26º Cine Ceará (2016)

24

description

26º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema | Projeto Gráfico: Relevante

Transcript of 26º Cine Ceará (2016)

Cinema ibero-americano

Patrimônio cultural

O cinema mexicano

Programação

Projetos sociais

Cronograma

Patrocínios

Edição anterior

Contatos

05

07

09

10

12

15

16

22

23

PROMOÇÃO

Há mais de duas décadas, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – mostra o nosso estado com suas melhores imagens: a de realizador, incentivador e propulsor cultural. Começamos a preparar a 26ª edição do festival que, a cada ano, reúne diversas manifestações da linguagem das artes audiovisuais do mundo ibero-americano, além de valorizar e preservar o patrimônio cinematográfico brasileiro. Acompanhando a evolução do cinema e a revolução digital, o Cine Ceará se consagrou ultrapassando fronteiras e trazendo projeção internacional às obras de grandes talentos. Com a exibição de mostras variadas durante oito dias, reafirmamos este ano o compromisso de permanecer estimulando a produção da boa cinematografia.

O novo cinema mexicano será o tema central a ser discutido no 26º Cine Ceará, entre outros assuntos que serão abordados durante os seminários, oficinas e mesas-redondas. Como tradicionalmente acontece, o público tem acesso livre às Mostras Competitivas e Mostras Especiais. Dessa forma, todos saem ganhando: os autores das produções e os expectadores que se aproximam de trabalhos de qualidade.

E é assim que, durante anos, o Cine Ceará vem acumulando tantos motivos para comemorar. E você é nosso convidado de honra para essa festa.

26 ANOS MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO CINEMA IBERO-AMERICANO

“A imaginação é o nosso

primeiro privilégio, tão

inexplicável como o caso

que a provoca.”

Luis Buñuel Cineasta naturalizado mexicano

PATRIMÔNIO CULTURAL

Nos últimos anos, o cinema ibero-americano passou por uma transformação em termos de qualidade e valor de mercado. Da produção quase artesanal – marginal na maioria dos festivais e mercados internacionais – as cinematografias do continente passaram a exportar até alguns dos seus mais bem-sucedidos diretores, hoje disputados por produtoras e estúdios americanos e europeus. Com a proliferação das escolas de cinema na América Latina, a qualidade técnica do cinema ibero-americano está agora num patamar à altura dos melhores da Europa.

Embora com orçamentos mais exaustivos, o talento latino tem transcendido suas fronteiras. Para os cineastas ibero-americanos, cientes de que seus filmes enfrentam dificuldades para serem exibidos até em seus próprios países, os festivais internacionais têm sido sempre uma janela para o mundo.

Como o cinema ibero-americano, o Cine Ceará também nasceu periférico e foi se legitimando gradativamente como manifestação de um olhar diferente. O Cine Ceará, em sua 26ª edição, dá continuidade aos belos frutos gerados em suas edições ibero-americanas, reforçando o calendário internacional de festivais a partir de sua especificidade como brasileiro e ibero-americano.

“Em uma boa obra tem de

haver conflito.”

Gabriel Figueroa Cinefotógrafo mexicano

O CINEMA MEXICANO

A cada ano, o Cine Ceará realiza uma grande homenagem a alguma das grandes cinematografias ibero-americanas. Neste ano, a Mostra Novo Cinema Mexicano apresentará ao público o trabalho de diretores de renome internacional como Arturo Ripstein, Luís Buñuel, Carlos Reygadas e Amat Escalante. Trata-se de uma oportunidade única para Fortaleza, que durante duas semana terá, de forma gratuita, a chance de desfrutar grandes obras cinematográficas da história do cinema mexicano, cinema este que está ganhando enorme notoriedade atualmente. Com obras premiadas em grandes festivais e de jovens diretores que permanecem completamente desconhecidas pelo público brasileiro, a Mostra inédita na capital cearense aproximará o público brasileiro de uma cinematografia em expansão.

O México é considerado um país “hermano” (irmão) do Brasil, pelo seu tamanho e representatividade no continente americano.

MOSTRAS PRINCIPAIS

MOSTRAS COMPETITIVAS (Curtas & Longas)Os melhores curtas da produção brasileira e uma seleção das mais recentes produções de longas ibero-americanos concorrem ao troféu Mucuripe e a prêmios em dinheiro e serviços.

MOSTRA OLHAR DO CEARÁAs produções cearenses têm seu espaço garantido através de uma seleção dos trabalhos mais significativos.

MOSTRA NOVO CINEMA MEXICANOMostra novo cinema mexicano que tem como objetivo pôr em pauta a temática desta edição: O Novo Cinema Mexicano.

MOSTRAS SOCIAIS

Cinema para TodosO Primeiro Filme A Gente Nunca EsqueceMostra Da Terceira IdadeCinema da PraçaMostra Itinerante

+ HOMENAGENS+ MASTERCLASSES+ SHOWS+ ESPAÇO LOUNGE

MOSTRAS PRINCIPAIS

MOSTRAS COMPETITIVAS (Curtas & Longas)Os melhores curtas da produção brasileira e uma seleção das mais recentes produções de longas ibero-americanos concorrem ao troféu Mucuripe e a prêmios em dinheiro e serviços.

MOSTRA OLHAR DO CEARÁAs produções cearenses têm seu espaço garantido através de uma seleção dos trabalhos mais significativos.

MOSTRA NOVO CINEMA MEXICANOMostra novo cinema mexicano que tem como objetivo pôr em pauta a temática desta edição: O Novo Cinema Mexicano.

MOSTRAS SOCIAIS

Cinema para TodosO Primeiro Filme A Gente Nunca EsqueceMostra Da Terceira IdadeCinema da PraçaMostra Itinerante

+ HOMENAGENS+ MASTERCLASSES+ SHOWS+ ESPAÇO LOUNGE

CINEMA PARA TODOS

Exibição de um filme brasileiro com áudio-descrição, proporcionando a experiência única, além de inédita para muitos, de conferir um filme. O festival é um dos únicos a realizar tal iniciativa no Ceará.

O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE

Exibição de um longa-metragem brasileiro com temática infantil. Iniciativa pioneira que investe na formação de plateia, trazendo crianças de escolas públicas para assistir ao seu primeiro filme.

CINEMA DA PRAÇA

Exibição de um longa-metragem brasileiro para a população que habita o Centro de Fortaleza, em sua maioria inclusive desabrigados. A iniciativa objetiva oferecer a oportunidade a essas pessoas de conheceram o cinema, além de valorizar a auto-estima e estimular uma percepção cultural.

MOSTRA DA TERCEIRA IDADE

Representa, para muitos, a oportunidade de voltar ao cinema, trazendo à sala de exibição peças cinematográficas de época, proporcionando ao público idoso momentos mágicos e inesquecíveis.

MOSTRA ITINERANTE

Proporciona às populações menos favorecidas dos bairros periféricos de Fortaleza e dos municípios do interior do Estado condições de entretenimento gratuito, com exibição de filmes em locais públicos.

“Onde não puderes amar,

não te demores”

Frida KahloPintora mexicana

JANEIRO

Composição das comissões de trabalho;

Definição do calendário das reuniões de coordenação;

Contração do Hotel Oficial;

Captação de recursos.

Abertura das inscrições (Mostras Competitivas)

Regulamento e ficha de inscrição.

FEVEREIRO

Captação de recursos;

Formatação da programação;

Definição do júri e convidados;

MARÇO

Captação de recursos;

Produção do material de mídia;

Negociação com empresas aéreas.

Encerramento das inscrições (Mostras Competitivas)

ABRIL

Captação de recursos;

Produção do material de mídia.

MAIO

Pré- produção do evento;

Contração de serviços;

Formatação e treinamento das equipes;

Seleção dos filmes.

JUNHO

Veiculação na mídia;

Mostra e eventos paralelos;

Abertura do 26º Cine Ceará;

Solenidade de encerramento.

Patrocínio

2 COTAS DE APRESENTAÇÃO - R$ 600.000,00

MÍDIA DE MASSA

TV de canal aberto- Assinatura como apresentação em 20 chamadas de 30” (indeterminado)

Jornal Impresso - Assinatura como apresentação de 5 anúncios de Rodapé no Diário do Nordeste- Assinatura como apresentação de 5 anúncios de Rodapé no O Povo

Portais da Internet- Assinatura como patrocínio master em 300.000 impressões de full banner

Mídias Sociais- Divulgação do patrocinador nas mídias sociais do festival

Mídia Indoor - 115 inserções de VT de 15 segundos da Elemídia

PROMOCIONAL - Cartazes – 500 unidades- Convites – 6.000 unidades- Catálogos – 500 unidades- Programações – 6.000 unidades

MERCHANDISING

- Inserção de link do site do patrocinador na homepage do festival;- Anúncio de página dupla no catálogo do festival;- Exibição de spot institucional 30”durante o Evento;- Direito de colocar 2 banners no hall de entrada do principal cinema, em local de destaque;- Citação do patrocínio por todos os apresentadores, com texto especial, durante o evento;- Possibilidade de realização de eventos e ações exclusivas da empresa;- Convites e locais reservados nas solenidades para a diretoria e convidados;- Cessão de credenciais exclusivas de acesso às mostras do festival;- 2 passagens aéreas aos representantes da empresa (alimentação e hospedagem);- Divulgação da marca em notas e notícias geradas pela assessoria de imprensa- Cessão de 30 catálogos do festival para a distribuição exclusiva da empresa;- Direito de distribuição de brindes no hotel para os convidados do festival;- Direito de colocar 2 blimps em local de destaque.

2 COTAS DE R$ 300.000,00

Patrocínio

MÍDIA DE MASSA

TV de canal aberto- Assinatura como patrocínio VIP em 20 chamadas de 30” (indeterminado)

Jornal Impresso - Assinatura como patrocínio VIP de 5 anúncios de rodapé no Diário do Nordeste- Assinatura como patrocínio VIP de 5 anúncios de rodapé no O Povo

Portais da Internet- Assinatura como patrocínio VIP em 300.000 impressões de full banner

Mídias Sociais- Divulgação do patrocinador nas mídias sociais do festival

Mídia Indoor- 115 inserções de VT de 15 segundos da Elemídia

PROMOCIONAL - Cartazes – 500 unidades- Convites – 6.000 unidades- Catálogos – 500 unidades- Programações – 6.000 unidades

MERCHANDISING

- Inserção de link do site do patrocinador na homepage do festival;- Anúncio de página dupla no catálogo do festival;- Exibição de spot institucional 30”durante o Evento;- Direito de colocar 1 banner no hall de entrada do principal cinema, em local de destaque;- Citação do patrocínio por todos os apresentadores, com texto especial, durante o evento;- Possibilidade de realização de eventos e ações exclusivas da empresa;- Convites e locais reservados nas solenidades para a diretoria e convidados;- Cessão de credenciais exclusivas de acesso às mostras do festival;- 2 passagens aéreas aos representantes da empresa (alimentação e hospedagem);- Divulgação da marca em notas e notícias geradas pela assessoria de imprensa- Cessão de 20 catálogos do festival para a distribuição exclusiva da empresa;- Direito de distribuição de brindes no hotel para os convidados do festival;

2 COTAS DE R$ 200.000,00

MÍDIA DE MASSA

Jornal Impresso- Assinatura como patrocínio de 5 anúncios de rodapé no Diário do Nordeste- Assinatura como patrocínio de 5 anúncios de rodapé no O Povo

Portais da Internet- Assinatura como patrocínio em 300.000 impressões de full banner

Mídias Sociais- Divulgação do patrocinador nas mídias sociais do festival

Mídia Indoor- 115 inserções de VT de 15 segundos da Elemídia

PROMOCIONAL - Cartazes – 500 unidades- Convites – 6.000 unidades- Catálogos – 500 unidades- Programações – 6.000 unidades

MERCHANDISING

-- Inserção de link do site do patrocinador na homepage do festival;- Anúncio de 1 página no catálogo do festival;- Exibição de spot institucional 30” nas solenidades de abertura e encerramento;- Direito de colocar 1 banner no hall de entrada do principal cinema, em local de destaque;- Citação do patrocínio por todos os apresentadores, com texto especial, durante o evento;- Possibilidade de realização de eventos e ações exclusivas da empresa;- Convites e locais reservados nas solenidades para a diretoria e convidados;- Cessão de credenciais exclusivas de acesso às mostras do festival;- 1 passagens aérea ao representante da empresa (alimentação e hospedagem);- Divulgação da marca em notas e notícias geradas pela assessoria de imprensa- Cessão de 10 catálogos do festival para a distribuição exclusiva da empresa;- Direito de distribuição de brindes no hotel para os convidados do festival

26º CINE CEARÁwww.cineceara.com

Associação cultural Cine Ceará

Rua Perboyre e Silva, 111, Sala 1109, Ed Alvorada, Centro, CEP: 60.030-200

Fortaleza – Ceará – Brasil+55 (85) 85-3055-3465

Contato do Festival

Wolney Oliveira +55 (85) 9 [email protected]

Maíra Araújo +55 (85) 98531.7281

[email protected]

Fotos do Evento

Chico Gadelha Rogério Resende

Projeto Gráfico

[email protected]

O novo cinema do MÉXICO