28/02/2015 - Empresas - Edição 3.108

4
Senac forma mais uma turma de confeiteiros pelo Pronatec. Orientador do curso acredita que o mercado deve absorver os profissionais JUCILENE FESTA Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 28 de fevereiro de 2015 Empresas Empresários & Senac Bento forma confeiteiros Os formandos do Curso Confeiteiro do Programa Na- cional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Prona- tec), pela Unidade Senac Ben- to Gonçalves, participaram, na tarde de quinta-feira, dia 26 de fevereiro, da solenida- de de entrega de certificados. O curso, que iniciou em ou- tubro e encerrou neste mês, teve a duração total de 300 horas. Os conteúdos foram divididos em várias matérias, entre elas empreendedorismo, relações interpessoais, custos e orçamentos, gastronomia regional e as técnicas de tra- balho do confeiteiro. Ao se formar, os 12 alunos estão aptos a desenvolver to- das as atividades relacionadas à confeitaria, tais como massas básicas de cucas, bolos, tortas, doces e salgados comerciais e de balcão, chocolates, biscoi- tos e outras delícias. De acordo com o professor e orientador do curso, Edivan Woithoski, o mercado está carente de profissionais capacitados para atender a demanda. “Bons profissionais tem emprego garantido e os que souberem desenvolver a criatividade tem lugar de destaque, neste mercado que cresce cada vez mais”, afirma Woithoski . O Senac tem atuação forte na gastronomia e já capacita alu- nos a mais de 30 anos em Ben- to Gonçalves. Ao longo deste período a instituição formou mais de 300 confeiteiros. “So- mente com a demanda do Pro- natec foram mais de 100 alunos nos últimos três anos”, revela o professor, que orienta os alu- nos neste curso. O Senac está localizado na Saldanha Mari- nho, 820. O telefone para mais informações é o 3452-4200. Pronatec Criado no dia 26 de outu- bro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidente Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Aces- so ao Ensino Técnico e Em- prego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educa- ção Profissional e Tecnoló- gica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistên- cia técnica e financeira que juntos oferecerão oito mi- lhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos pró- ximos anos. O site é o prona- tec.mec.gov.br.

description

28/02/2015 - Empresas - Edição 3.108 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 28/02/2015 - Empresas - Edição 3.108

Page 1: 28/02/2015 - Empresas - Edição 3.108

Senac forma mais uma turma de confeiteiros pelo Pronatec. Orientador do curso acredita que o mercado deve absorver os profissionais

JUCILENE FESTA

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 28 de fevereiro de 2015

Empresas Empresários&Senac Bento forma confeiteiros

Os formandos do Curso Confeiteiro do Programa Na-cional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Prona-tec), pela Unidade Senac Ben-to Gonçalves, participaram, na tarde de quinta-feira, dia 26 de fevereiro, da solenida-de de entrega de certificados. O curso, que iniciou em ou-tubro e encerrou neste mês, teve a duração total de 300 horas. Os conteúdos foram divididos em várias matérias, entre elas empreendedorismo, relações interpessoais, custos e orçamentos, gastronomia regional e as técnicas de tra-balho do confeiteiro.

Ao se formar, os 12 alunos estão aptos a desenvolver to-das as atividades relacionadas à confeitaria, tais como massas básicas de cucas, bolos, tortas, doces e salgados comerciais e de balcão, chocolates, biscoi-tos e outras delícias. De acordo com o professor e orientador do curso, Edivan Woithoski, o mercado está carente de profissionais capacitados para atender a demanda. “Bons profissionais tem emprego garantido e os que souberem desenvolver a criatividade tem lugar de destaque, neste mercado que cresce cada vez mais”, afirma Woithoski .

O Senac tem atuação forte na gastronomia e já capacita alu-

nos a mais de 30 anos em Ben-to Gonçalves. Ao longo deste período a instituição formou mais de 300 confeiteiros. “So-mente com a demanda do Pro-natec foram mais de 100 alunos nos últimos três anos”, revela o professor, que orienta os alu-nos neste curso. O Senac está

localizado na Saldanha Mari-nho, 820. O telefone para mais informações é o 3452-4200.

Pronatec

Criado no dia 26 de outu-bro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela

Presidente Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Aces-so ao Ensino Técnico e Em-prego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educa-ção Profissional e Tecnoló-gica (EPT) para a população

brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistên-cia técnica e financeira que juntos oferecerão oito mi-lhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos pró-ximos anos. O site é o prona-tec.mec.gov.br.

Page 2: 28/02/2015 - Empresas - Edição 3.108

Privatizem os GovernosOu deveria ser fechem os governos?Só não enxerga quem não quer.Por que não avançamos como deveríamos?Você acredita que este país será sério?Será que a corrupção vai um dia acabar?Como acabar com a corrupção?Você sabe quem pagará a conta?

Quem acompanha esta coluna sabe que já externamos aqui diversas vezes os erros das políticas econômicas realizados pelo governo federal nos últimos anos, bem como, os acertos. Por que não avançamos?

1. Porque faltam verdadeiros líderes nacionais;2. Porque não inovamos como deveríamos;3. Porque a educação nunca foi prioridade na prática;4. Porque seguimos os modelos econômicos errados;5. Porque reforçamos modelos distributivos melhor que com-

petitivos;6. Porque temos uma visão míope de mundo;7. Porque não definimos se queremos apostar na industrialização

ou na agricultura;8. Porque não existem planos para o futuro;9. Porque os governos gastam mal;10. Porque as instituições políticas não fazem o que deveriam;11. Porque poucos Presidentes apontam verdadeiros caminhos

a seguir;12. Porque nem fazemos o básico e queremos fazer o trem-

-bala;13. Porque não exigimos dos governantes como deveríamos;14. Porque falta consciência coletiva;15. Porque há corrupção por todos os cantos;16. Porque dependemos muito dos governos;17. Porque o problema sempre é do outro;18. Porque só a pouco tempo começamos a ir para as ruas;19. Porque os governos não reduzem os seus gastos;20. Porque muitos acreditam que Deus é brasileiro.O Brasil é o país do futuro que não chega nunca. Todos estão fi-

cando cansados de pagar tantos impostos e não ter educação satis-fatória; não ter segurança mínima, independente dos esforços dos poucos policiais; de ver tantas mentiras como na última campanha política; de trabalhar tanto para ganhar pouco; de ver os amigos do rei (ou da rainha) com beneces e a população com as dívidas; de ver poucos com muito e muitos com pouco.

Não adianta termos uma copa do mundo quando milhões estão ainda abaixo da linha da pobreza.

Não adianta querermos o trem-bala quando nem saneamento bá-sico temos na maioria das cidades;

Não adianta termos leis que punem se não conseguimos pegar os bandidos;

Não adianta mudar o partido se os outros são semelhantes.O Brasil precisa de mudanças mais profundas que só serão conse-

guidas no longo prazo. Porém precisamos começar já pois, do con-trário, o futuro nunca chegará.

Privatizar tudo seria uma solução? Ajudaria bastante. As empresas estatais obrigatoriamente deveriam ser privatizadas. Todas.

Acredito que as últimas eleições presidenciais deixaram algumas marcas em todos, pelo menos, de que destruir os outros é mais fácil do que construir, falar é mais fácil do que fazer e dizer uma coisa e fazer outra é a rotina de muitos.

Independentemente do que aconteça, arregasse as mangas e vá à luta. Só você é dono de seu próprio futuro.

Pense nisso e sucesso.

ARQUIVO DALMÓBILE

- Sábado, 28 de fevereiro de 20152 Empresas Empresários&

Coleção Outono já chegou na Hering

Dalmóbile reduz a emissão de gás carbônico

Jeans cinza, veludo denim, variação de texturas e mix de acessórios são tendências na próxima estação

A redução equivale a 979 árvores plantadas ao longo de 30 anos

Envie seus comentários e/ou sugestões para [email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

adelGides stefenon, msc.

neGócios

emPresas&

A Dalmóbile, de Bento Gon-çalves, foi reconhecida pela utilização de fontes de ener-gias renováveis pela redução na emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). A certificação é das renomadas consultorias Sinerconsult e Comerc, que analisaram informações rela-tivas às matrizes energéticas utilizadas pela empresa e con-cluíram que a Dalmóbile redu-ziu a emissão de CO² em quase 140 toneladas ao longo de 12 meses. Segundo o relatório das consultorias, a redução equiva-le a 979 árvores plantadas em um projeto de reflorestamento ao longo de 30 anos.

A certificação foi conferida a partir da aplicação do GHG Protocol Corporate Standard, programa em nível mundial que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a ela-boração e publicação de inven-tários de emissões de gases do efeito estufa, proporcionando aos participantes acesso a instru-mentos e padrões de qualidade internacional.

“Para obter o reconhecimen-to aplicamos uma metodologia de trabalho que envolveu nos-sos profissionais e reforçou os

compromissos da Dalmóbile com a sustentabilidade na pro-dução. É importante nos enga-jarmos e, mais que isso, propa-gar essa filosofia em todos os nossos processos, como forma de contribuir para a preserva-ção, mas também como forma de desenvolver uma cultura produtiva mais limpa e eficien-te. Esses são aspectos centrais para competir na contempora-neidade”, afirma o diretor da Dalmóbile, Juvenal Dalcin.

O GHG Protocol é uma fer-

ramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE que foi originalmen-te desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI) e é hoje o método mais usado mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. É também compatível com a norma ISO 14.064 e com os métodos de quantificação do Painel Intergo-vernamental de Mudanças Cli-máticas (IPCC).

com uma proposta que está em sintonia com as tendências da moda atual.

Neste outono, novas textu-ras e colorações dão um toque de sofisticação às peças essen-ciais em todo guarda-roupa. Jeans cinza, veludo denim, variação de texturas jeans na mesma peça e visual destroyed são as tendências para apostar nesta temporada. A variedade de modelos e lavagens dos je-

ans entregam um visual único e estiloso, com total conforto e liberdade. E para comple-tar, um mix de acessórios para acrescentar diversos looks, tra-zendo moda na medida certa.

A Hering Store está localiza-da na Saldanha Marinho, 700, no centro de Bento Gonçalves, com atendimento de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sába-dos, das 9h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.

Com a chegada do outono na Hering, os consumidores que gostam de moda e conforto já podem contar com a coleção da marca que veste os brasileiros. São peças de jeans e tricô, volta-das tanto para o público femini-no quanto masculino. As novida-des já estão na loja à disposição do público e com condições im-perdíveis no Cartão Hering.

A coleção Outono 2015 pri-ma pelo conforto e pelo estilo

LUCINARA MASIERO

Page 3: 28/02/2015 - Empresas - Edição 3.108

DIVULGAÇÃO

Yázigi volta às aulas com novidadesShopping Bento promove Semana Especial da Mulher

Colaboradores da Ftec Bento Gonçalves deram as boas-vindas à comunidade

A diretora Andrea Azevedo Brum com alunos preparados para as novidades do novo ano letivoConfira a programação*02/03 – segunda-feira - 18h: Aula demonstrativa de Ballet da Aplausos Studio de Dança, 03/03 – terça-feira - 14h às17 horas: Vip’s Centro de Estética fará limpeza de pele03/03 – terça-feira: 17h: Palestra “A moda, seu estilo e seu segredo”04/03 – quarta-feira - 19h: Bate-papo com a Liga de Combate ao Câncer05/03 – quinta-feira -18h às 20h: Show Eduardo Violão e Voz 06/03 – sexta-feira - 10h às 20h: Maquiagem com O Boticário07/03 – sábado - 17h: palestra “Importância da alimentação saudável na beleza feminina”08/03 – domingo - das 14h às 20h: Vip’s Centro de Estética fará manicure básica

*Toda a programação é gratuita

- Sábado, 28 de fevereiro de 2015 3Empresas Empresários&

O Yázigi ampliou o espaço no Colégio Scalabriniano Nos-sa Senhora Medianeira. “Já so-mos parceiros do Medianeira e agora teremos um novo espa-ço na escola”, afirma a direto-ra Andrea de Azevedo Brum. Esta parceria além de propor-cionar aos alunos do Colégio valores diferenciados, ofere-cerá uma série de benefícios. Alguns deles são workshops gramaticais, preparação para o vestibular e contação de histó-rias para as crianças. A partir

do dia quatro as matrículas já poderão ser feitas. Quem não é aluno do Colégio Medianeira pode fazer curso no Yazigi no Medianeira também. “Agora o Yázigi conta com duas es-colas em Bento Gonçalves”, explica. Além dessa novidade, o Yázigi de Bento Gonçalves oferece a partir de abril o Yázi-gi Club. O projeto é voltado para alunos e não alunos, de 10 a 12 anos e irá proporcio-nar uma maior interação com o idioma inglês, por meio de

leituras dos clássicos, análise de músicas, contação de histó-rias, teatro, além de outras ati-vidades.

Conforme Andrea, o obje-tivo é incentivar a fluência no idioma. “A fluência se adquire na prática e a diversidade de atividades que teremos neste projeto fará com que os alunos desenvolvam mais rapidamen-te”, destaca Andrea.

O Yázigi Bento Gonçalves fica na avenida Júlio de Castilhos, 614. O telefone é o 3452-2120.

O Shopping Bento preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Inter-nacional da Mulher, celebra-do em 8 de março. O público contará com atividades de cul-tura, saúde e beleza. A propos-ta é promover várias atividades voltadas ao público feminino e marcar a data especial. As ati-vidades, que ocorrem na Praça Central do shopping, iniciam no dia dois de março.

Outras surpresas estão reser-vadas para as mulheres. “Pre-paramos para nossas clientes, uma semana muito especial,

repleta de atrações do seu inte-resse, que faz parte do seu dia a dia”, diz o presidente da As-sociação do Shopping, Daniel Dal Magro.

O local oferece mais de 70 lojas, com diversas opções de presentes para mulheres, ho-mens e crianças. Além disso, o shooping conta com salas de cinema, praça de alimentação e um parque infantil.

O Shopping Center Bento Gonçalves ficá na rua Marechal Deodoro, 238, no Centro.O site para mais informações é o www.shoppingbento.com.br.

FOTOS JUCILENE FESTA

Ftec abriu as portas para a comunidade

Evento recebeu centenas de pessoas para as diversas atividades realizadas durante o dia

ção da comunidade, para que todos pudessem conhecer a es-trutura da Ftec.

A programação do evento Portas Abertas teve oficinas e palestras com atividades com-

plementares como o Walking Tour pela faculdade, distribui-ção de camisetas, contato com professores e coordenadores de curso, apresentação do novo Programa Internacional dos

Centenas de pessoas da co-munidade de Bento Gonçalves prestigiaram o evento Portas Abertas, realizado pela Ftec, no último sábado (21). O objetivo foi oferecer um dia de integra-

MBAs, Espaço Kids, esclareci-mentos sobre financiamentos e bolsas, orientação sobre opor-tunidades e vagas de trabalho e experiências contadas pelos alunos participantes do Ciên-

cias sem Fronteiras. Outra edi-ção do evento está prevista para julho deste ano. A Ftec Bento Gonçalves tem unidades na avenida Osvaldo Aranha, 419 e na travessa Santo Antonio, 179.

Page 4: 28/02/2015 - Empresas - Edição 3.108

DIVULGAÇÃO

4 Empresas Empresários& - Sábado, 28 de fevereiro de 2015

Enfermagem do CNEC BG é destaque

Um dos produtos eleitos no Prêmio Inovação da FiMMA Brasil

FIMMA divulga projetosdo Prêmio Inovação 2015

EmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 |[email protected]

“ ”O exame tem o objetivo de identificar o uso de

substâncias psicoativas no organismo do motorista e oferecer mais segurança no trânsito em relação ao

transporte de cargas e vidas

A partir do dia 30 de abril, motoristas que irão adicionar ou re-novar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias C, D ou E terão que se submeter a exame toxicológico. Em alguns estados do Brasil a resolução vem gerando polêmica entre as enti-dades ligadas à categoria, uma vez que as autoridades afirmam que não somente os motoristas das categorias C, D e E, mas também das categorias A e B deveriam fazer o exame.

Na verdade a Resolução é de 2012 (nº 425), sofreu alterações me 2013 (Resolução nº 460), devia ter entrado em vigor em 1º de junho 2014, passou para 1º de março de 2015 e ainda está dando o que falar...

A última notícia que se tem, através da Resolução 517/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no dia 30 de janeiro no Diário Oficial da União e dá conta de que deverá en-trar em vigor no dia 30 de abril, mas até lá, muitas águas vão rolar.

Segundo informações, o que falta mesmo é o Departamento Na-cional de Trânsito (Denatran) credenciar laboratórios que estejam aptos para realizar as análises laboratoriais toxicológicas, o que, cá entre nós, já devia ter sido feito há tempo, uma vez que se a Lei de-veria ter entrado em vigor em junho do ano passado e passou para março deste ano, será que ainda não tiveram tempo?

O exame tem o objetivo de identificar o uso de substâncias psi-coativas no organismo do motorista e oferecer mais segurança no trânsito em relação ao transporte de cargas e vidas. Neste caso, ima-gino também, como as autoridades do setor de transportes, que to-dos os motoristas deveriam ser submetidos, mas de forma gratuita, com exames custeados pelo Governo, uma vez que a categoria da habilitação não está diretamente ligada aos acidentes de trânsito e muitos motoristas da A e da B também utilizam entorpecentes e causam gravíssimos acidentes.

Hoje o custo – que incidirá sobre a empresa ou sobre o próprio caminhoneiro varia de R$ 270 a R$ 290. A análise clínica poderá ser realizada pelo fio de cabelo ou pelas unhas. Através dela serão detectados diversos tipos de drogas e seus derivados, como a coca-ína, maconha, morfina, heroína, ecstasy, ópio, codeína, anfetamina e metanfetamina (rebite). O exame é capaz de detectar substâncias usadas em um período de tempo de três meses.

Segundo o Contran, a constatação da substância no organismo não significa, necessariamente, o uso ilícito ou dependência quími-ca por parte do condutor, já que existem medicamentos que têm, na composição, substâncias que são detectadas pelo exame. Por esta razão, a quantidade e a duração do uso identificadas no exame deverão ser submetidas à avaliação médica em clínica credenciada, que emitirá um laudo final de aptidão do candidato a condutor.

Na realização do exame, é garantido ao motorista o anonimato, o conhecimento antecipado do resultado e sua decisão sobre a conti-nuidade ou não dos procedimentos de habilitação profissional.

É mais uma lei criada para tirar dinheiro do povo, mais especifi-camente do trabalhador do volante, uma vez que, se não necessa-riamente detectará uso ilício de alguma substância, creio que não servirá para nada além do propósito supracitado. Ah, aproveitando, já trocaram o extintor pelo ABC?

Adição de categoria e renovação da CNH para caminhoneiros exigirão exame toxicológico

O talento criativo dos profis-sionais e empresas da cadeia pro-dutiva de madeira e móveis tem seu reconhecimento expresso pelo Prêmio Inovação da FIM-MA Brasil. Ao anunciar os ven-cedores da edição 2015, a feira antecipa alguns dos lançamentos que poderão ser conhecidos pelo público entre 16 e 20 de mar-ço, no polo moveleiro de Bento Gonçalves.

Mais de 50 projetos foram inscritos, em três modalidades (industrial, profissional e estu-dante) para disputar a premiação neste ano. Esses trabalhos foram criteriosamente examinados por uma comissão avaliadora, com-posta por Ana Paula Valduga, Coordenadora do CST em De-sign de Produto (Ftec); Janaina Crespo, Coordenadora do Pro-grama de Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Ma-teriais (UCS); Luciano Merigo – Diretor de Operações Unicasa; Paulo Gehlen - Diretor Indus-trial Todeschini; Cesar Augusto Modena - Diretor SENAI/CE-TEMO; Cândida Cervieri - Di-retora Executiva Movergs e Ivo Cansan, Presidente Movergs.

Entre os critérios considera-dos no julgamento aparecem o potencial inovador do produ-to e seu impacto para o setor. Quem visita a FIMMA Brasil

tem a oportunidade de conhe-cer, em primeira mão, tendên-cias e lançamentos que pautarão os rumos da cadeia produtiva de madeira e móveis pelo próximo biênio. Os projetos selecionados para o Prêmio Inovação sinteti-zam bem esse conceito.

Muito mais do que detentoras de uma distinção perante o se-tor moveleiro, empresas e pro-fissionais vencedores expõem e comprovam perante o mercado seus diferenciais. “A premiação mostra a vanguarda do setor moveleiro com soluções inova-doras, criativas e com tecnologia de ponta, estimulando empre-sas, profissionais e estudantes a apresentar lançamentos e pro-

dutos diferenciados”, avalia o presidente da feira, Volmir Dias.Os projetos selecionados como finalistas – 32 no total – estarão em exibição no Espaço Inova-ção, durante a FIMMA Brasil 2015, localizado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

No site oficial da feira é pos-sível encontrar a relação dos vencedores e, também, o de-talhamento dos projetos con-templados. O Prêmio Inovação é uma realização da FIMMA Brasil e da Movergs, e conta, nesta edição, com o patrocínio da FIERGS/SENAI e apoio do CGI, AGDI e Governo do Es-tado. O site para mais informa-ções é o fimma.com.br/pi.

Para um curso de graduação ser considerado excelente para o Ministério da Educação (MEC), é preciso que o curso tenha índi-ces 4 ou 5 no Conceito Prelimi-nar de Curso (CPC).

Em escala que vai de 1 a 5, o CPC é um indicador de qualidade que leva em conta o desempenho dos formandos no ENADE, a titulação do corpo docente e também a estrutura da instituição de ensino, além de outros fatores.

E o Curso de Enfermagem da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves foi o único da Serra gaúcha a obter nota 4 no CPC, se igualando as melhores institui-ções gaúchas, pois a nota máxima que os cursos de enfermagem do Rio Grande do Sul recebeu no CPC foi 4, conforme a Portaria

nº 599, publicada dia 18 de de-zembro de 2014.

Para avaliar os cursos, o INEP estabelece cinco conceitos, sen-do 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta. O resultado reúne a avaliação de uma série de itens, como corpo docente, estrutura física da Instituição e organização didático-pedagógica. Na nota, também se soma o resultado do Exame Nacional de Desempe-nho dos Estudantes (Enade), re-alizado pelos alunos concluintes de Enfermagem em 2013.

Conforme destaca a coordena-dora do curso de Enfermagem, Mestre Núbia Beche, o resultado reflete a seriedade da rede CNEC e a preocupação da CNEC Ben-to em oferecer uma boa estrutura aos acadêmicos de enfermagem.

“No curso de enfermagem, os acadêmicos vivenciam a teoria através de experiências práticas, concomitantemente, realizadas em entidades, hospitais e demais espaços da saúde pública do mu-nicípio e região. Possuímos diver-sos convênios firmados o que amplia as experiências práticas de nossos acadêmicos”.

Bem como destaca a coorde-nadora: “Nosso corpo docente é composto da grande maioria de mestres e doutores o que alavanca a avaliação e foi com muita alegria que recebemos a feliz notícia da Nota 4, durante a cerimônia de Formatura dos Formandos de 2014, durante emocionado discurso do di-retor da instituição Professor Mestre Vercino Fransolozo”.