decombate às tradições religiosas vigentes. Os cientistas sãohostis à possibilidade de integração a algo que eles têmrejeitado com muita ênfase. Em parte há a defesa de suasideias e, ao mesmo tempo, quando se fala de integração,há o medo de que, pela porta dos fundos, possam entrar

velhos preconceitos que eles já descartaram, como a ideiade um Deus barbudo que julga os seres humanos quandomorrem. Eles têm muito receio dessas noções simplistas,que são associadas ao criacionismo.

O movimento de ativismo quântico não é só paracientistas, mas para toda a sociedade. Você vem passandoesta mensagem para educadores, estudantes, legisladorese para todo tipo de pessoas da sociedade...

Com certeza. Em 1999, junto com mais de 29 cientistas,estive em uma conferência com Dalai Lama. Ele nos fez oseguinte desafio: “Vocês estão falando de um novoparadigma, mas de que forma esse paradigma podecontribuir para a sociedade?” Os cientistas ficaram muitointrigados. Inicialmente eu não soube responder, mas aolongo dos anos desenvolvi o que eu chamo de ciência daexperiência, que inclui tudo que um ser humanoexperimenta, inclusive as virtudes. Então as virtudes estãode volta, e a consciência está de volta ao paradigma daciência. De fato, agora podemos falar de economia, dejustiça, de política, de saúde e cura, de educação, de todosos assuntos.

Como essa visão de mundo quântico afeta aeducação? Como ela pode contribuirpara melhorar o nossoatual sistema educacional?

Precisamos mudar a educação nos seus fundamentos,porque hoje possuímos um sistema educacional liberal queteve origem no início no século XX e que foi projetado paranos libertar dos dogmas. Mas a ciência passou a serdogmática, adotando o materialismo científico, que postulaque a matéria é tudo. A maior parte das organizaçõesacadêmicas está ensinando esse dogma. É claro que essanão é evidente. As pessoas não percebem que estãoaprendendo um dogma, mas isso de fato está ocorrendo.De um lado temos o dogma religioso, e do outro o dogmacientífico. A física quântica pode nos libertar de ambos,através da integração.

Ciência com ConsciênciaEntrevista com Amit Goswami é um indiano, doutor em física e um

renomado escritor. Foi pesquisador e professor titular de física teórica daUniversidade de Oregon, nos Estados Unidos, por 32 anos. O foco de suaspesquisas tem sido a aplicação da física quântica à questão da relação

mente-corpo-espírito. Ele tornou-se conhecido com a publicação do livro AFísica da Alma. Participou do filme Quem somos nós, que se tornou um

sucesso de bilheteria em todo o mundo. É autor de outros livros traduzidospara o português, como A Janela Visionaria, O Médico Quântico, O UniversoAutoconscientee Evolução Criativa das Espécies. Em junho de 2013 esteve

na União Planetária, em Brasília, quando foi entrevistado por EduardoWeaver. AmitGoswani foi o criador do movimento denominado Ativismo

Quântico, que vem sendo muito difundido, especialmente no Brasil.

Page 5: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Universo Holístico - SETEMBRO/2020 05

Qual é proposição fundamental, a mensagemessencial que a física quântica nos oferece? O que elatraz para a sociedade?

A física quântica, em primeiro lugar, diz que os objetossão possibilidades. Em segundo lugar, objetos são mais doque elementos materiais; há também objetos mentais designificado, objetos vitais de sentimento, e mesmo objetosde intuição, de onde surgem nossos valores. Na medida emque incluímos valores, significados e sentimentos comoobjetos de nossa experiência, conseguimos restabelecer aarena global na qual a nossa sociedade opera. Dessa formaabrangemos tudo, incluindo o significado e proposito davida.

A física quântica revela novas possibilidades a seremexploradas. O determinismo acabou. Uma vez que as coisasnão estão determinadas, a criatividade pode ser aplicada.Precisamos fazer duas coisas em nossas escolas euniversidades: primeiro, reconhecer que o significado e opropósito são componentes importantes da vida, queestamos aqui para explorar significados e valores; segundo,entender que o meio de explorar significados e valores é acriatividade. O que já sabemos já foi feito, é o que já existiuanteriormente.

Como mudar o sistema de forma que possamospromover a criatividade nas escolas e universidades?

Com a física newtoniana, chegamos a uma situaçãoonde todos recebem uma orientação emburrecedora. Nãohá foco no que fazemos. É apenas fazer, fazer, sem umadireção. As pessoas aprendem que não há um significado,que não há um propósito na vida. Em função disso levamuma vida muito acelerada, sem saber o que estão fazendo.Essa condição é totalmente incompatível com o despertarda criatividade. A criatividade exige um estilo de vidarelaxado. O processo criativo consiste não apenas napreparação, que representa o fazer, mas também no que oscientistas da criatividade chamam de processamentoinconsciente: apenas relaxar e ser. A física quântica postulaexatamente isso. Se estivermos de acordo com a visão deum mundo quântica, devemos desacelerar. Essadesaceleração, que era um componente básico do estilo devida espiritual dos antigos, quando combinada com um fazerfocado, resulta em criatividade.

Nesse contexto, podemos considerar que a meditaçãofaz parte desse processo?

Sim, faz parte da educação estimular nos estudantes avontade de explorar significados e valores, e também ensiná-los e fazê-lo.

Ensinar como meditar?Sim, com certeza, porque a meditação é a chave para

a desaceleração. A meditação não é um sistema religioso.Quando você remove a parafernália religiosa, o fatofundamental é que todos os sistemas de meditação sãocapazes de desacelerar a mente. Este é o fato. Toda pessoaque medita sabe que com a meditação os pensamentos seaquietam.

Com a pausa, há muito mais eficiência no que sefaz...

Sim, porque entre um pensamento e outro não há nadano nosso inconsciente, e, nesse momento, possibilidadesquânticas podem proliferar, podem se espalhar como nomovimento de uma onda. Quando se joga uma pedra numlago, as ondas se espalham na água. De forma similar, umateia de possibilidades se espalha no intervalo entrepensamentos, gerando uma pulsação cada vez mais amplade possibilidades à nossa escolha. É aí que surgem novaspossibilidades de ser. É aí que nos tornamos criativos.

As pessoas estão percebendo que a vida pode setornar muito mais significativa se elas se abrirem paranovas possibilidades, para novas oportunidades e tambémpara a criatividade.

Com certeza. Mesmo conflitos podem ser eliminadosdessa maneira. Por isso, se aderirmos ao estilo de vidaquântico, abraçando toda experiência, e não apenas asexperiências sensoriais, estaremos contribuindo para arenovação do nosso sistema educacional. Novas liderançassurgirão entre os estudantes. É necessário que isso ocorra.

Uma pedagogia baseada nas virtudes pode produziruma mudança na sociedade, incluindo professores eestudantes?

Isso fica claro quando percebemos que as virtudesconstituem a base da civilização. Virtudes como amos,beleza, justiça, verdade, abundância, bondade, são osalicerces sobre os quais uma civilização é construída. Semética, sem bondade, sem amor, não podemos nos chamarde civilizados.

As virtudes estão presentes em todas as religiões,ao longo de todas as eras. Elas não pertencem a qualquermovimento social ou religioso. São um patrimônio de todaa sociedade, não?

Sim, de fato é assim. Surgiu um problema quandobiólogos modernos codificaram o que é natural para nós,quais são os nossos instintos. Eles descobriram que temosinstintos que podem ser considerados muito negativos: oinstinto de dominar os outros, de sermos competitivos, determos emoções negativas, como a inveja e o ciúme,instaladas no nosso cérebro como se fossem circuitos. Os

Page 6: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Prana06

biólogos sociais teorizam que essa era a nossa natureza, ejá que essa era a nossa natureza, cresceu mais e mais aconvicção de que as virtudes não existiam.

Mas, na realidade, as virtudes fazem parte de nossaexperiencia. Não só experimentamos a matéria comoexperiência sensorial, mas também experimentamos amente como pensamento e significado, e experimentamossentimentos. A maior parte de nós tem também umapercepção sutil que denominamos de intuição. E intuímosessas virtudes, embora no atual estágio da evolução aindanão tenhamos circuitos cerebrais para reproduzir esse tipode experiência. Mas teremos, no futuro.

Então devemos estimular a intuição?Precisamos estimular a intuição e recuperá-la na nossa

ciência. A ciência materialista afirma que apenas apercepção sensorial é real. As outras experiências sãoconsideradas sem importância, porque não se enquadramna metodologia científica. Essa é uma postura baseada emevidências muito incompletas. A física quântica permiteestabelecer uma ciência de todas as nossas experiências. Oconceito básico é que os objetos quânticos existem comopossibilidades.

Isso que dizer que os objetos não são algo fora denós, totalmente independentes? Nós interagimos comeles?

Os objetos não estão fora de nós, eles são frutos dasnossas escolhas. Aprimeira coisa que a física quânticaestabeleceu, quando foi descoberta, em 1925/1926, foi queexistem dois domínios de realidade: o domínio daspotencialidades, ou possibilidades, e o domínio da realidade,da manifestação. Os psicólogos, da mesma forma, vêm nosdizendo há pelo menos cem anos que existe o inconscientee o consciente. As tradições espirituais falam dotranscendente e do imanente.

Você vem trabalhando bastante com a saúde. Qual éa relação entre a saúde e a visão quântica?

O mesmo tipo de raciocínio se aplica. Temos dadoênfase apenas ao aspecto material do nosso ser. Para amedicina convencional, tudo que existe é o corpo físico. Anova ciência diz algo bem diferente, porque considera ossentimentos, incorporando o corpo vital; considera osignificado, incorporando o corpo mental. A cura passou aser muito mais abrangente e holística. Isso é novidade. Cura(healing, em inglês) vem da raiz holos, que quer dizertotalidade. Estamos voltando a perceber a cura como umprocesso para atingir a totalidade.

A depressão é uma doença que atinge um numerocrescente de pessoas. Mais e mais pessoas não estão debem com a vida. Elas não são capazes de ver as coisascomo elas são e permanecem envoltas em negatividade.Isso é devido à propaganda e a uma imprensa que sóenfatiza as más notícias?

Parcialmente. Em parte, é devido à falta de satisfaçãocom a vida. Quando se elimina as virtudes, a satisfação davida desaparece. Se não há busca de um propósito na vida,a pessoa fica sem um norte. Isso é o que se vê numasociedade dividida entre o materialismo científico aprendidona escola e a religião em que alguns continuam a acreditar,mas não o suficiente para se tornarem virtuosos.

Estamos fragmentados entre dois tipos de valores, osreligiosos e os científicos. Os primeiros se baseiam numafilosofia muito difícil de engolir, muito simplista; os segundossão dogmas disfarçados. Como o dogma está disfarçado, édifícil de ser reconhecido. Pergunte a um brasileiro se eleacha que as crianças estão aprendendo dogmas na escola.Ele provavelmente dirá que não, será incapaz de reconheceresse fato. O materialismo científico se estabelece nasociedade (e a corrompe) de maneira sub-reptícia.

Mas agora temos meios para fazer uma ponte entrea espiritualidade e ciência, onde as pessoas podem nãoapenas ter fé no que acreditam, mas evidências científicaspara explicar os princípios básicos que estão por trás detodos os fenômenos da vida.

Você está totalmente correto. Nós não precisamos maisda fé à moda antiga, porque podemos verificar tudo quedizemos com dados científicos. A ciência está baseada emdois aspectos: um é a teoria e o outro são dadosexperimentais. Podemos verificar até mesmo o conceito deque eu e você estamos conectados no nível da consciência.Na física quântica, essa teoria é chamada de não localidade.Ela foi comprovada por meio de duas dúzias de experimentos– experimentos diretos, não suposições. Portanto, jáestabelecemos os rudimentos básicos da nova ciência.

Está claro que o problema principal, agora, é que existebastante oposição derivada de interesses dos defensoresda velha guarda, e nós temos de superar essa resistência.Por essa razão decidi me tornar um ativista quântico. Tenhorecebido muito apoio dos brasileiros; eles demonstram umaabertura mental que eu aprecio muito.

Continuação da Entrevista com Amit Goswami

Esta entrevista foi publicada na Revista Sophia nº 46E cedida gentilmente a sua publicação no Jornal Prana

NOTA DO EDITOR: A Revista Sophia e a Sociedade Teosófica tra-zem grandes contribuições ao pensamento humano e a socieda-

de, uma mostra do valor da Obra iniciada pela Sra HelenaBlavatsky com a Fundação da Sociedade Teosófica em 1875

Page 7: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

7 Universo Holístico -SETEMBRO/2020

A alquimia zen das estrelas é a arte datransformação do encanto dourado para se viver nummundo bem melhor, saudável, repleto de alegrias, ecurar, se necessário, os males existentes no presente.Está alquimia possui o poder e a sabedoria da naturezasobre o funcionamento da mente e do corpo humano,que leva a sua interação com a alma do mundo que irácompartilhar com a força regente do universo no tempodivino, e deixar fluir os sublimes sentimentos aosestímulos internos e acontecimentos externos para arealização de sua lenda pessoal, que é aquilo que vocêsempre sonhou, desejou, e ainda deseja, sem receiode alcançar, conquistar e desfrutar de tudo aquilo quevocê ainda almeja.

A alquimia Zen das estrelas na realidade recebemaravilhosas mensagens das galáxias para expansãode sua consciência cósmica que o levará ao zênite daSuprema Dimensão, para ver com clareza e ter certezaque a “vida é mesmo assim”, as vezes com algumasdificuldades, mas também, repleta dos momentos dedelicias e de bem aventuranças.

Diga ao alquimista zen da era da luz, o que vocêacha o que está de errado com você ou com o mundo,se você precisa se libertar de alguma tristeza, se emseu coração ainda há esperança para o amanhã, e eleirá ver tudo aquilo que está se passando com você,mas diga a verdade, e você verá que surgiu alguémcapaz de mostrar o melhor caminho para você superarqualquer adversidade ou aquilo que vem impedindoque você viva feliz na plenitude de sua lenda pessoal.

Sua autoestima, caso lhe abandonou, retornará emostrará que tudo é possível no seu tempo divino,desde que você queira e acredite. Nós sabemos muitobem como as dores do coração vem e vão e ascicatrizes que deixam. Venha dançar conosco e a doracabará, e você não terá mais tempo para qualquerdesalento, ou tristeza, lembre-se que o sol é uma estrelae ainda está do céu brilhando para você. Venha cantar,dançar e tentar uma vez mais.

Como anteriormente, provavelmente, muito oualgum sucesso na vida você já alcançou, e assim,jamais deixe de ouvir o seu coração ou abandone oseu próprio amor.Portal Harmonia mundo 66Para aqueles que se permitem sonhar os limites nãoexistem

ALQUIMIA ZEN DAS ESTRELASPor Carlos Don / Patantramus

Alquimista Patantramus, tel.: 98283-0018www.mundo66.blogspot.com

Círculo Particular de Oração AtivaCOMO ESTÁ VOCÊ NA PANDEMIA?

Sem forças?

Cansada?“Desanimada?

Problemas familiares?

De relacionamento?

Emprego? Outros?

Informações:(21) 99915-4965

PROF. ELISER

Page 8: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Prana08

A pineal é uma pequena glândula localizada no meio docérebro.

A ciência está apenas começando a desvendar seusmistérios, mas desde a antiguidade esta glândula tem sidoassociada com a espiritualidade e o processo de iluminaçãoe evolução humana.

Nestes momentos de grandes transformações e mudançaspelas quais passa a humanidade, que muitos acreditamestarem associadas a uma evolução espiritual, a uma evoluçãoda consciência também apoiada por mudanças geológicas ebiológicas, o estudo da pineal parece ganhar força eimportância, tanto do ponto de vista científico materialista,quanto do ponto de vista espiritualista, mas também poraqueles que buscam unir ciência e espiritualidade numa visãomais holística.

Não por acaso, esta ilustre desconhecida foi consideradapelo filósofo René Descartes como “o local do corpo onde aalma se fixaria mais intensamente”

A VISÃO DA CIÊNCIASegundo a ciência as principais funções da glândula

pineal são o seu papel na mediação dos ritmos circadianosque são os ciclos vitais (principalmente o sono), e no controledas atividades sexuais e de reprodução.

Algumas observações em sua estrutura básica levam acrer que a pineal é uma espécie de olho não desenvolvido,um “terceiro olho” que evoluiu sua função de um órgãofotorreceptor para um órgão neuroendócrino.

A sensibilidade da pineal às radiaçõeseletromagnéticas parece ser o mecanismo por trás daregulação do ciclo de sono e vigília, pois ela reage àpresença da luz do Sol inibindo a produção do hormôniomelatonina. É isto que permite ao nosso sistemabiológico a noção de tempo.

Alguns pesquisadores como o Dr. Sérgio Felipe deOliveira, médico e pesquisador do Instituto de CiênciasBiomédicas da Universidade de São Paulo, acreditamque é esta sensibilidade às radiações eletromagnéticasque faz da pineal uma espécie de mediadora entre ocorpo (nossa realidade física), e espectros mais sutisda realidade, os reinos espirituais ou o mundo da alma.

Através de tecnologias como a tomografia observou-se a presença de calcificação na pineal o que levou àhipótese de que ocorre uma involução nesta glândula.No entanto, o Dr. Sérgio sugere que as formaçõescristalinas na pineal são na verdade cristais de apatitaque estariam relacionados com a recepção de ondaseletromagnéticas, funcionando, portanto comoverdadeiras antenas, reforçando a sugestão de que apineal tem papel muito importante na relação complanos mais sutis.

A PINEAL NAS TRADIÇÕES ESPIRITUAIS GREGA E HINDU.A palavra “pineal” tem como raiz etimológica a

palavra grega pineus que significa pinhão ou pinha.Curiosamente o Tirso, um cajado com uma pinha naponta, era carregado por Dioniso, seus sátiros e asbacantes, sendo um importante símbolo dos MistériosDionisíacos.

Dioniso era o Deus do êxtase, do processometamórfico de morte e renascimento espiritual,considerada a mais misteriosa experiência humana.

Uma versão dos mitos gregos dizia que o homemhavia sido formado de elementos Dionisíacos (Divinos)e titânicos (impuros), sendo isso a causa de sua dualidadee de seu sofrimento.

Os Mistérios Órficos, talvez a escola de mistériosmais antiga do ocidente, tinham como objetivo apurificação dos elementos titânicos do corpo do homempara que prevalecesse o elemento Dionisíaco (Divino) oque permitiria a iluminação e o acesso a um estado deconsciência de plenitude e unificação.

Alguns estudiosos acreditam que este processo depurificação e acesso à consciência divina era similar,em essência, ao Yoga da tradição hinduísta, cuja práticaconsiste em despertar uma poderosa energia chamadakundalini, que tem sua origem na base da coluna e elevá-

Os Mistérios da Pineal

Page 9: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

09Universo Holístico - SETEMBRO/2020

la até o chakra Sahashar, conhecido como lótus de milpétalas, um importante centro energético localizado notopo da cabeça que, não por acaso, também estárelacionado à glândula pineal.

A elevação desta energia até o topo da cabeça causariaa purificação do corpo e da alma, permitindo então oflorescimento da consciência espiritual e divina.

Diz-se que o Tirso carregado por Dioniso representaexatamente a coluna por onde sobe a energia kundalini(cajado), sendo que a pinha (Pineal) representa estaglândula associada com o chakra coronário, o centro ondese dá a união do humano e do divino.

Este significado do Tirso é muito similar ao do Caduceude Mercúrio, símbolo esotérico da iluminação e tambémum símbolo moderno da Medicina.

Na tradição hinduísta o chakra Ajna, conhecido como“terceiro olho”, também associado com a pineal, podeser estimulado diretamente através de mantras, vibraçõesque podem ser entoadas como sons ou pensamentos.

Muito sugestivo o fato de a pineal ter a mesma origembiológica dos olhos, literalmente se configurando comoum “terceiro olho”! A PINEAL NA OBRA MEDIÚNICA DE CHICO XAVIER

No relato do Espírito André Luiz, através da psicografiade Chico Xavier ocorrida em 1943, no livro Missionários daLuz, o orientador Alexandre faz as seguintesconsiderações:

“... analisemos a epífise (pineal) como glândula da vidaespiritual do homem. Segregando energias psíquicas, aglândula pineal conserva ascendência em todo o sistemaendócrino. Ligada àmente, através deprincípios eletromagnéticos do campo vital, que a ciênciacomum ainda não pode identificar, comanda as forçassubconscientes sob a determinação diretada vontade. As redes nervosas constituem-lhe os fiostelegráficos para ordens imediatas a todos osdepartamentos celulares, e sob sua direção efetuam-seos suprimentos de energias psíquicas a todos os armazénsautônomos dos órgãos...”.

Ainda no mesmo livro André Luiz descreve sua visãode uma sessão mediúnica e a forma como a pineal assumeum brilho especial recebendo vibrações refinadas de planosmais sutis facilitando a comunicação espiritual.

Outras entidades espirituais como Kryon (através deLee Carroll) e O Grupo (através de Steve Rother) tambémfalam sobre a importância desta glândula para a evoluçãoda consciência espiritual do ser humano.

KRYON E A GLÂNDULA PINEALQuem conhece os ensinamentos de Kryon sabe que

esta entidade, esta energia da Família Divina, trásimportantes informações sobre o processo único deevolução humana que ocorre neste momento histórico. Éliteralmente um mensageiro dos novos tempos, da NovaEnergia.

Entre os principais temas de Kryon está a informaçãode que a mudança no campo magnético do planeta é umdos mais importantes mecanismos para a ascensão dahumanidade e mudança do paradigma consciencial.

Kryon também nos revela que o DNA humano é denatureza magnética e interdimensional, estandodiretamente ligado aos nossos estados de consciência eque por isso é afetado pelas mudanças que ocorrem naenergia da Terra e vice versa.

Ao longo dos anos Kryon tem revelado informaçõessobre os atributos das ”12 Camadas Interdimensionais doDNA humano” e a ativação destes atributos que acontecemneste momento de nossa evolução.

É importante notar que Kryon deixa bem claro que naverdade não existem camadas que possam ser numeradasuma vez que o DNA é interdimensional e se comporta maiscomo uma sopa de energias onde todos os ingredientesjuntos é que compõe sua totalidade e “sabor”. No entanto,para nos transmitir esta informação de maneira quepossamos compreender em nossa realidade dimensional epensamento linear ele numera estes atributos e nos orientapara considerarmos os números mais como informaçõesvibracionais de significado numerológico e não como“camadas reais”.

Para uma compreensão maior sobre o conceito do DNAinterdimensional que Kryon nos trás seria importante umavisão de todas as camadas em conjunto, uma vez que estãotodas interligadas e formam uma totalidade.

Pois bem, tendo feito estes esclarecimentos podemosprosseguir para a correlação desta informação com aGlândula Pineal. O trecho abaixo foi retirado da mensagem:“Ativando a Terceira Camada do DNA” de 27 de julho de2003:

“O seu DNA interdimensional não é estático. Ele muda acada dia de sua vida. O que vocês permitem? O que nãopermitem? Que tipo de vibração estão absorvendo... ouresistindo para não desenvolver? O DNA responde e mudade acordo com isso. Este sempre foi um sistema dinâmico.O DNA não está determinado para toda a sua vida. O projetoda primeira camada (camada física) pode ser a sua“impressão digital” biológica, mas as outras camadas estãosempre em movimento. Se vocês mudarem as outras osuficiente, então até mesmo aquela que podem ver irámudar.

Page 10: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Prana10

A camada da ascensão está também associada a umaparte do corpo. Daremos a vocês algumas informaçõesbiológicas, e também a história dessa glândula. A pinealrepresenta a comunicação com a camada de ascensãodo DNA. O que acontece com a camada três, através docomunicador pineal, modifica a camada um, a camadabiológica, e a camada dois, a camada emocional. Agora,lemurianos, desejo que voltem comigo e dêem uma olhadaem si mesmos no espelho. Sua cabeça é um pouco diferentedo que era na época da Lemúria, e isto é porque a glândulapineal era muito maior naquela época. Foi assim quecomeçou sua jornada. No entanto, há alguns cientistas quese perguntam se vocês sequer precisam dela agora! Elesdizem que ela atrofiou e quase desapareceu.

Observem. Parte da evolução da humanidade iráreverter a si mesma. Quando vocês começam a conectara pineal e os atributos de comunicação com a terceiracamada, aquela parte que estava dormente se torna ativanovamente. Mais uma vez a glândula pineal começará acrescer. Oh, desta vez ela não mudará o formato de suascabeças, mas... ela crescerá. Portanto, dizemos isto aosbiólogos: ”procurem por esta pineal aumentada à medidaque a humanidade evoluir para o próximo milênio.”

Por esta mensagem percebemos que Kryon afirmaque a pineal pode ser ativada e suas funções estimuladaspara facilitar o processo de ascensão e evolução. Ficaevidente também, por esta informação, que qualquermodificação na pineal afeta tanto nosso corpo emocional,quanto nosso corpo físico em sua totalidade. Por isto apineal está associada ao número três que basicamenterepresenta um “catalisador”.

Dr Todd Ovokaitys e as Tecnologias Quânticas paraAtivação do DNA e da Pineal

Esta também parece ser a opinião do Dr. ToddOvokaitys, médico e cientista chefe da Gematria Products,especialista nas funções do DNA e rejuvenescimento etalvez o primeiro cientista no planeta a desenvolver umatecnologia quântica (vibracional) através de raios lasers esons para ativar as funções interdimensionais adormecidasdo DNA, ou, como ele mesmo gosta de dizer:“retirar os véus, os filtros no DNA que separam o humanodo divino”.

Dr. Todd sugere que a pineal contém ”célulasmestras”, e que qualquer mudança que aconteça no DNAdas células da pineal é então traduzida para todas ascélulas do corpo.

Por isto Dr. Todd desenvolveu um conjunto de sonschamados “Pineal Toning” ou “Tons Pineais” que quandoentoados ajudam na ativação das funções evolutivas destaglândula e de todo o corpo, facilitando a conexão com oespírito.

O GRUPO E A GLÂNDULA PINEALAlém de Kryon, outras vozes do outro lado do véu

têm nos trazido informações sobre o processo evolutivo eas mudanças que acontecem neste momento de transição.Entre estas vozes está “O Grupo”, um grupo de entidadescanalizadas por Steve Rother.

Recentemente estes mensageiros têm falado muitosobre a ativação da pineal. Abaixo reproduzo alguns trechosda mensagem chamada ”Cristais Pineais”6, de 25 de julhode 2009:

“Neste exato momento estão ocorrendo eventos dere-ligação em seus corpos físicos, especialmente nocérebro. O corpo físico do ser humano está evoluindo euma dessas importantes mudanças se dá na glândulapineal, embora não se limitem somente a esta localizaçãoespecífica, na qual cristais estão se formando... estruturascristalinas do mineral chamado calcita... formando-se noscérebros dos seres humanos em toda a parte. Estes cristaispodem ser sintonizados para receberem freqüênciaseletromagnéticas.”

“Os cristais que se formaram em seus cérebros lá estãojá faz algum tempo. Em verdade, vocês iniciaram asegunda onda de capacitação há cerca de 60 anos, emcuja época estes cristais começaram a formar-se. Emboratenham se mantido dormentes em seus corpos à esperade ativação, a ciência médica já começou a vê-los. Podem-se inclusive observar fotos de cristais em formação naglândula pineal. A ciência médica diz que são“problemáticos”, pois parecem estar causandodificuldades e desafios para a estrutura fisiológica humana.E então vocês engolem a crença de que isso seria por causade algo que possam ter feito de errado... Todavia lhesdizemos que este é um processo natural de sua evoluçãoe incrivelmente empolgante, porque agora vocêsrealmente podem ver! Vocês têm discorrido sobre temascomo comunicação interior e telepatia, tendo inclusiveprocurado exercitá-las. Ainda que muitos saibam seremverdadeiras, tais habilidades sempre ficaram um pouco

Page 11: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Universo Holístico - SETEMBRO/2020 11

fora de alcance para a maioria daspessoas, porém não mais... Como, pois,ativar estes cristais e utilizá-los para osseus propósitos mais elevados?”

Esta pergunta dO Grupo me parecemuito importante e uma peça chavediante destas informações sobre aimportância da pineal e os potenciais queela guarda.

Neste mesmo texto já temos algumasrespostas, pois tanto os antigos cientistasda consciência quanto os atuais parecemconcordar que a intenção e as vibrações,tanto sonoras quanto do pensamento,exercem um efeito sobre a glândulapineal, fortalecendo e ativando suasfunções.Abaixo compartilho trechos retirados dolivro ”Evolução Elegante”, de Peggy Phoenix Dubro e DavidLapierre, que complementam e oferecem mais insightssobre as maneiras de ativar estas funções.

EVOLUÇÃO ELEGANTE7Págs. 139 e 140:

“A configuração de campo magnético dentro docérebro representa um vórtice interdimensional, que liganosso universo externo com dimensões virtuais invisíveis,que estão distantes de nossa consciência normal e de nossossentidos físicos. A geometria destas estruturashiperespaciais magnéticas são o resultado de contribuiçõescombinadas de campos magnéticos de seis componentesda estrutura cerebral. É importante compreender isto!

Os campos tridimensionais completos resultam decontribuições ativas e totais das funções do tálamo,hipotálamo, hipocampo, amídala, pituitária e pineal,coletivamente.

Todos estes componentes precisam trabalhar juntos,sinergisticamente, para produzir este perfil ideal de campomagnético. Se qualquer um dos seis componentes estiverinativo ou se a contribuição de qualquer um deles forremovida (por meio de um funcionamento insuficiente oudormência) o cérebro então não atingirá seu potencialmáximo de funcionamento hiperespacial magnético.

Isto significa que é necessária a prática de atividadese exercícios que podem influenciar diretamente essasáreas cerebrais se o indivíduo quiser evoluir em direçãoàs suas capacidades hiperespaciais potenciais. Temos,entretanto, o potencial para despertar todas as áreas denosso cérebro e podemos atingir esse nível.”

Já na página 141 temos a seguinte informação correlata:

“Toda geometria tem o seu correlatono “domínio da freqüência”, o domíniono qual o cérebro funcionaeletromagneticamente. A atividadeeletromagnética está inerentementerelacionada com potenciais escalares ehipercampos. Naturalmente todas asvisualizações dirigidas para a ativaçãoconsciente dos centros cerebrais sãoestímulos diretos à atividadeeletromagnética do cérebro. Aconsciência e a intenção dirigem aatividade dos hipercampos cerebrais.”

Por estes trechos compreendemos quea visualização de determinadas formasgeométricas (Geometria Sagrada) podetambém ativar os potenciais da pineal edo cérebro como um todo.

Um dos principais exercícios de Kriya Yoga para aexpansão da consciência, ensinado por ParamahansaYogananda, é chamado de estrela prânica8 e consisteexatamente da visualização de uma estrela de cinco pontasbranca na região do terceiro olho envolvida por luz azul eluz dourada.

A visualização de geometria sagrada também é parteda técnica que Steve Rother e O Grupo oferecem em seuseminário “Ativação Medula-Pineal”.

ATIVAÇÃO DA PINEALA possibilidade de estímulo e ativação dos potenciais

e funções da pineal nos abre possibilidades e perspectivasfascinantes. A própria idéia de sermos nós os agentes detransformações que nos permitem manifestarmos nossospotenciais espirituais, expandirmos nossa consciência erealizarmos nossa natureza divina é um conceitoempoderador que nos relembra dos ensinamentos de todosos mestres que passaram pelo planeta e que trilharameste caminho antes de nós.

O verdadeiro empoderamento, a verdadeira mestriacoloca nas mãos do indivíduo a responsabilidade pordiscernir e escolher os caminhos e ferramentas que olevarão para mais próximo de Deus e de sua auto-realização.

NOTA DO EDITOR:Além dos relatos acima descritos temos que

acrescentar o uso das plantas enteógenicas comoWachuma, Ayahuasca, Jurema e outras que atuamdiretamente na pineal ativando-as quando usadas de formaconsciente e com propósito como eram nas antigastradições dos povos nativos das Américas.

Page 12: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

12 Universo Holístico -SETEMBRO/2020

Credita-se ao filósofo estoico Sênecaa afirmação de que as coisas que pertencemà prosperidade devem ser desejadas, eaquelas que pertencem à adversidadedevem ser admiradas na condição atual domundo e em nossas vidas, pois não há vidasem adversidade.

Às vezes parece que o infortúnioapenas alimenta mais infortúnio, e que osproblemas ultrapassam as soluções. Aliás,a maioria das soluções parece trazer assementes de novos problemas. Comopodemos admirar a adversidade quandodesejamos ardentemente as coisas quepertencem à prosperidade.

Shakespeare faz eco a Sêneca: “Docessão as utilidades da adversidade/que comoo sapo, feio e venenoso/contudo usa umajoia preciosa na cabeça/e essa nossa vida,isenta de assombração pública/encontralínguas nas árvores, livros nos ribeiros quefluem/ sermões nas pedras, e o bem emtudo.”

Poluição, guerra, violência, doenças,racismo, a interminável lista de nossasmisérias atuais – não pode haver bemnessas coisas. Onde está a joia preciosa?Serão sempre doces as utilidades trazidaspela adversidade? Francis Bacon escreveu:“não existe prosperidade sem temores edissabores; e a adversidade não estádestituída de conforto e esperanças.”

O profeta Isaías não perdeu a fé notriunfo último do bem, mesmo quando osenhor parecia servir apenas “o pão daadversidade” e “a água da aflição.” Emépoca mais recente, Washington Irvingconfidenciou, em seu Sketchbook: “Existeem cada coração verdadeiro uma centelhado fogo divino, adormecida na ampla luzsolar da prosperidade; mas que se inflama,brilha e resplandece na hora escura daadversidade.”

Buscaríamos verdadeiramenterespostas sábias se não estivéssemosconscientes dos problemas, se as questõesde propósito e significado não nosatormentassem? Teria Gautama se tornadoBuda se não tivesse testemunhado as dores

da doença, da velhice e da morte? Teriaalgum dos grandes líderes do mundobuscado entender a causa do sofrimento, opropósito da existência e o caminho para alibertação, se não tivesse visto eexperimentado os sofrimentos da condiçãohumana?

Não é nos momentos de grande alegriaque buscamos a filosofia para nos ajudar, esim naquelas horas de dor, quando oscorações clamam por uma explicação.Como indicou Washington Irving, nessesmomentos acende-se verdadeiramente umfogo celeste que queima até que umaresposta possa dar significado à dor, ate quesurja a compreensão de que precisamosbuscar o propósito da existência abaixo dasuperfície das coisas.

Assim começa a jornadaautoconsciente que, em quase todas astradições, é chamada de senda ou caminho.O caminho espiritual é uma jornada queleva ao interior, ao coração da própria vida,ao coração do universo, ao centro daexistência, àquela realidade inominável,incognoscível, que é ao mesmo tempo omanancial e a meta de toda a existência. Apartir de nossas dores e nossos sofrimentos,a sabedoria cresce e brilha. É maravilhosoque cada incidente em nossa vida nosimpulsione adiante. O bem é destilado emcada experiência, e crescemos emcompreensão, compaixão e sabedoria. Noestado quando “aprender torna-se

possível”, o que há de bom em cada eventonos ensina o significado e o propósito daexistência – “afinal, a vida é o grandeinstrutor”, como afirma Mabel Collins nolivro Luz no Caminho (Ed. Teosófica).

Talvez a vida possa ser ate mais doque um instrutor, pois, segundo a tradiçãobudista Mahayana, surge uma percepção ede ação que reflete grandes princípiosuniversais. Essas expressões do arquetípicoparadigma divino, o homem celeste descritono livro ADoutrina Secreta, de H.P.Blavatsky, embora chamada de vestes, sãoos verdadeiros poderes latentes em nós. Otempo inteiro, através de cada experiênciaque nos visita, de cada evento de nossasencarnações, estamos despertando essespoderes, ou, para usar uma familiarmetáfora budista, tecendo o tecido gloriosodas três vestes que compõem nossa naturezaessencial.

Blavatsky traduzindo um texto antigo,diz: “Da fornalha da vida humana e de suafumaça negra, surgem chamas aladas,chamas purificadas, que, sob o olhar dokarma, elevam-se, tecendo, por fim, oglorioso tecido das três vestes da sena.Essas vestes sublimes são: Nirmanakaya,Sambhogakaya e Dharmanakaya, ‘vestesimples’.”

A metáfora pode parecer estranha –chamas tecendo um tecido, vestes quedevemos usar -, mas é uma licença poéticaque aponta graficamente verdades maisprofundas. As vestes implicam algo paravestir que ainda não temos, e na verdadeBlavatsky fala de vestir um manto. Noentanto, o que estamos tecendo em nossasvidas e através delas são apenascapacidades latentes expressasexternamente, os poderes deíficos de quefala o Mahatma K.H. em sua primeira carta(CartadosMahatmaspara A. P. Sinnett, Ed.Teosófica). A visão teosófica de mundo éde que do desabrochar desses poderesdepende o futuro da espécie humana.

Estamos diariamente tecendo, “sob oolho do karma”, o modo de nossa presençano mundo. O padrão buda interior é

Sabedoria na AdversidadePor Joy Milles, escritora, professora e palestrante. Foi Vice-presidente Internacional na Sociedade Teosófica e

Presidente da Sociedade Teosófica na Australia e nos EUA.

Page 13: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

13 Universo Holístico - SETEMBRO/2020

oarquétipo humano. Expresso em outraspalavras,o potencial de divindade já estápresente, mas sua realização ou seudespertar, que é a essência de ser buda, sópode ocorrer durante a encarnação.

Só conseguimos compreender nossoinerente eu búdico passando peladissolução, inferida por Blavatsky, nafornalha da vida humana e sua fumaçanegra. A adversidade que queima nos forçaa um despertar que transmutainteriormente.

Nada perturba mais do que uma dorde dente; os sedativos podem permitir osono durante algum tempo, maseventualmente temos que lidar com a dor.Psicologicamente, também nos embalamosem sonolento esquecimento, mas um dia,nesta vida ou na próxima, deveremosconfrontar essas aflições psicológicas oumodos de consciência que subjazem àmiséria e ao sofrimento.

As aflições que obscurecem nossospoderes deíficos são cinco:

• não percepção da realidade, ouignorância;

• egoísmo;• atração pelo prazer;• repulsa pela dor; e• desejo de continuidade da vida.Podemos intelectualizar a unidade da

existência, mas, como ensinou Dionísio,“devemosnão apenas aprender a verdade;devemos sofrê-la”. E nós a sofremos emtodas as experiências da vida, encontrandofinalmente na testa do sapo da adversidadea joia clara da sabedoria.

Contudo, mesmo agora, mesmo aqui,tecendo o tecido glorioso das vestes danossa essência, podemos aprender a ver eaté mais, a representar o que devemosalgum dia ser, se o mundo se curar e setornar um todo. Os Adeptosconscientemente ativam e atuam com essesaspectos ou vestes, enquanto nósinconscientemente as tecemos.

O Lava Govinda afirmou: “O corpo deum ser humano comum é maya (ilusão), eo corpo de um ser iluminado é maya. Mas

isso não quer dizer que o corpo de umhomem comum pode ser chamadonirmanakaya. O corpo de um ser iluminadoé sua criação consciente a criação de umhomem comum é a de seus impulsos edesejos subconscientes. Ambos são maya,mas um é consciente e o outro inconsciente.Um é o mestre de maya, o outro seuescravo. A diferença consiste noconhecimento.”

No livro A Doutrina Secreta, Blavatskydescreveu um dos grandes místicos, JacobBoehme, como um novo “lactente donirmanalaya”, uma frase que pode muitobem ser aplicada a todos os aspirantesespirituais na senda interna que leva ao euuno do qual emanam todos os eus. Somos,mesmo aqui e agora, “lactentes” dosgrandes budas de compaixão que atravésda autorrenúncia vivem apenas parabeneficiar a humanidade. Embora a vidapossa parecer às vezes uma estufa abafada,éo calor que refina as experiências,transformando-as no ouro da sabedoria.

“Da negra fumaça surgem chamasaladas”, e nossas vidas adquirem cada vezmais significados e propósito. Nossosouvidos captam o frito de todo o mundo, eisso nos chama à mais sublime das metas:despertar para nossa verdadeira e potencialresponsabilidade. Nosso destino, disseBlavatsky, está escrito nas estrelas.

O poeta e vidente Novalis escreveu:“Não sou eu mesmo que escolho todos osmeus destinos desde a eternidade?”Verdadeiramente ninguém nos obriga anada, como asseveram todos os livrossagrados e todos os grandes instrutores. Oelevado destino que escolhemos através daencarnação é participar da grandecelebração cósmica da vida, não maiscomendo o pão da adversidade e bebendoa água da aflição, mas compartilhando asbênçãos de luz, amor, compreensão, paz ecompaixão.

Grateful Pleiadians. Pleiadians agradecidos. Gratos Pleiadianos

* Psicoterapia Holística* Practitioner de Barras de Access Consciousness (Internacional)* Hipnose (Internacional)* Magnified Healing ( Internacional)* EFT, PNL, Florais de Bach* Reprogramação Mental* Cromoterapia,Cristal Terapia.

TRATA: ANSIEDADE, ANGÚSTIA, SÍNDROME DE PÂNICO, DEPRESSÃO, MEDOS, INSEGURANÇA,AUTOESTIMA, MELANCOLIA, TRISTEZA , AGRESSIVIDADE, INSÔNIA, DESÂNIMO , ETC...

Atendimento com hora marcada. (21) 97644-9017MÉIER e COPACABANA

Liz LeonyCRT 43466

Parapsicologa eTerapeuta Holística

Aceitamos cartões de débito e crédito.

Organizo.CasaOrganização Residencial

Whatsapp 99620-2068

Instagram: @organizo.casa

Lucia Bastos

* Matéria publicada originalmente na Revista Sophianº 59 e cedida gentilmente a sua publicação no

Jornal Prana Setembro/2020

Page 14: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Prana14

Em todas as épocas muitos povosbuscaram as profecias e procuraram seguiar por elas. Muitas se realizaram eisto fez com maior fosse a fascinaçãoem torno dos mistérios que elasevocam. Ao longo dos séculos muitasprofecias falaram do apocalipse, do fimdos tempos. A interpretação maiscomum para estas é de um anunciadofim do mundo.

- Será que o mundo poderá mesmoacabar? E há uma data já prevista paraisto?

Na verdade, muitas datas já foramanunciadas por meio de profecias e nãose cumpriram. Então, como entender arepetição deste tipo de profecia?

Será que faz sentido a idéia de Deus ter um trabalhãopara criar o universo e a vida para numa data previstadestruir tudo?

É inútil pensar que o nosso mundo vai acabar por umaação Divina, pois O Grande Deus Criador construiu umaobra infinita, em contínuo desenvolvimento, emconstante evolução. Muitas eras seguem-se umas àsoutras e o resultado é sempre maior evolução em váriosníveis da vida, apesar dos erros da nossa humanidade.

Mas, sem dúvida, nós seres humanos podemos destruirtudo e acabar com este mundo! É grande a seriedadedos riscos que provocamos à nossa vida, à vida dos outrose do nosso planeta.

Muitos povos ao longo dos tempos fizeram suas própriasprofecias sobre o fim do mundo que nunca aconteceram.Há na humanidade vários grupos voltados atualmentepara a idéia de um fim de mundo bem próximo. Talvez,para muitas pessoas, e para muitas seitas e crenças,seja mais fácil acreditar que tudo vai acabar, pois, destemodo, ninguém precisa fazer nada pela libertação dospovos e pela evolução da humanidade. Mas, há um contrasenso: mesmo aqueles que acreditam no fim do mundo,

bem lá no fundo sabem que não éverdade, visto que continuamplanejando suas vidas em termosfuturos.

Daí, se partirmos da hipótese de queo mundo vai acabar, somente nosrestará a estagnação e aacomodação. Pois, se for assim, paraque buscar o amor, a paz ou, seimportar com os outros, com oplaneta e com a humanidade? Paraque manter nossas crianças nocolégio? Para que continuar na buscapela cura de tantas doenças? Paraque pagar nossas dívidas, se tudo vaiacabar?Este tipo de atitude pode escondermuitas intenções além daacomodação, como a desvalorização

da alma e da evolução.

Outra coisa é sermos realistas diante das reais ameaçasà vida da humanidade e do planeta, nos conscientizarmosdisto e fazermos algo para evitar ou amenizar os desastresque poderão ser irremediáveis. Por exemplo, pelaestupidez de alguns a humanidade pode até chegar auma Grande Guerra Mundial. E se, neste caso, armasnucleares e químicas forem utilizadas, será difícil aespécie humana não desaparecer da face da Terra.Também é do conhecimento público que há meteorosviajando em direção à Terra. Mas, muitos meteoros devários tamanhos já caíram e destruíram algumas áreasmuito reduzidas. Na realidade, a Terra tem dois escudosprotetores: a Lua e Júpiter. Uma por estar muito pertoda Terra absorve muitos meteoros que poderiam cair noplaneta. O outro por seu gigantismo e forçaeletromagnética acaba por atrair para a sua órbita muitosmeteoros e cometas. Isto é um fato, para não falar deMarte e Saturno.

A médio prazo, sabemos que se continuarmos na açãode poluir o ar, a água, a desertificar a terra e a diminuira camada de ozônio, o que gradualmente está afetandomuito as condições de vida da espécie humana, haverá

AS ILUSÕES DAS PROFECIASPor Henrique E. Rosa e Lourdes S.E. Rosa - Jornal “ O Legado” - WWW.portaldasintese.com.br

Page 15: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

Universo Holístico - SETEMBRO/2020

conseqüências irremediáveis para todos. Tudo isto podegerar um fim nas próximas décadas ou nos próximosséculos.

A longo prazo, temos a condição do nosso Sol. Segundoos cientistas, daqui a 4 bilhões de anos o nosso sol vai seextinguir e, claro que, com ele a Terra.

Para quase todas essas questões há vários grupos depessoas pesquisando, observando e estudandopossibilidades de minimizar suas ameaças.

A possibilidade de uma nova grande guerra está cadavez mais longe de acontecer em razão de muitasmudanças nos governos das nações e de um maior diálogopacífico entre muitas delas. Os governos estão criandoleis para proteger a natureza e a consciência ecológicacresce cada vez mais em todo o Mundo.

Terremotos e vulcões sempre aconteceram na Terra. Nopassado, eles eram em número maior e mais intensos doque são hoje. Tanto os terremotos como os vulcõesprovam que a Terra é um ser vivo, e que está bem viva enão morta.

O que está acontecendo, então?

Há muitas mudanças acontecendo ao mesmo tempo.Apesar de tanto caos há um avanço evolutivo. Hámudanças de muitos paradigmas. Há um movimentomundial pela diminuição da violência e da destruição.Há um aumento da solidariedade, da criação de novosprojetos que envolvam boa parte da humanidade e visamum maior avanço evolutivo e em benefício de todos.Então, não há dúvidas de que há novas energias em açãona terra.

Gradualmente, todos nós estamos passando por grandesmudanças. O nosso corpo físico está buscando novasenergias também. Ele está ficando mais eterizado, ouseja, está absorvendo matéria mais sutil, onde asenergias no interior dos átomos que compõe as moléculase células se movimentam um pouquinho mais rápidas.

Estamos caminhando para o retorno ao Reino da LuzDivina, quer acreditemos ou não, independentementedas convicções e das personalidades de cada um;geralmente, educadas num materialismo consumista,olhando para a vida física como se fosse a única e comose além dela não existisse nada mais.

Outra idéia errônea é de que o continente Atlantianovai emergir rapidamente. Claro que existem alternânciasdos continentes, mas são processos muito lentos e quenão ocorrem em 24 horas ou em um ano que seja. Hoje,sabemos que o sul das ilhas britânicas está descendo e onorte está se levantando. A Califórnia está sendoempurrada para norte em direção ao Alasca, daí a falhade Santo André. O fundo do oceano Pacífico está subindo,tanto que ilhas que estavam submersas, hoje, estão àsuperfície. Todo este processo está ocorrendo emmilímetros ou poucos centímetros por ano, o que querdizer que o surgimento de algum novo continente poderáocorrer daqui há milhares e milhares de anos. Tudo istocomprova também que o planeta se renova e que istosomente é possível dentro de um processo evolutivo.

O QUE OS MESTRES DIZEM SOBRE O FIM DO MUNDO?

Nestes 49 anos de canalização espiritual e nos 35 anosigualmente da Lourdes, nenhum Mestre nos falou no Fimdo Mundo e sim, no inicio de uma Nova Era, um NovoGrande Ciclo, um novo período de ascensão espiritual, osurgimento de uma Nova Raça e de uma NovaHumanidade.

Hoje, os Mestres e seus discípulos, espalhados por todasas nações da Terra, trabalham para ajudar o ser humanoa atingir uma maior expansão da consciência, da mente,do sentimento e da alma; de modo que todos possamexpandir seus sentidos, abrir seus canais espirituais,desenvolver suas faculdades superiores; para que cadaum se comunique diretamente, sem intermediários, comoutros Seres que vivem em outros planos e mundosdimensionais e, também, para que cada um seja Mestrede si próprio.

A GRANDE TURBULÊNCIA

A humanidade está num período de uma grandetransformação envolvendo os princípios e valores da vida.Há muita decadência, caos; há muita confusão ematerialismo, apesar de se falar muito em Deus e nos“caminhos de Deus”.

No meio deste caos, desta inversão dos autênticos valoresespirituais, vemos surgir os fanatismos e os radicalismosde vários tipos.

Boa parte da humanidade está buscando alguma coisaque ainda não sabe definir bem o que é. Há muitasinquietações em evidência e também uma intensa buscapela paz. Há muitos questionamentos e uma incansável

15

Page 16: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

16 Universo Holístico - SETEMBRO/2020

busca da verdade que liberta. Uma boa parcela de sereshumanos demonstra que quer se libertar de tudo queaprisione, escravize. Há um maior interesse pelasliberdades individuais e coletivas. Há uma busca pelaautenticidade nas relações humanas, uma rejeição aoscondicionamentos e modelos padronizados eescravizadores. Há uma inclinação para os valoresoriginários da alma. Há também uma preocupação coma consciência, uma busca pela expansão de seushorizontes e pelo desenvolvimento da mente e dossentimentos.

Tudo isto acontece lado a lado com grandes turbulênciase com uma certa decadência dos velhos princípios moraise espirituais. Isto indica uma oportunidade impar parase fazer novas escolhas, para absorver valores maiselevados e mudar a direção da vida, a partir de novossignificados ou num patamar mais elevado, de um modomais inteligente e mais humano, visando o bem maiorque é a vida.

Segundo a ciência esotérica, estamos em uma época degrande transição cíclica; no ponto de mutação entre ovelho e o novo. Mas, para chegarmos ao novo temos umanecessidade de transformar e transmutar o velho. Paraisto, “algo” em nós nos impulsiona para uma - renovaçãointerior

A NOVA HUMANIDADE

Enquanto tudo isto acontece vem nascendo nahumanidade uma nova raça. Há algumas décadas vêmencarnando almas com uma ação muito consciente queé que de implantar no mundo físico os princípios doCaminho da Luz. Neste Caminho é a alma que direcionaa vida da personalidade e que favorece que todos tenhamas mesmas chances e oportunidades para evoluir eascender como almas. Conscientes da responsabilidadeda encarnação e da oportunidade que ela representapara a criação de novas bases de vida, esta nova raçarepresenta o ponto central do movimento atual da nossahumanidade. Isto quer dizer que, em função da presença

da nova raça a humanidade já se vê seguindo um novocurso da evolução, em que os valores transcendentesda vida tendem a predominar e a provocar a gradualtransformação, transmutação do velho mundo. Isto jáestá se traduzindo no desenvolvimento de umaconsciência grupal presente no mundo, pois, o Caminhoda Luz é o caminho desta humanidade e todos somosparte de uma mesma unidade divina; somos filhos efilhas de Deus-Pai e Deus-Mãe criadores. Somos irmãose irmãs trilhando o mesmo caminho e acolhidosamorosamente em nossa casa planetária, a Terra.

Portanto, grandes mudanças e transformações estão emcurso envolvendo toda a humanidade. Trata-se de umaetapa que nos removerá da acomodação da vida delagartas e que nos indicará muitas possibilidades paraque venhamos a nos tornar jovens borboletas, ou, seresmais livres espiritualmente, sem dúvida, voltados paraos princípios da vida universal. Mais identificados comos princípios Cristicos que estão na alma, seremosparticipantes na criação de uma nova vida na Terra paraconquistar mais amor, mais sabedoria, mais igualdade,mais liberdade e uma verdadeira fraternidade universal.Somos todos integrantes de uma nova humanidade queestá nascendo, crescendo e começando a dar os seusprimeiros passos...

Enquanto caminhantes estamos numa travessia e todoeste processo atual na humanidade é um meio e nãoum fim.

Dentro de nós vive um ser divino! Não faz sentidoembarcar em fantasias ou nos fanatismos, nas falsasteorias religiosas sobre o fim do mundo. O mundocontinuará girando com seus diversos tipos de vida ereinos ainda por muito tempo...

Jornal Prana

Tels: (21) 9.8333-5307 whatsappE-mail: [email protected]

Direção: Boris Zainotti

Distribuição Gratuita: Centro, Copacabana, Ipanema, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico,

Flamengo, Lgo Machado, Catete, Tijuca, Grajaú,Vila Isabel, Méier,

Jacarepaguá, Barra, Recreio e Miguel Pereira.

EDIÇÃO ON-LINE GRATUITAw w w . j o r n a l p r a n a . c o m . b r

A Fundação de Ensinamento Mestre

Pertencemos a uma Ordem Interna de Ensinamento dos Mestres

Ascensionados da Sabedoria, da Grande Irmandade Branca e da Hierarquia

Espiritual Planetária que governa o Planeta Terra. Estamos presentes em

74 países. Você gostaria de nos conhecer?

Contato: (21) 2292-9786 / 98755-8746E-mail: [email protected]

PROPOSTA DE NOSSO TRABALHO:1 - Conhecimento do Sagrado para a reaproximação dosMestres Ascensionados nesta Era Aquariana.2 - Divulgação destes ensinamentos para o uso práticodo Fogo Sagrado pelo homem (Os Raios e as Chamas).3 - A criação de Santuários Sagrados ao redor do mundo.4 - Contactar pessoas como você, preparadas paratrabalhar com DEUS, para um mundo melhor.

Page 17: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo

17 Universo Holístico - SETEMBRO/2020

Mais uma vez, não ignore a impermanência. O que quer quepareça ser prioritário em sua vida é, na realidade, bastantetemporário. Vem e vai. Nada é confiável.

Nascemos sós e nus. Conforme a nossa vida se desenrola,passamos por todas as situações possíveis: necessitar, possuir,perder, sofrer, chorar, tentar… mas depois morremos, e morremossós. Não fará a menor diferença se fomos ricos ou pobres,conhecidos ou desconhecidos. A morte é o grande nivelador. Emum cemitério, todos os corpos são semelhantes.

O nosso relacionamento com os outrosé como o encontro casual de dois estranhosem um estacionamento. Olham um para ooutro, sorriem e isso é tudo o que aconteceentre eles. Vão embora e nunca mais sevêem. Assim é a vida – apenas ummomento, um encontro, uma passagem,e depois acaba.

Se você compreender isso, não hátempo para brigas. Não há tempo paradiscussões. Não há tempo para mágoasmútuas. Quer pense nisso em termos dehumanidade, nações, comunidades ouindivíduos, não sobre tempo para maisnada a não ser apreciar verdadeiramentea breve interação que temos uns com osoutros.

Nossas prioridades mundanas podemser irônicas. Colocamos em primeiro lugaraquilo que julgamos ser o que maisdesejamos; depois descobrimos que o nosso desejar é insaciável.Pagar a casa, escrever um livro, fazer o negócio ser bem-sucedido,preparar a aposentadoria, fazer longas viagens – coisas que estãotemporariamente no topo de nossa lista de prioridades, consomemnosso tempo e energia completamente e, então, no fim da vida,olhamos para trás e nos perguntamos o que todas essas coisassignificavam.

É como alguém que viaja em um país estrangeiro e paga a suaviagem na moeda daquele país estrangeiro e paga a sua viagem namoeda daquele país. Quando chega à fronteira, surpreende-se aotomar conhecimento que a moeda do país não pode ser trocadaou levada. Da mesma forma, nossas posses e aquisições mundanasnão podem ser levadas através do portal da morte. Se confiarmosnelas, nos sentiremos, repentinamente, empobrecidos e roubados.A única moeda que tem qualquer valor quando viajamos pelo limiarda morte é a nossa realização espiritual.

Em um sentido mundano, é melhor nos sentirmos satisfeito eapreciarmos aquilo que já temos. O tempo é muito precioso. Nãoespere até estar morrendo para compreender a sua naturezaespiritual. Se fizer isso agora, vai descobrir recursos de bondadee compaixão que não sabia possuir. É a partir dessa mente decompaixão e sabedoria intrínseca que você pode beneficiar osoutros.

O progresso espiritual começa quando resolvemos, sejacuidadoso. Se você colocar-se no lugar do outro, vai perceber oquanto é destrutivo ferir ou matar qualquer ser, ainda que sejaum inseto. Todos os seres querem viver. Se você cuidar dos outros

Não Ignore a ImpermanênciaTexto extraído do Livro “Vida e morte no budismo tibetano”, por Chagdud Tulku Rinpoche.

com essa perspectiva, fechará as portas para o seu própriosofrimento.

A mente é com um microscópio. Amplia tudo. Se você critica-se o tempo todo – “sou tão pobre, não sou suficientemente alto,meu nariz é grande demais” – se concentra a atenção em todas assuas inadequações e misérias, elas só piorarão até que, emdesespero, você fique prestes a desistir de tudo.

Em vez de dizer: “sinto-me detestável. O que devo fazer?”,pense no sofrimento dos outros e gere compaixão. É muito

importante, realmente, ver o sofrimento,prestar atenção no caixa do banco queestá atormentando, no velho pálido ecansado que arrasta os pés pela rua, nacriança que chora infeliz. Veja aprofundidade do sofrimento e a partir daídimensione o seu próprio sofrimento. Osoutros estão doentes, estão imersos naguerra e na fome, estão morrendo.

Compaixão é o desejo fervoroso deque todos os seres, sem exceção,encontrem a liberação do sofrimento,desde o seu pior inimigo até o seu melhoramigo. Para desenvolver uma compaixãogenuína que inclua todos, primeiroexercita a compaixão com aqueles quelhe são próximos; depois estenda-a aosdesconhecidos e por fim a todos os serespor todo o espaço.

Depois direcione o seu desejo para afelicidade deles. Como a felicidade vem apenas da virtude, desejeque qualquer felicidade que os outros possam ter alcançado, emfunção de suas virtudes passadas, possa nunca diminuir ou serperdida, e que possa aumentar sempre, até que alcancem afelicidade infinita e imutável. Esse desejo pela felicidade dos outrosé o significado verdadeiro de amor. Regozijar-se com qualquerextensão de felicidade que os outros possam ter, traz uma alegriailimitada à nossa própria existência.

Reconheça sempre que a qualidade onírica da vida e reduza oapego e a aversão. Pratique o bom coração em relação a todos osseres. Seja amoroso e compassivo, não importa o que os outrosfaçam. O que fazem não importará muito quando visto por vocêcomo um sonho. Esse é o ponto essencial. Essa é a verdadeiraespiritualidade.

Se você usar manto, raspar a cabeça, rezar de joelhos todosos dias, e ainda assim se tornar mais raivoso, orgulhoso, rígido edifícil de lidar, não estará praticando a espiritualidade. Você precisapraticar a essência, que é a compaixão e o amor altruísta, e apartir daí tentar ajudar os outros da melhor maneira que puder.Use todos os seus cursos de corpo, fala e mente. Esse é o método.Seja você cristão, hindu, judeu ou budista, a compaixão e o amorsão os mesmos.

A vitória sobre as falhas e delusões leva à vitória sobre a morte.Meu desejo para cada um de vocês é que alcancem as qualidadesde compaixão e sabedoria e o supremo e imortal estado deiluminação.

Page 18: 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Que nascestes em cima desta terra Sem saber porque nem para que. Vais saber, lendo o livro UNIVERSO EM DESENCANTO 21 2668-2478 / 0800 761 7215 ou Universo