269

27

description

 

Transcript of 269

Page 1: 269
Page 2: 269

Teorias ácido-baseTeorias ácido-base

ARRHENIUSARRHENIUS

Page 3: 269

Arrhenius:Teoria da Arrhenius:Teoria da Dissociação EletrolíticaDissociação Eletrolítica

ÁcidosÁcidos : : são substâncias que contêm são substâncias que contêm hidrogênio e produzem o íon Hhidrogênio e produzem o íon H++ [ H [ H33OO++ ] ] (íon hidrônio) como único cátion, (íon hidrônio) como único cátion, quando em solução aquosa.quando em solução aquosa.

Ex.: Ex.: HCl + HHCl + H22O  HO  H33OO++ + Cl + Cl- -

HNOHNO33 + H + H22O HO H33OO++ + NO + NO33--

Page 4: 269

Bases:Bases: são substâncias que liberam são substâncias que liberam íons OHíons OH-- (íons hidróxido) em solução (íons hidróxido) em solução aquosa.aquosa.

Ex.: Ex.: NaOH + HNaOH + H22O NaO Na++ + OH + OH--

Ca(OH)Ca(OH)22 + H + H22O CaO Ca2+2+ + + 2OH2OH--

Page 5: 269

Na visão de Arrhenius, a Na visão de Arrhenius, a neutralizaçãoneutralização é definida como é definida como sendo a combinação do íon Hsendo a combinação do íon H++ com o com o íon OHíon OH-- para formar moléculas de para formar moléculas de HH22O. O.

HH++aqaq + OH + OH--

aqaq H H22OOaqaq

A teoria de Arrhenius aponta para as A teoria de Arrhenius aponta para as propriedades de muitos ácidos e propriedades de muitos ácidos e bases comuns, mas apresenta bases comuns, mas apresenta importantes importantes limitaçõeslimitações. .

Page 6: 269

LIMITAÇÕES:LIMITAÇÕES:

Teoria de Arrhenius está restrita para Teoria de Arrhenius está restrita para soluções aquosas;soluções aquosas;

Não aponta para a basicidade da Não aponta para a basicidade da amônia (NHamônia (NH33), por exemplo, que não ), por exemplo, que não contém grupo OH;contém grupo OH;

A natureza do solvente desempenha A natureza do solvente desempenha um papel crítico nas propriedades um papel crítico nas propriedades das substâncias ácido-base. das substâncias ácido-base.

Page 7: 269

Teoria ProtônicaTeoria Protônica

                                                                                                                                    

                      

BRöNSTED LOWRY

Page 8: 269

TEORIA DE BRÖNSTED-TEORIA DE BRÖNSTED-LOWRYLOWRY

Ácido: Ácido: é qualquer substância é qualquer substância (molécula ou íon) que pode transferir (molécula ou íon) que pode transferir um próton (íon Hum próton (íon H++) para outra ) para outra substância.substância.

Ácidos são espécies doadoras de Ácidos são espécies doadoras de prótonsprótons. .

Base : Base : é qualquer substância que é qualquer substância que pode aceitar um próton (Hpode aceitar um próton (H++) . ) .

Bases são espécies aceptoras de Bases são espécies aceptoras de prótons.prótons.

Page 9: 269

Reações ácido-base são tidas como Reações ácido-base são tidas como reações de transferência de prótons.reações de transferência de prótons.

Na teoria ácido-base de Brönsted-Na teoria ácido-base de Brönsted-Lowry haverá a formação de um Lowry haverá a formação de um par par ácido-base conjugadoácido-base conjugado, isto é, , isto é, sempre o ácido terá a sua base sempre o ácido terá a sua base conjugada e vice-versa, ou seja, a conjugada e vice-versa, ou seja, a base certamente terá o seu ácido base certamente terá o seu ácido conjugado. conjugado.

Page 10: 269

EsquematizandoEsquematizando

Page 11: 269

Ex.:

Page 12: 269

Ex.:

Page 13: 269
Page 14: 269

ForçaForça

Quanto maior é a tendência em doar Quanto maior é a tendência em doar prótons, mais forte é o ácido.prótons, mais forte é o ácido.

Quanto maior a tendência em Quanto maior a tendência em receber prótons, mais forte é a base, receber prótons, mais forte é a base, e vice-versa. e vice-versa.

Água substância anfiprótica Água substância anfiprótica (espécies que podem ceder ou (espécies que podem ceder ou receber prótons Hreceber prótons H++).).

Page 15: 269

100% ionizado em H2O fo

rte

Ácido Base

insi

gn

ifica

nte

insi

gnifi

cante

fort

e100%

protonado em H2O

fraco

fraco

Aum

en

to d

a f

orç

a á

cida Aum

en

to d

a f

orç

a b

ási

ca

Page 16: 269

Teoria EletrônicaTeoria Eletrônica

LEWIS

Page 17: 269

Ácido:Ácido: é uma espécie química é uma espécie química (molécula ou íon) com orbital vazio (molécula ou íon) com orbital vazio capaz de receber um par de elétrons capaz de receber um par de elétrons em uma reação;em uma reação;

Base:Base: é uma espécie química é uma espécie química (molécula ou íon) que pode doar um (molécula ou íon) que pode doar um par de elétrons para formar uma par de elétrons para formar uma ligação covalente coordenada em ligação covalente coordenada em uma reação. uma reação.

Page 18: 269

Em resumo:Em resumo:

Ácido Ácido é um receptor de par de é um receptor de par de elétrons.elétrons.

BaseBase é um doador de par de é um doador de par de elétrons. elétrons.

Toda reação ácido-base de Lewis Toda reação ácido-base de Lewis consiste na formação de uma ligação consiste na formação de uma ligação covalente coordenada. covalente coordenada.

NeutralizaçãoNeutralização é definida como a é definida como a formação de uma ligação covalente formação de uma ligação covalente coordenada. coordenada.

Page 19: 269

A teoria de Lewis não depende de A teoria de Lewis não depende de prótons, nem de reações com prótons, nem de reações com solventes. Amplia a definição para solventes. Amplia a definição para todas as reações químicas. todas as reações químicas.

Page 20: 269

Ex.:Ex.:

Page 21: 269

Ex.:Ex.:

Page 22: 269
Page 23: 269

Ácidos de LewisÁcidos de Lewis

Todos os ácidos de Arrhenius e Todos os ácidos de Arrhenius e ácidos de Bronsted-Lowry;ácidos de Bronsted-Lowry;

Moléculas contendo um átomo com Moléculas contendo um átomo com deficiência de um par de elétrons deficiência de um par de elétrons (BF(BF33, AlCl, AlCl3 , 3 , FeBrFeBr33).).

Cátions: HCátions: H+ , + , CuCu2+ , 2+ ,

Page 24: 269

Bases de LewisBases de Lewis

Todas as bases de Bronsted-Lowry;Todas as bases de Bronsted-Lowry;

Moléculas contendo átomos com um Moléculas contendo átomos com um ou mais pares de elétrons não ou mais pares de elétrons não compartilhados (Hcompartilhados (H22OO , , NHNH3 3 , H, H33C – C – NHNH2 2 ))

Ânions: OHÂnions: OH- , - , ClCl- , - , CNCN--

Page 25: 269

Comparação entre as três Comparação entre as três teoriasteorias

    

Page 26: 269
Page 27: 269