28 de outubro - pibpenapolis.com.br mais in$eressan$e nes$e emaran ado de crendices, de religi7es,...

8
Só Jesus tem PODER para nos SALVAR, para nos LIVRAR e para nos LIBERTAR de São Jorge Guerreiro, que é Ogum, ou seja, um Orixá, mas que na verdade não passa de um DEMÔNIO A expressão “Salve Jorge” é uma saudação do Candomblé, que significa “seja elevado, honrado e glorificado Ogum”, que é um orixá, uma endade espiritual do Candomblé (feiçaria e magia negra brasileira), na Mitologia Fun ou Fon (agrupamento de 4 voduns de origem africana pracados na América Central), do Sèvis Guine (vodun haiano – feiçaria e magia negra do Hai que contém fortes elementos dos povos Ibo, do Congo, e Yoruba, da Nigéria), da Palo Maymbe (feiçaria e magia negra cubana de origem Bantu, da África). Ogum é também uma endade, um orixá da Umbanda, que é uma religião brasileira que sinteza em si vários elementos absorvidos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espirismo, as religiões afro-brasileiras e a religiosidade indígena. A palavra umbanda deriva de m'banda, que em quimbundo, dialeto africano, significa "sacerdote" ou "curandeiro". Na verdade, a umbanda é feiçaria e magia negra pracada no Brasil, e nela Ogum, é Logum ou Ologum (olo = senhor, Gum = guerra, “o senhor da guerra” ou “o guerreiro”). A respeito do sincresmo de Ogum com São Jorge, Fernando Fernandes, não eu, o Pas- tor, mas um pesquisar sobre o tema, no excelente argo “Astrologia e Mitos Religiosos”, co- menta: “O simbolismo, aliás, não poderia ser mais adequado: São Jorge veste uma armadura de guerra, a proteção necessária para atuar em ambientes inferiores, e monta um cavalo branco, as forças da matéria e o lado animal da personalidade, já purificados, por isso a cor branca, e colocados a serviço de desígnios elevados. Uliza a lança e a espada, um símbolo do direcionamento da energia, e consegue vencer o dragão, as forças das trevas”. O mais interessante neste emaranhado de crendices, de religiões, magias negras e fei- çaria é que Ogum, Ologum e São Jorge Guerreiro são o mesmo São Jorge, o santo teólogo, mísco ao extremo e taumaturgo das Igrejas católicas Romana e Brasileira. De acordo com a lenda, São Jorge teria nascido na anga Capadócia, que é uma região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia. Quando criança mudou-se para a Palesna com sua mãe após seu pai morrer em bata- lha. Sua mãe, ela própria originária da Palesna, de Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Av. Eduardo de Caslho, 808 - Centro, Penápolis/SP CEP 16.300-000 - Fone/Fax: (18) 3652-3955 www.pibpenapolis.com.br [email protected] Pr. Fernando Fernandes - [email protected] BOLETIM INFORMATIVO 28/10/2012 Nº 607/12 Ser Igreja é fazer a DIFERENÇA!

Transcript of 28 de outubro - pibpenapolis.com.br mais in$eressan$e nes$e emaran ado de crendices, de religi7es,...

Só Jesus tem PODER para nos SALVAR, para nos LIVRAR e para nos LIBERTAR de São Jorge Guerreiro, que é Ogum, ou seja, um Orixá, mas que na verdade não passa de um DEMÔNIO

A expressão “Salve Jorge” é uma saudação do Candomblé, que significa “seja elevado, honrado e glorificado Ogum”, que é um orixá, uma en#dade espiritual do Candomblé (fei#çaria e magia negra brasileira), na Mitologia Fun ou Fon (agrupamento de 4 voduns de origem africana pra#cados na América Central), do Sèvis Guine (vodun hai#ano – fei#çaria e magia negra do Hai# que contém fortes elementos dos povos Ibo, do Congo, e Yoruba, da Nigéria), da Palo Maymbe (fei#çaria e magia negra cubana de origem Bantu, da África).

Ogum é também uma en#dade, um orixá da Umbanda, que é uma religião brasileira que sinte#za em si vários elementos absorvidos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiri#smo, as religiões afro-brasileiras e a religiosidade indígena. A palavra umbanda deriva de m'banda, que em quimbundo, dialeto africano, significa "sacerdote" ou "curandeiro".

Na verdade, a umbanda é fei#çaria e magia negra pra#cada no Brasil, e nela Ogum, é Logum ou Ologum (olo = senhor, Gum = guerra, “o senhor da guerra” ou “o guerreiro”).

A respeito do sincre#smo de Ogum com São Jorge, Fernando Fernandes, não eu, o Pas-tor, mas um pesquisar sobre o tema, no excelente ar#go “Astrologia e Mitos Religiosos”, co-menta: “O simbolismo, aliás, não poderia ser mais adequado: São Jorge veste uma armadura de guerra, a proteção necessária para atuar em ambientes inferiores, e monta um cavalo branco, as forças da matéria e o lado animal da personalidade, já purificados, por isso a cor branca, e colocados a serviço de desígnios elevados. U#liza a lança e a espada, um símbolo do direcionamento da energia, e consegue vencer o dragão, as forças das trevas”.

O mais interessante neste emaranhado de crendices, de religiões, magias negras e fei#-çaria é que Ogum, Ologum e São Jorge Guerreiro são o mesmo São Jorge, o santo teólogo, mís#co ao extremo e taumaturgo das Igrejas católicas Romana e Brasileira.

De acordo com a lenda, São Jorge teria nascido na an#ga Capadócia, que é uma região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia.

Quando criança mudou-se para a Pales#na com sua mãe após seu pai morrer em bata-lha. Sua mãe, ela própria originária da Pales#na, de Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero.

Av. Eduardo de Cas#lho, 808 - Centro, Penápolis/SP CEP 16.300-000 - Fone/Fax: (18) 3652-3955

www.pibpenapolis.com.br [email protected]

Pr. Fernando Fernandes - [email protected]

BOLETIM INFORMATIVO

28/10/2012

Nº 607/12 Ser Igreja é fazer a DIFERENÇA!

Ogum Ologum

Ao a#ngir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais sa#sfazia à sua natural índole comba#va. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o Rtulo de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.

Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe fica-ram, foi-se para a corte do Imperador. Jorge, ao ver que urdia tanta crueldade contra os cris-tãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, dis-tribuiu com diligência toda a riqueza que #nha aos pobres.

O imperador Diocleciano #nha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado pa-ra o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, afirmando que os romanos deviam se converter ao cris#a-nismo.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte ro-mana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não sa#sfeito, quis saber: “O que é a Verdade?”. Jorge respondeu-lhe: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade”.

Como Jorge man#nha-se fiel ao cris#anismo, o imperador tentou fazê-lo desis#r da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu marRrio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado às dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cris#anismo. Finalmen-te, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor).

Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (An#ga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Cons-tan#no mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.

Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constan#nopla dedicadas somente a São Jorge. Apenas no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se mais quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao már#r. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.

Veja esta composição de Zeca Pagodinho, um dos maiores pagodeiros do Brasil, assu-midamente umbandista e devoto de São Jorge, e observe também a imagem de São Jorge, Ogum, na camisa dele e a imagem de Ogum, São Jorge, no medalha do cordão em seu peito.

Pra São Jorge

Vou acender velas para São Jorge A ele eu quero agradecer

E vou plantar comigo-ninguém-pode Para que o mal não possa então vencer

Olho grande em mim não pega Não pega não

Não pega em quem tem fé

No coração Ogum com sua espada

Sua capa encarnada Me dá sempre proteção

Quem vai pela boa estrada No fim dessa caminhada

Encontra em Deus perdão

Ogum, em yoruba Ògún, na mitologia cultural africana yoruba trazida para o Brasil pelos escravos negros, é o orixá ferreiro, senhor dos metais. O próprio Ogum forjava suas ferramentas, tanto para a caça, como para a agricultura, e para a guerra.

Na África, seu culto é restrito aos homens e exis#am templos em Ondo, Eki# e Oyo. Era o filho mais velho de Oduduwa, o fundador de Ifé, iden#ficado no jogo do merindilogun pelos odu etaogunda, odi e obeogunda, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba ogun.

Ogum é considerado o primeiro dos orixás a descer do Orun, o céu, para o Aiye, a Terra, após a criação, um dos semideuses visando uma futura vida humana. Em comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o “primeiro orixá a vir para a Terra”.

Ogum foi provavelmente a primeira divindade cultuada pelos povos yorubá da África Ocidental. Acredita-se que ele tenha wo ile sun, que significa “afundar na terra e não morrer”, em um lugar chamado 'Ire-Eki#'.

É também chamado por Ògún, Ogoun, Gu, Ogou, Ogun e Oggún. Sua primeira aparição na mitologia foi como um caçador chamado Tobe Ode.

É filho de Oduduwa e Yembo, irmão de Xangô, Oxossi, Oxun e Eleggua. Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.

Ogum é um orixá importanRssimo na África e no Brasil. Sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o úl#mo imolé.

Os Igba Imolé eram os duzentos orixás da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos orixás da esquerda.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

Na santeria, conjunto de deuses de um povo, africana e brasileira do Candomblé e da Umbanda, Ogum é dono dos montes junto com Oshosi e dos caminhos junto com Eleggua. Representa o solitário hos#l que vaga pelos caminhos. É um dos quatro Orixás guerreiros.

No Candomblé, Ogum é o Orixá ferreiro dono de todos os caminhos e encruzilhadas junto com seu irmão Exu, também é #do como irmão de Oxossi e uma ligação muito forte com Oxaguian de quem é inseparável, aparece como o Senhor das guerras e demandas, suas cores são azul cobalto, o branco e o verde, e na Umbanda sua cor é o vermelho.

Para Ogum se sacrificam bodes, galos, galinhas-de-angola (macho), pombos, e patos. Todos os orixás masculinos (agboros) recebem sacri`cios de animais machos.

Tradicionalmente um guerreiro, Ogum é visto como uma poderosa divindade dos trabalhos em metal, semelhante à Ares e Hefesto na mitologia grega e Visvakarma na mitologia hindu.

No Brasil, é representado como São Jorge e, como tal, é poderoso e triunfal, mas também exibe a raiva e destru#vidade do guerreiro, por isso São Jorge Guerreiro, cuja força e violência podem virar contra a comunidade que ele serve.

Ogum concede força através da profecia e da magia negra, e é procurado para ajudar as pessoas a obter mais um senhorio espiritual que dê resposta às suas necessidades.

Na tradição religiosa afro-brasileira denominada Candomblé, Ogum, como é conhecida essa divindade yorubá no idioma português, é frequentemente iden#ficado com São Jorge. Isto acontece, por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul e na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, Ogum também é representado por Santo Antonio, o santo casamenteiro e grande mís#co, como frequentemente é feito na região nordeste do Brasil, por exemplo, na Bahia.

Outro fator importante que deve ser observado são as duas pedras de rubis posicionadas sobre o nome Jorge na imagem, uma espécie de logomarca da novela. O Rubi e a Granada, bem como as cores vermelho e vermelho granada, são componentes simbólicos da força e do poder de Ogum, servindo como elementos de adoração e de oferenda a ele.

É por estas razões mais do que jus#ficadas e comprovadas que afirmo: Só Jesus tem PODER para nos SALVAR, para nos LIVRAR e para nos LIBERTAR de São Jorge Guerreiro, que é Ogum, ou seja, um Orixá, mas que na verdade não passa de um DEMÔNIO, propalado e arbi-trariamente enfiado dentro de nossas casas, se permi#rmos, por mais um amaldiçoada nove-la, ou melhor, nojela da Rede Globo.

Resistamos à tentação e, em nome de Jesus, NÃO VEJAMOS esta nojela.

Pr. Fernando Fernandes

Fontes: www.saojorge.org www.constelar.com.br/revista/edicao37/jorge1.htm PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, 6ª edição.

GLEASON, J.. Orisha: the gods of Yorubaland. New York: Atheneum, 1971.

COURLANDER, H.. Tales of yoruba gods and heroes. New York: Crown, 1973.

BRINTON, D. G.. Myths of the new world. Philadelphia, 1896

CABRERA, Lydia. "El Monte". La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1993.

CABRERA, Lydia. "Palo Monte Mayombe: Las Reglas de Congo". La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1994.

SARACENI, Rubens. Código de Umbanda. [S.l.]: Madras, 2008.

SARACENI, Rubens. Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada. Madras, 2009.

VERGER, Pierre Fatumbi e Carybé (ilustrador). Lendas africanas dos orixás. São Paulo: Corrupio Edições e

Promoções Culturais Ltda, 1992, 3ª edição.

FERNANDES, Fernando. Astrologia e Mitos Religiosos - Marte, Jorge da Capadócia e Ogum do Brasil. Revista

Constelar, edição 37.

O Grupo MCA se reúne às

terças-feiras, às 19h, para os

ensaios do Conjunto, oração,

estudos e crescimento espiri-

tual das mulheres.

Provérbios 14.1.

Aniversariantes da semana: 25/10 - Penápolis (104 anos)

02/11 - Paulinho (3652-6195)

06/11 - José Hélio (3652-9106)

Eclesiastes 12.1-8

O Ministério Vendo Vozes

evangeliza e oferece disci-

pulado e estudos bíblicos

para surdos, ministrados pe-

la Missionária Giselli.

Isaías 29.18 Escalas de Serviços:

MILAAVI e Som: Raquel e Ta3

Recepção: 07/10 a 13/10: Rufina e Ananias

14/10 a 20/10: Rodrigo e Francisco

O MINCLA se reúne na SA-LA DE ORAÇÃO, às terças-

feiras, às 08h, para interces-

são e clamor, ou durante o

expediente da Igreja.

Par#cipe! Jeremias 33.3

Precisando de ajuda, procure os irmãos de

plantão para receber orientação e auxilio

espiritual, ou para ser encami-

nhado ao Pastor.

28/10 a 03/11: Glaucio e Emerson

04 a 10/11:

Moisés e Diva de plantão:

Atos 6.1-7

Você já orou, conversou com Deus e definiu o valor da sua oferta para Missões?

Acrescente de R$ 1,00 a R$ 5,00 em

suas ofertas, para o Lar Ba#sta de Inúbia Paulista, abençoando a garo-

tada que ali reside. Salmo 68.5

Consagre suas ofertas na Cesta do Amor, colaborando com o

Ministério Ágape na assistência social.

Provérbios 22.9

FIDELIDADE, MORDOMIA CRISTÃ, AMOR, GRATIDÃO E GENEROSIDADE

Par#cipe dos nossos Cultos de Oração, todas as quartas-feiras, às 20h.

No decorrer da semana, em casa, leia Efésios 3.1 e 14-21 e ore por... Despertamento Espiritual; Ba#smo no Espírito Santo; Dizimistas e ofertantes

fiéis; Evangelização, discipulado, integração e ba#smo dos decididos; Conversão dos familiares; Solidificação dos casamentos e lares; Libertação espiritual dos oprimidos pelo Diabo; Libertação dos vícios e das drogas; Libertação espiritual da homosse-

xualidade, da fornicação, da promiscuidade e do adultério; Cura dos enfermos; Empregos; Di-retoria, Corpo Diaconal e Ministérios da Igreja; Seminaristas Thomaz e Gláucio; Missão Glicé-rio; Missionários Pr. Leonel (Avanhandava) e Giselli (Surdos); nossa Cidade, Prefeito, Assesso-

res e Vereadores, e pelos eleitos; Pr. Fernando e família.

“Eu segurei muitas coisas em minhas mãos e eu as perdi; mas tudo que eu coloquei nas

mãos de Deus eu ainda possuo”.

Pr. Mar?n Luther King

Par#cipe desta Campanha que vai até o mês de dezembro e consagre a Deus o valor do seu dízimo, em 4 parcelas, abençoando Igreja com provisão finan-ceira, para o custeio das despesas de final de ano (13º salários e férias), e do

início de 2013 (impostas, taxas, tarifas e tributos).

Dízimo a

Eclesiastes 5.10

Com o pagamento de mais uma parce-la esta semana, só restam 2 para a vi-

tória cabal. Contribua através do seu carnê ou com ofertas voluntárias, em nome de Jesus.

(2 CorínAos 9.7)

Contribuições para a PIB em Penápolis: Banco Bradesco

Agência: 0022-1 Conta Corrente: 035097-4

Coloque o comprovante no enve-lope apropriado ou entregue no

Escritório. Malaquias 3.10-12

Traga o Trêzimo:

Graças a Deus chegamos ao final de mais um ano e mais uma vez temos a oportunidade de honrar ao Senhor com o Trêzimo, o dízimo do 13º Salário.

Seja fiel também nesta abençoada provisão de Deus para os trabalhadores,

assalariados, aposentados e pensionistas.

Provérbios 3.9

AVISOS E INFORMAÇÕES

1. EBD: Par#cipe da EBD aos domingos, às 09h, e desfrute de louvores, adoração, oração, de-vocional bíblica, consagração de vidas, dízimos e ofertas, e de estudos bíblicos em classes.

2. Churrasco Beneficente e Missionário: Agradecemos a Deus a vida de cada irmã e irmã que está vendendo convites ou que está engajado na arrecadação de patrocínios e brindes, bem como no preparo do churrasco, e solicitamos que as doações em dinheiro, brindes e alimentos sejam entregues até o dia 07/11, quarta-feira. Oremos por mais uma vitória!

3. Culto do Amigo: Acontecerá hoje, 28/10, às 19h. Traga muitos visitantes para ouvirem de Jesus e ore por seus convidados, para que creiam em Jesus como o único e suficiente Sal-vador e Senhor, e para que sejam abençoados com o perdão de pecados e libertação.

4. Equipe Base: Amanhã, 29/10, segunda-feira, teremos mais uma reunião para acerto de detalhes, avaliação e prestação de contas, sob a batuta do irmão Lair. Os irmãos Paulinho e Ermelinda, Luzimar e Pr. Fernando, Marcelo e Ta3, Emerson e Elizandra, Matheus e Maria-na, Rogério e Lívia, Frank e Alessandra, Francisco e Sônia, Marcos Tomaz e Zilmara, David, Moisés, Inêz, Aline Leal, Rufina, Maria Odete, Claudice, Wânia, Ângela Silva e Diva devem comparecer na sala Maria Carrilho, às 20h.

5. Corpo Diaconal: O Pastor Fernando convoca o CD para reunião na próxima quinta-feira, 01/11, às 20h, no Escritório, para trata#vas de questões de disciplina eclesiás#ca. Oremos.

6. Grupo de Estudos Doutrinários: Os irmãos e irmãs que desejam se ba#zar no dia 02 de em dezembro, 1º domingo, às 19h, os novos membros e os interessados devem par#cipar, deste grupo, às quintas-feiras, às 20h, com a irmã Elizandra, facilitadora, consolidando o seu caráter cristão e a seu iden#dade doutrinária Ba#sta.

7. Evangelismo no Cemitério: No próximo dia 02/11, sexta-feira, das 09h às 11h, sob o co-mando do Seminarista Glaucio, estaremos distribuindo folhetos, abraços e orações, e mi-nistrando o amor, a Palavra, o conforto e a Salvação de Deus, para levar Vida Eterna àque-les que visitarão a Necrópole Municipal para chorar os seus mortos. Ore e par#cipe!

8. PROAS - Programa de Apoio ao Seminarista: Consagre ofertas designadas para os semina-ristas Thomaz, que se forma em dezembro 2012, ou Gláucio, abençoando-os na alimenta-ção, aquisição de livros e outras despesas do Curso, e inves#ndo no Reino de Deus.

9. 3º Cristo na Praça / Dia Municipal Evangélico: Agradeçamos a Deus as bênçãos que nossa Igreja recebeu para a realização desta empreitada evangelís#ca, bem como durante a pro-gramação, louvando ao Senhor pelos muitos milagres que ele operou, para que os evangé-licos marcássemos presença, abençoando a nossa Cidade. Agradecemos também a par#ci-pação das Igrejas: Fonte de Vida, Nazareno, Ba#sta Manancial, Ba#sta Ebenézer, Missão Restauradora Vida em Cristo e 1ª Quadrangular.

10.O que vem por aí: 04/11 - 19h: Ceia Memorial e Mesa de Comunhão; 05 a 10/11 - 20h: Semana de Oração; 11/11 - 11h30 às 14h: Churrasco Beneficente; 11/11 - 19h: Encerra-mento de Missões; 12/11 - 19h30: Desperta Débora; 13/11 - 20h: Reunião do Conselho Geral; 17/11 - 20h: Cristo em Casa; 18/11 - 09h: Assembleia Geral; 25/11 - 19h: Culto do Amigo.

Bíblia NVI Luxo por apenas R$ 25,00.

Adquira a sua, ou para presentear um amigo ou a quem você ama, no Escritório de Ex-pediente, com a irmã Jhennifer, ou diretamente com a irmã Edi.

A Bíblia é o mais especial e o melhor presente que podemos dar para quem amamos!

Nossos Horários:

Domingos: 09h - Adoração, Devoção e EBD.

19h - Adoração, Louvor e Mensagem Bíblica.

Terças-feiras: 08h - MINCLA (Oração, intercessão e clamor).

19h30 - MCA (Mulheres Cristã em Ação).

Quartas-feiras: 20h - Adoração, Devoção e Oração.

Sábados: 15h - MILAAVI - Ministério de Louvor.

15h - Embaixador do Rei (meninos de 9 a 16 anos).

Cumprir horário é expressão de san?dade!

Doutrinas BaAstas:

1. As Escrituras Sagradas como única regra de fé, prá#ca e conduta.

2. A igreja como uma comunidade local democrá#ca e autônoma, formada por pessoas

regeneradas e biblicamente ba#zadas.

3. Separação entre Igreja e Estado.

4. Absoluta liberdade de consciência e livre exame das Escrituras Sagradas.

5. Responsabilidade (competência) individual diante de Deus.

6. Auten#cidade e apostolicidade das Igrejas.

Escritório de Expediente:

Av. Eduardo de CasAlho, 808 (Portão Lateral / Sala 27) - Centro

Segunda a sexta-feira: 12h às 18h

Sábados: 08h às 12h

[email protected] www.pibpenapolis.com.br Fone/Fax: (18) 3652-3955

Para atendimento e

visitação pastoral,

favor agendar por

telefone ou no Escri-

tório de Expediente.

Você é muito bem-vindo! Jesus te ama e morreu por você!

Com alegria recebemos você e oramos por sua vida e família.

Creia; Jesus Cristo é o único e suficiente Salvador e Senhor, e vale a pena ser

Igreja de Jesus Cristo e, por isso FAZER A DIFERENÇA!

“Vem conosco e te faremos bem” - Números 10.29.

Por apenas R$ 15,00 por pessoa, você e toda a sua família podem parA-

cipar do deliciosos Churrasco Beneficente que nossa Igreja promoverá

no dia 11 de novembro, domingo, das 11h30 às 14h, no Salão Social da

Vila FáAma, para arrecadar recursos para a obra de Deus e ofertas para

Missões Mundiais, Estaduais, Nacionais e Regionais.

Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário:Churrasco Beneficente e Missionário: